• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS E CIENTÍFICAS. Rui Jorge Gama Fernandes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS E CIENTÍFICAS. Rui Jorge Gama Fernandes"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

Departamento de Geografia - Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra

R

ELATÓRIO

Q

UINQUENAL

DE

A

CTIVIDADES

PEDAGÓGICAS E CIENTÍFICAS

Nos termos do artigo 19.º do Decreto-Lei 205/2009, de 31 de Agosto (Estatuto da Carreira Docente Universitária), e, ainda, com o Despacho n.º 308/2010, de 6 de Janeiro (Avaliação findo o período experimental).

(2)

2 SUMÁRIO

Nota prévia ... 3

1. Enquadramento do percurso académico ... 4

2. Serviço docente distribuído e acompanhamento e orientação de estudantes ... 8

2.1. Docência de unidade curricular ... 8

2.2. Orientação de teses de Doutoramento ... 12

2.3. Orientação de teses de Mestrado ... 12

2.4. Outras actividades, estágios e eventos pedagógicos ... 14

3. Actividades de investigação científica ... 15

3.1. Produção científica ... 15

3.2. Reconhecimento ... 20

3.3. Coordenação ... 23

3.4. Comunicações, palestras e outras participações ... 24

4. Tarefas de extensão universitária, de divulgação científica e de valorização económica e social do conhecimento ... 28

4.1. Actividade de consultoria/prestação de serviços especializados ... 28

4.2. Outros serviços prestados à comunidade ... 29

5. Gestão universitária ... 31

5.1. Vogal de Conselho Directivo de Unidade Orgânica... 31

5.2. Subdirector de Unidade Orgânica ... 31

5.3. Conselho Científico de Unidade Orgânica ... 32

5.4. Membro do Conselho Pedagógico de Unidade Orgânica ... 33

5.5. Membro da Comissão Científica de Departamento ... 33

5.6. Director de Instituto ... 33

5.7. Coordenador de curso ... 34

(3)

3

NOTAPRÉVIA

O presente relatório descreve as actividades pedagógicas, científicas e de extensão e gestão universitária desenvolvidas ao longo do quinquénio compreendido entre Janeiro de 2006 e Julho de 2010, por Rui Jorge Gama Fernandes, Professor Associado do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com vista à contratação por tempo indeterminado em regime de tenure, como Professor Associado, de acordo com o disposto no artigo 19.º do Decreto-Lei 205/2009, de 31 de Agosto (Estatuto da Carreira Docente Universitária), e, ainda, com o Despacho n.º 308/2010, de 6 de Janeiro (Avaliação findo o período experimental).

Rui Jorge Gama Fernandes, natural de Luanda (Angola), onde nasceu a 9 de Julho de

1967, reside em Coimbra, na Rua Luís Carlos Rodrigues da Silva, Lote 8 – 4.º C, podendo ser contactado através dos números 936 467 091 (móvel), 239 702 548 (residência), e rgama@fl.uc.pt (email).

Doutorado em Letras, na área de Geografia, na especialidade de Geografia, pela

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 9 de Janeiro de 2003, com a dissertação Dinâmicas industriais, inovação e território. Abordagem geográfica a partir do Centro Litoral, aprovada com a classificação de Muito Bom com Distinção e Louvor, por Unanimidade.

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde 13 de

(4)

4

1. ENQUADRAMENTO DO PERCURSO ACADÉMICO

Desde Abril de 1990, ano do início das actividades pedagógicas e científicas como Assistente Estagiário no Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, os interesses direccionaram-se para a Geografia Humana, considerando sobretudo a vertente das actividades económicas, e para as áreas da Estatística e da Informática, consideradas como metodologias e técnicas auxiliares fundamentais para investigar e leccionar em Geografia.

A investigação que conduziu às dissertações de Mestrado e Doutoramento expressa estas preocupações e interesses cruzados. As unidades curriculares leccionadas na Faculdade de Letras e a colaboração com outras instituições, assim como as actividades de investigação, têm vindo a ser realizadas tendo em atenção os conhecimentos e as competências nestes domínios. Mas, como não existem percursos académicos lineares, e resultado de opções próprias e também das necessidades e contingências que o Grupo de Geografia tem tido, para além das unidades curriculares no domínio da Estatística – Estatística Aplicada para Geógrafos, Estatística Complementar e Técnicas Estatísticas Aplicadas ao Planeamento (1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo e 1.º ano do 2.º Ciclo), da Geografia Industrial (1.º Ciclo), da Inovação, Território e Desenvolvimento (1.º ano do 2.º Ciclo), e das Novas Perspectivas em Geografia Humana (3.º Ciclo – Doutoramento em Geografia) foi leccionada no ano lectivo de 2008/2009 a Geografia das Populações (1.º Ciclo). Por outro lado, o Seminário de Licenciatura (duas unidades curriculares semestrais do 3.º ano do 1.º Ciclo) tem permitido não apenas valorizar e consolidar os conhecimentos e as competências decorrentes da investigação e da leccionação, mas sobretudo reflectir sobre novas temáticas e olhares no domínio da Geografia (Planeamento, Ordenamento e Desenvolvimento dos Territórios, Políticas de Desenvolvimento com ênfase nas implicações decorrentes da inserção de Portugal na União Europeia, e Metodologias e Técnicas Estatísticas de organização, tratamento e análise de dados).

As colaborações com o 2.º Ciclo de Estudos Europeus (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), com a leccionação da unidade Curricular Economia, Sociedade e Regionalização na União Europeia, com o 2.º Ciclo Dinâmicas Sociais e Riscos Naturais

(5)

5 e Tecnológicos (Faculdades de Economia, Ciências e Tecnologia e Letras da Universidade de Coimbra), com a sessão sobre “Riscos Tecnológicos Industriais” no seminário Módulo VII Relevância Ambiental e Cultural do Risco, com o Mestrado e Pós-Graduação em Gerontologia Social (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda), com a leccionação de um Módulo sobre “Análise Prospectiva da População” no seminário Políticas Sociais de Envelhecimento, ou ainda com o Mestrado e Pós-Graduação em Planeamento – Inovação e Políticas de Desenvolvimento (Secção de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro), com a sessão “Do Digital ao Inteligente: Tópicos para uma Abordagem Geográfica” no seminário Planeamento Estratégico e Inovação, têm sido decisivas para a manutenção do rumo das actividades de leccionação e de investigação.

