• Nenhum resultado encontrado

Data: SUSTENTABILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Data: SUSTENTABILIDADE"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

SUSTENTABILIDADE

Conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas a sustentabilidade

•Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

•Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

•Ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

•Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

•Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

•Criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

•Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

•Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Texto retirado do site: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm; Data 02/01/2017

TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina:CIÊNCIAS Bimestres:2º;3º

Professor: RAUL Série: 9º Ano Turma:

(2)

PROJETO: “SOU ADOLESCENTE E VOU MUDAR O MUNDO”

Neste 1º semestre de 2018, as turmas do 9º ano do ensino fundamental da escola Tancredo Neves/Objetivo irão trabalhar em um projeto científico voltado a temática da sustentabilidade. Para isso, o trabalho será dividido em bimestres, sendo que cada bimestre terá um objetivo específico a se cumprir.

2º BIMESTRE:

No segundo bimestre, os alunos irão se organizar em grupos de, NO MÁXIMO, 6 (seis) alunos e, NO MÍNIMO, 3 (três) alunos. O grupo irá escolher uma das modalidades de pesquisa (encontrado em um subtítulo adiante) e pesquisarão sobre o tema escolhido de acordo com os tópicos a seguir:

a) O que é o problema? b) Origem.

c) Desenvolvimento histórico do problema.

d) Qual a relação da população local ou geral para com o problema? e) Quais foram as tentativas para solucionar o problema?

f) Atualmente, quais medidas estão sendo tomadas para se resolver o problema?

(Os tópicos acima servem como orientação para montagem da pesquisa, não sendo obrigatório pesquisar de acordo com a ordem estabelecida, mas com o máximo de coerência para com o propósito do trabalho)

- 3º BIMESTRE:

No terceiro bimestre, os grupos irão se organizar e montar um projeto real que solucione, de forma satisfatória, o problema escolhido nas modalidades de pesquisa e que foi trabalhado no primeiro bimestre. O projeto esquematizado pelos alunos deve responder ao título deste trabalho: “Sou adolescente e vou mudar o mundo”. O projeto deve, também, obedecer às ações relacionadas à sustentabilidade, descrita na folha de rosto.

A montagem deste projeto real pode ser feita de diversas formas, entre elas:  Realização de uma maquete;

 Apresentação dos resultados de ações sociais e/ou ambientais;  Palestras a ser realizadas na escola ou nas comunidades próximas;

 Adoção e tratamento de ambientes contaminados com posterior apresentação dos resultados;

(Novamente, os tópicos acima servem apenas como orientação, podendo os grupos montar o projeto conforme considerarem melhor, desde que obedeçam às normativas estabelecidas anteriormente)

(3)

A parte relacionada ao segundo bimestre deverá ser feita na forma de pesquisa escrita, podendo ser manual ou digitada. O trabalho entregue deverá conter:

I. CAPA (Nome da escola; tema do trabalho; nomes dos integrantes do grupo) II. OBJETIVO DO TRABALHO

III. SUMÁRIO

IV. DESENVOLVIMENTO V. CONCLUSÃO

VI. BIBLIOGRAFIA

DATA DE ENTREGA - ATÉ 01/06/2018

A parte relacionada ao terceiro bimestre deverá ser feita em forma de apresentação/seminário.

DATAS DAS APRESENTAÇÕES

Semana entre os dias: 10/09 a 21/09

- MODALIDADES DE PESQUISA

Nesta parte, caberá a cada grupo escolher um tema* a ser trabalhado. Este tema pode ser a nível local (problema na vila, no bairro, na cidade) ou pode possuir nível global (no estado, no país, no continente, no mundo).

O tema escolhido deverá se referir a um ou mais dos assuntos abaixo:

- DESMATAMENTO; - MUDANÇAS CLIMÁTICAS; - POLUIÇÃO DO AR; - POLUIÇÃO DO SOLO; - POLUIÇÃO DO MAR; - INDUSTRIALIZAÇÃO; - MUNDO DIGITAL/VIRTUAL; - URBANIZAÇÃO; - MONOCULTURA AGRÍCOLA; - CONTAMINAÇÃO QUÍMICA; - CONTAMINAÇÃO BIOLÓGICA;

- OUTROS (Os alunos podem fazer referência a outros assuntos que não foram descritos nesta parte, porém, COM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO PROFESSOR).

