• Nenhum resultado encontrado

CATÁLOGO. emissoresdecalor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATÁLOGO. emissoresdecalor"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

CATÁLOGO

2 0 1 7

(2)

Página: 1

P

INTRODUÇÃO 02

O QUE SE ESPERA HOJE DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO? 02

PISO RADIANTE - SOLUÇÃO IDEAL 03

O QUE É O PISO RADIANTE? 03

DISTRIBUIÇÃO IDEAL DA TEMPERATURA 04

VANTAGENS DO PISO RADIANTE 05

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE 06

TUBOS 06

PAINEL DE ISOLAMENTO / FITA PERIMETRAL 07

ADITIVO LÍQUIDO FLUIS / CAIXA EM CHAPA METÁLICA 08

COLETOR CHR 09

REGULAÇÃO E CONTROLO PARA SISTEMAS CHR 10

TERMOSTATOS AMBIENTE 15

CRONOTERMOSTATOS AMBIENTE 16

OUTROS EMISSORES DE CALOR 17

RADIADORES A ÁGUA GLOBAL 18

RADIADORES TOALHEIROS A ÁGUA 20

RADIADORES ELÉTRICOS 21

RADIADORES TOALHEIROS ELÉTRICOS 23

VENTILOCONVETORES 24

CONVETORES DE PAVIMENTO 28

(3)

Página:

2

O QUE SE ESPERA HOJE DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO?

¶Conforto: uma temperatura ambiente agradável, resultante de sistemas práti-cos e cómodos.

¶Eficiência, uma preocupação cada vez maior: aliar um sistema de climatiza-ção a elevados níveis de eficiência energética.

¶Baixos custos de equipamentos, instalação, manutenção e consumo. ¶Sistemas amigos do ambiente.

¶Soluções que garantam segurança e durabilidade.

¶Versatilidade em relação à fonte de energia (caldeiras a gasóleo, gás, bom-bas de calor, etc).

APÓS VÁRIOS ESTUDOS CONCLUI-SE QUE AS CONDIÇÕES PARA SE CONSEGUIR O CONFORTO DEPENDE PRINCIPALMENTE DOS SEGUINTES FATORES:

¶Temperatura do ambiente uniforme entre os 18ºC a 20ºC. ¶Humidade relativa entre 40% a 60%.

¶O tipo de roupa que se veste e a atividade que exercemos.

¶A superfície das paredes exteriores e interiores que nos rodeiam, nunca de-vem ter uma temperatura inferior a + 15ºC (5ºC menos que o ambiente). Esta diferença de temperatura inferior provoca uma sensação de frio ou corrente de ar frio.

¶Temperatura do solo mais alta que o ambiente.

¶A temperatura dos pés deve ser ligeiramente superior à do ambiente (é sabi-do que com os pés quentes e a cabeça fria a sensação é de conforto).

Título:

INTRODUÇÃO

Subtítulo:

O QUE SE ESPERA HOJE DE UM SISTEMA DE AQUECIMENTO?

INTRODUÇÃO

O piso radiante responde de forma absoluta a todas estas ex-pectativas, ao criar uma sensação de bem estar, não só pelas condições de temperatura do ar, mas também pelo controlo das diferenças de temperatura no espaço (por exemplo, entre uma parede interior e uma exterior e ainda pela humidade relativa). O sistema CHR (Chão Radiante) é efetivamente a solução ideal para um sistema de aquecimento, existindo, no entanto, outros complementos para emissão de calor, de forma a poder dar uma resposta adequada às diferentes situações e necessidades de aquecimento e arrefecimento ambiente.

(4)

Página: 3

Transmissão por radiação Radiadores = Aquecimento pelo tecto Transmissão por convecção

Chão radiante = Transmissão uniforme

PISO RADIANTE - A SOLUÇÃO IDEAL

Subtítulo:

O QUE É O PISO RADIANTE?

Título:

PISO RADIANTE - A SOLUÇÃO IDEAL

O QUE É O PISO RADIANTE?

O aquecimento por piso radiante consiste numa tubagem embutida no piso de cimento, distribuída por toda a superfície a aquecer. Nesses tubos circula água quente (a baixa temperatura, comparativamente com outros sistemas) produzida geralmente por uma caldeira a gás, gasóleo, bomba de calor, etc. A água trans-mite o calor ao piso através dos tubos de polietileno reticulado de alta densidade ou multicamada Pex-c/Al/Pex-c e o piso, por sua vez, vai transmiti-lo ao ambiente da habitação.