A passagem a Professor Associado ocorreu num contexto em que foram ampliadas e consolidadas as áreas temáticas de leccionação e, sobretudo, as actividades de investigação. Com efeito, a coordenação do Projecto POCI/GEO/2004, Cidades do conhecimento e competitividade: características, factores e apostas estratégicas para o desenvolvimento regional. O caso das cidades médias da Região Centro de Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que decorreu entre 2005 e 2008, permitiu investigar novas temáticas no quadro da Geografia Humana, em que as preocupações com a localização das actividades económicas, com a procura das razões que permitem compreender e explicar as mudanças que têm vindo a ocorrer no padrão de localização dessas actividades e a definição de políticas de desenvolvimento para os territórios assumiram papel de destaque.

Este projecto permitiu igualmente estabelecer uma rede de investigação com a Universidade de Aveiro (Secção de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas) e com os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda, e tem tido tradução, por exemplo, na colaboração na leccionação ao nível do 2.º Ciclo de Geografia Humana, no caso Faculdade de Letras, ou em outros 2.ºs Ciclos nas instituições referidas (através de conferências), contactos com outras Universidades e Instituições (Finlandesas, Espanholas e Gregas) e no concurso a financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de projectos de investigação que aguardam decisão (como investigador responsável - PTDC/CS-GEO/108351/2008, Sistemas Nacional e Regionais de Inovação em Portugal: os desafios de regulação e de cooperação na economia do conhecimento; como membro da equipa – PTDC/CS-EC/101365/2008, A relação academia-sociedade e os desafios de

(6)

6 desenvolvimento regional: o caso da Região Centro, coordenado pelo Professor Carlos Rodrigues, da Universidade de Aveiro), ou à prestação de serviços.

Por outro lado, no quadro do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e na sequência de um concurso a financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia irá iniciar-se em Setembro a participação, como membro da equipa de investigação, no Projecto PTDC/CS-GEO/105476/2008, Policentrismo urbano, conhecimento e dinâmicas de inovação, coordenado pela Professora Teresa Sá Marques, da Universidade do Porto.

Um outro elemento fundamental para o entendimento do percurso académico relaciona-se com as orientações científicas de estudantes de doutoramento e de mestrado. As temáticas desenvolvidas têm privilegiado a inovação, o território e a definição de políticas de desenvolvimento, quer no âmbito dos 2.º e 3.º Ciclos em Geografia, quer das co-orientações nas Faculdades de Letras de Coimbra e do Porto.

O estabelecimento de contactos com Universidades Brasileiras através da orientação (Universidade Federal do Amazonas) e co-orientação (Recife) de teses de doutoramento ou a submissão de uma proposta de constituição de um Grupo de Trabalho intitulada Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social, com o Professor Renato Dagnino (UNICAMP), ao XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, que irá decorrer em Salvador da Bahia (Brasil), entre os dias 12 e 15 de Dezembro de 2010, poderá permitir o estabelecimento de relações duradouras e novos olhares e campos de investigação. Um outro sector que tem permitido a investigação em novos domínios e consolidado os conhecimentos e competências no quadro do planeamento e do ordenamento do território, tem sido o da actividade de consultoria/prestação de serviços especializados, como consultor de Cartas Educativas, Cartas de Equipamentos Sociais e de Cartas de Equipamentos Desportivos, com elaboração de estudos demográficos e sócio-económicos, para dezena e meia de autarquias de Portugal (incluindo a Região Autónoma do Açores) (finalizados ou em curso) e a coordenação da elaboração de estudos demográficos e sócio-económicos no âmbito da Carta Educativa Nacional (em curso).

Por último, o exercício de actividades de gestão no âmbito da Faculdade de Letras, como Vogal do Conselho Directivo, primeiro, e Subdirector, actualmente, ou de Director do Instituto de Estudos Geográficos (entre 2005 e 2007), tem permitido adquirir um conjunto

(7)

7 de competências ao nível da gestão e do relacionamento interpessoal que acabam por ser também essenciais para a investigação e para a leccionação.

(8)

8

2. SERVIÇO DOCENTE DISTRIBUÍDO E ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES

2.1. DOCÊNCIA DE UNIDADE CURRICULAR

2005/2006

Licenciatura em Geografia

• Aulas teóricas de Estatística Aplicada para Geógrafos (semestral) – 2h.

• Aulas teórico-práticas de Estatística Complementar (Área de Ordenamento do Território e Desenvolvimento; semestral) – 6h.

• Aulas teóricas e práticas de Geografia Industrial (Área de Ordenamento do Território e Desenvolvimento; semestral) – 6h.

• Aulas teóricas e práticas de Geografia Industrial (Geografia, novo plano curricular; semestral) – 6h.

Mestrado e Pós-Graduação em Geografia, Geografia Física e Estudos Ambientais e Geografia Humana - Território e Desenvolvimento

• Seminário (anual).

2006/2007

Licenciatura em Geografia

• Aulas teóricas de Estatística Aplicada para Geógrafos (semestral) – 2h.

• Aulas teórico-práticas de Estatística Complementar (Área de Ordenamento do Território e Desenvolvimento; semestral) – 6h.

(9)

9 • Aulas teóricas e práticas de Geografia Industrial (Área de Ordenamento do Território e

Desenvolvimento; semestral) – 6h.

Mestrado e Pós-Graduação em Geografia – Área de Especialização em Geografia

Humana

• Seminário Inovação, Território e Desenvolvimento (semestral) – 3h.

Mestrado e Pós-Graduação em Planeamento – Inovação e Políticas de

Desenvolvimento (Universidade de Aveiro)

• Seminário Planeamento Estratégico e Inovação, sessão “Do Digital ao Inteligente: Tópicos para uma Abordagem Geográfica”, 26 de Janeiro de 2007 – 3h.

Mestrado e Pós-Graduação em Gerontologia Social(Escola Superior de Educação da Guarda, Instituto Politécnico da Guarda)

• Seminário Políticas Sociais de Envelhecimento, Módulo “Análise Prospectiva da População”, 9 e 16 de Junho de 2007 – 16h.

2007/2008

Licenciatura em Geografia

• Aulas teórico-práticas de Estatística Complementar (Área de Ordenamento do Território e Desenvolvimento; semestral) – 6h.

• Aulas teóricas e práticas de Geografia Industrial (Área de Ordenamento do Território e Desenvolvimento; semestral) – 4h.

