• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA DE PONTA GROSSA ESTADO DO PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA DE PONTA GROSSA ESTADO DO PARANÁ"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO III

PREFEITURA DE PONTA GROSSA

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.

o

002/2014

Identidade com foto sobre a carteira escolar

Somente UMA res-posta certa em cada questão. Leia aten-tamente e marque a que achar correta.

CERTO Errado

Não use

Não use

INSTRUÇÕES

[Estas instruções passam a fazer parte do Edital n.º 002/2014 da Prefeitura de Ponta Grossa]

01. Deixe sobre a carteira escolar apenas o material estritamente necessário para a realização da prova (caneta, lápis, borracha e apontador) e a Cédula de Identidade.

02. No decorrer da prova, você assinará a lista de presença. 03. Você receberá do Fiscal os seguintes materiais:

a) este caderno de prova; e b) a folha de respostas.

CADERNO DE PROVA

04. Este caderno de prova deve conter 40 (quarenta) questões, numeradas de 01 a 40. Con-fira-o antes de iniciar a prova. Caso encontre algum defeito, levante o braço e aguarde a chegada do Fiscal. Após a prova ser iniciada, não será aceita qualquer reclamação sobre falhas na impressão e/ou montagem.

05. Em cada questão, somente UMA alternativa será aceita como resposta. 06. A interpretação das questões é parte integrante da prova. Evite perguntas.

07. A prova é individual. É vedada a comunicação entre os candidatos durante a prova.

FOLHA DE RESPOSTAS

08. Confira se o seu nome, número de inscrição e número de sua identidade estão corre-tos na folha de respostas. Caso contrário, notifique imediatamente o Fiscal.

09. Não amasse, nem dobre a folha de respostas. Preencha-a com caneta esferográfica azul ou preta, escrita grossa. Não faça uso de borracha ou corretivo.

10. A marcação na folha de respostas é de inteira responsabilidade do candidato.

11. Procure responder a todas as questões. As questões não respondidas, com mais de uma resposta ou preenchidas em desacordo com as instruções da folha de respostas serão con-sideradas nulas.

12. Ao terminar a prova, devolva ao Fiscal a folha de respostas. Após a entrega, retire-se do local de prova.

13. Guarde o seu relógio antes do início da prova. O tempo de realização da prova será con-trolado pelo Fiscal de sala.

14. Desligue o seu telefone celular antes do início da prova e guarde-o.

15. Você somente poderá retirar-se da sala de provas após decorrida 1 (uma) hora de seu início.

16. Você poderá levar o seu caderno de prova somente após duas horas do início da prova. 17. Duração da prova: 03h (três horas), já incluído o tempo destinado à identificação do

can-didato e ao preenchimento da folha de respostas.

18. Os 03 (três) últimos candidatos de cada sala deverão entregar a folha de respostas ao mesmo tempo, assinar o Termo de Encerramento de Prova e retirar-se, todos juntos, da

(2)
(3)

TEXTO DE APOIO ÀS QUESTÕES DE 01 A 06: Medicina popular e medicina científica

Alberto Manuel Quintana

As terapêuticas populares se constituem em um tema tabu em certos meios científicos, principalmen-te naqueles ligados à área de saúde. No início não foi fácil enfrentar estes tabus, principalmente porque, ao fazê-lo, estávamos mergulhando em um território des-conhecido. Qual seria o resultado de tudo isso? Não seria melhor estudar nossa própria teoria mais profun-damente do que estudar essas terapêuticas populares? Afinal, aonde iria nos levar este trabalho? Resumindo, estávamos mergulhando em águas turbulentas e isso nos angustiava. Passou bastante tempo antes de per-cebermos que uma aproximação das técnicas popula-res poderia nos ajudar não somente a conhecer outra metodologia de cura, como também compreender me-lhor a nossa.

A medicina popular: uma tentativa de liberdade

Uma primeira aproximação ingênua das diversas práticas da medicina popular pode nos levar a pensar que elas são reminiscências de um estágio anterior da medicina científica e que com o tempo serão substitu-ídas por esta. Ao contrário disso, a medicina popular, em suas diferentes formas, é um fenômeno que vem aumentando constantemente e que não se restringe às pequenas cidades do interior, apresentando-se, tam-bém, de maneira intensa nos grandes centros popula-cionais [...]. Tais terapêuticas não são reminiscências do passado, uma vez que elas vêm se difundindo para-lelamente ao crescimento dos serviços de atendimen-to médico. Portanatendimen-to, longe de serem práticas arcaicas com tendências a desaparecer na medida em que a te-rapêutica médica, mais moderna e “eficaz”, vai ocupan-do espaço, elas se apresentam como uma alternativa às práticas oficiais de saúde.

O fato de a maioria dos grupos populares re-correr a uma medicina folk não pode ser atribuído exclusivamente ao alto custo dos honorários médicos nem tampouco à deterioração do sistema de saúde pública.

Essas práticas devem ser compreendidas em re-lação às outras práticas existentes, e se elas existem e se mantêm (inclusive com um crescimento) é por-que respondem a interesses de determinados setores da sociedade; caso contrário, já teriam desaparecido. A medicina popular veicula uma determinada visão de mundo, de doença e de cura que se conecta com a vi-são que têm os grupos populares.

Esta relação dos processos de cura com o “background” cultural daquele que procura atendimento já foi assinalado como um dos fatores que determinam a eficácia das terapêuticas populares e, portanto, a sua procura.

