• Nenhum resultado encontrado

E GESTÃO ª edição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E GESTÃO ª edição"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PARCEIROS

DIREITO

E GESTÃO

2014-2015

|

8ª edição

Law

& Business

(2)

DIREITO

E GESTÃO

Law&Business

O programa de mestrado Direito e Gestão resulta

do esforço de inovação e da experiência acumulada

por duas escolas que lideram nas respetivas áreas:

a CATÓLICA-LISBON School of Business and Economics

e a Faculdade de Direito - Escola de Lisboa

da Universidade Católica Portuguesa.

Os programas de Mestrado destas Escolas concretizam

as ideias de inovação, modernidade, exigência,

ligação ao mercado profissional. Em suma, excelência.

Os programas de LL.M. da Católica Global School of Law estão entre os melhores e mais inovadores do mundo: Financial Times, Innovative Law Schools Report.

A CATÓLICA-LISBON é a Melhor Escola Portuguesa nos rankings do Financial Times das Top European Business Schools e da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições de referência mundial na avaliação das Escolas de Gestão.

Mestrado em Direito

2014-2015

(3)

João Confraria

Doutor em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. Professor auxiliar da Universidade Católica Portuguesa onde leciona nas áreas de regulação económica e políticas públicas. Administrador do ICP-Autoridade Nacional de Comunicações desde maio de 2012. Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Aviação Civil (1998-2011). Vogal do Conselho de Admi-nistração do Instituto de Comunicações de Portugal / Autoridade Nacional de Comunicações (1996 - 2002). Diretor do Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa (2005-2007). Membro da Direção do Programa de MBA da Universidade Católica (1991-1993). Autor de trabalhos sobre política industrial e regulação económica e concorrência nos merca-dos de comunicações e de transportes, de água e resíduos e financeiros.

Fernando A. Ferreira Pinto

Doutor em Direito (Ciências Jurídicas), Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Professor e Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, exercendo a sua atividade nas áreas do Direito Civil e Comercial. É sócio da Ferreira Pinto & Associados.

José Lobo Moutinho

Doutor em Direito (Ciências Jurídicas), Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Professor associado na Faculdade de Direito da Univer-sidade Católica Portuguesa, exercendo a sua atividade nas áreas do Direito e Processo Penal, Direito Penal da Empresa e do Direito das Contra-ordenações e do Direito da Regulação (vertente sancionatória). Tem elaborado estudos e pareceres jurídicos e participado em comissões oficiais de revisão de legis-lação. É sócio principal da Sérvulo & Associados.

Coordenadores

GESTÃO

DIREITO

(4)

O Mestrado em Direito e Gestão consiste, sem dúvida, na escolha mais acertada para quem pro-cure uma formação completa e de qualidade. É um curso traba-lhoso que assume uma vertente muito prática e privilegia o traba-lho em equipa.

Revelou-se uma verdadeira mais--valia, na medida em que, atra-vés do seu programa bem deli-neado e do contacto proporcio-nado com profissionais de ambas as áreas, me permitiu conjugar duas realidades que se comple-mentam mutuamente, de forma

a alcançar uma visão mais

abrangente do mundo empresa-rial e a descobrir novos caminhos verdadeiramente desafiantes. Vera Martins

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Ao concluir a licenciatura em Di-reito - após quatro longos anos de estudo - sabia que, muito prova-velmente, não viria a seguir umas das vias mais tradicionais deste curso.

A área de gestão foi sempre, para mim, uma possibilidade a ter em consideração. No entanto, e ape-sar de todas as virtudes que o curso de Direito revela, sempre considerei que este não nos pre-para convenientemente pre-para os desafios específicos do mundo empresarial.

O Mestrado em Direito e Gestão permite, pois, uma preparação completa para os desafios profis-sionais que se avizinham, garan-tido-nos conhecimentos de conta-bilidade, finanças e marketing, essenciais no mundo da gestão. O Mestrado de Direito e Gestão, para além de formar bons juristas na área do direito empresarial e financeiro, prepara ainda o licen-ciado em Direito para os futuros desafios na administração/dire-ção de uma empresa.