• Seminário 4º Ano (Área de Ordenamento do Território e Desenvolvimento; anual) – 3h.

Mestrado e Pós-Graduação em Geografia – Área de Especialização em Geografia

Humana

(10)

10

Mestrado em Dinâmicas Sociais e Riscos Naturais (Faculdade de Economia, Ciências e Tecnologia e Letras da Universidade de Coimbra)

• Seminário Módulo VII – Relevância Ambiental e Cultural do Risco, sessão “Indústria e ambiente – Abordagem geográfica dos riscos tecnológicos industriais” – 3h.

2008/2009

1º Ciclo (Licenciatura) em Geografia

• Aulas teóricas e práticas de Geografia das Populações (1º semestre) – 6h.

• Aulas teórico-práticas de Estatística Complementar (1º semestre) – 6h.

• Seminário de Geografia Humana (1º semestre) – 3h.

• Seminário de Geografia Humana (2º semestre) – 3h.

2º Ciclo em Geografia Humana – Ordenamento do Território e Desenvolvimento

• Seminário Inovação, Território e Desenvolvimento (semestral) – 3h.

2º Ciclo (Mestrado) em Dinâmicas Sociais e Riscos Naturais e Tecnológicos (Faculdade de Economia, Ciências e Tecnologia e Letras da Universidade de Coimbra)

• Seminário Módulo VII – Relevância Ambiental e Cultural do Risco, sessão “Indústria e ambiente – Abordagem geográfica dos riscos tecnológicos industriais” – 3h.

2009/2010

1º Ciclo (Licenciatura) em Geografia

• Aulas teórico-práticas de Estatística Complementar (1º semestre) – 6h.

• Seminário de Geografia Humana (1º semestre) – 3h.

(11)

11

2º Ciclo (Mestrado) em Geografia Física – Ambiente e Ordenamento do Território

• Seminário Técnicas Estatísticas Aplicadas ao Planeamento (Semestral) – 3h.

2º Ciclo (Mestrado) em Geografia Humana – Ordenamento do Território e Desenvolvimento

• Seminário Técnicas Estatísticas Aplicadas ao Planeamento (Semestral) – 3h.

• Seminário Inovação, Território e Desenvolvimento (semestral) – 3h.

2º Ciclo em Geografia Humana – Ordenamento do Território e Desenvolvimento

• Seminário (anual) – 3h.

2º Ciclo (Mestrado) em Estudos Europeus

• Seminário Economia, Sociedade e Regionalização na União Europeia (semestral) – 3h.

2º Ciclo (Mestrado) em Dinâmicas Sociais e Riscos Naturais e Tecnológicos (Faculdade de Economia, Ciências e Tecnologia e Letras da Universidade de Coimbra)

• Seminário Módulo VII – Relevância Ambiental e Cultural do Risco, sessão “Indústria e ambiente – Abordagem geográfica dos riscos tecnológicos industriais” – 3h.

3º Ciclo (Doutoramento) em Geografia – Ramo em Geografia Humana

(12)

12

2.2. ORIENTAÇÃO DE TESES DE DOUTORAMENTO

Doutoramento em Geografia – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

• RICARDO JORGE LOPES FERNANDES (Título provisório: Territórios do Conhecimento, Marketing Territorial e Desenvolvimento: O digital, o inteligente e o criativo nas cidades médias da Região Centro de Portugal Continental) – registada em 2009.

• ROSA DE FÁTIMA DA SILVA (Título provisório: Decadência da indústria açucareira em Pernambuco e seus impactos económicos) - Co-orientação com Fernanda Delgado Cravidão – registada em 2008.

2.3. ORIENTAÇÃO DE TESES DE MESTRADO

Aprovadas em provas públicas 2007

Mestrado e Pós-Graduação em Geografia, Ordenamento do Território e Desenvolvimento

• LUÍS MIGUEL DA VINHA (Título: A dimensão da inovação no desenvolvimento territorial - o caso da indústria de defesa nacional), aprovada com Muito Bom por unanimidade, em 23 de Fevereiro de 2007.

• CARLOS ALEXANDRE LAPA SIMÕES (Título: Dinâmicas territoriais e desenvolvimento. Abordagem do sector vitivinícola nas Beiras num contexto de globalização), aprovada com Muito Bom por unanimidade, em 30 de Novembro de 2007.

2008

Mestrado e Pós-Graduação em Geografia, Geografia Física e Estudos Ambientais e Geografia Humana - Território e Desenvolvimento

(13)

13 digital ao inteligente. Estratégias de desenvolvimento e/ou marketing territorial: Portugal no contexto europeu), aprovada com Muito Bom por unanimidade, em 7 de Março de 2008.

2009

Mestrado e Pós-Graduação em Geografia, Geografia Física e Estudos Ambientais e Geografia Humana - Território e Desenvolvimento

• JOSÉ JOÃO MONTEIRO OLIVEIRA (Título: Universidades e desenvolvimento. Universidade de Aveiro, indústria e desenvolvimento local e regional: uma análise territorial), aprovada com Muito Bom por unanimidade, em 26 de Março de 2009.

Teses de Mestrado em curso

2º Ciclo (Mestrado) em Geografia Humana – Ordenamento do Território e Desenvolvimento

• CRISTINA ISABEL FARIA BARROS (Título provisório: Dinâmicas territoriais recentes em regiões insulares e ultraperiféricas - Planeamento Estratégico e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira), 2º Ciclo em Geografia Humana, Ordenamento do Território e Desenvolvimento – registada em 2009.

• JOANA ISABEL BATISTA FERREIRA (Título provisório: População, e Equipamentos Sociais – Proposta de reorganização no município de Anadia), 2º Ciclo em Geografia Humana, Ordenamento do Território e Desenvolvimento – registada em 2009.

• MARIA DO CÉU CARRAPIÇO (Título provisório: Recursos territoriais, inovação e desenvolvimento em territórios periféricos - O Município de Tondela), 2º Ciclo em Geografia Humana, Ordenamento do Território e Desenvolvimento – registada em 2009.

2º Ciclo (Mestrado) em Lazer, Património e Desenvolvimento

• SUSANA MARGARIDA DE OLIVEIRA PINTO (Título provisório: Património Cultural e Desenvolvimento no Território da Beira Serra) - Co-orientação com João Paulo Avelãs Nunes – registada em 2009.