Em cada uma das diferentes formas em que se apresenta a medicina popular (assim como também na medicina oficial) vamos encontrar, além de uma con-cepção de doença e de terapêutica, toda uma visão de mundo, um conjunto de valores e de normas morais, bem dizer todo um universo cultural articulado a estas práticas. Sua própria existência coloca na mesa de dis-cussões se é possível continuar acreditando que exis-te um único modo de representação, tanto da doença como dos processos de cura. O paciente, ao apresen-tar-se a uma consulta, não traz somente uma doença; traz também uma expectativa em relação a esta e aos seus sintomas, assim como a expectativa em relação ao médico e à cura.

www.espacoacademico.com.br/072/72quintana.htm

01 Analise as frases a seguir, de acordo com as

informações do texto:

I. A medicina popular possui apenas uma forma. II. A medicina popular tem diminuído em função das

técnicas médicas modernas.

III. A medicina popular não se restringe apenas às ci-dades interioranas. Está(ão) correta(s): A) somente I B) somente II C) somente III D) somente II e III

LÍNGUA PORTUGUESA

PREFEITURA DE PONTA GROSSA

ESTADO DO PARANÁ

(4)

02 Com relação à utilização das aspas no

seg-mento a seguir, assinale a alternativa correta:

Portanto, longe de serem práticas arcaicas com ten-dências a desaparecer na medida em que a terapêutica médica, mais moderna e “eficaz”, vai ocupando espaço, elas se apresentam como uma alternativa às práticas oficiais de saúde.

A) As aspas foram utilizadas para realçar a palavra, ampliando a ideia de eficácia contida nela.

B) As aspas foram usadas para mostrar que se tra-ta de uma expressão redundante em relação ao substantivo “terapêutica”.

C) As aspas foram utilizadas para relativizar o sentido desse adjetivo, mostrando que a terapêutica médi-ca não é tão efimédi-caz assim.

D) As aspas foram utilizadas para fazer referência a uma citação no próprio texto.

E) As aspas foram utilizadas para mostrar que a tera-pêutica médica não é tão moderna assim.

03 Observe o excerto a seguir:

Uma primeira aproximação ingênua das diversas práti-cas da medicina popular pode nos levar a pensar que elas são reminiscências de um estágio anterior da

me-dicina científica e que com o tempo serão substituídas por esta.

De acordo com o contexto, o sentido da palavra “re-miniscências” pode ser traduzido como:

A) evidências B) contradições C) lembranças D) consciências E) traduções

04 Assinale a alternativa em que há uma frase em

que a concordância verbal NÃO está adequada à norma padrão escrita.

A) Vêm se difundido, apesar das grandes inovações em relação às técnicas, várias formas alternativas de medicina.

B) Têm acontecido, nos últimos dias, alguns impre-vistos em relação à realização do Congresso. C) Verifica-se, entre as diversas ocorrências de técnicas

médicas, apenas algumas inovações metodológicas. D) Compreende-se, agora de forma mais clara e

rea-lista, que as diversas formas de manifestação po-pular são todas legítimas.

E) Haviam ocorrido, naqueles últimos dias, várias si-tuações em que as técnicas médicas se mostra-ram completamente inúteis.

05 Assinale a alternativa em que o uso da crase

NÃO está adequado à norma padrão escrita.

A) A doença é vista como uma ruptura do cotidiano, principalmente, associada à impossibilidade de trabalhar.

B) À postura técnica exercida por alguns agrega-se a posição conhecida como técnica médica moderna. C) Isto tem relação com a representação que essas

pessoas têm de si, a qual está tão ligada à ideia de trabalho.

D) As terapêuticas populares associam uma respos-ta integral à uma série de insatisfações no mundo moderno.

E) Inúmeros são os autores que fazem referência à estreita ligação que existe entre a representação das doenças e o contexto sociocultural da pessoa acometida por elas.

06 Observe as frases:

I. Segundo o autor, a tendência é que as práticas

da medicina popular evoluam para um estágio de medicina científica.

II. Mesmo não sendo capaz de nos ajudar a

conhe-cer uma outra metodologia de cura, uma aproxi-mação das técnicas populares poderia nos ajudar a compreender melhor a nossa.

Sobre as frases acima, assinale a alternativa IN-CORRETA.

A) O conteúdo da frase I não está de acordo com o texto.

B) O conteúdo da frase II não está de acordo com o texto.

C) Se retirássemos a expressão “uma” da frase II, ainda assim ela manteria a sua correção gramati-cal.

D) Na frase II, se substituíssemos “Mesmo não

sen-do” por “Apesar de ser”, manteríamos a correção

gramatical e o sentido da frase.

E) Na frase I, se retirássemos a conjunção “que”, a frase manteria a sua correção gramatical.

(5)

07 Assinale a alternativa que contém uma frase

com um PROBLEMA DE PONTUAÇÃO. Os trechos foram adaptados do texto “O prazer da leitura”, de Rubem Alves.

A) Onde se encontra o prazer do texto? Onde se encontra o seu poder de seduzir? Tive a respos-ta para essa questão acidenrespos-talmente, sem que a tivesse procurado.

B) Ele me disse que havia lido um lindo poema de Fernando Pessoa e citou a primeira frase. Fiquei feliz porque eu também, amava aquele poema. C) Aí ele começou a lê-lo. Estremeci. O poema –

aquele poema que eu amava – estava horrível na sua leitura. As palavras que ele lia eram as pala-vras certas.

D) Mas alguma coisa estava errada! A música estava errada! Todo texto tem dois elementos: as pala-vras, com o seu significado. E a música...