No passado, o aquecimento por piso radiante tinha uma reputação de ser um piso demasiado quente, que conferia uma sensação de mal-estar. Hoje em dia, graças ao sistema CHR da Sanitop essas desagradáveis sensações deixaram lu-gar a um conforto realmente excecional. O tubo polietileno reticulado de alta den-sidade Permatubo PERT-CHR com barreira de oxigénio ou o tubo multicamada Pex-c/Al/Pex-c Henco, substitui o tubo metálico, para permitir uma distribuição homogénea da temperatura no piso, além de ser mais económico e mais fácil de instalar. O tubo, integrado numa placa isolada em poliestireno expandido, limita os desperdícios de temperatura e melhora a sua eficácia e desempenho. Graças aos tubos em polietileno reticulado reduziu-se consideravelmente o tempo de montagem, otimizando ainda o rendimento da instalação e a sua qualidade.

Os campos de aplicação são vastos: habitações, construções não destinadas a habitação, edifícios de utilização pública como escolas, jardins-de-infância, áreas desportivas, igrejas, lares de terceira idade, centros comerciais ou cons-truções industriais (armazéns e fábricas).

(5)

Página:

4

DISTRIBUIÇÃO IDEAL DA TEMPERATURA

As pessoas necessitam de uma distribuição ideal e regular da temperatura nos espaços onde circulam. O sistema CHR corretamente instalado e projetado dá um conforto que é superior ao calor de um radiador, convetor ou teto radiante. Se analisarmos as várias curvas de temperaturas, verificamos que é conveniente conseguir uma maior temperatura ao nível do piso do que junto ao teto (enquanto o calor nos pés produz bem-estar, ao contrário, um forte calor ao nível da cabeça produz mal estar).

No quadro abaixo verifica-se a curva de calor ideal para o ser humano - 23ºC no chão e 19ºC ao nível da cabeça - e a forma como este é distribuído em diferentes sistemas de aquecimento, podendo comprovar-se a grande diferença do sistema CHR face a sistemas mais tradicionais.

O piso radiante emite uma significante parte do calor útil como radiação. Por isso, a parte superior do compartimento ou espaço não está demasiadamente aquecida por convecção natural.

Após uma análise atenta verifica-se que é mais económico o aquecimento com o piso radiante, porque a temperatura do ambiente pode fixar-se 1ºC a 2ºC mais baixa do que um sistema de radiador ou convetor para o mesmo conforto.

2,7m 1,7m 0,1m 1 2 3 4 5 6 º C 16 20 24 16 20 24 16 20 24 16 20 24 16 20 24 16 20 24 Aquecimento por radiadores nas paredes interiores Aquecimento por radiadores nas paredes exteriores Aquecimento por tecto Aquecimento por piso radiante Aquecimento

Ideal por ar quenteAquecimento

Título:

PISO RADIANTE - A SOLUÇÃO IDEAL

Subtítulo:

DISTRIBUIÇÃO IDEAL DA TEMPERATURA

(6)

Página: 5

PISO RADIANTE - A SOLUÇÃO IDEAL

Subtítulo:

VANTAGENS DO PISO RADIANTE

Título:

PISO RADIANTE - A SOLUÇÃO IDEAL

VANTAGENS DO PISO RADIANTE

INVISÍVEL

Integrado no piso, o sistema CHR transmite o conforto ao interior da moradia e é discreto, o que confere total liberdade na decoração dos compartimentos.

SAUDÁVEL

A aplicação do piso radiante é aconselhável nos infantários, lares da terceira idade, hospitais, igrejas, etc. Neste sistema não há movi-mentação de ar e o mesmo não seca, contrariamente aos sistemas mais convencionais.

ESTÉTICA

Com o piso radiante, desaparecem os tradicionais e incómodos ra-diadores ou ventiloconvetores.

LIBERDADE NA ESCOLHA DOS PAVIMENTOS

Com o piso radiante poderá escolher para a sua habitação o pavi-mento que mais deseja.

MAIS LIMPO

Como o piso radiante trabalha com temperaturas baixas, não provo-ca turbulências no ar e, portanto, evita a acumulação do pó e man-chas desagradáveis na parede. Chão e paredes totalmente livres, facilitam a limpeza e a decoração das dependências. Janelas maio-res e sem nenhum elemento que possa entorpecer a decoração e a arquitetura do edifício, são enormes vantagens.

SEGURANÇA

O piso radiante elimina a instalação dos radiadores que podem pro-vocar o risco de ferimentos e queimaduras, principalmente para as crianças e para os idosos.

ECOLÓGICO

Dadas as baixas temperaturas utilizadas, o piso radiante pode ser combinado com sistemas de painéis solares ou outras energias al-ternativas.

TEMPERATURA UNIFORME EM TODA A HABITAÇÃO

Com o aquecimento por piso radiante, poderá obter uma temperatura uniforme em toda a superfície da habitação (aproximadamente 22º C) desaparecendo assim as zonas frias e quentes características dos aquecimentos tradicionais.