(14)

14

Mestrado em Planeamento Urbano e Regional, Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

• RUI MIGUEL FENIAS NDIMANDE (Título provisório: Transportes e Desenvolvimento.

Planeamento das redes de transportes terrestres e dinâmicas territoriais - O concelho de Oliveira do Hospital) - Co-orientação com Elsa Pacheco (Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) – registada em 2008.

2.4. OUTRAS ACTIVIDADES, ESTÁGIOS E EVENTOS PEDAGÓGICOS

Estágios científicos para licenciados em Geografia 2005/2006

• ANDREIA ISABEL OLIVEIRA GAMA: Base de dados - incêndios florestais, Governo Civil do Distrito de Viseu, Viseu, 2006.

• SANDRA PEREIRA DOMINGOS: Das políticas europeias às políticas nacionais: rumo a uma Europa do conhecimento, Projecto POCI/GEO/60243/2004, Centro de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2006.

(15)

15

3. ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

3.1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA 3.1.1. Capítulo de livro

GAMA, Rui (2010), “Cidades e regiões inteligentes - A geografia da Europa criativa”, in JACINTO, Rui (coord.), Cidade e Território: urbanização, ordenamento, coesão, Centro de Estudos Ibéricos, Guarda (no prelo).

3.1.2. Artigo em revista

3.1.2.1. Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2008), “Inovação, conhecimento e indústria em Portugal: uma análise do Community innovation survey 4 (CIS 4)”, Revista Minerva, Volume 5, Número 2, Julho a Dezembro de 2008, Escola de Engenharia de São Carlos e da Fundação para o Incremento da Pesquisa do Aperfeiçoamento Industrial (FIPAI), São Paulo, pp. 217-230.

3.1.2.2. Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2005/06), “Do digital ao inteligente: os territórios do conhecimento como estratégias de desenvolvimento e/ou de marketing territorial”, Cadernos de Geografia, 24/25, Coimbra, pp. 3-20.

3.1.3. Artigo em actas de conferência

FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2006), “A Cidade Digital vs. a Cidade Inteligente: Estratégias de Desenvolvimento Sócio-Económico e/ou de Marketing Territorial”, in Actas do 2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional,

(16)

16 Integrado, Sustentável (PLURIS), Universidade do Minho, Braga, de 27 a 29 de Setembro.

FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2006), “As Cidades e Territórios do Conhecimento na Óptica do Desenvolvimento e do Marketing Territorial”, in Actas do 12º Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR), Recursos, Ordenamento, Desenvolvimento, APDR e Escola Superior de Tecnologia de Viseu, 15 a 17 de Setembro.

GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2006), “Do Digital ao Inteligente: Tópicos para uma abordagem geográfica”, in Actas do 2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado, Sustentável (PLURIS), Universidade do Minho, Braga, 27 a 29 de Setembro.

GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2006), “O Digital como Veículo para o Inteligente: tópicos para uma abordagem territorial”, in Actas do 12º Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR), Recursos, Ordenamento, Desenvolvimento, APDR e Escola Superior de Tecnologia de Viseu, 15 a 17 de Setembro.

FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2007), “Economia digital e políticas de desenvolvimento: uma abordagem territorial”, in Actas do 13º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR), Recriar e Valorizar o Território, 1º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Congresso Lusófono de Ciência Regional, Angra do Heroísmo, 5 a 7 de Julho.

GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2007), “Políticas de inovação e competitividade dos territórios – Avaliação do PRIME”, in Actas do 13º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR), Recriar e Valorizar o Território, 1º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Congresso Lusófono de Ciência Regional, Angra do Heroísmo, 5 a 7 de Julho.

FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2008), “Territórios do conhecimento, economia digital e políticas de desenvolvimento: o Sistema de Incentivos à Economia Digital (SIED)”, in

(17)

17 Actas do 3º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento, Urbano, Regional, Integrado, Sustentáve l(PLURIS), Santos, São Paulo (Brasil), 1 a 3 de Outubro.

GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2008), “Competitividade dos territórios e políticas de desenvolvimento: uma análise do PRIME”, in Actas do 3º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento, Urbano, Regional, Integrado, Sustentável (PLURIS), Santos, São Paulo (Brasil), 1 a 3 de Outubro.

GAMA, Rui; FERNANDES, Ricardo e CORDEIRO, A. Rochette (2008), “Projecções demográficas e planeamento do território - reflexões tendo por base a realização de cartas educativas e de equipamentos sociais, in Actas do 3º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento, Urbano, Regional, Integrado, Sustentável (PLURIS), Santos, São Paulo (Brasil), 1 a 3 de Outubro.

GAMA, Rui; FERNANDES, Ricardo; CASTRO, Emanuel e LOPES, Ana (2008), “Novas tecnologias de informação e comunicação – território e população: os casos de Coimbra e Guarda”, in Actas do 3º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento, Urbano, Regional, Integrado, Sustentável (PLURIS), Santos, São Paulo (Brasil), 1 a 3 de Outubro.

FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (em publicação), “Sociedade do conhecimento e territórios inteligentes: o sistema de conhecimento de Coimbra”, in Actas do VII Colóquio de Geografia Portuguesa Trunfos de uma Geografia Activa: desenvolvimento local, ambiente, ordenamento e tecnologia, Coimbra, 26 a 28 de Novembro de 2009,

GAMA, Rui (2009), “Transformações sócio-económicas e territoriais num contexto de globalização. Mangualde: dos anos 80 à actualidade”, in Actas do 2º Colóquio Contributos para o diálogo, Mangualde, 9 de Maio.

GAMA, Rui (em publicação), “Território, conhecimento e inovação: a Universidade de Coimbra num contexto de globalização”, in Actas do 1º Encontro Temático Triple Helix: Motor de Desenvolvimento Local, RUnUP, URBACT II, Águeda, 24 de Junho de 2009. GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (em publicação), “Infra-estrutura digital e inteligência

dos territórios em Portugal: a Internet e a World Wide Web”, in Actas do VII Colóquio de Geografia Portuguesa Trunfos de uma Geografia Activa: desenvolvimento local, ambiente, ordenamento e tecnologia, Coimbra, 26 a 28 de Novembro de 2009.

(18)

18

3.1.4. Outras publicações

GAMA, Rui (coord.) (2005/2006), Dos parques de ciência e tecnologia às cidades do conhecimento. Estratégia portuguesa de criação de parques de ciência e tecnologia (A política de criação; Análise dos parques de ciência e tecnologia: os diferentes sistemas envolvidos), Relatório Material do Projecto POCI/GEO/60243/2004, Cidades do conhecimento e competitividade: características, factores e apostas estratégicas para o desenvolvimento regional. O caso das cidades médias da Região Centro de Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Coimbra, 240p.