E) Percebi, então, que todo texto literário se asseme-lha à música. Uma sonata de Mozart, por exemplo. A sua “letra“ está gravada no papel: as notas. Mas assim, escrita no papel, a sonata não existe como experiência estética. Está morta. É preciso que um intérprete dê vida às notas mortas.

08 Assinale a alternativa que contém uma frase

cujo espaço deva ser preenchido por “por que” (se-parado e sem acento).

A) Ele estudou Medicina ________ se inspirou em seus pais.

B) Ninguém sabia _________.

C) Guardara o livro ________ se apaixonara em sua adolescência.

D) Ninguém sabe o _________de sua demissão. E) Abriu o dicionário _________ desejava saber o

significado de “reminiscência”.

09 Assinale a alternativa que apresenta frase em

que uma forma verbal NÃO está usada de acordo com a norma padrão escrita.

A) Se todos se dispuserem a ajudar, será bem me-lhor.

B) Quando requerermos uma nova certidão, certa-mente eles não se negarão a fornecê-la.

C) Se presupormos que ela está errada, não haverá como resolver o problema.

D) Quando os juízes intervierem, tudo se resolverá. E) Se eles previrem chuva para amanhã, pode

acre-ditar que o chão ficará molhado.

10 Assinale a alternativa que contém frase em que

houve um ERRO quanto ao uso do pronome relativo ou à regência verbal.

A) O livro sobre o qual tanto se falou nem foi publica-do.

B) O livro cujo autor estava em Curitiba não continha erros.

C) O livro a respeito do qual tanto se falou não foi sequer publicado.

D) O livro cujo conteúdo tantos se referiram foi um sucesso de vendas.

(6)

11 De uma reunião em que participam 6

Farma-cêuticos e 4 Bioquímicos, são constituídas comis-sões formadas por três membros. Assinale a alter-nativa que apresenta o número de comissões que podem ser formadas, incluindo, no mínimo, 1 (um) Farmacêutico: A) 15 B) 20 C) 50 D) 100 E) 116

12 Um Assistente Social da Prefeitura de Ponta

Grossa recebeu o 13.º salário e aplicou 3/5 desse salário a 2% a.m., o que rendeu R$ 216,00 de juros anual simples. Sendo assim, o 13.º salário era de:

A) maior que R$ 1 900,00.

B) entre R$ 1 400,00 e R$ 1 900,00. C) entre R$ 1 000,00 e R$ 1 400,00. D) entre R$ 500,00 e R$ 1 000,00. E) menor que R$ 500,00.

13 Um Professor de Educação Física foi fazer uma

atividade laboral com os profissionais da Prefeitu-ra de Ponta Grossa e utilizou uma região externa plana onde desenhou no chão duas circunferências concêntricas de raios 3 m e 5 m. Os homens seriam colocados na parte interna da circunferência menor e as mulheres entre as duas circunferências. A área da região relativa às mulheres, utilizando π = 3, é:

A) 16 m2 B) 18 m2 C) 25 m2 D) 36 m2 E) 48 m2

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

14 Uma ambulância saiu de um hospital de

Pon-ta Grossa com 3/4 do Pon-tanque de combustível. Essa ambulância foi fazer um atendimento de emergên-cia em uma cidade próxima e, quando voltou ao hospital, estava com 2/5 do tanque de combustível. Sendo a capacidade deste tanque de combustível de 60 litros(L) e sabendo que o seu consumo médio foi de 11 km/L, determine a distância percorrida pela ambulância, em km, nesse trajeto:

A) 231 B) 253 C) 311 D) 322 E) 345

15 Em uma festa no final do ano entre

Nutricionis-tas e Farmacêuticos dos hospitais de Ponta Gros-sa estavam presentes 80 destes profissionais. Se o número de Nutricionistas corresponde à terça parte do número de Farmacêuticos, calcule o número de Farmacêuticos: A) 50 B) 60 C) 54 D) 48 E) 20

(7)

Considerando as funcionalidades do editor de textos Microsoft Word e com base na imagem apresen-tada, indique a alternativa correta:

A) O botão , localizado no menu “Revisão”, tem a funcionalidade de realizar a correção ortográfica e gra-matical do documento.

B) O botão realiza a formatação do parágrafo com o alinhamento justificado. C) O botão insere um gráfico do Microsoft Excel.

D) Por meio do botão , é possível visualizar a impressão do documento em edição. E) O botão

1 2

3 cria uma nova ordem de impressão para o documento.

INFORMÁTICA

(8)

17 Ainda considerando a imagem da questão

an-terior, indique a alternativa correta:

A) O nome do arquivo apresentado na imagem é Pre-feitura do Município de Ponta Grossa.

B) O alinhamento especial de primeira linha está mar-cado como 5 cm.

C) Para deixar o documento com duas colunas, po-demos utilizar as funcionalidades da opção Coluna localizada no menu “Início”.

D) Para exibir o cabeçalho do documento, podemos

utilizar a opção localizada no menu “Inse-rir”.

E) O documento em questão possui oito páginas.

18 Considerando conceitos de Internet, indique a

alternativa que responde corretamente à seguinte pergunta:

Quais protocolos são utilizados, sucessivamente, para o envio e recebimento de mensagens eletrônicas? A) DNS e TCP/IP

B) SMTP e POP C) URL e HTML D) ASP e PHP E) HTTP e URL

19 Leia as sentenças a seguir e assinale a

alterna-tiva que contém apenas as corretas:

I. A interface de comunicação USB pode conec-tar impressoras, mouses e outros dispositivos ao computador.

II. Caso o usuário deseje gravar suas informações (dados) para futuras consultas, a melhor opção é gravar os seus dados na memória RAM, pois des-ta forma criará um backup ideal para os seus da-dos.