O aquecimento por piso radiante elimina o efeito de “paredes frias” e permite respirar um ar mais fresco e por consequência aumenta a sensação de bem-estar (mantém o grau de humidade natural do ambiente) e garante uma temperatura homogénea e personalizada por compartimento.

Este sistema impõe uma condição: que a temperatura resultante dos locais, medida no centro e a 1,50 m do piso, está compreendida entre 18º C e 22º C, e que a temperatura resultante a 1,80 m do piso não deverá ser superior a 2º C, nem inferior a 4º C, que a temperatura ao nível do piso. No caso de aquecimento por piso radiante, a tempera-tura média do pavimento não deve ultrapassar os 29º C.

CONFORTO ACÚSTICO

Não existem os eventuais ruídos nos radiadores, devido à circulação da água.

ECONOMIA DE ENERGIA

Contrariamente aos sistemas de aquecimento por radiadores, que necessitam de uma temperatura média da água a 80º C, nos circuitos de aquecimento por piso radiante é suficiente uma temperatura média de 35º C - 45º C. O piso radiante aquece sobre uma superfície muito grande e, por consequência, necessita apenas de uma temperatura muito baixa. Isto é, a superfície do chão mantém aproximadamente 23º C - 24º C e a água que circula nas serpentinas aproximadamente entre os 35º C - 45º C.

O piso radiante transmite o calor a todas as partes e, portanto pode dar o mesmo conforto a 18º C que um sistema tradicional dá aos 20º C.

Cada grau a menos de temperatura corresponde a 6 - 8 % de eco-nomia de energia. Com o piso radiante consegue-se calor onde se necessita (acima de 1,80 m não faz falta).

(7)

Página:

6

TUBOS

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

TUBOS

Tubo de polietileno de alta densidade reticulado Permatubo PERT-CHR, com barreira à difusão

do oxigénio norma DIN 16892. Descrição do produto

Tubo multicamada Pe-xc/alumínio/Pe-xc e Rixc Henco, com 0,2 e 0,4 mm de espessura,

polietileno reticulado alta densidade com barreira à difusão do oxigénio normas DIN 4726/4729, homologação DVGW.

N/Ref. Dim. / Esp. (mm) Unid p/emb. Preço €

404765 Ø17x2.0 Rolo 120 m 104,01 404766 Ø17x2.0 Rolo 240 m 208,02 404767 Ø17x2.0 Rolo 300 m 260,03 404768 Ø17x2.0 Rolo 600 m 617,77 404771 Ø16x2.0 Rolo 300 m 248,47 404773 Ø16x2.0 Rolo 600 m 496,95

N/Ref. Características Dim. / Esp. (mm) Preço € 400016 Espessura alum 0,4 mm Ø16x2 154,85 400020 Espessura alum 0,4 mm Ø20x2 203,23 400080 Espessura alum 0,2 mm Ø16x2 97,32

(8)

Página: 7

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

PAINEL DE ISOLAMENTO / FITA PERIMETRAL

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

PAINEL DE ISOLAMENTO / FITA PERIMETRAL

N/Ref. Características Dimensões (mm) Preço € 881175 Com película; Altura total 47,5 mm; Embalagem com 8,8 m² 1310x670x51 83,09 881177 Sem película; Altura total 41,5 mm; Embalagem com 10,56 m² 1310x670x35 143,22

Painel de isolamento em poliestireno expandido moldado especialmente para sistemas de

aque-cimento por piso radiante, com revestimento em filme plástico. Condutibilidade térmica: UNE-EN 12667; Resistência à compressão a 10% de deformação: EN 826; Resistência a flexão: UNE--EN 12089; Estabilidade dimensional (mm): UNEUNE--EN 1603; Resistência térmica (m²·k/w) e: 17 mm: UNE 12667; Resistência ao fogo: UNE EN 13501.

Descrição do produto

Fita perimetral com filme, fabricada em espuma de poliestireno expandido, que se coloca entre o

painel de isolamento e a parede, absorvendo as dilatações da lage e evitando as perdas de calor laterais (pontes térmicas e acústicas) classe M1.

N/Ref. Características Unid p/emb. Preço € 881207 Alt. = 120 mm Esp. = 7 mm Rolo de 25 m 32,97

(9)

Página:

8

ADITIVO LÍQUIDO FLUIS / CAIXA EM CHAPA METÁLICA

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

ADITIVO LÍQUIDO FLUIS / CAIXA EM CHAPA METÁLICA

Caixa em chapa metálica de embutir na parede, com

tratamento em epoxi, para colocação dos coletores.

N/Ref. Características Dimensões (mm) Preço €

400710 2/3 saídas 400x600 154,31

400711 4/6 saídas 600x600 169,97

400712 8/9 saídas 800x600 207,91

400713 10/12 saídas 1000x600 235,08

Aditivo líquido FLUIS superplastificante -

fluidifican-te para misturar na argamassa, evitando a formação de bolhas de ar, melhorando a resistência, fluidez e trabalhabilidade da argamassa com o tubo Permatubo PERT-CHR e o tubo multicamada Henco Pex-c.