Luís Durão

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa

Porque a realidade jurídica ape-nas existe porque a realidade económica lhe dá sentido e pro-pósito, penso que o maior contri-buto do Mestrado em Direito e Gestão da Católica é o de nos abrir horizontes para a origem dos mais importantes desafios empre-sariais e de nos preparar para lidar com eles da forma mais efi-ciente. Com este Mestrado, apro-fundamos questões importantes de Direito e adquirimos toda uma perspetiva económico-financeira que nos permite compreender os instrumentos de Direito que tere-mos de utilizar na nossa futura vida profissional, bem como os instrumentos de Gestão com que nos depararemos nesse exercício. É um Mestrado que requer muita dedicação e persistência, bem como muitas horas de trabalho. Há uma grande aposta em desen-volver competências em equipa, através de trabalhos de grupo em quase todas as cadeiras. Mas por ser um programa tão trabalhoso e exigente, é que tenho a certeza de que saímos preparados para lidar com ambientes desafiantes seja em escritórios de advogados ou em empresas.

O Mestrado em Direito e Gestão é, sem dúvida, a melhor aposta a fazer por quem tem a ambição de atingir o sucesso profissional em qualquer ambiente estimulante e multidisciplinar.

Sara Carpinteiro

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Escola do Porto

(5)

O Mestrado em Direito e Gestão alia sólidos conhecimentos em Direito ao domínio de instrumentos fundamentais para a gestão de empresas e para a análise da atividade em-presarial.

Forma especialistas em direito da empresa, preparando os juristas para as respostas adequadas à realidade da gestão da empresa e para uma interação eficaz com os gestores.

• Advocacia de negócios e de empresa (em escritório e in-house) • Gabinetes jurídicos e de regulação de autoridades reguladoras • Assessoria à administração de empresas

• Consultadoria • Gestão de empresas

Saídas profissionais

Jovens juristas que pretendam exercer a sua atividade em Direito de empresa. É um programa pre-experience, pelo que os candidatos devem ser recém-licenciados ou com uma reduzida experiência profissional.

É um programa full-time, que exige dedicação e acompanhamento diário das matérias lecionadas, embora a experiência de alguns alunos demonstre que é possível manter alguma atividade profissional, ainda que limitada. Uma vez que alguns docentes são estrangeiros e que grande parte da bi-bliografia estará em inglês, os candidatos deverão ter, no mínimo, um nível intermédio de domínio deste idioma.

Destinatários

Parte Letiva - 1º e 2º semestres[60 ECTS]]

Início Fim

setembro de 2014 julho de 2015

Estrutura

Elaboração e discussão da Dissertação - 3º semestre[35 ECTS]

Entrega da Dissertação Discussão em Provas Públicas até 31 de março de 2016 a definir

(6)

O Mundo mudou! As exigências que recaem hoje sobre a figura do advogado, obrigam-no a ser cada vez mais versátil, multidisci-plinar e competente. Neste sen-tido, gestão e direito complemen-tam-se na resolução dos mais diversos problemas. Sem dúvida que este programa confere aos seus participantes uma forma de pensar diferente, pelos temas abordados (Contabilidade, Fi-nanças, etc.), e pela qualidade e exigência do seu corpo decente quer na área de direito quer na de gestão. A dedicação e com-promisso tem que ser total, mas no final, e às portas do mercado de trabalho, sentimos-nos mais capazes para enfrentar os desa-fios que o mesmo alberga. Bernardo Silveira

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa

Foi no mestrado em Direito e Ges-tão que confirmei aquilo que já na licenciatura me tinha vindo a aperceber: que a ciência jurídica e económica são duas zonas do saber que apenas num plano me-ramente formal se contrapõem, sendo pelo contrário áreas de ver-dadeiro contacto, que se comple-mentam em inúmeros planos. Sempre me perguntei como seria possível a um jurista prestar um serviço completo e informado no domínio empresarial sem saber ou conhecer o objeto sobre o qual tantas questões jurídicas se le-vantam: a empresa. Hoje sei que as minhas interrogações não eram desprovidas de sentido, tendo sido o mestrado em Direito e Gestão responsável por esta minha tomada de consciência. A excelência do corpo docente, constituído por profissionais de ambas as áreas, associada a um programa académico valiosa-mente completo e bem estrutu-rado proporcionam aos alunos que optam por este mestrado va-lências técnicas e conhecimentos que certamente os diferenciarão quando confrontados com um mercado de trabalho dinâmico, exigente e global.