III. O disco rígido (também conhecido como HD) do computador tem como uma das suas funções ar-mazenar os dados do usuário.

IV. Entre os periféricos de entrada de dados, pode-mos citar o teclado, o mouse e a impressora. A) I, II, III e IV são corretas.

B) Apenas I e II são corretas. C) Apenas II e III são corretas. D) Apenas I e III são corretas. E) Apenas I, II e IV são corretas.

20 Considerando o sistema operacional Windows,

indique a alternativa INCORRETA:

A) O Bloco de notas pode salvar arquivos na exten-são TXT.

B) O Paint pode salvar arquivos com a extensão JPG. C) O software para visualização de páginas na web,

denominado Internet Explorer, não vem instalado com o Windows. É necessário adquirir a sua licen-ça de uso e instalar o software separadamente. D) O Painel de controle é uma área do Windows que

dá acesso à configuração do sistema operacional e a outros itens relacionados a ele.

E) É possível instalar mais de uma impressora no Windows.

(9)

21 Em relação aos conceitos básicos de

preven-ção e epidemiologia, analise as afirmativas:

I. Vigilância Epidemiológica é o conjunto de ativida-des sistemáticas de avaliação de uma doença com objetivo de detectar ou prever alterações de seu comportamento epidemiológico.

II. A Taxa Bruta de Natalidade é o número de nasci-dos vivos, por mil habitantes, na população resi-dente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

III. A prevalência depende de dois fatores: do número de pessoas que adoeceu (incidência) e da dura-ção da doença.

IV. A Prevenção Terciária é o conjunto de medidas di-rigidas à população sadia para evitar a ocorrência de novos casos, isto é, para reduzir a incidência da doença.

São verdadeiras as afirmativas:

A) Apenas I, II e IV B) Apenas I, II e III C) Apenas I e II D) Apenas II, III e IV E) I, II, III e IV

22 Assinale a alternativa que melhor conceitua

corretamente a Rede de Atenção à Saúde:

A) O conjunto de ações e serviços de saúde articula-dos em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistên-cia à saúde.

B) O conjunto de medidas dirigidas à população do-ente com intenção de detectar os casos, clínicos ou subclínicos e tratá-los.

C) O documento que estabelece: os critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde, o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, os mecanismos de controle clínico e o acompanhamento e a verifica-ção dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS.

D) O espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e so-ciais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a exe-cução de ações e serviços de saúde.

E) O conjunto de medidas dirigidas para a população sadia, para prevenir uma única afecção ou conjun-to de doenças afins.

23 Os Conselhos de Saúde representam um

espa-ço para mobilização e articulação da sociedade, na defesa dos princípios constitucionais e dos dispo-sitivos legais que fundamentam o SUS. A respeito dos Conselhos de Saúde, assinale a alternativa que contém afirmativa INCORRETA:

A) Os Conselhos de Saúde possuem representati-vidade social nas três esferas governamentais, como consequência do modelo de democracia participativa e da diretriz de participação da comu-nidade nas ações e serviços públicos do SUS. B) Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados

in-cumbidos de zelar pela definição das políticas dos serviços de saúde e de fiscalizar essas ações de relevância pública como meio de viabilizar a atua-ção da comunidade.

C) A atuação dos Conselhos de Saúde abrange as práticas de fiscalização e de participação nos pro-cessos deliberativos relacionados à formulação de políticas de saúde e de gestão no SUS.

D) Os Conselhos de Saúde não deliberam sobre cri-térios de movimentação de recursos da saúde. E) Os Conselhos de Saúde têm como competência a

definição das diretrizes para elaboração dos pla-nos de saúde.

24 Assinale a alternativa que contém o

comple-mento correto do texto a seguir:

A respeito da Lei Orgânica da Saúde (Lei n.º 8080/1990) é correto afirmar que__________________________.

A) a Lei n.º 8080/90 assegura os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públi-cos de saúde.

B) vigora em todo o território nacional apenas para ação ou serviço público de saúde.

C) os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

D) dispõe que a iniciativa privada não poderá partici-par do Sistema Único de Saúde (SUS).

E) define hierarquização do sistema como um con-junto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

(10)

25 Segundo a Organização Internacional do

Tra-balho (OIT), ocorrem anualmente cerca de 270 mi-lhões de acidentes do trabalho no mundo, sendo que 2 milhões deles são fatais. Em relação à saúde do trabalhador, analise as afirmativas:

I. A Vigilância em Saúde do Trabalhador está inseri-da no Sistema Único de Saúde para enfrentamen-to das situações que colocam em risco a popula-ção trabalhadora.

II. A saúde do trabalhador é entendida como um conjunto de atividades que se destinam, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilân-cia sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visam à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submeti-dos aos riscos e agravos advinsubmeti-dos das condições de trabalho.

III. As ações de saúde do trabalhador estão integra-das com as de saúde ambiental, uma vez que os riscos gerados nos processos de trabalho podem afetar, também, o meio ambiente e a população em geral.

IV. A Vigilância em Saúde do Trabalhador visa à pro-moção da saúde e à redução da morbimortalida-de da população trabalhadora, por meio da inte-gração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processo produtivos.

Estão corretas as afirmativas:

A) Apenas I, III e IV B) Apenas I, II e III C) Apenas I e II D) Apenas II, III e IV E) I, II, III e IV

(11)

26 “O farmacêutico hospitalar, como administrador

de materiais, tem como objetivo principal prover os me-dicamentos e/ou materiais para a saúde no momento em que são requeridos, na quantidade necessária, com qualidade assegurada, ao menor custo possível.”