GAMA, Rui (coord.) (2007), Dos parques de ciência e tecnologia às cidades do conhecimento Estratégia portuguesa de criação de parques de ciência e tecnologia (A política de criação; Análise dos parques de ciência e tecnologia: os diferentes sistemas envolvidos), Relatório Material do Projecto POCI/GEO/60243/2004 Cidades do conhecimento e competitividade: características, factores e apostas estratégicas para o desenvolvimento regional. O caso das cidades médias da Região Centro de Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Coimbra.

GAMA, Rui (2007), “Portuguese Industrial Profile and Capital Mobility - Some Ideas for Debate”, in Seminário Portugal Integration into the Global System and the European Union: Territory, Economy and Population, New frameworks and Patterns, Foreign Excursion of the Association of Utrecht Geography Students, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 18 de Abril.

GAMA, Rui (coord.) (2008), Cidades do Conhecimento e Competitividade: Características, Factores e Apostas estratégicas para o Desenvolvimento Regional, Relatório Final do Projecto POCI/GEO/60243/2004, Cidades do conhecimento e competitividade: características, factores e apostas estratégicas para o desenvolvimento regional. O caso das cidades médias da Região Centro de Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Coimbra.

GAMA, Rui (8/2/2008), “Portugal não tem sido capaz de valorizar os instrumentos que outros países têm utilizado para se desenvolverem”, publicado no endereço www.editonweb.com

(19)

19

3.1.5. Artigos submetidos a avaliação em revistas nacionais com arbitragem científica

BARROS, Cristina e GAMA, Rui (2009/10), “Marketing territorial como instrumento de valorização dos espaços rurais: uma aplicação na rede das Aldeias do Xisto””, Cadernos de Geografia, 28/29, Coimbra.

FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2009/10), “Cidades inteligentes, inteligência territorial e criatividade em Portugal”, Cadernos de Geografia, 28/29, Coimbra.

3.1.6. Artigos arbitrados e aceites em congressos internacionais

FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2010), “Cidades e regiões inteligentes e centralidade do sistema de inovação “virtual”: a world wide web e as empresas na “cidade-região” de Coimbra”, in Actas do IX Colóquio Ibérico de Geografia, Porto, 5 a 9 de Outubro.

GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2010), “Conhecimento, inovação e dinâmicas empresariais no concelho de Águeda: a world wide web (web) como instrumento de desenvolvimento territorial”, in Actas do 3º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento, Urbano, Regional, Integrado, Sustentável (PLURIS) The Challenges of Planning in a Web Wide World, Faro, 6 a 8 de Outubro.

3.1.7. Proposta de Grupo de Trabalho ao XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 12 a 15 de Dezembro, Salvador da Bahia (Brasil)

DAGNINO, Renato (UNICAMP) e GAMA, Rui (2010), “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social”, Grupo de Trabalho ao XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador da Bahia (Brasil), 12 a 15 de Dezembro.

(20)

20

3.2. RECONHECIMENTO

3.2.1. Participação em júri (doutoramento/mestrado)

Doutoramento

• Vogal do júri de provas de doutoramento em Letras, área de Geografia, na especialidade de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de Helena Guilhermina da Silva Marques Nogueira, com a dissertação Os Lugares e a Saúde. Uma abordagem da Geografia às variações em saúde na Área Metropolitana de Lisboa (24 de Abril de 2007).

• Membro do júri de equivalência ao grau de Doutor pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de José António dos Reis Gavinha, com a dissertação Globalization and the Texas Metropolises: Competition and Complementarity in the Texas Urban Triangle (12 de Janeiro de 2010).

• Vogal do júri de provas de doutoramento no ramo de Ciências Políticas, Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas, Universidade de Aveiro, de Raquel Sofia Lino Ferreira dos Santos, com a dissertação Fundamentos e estratégias na formação pós-secundária de curta duração (14 de Maio de 2010).

Mestrado

• Vogal do júri de provas de mestrado em Geografia, Ordenamento do Território e Desenvolvimento, de Luís Miguel da Vinha, com a dissertação A dimensão da inovação no desenvolvimento territorial - o caso da indústria de defesa nacional, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (23 de Fevereiro de 2007).

• Vogal do júri de provas de mestrado em Geografia, Ordenamento do Território e Desenvolvimento, de Carlos Alexandre Lapa Simões, com a dissertação Dinâmicas territoriais e desenvolvimento. Abordagem do sector vitivinícola nas Beiras num contexto de globalização, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (30 de Novembro de 2007).

(21)

21 • Arguente do júri de provas de mestrado em Geografia, de José Manuel Sequeira Ferreira, com a dissertação Competitividade e coesão regional na União Europeia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (15 de Fevereiro de 2008).

• Vogal do júri de provas de mestrado em Geografia Humana - Território e Desenvolvimento, de Ricardo Jorge Lopes Fernandes, com a dissertação Cidades e regiões do conhecimento: Do digital ao inteligente. Estratégias de desenvolvimento e/ou marketing territorial: Portugal no contexto europeu, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (7 de Março de 2008).

• Arguente do júri de provas de mestrado em Geografia, Área de Especialização em Desenvolvimento Regional e Local, de Ricardo Agostinho, com a dissertação Os Parques de Ciência e Tecnologia enquanto Instrumentos de Desenvolvimento Regional e Local: o caso do Taguspark, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (13 de Outubro de 2008).

• Vogal do júri de provas de mestrado em Geografia Humana - Território e Desenvolvimento, de José João Monteiro Oliveira, com a dissertação Universidades e desenvolvimento. Universidade de Aveiro, indústria e desenvolvimento local e regional: uma análise territorial, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (26 de Março de 2009).

• Arguente do júri de provas de mestrado em Planeamento Regional e Urbano, de Adélia Neves de Almeida, com a dissertação Rumo a um novo ciclo de apoio comunitário: O caso do Município de Arouca, Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro (3 de Junho de 2009).

• Arguente do júri de provas de mestrado em Sociologia – Cidades e Culturas Urbanas, de Paula Teresa de Abreu Casaleiro, com a dissertação Cidades do Conhecimento: Oportunidades para as cidades de média dimensão (o caso de Coimbra, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (12 de Fevereiro de 2010).