Catarina Garin

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Escola de Lisboa

O universo empresarial, quando visto da perspetiva de um jurista, implica muito mais do que o co-nhecimento da Lei. Por mais que tal seja algo que nem sempre se tem a noção, na altura em que se conclui a licenciatura em Direito, é fundamental uma completa compreensão do funcionamento de uma empresa. E isso implica que se compreenda a empresa fora do âmbito jurídico. Como tal, o Mestrado em Direito e Gestão enquadra-se perfeitamente com essa necessidade que acompa-nha juristas cuja atividade profis-sional se vai centrar na ligação diária com empresas e socieda-des comerciais. Ao introduzir na formação jurídica um comple-mento económico-financeiro e uma perspetiva da gestão da mesma, este Mestrado propor-ciona uma excepropor-cional ferramenta para que se compreendam os problemas jurídicos com outra amplitude, permitindo igualmente uma melhor perceção e comuni-cação com clientes, frequente-mente adstritos a áreas bem distintas do Direito.

No que me diz respeito, sinto hoje, após conclusão deste programa, que o Mestrado em Direito e Ges-tão foi a melhor escolha possível. A perceção da realidade empre-sarial que me rodeia fez de mim um mais completo e melhor jurista. Duarte Amaral da Cruz

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

(7)

Período Preliminar

Disciplinas obrigatórias

Curso Intensivo de Matemática Curso Intensivo de Excel

Strategic Decision Making

1º Semestre 30 ECTS

Todas as disciplinas são obrigatórias

Estratégia 3 ECTS

Marketing 3 ECTS

Contabilidade e Análise Financeira 6 ECTS

Finanças Empresariais 6 ECTS

Teoria Económica do Contrato 6 ECTS

Gestão dos Recursos Humanos e Direito do Trabalho 6 ECTS

2º Semestre 30 ECTS

Disciplinas obrigatórias

Fiscalidade 6 ECTS

Fusões e Aquisições 3 ECTS

Mercado de Capitais 6 ECTS

Ciclo de Conferências sobre Ética nos Negócios -Disciplinas optativas2

Negociação3 3 ECTS

Regulação e Concorrência 6 ECTS

Corporate Governance 3 ECTS

Mercado Bancário 3 ECTS

Capitalização e Financiamento de Sociedades 3 ECTS

Gestão Internacional 3 ECTS

Inovação Financeira 3 ECTS

1O programa apresentado poderá sofrer alterações que serão oportunamente indicadas em: www.fd.lisboa.ucp.pt/posgrad .

2Para além destas disciplinas optativas, os alunos podem realizar créditos em disciplinas de outros programas do Mestrado em Direito ou em disciplinas optativas gerais, desde que, em qualquer dos casos, essas disciplinas sejam consideradas equivalentes às do programa Direito & Gestão.

3A disciplina Negociação decorre durante uma semana numa universidade estrangeira.

(8)

1. Pioneiro em Portugal e ímpar como projeto pedagógico interdisciplinar. 2. Inovador, tanto no programa como no modo como é lecionado. O Mestrado é marcado por uma abordagem multifacetada e pluridisciplinar, designada-mente através da aposta em disciplinas mistas, construídas e lecionadas por dois professores (um da área de Direito e um da área de Gestão), propor-cionando aos alunos a compreensão global dos temas onde as diversas pers-petivas interagem de uma forma complementar e coerente.

3. Concebido e promovido por duas grandes escolas de referência no Direito e na Gestão, garantindo qualidade e rigor académico. Ambas as escolas estão profundamente envolvidas neste projeto, no qual colabora um con-junto de docentes e investigadores com vasta experiência.

4. Com uma componente internacional. O Mestrado desenvolve um pro-jeto de parcerias com reputadas escolas estrangeiras. Beneficia também de fortes ligações a escritórios de advogados com projeção internacional. 5. Com uma forte empregabilidade. A nossa experiência mostra que a for-mação proporcionada por este Mestrado é muitíssimo apreciada pelo mercado.

Características

principais

Strategic Decision Making

A disciplina Strategic Decision

Ma-king proporciona competências

prá-ticas na análise de decisões, assim como uma base teórica na área da tomada de decisão. As aulas combi-nam a transmissão de conhecimen-tos com o método do caso, com o objetivo de melhorar a capacidade de decisão estratégica dos alunos, num contexto legal.