(Fonte: Gomes, M.J.V.M. & Reis, A.M.M. Ciências

Farmacêu-ticas – uma abordagem em farmácia hospitalar. 1ª ed. 2001. Ed.

Atheneu, Rio de Janeiro. 560p.).

Com relação à gestão de suprimentos na Farmácia Hospitalar, assinale a alternativa que contém afir-mação INCORRETA:

A) Do ponto de vista da área econômica – financeira da instituição, na administração dos materiais é de interesse adquirir o material ao menor custo e com maiores prazos de pagamento, buscando uma re-dução do valor do estoque e a não ocorrência fre-quente de eventos relacionados a materiais, como compras erradas ou falta de itens críticos.

B) Com relação aos instrumentos necessários à es-pecificação dos materiais utilizados, um recurso importante refere-se às classificações dos mate-riais, denominadas ABC de valor e ABC de popu-laridade (ou XYZ de importância), sendo ambas úteis para a definição da política de estoque. C) A especificação técnica, também chamada de

descrição técnica, consiste na determinação, com exatidão, do que se torna normatizado, fazendo uma descrição objetiva que deve conter detalhes que diferenciem determinados itens dos outros. D)

Na classificação ABC, como ferramenta de orien-tação para o gestor, a classe C representa o grupo de maior quantidade de itens com o maior custo financeiro para a instituição.

E) A dificuldade de se estabelecer um número aproxi-mado de compras anuais ou de quanto em quan-to tempo se deve comprar está ligada ao aspecquan-to econômico, ao custo de manutenção de estoques maiores ou de várias aquisições de estoques me-nores, sendo necessário basear-se no processo de Lote Econômico para compras.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

27 Helicobacter pylori é uma bactéria microaerófila

Gram negativa que coloniza o estômago, podendo ser agente causador de gastrites, úlceras pépticas e atu-ar como fator de risco patu-ara o desenvolvimento de cân-cer gástrico em humanos. A infecção por este agente também tem sido associada a doença cardíaca, acne rosácea, urticária idiopática crônica e doenças auto- imunes como artrite reumatoide, tireoidite, Síndrome de Sjögren, dentre outras. Devido à facilidade, rapidez, baixo custo e eficiência, o TESTE DA UREASE é con-siderado o recurso mais importante de endoscopistas para o diagnóstico da presença do H. pylori. Neste

tes-te, utiliza-se um fragmento de mucosa gástrica, o qual é colocado em contato com uma solução contendo ureia. Devido à produção de urease pelo H. pylori, o teste é

considerado positivo quando a mudança de cor do meio reacional aparece em até 24 horas, indicando reação entre a ureia e a enzima.

Com relação ao teste da urease usado na rotina laboratorial, em que o vermelho de fenol é usado como indicador de pH do meio, assinale a alternati-va que contém afirmação INCORRETA:

A) A urease catalisa a hidrólise de ureia conforme a reação: CO(NH2)2 + H2O → 2 NH3 + CO2

B) No final da reação, o pH do meio diminui

C) A cor da solução muda de amarela para averme-lhada

D) A amônia produzida pode ser reconhecida pelo seu odor característico

E) Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa são exemplos de bac-térias produtoras de urease

(12)

28 Como os componentes biológicos presentes nos

fluidos orgânicos apresentam flutuação constante de seus níveis que afetam a interpretação dos analitos de uso diagnóstico, o laboratório clínico deve assegu- rar que os resultados produzidos reflitam, de forma fi-dedigna e consistente, a situação clínica apresentada pelos pacientes. A interpretação de alguns testes de laboratório envolve a comparação dos resultados com a “faixa de referência” do teste, geralmente direcionado para o sexo e a idade do paciente, também denominado “intervalo de referência”. Este baseia-se na média dos resultados obtidos sobre uma população definida, onde um número representativo de indivíduos dessa catego-ria é examinado para um teste laboratorial específico, e estabelecida por estudos estatísticos. Em relação aos VALORES DE REFERÊNCIA estabelecidos por um la-boratório, tem-se que:

I. Este valor abrange cerca de 85% da população estudada.

II. A variação para mais ou para menos corresponde a dois desvios padrões da média.

III. A variação para mais ou para menos corresponde ao coeficiente de variação duplo sobre a média. IV. O desvio padrão mostra a dispersão dos

resulta-dos ao redor da média.

V. Em uma distribuição gaussiana, os valores da mé-dia, moda e mediana coincidem.

Assinale a alternativa que contém as proposições corretas: A) Apenas I, II e IV B) Apenas I, II e III C) Apenas II, IV e V D) Apenas III, IV e V E) Apenas IV e V

29 Assinale a alternativa que contém o

comple-mento correto do texto a seguir:

Muitas vezes usado como fixador ou mordente em al-gumas colorações tradicionais no laboratório, o lugol

tem a propriedade de interagir com estruturas celu-lares conferindo-lhes cor castanho-escura ou preto. Por exemplo, no exame ginecológico, o epitélio colu-nar não capta o corante e, portanto, não se cora. Já na descamação das camadas de células superficiais e intermediárias associadas com situações inflamatórias do epitélio escamoso, essas áreas não se coram com o reagente e continuam sendo acentuadamente incolores contra um fundo circundante preto ou castanho-escuro. Quando há reação com o lugol, a estrutura celular é rica em __________________.

