• Nenhum resultado encontrado

DESVENDADO O GOOGLE ADSENSE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESVENDADO O GOOGLE ADSENSE"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 1. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(2) SUMÁRIO Sobre o autor .................................................................................................................3 Introdução......................................................................................................................6 Desvendando o Google Adsense ...................................................................................7 Entendendo os menus do Google Adsense .................................................................21 Página inicial ............................................................................................................21 Visão Geral ...........................................................................................................21 Mensagens ...........................................................................................................24 Pagamentos .........................................................................................................24 Configurações da Conta .......................................................................................24 Recursos ...............................................................................................................25 Meus Anúncios .........................................................................................................25 Como criar um bloco de anúncios na nova interface do Google Adsense ...........26 Permitir e Bloquear anúncios...................................................................................28 Como bloquear uma categoria nos seus anúncios ..............................................29 Relatórios de desempenho ......................................................................................30 Como criar um relatório personalizado na nova interface do Google Adsense e receber por e-mail ...............................................................................................31 Dicas para ganhar dinheiro com o google adsense .....................................................33. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 2. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(3) Dica 1 – Leia e entenda o regulamento do Google Adsense....................................33 Dica 2 - Como utilizar os critérios do Google Adsense para ganhar dinheiro ..........38 Dica 3 - Descubra o melhor lugar do blog para colocar um anúncio .......................50 Dica 4 - Criando relatórios para acompanhar os ganhos do adsense ......................54 Dica 5 - Como criar excelentes blocos de anúncios .................................................56 Dica 6 - Criar canais segmentáveis ...........................................................................61 Dica 7 – Utilize a segmentação por seção ................................................................67 Wordpress ............................................................................................................71 Blogger .................................................................................................................71 Tumblr ..................................................................................................................72 Dica 8 – Coloque um formulário de pesquisa do google em seu blog .....................72 Dica 9 – Coloque blocos diferentes na home, categorias e artigos para melhorar o CTR ...........................................................................................................................74 Conclusão .....................................................................................................................79. SOBRE O AUTOR. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 3. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(4) Gustavo. Freitas. é. Bacharel. em. Sistemas de Informação e pósgraduado. em. Planejamento. Educacional e Docência do Ensino Superior. Ele é problogger, empreendedor digital e consultor em monetização de sites e blogs e estratégias de email marketing. Administra atualmente mais de uma dúzia de blogs, os quais você pode conferir visitando o Gustavo Freitas.Net1.. 1. http://gustavofreitas.net/blogs. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 4. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(5) A obra Como Desvendendo o Google Adsense de Gustavo Freitas foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso NãoComercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada. Com. base. na. obra. disponível. em www.gustavofreitas.net.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em www.gustavofreitas.net.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 5. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(6) INTRODUÇÃO Trabalho com blogs desde 2008. Nesse meio tempo pude largar um emprego público e também um emprego como professor universitário pra me dedicar exclusivamente a meus negócios na internet. Grande parte de meus ganhos mensais vem do Google Adsense e esse e-book é uma coletânea de dicas para te ajudar a começar a ganhar dinheiro com o Google Adsense. Se você já ganha dinheiro com o Google Adsense esse e-book irá lhe ajudar a aumentar seus ganhos, com dicas simples e eficientes. Quais os segredos a serem desvendados no Google Adsense? Leia o e-book e descubra todos os segredos do Google Adsense e saiba como os grandes blogueiros ganham muito dinheiro com esse excelente programa de afiliados. Boa leitura!. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 6. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(7) DESVENDANDO O GOOGLE ADSENSE. Vou começar respondendo a perguntas que mais recebo de pessoas que estão começando com o Google Adsense. 1- O que é o Google Adsense? O Google Adsense é o programa de afiliados do Google. 2- Como criar uma conta no Google Adsense? Para criar sua conta acesse o Google Adsense e digite um e-mail próprio do Gmail. Se não possuir um e-mail do Gmail faça o seu clicando aqui. O cadastro é simples e creio que não há necessidade de muitos comentários a respeito, deixo apenas um, marque todas as checkbox para que o cadastro seja aceito. Você receberá um e-mail informando se sua conta foi aprovada ou não. Para maiores detalhes leia essa série de 4 posts Increvendo-se corretamente no Adsense.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 7. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(8) 3- Como receber o primeiro pagamento do Google Adsense? O processo para receber o primeiro pagamento do Google Adsense é constituído por várias fases, e um pouco trabalhoso, mas depois você não tem que fazer mais nenhuma dessas etapas, então é muito trabalho, mas uma vez só. Qualquer erro numa dessas fases pode fazer com o que o seu dinheiro demore ainda mais pra chegar ao seu bolso, então leia com calma. 1- Assim que tiver criado sua conta no Google Adsense, você deverá implementar seus blocos de anúncio para começar a ter algum retorno financeiro com os cliques válidos dos visitantes de seu blog nos blocos de anúncio. 2- Quando atingir um valor mínimo de 50 dólares em sua conta (o Google costuma fechar os relatórios de ganhos até o dia 10 do mês subsequente) será enviado para você o PIN (identificação do editor) para o endereço que informou no seu cadastro. Se você já atingiu esse valor e não recebeu o seu PIN, acesse sua conta do Google Adsense e clique em Minha Conta, irá aparecer uma caixa. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 8. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(9) de informação como a da imagem abaixo, então clique em “Página de informações sobre o PIN”.. 