• Arguente do júri de provas de mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo, de Dalila Marisa Conceição Dias Augusto, com a dissertação Programação Sectorial, Turismo e Áreas Rurais: Que Abordagem?, Departamento de Economia, Gestão e

(22)

22 Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro (24 de Fevereiro de 2010).

• Arguente do júri de provas de mestrado em Estudos Europeus (2º ciclo de estudos), de Miriam Andreia Real Gomes Mendes, com a dissertação União Europeia: a construção da unidade no respeito pela diversidade, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (05 de Maio de 2010).

3.2.2. Corpo editorial de publicação periódica

• Membro do Conselho Científico da Revista Cadernos de Geografia, do Departamento de Geografia e Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

3.2.3. Outras formas de reconhecimento de actividade científica

• Membro do Grupo de Geografia Económica da Associação de Geógrafos Espanhóis - AGE, desde Dezembro de 2002.

• Director da Revista Cadernos de Geografia, N.º 24/25 – 2005/06, do Instituto de Estudos Geográficos e Centro de Estudos Geográficos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

• Avaliador de dez comunicações apresentadas ao 2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento, Urbano, Regional, Integrado, Sustentável (PLURIS), Braga, 27 a 29 de Setembro de 2006.

• Membro do júri do Prémio Doutor Fernando Manuel da Silva Rebelo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 19 de Janeiro de 2007.

• Membro da Comissão Científica do Colóquio A Indústria Mineira: passado e futuro, Coimbra, 12 a 14 de Março de 2007.

• Membro do Centro de Estudos Geográficos, coordenado pelo Prof. Doutor Norberto Pinto dos Santos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, até 2009.

(23)

23 • Membro do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território, integrando a linha de investigação Cidades, Competitividade e Bem-Estar, coordenada pelo Prof. Doutor José Alberto Rio Fernandes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desde 2009.

• Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional e VI Encontro Nacional de Riscos, Afirmar as ciências cindínicas: reequacionar o conhecimento dos riscos e das catástrofes, RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, Coimbra, 22 a 25 de Maio 2010.

• Avaliador de dez comunicações apresentadas ao 3º Congresso Luso-Brasileiro para o Planejamento, Urbano, Regional, Integrado, Sustentável (PLURIS) The Challenges of Planning in a Web Wide World, Faro, 6 a 8 de Outubro de 2010.

• Convite do presidente da autarquia de Vila Nova de Poiares para a realização de uma análise demográfica e sócio-económica do concelho, no quadro da avaliação das transformações ocorridas nas últimas décadas (em curso).

3.3. COORDENAÇÃO

3.3.1. Coordenação de projecto científico

• Projecto POCTI/GEO/60243/2004, Cidades do conhecimento e competitividade: características, factores e apostas estratégicas para o desenvolvimento regional. O caso das cidades médias da Região Centro de Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2005 a 2008.

As actividades de coordenação e de investigação traduziram-se em reuniões de trabalho, participação em congressos em Portugal e no estrangeiro e numa visita de trabalho à Finlândia (Tampere), onde se contactaram especialistas de Universidades e actores públicos e privados com responsabilidades na definição e implementação da estratégia de desenvolvimento do território. Os relatórios materiais de progresso (3), a participação em congressos e as publicações constituíram os principais resultados da investigação realizada, assim como a constituição de uma rede de investigação integrando

(24)

24 investigadores das Universidades de Coimbra e Aveiro e Instituto Politécnico de Castelo Branco.

3.3.2. Membro de equipa de projecto científico

• Projecto PTDC/CS-GEO/105476/2008, Policentrismo urbano, conhecimento e dinâmicas de inovação, coordenado pela Professora Teresa Sá Marques, da Universidade do Porto (início a 1 de Setembro de 2010).

3.3.2. Coordenação ou membro de equipa de projecto científico (a aguardar resultado de avaliação)

• Coordenação de Projecto PTDC/CS-GEO/108351/2008, Sistemas Nacional e Regionais de Inovação em Portugal: os desafios de regulação e de cooperação na economia do conhecimento.

• Membro da equipa de Projecto PTDC/CS-EC/101365/2008, A relação academia-sociedade e os desafios de desenvolvimento regional: o caso da Região Centro, coordenado pelo Professor Carlos Rodrigues, da Universidade de Aveiro).

3.4. COMUNICAÇÕES, PALESTRAS E OUTRAS PARTICIPAÇÕES

3.4.1. Com moderação de painel e/ou apresentação de comunicação/poster

• Sessão A Geografia no Espaço de Bolonha: Riscos e Oportunidades, APG, Coimbra, 20 de Março de 2006.

• 12º Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR) Recursos, Ordenamento, Desenvolvimento, APDR e Escola Superior de Tecnologia de Viseu, 15 a 17 de Setembro de 2006.

• 2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado, Sustentável (PLURIS), Universidade do Minho, Braga, de 27 a 29 de Setembro de 2006. • Colóquio A Indústria Mineira: passado e futuro, Coimbra, 12 a 14 de Março de 2007.

(25)

25 • Tertúlia Geográfica, Centro de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da

Universidade de Coimbra, Coimbra, 28 e 29 Março de 2007.

• Seminário Portugal Integration into the Global System and the European Union: Territory, Economy and Population, New frameworks and Patterns, Foreign Excursion of the Association of Utrecht Geography Students, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 18 de Abril de 2007.

• Sessão Esclarecimento Geografia e Processo de Bolonha, Instituto de Estudos Geográficos e Comissão Científica, Coimbra, Maio de 2007.

• Curso de Verão 2007, Cidade e Território: urbanização, ordenamento, coesão, Centro de Estudos Ibéricos, Guarda, 2 a 6 de Julho de 2007.

• 13º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR) Recriar e Valorizar o Território, 1º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Congresso Lusófono de Ciência Regional, Angra do Heroísmo, 5 a 7 de Julho de 2007.

• 3º Congresso Luso-brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS), Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, Santos, São Paulo (Brasil), 1 a 3 de Outubro de 2008.

2º Colóquio Contributos para o diálogo, Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, organizado pelo movimento cívico “Filhos da Terra”, 9 de Maio de 2009.

1º Encontro Temático Triple Helix: Motor de Desenvolvimento Local, RUnUP URBACT II, Águeda, 24 de Junho de 2009.