A) glucose B) galactose

30 Quando respiramos, além do transporte pela

he-moglobina, também fornecemos oxigênio a todas as cé-lulas do nosso corpo, o qual é necessário para produzir energia através do metabolismo oxidativo, onde as li-gações covalentes da glicose são quebradas liberan-do gás carbônico, água e energia. A principal organela celular envolvida neste processo é a mitocôndria, onde atuam diversas enzimas responsáveis por catalisar as várias etapas envolvidas. Em cada uma dessas etapas há a formação de subprodutos que, em sua maioria, são benéficos. No entanto, aproximadamente 5% po-dem ser citotóxicos quando em altas concentrações. O oxigênio, por exemplo, durante o transporte de elétrons na mitocôndria pode ser reduzido parcialmente, geran-do ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO (ERO), tais como ânion superóxido (O2-), peróxido de hidrogênio

(H2O2) e radical hidroxila (OH-). Quando ocorre a perda

do equilíbrio entre produção e eliminação de ERO, o que é chamado de estresse oxidativo, podem ocorrer danos ao DNA, RNA, lipídios e proteínas, contribuindo para o desenvolvimento de doenças, incluindo o câncer. A célula conta com um arsenal de antioxidantes para a manutenção da homeostasia oxidativa que fazem par-te do sispar-tema de defesa e podem ser produzidos pela própria célula ou obtidos na alimentação. Existem, ain-da, os antioxidantes enzimáticos que também atuam na produção ou eliminação das ERO.

(Adaptado de Silva, C.T. & Jasiulionis, M.G. Relação entre

estresse oxidativo, alterações epigenéticas e câncer. 2014. Cienc.

Cult., 66(1):38-41).

Assinale a alternativa que contém o complemento correto do texto a seguir:

Para manter-se funcional por cerca de 120 dias na circulação, o eritrócito humano tem no metabolismo anaeróbico sua principal fonte energética, com um sal-do de duas moléculas de ATP por molécula de glucose utilizada, e protege-se contra danos oxidativos de ERO por meio da rota ______________________________. A) Via de Embden Meyerhof

B) Ciclo de Krebs

C) Via de Rapoport Luebering D) Desvio das Pentoses E) Glicólise

(13)

31 A avaliação quantitativa de linfócitos CD4 e CD8

permite diagnósticos sobre o estado do sistema imu-nológico de um indivíduo e o risco de complicações e de infecções debilitantes. A imunofenotipagem dos linfócitos é geralmente realizada em um citômetro de fluxo, onde as células são previamente marcadas com anticorpos monoclonais ligados a fluorocromos distin-tos e o resultado é emitido em gráficos de pondistin-tos (ou

dot-plots), como ilustrado abaixo, onde cada ponto re-presenta uma célula detectada no sistema. Quando uma pessoa é portadora do vírus HIV, juntamente com a carga viral, que mede a quantidade de vírus circulando no sangue, a contagem de linfócitos CD4, principal alvo do HIV, é comparada com a contagem total de linfóci-tos e os resultados são expressos em percentagem. Na imunofenotipagem de um paciente do sexo masculino, 34 anos, portador de HIV, com 1.500 leucócitos/mm3

(dos quais 20% correspondem alinfócitos) somente 60 células/mm3 marcaram-se positivamente para CD4+

enquanto 90 células/mm3 marcaram-se positivamente

para CD8.

Sobre os resultados deste paciente, assinale a alter-nativa INCORRETA:

A) Os pontos no quadrante superior direito represen-tam células do paciente que coexpressam os antí-genos CD4 e CD8.

B) A quantidade de células CD4+ corresponde a 4% do total de leucócitos.

C) Pelo menos 300 leucócitos/mm3 pertencem a

li-nhagem T.

D) A quantidade de células CD4+ corresponde a 20% do total de linfócitos.

E) Células CD4+ e CD8+ correspondem a 50% dos linfócitos deste paciente.

32 A espectrofotometria é uma técnica analítica

am-plamente empregada em análises clínicas, pois quando um feixe de luz monocromática incide e atravessa uma solução com moléculas absorventes, parte da luz é ab-sorvida pela solução e parte é transmitida. Neste con-texto, a reação entre a substância em estudo ou analito, que pode ser um carboidrato, um elemento inorgânico ou uma proteína, por exemplo, e um reagente que leva a formação de um cromóforo, o qual pode ser identi-ficado por seu espectro característico no infraverme-lho (IV), visível ou ultravioleta (UV). O doseamento de Fósforo Inorgânico pelo método do Fósforo Molibdato gera uma substância que tem absorção em 680 nm. Já a dosagem de Desidrogenase Láctica, quando se tem o piruvato e o NADH em meio básico como substrato de ação, resulta em uma substância com absorção em 340 nm. Em relação ao Ferro sérico, no método de Goodwin modificado, o produto é obtido em 580 nm, diferente do produto resultante do doseamento da Hemoglobina Gli-cada, cuja leitura é em 415 nm.

Identifique, dentre os picos de absorção na figura abaixo, a sequência que melhor identifica, respecti-vamente, esses produtos:

A) 4 – 2 – 6 – 3 B) 5 – 1 – 4 – 2 C) 5 – 2 – 4 – 3 D) 4 – 1 – 3 – 2

(14)

33 As atividades farmacêuticas desenvolvidas no

contexto hospitalar são do tipo assistencial, admi-nistrativo e técnico-científico, exigindo algumas ve-zes, infraestrutura específica e recursos humanos especializados. Observe as seguintes afirmações sobre a infraestrutura da Farmácia Hospitalar:

1. Os principais ambientes de uma Farmácia Hos-pitalar seguem as orientações estabelecidas na RDC n.º 50/2002, alterada pela RDC nº 307/2002 e 189/2003.