N/Ref. Designação Preço €

390025 Aditivo líquido FLUIS 104,01

(10)

Página: 9

Coletor CHR, composto por: Coletor de ida com detentores incorporados; Coletor de retorno com

válvulas termostatizáveis incorporadas; 2 suportes de coletores.

N/Ref. Características Preço €

382103 Colector 1” x 3 saídas 119,30 382104 Colector 1” x 4 saídas 143,00 382105 Colector 1” x 5 saídas 190,53 382106 Colector 1” x 6 saídas 205,33 382107 Colector 1” x 7 saídas 260,41 382108 Colector 1” x 8 saídas 286,00 382110 Colector 1” x 10 saídas 350,90 382111 Colector 1” x 11 saídas 409,24

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

COLETOR CHR

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

COLETOR CHR

Descrição do produto

Kit CHR simples para coletor, composto por: Casquilho macho-fêmea com manómetro 2

unida-des; kit com purgador automático com válvula de descarga orientável 2 unidades.

N/Ref. Designação Preço €

382201 Kit CHR simples 136,93

(11)

Página:

10

REGULAÇÃO E CONTROLO PARA SISTEMAS CHR

A Sanitop oferece múltiplas soluções para cada tipo de instalação. Desde a simples regulação de ponto fixo até aos sistemas mais sofisticados com gestão de zonas por radiofrequência e WI-FI.

Além dos sistemas de regulação, a gama também inclui equipamentos hidráulicos de altíssima qualidade, com uma oferta completa, segura e adaptada a qualquer tipo de instalação.

A Sanitop responde a todas as aplicações, inclusive as mais complexas. Desde o controlo da humidade dos sistemas de arrefecimento até à gestão da temperatura de impulsão relacionada tanto com a temperatura exterior como o ponto referência no ambiente.

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

REGULAÇÃO E CONTROLO SISTEMAS CHR

(12)

Página: 11

REGULAÇÃO E CONTROLO PARA SISTEMAS CHR - OPÇÃO A

O sistema de regulação a ponto fixo é a solução de regulação mais simples e consiste numa cabeça termostática com uma sonda de imersão em com-binação com uma válvula linear. No coletor podem introduzir-se os atuadores térmicos que, ligados a um termóstato ambiente ou a um cronotermóstato, possibilitam uma gestão muito precisa da temperatura ambiente.

Componentes típicos:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

REGULAÇÃO E CONTROLO SISTEMAS CHR

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

N/Ref. Componente

837838 Cabeça termostática com sensor remoto. T100R 837836 Válvula linear de 3 vias. V135

(13)

Página:

12

REGULAÇÃO E CONTROLO PARA SISTEMAS CHR -OPÇÃO B

Esta solução utiliza um kit modular para piso radiante com regulação constante, que vem completamente montado. O kit inclui:

Circulador ERP Termómetros

Termóstato de regulação e segurança Acessórios de ligação

By pass (acessório)

Conjunto de suportes (acessório)

Este kit pode ser ligado diretamente a qualquer fonte calor, saindo a jusante a temperatura de acordo com o set point ajustado.

Pode ser fornecido com diferentes circuladores wilo yonos para RS15/6 ou RS15/7,5 ou Grundfos VPM3 L15-70. Regulação de temperatura entre 20 e 45º.

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

REGULAÇÃO E CONTROLO SISTEMAS CHR

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Componentes Circulador ERP Termómetros

Termóstato de regulação e segurança

Acessório

Conjunto de suportes

Acessório By pass

(14)

Página: 13

REGULAÇÃO E CONTROLO PARA SISTEMAS CHR - OPÇÃO C

Solução com regulação de temperatura modulante, com recurso a válvula motorizável de 3 vias com servomotor e termostato proporcional. Esta opção é muito eficiente uma vez que faz uma regulação permanente da temperatura de impulsão. Utiliza o termóstato proporcional para que o servomotor não esteja permanentemente em movimento.

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

REGULAÇÃO E CONTROLO SISTEMAS CHR

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

N/Ref. Componente

382411 Válvula motorizável 3 vias 382431 Servomotor

N/Ref. Componente

837928 Termostato proporcional só quente TMP 001 MD 837929 Termostato proporcional quente/frio TMP 002 MD

(15)

Página:

14

REGULAÇÃO E CONTROLO PARA SISTEMAS CHR -OPÇÃO D

Solução para piso radiante completamente sem fios, com tecnologia WI-FI. O Evohme permite controlar até 12 zonas independentes no próprio dispositivo e ou através da sua App (via WI-Fi, em qualquer parte do mundo).