Momentos Carreira

O Mestrado promove, com o apoio do Dr. Nuno Moreira da Cruz, os Mo-mentos Carreira, que pretendem ser um espaço de reflexão sobre as diver-sas saídas profissionais que se abrem aos estudantes do Mestrado.

Num ambiente coloquial, serão convidadas personalidades com percursos profissionais diversos (gestor com formação inicial em Direito, advogado

in-house, advogado em escritório vocacionado para o Direito da empresa,

con-sultor, diplomata, head hunter, etc.), a fim de partilharem a riqueza da sua experiência de vida dando, simultaneamente, conta do seu efetivo quotidiano profissional. Visa-se possibilitar aos estudantes uma postura de abertura de horizontes e recetividade a novos desafios, auxiliando-os nas opções que se abrem à sua frente.

Módulos de

desenvolvimento

de competências

e carreira

(9)

Estágio num escritório de advogados no estrangeiro

Para permitir completar a formação dos estudantes e promover a sua incorporação num mercado de trabalho cada vez mais internacio-nalizado, o Mestrado em Direito e Gestão oferece a possibilidade de fazer um estágio (de 3 a 6 meses) num reconhecido escritório de advo-gados no estrangeiro.

A iniciativa dá-se ao abrigo do pro-tocolo celebrado com a prestigiada

Universidad Pontificia Comillas

(Madrid).

A sociedade de advogados Garri-gues admitirá, para um estágio nos seus escritórios em Madrid, um es-tudante deste Mestrado que seja aprovado num processo de seleção a realizar em Lisboa.

Estudos no Estrangeiro

Os alunos do Mestrado em Direito e Gestão podem candidatar-se a fre-quentar um semestre adicional numa das universidades estrangeiras com as quais a Escola de Lisboa da Faculdade de Direito / Católica Global School of Law tem protocolos. Os respetivos programas de estudos pós-graduados permi-tem um complemento enriquecedor do mestrado, quer na perspetiva da frequência de disciplinas, quer na da preparação do trabalho final do mestrado.

Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro, Brasil Fundação Getúlio Vargas - São Paulo, Brasil Washington University in Saint Louis, EUA

(possibilidade de frequentar disciplinas de Direito ou do programa de MBA)

Universidade de Tilburg , Holanda Universidade de Maastricht, Holanda Universidade de Utrecht, Holanda Universidade de Antuérpia, Bélgica Universidade de Oslo, Noruega Universidade de Friburg, Suíça

Universidade Pontificia Comillas, Madrid, Espanha

(10)

António Borges de Assunção

Doutorado em Finanças (Wharton School, Univ. of Penn-sylvania, EUA). Professor Auxiliar Convidado da CATÓ-LICA-LISBON School of Business & Economics. Administrador do BPI.

Carla Cardoso

Doutoranda em Didática da Matemática (IEUL). Licen-ciada em Engenharia Física (FCUL). Assistente com regência da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics e da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica.

Carlos Rondão

Licenciado em Engenharia Eletrónica (IST). Assistente com Regência da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics.

David Patient

Doutorado em Comportamento Organizacional Organi-zacional (Univ. British Columbia, Canadá). Professor Auxiliar da CATÓLICA-LISBON School of Business & Econo-mics. Coordenador do programa Os 3 Pilares do Sucesso Profissional e Pessoal.

Fátima Barros

Doutorada em Economia (Univ. Catholique de Louvain, Bélgica). Professora Associada da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Presidente da ANACOM.

Geraldo Cerqueiro

Doutorado em Finanças (Tilburg University, Holanda). Professor Auxiliar da CATÓLICA-LISBON School of Busi-ness & Economics.

Guilherme Almeida e Brito

Doutorado em Finanças (New York University, EUA). Dire-tor Adjunto da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics e Diretor Académico dos MSc. Professor Auxiliar.

Hugo Costa

MBA Finanças (UCP). Assistente com Regência da CA-TÓLICA-LISBON School of Business & Economics. CFO/CIO da Partac SGPS.

João Confraria

COORDENADOR

Joaquim Pereira Cadete

Mestre em Economia (ISEG). Assistente com Regência da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics.

Managing Partner da Rockbridge Advisors.