2. A implantação de uma seção de Farmacotécni-ca não estéril não é viável na grande maioria das unidades hospitalares, sendo indicado adquirir os medicamentos manipulados para atendimento das prescrições especiais ou medicamentos indisponí-veis no mercado através de Farmácias de Manipu-lação Magistral do mercado.

3. A relação número de leitos e área física da Farmá-cia Hospitalar em m2 como parâmetro é o critério

principal a ser levado em consideração para o di-mensionamento da área física da Farmácia Hospi-talar.

4. O dimensionamento da área física da Farmácia Hospitalar independe do perfil assistencial do Hos-pital, sendo determinado pelo porte do mesmo. 5. Uma área física adequada, a localização do

se-tor de distribuição de medicamentos possibilitam o delineamento de um Sistema de Distribuição de Medicamentos ágil e seguro.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras. B) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. C) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras. D) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. E) Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadei-ras.

34 Escolha a combinação mais apropriada:

(I) Na+ (II) Cl- (III) Ca+2 (IV) Fe+3

(V) K+ (VI) Mg+2 (VII) HCO

3- (VIII) PO4-2

(1) principal cátion intracelular (2) principal cátion extracelular (3) principal ânion extracelular (4) principal cátion da coagulação (5) principal ânion na manutenção do pH A) 1-V – 2-I – 3-II – 4-III – 5-VII

B) 1-I – 2-V – 3-II – 4-III – 5-VII C) 1-I – 2-VI – 3-VII – 4-II – 5-VIII D) 1-IV – 2-II – 3-VII – 4-III – 5-I E) 1-I – 2-V – 3-VIII – 4-III – 5-VII

35 A redação do artigo 12, inciso IV do Código de

Ética Farmacêutica – CEF, aprovado pela Resolução/ CFF/N.º 596/2014, estabelece o dever do Farmacêutico em “respeitar o direito de decisão do usuário sobre o

seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar...”

Sobre esta questão, estabeleça o que é Verdadeiro (V) ou Falsa (F):

1. A autonomia que sugere este dispositivo do CEF é característica da profissão farmacêutica, como profissão liberal.

2. O consentimento livre e esclarecido do usuário e/ ou de seus responsáveis está relacionado a este dispositivo do CEF.

3. Este dispositivo do CEF tem como fundamento o referencial teórico do modelo de análise bioético principialista.

4. Quando considerada a vulnerabilidade do usuário, o saber científico e técnico do farmacêutico deve se sobrepor à decisão do usuário e/ou dos seus responsáveis.

5. O caráter absoluto da autonomia do usuário e/ou de seus responsáveis deve ser a regra de conduta para o profissional farmacêutico.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta: A) 1-F – 2-F – 3-V – 4-V – 5-V B) 1-V – 2-F – 3-F – 4-V – 5-V C) 1-F – 2-V – 3-V – 4-F – 5-F D) 1-V – 2-V – 3-V – 4-F – 5-V E) 1-F – 2-V – 3-F – 4-V – 5-F

36 Assinale a alternativa que apresenta o

comple-mento correto do texto a seguir:

As provas de atividade inflamatória, também denomina-das de reações de fase aguda, agregam uma série de

testes inespecíficos que se alteram em várias circuns- tâncias, em especial na presença de processos inflama-tórios, infecciosos ou de lesões teciduais. O aumento da concentração sérica de várias proteínas de fase agu-da é um dos principais fatores responsável pelas altera- ções observadas. Estas proteínas são sintetizadas pe-los hepatócitos, leucócitos e células mononucleares do sistema fagocitário. Ao se estudar o perfil das proteínas de fase aguda do plasma, a única que tem sua fração diminuída é __________________________________. A) Alfa-1-glicoproteína B) Alfa-2-macroglobulina C) Albumina D) Haptoglobina E) Proteína C Reativa

(15)

37 Assinale a alternativa que apresenta o

comple-mento correto do texto a seguir:

Os ensaios rápidos para triagem de pacientes portadores de sífilis, Aids ou hepatite, produzidos pelo Instituto Bio -Manguinhos para o Ministério da Saúde, denominados TR DPP®, são usados para detectar, com sensibilida-de e especificidade elevadas, anticorpos específicos em amostras de fluido oral, sangue total venoso, de punção digital, soro ou plasma humano, dentre outros. O teste uti-liza plataforma de duplo percurso de fluxo lateral. Um ou mais antígenos característicos do agente etiológico estão ligados a uma membrana de nitrocelulose conjugados ao ouro coloidal. No caso do paciente apresentar anticor-pos para essas proteínas, uma ou mais linhas coloridas poderão ser visualizadas na área “T”, como ilustrado na figura abaixo, quando a amostra entrar em contato com os antígenos. O princípio utilizado nesses sistemas cor-responde à tecnologia de _______________________.

A) Western blot

B) Eletroforese em acetato de celulose C) Eletroforese capilar

D) Cromatografia em camada delgada E) Imunocromatografia

A NBR 15.268:2005 da ABNT descreve requisitos e recomendações para o exame de urina. As ques-tões 38 e 39 relacionam-se a este exame.

38 O exame de urina proporciona informações

pre-cisas sobre patologias renais e do trato urinário, bem como sobre alguns distúrbios extrarrenais. Ainda, per-mite uma avaliação da função renal e fornece indícios sobre a etiologia da disfunção. Usualmente a análise dos aspectos físicos e químicos é feita por meio de ti-ras reagentes, onde dez ou mais análises clinicamente importantes podem ser observadas de forma simples, rápida, sensível e econômica. Após imersão por alguns segundos na amostra, a tira é avaliada visualmente e a cor desenvolvida comparada a uma escala padrão for-necida pelo fabricante, a qual também orienta sobre a intensidade da reação. Nessas tiras, um ou mais rea-gentes que interagem com as substâncias de interesse estão impregnadas em matrizes específicas.

Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Os indicadores azul de bromotimol, vermelho de metila e fenolftaleína são os reagentes que, ao se combinarem com H+ presentes na amostra,

permi-tem a determinação do pH.

B) A presença de granulócitos pode ser evidenciada pela reação da esterase desses leucócitos, a qual quebra o éster de indoxil e o indoxil liberado reage com um sal de diazônio, produzindo uma substân-cia colorida.

C) O urobilinogênio é um metabólico derivado do me-tabolismo da bilirrubina e pequenas quantidades sempre estão presentes na urina, porém sem va-lor clínico. Sua detecção é específica e ocorre por meio da reação quase imediata com um sal de dia-zônio estável.

D) A presença de glicose é identificada pela ação da glicose-oxidase, a qual catalisa a reação de oxi-dação da glicose, produzindo ácido glicônico e peróxido. Este sofre ação da peroxidase, também presente na fita reativa, e forma um composto co-lorido.

E) A urina é rica em nitratos e a presença de bacté-rias, em meio ácido, os transforma em nitritos pela reação de Griess. Portanto, sempre que houver infecção bacteriana a fita reagente apresentará ni-trito positivo.

(16)

39 Na observação microscópica do sedimento

uri-nário, as etapas podem ser resumidas na seguinte se- quência: (1) Volume de urina a ser examinado: 10 mL; (2) Velocidade da centrifugação: 1.500 a 2.000 rpm por 5 minutos; (3) Volume que deve ficar no fundo do tubo de centrifugação: 0,2 mL; (4) lamínula a ser utilizada: 22x22 mm; (5) Quantidade do sedimento homogenei-zado a ser transferido para uma lâmina de microscopia: 0,020 mL. As células epiteliais, cristais e os cilindros devem ser observados com objetiva de 10x, enquan-to leucócienquan-tos e hemácias devem ser observados com a objetiva de 40x. O resultado é dado pelos elemen-tos presentes em 10 campos microscópicos, onde se calcula a média e expressa-se seu número por mililitro multiplicando pelo fator 5040, o qual é estabelecido pe-las medidas do diâmetro e área do campo microscópico e da área da lamínula.

Com relação a esta etapa do exame, assinale a alter-nativa INCORRETA:

A) Com a centrifugação, o volume de urina foi con-centrado 50 vezes.

B) A área da lamínula corresponde a 484 mm2.

C) A concentração de sedimento transferido para a lâmina corresponde a 1/10 do conteúdo inicial. D) O volume de sedimento sob a lamínula

correspon-de a 4,7 mm3.

E) Se a ocular utilizada para observar o sedimento for a 10x, a ampliação dos elementos figurados do sangue é de 100 vezes.

40 Doenças do sangue já são tratadas há décadas

com transplantes de medula óssea, de sangue de cordão umbilical ou da placenta de recém-nascidos, onde as células-tronco hematopoiéticas de um doador saudável e imunologicamente compatível com o paci-ente são transplantadas para este e, nele, vão gerar células normais do sangue. Essas células são denomi-nadas células-tronco tecido-específicas, pois produzem somente as células do tecido ou órgão de onde foram isoladas. Assim como ocorre para as células do sangue, há celulas-tronco linhagem específicas do coração (que produzem células do músculo cardíaco e de vasos sanguíneos), da pele (que produzem epiderme, derme e até bulbo capilar), do cérebro (ou neurais, que pro-duzem neurônios e glias) e da linhagem germinativa (produzem óvulos ou espermatozoides).

(Texto adaptado de Pereira L.V. Terapias com células-tronco: promessa ou realidade? Ciência Hoje, 308:35-38. 2013). Com relação às células-tronco hematopoiéticas de indivíduos adultos:

1. Têm origem no mesoderma ventral, podendo ser chamadas de células mesenquimais.

2. São capazes de se multiplicar mantendo seu esta-do indiferenciaesta-do, proporcionanesta-do uma reposição ativa de sua população de maneira constante. 3. São responsáveis pela manutenção do órgão de

origem ao longo de toda a vida.

4. Produzem todas as células sanguíneas circulantes à exceção dos linfócitos T, que são originários do timo.

5. Quando incompatíveis com o receptor, levam à condição conhecida como “doença do enxerto contra o hospedeiro”.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente as afirmações 1 e 5 são incorretas. B) Somente as afirmações 1, 3 e 5 são corretas. C) Somente as afirmações 2 e 4 são corretas. D) Somente as afirmações 2, 3 e 5 são corretas. E) Somente as afirmações 1, 2, 3 e 4 são corretas.

(17)

Referências

Documentos relacionados

As redes foram montadas na entrada da caverna durante o crepúsculo para que somente as espécies que utilizam a caverna como abrigo fossem coletadas no horário de forrageamento.. A

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

Outro aspecto a ser observado é que, apesar da maioria das enfermeiras referirem ter aprendido e executado as fases do processo na graduação, as dificuldades na prática

Da mesma forma que foi realizado para o programa LDAR, o cálculo da redução de emissões pela metodologia Smart LDAR utilizou dados do programa de controle vigente e

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

modo favorável; porem uma contusão mais forte pode terminar-se não só pela resolução da infiltração ou do derramamento sanguíneo no meio dos. tecidos orgânicos, como até

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características