O sistema é composto pelo controlador táctil EVOHOME, termóstatos por divisão sem fios (DT S92 ou Round) e por caixas com comunicação sem fios, que são colocadas junto aos coletores e fazem a gestão do fecho e abertura dos circuitos e controlo dos circuladores (HCE 80). Todos estes dispositivos estão em permanente sincronização e comunicação.

Existe ainda a possibilidade de fazer um sistema híbrido com piso radiante e radiadores controlado pelo Evohome, sendo necessário apenas acrescentar cabeças de radiador eletrónicas HR92.

Este sistema é muito interessante, visto não precisar de instalação por cabo, sendo a solução ideal para renovações. A sua grande vantagem passa ainda pela poupanças até 40% em comparação com um sistema de regulação e controlo tradicional.

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

REGULAÇÃO E CONTROLO SISTEMAS CHR

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

+

ou

(16)

Página: 15

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

TERMOSTATOS AMBIENTE

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

TERMOSTATOS AMBIENTE

Termostato ambiente mecânico Seitron - Limites de

tem-peratura 8º - 30 º C, Diferencial 1º C, Contactos 16 A - 220 V.

N/Ref. Preço €

837905 15,96

Termostato ambiente Digital Seitron - Alimentação: 220V,

Regulação: 6ºC a 30ºC, Diferencial: 0,5ºC, Relé saída: 1x5(1) A/250V, Selector: Off-Verão-Inverno, Display com 3 dígitos.

N/Ref. Preço €

837904 67,14

Termostatos ambiente digital Honeywell - Controle tudo ou

nada, Alimentação: 2 baterias 1,5V, Campo regulação: 5ºC - 35ºC, Inversor unipolar, Ligação à caldeira A e B.

N/Ref. Preço €

837804 23,13

Termostatos ambiente DT90 - Controlo fuzzy logic; Margem

de regulação 5-35ºC; Interruptor unipolar inversor (SPDT) livre de potencial; 24V...230V/50Hz; Aquecimento/Refrigeração.

N/Ref. Preço €

837805 64,74

(17)

Página:

16

Título:

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

Subtítulo:

CRONOTERMOSTATOS AMBIENTE

EQUIPAMENTO PISO RADIANTE

CRONOTERMOSTATOS AMBIENTE

Cronotermostato ambiente semanal Seitron -

Funciona-mento a pilhas (não incluidas), Controle a dois fios, Regu-lação: 10ºC a 30ºC, Anti-gelo: -5ºC/25ºC regulável, Relé de saída: 1A-250V, Até 4 arranques por dia.

N/Ref. Preço €

837907 77,54

Cronotermostato semanal Honeywell - Controlo

proporcio-nal + integral, campo regulação: 5ºC - 30ºC, contacto inversor unipolar, Alimentação: 24V ˜ 220V - 50Hz, 4 níveis de tempe-ratura, alimentação por pilhas(incluidas), controle a dois fios, Ligação à caldeira A e B.

N/Ref. Preço €

837810 71,78

Cronotermostato via rádio CM 727RF - Cronotermostato

se-manal, controlo proporcional+integral; campo regulação: 5ºC - 30ºC; contacto inversor unipolar; Alimentação: 24V ~ 220V - 50Hz; 4 níveis de temperatura; alimentação por pilhas; con-trole via rádio; frequência 868MHz; Ligação à caldeira A e B.

N/Ref. Preço €

837818 227,55

Lyric T6 / Lyric T6R - Número de zonas admitidas: 1; Válido

para caldeiras mistas e tradicionais; Controlo e programação 7 dias no próprio equipamento ou através da aplicação Lyric; Instalação: T6 – à parede / T6R – em qualquer sítio (ex: pou-sado numa mesa); Ecrã tátil retro iluminado; Acesso remoto através de rede sem fios (Wi-Fi), com possibilidade de con-trolo a distância através da aplicação Lyric e Apple HomeKit.

N/Ref. Preço €

837811 199,00

837812 259,00

(18)

Página: 17

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

RADIADORES ÁGUA GLOBAL

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

RADIADORES A ÁGUA GLOBAL

Os radiadores Global, com linhas sóbrias e adaptáveis a qualquer espaço, têm garantia de durabilidade, graças ao seu material de fabrico: o alumínio (de acordo com a norma EN AB 46100), com revestimento epoxi. Os seus modelos Vox, Klass, Vip e Oscar são muito fáceis de instalar e manusear, permitindo um fácil controlo da temperatura associado a um baixo custo. Indicados para instalações de aquecimento a água quente até 110° C e uma pressão máxima de trabalho de 6 bar, podem ser aplicados em instalações com tubos em cobre, ferro ou ma-teriais termoplásticos.