José Filipe Corrêa Guedes

Doutorado em Gestão (Ohio State University, EUA). Pro-fessor Catedrático. Diretor Adjunto da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Diretor Académico do The Lisbon MBA.

José Carlos Tudela Martins

MBA Finanças (UCP). Assistente com Regência da CA-TÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Administrador da INVESFIN - Assessores Financeiros.

Luís Janeiro

Mestre em Gestão (UCP). Adjunto da Direção da CATÓ-LICA-LISBON School of Business & Economics. Coorde-nador do Programa Avançado de Fiscalidade: Uma Abordagem Jurídico-Financeira.

Miguel Athayde Marques

Doutorado em Gestão de Empresas (Universidade de Glasgow). Professor Auxiliar da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics.

Nuno Cardeal

Doutorado em Gestão-Estratégia (ISCTE). MBA (LICA-LISBON). Professor Auxiliar Convidado da CATÓ-LICA-LISBON School of Business & Economics.

Nuno Moreira da Cruz

Licenciado em Direito (UCP). Pós-Graduação em Altos Estudos Europeus no Colégio da Europa (Bruges, Bél-gica). MBA pelo Instituto de Empresa (Madrid, Espanha). Administrador da Galp Gás Natural.

Pedro Celeste

Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais (U. Complutense de Madrid). Professor Auxiliar Convidado da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics e coordenador do Programa Avançado de Marketing para Executivos e do Programa Avançado de Gestão para a Banca.

Ricardo Reis

Doutorado em Business Science and Applied Economics (Wharton School, University of Pennsylvania, EUA). Dire-tor para as Relações Internacionais da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics. Professor Auxiliar.

Sílvia Cortês

MBA (UNL). Professora Auxiliar Convidada e coordena-dora do Programa de Contabilidade e Finanças para Não Financeiros da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics.

Corpo

(11)

Bernardo Lobo Xavier

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da UCP.

Fátima Gomes

Doutora em Direito (UCP). Professora Auxiliar da Facul-dade de Direito da UCP. Coordenadora Adjunta do programa de Mestrado Direito Empresarial.

Fernando A. Ferreira Pinto

COORDENADOR

Francisco Barona

Mestre em Direito (UCP). Assistente da Faculdade de Di-reito da UCP. Advogado da Serra Lopes, Cortes Martins & Associados.

Jorge Brito Pereira

Mestre em Direito (U. Lisboa). Sócio e líder do grupo de Mercado de Capitais da PLMJ.

José Lobo Moutinho

COORDENADOR

Luís Branco

Mestre em Direito (UCP). Sócio e coordenador da área de bancário e financeiro da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.

Mihael Jeklic

Graduado em Direito (Harvard Law School) e em psico-logia (University College of London). Professor de nego-ciação e métodos analíticos e quantitativos do King’s College London e na Católica Global School of Law.

Paulo Câmara

Mestre em Direito (U. Lisboa). Docente convidado da Faculdade de Direito da UCP, do IDEFF e do Instituto de Valores Mobiliários. Vice-Presidente do Public Company Practice and Regulation Subcommittee da International Bar Association. Sócio principal da Sérvulo & Associados.

Pedro Furtado Martins

Mestre em Direito (UCP). Advogado, especialista em Di-reito de Trabalho. Sócio da Sérvulo & Associados.

Pedro Machete

Doutor em Direito (UCP). Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da UCP. Juiz Conselheiro do Tribunal Consti-tucional.

Rita Amaral Cabral

Sócia da Amaral Cabral e Associados. Advogada, espe-cializada em Contratos e M&A.

Sérgio Vasques

Doutor em Direito (U. Lisboa). Professor Auxiliar da Fa-culdade de Direito da UCP. Coordenador do programa de Mestrado Direito Fiscal.

1O corpo docente apresentado corresponde ao do ano letivo 2013-2014. Para 2014-2015 poderão ser introduzidas outras alterações que serão oportunamente indicadas em: www.fd.lisboa.ucp.pt/posgrad .

(12)

DIREITO

E GESTÃO

Law&Business

Conselho

Consultivo

Para manter uma forte ligação com os especialistas na

área do Direito e da Gestão, o Mestrado conta com a

participação ativa do seu Conselho Consultivo,

consti-tuído por Partners de grandes escritórios de advocacia

nesta área de especialização e por executivos de

gran-des empresas.