3- Na página que abrirá você terá informações sobre seu PIN, como por exemplo, se ele já foi enviado. Leia as informações e se achar que é necessário requisite um novo PIN, mas antes confira seu endereço se está certo e lembre-se que o PIN é enviado pelos correios da sede do Google nos Estados Unidos, então pode demorar mais de 4 semanas pra chegar. Se houver algum erro no endereço altere-o e espere alguns dias antes de solicitar outro PIN. É aqui também que você irá inserir o número do PIN quando ele chegar a sua casa, no campo “Insira o seu PIN”.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 9. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(10) 4- Após inserir o PIN e alcançar o valor de 100 dólares verificados em sua conta, você receberá um e-mail informando que deve inserir em sua conta as informações referentes à sua conta bancária, para recebimento. O ideal é que você já tenha essas informações em mãos, para não ter qualquer atraso no pagamento. As informações necessárias para receber o pagamento são (todas obrigatórias): . Número da conta bancária. . Nome do titular da conta bancária (deve ser o mesmo nome que consta em sua conta do AdSense). . Código SWIFT (código de identificação exclusivo de seu banco, a área de câmbio de seu banco saberá lhe informar). . Nome do banco. . Endereço do banco (rua e número, cidade, Estado e CEP). . Número da agência. . Número do banco. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 10. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(11) . Número de telefone do banco (incluir o DDD com 2 dígitos). As informações abaixo são opcionais e você só deve fornecê-las se seu banco solicitar que você as utilize: . Código SWIFT do banco intermediário. . Nome do banco intermediário. . Endereço do banco intermediário (rua e número, cidade, Estado e CEP). . Número da conta bancária do banco intermediário. 5- Para informar seus dados bancários após a confirmação do Google de que alcançou o valor mínimo de 100 dólares, basta ir a Minha conta – Definições de conta – Informações de pagamento – Editar (essa área só estará disponível quando tiver direito ao primeiro pagamento) Observação: Se após o dia 15 do mês não desaparecer a mensagem significa que algo ainda está errado, sugiro que refaça os passos e aguarde o próximo ciclo de pagamento.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 11. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(12) Esse texto se baseou na experiência que tenho com o Google Adsense e link. em. tópicos. da. Ajuda. do. Google. Adsense. nesse. http://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?hl=pt-. BR&answer=21591. 4- Meus anúncios do Google Adsense não estão aparecendo, o que pode ser? Várias coisas podem ocasionar isso, vou listar algumas: 1. Você inseriu os anúncios no local errado; 2. Você está utilizando um plugin wordpress e marcou para não mostrar para o administrador do blog; 3. Você não inseriu o PIN em tempo hábil, será necessário solicitar outro PIN e fazer o processo novamente; 4. Você não inseriu seus dados bancários, faça o procedimento e aguarde alguns dias; 5. Você pode ter infringido algum regulamento do programa e sua conta foi excluída.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 12. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(13) Para. maiores. detalhes. acesse http://www.google.com/adsense/support/bin/request.py?cont act=troubleshooter_CSA e vá respondendo esse questionário para tentar solucionar o problema. 5- Existem outros programas do Google Adsense? Sim, existem os seguintes produtos atualmente disponíveis no Brasil: 1. Adsense para conteúdo – É o que todos utilizamos em nossos blogs. 2. Adsense para pesquisas – Confira no artigo Como colocar um formulário de pesquisa do Google em seu blog como ganhar dinheiro com as pesquisas que são feitas em seu blog. 3. Adsense para conteúdo de celular – Confira no artigo Como colocar o Google Adsense para conteúdo de celular em seu blog como ganhar dinheiro com esse programa. 4. Adsense para vídeos – Você pode ganhar dinheiro com vídeos no Youtube, clique aqui e veja como.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 13. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(14) 6- Perdi a senha do Google Adsense, e agora? Se você esqueceu a sua senha do Google Adsense, veja nesse artigo como resolver o problema. 7- Minha conta do Google Adsense foi desativada, e agora? Se a sua conta do Google Adsense foi desativada e você acredita que não infringiu o regulamento do programa Google Adsense, o que pode fazer. é. uma. apelação,. através. de. um. formulário.. Acesse. http://www.google.com/support/adsense/bin/request.py?hl=ptBR&contact_type=appeal_form&rd=1 e preencha todos os dados solicitados. 8- O que são cliques inválidos e como evitá-los? Uma das causas mais recorrentes de contas desativadas no Google Adsense é pela prática de cliques inválidos. Blogueiros novatos, e outros nem tanto, costumam ter a conta desativada por clicarem em seus anúncios no blog ou por outras ocorrências que acabam por recair também nesse tópico do regulamento do Google Adsense.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 14. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(15) Mas, na verdade, o que são cliques inválidos? Veja o que o Google diz a respeito, A ATIVIDADE DE CLIQUES INVÁLIDOS CONSISTE EM TODOS OS CLIQUES E IMPRESSÕES QUE POSSAM AUMENTAR ARTIFICIALMENTE OS CUSTOS PARA UM ANUNCIANTE OU OS GANHOS DE UM EDITOR. ESSA ATIVIDADE NÃO SERÁ COBRADA DO ANUNCIANTE. ISSO INCLUI, ENTRE OUTROS, AS IMPRESSÕES OU OS CLIQUES GERADOS PELO CLIQUE DE UM EDITOR EM SEUS PRÓPRIOS ANÚNCIOS, POR UM EDITOR QUE INCENTIVE CLIQUES EM SEUS PRÓPRIOS ANÚNCIOS, POR FERRAMENTAS DE CLIQUES OU ORIGENS DE TRÁFEGO AUTOMATIZADAS, ROBÔS OU OUTRO SOFTWARE QUE GERE CLIQUES OU IMPRESSÕES INVÁLIDOS. FONTE. Como evitar cliques inválidos Para evitar cliques inválidos aconselho a tomar algumas precauções. 1. Não clique em seus anúncios, mesmo se quiser realmente comprar o produto que está sendo anunciado; 2. Não coloque blocos de anúncio do adsense muito próximos a imagens (fotos, gráficos, outros), isso pode levar seu visitante a clicar por “acidente” no anúncio, quando ele perceber isso,. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 15. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(16) voltará imediatamente para sua página ou fechará o navegador. Isso será considerado um clique inválido; 3. Não coloque blocos de anúncio do adsense em blogs com poucos visitantes. Cliques inválidos acontecem o tempo todo e quanto mais visitas você tiver, menor será o “percentual” de cliques inválidos, o que pode contar a seu favor no momento de uma punição. Aconselho só colocar o bloco adsense em blogs com mais de 500 visualizações por dia, mas claro que isso vai depender muito do nicho de seu blog; 4. Não alardeie para amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho que você ganha dinheiro com os cliques nos anúncios. Eles podem se sentir tentados a lhe “ajudar” clicando em seus anúncios e isso pode ser prejudicial a você; 5. Leia com atenção o regulamento do Google Adsense para iniciantes. Como saberei se infringir o regulamento?. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 16. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(17) Se você infringir o regulamento receberá um e-mail do Google. Esse email pode ser lhe dando um prazo para acertar o problema ou lhe dizendo logo que sua conta foi desativada. No caso de cliques inválidos o e-mail apenas informa que a conta foi desativada. Nesse caso você pode solicitar uma nova verificação através do formulário abaixo. . Apelação de atividade inválida. Você só terá uma chance, então pense muito antes de preencher esse formulário. Email recebido por um amigo que teve sua conta desativada Detalhe, o blog dele tinha em torno de 10 visualizações por dia e ele me garantiu que nunca clicou nos anúncios, mas que comentou com amigos e familiares como pretendia ganhar dinheiro com blogs. OLÁ, DEPOIS DE ANALISARMOS NOSSOS REGISTROS, DETERMINAMOS QUE SUA CONTA DO GOOGLE ADSENSE REPRESENTA UM RISCO DE GERAÇÃO DE ATIVIDADE INVÁLIDA. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 17. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(18) DEVIDO À NOSSA RESPONSABILIDADE EM PROTEGER NOSSOS ANUNCIANTES DO GOOGLE ADWORDS. CONTRA CUSTOS. INFLACIONADOS. DECORRENTES. DE. ATIVIDADES INVÁLIDAS, CONSIDERAMOS SER NECESSÁRIO DESATIVAR SUA CONTA DO GOOGLE ADSENSE. SEU SALDO PENDENTE E A PARTICIPAÇÃO DO GOOGLE NA RECEITA SERÃO TOTALMENTE. REEMBOLSADOS. PARA. OS. ANUNCIANTES. AFETADOS.. PRECISAMOS TOMAR ESSAS PROVIDÊNCIAS PARA MANTER A EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE PUBLICIDADE DO GOOGLE, PRINCIPALMENTE A RELAÇÃO ENTRE ANUNCIANTES E EDITORES. PEDIMOS DESCULPAS PELO INCONVENIENTE E AGRADECEMOS ANTECIPADAMENTE SUA COMPREENSÃO E COOPERAÇÃO. SE VOCÊ TIVER DÚVIDAS SOBRE AS MEDIDAS ADOTADAS, SOBRE COMO APELAR DESSA DECISÃO OU SOBRE ATIVIDADES INVÁLIDAS EM GERAL, PODERÁ ENCONTRAR. MAIS. INFORMAÇÕES. ACESSANDO. HTTP://WWW.GOOGLE.COM/ADSENSE/SUPPORT/BIN/ANSWER.PY?ANSWER=5715 3. ATENCIOSAMENTE, EQUIPE DO GOOGLE ADSENSE. Resposta que ele teve do google adsense OLÁ, AGRADECEMOS SUA APELAÇÃO.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 18. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(19) AGRADECEMOS AS INFORMAÇÕES ADICIONAIS FORNECIDAS, BEM COMO O CONSTANTE INTERESSE NO PROGRAMA DO GOOGLE ADSENSE. NO ENTANTO, DEPOIS DE ANALISAR NOVAMENTE TODOS OS DADOS DE SUA CONTA E CONSIDERAR SUA OPINIÃO, NOSSOS ESPECIALISTAS CONFIRMARAM QUE NÃO É POSSÍVEL REATIVAR SUA CONTA DO GOOGLE ADSENSE.. Como pode ver, é muito difícil recuperar uma conta desativada por cliques inválidos. 9- Existe algum e-mail para entrar em contato com a equipe do Google Adsense? Existe o adsense-pt@google.com, mas não é garantido que eles irão lhe responder. 10- É necessário declarar ao Imposto de Renda o que recebo do Google Adsense? Se você ganha, de alguma forma, dinheiro com seu blog, precisa se preocupar com a declaração de seus ganhos a Receita Federal através do Carnê Leão, que é mensal.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 19. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(20) Se você recebe algum dinheiro com origem no exterior, como é o caso do Google Adsense, você precisa declarar o recebimento desse dinheiro através do programa Carnê Leão. Em 2009 descobri que era necessário esse tipo de declaração, mesmo que não tenha alcançado o valor mínimo para pagar o imposto de renda. Essa declaração deve ser feita mês a mês. O que sugiro é que procure mais informações com um contador. 11- Como colocar anúncios do Google Adsense abaixo do título dos artigos? Veja no artigo abaixo. . Clique aqui e veja como fazer no Tumblr, Blogger e WordPress. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 20. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(21) ENTENDENDO OS MENUS DO GOOGLE ADSENSE. O primeiro passo para desvendar o Google Adsense é justamente visitar a ferramenta e entender o seu funcionamento. Vamos começar analisando os menus do Google Adsense. PÁGINA INICIAL. O menu Página Inicial é visualizado assim que você entra em sua conta do Google Adsense. VISÃO GERAL. Agora ao entrar no Google Adsense você será direcionado para o submenu Visão Geral, que está dentro do menu Página Inicial e possui várias informações que não existiam na página inicial antiga. Confira na imagem abaixo.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 21. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(22) Em Visão Geral você se depara com seus ganhos estimados do dia, do dia anterior, do mês e do mês anterior. Eu, particularmente, gostei dessa área, pois eu posso fazer comparações simples e rápidas apenas acessando essa página. No meu caso economizei um tempo precioso. Você ainda tem um detalhamento do dia em questão, mas pode alterar para qualquer data, basta clicar sobre “editar” ao lado da data. Mais abaixo você pode visualizar os seus canais da mesma maneira, pela data atual, por semana, mês, basta também clicar em “editar”. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 22. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(23) Existem ainda vários outros menus posicionados no lado direito da página para relatórios, clique neles e vá conhecendo o que cada um pode fazer.. Esse é apenas o sub-menu Visão Geral, se você olhar a esquerda, verá que ainda existem outros sub-menus dentro do menu Página Inicial, como mensagens, pagamentos, configurações da conta e recursos. Vamos a eles então.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 23. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(24) MENSAGENS. Clicando no sub-menu Mensagens você terá acesso a mensagens que a equipe do Google Adsense lhe envia. Fique sempre atento e leia todas as mensagens que forem enviadas a você. PAGAMENTOS. No sub-menu pagamentos você tem acesso as informações relacionadas com os pagamentos de sua conta. Aqui você tem um histórico de todos os pagamentos que já recebeu do Google Adsense e também dos pagamentos que tem a receber. Quando um pagamento for emitido, você ficará sabendo através desse sub-menu, apesar que o Google Adsense também envia essa informação via e-mail, mas alguns dias após a transação ter sido confirmada. CONFIGURAÇÕES DA CONTA. No sub-menu configurações da conta você confere as configurações de sua conta e pode alterá-las. Endereço, número de telefone, configurações de pagamento (banco), retenção de pagamentos podem ser configurados nesse local. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 24. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(25) RECURSOS. No sub-menu Recursos você fica conhecendo todos os recursos que o Google Adsense coloca a sua disposição para lhe ajudar a tirar o melhor proveito dos anúncios e ganhar mais dinheiro com o programa de afiliados. Alguns exemplos são o canal do Adsense no Youtube e o Blog por dentro do Adsense. MEUS ANÚNCIOS. No menu Meus Anúncios você pode realizar as ações abaixo: . Criar blocos de anúncios. . Criar critérios personalizados. . Criar critérios de URL. . Criar critérios de feeds. . Criar critérios personalizados para feeds. . Criar mecanismos de pesquisas personalizados. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 25. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(26) . Criar critérios personalizados para pesquisas. . Ter acesso a outros produtos do Google Adsense, como Conteúdo para celular, Domínios, Jogos e Vídeo2. COMO CRIAR UM BLOCO DE ANÚNCIOS NA NOVA INTERFACE DO GOOGLE ADSENSE. Para criar um bloco de anúncios na nova interface do Google Adsense, basta seguir os passos abaixo: 1. Clique em Meus anúncios e depois no menu a esquerda selecione Conteúdo – Blocos de anúncios 2. No menu central clique em + Novo bloco de anúncios, como mostrado na imagem abaixo. 2. http://gfsolucoes.net/como-ganhar-dinheiro-com-videos-no-youtube/. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 26. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(27) 3. Agora abrirá a tela de configuração de seu bloco de anúncios. Essa tela mudou bastante em relação à interface antiga, já que não existe mais a opção de escolher um bloco de links ou gráfico. Agora tudo está junto na opção Tamanho 4. Dê um nome para seu bloco, escolha o tamanho, o tipo de anúncio, associe seu bloco a um critério personalizado e faça o restante das configurações 5. Ao final basta clicar em “Salvar e Obter o código” e colar ele no local apropriado de seu blog 6. Se você tem alguma dúvida quanto aos tamanhos ou formatos dos anúncios do Google Adsense, nessa página você tem um exemplo. Gustavo Freitas. de. todos. os. tamanhos. http://cursocomocriarumblog.com.br. disponíveis. Página 27. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(28) http://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answ er=185666. PERMITIR E BLOQUEAR ANÚNCIOS. No menu Permitir e bloquear anúncios você tem a possibilidade de bloquear anunciantes, categorias, redes de anúncios e ainda fazer outras configurações avançadas. Você ainda pode solicitar habilitação para participar da Central de Revisão de Anúncios.. Um alerta: Só mexa nas configurações desse menu se tiver absoluta certeza do que está fazendo, pois anunciantes interessantes para o seu nicho podem deixar de mostrar anúncios em seu blog dependendo da configuração que fizer aqui.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 28. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(29) COMO BLOQUEAR UMA CATEGORIA NOS SEUS ANÚNCIOS. Para bloquear uma determinada categoria de anúncios em sua conta, siga os passos abaixo: 1. Entre no menu Permitir e bloquear anúncios e clique em Categorias Gerais. 2. Escolha a categoria e clique sobre ela em Permitida e ela ficará como bloqueada, como mostrado na imagem abaixo.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 29. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(30) 3. Se quiser retornar, clique em bloqueada e ela aparecerá como permitida novamente. Quando você faz essa ação a categoria para de mostrar anúncios na sua conta do Google Adsense. Um grande problema dessa ação é que, se você utiliza sua conta do Google Adsense em vários blogs, os anúncios serão bloqueados em todos. Essa é uma falha no sistema do Google Adsense, que pensava que seria solucionada com a nova interface e não foi. Esse menu não teve grandes modificações com relação a interface antiga e é um dos que eu menos utilizo, justamente por conta dessa limitação de atingir toda a conta e não um blog em questão. Qualquer alteração que você fizer nessa etapa, aconselho que seja com muito cuidado e que monitore para ver se os objetivos foram alcançados, senão volte a configuração anterior. RELATÓRIOS DE DESEMPENHO. No menu Relatórios de desempenho várias novas funcionalidades foram acrescentadas, sendo o menu que mais se modificou. Com esse menu você é capaz de acompanhar os ganhos de sua conta por dia, Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 30. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(31) semana,. mês. e. período,. além. de. por. produtos,. critérios. personalizados, critérios de url e muito mais. Confira na imagem abaixo uma visão geral do menu. Por padrão sempre é mostrado o relatório da conta completa por dia (mostra os últimos 7 dias), para alterar, basta escolher um dos menus a esquerda, mas você tem a opção de criar relatórios personalizados, de acordo com suas necessidades.. COMO CRIAR UM RELATÓRIO PERSONALIZADO NA NOVA INTERFACE DO GOOGLE ADSENSE E RECEBER POR E-MAIL. Para criar um relatório personalizado na nova interface do Google Adsense e ainda receber ele por e-mail, abra a área administrativa de Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 31. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(32) sua conta no Google Adsense e vá ao menu Relatórios de desempenho. Vou utilizar como exemplo um relatório para acompanhar os seus critérios personalizados. Siga os passos: 1. Clique em Critérios personalizados 2. Na próxima tela clique em Salvar relatório, dê um nome para o relatório, selecione Gerar este relatório automaticamente 3. Em Correr selecione Monthly e em para Este mês 4. Em compartilhar com coloque seu e-mail e clique em Salvar Pronto, agora você receberá esse relatório por e-mail, mensalmente. Se quiser receber diariamente, basta escolher Daily. Para gerenciar os relatórios criados, vá a Relatórios salvos – Gerenciar selecione o relatório que quer gerenciar e clique em Editar.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 32. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(33) DICAS PARA GANHAR DINHEIRO COM O GOOGLE ADSENSE. Irei relacionar algumas dicas que podem lhe ajudar a ganhar dinheiro em seu blog utilizando o programa de afiliados mais utilizado aqui no Brasil, o Google Adsense. Todas as dicas foram testadas por mim em meus blogs. E ressalto que não existe nada de novo nessas dicas, mas sim a comprovação de que elas realmente funcionam. Agora é com você, leia a dica, releia, coloque em prática, faça testes e alcance seus objetivos financeiros. DICA 1 – LEIA E ENTENDA O REGULAMENTO DO GOOGLE ADSENSE. A primeira dica para ter sucesso na tarefa de ganhar dinheiro com o Google Adsense é ler e entender o conteúdo do regulamento do Google Adsense. Você pode se perguntar o que tem a ver conhecer o regulamento do programa com a tarefa de ganhar dinheiro. A resposta é simples, o que adianta ganhar o dinheiro se você pode não recebê-lo?. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 33. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(34) Conheço relatos de muitos blogueiros que tiveram suas contas do Google Adsense canceladas. Os motivos são os mais diversos como cliques nos próprios anúncios, anúncios em blogs que não seguem as diretrizes do regulamento, excesso de blocos de anúncios em uma página, entre outros que estão especificados no regulamento como atos passíveis de exclusão da conta. A pergunta que lhe faço nesse momento é: “VOCÊ CONHECE O REGULAMENTO DO GOOGLE ADSENSE? SABE QUAIS SÃO SEUS DEVERES E DIREITOS? OU APENAS FEZ UM CADASTRO BASEADO EM UM ARTIGO QUE LEU NA INTERNET E JÁ COMEÇOU A UTILIZAR O PROGRAMA DE AFILIADOS MAIS CONHECIDO AQUI NO BRASIL?”.. Não conhecer seus direitos e deveres em um contrato que aceitou pode lhe trazer problemas sérios no futuro. Se você não leu o regulamento do Google Adsense como saber se a técnica que está implementando em seu blog não irá resultar no cancelamento de sua conta? Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 34. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(35) E o pior, você pode já ter valores a receber e ter sua conta cancelada, não tendo o direito de receber os valores pendentes (isso também está no regulamento). Então, antes de começar a utilizar o programa de afiliados (isso serve para todos os programas de afiliados) leia o regulamento que você aceitou, para depois não se lamentar. O regulamento do Google Adsense pode ser encontrado em https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=48 182. Para lhe ajudar nessa tarefa de conhecer o regulamento do Google Adsense vou relacionar alguns pontos que considero muito importantes, e que são violados facilmente por um blogueiro desavisado: . Cliques e impressões inválidos – Não é permitido clicar nos seus próprios anúncios nem utilizar técnicas e métodos para realizar cliques automáticos. o O que são cliques inválidos?. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 35. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(36) . Incentivos de cliques - Não é permitido pedir aos seus visitantes para clicarem nos anúncios nem utilizar métodos fraudulentos para gerar cliques.. . Diretrizes de conteúdo – Não é permitido colocar anúncios do Google Adsense em sites e blogs que tenham conteúdo adulto, violento ou que promova discriminação racial. o Exemplo de conteúdo violento. . Material protegido por leis de direitos autorais – Não é permitido exibir anúncios do Google Adsense em sites e blogs que tenham conteúdo protegido por leis de direito autoral. Então se você tem um blog onde publica material de terceiros sem consentimento (plágio), saiba que sua conta será cancelada assim que o proprietário do material fizer a denúncia ao Google Adsense. Também se aplica a conteúdo como pirataria de filmes, jogos e música. o Plágio: O que o Google pensa sobre isso o Entrevista com Gustavo Martinelli, especialista em Direito Digital. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 36. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(37) o 12 dicas para um blogueiro evitar o plágio o Artigo sobre plágio na Edição 6 da Revista Blogosfera . Quantidade de blocos de anúncios em cada página – Numa página você pode ter, no máximo, 3 blocos de anúncios e 3 blocos de links, mas claro, você deve ter mais conteúdo que anúncios então planeje bem quanto de publicidade você irá colocar em cada página.. . Política de privacidade - Todo site ou blog que utiliza anúncios do Google Adsense deve ter uma página com a política de privacidade, ou pode ter sua conta suspensa ou cancelada. Confira nesse link uma página de exemplo para política de privacidade sugerida pelo Google3. Se quiser também pode se basear na política de privacidade do GF Soluções para criar a sua própria política4.. Esse é apenas um resumo com alguns tópicos do regulamento do Google Adsense. É muito importante que você leia todo o 3. https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=100557. 4. http://www.gfsolucoes.net/politica-de-privacidade/. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 37. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(38) regulamento, para que não venha a cometer alguma irregularidade por desconhecimento. Essa dica é a que considero mais importante para ganhar dinheiro com o Google Adsense, pois se você tiver sua conta cancelada não terá muito que fazer. Por isso mesmo ela é a dica número 1. DICA 2 - COMO UTILIZAR OS CRITÉRIOS DO GOOGLE ADSENSE PARA GANHAR DINHEIRO. Existem muitos artigos pela internet ensinando quais os melhores blocos de anúncio para cada área do seu blog, mas a verdade é que cada blog terá seu local que renderá melhor que outro, não há como ter um modelo único que irá funcionar em todos os blogs. A posição de sua sidebar (lado esquerdo ou direito), a cor predominante do tema e as características da escrita do autor podem influenciar nesse quesito. O próprio Google Adsense fala sobre isso no artigo da ajuda “Em que lugar das minhas páginas devo colocar os anúncios do Google? 5”, 5. https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=17954&topic=& useful=1&expand_useful=1&#helpful. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 38. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(39) onde destaca alguns pontos importantes e mostra o mapa de pontos preferenciais que está na figura 1.. Em que lugar das minhas páginas devo colocar os anúncios do Google? Determinados locais tendem a ser melhores que outros. Este "mapa de pontos preferenciais" representa a posição ideal em uma página. As cores vão do laranja escuro (melhor desempenho) ao amarelo claro (pior desempenho). De maneira geral, os anúncios posicionados acima da dobra normalmente têm um desempenho melhor do que aqueles posicionados abaixo da dobra. Os anúncios posicionados próximos a regiões ricas em conteúdo e a elementos de navegação apresentam bom desempenho porque os usuários concentram a atenção nessas áreas da página. Embora esse mapa de pontos preferenciais seja útil como guia de posicionamento, recomendamos que você pense primeiro em seus. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 39. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(40) usuários ao definir um local para o seu anúncio. Imagine qual vai ser o comportamento dos usuários em páginas diferentes e o que vai ser mais visível e útil para eles. Você vai descobrir que o melhor posicionamento para o anúncio em determinadas páginas nem sempre é o que você espera. Por exemplo, em páginas onde os usuários normalmente se concentram na leitura de um artigo, os anúncios colocados imediatamente abaixo do conteúdo editorial tendem a apresentar bom desempenho. É como se os usuários terminassem de ler e perguntassem: "E agora? O que eu faço?". Um anúncio bem segmentado pode responder a essa pergunta.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 40. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(41) Figura 1 - Google6 AQUI É NECESSÁRIO FAZER UMA OBSERVAÇÃO: EM NOVEMBRO DE 2011 ESCREVI UM ARTIGO ONDE COMENTO QUE O GOOGLE ESTÁ MUDANDO AS REGRAS DO JOGO, MESCLANDO O QUE DIZ NO ARTIGO ABAIXO COM OUTRAS NORMAS E PROCEDIMENTOS. 6. http://www.google.com/images/adsense/en_us/support/general_en.jpg. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 41. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(42) SUGIRO QUE LEIA. . GOOGLE ADSENSE ESTÁ ALTERANDO AS REGRAS DO JOGO, ATENÇÃO!. ENTÃO O MELHOR A SE FAZER PARA SABER QUAL O MELHOR BLOCO DE ANÚNCIO (TAMANHO, TIPO E LOCALIZAÇÃO) É FAZENDO TESTES, COLOCANDO A MÃO NA MASSA.. Mas como medir os resultados de cada bloco de anúncio? Antes de criar e colocar os blocos de anúncio em seu blog crie critérios para acompanhamento de seus blocos. Os critérios vão lhe permitir saber com exatidão que blocos de anúncios rendem melhor em seu blog. Depois que descobrir os que rendem mais, basta investir neles e deixar os que não rendem de fora, diminuindo assim a quantidade de publicidade sem perder dinheiro.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 42. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(43) Aqui é importante abrir um parêntese para explicar melhor o que são critérios. O texto abaixo foi retirado da ajuda do Google Adsense, no artigo O que são critérios?7.. O que são critérios? Critérios são canais que permitem visualizar relatórios detalhados sobre o desempenho das suas páginas. Ao atribuir um critério a qualquer combinação de páginas, você pode acompanhar várias estatísticas sobre os seus sites. Você pode, por exemplo, comparar o desempenho dos anúncios em formato de cabeçalho com o desempenho daqueles em formato torre, ou comparar suas páginas de motos com suas páginas de automóveis. Cada grupo de páginas é atribuído a um critério específico, e os resultados podem ser comparados nos seus relatórios. Você também pode atribuir um critério diferente a cada um dos seus domínios para. 7. https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=9868&sourceid= aso&subid=ww-ww-et-asui&medium=link. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 43. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(44) identificar a origem dos seus cliques. Você pode escolher entre dois tipos de critérios: critérios de URL e critérios personalizados. Critérios de URL Utilize os Critérios de URL para acompanhar o desempenho das suas páginas sem modificar o código do anúncio. Para começar a monitorar esse desempenho, digite um URL completo ou parcial. Insira o nome de um domínio principal para acompanhar todas as páginas desse domínio, ou um URL parcial para observar todas as páginas de um determinado diretório. Se você digitar um URL completo, pode seguir o desempenho dessa página em particular. Os critérios de URL estão disponíveis somente para as páginas do AdSense para conteúdo. Se você quiser acompanhar o desempenho do AdSense para pesquisas, utilize os critérios personalizados.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 44. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(45) Critérios Personalizados Os Critérios Personalizados permitem que você acompanhe o desempenho de determinadas unidades de anúncios com base em critérios que você especificou. Ao colar nas suas páginas o código de anúncios de um critério específico, você pode acompanhar várias estatísticas sobre os seus URLs. Use os critérios personalizados, por exemplo, para acompanhar o desempenho de diferentes formatos de anúncio, ou para comparar tópicos de páginas diferentes entre si. Cada editor dispõe de até 200 critérios destinados às páginas com AdSense para conteúdo e mais 200 critérios para o uso com o AdSense para pesquisas. Você pode utilizá-los para descobrir como otimizar o desempenho do seu site. É fácil adicionar, desativar ou renomear os seus critérios, além de gerar relatórios personalizados.. Agora que você já sabe o que são critérios, vou lhe dar um exemplo prático da utilização deles.