Para obtenção de um maior rendimento, a instalação deverá respeitar os seguintes prin-cípios:

¶ Distância da parede: ≥ 3 cm; Distância do chão: ≥ 10 cm; Distância do suporte ou da

janela: ≥ 10 cm.

¶ De modo a evitar o ruido causado pelas dilatações térmicas, aconselha-se a utilização de suportes em plástico.

¶ Cada radiador deverá ter purgadores de ar manuais ou automáticos e deve evitar-se

fechar completamente as válvulas de corte, de modo a eliminar possíveis sobrepressões.

¶ Para uma melhor conservação e durabilidade dos radiadores, deve assegurar-se que os mesmos antes e depois da instalação, não permaneçam em ambientes demasiado húmi-dos, e, na sua limpeza deve assegurar-se a não utilização de produtos corrosivos.

¶ De modo a evitar incrustações e a corrosão dos radiadores, aconselha-se ainda o controlo do pH da água, através da utilização, por exemplo, do líquido estabilizador Insuatherm (1l/1000l de água). Além da proteção, elimina as bolhas de ar e gases, evitando ruídos, mantém os sais minerais ativos, favorecendo a circulação da água, protege as bombas circuladoras de oxidação, não ataca as juntas e elimina as correntes galvânicas presentes nas instalações com diferentes tipos de materiais.

(19)

Página:

18

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

RADIADORES ÁGUA GLOBAL

RADIADORES A ÁGUA GLOBAL: MODELOS VOX E KLASS

N/Ref. Características Pot. útil (Kcal/h) Preço € 390123 3 elementos EE 600 480 46,59 390124 4 elementos EE 600 640 62,12 390125 5 elementos EE 600 800 77,65 390126 6 elementos EE 600 960 93,18 390127 7 elementos EE 600 1120 108,71 390128 8 elementos EE 600 1280 124,24 390129 9 elementos EE 600 1440 139,77 390130 10 elementos EE 600 1600 155,30 390131 11 elementos EE 600 1760 170,83 390132 12 elementos EE 600 1920 186,36

N/Ref. Características Pot. útil (Kcal/h) Preço € 390103 3 elementos EE 600 435 43,06 390104 4 elementos EE 600 580 57,41 390105 5 elementos EE 600 725 71,77 390106 6 elementos EE 600 870 86,12 390107 7 elementos EE 600 1015 100,47 390108 8 elementos EE 600 1160 114,83 390109 9 elementos EE 600 1305 129,18 390110 10 elementos EE 600 1450 143,53 390111 11 elementos EE 600 1595 157,89 390112 12 elementos EE 600 1740 172,24

Radiador Modelo Klass Radiador Modelo Vox

(20)

Página: 19

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

RADIADORES ÁGUA GLOBAL

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

RADIADORES A ÁGUA GLOBAL: MODELOS VIP E OSCAR

Radiador Modelo Vip

N/Ref. Características Pot. útil (Kcal/h) Preço €

390144 4 elementos 600 624 43,06

390147 7 elementos 600 1092 108,78

390150 10 elementos 600 1560 155,40

Radiador Modelo Oscar

N/Ref. Características Pot. útil (Kcal/h) Preço € 390163 3 elementos EE 1600 897 174,75 390164 4 elementos EE 1600 1196 233,00 390165 5 elementos EE 1600 1495 291,25 390166 6 elementos EE 1600 1794 349,51

(21)

Página:

20

RADIADORES TOALHEIROS A ÁGUA INSUATHERM GRENADA

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

RADIADORES TOALHEIROS ÁGUA

Descrição do produto

De design simples e sóbrio, os radiadores toalheiros a água Insuatherm são a solução ideal para um sistema de aquecimento central, para colocar em espaços de banho. Também designados de seca-toalhas, estes radiadores são fabricados com materiais resistentes à humidade habitual des-tes espaços, dispondo de uma vasta gama e, por isso, adequável a qualquer espaço, possuindo ainda uma emissão calorífica conforme UNI-EN442(SO).

N/Ref. Dimensões Pot. útil (Kcal/h) Preço €

390400 695 x 450 EE 325 60,00 390402 1135 x 450 EE 574 80,00 390404 1535 x 450 EE 812 130,00 390406 1775 x 450 EE 956 145,00 390408 695 x 500 EE 383 60,00 390410 1135 x 500 EE 670 80,00 390412 1535 x 500 EE 947 130,00 390414 1775 x 500 EE 990 145,00 390430 695 x 500 EE Cromado 383 190,00 390432 1135 x 500 EE Cromado 670 250,00

(22)

Página: 21

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

RADIADORES ELÉTRICOS

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

RADIADORES ELÉTRICOS INSUATHERM: MISTRAL

Os radiadores elétricos da Insuatherm, com corpo de alumínio injetado, possuem termostato eletró-nico e uma tecnologia fluída de elevado rendimento energético.