O Conselho participa na análise da estrutura curricular

e na definição da estratégia global do programa, pelo

que tem um papel fundamental na adequação deste

às necessidades de formação sentidas pelo mercado,

permitindo um ajustamento perfeito dos conteúdos

programáticos e das várias atividades

complementa-res às exigências da prática da advocacia e da

reali-dade empresarial.

Membros

Dr. Daniel Proença de Carvalho PRESIDENTE

Sócio Presidente da Uría Menéndez - Proença de Carvalho

Dr. Alexandre Relvas

Administrador e Vice-Presidente da Logoplaste

Dr. Diogo Leónidas Rocha Sócio da Garrigues Portugal Dr. Nuno Moreira da Cruz Administrador da Galp Gás Natural Dr. Rui Pena

Senior Partner da CMS Rui Pena &

Arnaut

Mestrado em Direito

2014-2015

(13)

Rui Pena | Senior Partner da CMS Rui Pena & Arnaut

“O Direito está cada vez mais ligado à atividade económica e à gestão empresarial, tal como estas atividades dependem cada vez mais do Direito. Juristas e gestores, mantendo embora formações distintas de base, não podem deixar de se aliar e entender no exercício das suas funções. Tal só é possível se se estabelecer uma linguagem comum que permita melhor conhecimento recíproco. É este o objetivo do Mestrado em Direito e Gestão: apresentar e ensinar um novo “idioma” que facilite e potencie a indispen-sável interação e um juristas e gestores no seio da empresa. Trata-se de uma ferramenta indispensável para uns e para outros e, seguramente, uma mais-valia nos respetivos curricula que garante uma carreira profissional de sucesso no domínio da consultadoria, seja nas principais sociedades de advogados e consultoras, seja no “general counsel” das próprias empresas. Para os advogados é cada vez mais importante compreender o chamado “mundo dos negócios” e responder ao desafio que lhes é lançado de criar novas fórmulas jurídicas seguras e justas que permitam o seu desenvolvi-mento no mundo global em que as empresas têm necessidade de se inserir. Para os gestores é relevante conhecerem o enquadramento jurídico da em-presa e do seu próprio empreendedorismo, para evitarem riscos e incertezas. Este Mestrado, que a Universidade Católica promove com sucesso desde há alguns anos, tem vindo a ganhar cada vez mais prestígio e relevância, a nível nacional e internacional, pelo que é motivo de orgulho para a CMS-RPA ser um dos seus patrocinadores e apoiantes.”

Diogo Leónidas Rocha | Sócio, Garrigues

“Sem nunca perder de vista a essência predominantemente jurídica da formação, o Mestrado de Direito e Gestão oferece ao jurista conhecimentos de gestão que lhe permitem entender melhor as empresas e as suas necessidades, possibilitando a prestação de um serviço jurídico mais custo-mizado e com maior valor acrescentado. Nessa medida, a universidade aproxima-se do mundo empresarial e oferece aos seus mestrandos conhe-cimentos práticos que lhes permitem um acesso mais rápido e eficaz a tal realidade. A elevada taxa de empregabilidade dos alunos do programa de Direito e Gestão tem evidenciado uma resposta positiva das empresas a esta aproximação, o que demonstra o sucesso desta iniciativa à qual a Garrigues decidiu associar-se.”

Duarte Garin | Sócio Diretor, Uría Menéndez - Proença de Carvalho

“Consideramos que o programa em Direito e Gestão é um complemento essencial da formação jurídica dos que pretendem exercer a sua profissão próximo das empresas, integrando os seus quadros ou como prestadores de serviços. Outras universidades sentiram já a necessidade de aprofundar a relação entre estas duas áreas do conhecimento, criando até licenciaturas mistas que associam o direito com a gestão de empresas duma forma muito estreita. Este programa de mestrado está em linha com essa forma de com-preender a interligação dessas duas realidades. Uría Menéndez - Proença de Carvalho considera este um valioso complemento de formação, o que é demonstrado pelo facto de que este ano a maioria dos licenciados admiti-dos a fazer estágio na sociedade estarem a frequentar este mestrado.”

(14)

Os programas de mestrado da Católica são exigen-tes, com um número limitado de alunos e muito valorizados pelo mercado profissional.