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 45. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(46) Por exemplo, todos afirmam que o melhor posicionamento para um bloco de anúncios Adsense é logo abaixo do título do artigo. Mas nenhuma regra é sem exceções e seu blog pode ser uma exceção nesse caso. Então é bom que saiba quanto está ganhando com seu bloco de anúncios abaixo do título. Isso é fácil, crie um critério chamado titulo e você saberá, através dos relatórios, quanto está ganhando com aquele posicionamento. Se você possui mais de um domínio, ou blog, e quer ter um controle preciso, faça como eu, eu crio um critério gf_titulo, outro qcb_titulo, e assim por diante. Crie quantos critérios achar necessário, mas associe apenas um critério a cada bloco de anúncios ou seu relatório não terá muito sentido. Eu procuro relacionar o tamanho e o tipo do anúncio criado ao critério, para um maior controle.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 46. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(47) Exemplo: Posso colocar um bloco de anúncios no tamanho 336x280 abaixo do título. à. direita. do. conteúdo,. então. crio. o. critério. gf_titulo_dir_336x280. Quando quiser testar outro tamanho ou outro posicionamento, crio outro critério gf_titulo_esq_300x250, e posso comparar depois de um tempo, qual deu maior retorno. Agora que já criou seus critérios, crie seus blocos de anúncio e quando chegar à parte da configuração “Escolha os critérios do anúncio” basta escolher o critério e clicar em adicionar na lista de critérios que você já criou. Continue o processo normalmente e coloque esse bloco de anúncios no local em que determinou na criação do critério (ou seja, se colocou o critério titulo, coloque o bloco de anúncios abaixo do título). Agora nos seus relatórios irão aparecer os resultados por blocos de anúncios normais, como Adsense para conteúdo, Adsense para pesquisas, mas ao clicar em um deles irá expandir e mostrar também os resultados por critérios criados por você, o que lhe dará maior Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 47. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(48) capacidade de avaliação de quais blocos e quais locais de seu blog são mais rentáveis, lhe dando condições de avaliar e investir nesses locais mais rentáveis e abandonar os que não rendem muito, fazendo testes com outros tamanhos de banner ou em outras posições de seu tema. Praticando: Para criar um critério siga os passos abaixo. 1. Acesse sua conta do Google Adsense 2. Acesse o menu Meus Anúncios – Conteúdo – Critérios personalizados e clique em +Novo critério personalizado (como mostrado na Figura 2). Figura 2 – Menu Meus anúncios. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 48. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(49) 3. Dê um nome para seu critério e clique em Salvar.. Figura 3 – Nome critério Agora quando você for criar um bloco de anúncios, basta selecionar esse critério. Com o tempo e com experiência, você pode criar seus critérios personalizados. e. já. acrescentar. blocos. de. anúncio. criados. anteriormente, como você pode ver na imagem acima e também já fazer a segmentação do canal. Se ainda não tem experiência com essas etapas, peço que espere que iremos tratar delas um pouco mais adiante, em outra dica.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 49. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(50) Você também pode criar critérios por url, no caso de ter mais de um blog, basta selecionar o menu Critérios de URL, selecionar + Novo critério de URL, digitar a url de seu blog e clicar em Adicionar critérios. DICA 3 - DESCUBRA O MELHOR LUGAR DO BLOG PARA COLOCAR UM ANÚNCIO. Agora que você já conhece o regulamento do Google Adsense e já criou seus critérios, está na hora de começar a fazer testes para descobrir qual o melhor local de seu blog pra colocar os blocos de anúncios. Teste vários blocos de anúncio antes de se decidir pelo bloco ideal, no local ideal. Se você pesquisar irá encontrar muitos blogueiros afirmando que o bloco 300×250 é o melhor, outros afirmando que esse bloco não gera nenhum lucro, e assim por diante. E você chegará à conclusão de que cada blog, cada assunto, tem seu bloco ideal e local perfeito.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 50. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(51) Você precisa descobrir o seu. Já tive blogs em que a troca do template ocasionou perdas e tive que fazer vários testes para encontrar a formação ideal novamente. Então se está pensando em trocar a identidade visual de seu blog, sugiro que faça isso primeiro pra não ter retrabalho depois. Um formato (e um local) que funciona em todos os meus blogs (não quer dizer que vai funcionar no seu) é o bloco 300×250 logo abaixo do título do artigo, ao lado direito das primeiras palavras do artigo, como pode ser visto na Figura 4.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 51. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(52) Figura 4 – GF Soluções8 Você pode começar seus testes, independente do seu nicho de atuação, por esse bloco. Para acompanhar o rendimento você deve criar um critério com um nome sugestivo como, por exemplo, titulo_300x250 e associar um 8. http://gfsolucoes.net. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 52. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(53) bloco de anúncios 300×250 a esse critério (sempre permita que seja exibido anúncios gráficos, eles pagam um valor maior por clique). Acompanhe por alguns dias (eu costumo acompanhar por um período de 7 dias, mas isso depende muito da quantidade de visitas que você tem nesse período) e avalie se o retorno está dentro do esperado. Mesmo se o retorno for interessante aconselho que continue fazendo testes com outros formatos até encontrar o melhor para seu blog naquela posição. Outro local interessante é logo abaixo do menu do blog. Ali vai muito bem um bloco de links, por exemplo, de 728×15 ou 468×15 (depende da largura de seu blog). Uma questão que precisa ser esclarecida aqui é que, geralmente, esses blocos de links pagam um valor menor pelo clique, então é necessário levar isso em conta no momento de colocar o bloco, pois ele ficará antes de seu anúncio abaixo do título (que geralmente paga um valor maior) e pode lhe tirar alguns cliques desse formato. Mas tudo é uma questão de avaliar os resultados dos testes que fará. Pode ser o pouco que dá muito. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 53. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(54) DICA 4 - CRIANDO RELATÓRIOS PARA ACOMPANHAR OS GANHOS DO ADSENSE. Quanto menos você se preocupar em ganhar dinheiro com seu blog, mais tempo terá para desenvolver conteúdo de qualidade, que é o que fará a diferença nos seus ganhos, no final das contas. Não é nada produtivo para um blogueiro ficar visitando a todo o momento sua conta do Google Adsense para analisar seus ganhos, principalmente no começo, quando eles são muito baixos. Isso é perda de tempo e ainda gera descontentamento e desmotivação. Para esse acompanhamento o ideal é criar um relatório de ganhos. Se você possui mais de um blog então esse processo é ideal para acompanhar os rendimentos por critério sem perda da produtividade, já que o relatório é enviado para seu e-mail e pode ser aberto no Excel. Veja como criar um relatório de ganhos mensal que será enviado diariamente para seu e-mail: 1. Acesse a área administrativa do Google Adsense 2. Clique em Relatórios de desempenho. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 54. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(55) 3. No menu da esquerda, clique em “Relatórios Rápidos” e escolha “Visão geral, este mês” 4. O relatório aparecerá ao lado direito. Se gostou do resultado, clique em “Salvar relatório” no topo do relatório 5. Na tela que aparece dê um nome para o relatório e em “Programação”. selecione. “Gerar. esse. relatório. automaticamente” 6. Em Correr Escolha “Montly” para “Último mês” 7. Em Compartilhar com coloque seu e-mail Clicando no menu lateral direito em “Relatórios Salvos” você verá seu relatório, e ele também será enviado mensalmente pra você, por email. O arquivo abre com o Excel ou outro programa de planilhas, como o Google Docs. Se quiser receber por dia, basta alterar o passo 7, em vez de Montly, coloque Daily e se quiser por semana colocar Weekly.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 55. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(56) DICA 5 - COMO CRIAR EXCELENTES BLOCOS DE ANÚNCIOS. A criação dos blocos de anúncio é feita, muitas vezes, de maneira automática pelos blogueiros que não tem experiência com o Google Adsense. Esse é um erro fatal, pois é através dos cliques nos blocos de anúncio que será gerado dinheiro para sua conta. Então é um passo importante e que precisa ser realizado com calma. AQUI VAI UMA DICA IMPORTANTE PARA OS BLOGUEIROS QUE UTILIZAM O BLOGGER/BLOGSPOT. SE VOCÊ UTILIZA O SISTEMA DE GERAÇÃO DE RENDA AUTOMÁTICO DO BLOGGER ATRAVÉS DA ABA GANHOS, VOCÊ PODE PERDER DINHEIRO. O MOTIVO É SIMPLES, VOCÊ NÃO TEM COMO FAZER OS TESTES QUE ENSINEI ATÉ AGORA E NEM COLOCAR EM PRÁTICA AS DICAS. TUDO É AUTOMÁTICO E ESSA NÃO É A MELHOR OPÇÃO, TENHA CONTROLE SOBRE SEUS ANÚNCIOS PRA GANHAR MAIS DINHEIRO. LEIA O ARTIGO QUE ESCREVI SOBRE O ASSUNTO NO QUERO CRIAR UM BLOG9.. 9. http://querocriarumblog.com.br/voce-nunca-vai-ganhar-dinheiro-com-o-googleadsense-no-blogger-blogspot/. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 56. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(57) Ao criar um bloco de anúncio preste atenção nos seguintes pontos: . Posição em que o anúncio ficará – Embaixo do título, no meio do artigo, na sidebar.. . Tamanho do bloco de anúncio – Depois de definir a posição em que ficará no seu blog, ai você pode definir o tamanho e o tipo do bloco de anúncios. Por exemplo, se ele for ficar abaixo do menu o ideal é um bloco de links no tamanho compatível com seu template.. . Cores do bloco de anúncio – Esse é outro fator muito negligenciado pelos blogueiros. Procure colocar as cores o mais parecido. com. seu. template,. principalmente. o. fundo. (background). . Escolha entre textos e gráficos – Todos afirmam que os anúncios gráficos pagam mais, e isso é verdade, mas se o seu blog tem pouco texto e muitas imagens, talvez seja interessante colocar somente texto, aqui cabe os testes de que já falei.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 57. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(58) . Critério específico – Sempre crie critérios para seus blocos de anúncio, de outra maneira, como irá avaliar qual bloco de anúncio e em qual posição está dando resultado?. Para ser prático, vou criar um bloco de anúncios levando em consideração os pontos que destaquei acima. Meu anúncio ficará no lado direito do texto, embaixo do título como na Figura 4. Basta seguir os passos: 1. Acesse a área administrativa do Google Adsense 2. Clique em “Meus anúncios” no menu superior 3. Clique em + Novo bloco de anúncios 4. Na próxima tela dê um nome sugestivo para seu bloco de anúncios (nomedoblog_titulo_dir_336x280) 5. Em tamanho do anúncio selecione Retângulo grande 336x280 6. Em Tipo de anúncio selecione Anúncios de texto e gráficos/rick media. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 58. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(59) 7. Em Critérios personalizados deixe em branco por enquanto, essa parte será ensinada na próxima dica 8. Selecione uma cor para seu anúncio, tente deixar o mais próximo possível das cores de seu template. Uma dica aqui é sempre deixar a borda branca 9. Agora clique em Salvar e obter código Agora abra o bloco de notas e cole o código abaixo, sugerido pelo próprio Google Adsense.. <div style="display:block;float:right;margin: 5px;"> Insira seu código do Google AdSense aqui </div> Esse código é para utilizar com o anúncio do lado direito, para ele ficar do lado esquerdo basta alterar a primeira linha, onde está float:right, coloque float:left.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 59. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(60) Copie o código de seu bloco de anúncios e coloque no lugar do texto em vermelho. Agora é só colocar seu bloco de anúncios no seu blog. Ele pode demorar alguns minutos pra começar a aparecer. Veja como colocar no Blogger, Tumblr e no Wordpress.. . Como colocar anúncios do Google Adsense abaixo do título dos artigos. Agora acompanhe os resultados através dos relatórios que já ensinei a criar. O segredo do sucesso é testar vários formatos e tamanhos até chegar ao que melhor se adapta a seu blog e nicho. E antes que você diga, vou logo falando que o sucesso não vem somente com ótimos blocos de anúncio, é preciso ter visitas, no mínimo 500 por dia (no meu nicho), para começar a aparecer resultados satisfatórios, então se o seu blog ainda não tem esse número de visitas, aconselho que primeiro busque aumentar o número de visitas do blog e depois volte sua atenção para a monetização dele. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 60. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(61) Alguns artigos que podem lhe ajudar a aumentar o número de visitas de seu blog: . Como divulgar seu blog e trazer visitantes. . Como criar uma conta no Facebook e aumentar as visitas do seu blog. . Como tornar seu blog popular. . 15 serviços para divulgar seu blog. DICA 6 - CRIAR CANAIS SEGMENTÁVEIS. O Google Adsense possui uma funcionalidade muito interessante e pouco utilizada ainda por blogueiros, que é a segmentação por canal. Com ela você pode dizer para o anunciante, no momento da contratação do anúncio junto ao Google, em que posição está seu bloco de anúncios, que tipo de blog é o seu e muitas outras informações interessantes para o anunciante como o percentual de pessoas de cada sexo que visita seu blog, a idade, e outros dados estatísticos.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 61. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(62) Segundo o Google em seu blog sobre Adsense, “QUANDO VOCÊ CRIA CANAIS SEGMENTÁVEIS, OS ANUNCIANTES PODEM INVESTIGAR MAIS A FUNDO E ENCONTRAR AS SEÇÕES MAIS RELEVANTES DE SEU SITE PARA EXIBIR OS ANÚNCIOS”.. E o futuro próximo indica isso, os anunciantes não vão simplesmente contratar o serviço do Google para divulgar a sua marca, eles vão analisar com precisão e escolher onde querem que seus anúncios apareçam, não somente o site ou blog, mas também a localização dentro desse site ou blog. Todos os meus anúncios estão como canais segmentáveis. Antes não era assim, mas após um período de testes (20 dias) tive meus ganhos dobrados para os blocos de anúncios com canal segmentável. Você pode estar perdendo dinheiro com seus blocos de anúncio, então crie canais segmentáveis pra eles. Colocando em prática. Vamos fazer outro anúncio do zero, levando em conta o que fizemos na última dica.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 62. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(63) 1. Acesse a área administrativa do Google Adsense 2. Clique em “Meus anúncios” no menu superior 3. Clique em + Novo bloco de anúncios 4. Na próxima tela dê um nome sugestivo para seu bloco de anúncios (nomedoblog_titulo_dir_336x280) 5. Em tamanho do anúncio selecione Retângulo grande 336x280 6. Em Tipo de anúncio selecione Anúncios de texto e gráficos/rick media 7. Em Critérios personalizados deixe em branco por enquanto, essa parte será ensinada na próxima dica clique em Criar novo critério personalizado 8. Dê. um. nome. sugestivo,. como. por. exemplo. nomedoblog_titulo_dir_336x280. 