O seu visor LCD digital permite a sua programação (diária, semanal ou 3 pré- programas), a defi-nição do modo de funcionamento (Confort / Eco / Antifrost), o controlo da temperatura (sensor de alta precisão: ±0,2ºC) e o bloqueio de teclado.

De fácil instalação, vem preparado para suporte à parede, podendo também ser acrescentadas umas rodas em plástico injetado branco (opcional).

Descrição do produto

N/Ref. Características Potência Dimensões (mm) Peso (kg) Preço €

391200 5 elementos 800w 590 x 517 11,5 249,48

391201 6 elementos 1000w 590 x 597 12,5 267,96

391202 8 elementos 1300w 590 x 757 14,5 315,28

391203 9 elementos 1500w 590 x 837 15,5 344,68

(23)

Página:

22

RADIADORES ELÉTRICOS ROINTE SYGMA

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

RADIADORES ELÉTRICOS

Descrição do produto

Os radiadores Rointe Sygma são em alumínio injetado de alta qualidade. Com espessura de 98mm e resistência blindada, vêm equipados com um controlador digital que regula e estabiliza a tem-peratura e permite a sua programação (7dias/24horas). Com garantia de 10 anos, oferece baixos consumos energéticos (apenas 40% da sua potência nominal) e pode ser controlado à distância (comando opcional).

N/Ref. Características Potência Dimensões (mm) Peso (kg) Preço €

391181 6 elementos 660w 575 x 858 14 364,00

391182 8 elementos 880w 575 x 747 18 435,00

391183 10 elementos 1100w 575 x 907 22 505,00

391184 12 elementos 1300w 575 x 1069 26 572,00

(24)

Página: 23

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

RADIADORES TOALHEIROS ELÉTRICOS

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

RADIADORES TOALHEIROS ELÉTRICOS INSUATHERM

GRENADA (BRANCO)

Descrição do produto

De design simples e sóbrio, os radiadores toalheiros elétricos Insuatherm são a solução ideal para colocar em espaços de banho. Também designados de seca-toalhas, estes radiadores são fa-bricados com materiais resistentes à humidade habitual destes espaços, dispondo de uma vasta gama adequável a qualquer espaço.

N/Ref. Dimensões (mm) Potência Preço €

390440 695 x 600 EE 300 W 250,00

390442 1135 x 600 EE 500 W 315,00

(25)

Página:

24

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

VENTILOCONVETORES

VENTILOCONVETORES

Os ventiloconvectores são a solução ideal para aquecimento ou arrefecimento dos diversos espaços das habitações. O seu princípio de funcionamento e aplicação é muito semelhante ao do ar condicionado, com a diferença de que estes funcionam a água. Habitualmente silenciosos, são ainda de fácil instalação.

PRINCIPAIS VANTAGENS DOS VENTILOCONVETORES:

São de fácil aplicação em casas já construídas;

Possibilidade de ligação a diferentes sistemas de aquecimento como bombas de calor, sistemas solares térmicos ou caldeira, reduzindo consumo;

Baixo nível de ruído;

Várias opções estéticas: possibilidades de instalação ao chão, à parede ou ao teto, podendo ainda ser encastrados, necessitando de pouco espaço para a sua aplicação;

Design atrativo com dimensões reduzidas (com penas 13 cm de profundidade): cinco modelos distintos e duas cores - branco e cinza-prata;

Efetuam aquecimento e arrefecimento de forma uniforme, fácil e rápida, funcio-nando com água a menor temperatura (45º) que os radiadores mais usuais (70º), sendo por isso mais económicos e eficientes;

Possibilidade de controlo diferenciado de temperatura por divisão; Os filtros são fáceis de desmontar e limpar.

(26)

Página: 25

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

VENTILOCONVETORES

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

VENTILOCONVETORES: DESIGN INVERTER BRANCO / TWN

N/Ref. Características Preço €

835540 Design inverter 11B; Potência em quente (50ºC): 1515W; Potência em frio (7ºC): 1095W 386,00 835541 Design inverter 21B; Potência em quente (50ºC): 2885W; Potência em frio (7ºC): 2120W 487,53 835542 Design inverter 33B; Potência em quente (50ºC): 4140W; Potência em frio (7ºC): 3310W 578,90 835543 Design inverter 40B; Potência em quente (50ºC): 5015W; Potência em frio (7ºC): 3875W 657,90 835544 Design inverter 46B; Potência em quente (50ºC): 5910W; Potência em frio (7ºC): 4560W 763,20

Ventiloconvetor TWN de embutir

De linhas arredondadas e harmoniosas, os ventiloconvectores TWN são uma solução al-ternativa de aquecimento e refrigeração de diversos espaços em casas em construção ou já construídas.