Inovação: novas temáticas, métodos de ensino

ino-vadores, internacionalização e interdisciplinaridade.

Exigência: personalização do ensino, apenas possível

pelo número reduzido de alunos em cada disciplina; seleção rigorosa na admissão aos programas; carga letiva exigente e necessidade de trabalho intenso fora das aulas.

Flexibilidade: em cada programa, os alunos podem

escolher as disciplinas mais adequadas à área em que se pretendem especializar, bem como inscrever-se em algumas disciplinas de outros cursos de mestrado, desde que haja vagas e compatibilidade de horários.

Ligação ao mundo profissional: ensino adequado

à prática profissional; vários docentes com larga experiência como profissionais de referência; colabo-ração estreita com os escritórios de advogados patro-cinadores e com outras entidades.

Integração profissional facilitada: a experiência

demonstra o enorme interesse dos recrutadores por quem frequenta os programas de Mestrado em Direito da Católica, especialmente das sociedades de advogados. O Gabinete de Saídas Profissionais pro-porciona uma ligação privilegiada com os futuros em-pregadores e o Jobshop facilita este contacto.

Acesso ao Mestrado de Investigação: em dadas

condições, os alunos podem transitar para o mestrado orientado para a investigação, com uma dissertação de dimensão alargada.

Novo programa de Doutoramento: a conclusão

com excelência do Mestrado facilitará o acesso ao inovador programa de Doutoramento recentemente lançado.

Mestrados em Direito

na Católica

Perfil dos alunos

2013-2014

Empregabilidade

Os alunos da Católica são os mais procurados pelas grandes socieda-des de advogados que contratam cada vez mais juristas com estu-dos pós-graduaestu-dos: Mestrado, LL.M. ou pós-graduação.

De acordo com um estudo realizado entre 2012 e 2103, os mestrados em direito da Católica apresentam uma taxa de empregabilidade supe-rior a 90%.

Idade

Universidade de origem

21-22 23 24-25 26-30 >30 FDUL UCP - Lisboa UNL U. Lusíada U. Coimbra UCP - Porto Outras U. estrangeiras FDUP

(15)

Horário

As aulas decorrerão, habitualmente, de 2ª a 6ª feira de manhã.

Propinas*

Propina global dos 3 semestres:

e8 160,00

Bolsa de mérito

O aluno mais bem classificado na parte curricular do mestrado benefi-ciará de uma bolsa de mérito co-brindo a propina da dissertação. *Valores sujeitos a atualização

no ano letivo 2014-2015.

Candidatura

Licenciatura em Direito.

A aceitação da candidatura está dependente do perfil académico do candidato. Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

- Boletim de candidatura - Carta pessoal de motivação

- Certificado de habilitações discriminado - Curriculum vitae

- 2 fotografias

- Fotocópia do documento de identificação

Contactos

mestradosdireito@fd.lisboa.ucp.pt Telefone 217 214 174

Faculdade de Direito - Escola de Lisboa Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima,1649-023 LISBOA www.fd.lisboa.ucp.pt/posgrad

(16)

M A I. 2 0 1 4

Os programas de LL.M. da Católica Global School of Law estão, pelo quarto ano consecutivo, entre os melhores e mais inovadores do mundo: Financial Times, Innovative Law Schools Report.

Contactos

mestradosdireito@fd.lisboa.ucp.pt Telefone 217 214 174

Faculdade de Direito - Escola de Lisboa Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima,1649-023 LISBOA www.fd.lisboa.ucp.pt/posgrad

Mestrado em Direito

DIREITO

E GESTÃO

Referências

Documentos relacionados

Em caso de risco de derrame, use vestimenta de proteção à prova de líquidos contra riscos químicos (tipo 6) de acordo com a norma EN13034 para evitar contato com a pele.. Vestimentas

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

inscrição indeferidos, após análise de recursos, e que queiram participar do certame, deverão efetuar sua inscrição via Internet, até as 14 horas do dia

Sinal de Murphy positivo: paciente interrompe abruptamente a inspiração por dor durante a palpação profunda no rebordo costal direito, linha hemiclavicular (ponto cístico)

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

Esses algoritmoa foram implementados no mini-computa - dor ~~l?-11/10, poaendo os me #mos serem implementados em qualquer.. outro