• Nenhum resultado encontrado

INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO, REGISTRO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DESIGN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO, REGISTRO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DESIGN"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

1

INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO, REGISTRO,

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO EM DESIGN

As informações apresentadas a seguir estão em conformidade com a Resolução 03/2016 - COMGRAD-DSG e Resolução 05/2004 – CNE.

O Trabalho de Conclusão de Curso em Design é o exercício pré-profissional, no qual o aluno aplicará os conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos durante seu percurso acadêmico, considerando-se que a graduação passa a ter um papel de formação inicial no processo contínuo de educação do profissional apto ao enfrentamento dos desafios suscitados pelas mudanças iminentes à conclusão do curso, ou emergentes e conjunturais do exercício profissional. Este processo será registrado por meio da elaboração e

desenvolvimento de um projeto com caráter profissional, tendo em vista propostas que contemplem o design tanto no aspecto mercadológico quanto social, cultivando uma postura profissional comprometida com a responsabilidade social.

Papel do Acadêmico

§ Definir o tema do projeto que pretende desenvolver (conforme modelo COMGRAD-DSG – Anexo 01) e sugerir até três professores para orientação (conforme requerimento de matrícula da COMGRAD-DSG).

§ Após a aprovação da Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso, 1 (uma) cópia impressa deve ser entregue à COMGRAD-DSG, juntamente com o requerimento de matrícula. Caso exista alteração da Proposta de Trabalho durante o desenvolvimento do mesmo, este deve ser devidamente atualizado e novamente entregue à COMGRAD–DSG com a certificação do orientador.

§ Participar de todas as reuniões agendadas pelo Orientador.

§ Participar dos painéis intermediário e final, conforme estabelece este “Instrumento para o desenvolvimento, registro, acompanhamento e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso em Design”.

§ Um representante discente de cada Curso, Design Visual e Design de Produto, participa de todas as reuniões convocadas pela Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso.

§ O acadêmico realiza as tarefas definidas pelo Orientador e pela Comissão de TCC em suas etapas e prazos propostos.

§ É de responsabilidade do aluno, após a homologação da Banca de Avaliação - Painel Final, entregar

cópias impressas (e arquivo PDF) do TCC na COMGRAD-DSG na 16ª semana, sendo 2 (duas) cópias impressas para TCC1 e 3 (três) cópias impressas para TCC2.

§ É de reponsabilidade do discente aprovado no painel final de TCC2, entregar até a 20ª semana para a COMGRAD DESIGN: 1) mídia digital contendo as alterações finais sugeridas pela banca de avaliação, e homologadas pelo orientador e 2) formulário de autorização de publicação no LUME - Repositório Digital - UFRGS.

Papel do Professor Orientador

§ Os professores orientadores fazem parte da Comissão de TCC.

§ Cada professor possui áreas de interesse de acordo com sua formação, nos diversos campos do Design, e pode fazer parte de mais de uma área.

§ O orientador assume as responsabilidades que lhe cabem conforme a Resolução 03/2016 - COMGRAD-DSG.

§ Orientar o aluno nos aspectos técnicos e organizacionais do Trabalho de Conclusão de Curso respeitando a carga horária prevista para a realização de cada um de seus dois módulos, organizando com o mesmo a sistemática de acompanhamento e assessoramento do trabalho e realizando registros presentes no Anexo 02.

(2)

2 § Acompanhar o cumprimento do cronograma de atividades do aluno explicitado na proposta de

trabalho.

§ Aos alunos com parecer de aprovação na etapa final do TCC (Etapa 2), cabe ao professor orientador avaliar as sugestões/recomendações propostas pela Banca de Avaliação de TCC a serem realizadas pelo aluno, de modo que as mesmas sejam atendidas.

§ Avaliar o desempenho do aluno ao longo do semestre, considerando o desempenho entre o início do semestre e o Painel Intermediário, e entre o Painel Intermediário e o Painel Final de avaliação.

§ Estabelecer e acompanhar a frequência e o número de encontros necessários à orientação do discente.

ETAPAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

O TCC desenvolve-se sob a forma de dois módulos, Trabalho de Conclusão de Curso 1 em Design Visual/Design de Produto (TCC1) e Trabalho de Conclusão de Curso 2 em Design Visual/Design de Produto (TCC2), os quais devem ser cumpridos, respectivamente, na 9ª e 10ª Etapas do Curso de Design Visual ou de Design de Produto, conforme o a Resolução 03/2016 - COMGRAD-DSG.

§

TCC1

O TCC1 corresponde à fase inicial do projeto, quando são identificadas e analisadas as demandas, compilado o referencial teórico, definidos os objetivos e requisitos do projeto e lançado o conceito da proposta. Ao final desta etapa, o aluno deve apresentar o relatório contemplando os seguintes itens:

§ Resumo com palavras-chave; § Introdução;

§ Justificativa;

§ Problema de projeto;

§ Objetivos (Geral e Específicos); § Fundamentação teórica; § Metodologia de projeto; § Conceito da proposta; § Considerações parciais.