N/Ref. Modelo Preço €

848090 TWN02NC 321,54 848096 TWN03NC 343,95 848102 TWN04NC 385,72 848108 TWN05NC 417,66 848114 TWN06NC 559,57 848120 TWN08NC 619,12 848126 TWN11NC 765,58

Riello Design Inverter Branco

De design sofisticado e muito diferenciador, com apenas 13 cm de profundidade, os ven-tiloconvetores Riello Design podem ser insta-ladas vertical ou horizontalmente.

(27)

Página:

26

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

VENTILOCONVETORES

VENTILOCONVETORES TWN

Ventiloconvetor de parede

De linhas arredondadas e harmoniosas, os ventiloconvectores TWN são uma solução al-ternativa de aquecimento e refrigeração de diversos espaços em casas em construção ou já construídas.

N/Ref. Características Preço €

848092 TWN02VC 312,71 848098 TWN03VC 345,71 848104 TWN04VC 401,35 848110 TWN05VC 426,60 848116 TWN06VC 651,06 848122 TWN08VC 722,31 848128 TWN11VC 888,13

N/Ref. Modelo Preço €

848094 TWN02CH 393,09 848100 TWN03CH 437,31 848106 TWN04CH 496,28 848118 TWN06CH 709,56 848124 TWN08CH 798,47 848130 TWN11CH 958,16 Ventiloconvetor de teto/chão

De linhas arredondadas e harmoniosas, os ventiloconvectores TWN são uma solução al-ternativa de aquecimento e refrigeração de diversos espaços em casas em construção ou já construídas.

(28)

Página: 27

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

CONVETORES DE PAVIMENTO - ISAN

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

CONVETORES DE PAVIMENTO - ISAN

Os convetores de pavimento são incorporados diretamente no chão, não inter-ferindo no design do espaço interior. Estes equipamentos absorvem o ar frio do ambiente circundante, entrando nos convetores por meio de circulação natural ou através de ventiladores tangenciais e, através de um permutador de calor (com-ponente básico de cada convetor de pavimento), o ar é aquecido e sobe de volta para a divisão onde se encontra o convetor.

O ar forma uma cortina de calor na frente de uma superfície de vidro fria, separa esta superfície fria do espaço interno da sala e evita condensação de humidade do ar na sua superfície.

Os convetores ISAN New Pratic garantem poupança de energia, segurança e um baixo nível de ruído. Com uma ampla gama, com vários modelos e dimensões, permite ainda o controlo contínuo da velocidade de funcionamento.

Alguns dos modelos com ventilação podem também ser utilizados para arrefeci-mento no verão.

Os convetores de pavimento podem ser aplicados em complexos de edifícios modernos, tais como casas eficientes, áreas com grandes superfícies de vidro, edifícios comerciais e administrativos, centros de negócios e outros espaços públi-cos ou em edifícios residenciais, em aquecimento das várias divisões, corredores, salões e jardins de inverno, etc.

(29)

Página:

28

Título:

OUTROS EMISSORES DE CALOR

Subtítulo:

VANTAGENS ISAN NEW PRATIC

OUTROS EMISSORES DE CALOR

VANTAGENS ISAN NEW PRATIC

¶Gama ampla: modelos com e sem ventilação, de várias dimensões e mate-riais - alumínio, madeira (carvalho e faia) e aço inox - com design adequado a qualquer espaço;

¶Muito silenciosos e seguros: convetores de pavimento de alto desempenho com operação silenciosa, graças aos modernos ventiladores de apenas 24 V CC com rotores longos;

¶Baixo consumo de energia: os ventiladores com motores EC apresentam con-sumos de energia muito baixos;

¶Maior desempenho do que nunca: utilizado em sistemas de baixa tempera-tura, como por exemplo de bombas de calor, proporcionam calor suficiente para aquecer qualquer espaço;

¶Cobertura total: cobertura máxima do permutador de calor por rotores de ven-tilador;

¶Desempenho otimizado dos convetores New Practic com baixas velocidades de ventilação;

¶Elegância escondida: a grelha constitui o desenho final e os componentes internos são pretos, sendo, por isso, invisíveis;

¶Controle contínuo com ventiladores: o ventilador compensa continuamente a perda de calor na sala, oferecendo um controlo confortável através de um termostato digital, com possibilidade de programação prévia. O controlo pode ainda ser feito através de um comando à distância (opcional);

¶De fácil implementação nos sistemas BMS (Sistemas de Gestão de Edifícios) com controlo central baseado no KNX e outros protocolos, termóstato RTD (versão KN) ou ligação direta 0 ... 10 V DC.

(30)

Referências

Documentos relacionados

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Gráfico 3 – Satisfação com as necessidades de participação no trabalho Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de julho de 2016. No nível de participação, também chamado

Predicted values were calculated by measuring the joint probability of effects on isopods’ biomass variation found for single exposures to different soil