• Nenhum resultado encontrado

Neste informativo pretende-se tratar sobre duas datas importantes: Prevenção de Acidentes de Trabalho e sobre a Proteção às Florestas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Neste informativo pretende-se tratar sobre duas datas importantes: Prevenção de Acidentes de Trabalho e sobre a Proteção às Florestas."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Blumenau, julho/agosto de 2015. Informativo nº 11

Prezados Colaboradores,

Neste informativo pretende-se tratar sobre duas datas importantes: Prevenção de Acidentes de Trabalho e sobre a Proteção às Florestas.

Prevenção de Acidentes de Trabalho

No dia 27 de julho é o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho. Todos os anos milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes no trabalho. Grande parte deles são causados pela falta de atenção, e também pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem.

A prevenção dos acidentes de trabalho é uma questão complexa em que as responsabilidades devem ser compartilhadas pelos empregadores, pelos trabalhadores e pelo Estado. Do ponto de vista técnico, a questão requer uma abordagem multiprofissional, isto é, exige a contribuição das ciências médicas, da engenharia, da higiene, da toxicologia, da ergonomia, da sociologia, da administração, do direito, da economia, entre outras áreas.

O que é um Acidente de Trabalho?

É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da Empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporário.

(2)

Dicas de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Para quem não sabe, os escritórios podem ser fontes de várias situações de risco que, muitas vezes, passam despercebidas aos nossos olhos. Confira situações que podem causar acidentes e doenças ocupacionais e como devemos agir para evitar esses problemas: - Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado. Ferramentas de trabalho desarrumadas, além de causar um aspecto visual não muito agradável, geram atraso no desenvolvimento das atividades e podem causar acidentes.

- Nunca deixe objetos pesados sobre os arquivos. Eles podem cair e lesionar partes do corpo. Da mesma forma, não os acomode nas gavetas superiores, pois, ao abri-las, podem comprometer a estabilidade dos armários.

- Não deixe objetos cortantes e perfurantes sem proteção dentro de gavetas.

-As fiações elétricas devem estar em perfeito estado de conservação. Evite sobrecarregar as tomadas, com a utilização de adaptadores do tipo “T”, ou outro semelhante, para ligar mais de um aparelho, salvo se a instalação elétrica tiver sido projetada para tal. Não deixe fiação elétrica espalhada pela sala e em locais de circulação de pessoas, carrinhos e equipamentos em áreas de movimentação de cadeiras.

(3)

- Os objetos que você manuseia com maior frequência durante o seu trabalho devem ficar ao alcance de suas mãos. Isso evita deslocamentos desnecessários durante o dia, que podem gerar estresse, cansaços e dores lombares.

- Procure ajustar os móveis de sua estação de trabalho de acordo com sua estatura. As pernas, na posição sentada, devem ficar em um ângulo de 90°, assim como os cotovelos sobre a mesa. Se necessário, utilize um apoio para os pés.

- A iluminação do seu local de trabalho deve estar adequada com a atividade que você desempenha. Locais de trabalho com muita ou pouca iluminação, além de causar fadigas e cansaços, podem provocar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

- Não deixe pisos molhados em área de circulação de pessoas. Caso não seja possível limpá-los de imediato, sinalize a condição de risco com uma placa.

Comunique toda situação de risco que encontrar em seu ambiente de trabalho e ajude também na solução dos mesmos. Lembre-se: você é o maior responsável por sua segurança. Cuide-se.

(4)

Outro fator importante que envolve a segurança no trabalho é a Direção defensiva, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. Mas, o que é a direção defensiva? É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.

Dirigir sempre com atenção, para poder prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes. Acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável. Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com:

(5)

■ Os Veículos; ■ Os Condutores; ■ As Vias de Trânsito; ■ O Ambiente; ■ O Comportamento das pessoas.

São condições que, agregando fatores de risco, aumentam a possibilidade de acidentes e que a Direção defensiva permite evitar ou reduzir. As condições adversas se referem iluminação precária fatores relacionados à luz, como

ofuscamentos, reflexos, penumbra, direção noturna.

Os principais inimigos da atenção são aqueles que desviam a visão do condutor da via ou fazem com que ele divida a atenção com outras situações menos importantes ou diminuam sua concentração: conversas com passageiros, som veicular (troca de estação, de CD, de música, volume alto, etc.), uso de telefone celular (inclusive WhatsApp, Facebook e outros aplicativos), uso de álcool e drogas e o sono.

O princípio da atenção implica que o condutor do veículo esteja atento e em permanente alerta a uma série de elementos que possam vir a interferir, seja no sentido de prevenir acidentes, no caso da sinalização, seja no sentido de criar situações de perigo, no caso de outros motoristas, pedestres, ciclistas, animais, além de todas as condições adversas. O condutor atento está sempre alerta, minimizando dessa forma a possibilidade de ser surpreendido, e ao saber tudo que ocorre ao seu redor.

(6)

Proteção às Florestas

O dia de 17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas, para nós, brasileiros, uma data como essa é de extrema relevância, visto que somos conhecidos mundialmente como o país das florestas.

A Floresta Amazônica é a maior reserva genética e a maior floresta tropical do mundo, bem como abriga um quinto da água potável disponível na terra.