1. FORMA DE APRESENTAÇÃO

§ Na Etapa Final do TCC1 o aluno deverá entregar 02 (dois) exemplares impressos do Relatório Final e

o arquivo em formato PDF. Estes serão distribuídos aos membros da Banca Avaliadora.

§ O TCC1 deverá ter um máximo de 70 páginas para o relatório. Caso necessário, poderá conter Anexos e Apêndices.

§ A metodologia para a redação do texto referente ao TCC1 deverá estar baseada nas normas da ABNT de acordo com a bibliografia indicada. A ABNT recomenda a utilização das seguintes normas na apresentação de trabalhos acadêmicos:

o NBR 6023:2002 (Informação e documentação – Referências – Elaboração)

o NBR 6024:2003 (Numeração progressiva das seções de um documento escritos – Apresentação) o NBR 6027:2003 (Informação e documentação – Sumário – Apresentação)

o NBR 6028:2003 (Informação e documentação – Resumo – Apresentação)

o NBR 10520:2002 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação) o NBR 14724:2011 (Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos- Apresentação) o NBR 12225:2004 (Títulos de lombada – Procedimento)

o NBR 15287:2001 (Informação e documentação — Projeto de pesquisa — Apresentação) o NBR 6034:2004 (Preparação de índice de publicações – Procedimento)

(3)

3

2. FORMA DE AVALIAÇÃO

§ O TCC1 será avaliado de acordo com os itens do Instrumento de Avaliação (Anexo 4).

§ A avaliação do TCC1 ocorrerá em duas etapas: (1) Etapa Intermediária e, (2) Etapa Final. Os itens solicitados, a forma de apresentação, a composição da Banca de Avaliação e o peso atribuído a cada uma das etapas são apresentados na Figura 1. Os itens correspondentes as etapas 1 e 2 serão entregues em forma de relatório, assim como, deverão constar na apresentação em Power Point.

ETAPA 1: INTERMEDIÁRIA

Itens solicitados Painel Intermediário Banca de Avaliação Peso (20%)

- Resumo -Introdução -Justificativa -Problema de projeto -Objetivos - Fundamentação Teórica -Metodologia de projeto Apresentação em Power Point, contendo os itens solicitados, com tempo de apresentação de até 10 (dez) minutos por aluno.

Banca composta por 2 (dois) professores, sendo 1 (um) obrigatoriamente membro da Comissão de TCC. Tempo de arguição de até 05 (cinco) minutos.

- Banca: 5% -Orientador: 15%

ETAPA 2: FINAL

Elementos Painel Final Banca de Avaliação Peso (80%)

- Resumo -Introdução -Justificativa -Problema de projeto -Objetivos - Fundamentação Teórica -Metodologia de projeto - Conceito - Considerações parciais Apresentação em Power Point, contendo os itens solicitados, com tempo de apresentação de até 15 (quinze) minutos por aluno.

Banca composta por 2 (dois) professores, sendo 1 (um) obrigatoriamente membro da Comissão de TCC. Tempo de arguição de até 05 (cinco) minutos.

- Banca: 70% - Orientador: 10%

Figura 1: Etapas de avaliação do TCC1

§ O TCC1 tem carga horária de 60 horas. O cronograma estabelecido para as atividades correspondentes ao processo de avaliação do TCC1, constam na Figura 2.

ETAPA 1 9° semana Entrega de relatório para o professor orientador

10ª semana Apresentação Painel Intermediário perante a Banca Avaliadora.

ETAPA 2

14ª semana Entrega de relatório final para o professor orientador 15ª semana Leitura do relatório pelo professor orientador

16ª semana Realização de ajustes sugeridos pelo professor orientador e entrega do relatório para a Banca de Avaliação

17ª semana Leitura do relatório pelos avaliadores da Banca. 18ª semana Apresentação Painel Final perante a Banca Avaliadora.

20ª semana Alterações finais do TCC1 para publicação no LUME/UFRGS.

*Os alunos com parecer de aprovação deverão entregar o relatório final revisado à COMGRAD até a 20ª semana, com a autorização do professor orientador.

Figura 2: Cronograma do processo avaliativo do TCC1

§ A nota Final será composta pela nota da Etapa 1 (20%) e da Etapa 2 (80%), sendo que, em cada uma das etapas, o peso atribuído à avaliação do professor orientador é de respectivamente 15% e 10%, conforme ilustra a Figura 1.

(4)

4 § É condição indispensável para a apresentação do Painel Final perante a banca, que o aluno tenha

cumprido as exigências da Etapa 1 (Figura 1), composta pela entrega do relatório e apresentação do

Painel Intermediário.