(4)

* A escolha do tema é livre, contudo, sejam rigorosos nesta parte pois a apresentação do segundo bimestre exige isso. Apenas como sugestão de temas, os alunos podem falar sobre: Área florestal local desmatada, água suja, níveis de poluentes no ar, etc.

A atribuição das notas será feita da seguinte forma:

2º Bimestre

- Nível de riqueza de informação da pesquisa escrita; - Desenvolvimento e acabamento estético da pesquisa; - Veracidade das informações prestadas;

- Entrega da pesquisa na data estabelecida (A cada dia de atraso o grupo recebe o decréscimo de 1 [um] ponto na nota da pesquisa até a data limite de entrega, pois após esta data não será aceito qualquer trabalho sem autorização por escrito da direção, coordenação ou orientação pedagógica). O grupo que não efetuar a entrega do trabalho, os integrantes terão nota 0 (zero) de trabalho bimestral e estarão impedidos de requerer e/ou apresentar qualquer trabalho compensatório. Também estarão impedidos de apresentar trabalho com a temática pedida no 2º bimestre, tendo a possibilidade de entregar uma segunda proposta de trabalho a ser definido junto ao professor e a orientação pedagógica da escola.

3º Bimestre

- Nível de riqueza de informações prestadas na apresentação; - Formalidade da apresentação;

- Uso de linguagem formal;

- Desenvolvimento e acabamento estético da apresentação;

- A apresentação de cada grupo deve ser realizada na data estabelecida em acordo com o professor. O grupo que não puder apresentar na data por algum problema não relacionado ao grupo, poderá apresentar numa data posterior de acordo com as orientações do professor. Se a apresentação não ocorrer na data estabelecida por algum problema com o grupo, o mesmo deve solicitar à direção, coordenação ou orientação pedagógica da escola uma autorização por escrito para apresentação em nova data estabelecida junto ao professor.

(5)

Você Sabia:

Histórico da educação física inclusiva

Quando falamos de esportes adaptados para deficientes devemos lembrar da importância do esporte como ferramenta de inclusão social na vida dessas pessoas.

As atividades são capazes de garantir uma série de vantagens tanto físicas como também mentais para os portadores de necessidades especiais.

Na verdade, muitas dessas pessoas se sentem excluídas da sociedade por não conseguirem realizar uma série de atividades que uma pessoa sem deficiência pode fazer.

E as atividades físicas e esportivas representam uma maneira de fazer com que todos possam se exercitar e ter uma vida normal sem barreiras.

E dessa forma abre-se um leque de oportunidades incríveis em termos de saúde, bem-estar e qualidade de vida. As atividades físicas praticadas com o objetivo de lazer ou modalidade esportiva têm evidenciado uma verdadeira terapia promovendo vantagens que vão desde de os benefícios físicos e mentais, inclusão social, prevenção de doenças até mesmo o teste dos seus limites e potencialidades.

TRABALHO BIMESTRAL – FUND. II

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Bimestre: 3º

Professor: MARIANO Série: 9º Turma:

(6)

O voleibol era um esporte de pouca valorização no Brasil até os anos 80, além de carregar a conotação de que se tratava de um esporte “para meninas”, enquanto o futebol seria a prática “dos meninos”.

Esse fato não apenas reporta a momentos em que a educação formal era dividida entre os sexos, mas também contribui para o preconceito em relação às atividades físicas.

No entanto, esse perfil teve considerável mudança quando, nos jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, a seleção masculina de voleibol brasileira conquistou o segundo lugar na competição. Nesse momento, muitas pessoas, de ambos os sexos, voltaram-se para a prática do voleibol, o que gerou muitas conquistas das seleções feminina e masculina.

Regras do nosso JOGO: Você deverá responder o questionário a seguir com bastante atenção e individual. Fique atento as datas de entrega.

Data de Entrega: 9º Ano A- 06/09/2018 9º Ano B- 07/09/2018 9º Ano C- 07/09/2018

Responda as Questões a seguir.

Quais são os números das posições dos jogadores de defesa?