9. Em Segmentação selecione a caixa de texto e no espaço que se abrirá em “Anúncios aparecem em” coloque (nesse exemplo) todos os artigos. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 63. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(64) 10. Em Local do anúncio selecione “Canto superior direito” Em Descrição coloque “Este é um bloco de anúncios de 300 x 250 (acima da dobra) em um blog sobre Futebol. Meu público-alvo é constituído por 75% de homens com idade de 18 a 35 anos e faixa salarial de R$ 10.000 a R$ 30.000 por ano.” Agora clique em Salvar. 11. Selecione uma cor para seu anúncio, tente deixar o mais próximo possível das cores de seu template. Uma dica aqui é sempre deixar a borda branca 12. Agora clique em Salvar e obter código. Agora abra o bloco de notas e cole o código abaixo, sugerido pelo próprio Google Adsense. <div style="display:block;float:right;margin: 5px;"> Insira seu código do Google AdSense aqui </div> Esse código é para utilizar com o anúncio do lado direito, para ele ficar do lado esquerdo basta alterar a primeira linha, onde está float:right, Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 64. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(65) coloque float:left. Agora copie o código de seu bloco de anúncios e coloque no lugar do texto em vermelho. Agora é só colocar seu bloco de anúncios no seu blog. Ele pode demorar alguns minutos pra começar a aparecer.. Uma dica da Equipe do Google Adsense: Ao escrever a descrição de seu canal, pense no que um anunciante gostaria de saber, por exemplo: . Que tipo de conteúdo seu canal reflete?. . O canal está em uma seção específica de seu site (geralmente eu coloco em todas as páginas)?. . Seus anúncios estão acima da dobra (ATF)? Em outras palavras, o usuário pode vê-los sem precisar navegar pela página?. . Quem é seu público-alvo (sexo, interesses, idade, nível de escolaridade)?. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 65. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(66) . Um exemplo de uma descrição dentro desses padrões.. Este é um bloco de anúncios de 300 x 250 ATF (above the fold ou acima da dobra) na seção de entretenimento de um blog de notícias gerais. Meu público-alvo é constituído por 55% de mulheres com idade de 28 a 55 anos e faixa salarial de US$ 50.000 a US$ 80.000 por ano. Você pode chegar a esses números utilizando alguma pesquisa dentro de seu blog, para isso você pode utilizar várias ferramentas disponíveis na internet, entre elas o Google Docs. Você também pode obtê-las analisando seus dados no Google Analytics. . Como criar uma conta no Google Analytics. . Como colocar o Google Analytics no Blogger. . Como colocar o Google Analytics no Tumblr. . Como analisar os ganhos do Google Adsense no Google Analytics. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 66. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(67) DICA 7 – UTILIZE A SEGMENTAÇÃO POR SEÇÃO. O que é segmentação por seção? O artigo abaixo é da ajuda do Google e irá lhe ajudar a entender o que significa isso e como utilizá-la pode aumentar seus ganhos com o Google Adsense.. Segmentação por seção e como implementá-la10 A segmentação por seção permite que você sugira as seções de seu texto e o conteúdo HTML que deseja que seja destacado ou que tenha o destaque removido ao fazer a correspondência de anúncios para o conteúdo de seu site. Ao fornecer suas sugestões, você pode nos ajudar melhorando sua segmentação de anúncios. É recomendável que somente aqueles familiarizados com HTML tentem implementar a segmentação por seção. Para implementar a segmentação por seção, você precisará adicionar um conjunto de tags especiais de comentários HTML a seu código.. 10. http://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=23168. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 67. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(68) Essas tags marcarão o início e o fim de qualquer seção que deseja destacar ou retirar o destaque da segmentação de anúncios. As tags HTML para destacar a seção da página possuem o seguinte formato: <!-- google_ad_section_start --> <!-- google_ad_section_end --> Você também pode designar seções que deseja ignorar, adicionando (weight=ignore) no início da tag: <!-- google_ad_section_start(weight=ignore) --> Com essas tags adicionadas a seu código HTML, o código final terá a seguinte aparência: <html><head><title>Section targeting</title></head> <body> <!-- google_ad_section_start --> Esse é o texto de sua página da web. A maior parte de seu conteúdo. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 68. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(69) fica aqui. <!-- google_ad_section_end --> </body> </html> Você pode utilizar a segmentação por seção para dar sugestões sobre a quantidade de seções de página que deseja. Entretanto, lembre-se de que não podemos garantir resultados e de que pode levar até duas semanas para que as alterações feitas em seu site sejam consideradas por nossos rastreadores. Para implementar adequadamente esse recurso, você precisará incluir uma quantidade significativa de conteúdo em suas tags de segmentação por seção. A inclusão insuficiente de conteúdo pode resultar em menos anúncios relevantes ou nenhum anúncio. Além disso, lembre-se de que esse recurso deve ser usado somente para destacar seções significantes do conteúdo relevante de seu site.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 69. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

(70) É contra os regulamentos do programa manipular a segmentação de anúncios para resultar em anúncios que não sejam relevantes ao conteúdo de suas páginas.. Colocando em prática. Agora que você já sabe o que é segmentação por seção, está na hora de ensinar como colocar ela em seu blog. Mas não pense que verá alguma mudança logo, o próprio Google Adsense alerta que pode demorar algumas semanas pra começar a melhorar o aparecimento de anúncios mais segmentados com seus assuntos. UM DETALHE IMPORTANTE, SE VOCÊ NÃO TEM FAMILIARIDADE COM MANIPULAR OS CÓDIGOS DO SEU TEMPLATE, TOME CUIDADO PRA NÃO FAZER ALGO ERRADO E BAGUNÇAR SEU BLOG. FAÇA UM BACKUP DO TEMPLATE ANTES. SE MESMO ASSIM NÃO SOUBER FAZER, PROCURE UM AMIGO QUE POSSA FAZER PRA VOCÊ OU CONTRATE UM PROFISSIONAL.. Gustavo Freitas. http://cursocomocriarumblog.com.br. Página 70. Licenciado para Wellington Muniz de Souza, E-mail: welldh@gmail.com, CPF: 10545455707.

Referências

Documentos relacionados

Currículo: Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é especialista em Direito Ambiental, pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado..

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

No quadro da operação de AM adicional, o âmbito das condições políticas será alargado, nomeadamente a medidas destinadas a promover a integração económica

PIC346-2016 DETERMINANTES DAS EXPORTAÇÕES PARANAENSES PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE: UMA APLICAÇÃO DO MODELO GRAVITACIONAL Indeferido (não atende ao item 5.1.6)

Este cookie é utilizado pelo Google, como consequência da utilização do serviço Google Analytics por parte da Pikolinos e permite atribuir um

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

Neste capitulo s˜ao apresentados tamb´em os parˆametros utilizados para a realiza¸c˜ao da simula¸c˜ao computacional, al´em de discorrer sobre a eficiˆencia dinˆamica e

Levando-se em consideração a estrutura porosa das frutas, devido à presença de espaços intercelulares (ICS), e à existência de uma certa quantidade de gás aí