• Nenhum resultado encontrado

SOFTWARE PARA O ESTUDO DE NÚMERO E OPERAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS: SEUS PROPÓSITOS E FUNDAMENTOS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SOFTWARE PARA O ESTUDO DE NÚMERO E OPERAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS: SEUS PROPÓSITOS E FUNDAMENTOS."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SOFTWARE PARA O ESTUDO DE NÚMERO E OPERAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS: SEUS PROPÓSITOS E FUNDAMENTOS.

SOUZA, Renata Mendes de; BARRETO, Maria de Fátima Teixeira Universidade Federal de Goiás / Faculdade de Educação reufgfe@gmail.com; fato823@terra.com.br Introdução

As pesquisas em Educação Matemática demonstram a emergência da inserção de novas tecnologias no ensino, pois, com a constante mudança da sociedade, as crianças estão cada vez mais conectadas ao mundo tecnológico. São vários os programas para a criação de laboratórios de informática nas escolas, tornado-se necessária uma preparação para neles atuar e fazer com que os mesmos possam estar coerentes com as abordagens pedagógicas adotadas. Assim, a criação de softwares para fins educacionais e seu estudo, identificando suas contribuições torna-se uma necessidade. Para Piccoli (2006) os softwares contribuem na construção dos conceitos matemáticos devido à dinamicidade possibilitada pela simulação e variação de situações. Deste modo, partiremos de vários estudos que argumentam em favor do uso de tecnologias para o desenvolvimento de conceitos científico, em especial para a aprendizagem da matemática.

Mesmo com vários argumentos em favor do uso de tecnologias na sala de aula, ainda há poucas experiências nas séries iniciais. Por que isso ocorre? Ubiratan D´Ambrosio (2003) fala da resistência advinda dos professores e escolas com relação ao uso de novas tecnologias. Essas resistências muitas vezes se dão pelo fato de o professor não conhecer as possibilidades de softwares para trabalho, de modo que possa selecionar o mais adequado e específico para o conteúdo proposto.

Cláudio e Cunha, (2001), diz que para possibilitar ao aluno construir seu conhecimento, o professor deve escolher um software adequado ao seu propósito, ter bom conhecimento do software e do conteúdo que trabalhará. Para subsidiar a aproximação dos professores a essas mídias, buscamos compreender essa inserção através do projeto “Software para o Estudo de Número e Operações nas Séries Iniciais: Seus Propósitos e Fundamentos.” e contribuir para a divulgação e reflexão sobre o uso de software nas aulas de matemática para o estudo da aritmética.

Grando e Mendes (2006) defendem o uso de softwares na modalidade de jogos educacionais como possibilitadores de antecipações, simulações, conjecturas e experimentações. Além disso, ao jogar o aluno pode desenvolver diversas habilidades, como

(2)

aprender regras e acordos, desenvolver a comunicação e pensamentos de modo a, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na matemática, por meio de resolução de problemas.

Esta investigação, ainda em processo, pretende contribuir com a formação de professores das séries iniciais, propiciando reflexões sobre a inserção do uso de computadores nas aulas de matemática. Para tal, pretendemos compartilhar visões sobre a necessidade de uma abertura para essa inserção, promover o aceso a diversos softwares e instrumentalizar o professor para avaliá-los, pois é importante que o professor reflita sobre a inserção dos softwares vinculada à proposta pedagógica adotada pela escola em que atua e seja capaz de avaliar a sua adequabilidade para o estudo a que se propõe, bem como a sua possibilidade de favorecer o pensar, o falar, o ler e o escrever nas aulas de matemática, de forma a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Desenvolvimento da investigação

O presente trabalho está se desenvolvendo por intermédio de estudos bibliográficos com levantamento e análise de textos que orientam sobre o uso de softwares, discutindo questões relativas à inserção deste instrumento nas escolas. A dinâmica de estudo se dá a partir de momentos individuais de leitura, seguido de discussão das leituras realizadas em reuniões quinzenais com a equipe de pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa “Pensar, falar, ler e escrever nas aulas de matemática mediado pelo uso de softwares”¹ qual este trabalho está vinculado.

Para o estudo de textos, foi realizado pela equipe de pesquisadores um levantamento de artigos publicados em anais de eventos de educação e educação matemática, tais como Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM), Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), Encontro Nacional de Educação Matemática BOLEMA (ENEM) e revistas indexas e divulgadas no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) nos últimos cinco anos, buscados por palavras-chave: tecnologias e educação; tecnologia e educação matemática, softwares educacionais. Deste levantamento obtivemos uma lista de 130 artigos, os quais foram submetidos a uma primeira análise buscando identificar: a pergunta, a série no qual se obteve a coleta de dados, os softwares investigados. Após esta primeira leitura, foram selecionados aqueles que tiveram como foco o trabalho com o ensino fundamental, ou que trouxeram como questão inquiridora algo que possa ser relacionado à questão posta para nossa investigação.

(3)

O estudo dos textos está seguindo uma proposta de análise de conteúdo que se configura como hermenêutica (GADAMER,1997; RICOEUR, 1978), ou seja um movimento de compreensão/interpretação/compreensão do texto, que se dá no círculo existencial-hermenêutico. Este movimento se dá sustentado pela tensão estabelecida entre: subjetividade do pesquisador, que traz consigo seu horizonte de compreensão; a estrutura do texto, que apresenta indicadores da sua lógica, revelando a compreensão, pelo autor, do investigado.

