• Nenhum resultado encontrado

Projeto Mafteach OS 72 NOMES DE D US (AULA 07) Antes, vamos conceituar nome, atributos e dar exemplos de outros nomes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Mafteach OS 72 NOMES DE D US (AULA 07) Antes, vamos conceituar nome, atributos e dar exemplos de outros nomes."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Página 1

OS 72 NOMES DE D’US

(AULA 07)

INTRODUÇÃO

Antes , vamos conceituar nome, atributos e dar exemplos de outros nomes.

NOME – O que é um nome de Deus? O Criador é alguém que precisa mostrar carteira de identidade; existem outros Deuses, para que precisemos saber o nome de cada um? Embora tudo que existe tenha uma denominação, D’us por si só é chamado pelo que ele representa, ou seja, CRIADOR, o Todo Poderoso, Santo Bendito Seja (Kadosh Baruch Hu). De uma forma geral então, temos: Criador e criaturas. Concluindo, quando falamos em nomes de D’us , NAÕ estamos falando de nomes pessoais e sim de aspectos sob os quais o Criador se manifesta num determinado contexto das escrituras.

Por exemplo, quando estamos numa situação de julgamento (guevurah), encontramos no texto a palavra ELOKIM; já quando o contexto é de bondade (Chessed), encontramos o TETRGRAMA – Iud Key Vav Key.

Exemplos de nomes de D’us:

IUD KEY VAV KEY ( י .ה.ו .ה - (YHWH )) – O Tetragrama impronunciável – Estado de respeito, pureza, reverência absoluta e só pronunciado em ocasiões extremamente solenes , devido ao mandamento de nunca dizer o nome de D’us em vão.

A-DO-NAY ( י . . . ) – Vem de Adon(Senhor),sendo então Meu Senhor. Quando apenas lemos um texto, o substituímos coloquialmente por HaShem (o nome).

E-LO-HIM – Basicamente é traduzido como D’us e tem atributo de julgamento, severidade. Possui semanticamente a ideia Elevadíssimo, Altíssimo .

IHIE ASHER IHIE - Serei O Que Serei; nome com o qual o Criador se apresentou a Moshe no episódio da Sarça Ardente.

MAKOM – Lugar; o Criador está em todo o lugar. EMET ( alef mem tav) – Verdade

EL (אל – acima, elevado) – Basicamente significa D’us e é usado como sufixos em nomes: Gabriel, Daniel, Raphael, Miguel etc.

Geralmente sendo associado a atributos da divindade como em: El Elyon' ("O mais Elevado"), El Shaddai ("O Elevado Todo-Poderoso, El Gibbor ("O Elevado Forte "), Avinu Malkenu ( Pai Nosso, Rei Nosso).

Yah - composto das primeiras duas letras de YHWH. Aparece frequentemente em nomes hebraicos, tais como o do Profeta Elias (Eliahu). A expressão Aleluia ou Hallelujah, também é derivado deste termo.

(2)

Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Página 2 SHA-DAY - Shomer Daltot Israel, o Guardião das portas de Israel.

NOME DE DEUS DE 42 LETRAS – A tefilá Ana Bekoach ou Bechoach, uma oração de 7 frases com 6 palavras em cada frase, é considerada um nome de D’us. As letras consideradas são as primeiras letras de cada uma das 6 palavras de cada uma das 7 frases. Cada letra, representa o nome de um Anjo.

OS 72 NOMES

(Áyn-Bet = 70 + 2)

Os 72 Nomes de D’us são 72 sequencias com 3 letras hebraicas em cada sequencia. Não são abreviaturas e , intencionalmente não tem tradução podendo, por coincidência apenas ter a mesma grafia de uma palavra hebraica conhecida.

Os 72 nomes de D’us são canais de energia que nos permitem conectar com a corrente espiritual infinita que flui por toda a realidade. Atingir o autodomínio é a condição necessária para o obter-se controle sobre as leis da natureza. Cada um dos 72 nomes de D’us nos conecta com frequências específicas, ativando forças adormecidas dentro de nós. Nós temos uma alma, que é uma centelha do Criador dentro de nós, e ao darmos poder à materialidade, sendo escravos incondicionais do desejo e dos impulsos, nos desconectamos de nosso eu verdadeiro. Os 72 Nomes são como chaves que abrem portas para a Luz do Criador em nós, ou seja, para que emulemos os atributos Divinos e nos comportemos conforme gostaria o Criador. Nossa ignorância com respeito às leis espirituais faculta que tenhamos comportamentos reativos que nos afastam das Bênçãos, ou seja, do fluir constante e total de saúde, sustento e relacionamentos de paz, ou seja, da plenitude.

Somente com ações positivas no mundo físico e comprometidos com a intenção verdadeira de mudarmos, é que podemos ativar o uso dos 72 nomes.