A partida de Voleibol jogada entre as equipes da Holanda x Cuba está 2x1 (sets) para a equipe da Cuba. O que acontece com o decorrer da partida?

O atleta da Rússia saca e a bola bate na rede, caindo na quadra adversária. O que o árbitro deve marcar?

(7)

Qual a função do líbero em uma partida de voleibol?

Quantos sets tem uma partida de voleibol?

O que acontece quando uma partida está empatada em 2x2 sets?

Quais são os números das posições dos jogadores de ataque?

Quando um jogador que está no fundo de quadra pode atacar?

Elabore um campeonato de Voleibol com 8 equipes.

(8)

Você sabia?

No Oriente Médio os finais de semana são sexta-feira e sábado, e a semana se inicia no domingo.

Ao longo do terceiro bimestre, o desenvolvimento do conteúdo de Geografia, teve como base Ásia: aspectos físicos e regionalização; Oriente Médio: aspectos econômicos, atividades agropecuárias e Geopolítica. Nesse contexto, destaca-se a Geopolítica do Oriente Médio, os conflitos socioeconômicos e as disputas territoriais, haja vista os diferentes grupos sociais de poder, o número de civis atingidos, a destruição de cidades, os impactos socioambientais elevados, a grande massa de refugiados em busca de uma melhor qualidade de vida e os destaques negativos em escala global veiculados diariamente pela grande mídia internacional.

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Aluno (a): Nº

Disciplina: GEOGRAFIA Bimestre: 3º

Professores: Felipe/Renata Série: 9º Ano Turma: Data:

(9)

Desta forma, tendo como referência a tabela, o presente trabalho tem por finalidade uma investigação, uma análise e a elaboração de uma pesquisa aprofundada sobre “1” dos conflitos no Oriente Médio. Espera-se que ao final da tarefa, algumas ideias e conclusões possam ser tiradas pelos alunos, no intuito de refletir sobre possíveis soluções para atenuar as disputas, os conflitos e as guerras em uma região onde as condições humanas da sociedade civil se encontram em permanente estado de efervescência.

ORIENTAÇÕES

 O presente trabalho será elaborado por 5 (cinco grupos). A quantidade de membros na formação desses grupos poderá variar, de acordo com o número de alunos em cada sala de aula.

 O grupo deverá realizar uma pesquisa e uma análise detalhada sobre “1” dos conflitos no Oriente Médio (conforme tabela).

 A pesquisa será apresentada na forma de seminário em grupo (exposição oral) e deverá ser entregue digitada (não será aceito cópia da internet) ou escrita, segundo normas da ABNT (Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências bibliográficas, Imagens).

 Obrigatoriamente a pesquisa impressa ou escrita deverá conter os seguintes itens: Motivos sociais, políticos, econômicos e culturais da guerra/conflito; Instituições e forças sociais envolvidas (Estado, exército, sociedade civil, grupos fundamentalistas islâmicos, ONU, potências estrangeiras, etc...); Perda ou conquista de territórios; Cidades e regiões atingidas; Principais líderes da guerra/conflito; Quantidade aproximada de refugiados e os respectivos países de destino.

 Em hipótese alguma poderá ocorrer repetição de temas entre os grupos participantes.

Justificativa:

A Geografia é uma ciência, que busca compreender a realidade concreta, a partir da dinâmica dos fenômenos sociais e naturais no território, em escala local, regional, nacional, continental e global, se utilizando de recursos tais como: a observação, a descrição, a interpretação, a comparação, a correlação, a argumentação e a proposição.

Link para normas da ABNT: https://tecnoblog.net/236041/guia-normas-abnt-trabalho-academico-tcc/ Data de Entrega:

9º ano A 10/09 9º ano B 10/09 9º ano C 10/09

Conflitos no Oriente Médio

Guerra da Síria Conflito árabe-israelense Guerra Irã-Iraque Guerra do Afeganistão Guerra do Golfo Guerra do Iraque

(10)

Você sabia?

A Guerra Fria e o medo de uma guerra nuclear

A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.

A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.

Fonte: https://www.sohistoria.com.br/resumos/guerrafria.php

Mãos à Obra!