Infelizmente, esses números vêm diminuindo por conta da agropecuária e da indústria madeireira que têm devastado a região consideravelmente, tanto que nas últimas décadas o rombo provocado na região totaliza uma área superior à da França. Apenas entre os anos de 2001 e 2002, o índice de desmatamento aumentou em 40%.

Diante desses números, cabe aproveitar a data para refletir sobre nossas atitudes e repensar as políticas públicas ambientais. Há diversas ONGs engajadas em preservação do meio ambiente que buscam voluntários e a população também tem o direito e o dever de cobrar as autoridades responsáveis, fazer denúncias sobre exploração ilegal de reservas naturais, por exemplo.

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado.

As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

É fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.

(7)

Em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos, entre outros.

Só a Amazônia, o maior dos biomas (o bioma é o conjunto dos seres vivos de determinada área) da América do Sul, é metade das florestas tropicais do mundo, com valores altíssimos em termos de biodiversidade, além do enorme potencial genético.

E a Mata Atlântica, desmatada desde os primórdios da colonização do país em ciclos econômicos agrícolas (as plantações de cana de açúcar e de café) ocupada pelo estabelecimento histórico de vilas e cidades acompanhando o litoral, teve o mais alto grau de desmatamento e o mais alto grau de perda dos habitats originais. Hoje, o que restou (menos de 8% de sua área primitiva), está fragmentado, sendo melhor a situação na parte costeira da Mata Atlântica (onde o relevo acidentado ajudou na conservação), principalmente em São Paulo, e pior no interior (onde o relevo de planaltos favoreceu a ocupação).

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais.

A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, consequentemente, a desertificação.

(8)

A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.

As florestas são áreas com alta densidade de árvores, e segundo alguns dados, elas ocupam em média 30% da superfície da Terra. As florestas

são muito importantes para a vida dos seres humanos, entre os diversos motivos para isso, estão a ordem climática que elas oferecem.

As florestas servem como habitat para os mais diferentes tipos de espécies de animais e plantas. Elas são também grandes fontes de riquezas para o homem, fornecendo madeira, frutas, materiais para exportação e muito mais.

Você, com certeza, já deve ter ouvido a pergunta "você sabe o quanto as florestas são importantes para você?" A importância que a vegetação oferece para todos os seres vivos está mais do que clara para todas as pessoas.

(9)

Proteção aos rios e morros, melhoria da qualidade do ar, fonte de alimentos, tudo isso e muitíssimo mais são benefícios que podemos obter das florestas. Só que, infelizmente, em muitos lugares elas não estão sendo protegidas. Diante dessa situação, você pode ficar pensando: o que fazer? É só esperar que alguma decisão grande surta efeito diante do desmatamento? Eu, sozinho, posso fazer alguma coisa para evitar que as florestas sejam destruídas?

De preferência a produtos florestais vindos de fontes sustentáveis

Hoje em dia se encontram diversos produtos que mostram selos de certificação de madeira vinda de fontes sustentáveis, como as da prática do manejo florestal. Nesse manejo, as árvores que são cortadas são plantadas para esse fim, onde sempre existe um ciclo de plantio e corte. Desse modo, não há a abertura de mais clareiras em matas preservadas. Outra fonte de produtos florestais sustentáveis são aqueles vindos de madeira de reflorestamento, como hoje em dia são feitos os papeis e lápis, por exemplo. Fique atento se aquela marca que você compra segue essa premissa de fontes sustentáveis de suas matérias-primas.

Recicle Papel

Aliado à busca das fontes sustentáveis de produtos florestais, a reciclagem de papel deve fazer parte da vida de todos. A reciclagem do papel permite a redução do corte de muitas árvores. E mesmo no caso das matas plantadas para a obtenção de celulose, essa redução na produção de papel pode permitir um outro uso para essa madeira.

(10)

Mantenha os fragmentos de mata em sua Propriedade Rural

Os fragmentos de mata que existem nas propriedades rurais são ótimos lugares onde a vida continua se desenvolvendo em meio os impactos vindos da agropecuária. Mantê-los é uma ótima opção para salvar espécies animais e vegetais que vivem ali, ainda mais se essas porções de verde se localizarem em topos de morros, encostas e margens de rios. Aí sim, é imprescindível que você as preserve para sua segurança e para a sobrevivência de tudo o que está ali.

Proteja os Polinizadores e Dispersores de Sementes

Para existir plantas vamos precisar de animais que polinizem as flores e os que dispersem suas sementes depois. Contribua para que esses animais também sejam preservados, pois dessa maneira a renovação de nossas florestas será contínua. Enfim, essas são algumas atitudes que cada um precisa tomar para que as florestas do mundo não continuem diminuindo no ritmo que estão atualmente. Seja você um agente na mudança de consciência. Lute e faça acontecer a Preservação de Nossas Florestas.

Em 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, e são feitas diversas campanhas de conscientização para proteger estes locais.

Essa luta, no entanto, não pode acabar! As florestas são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas e o interesse econômico não deve estar acima do interesse do planeta.

Lei 8213/91;

Blogsport; Terra

Referências

Documentos relacionados

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Neste trabalho, discutimos a partir da análise de procedimentos corretos e errôneos em questões extraídas de livros didáticos de matemática, como conhecimentos dos diversos campos

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018