VII Colóquio de Geografia Portuguesa Trunfos de uma Geografia Activa: desenvolvimento local, ambiente, ordenamento e tecnologia, Coimbra, 26 a 28 de Novembro de 2009.

II Congresso Internacional de Riscos e VI Encontro Nacional de Riscos, Riscos - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, Coimbra, 22 a 25 de Maio de 2010.

(26)

26

3.4.2. Outras participações

1 Colóquio Turismo, Cultura e Recursos Humanos, Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 20 de Abril de 2006.

II Jornadas de Geografia Económica Industria y Ciudad. Geografía de una Relación Renovada, Salamanca, 23 e 24 de Novembro de 2006.

Ciclo de Debates Geografia e Sociedade, Práticas da Ciência do território, Centro de Estudos Geográficos de Coimbra da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11, 18 e 25 de Janeiro de 2007.

• Conferência Temática Cidades Criativas integrada nas Comemorações dos 30 Anos de Poder Local Democrático, Oeiras, 26 de Março de 2007.

• Conferência Co-Creative Research and Innovation to Connect the Lisbon Strategy to People: European Network of Living Labs, European Network of Living Labs. Guimarães, 21 e 22 de Maio de 2007.

• Missão a Tampere, Finlândia, com contactos com universitários e agentes de desenvolvimento, Tampere, 29 de Maio a 2 de Junho de 2007.

• Jornadas Académicas Exército Português e Universidade de Coimbra, Comemorações do dia do Exército, Auditório de Centro de Estudos de Formação Autárquica, Academia Militar e pelo Instituto de Estudos Geográficos, 24 de Outubro de 2007.

• VI Colóquio de Geografia de Coimbra Sociedade da Informação Geográfica, Centro de Estudos Geográficos e Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 12 e 13 de Dezembro de 2008.

• Conferência Clusters Urbanos Criativos: desafios e oportunidades, Óbidos, 22 de Janeiro de 2009.

• Colóquio Turismo, Inovação e TIC, Ciclo de Colóquios “Geografia aos Sábados”, Programa de Doutoramento em Geografia 2007/2010 da Faculdade de Letras da

(27)

27 Universidade do Porto. Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 31 de Janeiro de 2009.

• 50 anos depois de Amorim Girão e a Geografia de Portugal, Departamento de Geografia e Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 7 de Abril de 2010.

• VI Seminário Latino-americano de Geografia Física/II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física Sustentabilidade da Gaia: ambiente, ordenamento e desenvolvimento, Universidade de Coimbra, Coimbra, 26 a 30 de Maio de 2010.

(28)

28

4. TAREFAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DE VALORIZAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL DO CONHECIMENTO

4.1. ACTIVIDADE DE CONSULTORIA/PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

• Coordenador da elaboração da análise demográfica e sócio-económica no âmbito do projecto Reorganização do Parque Escolar por NUT III a 2013, entre a Universidade de Coimbra e o GEPE – Ministério da Educação, no qual se perspectiva o novo parque escolar para o território nacional. Foram realizadas até ao momento oito Nut´s III - Baixo Mondego, Pinhal Interior Norte, Beira Interior Norte, Serra da Estrela, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Dão-Lafões.

• Consultor dos projectos Carta Escolar da Região Autónoma dos Açores e da Carta de Equipamentos Artificiais da Região Autónoma dos Açores, com elaboração da análise demográfica e sócio-económica, protocolados entre a Universidade de Coimbra e o Governo Regional dos Açores (concluídos).

• Consultor dos seguintes projectos desenvolvidos e concluídos no âmbito de Protocolos assinados com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com elaboração da análise demográfica e sócio-económica,

 Carta Educativa do Município da Figueira da Foz;  Carta Educativa do Município de Cantanhede;  Carta Educativa do Município de Montemor‐o‐Velho;  Carta Educativa do Município da Mealhada;

 Carta Educativa do Município de Penela;  Carta Educativa do Município de Arganil;  Carta Educativa do Município da Guarda;  Carta Educativa do Município de Penacova;

(29)

29  Atlas Desportivo do Município da Lousã;

• Consultor dos seguintes projectos desenvolvidos e concluídos no âmbito de Protocolos com outras instituições, com elaboração da análise demográfica e sócio-económica,

 Carta Educativa do Município de Santa Comba Dão;  Carta Educativa do Município de Ovar;

 Carta Educativa do Município de Condeixa-a-Nova;  Carta Educativa do Município de Gouveia;

 Carta de Equipamentos Desportivos do Município de Ovar;

• Consultor dos seguintes projectos em desenvolvimento no âmbito de Protocolos com Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com elaboração da análise demográfica e sócio-económica,

 Carta Social do Município da Figueira da Foz;  Carta Social do Município de Penela;

 Carta Escolar da Região Autónoma dos Açores;  Carta Social do Município de Penela;

 Carta Social do Município de Montemor‐o‐Velho;  Carta Social do Município de Cantanhede;

• Consultor dos seguintes projectos em desenvolvimento no âmbito de Protocolos com outras instituições, com elaboração da análise demográfica e sócio-económica,

 Carta Social do Município do Município de Tondela;  Carta Social do Município de Pedrógão Grande;  Carta Educativa do Município de Torres Novas;

(30)

30

4.2. OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE

2007

Sociedade Portuguesa de Inovação, Coimbra

• Curso de Formação de Quadros Técnicos em Marketing Territorial, Módulo 7 - Mercados e Competitividade Territorial (21,5h).

2010

Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares

• Convite do presidente da autarquia de Vila Nova de Poiares para a realização de uma análise demográfica e sócio-económica do concelho, no quadro da avaliação das transformações ocorridas nas últimas décadas (em curso).

(31)

31

5. GESTÃO UNIVERSITÁRIA

5.1. VOGAL DE CONSELHO DIRECTIVO DE UNIDADE ORGÂNICA

• Vogal do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 3 de Junho de 2008 a 30 de Junho de 2009.

As principais actividades desenvolvidas no âmbito dos pelouros atribuídos (imagem e comunicação, sítio internet da Faculdade e segurança) foram as seguintes:

 Coordenação da construção da página internet da Faculdade, cuja primeira fase foi concluída em Julho de 2008;

 Coordenação do processo de divulgação da oferta formativa da Faculdade em jornais e cinemas;

 Coordenação e participação em sessões de divulgação da oferta formativa da Faculdade, incluindo em Feiras de Ensino de âmbito nacional;

 Coordenação dos simulacros realizados na Faculdade;

 Coordenação dos Estágios profissionalizantes e curriculares da Faculdade.