Em nossa proposta de leitura, identificamos o que o autor busca; qual o software pesquisado; quais autores fundamentam o estudo; qual o caminho seguido para a investigação; qual a contribuição do estudo para a discussão; qual a resposta para a pergunta do autor; o que ele indica para a área; o que o texto traz de contribuições para a pesquisa do grupo. O identificado, a partir desta leitura é tomado como unidade de significado e receberá uma interpretação pelos pesquisadores envolvidos. Para o conjunto das interpretações serão buscadas idéias convergentes que explicitem um panorama do investigado, que discutam modos de inserção de novas tecnologias na sala de aula e que reflitam sobre as mudanças solicitadas para que a escola possa acolher tais instrumentos em sua ação pedagógica.

Em paralelo à busca pelas pesquisas relativas ao tema em questão, também foi desenvolvido um levantamento de softwares educacionais que possibilitassem o estudo da matemática, partindo do portal do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e seguindo para os links por ele encaminhados. Neste levantamento, foram compilados 263 softwares matemáticos de diversas modalidades, em especial jogos pedagógicos. Nesta primeira aproximação aos softwares identificamos o nome do software, o endereço para acesso, a faixa etária recomendada para uso e o conteúdo matemático indicado para se trabalhar.

Uma análise cuidadosa dos softwares listados dar-se-á em conformidade com uma proposta elaborada em reunião do grupo, inspirados por Bona (2009), Gladcheff, Zuffi, Silva (2001) e Vieira (s/d). Este estudo visará as características descritivas do software em termos de objetivos e modo de utilização; aspectos técnicos (usabilidade, funcionalidade, portabilidade, entre outros) e pedagógicos. No que se refere aos aspectos pedagógicos, estaremos focando as possibilidades de se pensar, falar, ler e escrever sobre a matemática quando o aluno das séries iniciais do ensino fundamental vivência o uso dos softwares em situações de sala de aula.

Para o desenvolvimento desta investigação que focará os softwares para o estudo de números e operações, será realizada ainda, pelo grupo de pesquisadores a vivência do software e a análise do vivido identificando possibilidades de estudo da matemática por intermédio dos mesmos.

(4)

Enfim, pretende-se com a vivência de tais etapas de investigação responder a questão aqui posta: que softwares são indicados para o estudo do número e operações, o que eles propõem e em que fundamentam sua proposta?

Resultados e Impactos Esperados

Como resultado desta investigação será apresentado o estudo dos diversos softwares indicados para as aulas sobre número e operações e um panorama das pesquisas que investigam o uso de softwares na aula de matemática, em especial nas séries iniciais do ensino fundamental, possibilitando uma aproximação do professor das séries iniciais com este instrumento que se pretende mediador da aprendizagem de conceitos matemáticos. Desta forma, pretende-se contribuir com a formação do professor das series iniciais fertilizando o solo das discussões sobre a inserção de novas tecnologias na escola.

BIBLIOGRAFIA

CLAUDIO, Dalcidio Moraes; CUNHA, Márcia Loureiro da. As novas tecnologias na formação de professores de Matemática. In: CURY, Helena Noronha (org.). Formação de professores de Matemática: uma visão multifacetada. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 10. ed. Campinas SP: Papirus , 2003.

GADAMER, Hans-Georg.Verdade e Método – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. Ver. Ênio Paulo Giacchi. Petrópolis: Vozes, 1997. GLADCHEFF, Ana Paula. Um instrumento de avaliação da qualidade para software educacional de matemática. 2001. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós- Graduação em Ciências de Computação. USP, São Paulo, Disponível em h t t p : / / ww w . u s p . b r . Acesso em 20 jan. 2005.

GRANDO, Regina Célia & MENDES, Rosana Maria. As potencialidades pedagógicas do jogo computacional simcity 4 para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos. ANPED 2006, GT: Educação Matemática/ n.19.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligências: O Futuro do Pensamento na era da Informática. 3. Ed. São Paulo: editora 34, 1996.

PICCOLI, L.A.P. A construção de conceitos em matemática: uma proposta usando tecnologia de informação. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Física, Programa de

(5)

Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

RICOUER, Paul. O conflito das Interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1978.

BONA, Berenice de Oliveira. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. RS: Carazinnho. Universidade Luterana do Brasil, 2009.

GLADCHEFF, A. P & ZUFFI, E.M & SILVA, D. M. Um Instrumento para Avaliação da Qualidade de Softwares Educacionais de Matemática para o Ensino Fundamental. VII WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, Fortaleza, CE, Brasil, 2001.

VIEIRA, Fábia Magali Santos. Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa. Disponível em: http://edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmagali2.htm. (s/d) Acesso em Setembro de 2010.

Notas de Fim

Referências

Documentos relacionados

2) AGORA QUE SABEMOS DE ATIVIDADES QUE PODEMOS PRATICAR EM CASA PARA EVITAR O SEDENTARISMO E A AGLOMERAÇÃO, VAMOS DESENHAR? FAÇA UM DESENHO SOBRE UMA ATIVIDADE

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

Esperamos que o Apprenti Géomètre 2 não apenas seja utilizado como mais um recurso em sala de aula, mas que contribua positivamente para o processo de ensino e aprendizagem de área

Se a única confissão do naturalista sobre a falta de recursos para dar prosseguimento às escavações foi feita ao orientador Johannes Christopher Hagemann Reinhardt, pareceu-me