Lembremos que quando o povo reclamou que morreria no deserto e quando Moisés clamou a D’us, Ele perguntou :” Por que clamas a mim? Diga ao povo que parta”, o que expressa que se queremos um milagre em nossa vida , não devemos ficar parado e sim agirmos. Então, em seguida Narshon Benaminadavi entrou na água e somente quando ela estava nas narinas é que o mar abriu-se; o que expressa que devemos ter iniciativa e certeza, advinda da fé num D’us presente.

Em resumo: Diferentes canais para diferentes aspectos da Luz do Criador; ferramentas meditativas, para ativar a faísca Divina dentro de nós, abrindo nosso mar vermelho, ou seja, ajudando-nos a ultrapassar nossos aspectos negativos

APRESENTAÇÃO EM POWER POINT COM A SEQUÊNCIA DOS 72 NOMES

A origem dos 72 Nomes está no capítulo de Êxodus (Shemot), nos 03 versículos que antecedem a abertura do mar. Êxodus cap 14, versículos 19, 20 e 21, Parashah Beshalach. O método de uso dos 72 Nomes de D’us se baseia em olhar as letras, contemplá-las em silêncio ou mesmo fechar os olhos e meditar nelas, lendo-as da direita para a esquerda.

(3)

Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Página 3

OS VERSÍCULOS QUE GERAM OS 72 NOMES

Êxodo 14: 19 “Então o anjo do [verdadeiro] Deus, que ia à frente do acampamento de Israel, afastou-se e foi para a sua retaguarda e a coluna de nuvem afastou-se da sua vanguarda e pôs-se na retaguarda deles”.

Êxodo 14: 20 “Assim veio estar entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel. De um lado mostrou-se uma nuvem como escuridão. Do outro lado iluminava a noite. E este grupo não chegava perto daquele grupo durante toda a noite”.

Êxodo 14: 21 “Moisés estendeu então a mão sobre o mar e Jeová começou a fazer o mar retroceder por meio de um forte vento oriental, durante toda a noite, e a converter o leito do mar em solo seco, e as águas foram partidas

OBS.: No versículo 22, “ E entraram os filhos de Israel no meio do mar, estando no seco; e as águas foram para eles como muralhas...”

Cada versículo, “coincidentemente” tem 72 letras e arrumando-as de forma específica obtemos as 72 sequencias .

OBTENÇÃO DOS 72 NOMES

Obtenção da primeira letra da sequência, de cada um dos 72 nomes:

A primeira letra de cada uma das 72 sequencia vem de cada letra do primeiro versículo, na ordem em que eles aparecem no versículo, sendo colocadas no quadro dos 72 Nomes, da direita para esquerda e de cima para baixo.

(4)

Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Página 4 Obtenção da segunda letra da sequência, de cada um dos 72 nomes:

A segunda letra de cada uma das 72 sequências vem de cada letra do segundo versículo, na ordem em que eles aparecem no versículo, sendo entretanto, colocadas no quadro dos 72 Nomes, da esquerda para direita e de baixo para cima.

(5)

Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Página 5 Obtenção da terceira letra da sequência, de cada um dos 72 nomes:

A terceira letra de cada uma das 72 sequências vem de cada letra do terceiro versículo, na ordem em que eles aparecem no versículo, sendo já dessa vez colocados no quadro dos 72 Nomes, identicamente como colocada a primeira das 72 sequências, ou seja, da direita para a esquerda e de cima para baixo.

(6)

Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Página 6 APRESENTAÇÃO DO QUADRO

Deve-se cuidar deste papel, não se sentando em cima; não se dobrando; não manuseando-o com mão suja; não levando para dentro do banheiro; não jogando no lixo e nãocarregando no Shabat. Para se desfazer do papel, entrega-se numa sinagoga para ser enviado a uma guenizá.

(7)

Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Página 7

(8)
(9)
(10)

Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Página 10 Estas ferramentas sagradas não são para arranjar-se namorado, ganhar na loteria, ou curar uma ferida instantaneamente, e sim para ajudar em mudanças internas, acompanhadas do real desejo de transformação, correção. Ajudam a equilibrar a interação entre os desejos voltados exclusivamente para o mundo físico e a essência espiritual, sem que percebamos algo físico de imediato. As mudanças se dão com o tempo e vamos sentindo mais equilíbrio, clareza, bem estar e segurança, deixando de sermos escravos dos desejos, dando controle à alma.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a toxicidade aguda e crônica do composto benzotriazol por meio de ensaios de ecotoxicidade em Daphnia similis e..

a) Este caderno com 30 questões objetivas sem repetição ou falha. b) Um CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o

America according to KHALIL et at. Host: Ardeidae sp. Site of infection : intestine. Species from this genus was referred in Nigeria by KHALIL et at. NHR: Ardea cocoi,

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

****** Atletas e Cavalos não Filiados, procurar a FCH para fazer a filiação antes do inicio na prova.

Após quatro meses de preparação intensa, com muito planejamento e ensaios semanais, confecção de figurinos, adaptação do barco, embar- cava no picadeiro Kassato Maru (Figura 1),

Entidade