5.2. SUBDIRECTOR DE UNIDADE ORGÂNICA

• Subdirector da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde 1 de Julho de 2009.

As principais actividades desenvolvidas no âmbito dos pelouros atribuídos (actividade científica, centros de investigação, ligação com Departamento de Geografia, sítio internet da Faculdade, instalações e segurança) foram as seguintes:

(32)

32  No âmbito dos 2.º e 3.º Ciclos despachar pedidos de prorrogação de entrega de

tese;

 Coordenação, conjuntamente com o subdirector Albano Figueiredo, do processo de acreditação de cursos da Faculdade junto da A3ES;

 Em representação do Director da Faculdade, membro da comissão de elaboração do Regulamento de Avaliação de Desempenho de Docentes da Universidade de Coimbra;

 Avaliar e responder às solicitações do Departamento de Geografia;  Coordenação da actualização da página internet da Faculdade;

 No quadro das instalações da Faculdade avaliar e equipar as salas de aula com o material necessário às actividades de leccionação;

 Efectuar os contactos necessários à abertura do Edifício das Caldeiras;  Acompanhar as obras na Faculdade;

 Coordenação dos simulacros realizados na Faculdade.

5.3. CONSELHO CIENTÍFICO DE UNIDADE ORGÂNICA

• Membro eleito do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde 9 de Julho de 2009.

Principais actividades desenvolvidas:

 Validação das equivalências solicitadas e propostas pelos coordenadores de curso;  No âmbito dos 2.º e 3.º Ciclos despachar pedidos de prorrogação de entrega de

tese;

 Coordenação, conjuntamente com o subdirector Albano Figueiredo, do processo de acreditação de cursos da Faculdade junto da A3ES.

(33)

33

5.4. MEMBRO DO CONSELHO PEDAGÓGICO DE UNIDADE ORGÂNICA

• Presidente da Comissão Pedagógica do Grupo de Geografia e representante dos Doutorados do grupo de Geografia no Conselho Pedagógico, desde 26 de Maio de 2004 (biénio 2004 a 2006).

Principais actividades desenvolvidas:

 Participação na actualização do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade;

 Proposta de calendarização do ano escolar em que o período de exames seria encurtado e a época de recurso decorreria na sequência da época normal. A proposta foi implementada no ano seguinte a ter sido elaborada e depois de no primeiro ano (2004/2005) ter sido chumbada, mantendo-se na actualidade em vigor.

5.5. MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DE DEPARTAMENTO

• Membro da Comissão Científico do Departamento de Geografia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

5.6. DIRECTOR DE INSTITUTO

• Director do Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de Outubro de 2005 a Setembro de 2007.

Principais actividades desenvolvidas:

 Acompanhamento, no quadro da decisão de mudança de instalações do Instituto de Estudos Geográficos, das obras realizadas no Colégio de S. Jerónimo;

(34)

34  Preparação do processo de mudança de instalações e gestão do processo de

mudança de instalações;

 Director da Revista Cadernos de Geografia, N.º 24/25 – 2005/06, do Instituto de Estudos Geográficos e Centro de Estudos Geográficos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 Sessão A Geografia no Espaço de Bolonha: Riscos e Oportunidades, APG, Coimbra, 20 de Março de 2006.

 Participação na organização do Colóquio A Indústria Mineira, passado e futuro, Coimbra, 12 a 14 de Março de 2007.

 Sessão no âmbito das Excursões da Utrecht Association of Geography Students (V.U.G.S.), Coimbra, 18 de Abril de 2007.

 Sessão Esclarecimento Geografia e Processo de Bolonha, Instituto de Estudos Geográficos e Comissão Científica, Coimbra, Maio de 2007.

 Jornadas Académicas Exército Português e Universidade de Coimbra, Comemorações do dia do Exército, Auditório de Centro de Estudos de Formação Autárquica, Academia Militar e Instituto de Estudos Geográficos, 24 de Outubro de 2007.

5.7. COORDENADOR DE CURSO

• Coordenador do curso de 2º Ciclo (Mestrado) em Geografia Humana, Ordenamento do território e Desenvolvimento, do Departamento de Geografia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde 8 de Março de 2010.

Principais actividades desenvolvidas:

 Coordenação da elaboração do horário para o ano lectivo de 2010/2011;  Acompanhamento das candidaturas para ano lectivo de 2010/2011.

(35)

35

5.8. OUTRAS TAREFAS DISTRIBUÍDAS PELOS ÓRGÃOS DE GESTÃO

5.8.1. Instituto de Estudos Geográficos

• Membro da Comissão para o desenvolvimento de um Plano Estratégico para a Geografia, 2004 a 2005.

• Coordenador Departamental do Programa Socrates/Erasmus, biénio 2004 a 2006.

• Membro da Comissão para a Reforma Curricular do Curso de Geografia, no quadro do processo de Bolonha, 2005 a 2006.

5.8.2. Faculdade de Letras

• Membro da Comissão de Avaliação do SIADAP, Faculdade de Letras, 2005-2006.

• Membro da Comissão de Avaliação do SIADAP, Faculdade de Letras, 2006-2007.

• Coordenador do Conselho de Estágios Profissionalizantes e Curriculares, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de Dezembro de 2008 a Setembro de 2009.

• Membro do Grupo de Trabalho que acompanha o processo de acreditação dos cursos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra à A3ES, desde 2009.

• Membro do Grupo de Trabalho que elaborou o Regulamento de Avaliação de Desempenho Docente da Universidade de Coimbra, em representação do Director da Faculdade de Letras, 2009 e 2010

• Membro do Grupo de Trabalho para a implementação do processo de Avaliação de Desempenho dos Docentes, por proposta do Conselho Científico da Faculdade de Letras Universidade de Coimbra, em curso.

Referências

Documentos relacionados

Embora o momento ideal para obtenção de sementes de alta qualidade, seja logo após a maturidade fisiológica, a alta umidade da semente e da própria planta, associada ao

Traçar um perfil das mulheres trabalhadoras não trata apenas de definir características dessas mulheres, mas também de compará-las aos homens trabalhadores, para

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

O mesmo acontece ao comparar os dados com Araujo et al (2011) que ao avaliar parâmetros hematológicos de tilápias do Nilo alimentadas com diferentes concentrações de óleo de

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e