Caros alunos, vimos nesse bimestre o mundo bipolar no século XX, e os seus acontecimentos, até o fim da Guerra Fria. Elabore desenhos que retrate os acontecimentos no mundo durante as décadas de conflito.

Capriche nos desenhos não esquecendo de escrever a contextualização da imagem.

Orientações para realização do trabalho Escolha CINCO dos temas a seguir e retrate em imagens:

- Guerra Fria - Crise dos Misseis - Guerra do Vietnã - Guerra do Afeganistão - Corrida Espacial - Olimpíadas - Cenário cultural - Muro de Berlim

- Ditadura militar no Brasil - CIA x KGB

- Revolução Chinesa - Independência da Índia

TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: História. Bimestre: 3º Bim.

Professor: Pedro H. Torres Série: 9º ano Turma: Data:

(11)

* Utilize folha A4; * Individual;

* Deverá apresentar brevemente sua obra.

Pontuação: até 10 pontos até o prazo, após o prazo entrega mediante a atestado médico.

(12)

Introdução

“A Literatura é o espelho social de uma época, pois nos mostra a face do artista e o cenário no qual produziu sua obra, ou seja, a sociedade em que viveu. O estudo da Literatura auxilia-nos a compreender melhor a natureza de nossas ações e sentimentos. As obras de escritores e poetas nos ajudam a entender como nós, seres humanos, temos nos comportado ao longo dos séculos e, a partir do exemplo e da experiência alheios, refletir sobre nosso próprio comportamento.”

DICA: https://www.linguaportuguesa.blog.br/

“Um país se faz com homens e livros.”

Nesse ano letivo nosso tema em foco será o conhecimento através da leitura, de várias formas de linguagens. O que abrange o conhecimento de Saber e as várias formas de comunicação.

Esse trabalho tem como referência desenvolver as habilidades comunicativas básicas de expressão oral e as diferenças das linguagens abordadas por cada escola literária.

Agora, com base na didática, desenvolva seu trabalho de pesquisa relativa ao seu livro de leitura solicitado no material didático e apresente um seminário referente ao mesmo. Orientações para realização do trabalho

Seminário / Teatro, referente a leitura do livro “Negrinha” (Monteiro Lobato)

O trabalho deverá ser realizado com a opção de ser individual ou em grupo de até 7 pessoas (de disponibilidade da família), e apresentado conforme as datas direcionadas em sala de aula, na opção teatro ou vídeo seminário. Importante:

Não é obrigatório nenhum tipo de aluguel/compra de fantasias, vestimentas e ou qualquer outro objeto para realização do trabalho, fica a critério do aluno usar a criatividade em montar sua apresentação.

Método de avaliação:

A avaliação será feita através das pesquisas apresentadas pelos alunos do grupo, como se apropriaram do tema proposto e quais as mudanças que ocorreram na vida de cada um com base no contexto/conhecimento adquirido. Data de entrega: 9º Ano A-10/09/2018 9º Ano B- 13/09/2018 9º Ano C-12/09/2018 Valerá: 10 pontos. TRABALHO BIMESTRAL Aluno (a): Nº

Disciplina: Língua Portuguesa Bimestre: 3º

Professora: Hilda Série: 9º Ano Turma: A-B-C Data:

(13)

Cada bloco da pirâmide é 1,618 vezes maior que o bloco do nível imediatamente acima e que em algumas, as câmaras internas têm comprimento 1,618 vezes maior que sua largura.

Caros alunos,

Neste bimestre, vimos que as funções estão intrinsicamente presentes na nossa vida, estando em praticamente tudo com o que nós nos relacionamos. Quase como uma assinatura do Arquiteto Maior, o número de ouro descoberto por Fibonacci é encontrado como um padrão surpreendente na Natureza, no qual nosso Trabalho Escolar consiste em analisá-lo.

Orientações para realização do trabalho

Tema: A Sequência Fibonacci. O trabalho deve conter:

 Capa;  Sumario;  Introdução;  Desenvolvimento do assunto;  Conclusão  Bibliografia consultada.

Data de entrega: Quinta-Feira, 06 de Setembro. Pontuação: até 10 pontos.

TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: Matemática Bimestre: 3º

Professor: Fukuda Série: 9º Ano Turma:

(14)

O pingo das letras “i” e “j” se chamam “superscript dots”.

A seguinte frase contém 7 palavras idênticas em sequência e ainda faz sentido. “It is true for all that, that that “that” which that “that” refers to is not the same “that” which that “that” refers to.” (É verdade, apesar de tudo, que esta palavra a que esta palavra se refere não é a mesma palavra a que esta palavra se refere.)

A seguinte frase está gramaticalmente correta:

“Buffalo buffalo Buffalo buffalo buffalo buffalo Buffalo buffalo.” (“Búfalos de Buffalo [a cidade] que são intimidados por búfalos de Buffalo intimidam búfalos de Buffalo”).

Mais uma! “James while John had had had had had had had had had had had a better effect on the teacher” (não, o disco não travou! “James, enquanto John tinha usado “had”, usara “had had”; “had had” teria causado uma melhor impressão no professor”).

É difícil entender, por isso vamos explicar: A frase fala de dois alunos e um professor. O John usa o termo “had” numa oração, enquanto o James diz que “had had” seria o termo mais apropriado. O que Johh diz tem maior apreço pelo professor.

Essa frase é frequentemente usada para mostrar a importância da pontuação, pois se fosse escrita com a correta pontuação e conforme seu sentido original, a frase ficaria:

“James, while John had had “had”, had had “had had”; “had had” had had a better effect on the teacher”. TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: INGLÊS Bimestre: 3º

Professor: FELIPE CURCINO Série: 9º Ano Turma: C Data:

(15)

“MODAL VERBS”

Em sala de aula, trabalharemos estes verbos e os alunos deverão apresentar as principais características e dar exemplos em frases da utilização deles: Explicar os “anomalous verbs” ou “modal verbs”, como são mais conhecidos, e seus sinônimos nas formas presente, passado e futuro.

Objetivo: Fixação do conteúdo visto em sala de aula, conhecimento de tudo o que foi visto anteriormente através das revisões de tempos verbais, exposição do entendimento por parte deles mesmo sobre o conteúdo.

Desenvolvimento: Individual ou em grupos de no máximo quatro alunos, o trabalho deverá ser explicado o que é, para que serve, principais características e exemplos através de frases de como utilizar os “modal verbs”. O trabalho poderá ser feito em folhas de almaço ou sulfite. Na capa deverá conter as principais informações. Em maior destaque e centralizado na parte superior o título do trabalho: “MODAL VERBS”. Na parte de baixo, escrever o nome ou nomes (“name” ou “names”) e “Grade” (série). O trabalho poderá ser impresso ou manuscrito. Os grupos poderão utilizar imagens para ilustração dos fatos.

Pontuação: até 10 pontos.

Método de avaliação: A avaliação será feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos, participação nas discussões e recursos visuais, buscando perceber, através desses instrumentos, qual o conhecimento que o aluno já possuía sobre os assuntos tratados, como se apropriou dos temas propostos e quais as mudanças que ocorreram na sua vida com base no conhecimento adquirido.

Data de Entrega: 12/09/2018. 9º Ano C

Referências

Documentos relacionados

Diante de tudo o que foi observado, conclui-se que a capacitação dos profissionais sobre este e outros temas relacionados à educação é essencial para que

Em se tratando do universo laboral rural feminino, as ações políticas das mulheres campesinas alcançaram grande visibilidade, em quatro áreas específicas: primeiro, no

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Mas, toda taxa nominal possui uma taxa efetiva 'escondida' de uma taxa nominal anual, obtida de forma proporcional através dos juros simples, sendo que esse valor será dado pela

Tese de Doutorado Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura do Departamento de História da PUC-Rio como parte dos requisitos parciais

Em 2015 tornou‑ ‑se Maestro Titular da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, no seguimento de uma relação de longo prazo com a orques‑ tra, durante a qual trabalhou

É na utilização de esquemas binários – como vida versus morte, criação versus destruição, fertilidade versus esterilidade e liberdade versus escravidão, entre outros – que

Break vira um salto para fora do laço Continue vira um salto para o teste. Só fazem sentido se corpo do loop tem mais de um bloco