§ Nos painéis de apresentação do TCC1, o aluno terá 10 (dez) minutos para apresentação painel Intermediário e 15 (quinze) minutos para o painel final do TCC. Após, cada membro da Banca Avaliadora terá até 05 (cinco) minutos para realizar a sua arguição.

3. COMPOSIÇÃO DAS BANCAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do TCC1 se dará por meio duas Bancas Avaliadoras:

§ ETAPA 1/Painel Intermediário: composta por 2 (dois) professores, sendo 1 (um) obrigatoriamente membro da Comissão de TCC.

§ ETAPA 2/Painel Final: composta por 2 (dois) professores, sendo 1 (um) obrigatoriamente membro da Comissão de TCC.

3.1 Compete aos membros das bancas examinadoras

§ Ler o TCC no período previsto no do processo avaliativo (Figura 2);

§ Avaliar, indicar a complementação e sugestões/recomendações quanto ao TCC; § Fazer comentário verbal e arguir o estudante em seguida à sua apresentação; § Redigir parecer escrito e atribuir conceito final conforme os instrumentos indicados;

§ Devolver ao coordenador de TCC o formulário de avaliação devidamente preenchido e assinado. § Na apresentação do trabalho, os critérios de avaliação estarão formalizados por meio de Instrumento

de Avaliação (Anexo A_01-TCC1) distribuído pelo Coordenador da Comissão de TCC.

4. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

§ O orientador pode sugerir que o aluno não apresente o trabalho final à Banca de Avaliação, caso julgue o relatório insuficiente para tanto. Neste caso, o orientador deve encaminhar para a COMGRAD-DSG um documento descrevendo tal situação num prazo máximo de 10 (dez) dias antes da entrega do relatório final. Isso, porém, não impede que o aluno apresente o trabalho à Banca de Avaliação.

§ Após as apresentações do TCC, os membros da Banca de Avaliação devem proceder à arguição e preenchimento do Instrumento de Avaliação (Anexo 04). Cada membro atribuirá sua avaliação, conforme os parâmetros e os critérios determinados neste instrumento de avaliação. Para tanto, preencherá os campos com valores de 1 a 10, com até uma casa decimal.

§ Para chegar-se ao conceito final tem-se: o A ≥ 9,00

o 7,50 ≤ B< 9,00 o 6,00 ≤ C< 7,50 o D< 6,00

§ O conceito final será atribuído de acordo com o regimento da Universidade: o Conceito A Aproveitamento Ótimo

o Conceito B Aproveitamento Bom

o Conceito C Aproveitamento Regular o Conceito D Aproveitamento Insuficiente

o Conceito FF* Reprovação Frequência inferior a 75%

o Será considerado reprovado o aluno com mais de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas não justificadas. Cabe ao professor orientador registar a frequência dos alunos nos encontros agendados à orientação (assessoramento).

(5)

5

4.1 Divulgação dos Conceitos

§ A divulgação dos conceitos do Painel Intermediário e do Painel Final será feita em até 3 dias úteis após a última apresentação.

§ O cômputo final das avaliações será feito pelos Coordenadores da Comissão de TCC em Design juntamente com a COMGRAD-DSG.

§ Os alunos com parecer de aprovação no Painel Final/Etapa 2, atribuído pela Banca de Avaliação, terão o prazo de 15 (quinze) dias da data da defesa para concretizar as sugestões/recomendações propostas pela mesma, para envio do relatório final ao Lume/UFRGS. Entende-se que as recomendações deverão ser obrigatoriamente cumpridas e sugestões ponderadas junto ao respectivo orientador.

§ A apropriação do conceito pela COMGRAD DSG, de acordo com o calendário acadêmico, ocorrerá somente após o cumprimento das devidas correções e entrega do Relatório Final de Trabalho de Conclusão de Curso à mesma, conforme descrito no item anterior.

5. ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

§ Em caso de parecer de reprovação, atribuído pela Banca de Avaliação no Painel Final, o aluno deverá matricular-se novamente na atividade, podendo continuar a realização do trabalho anteriormente desenvolvido, sanando os problemas apontados.

§ As atividades de recuperação previstas no TCC ocorrem de forma processual ao longo do desenvolvimento do projeto no decorrer do semestre, na medida em que o aluno realiza os ajustes propostos pelo professor orientador (mediante assessoramentos) e, quando cumpre com as recomendações propostas pela Banca de Avaliação do Painel Intermediário.

§ Nas etapas que compõem a avaliação do TCC não estão previstas atividades de recuperação para a melhoria de notas/conceito.

§ Para os trabalhos com parecer de reprovação atribuída pela Banca de Avaliação no Painel Final, não

(6)

6

TCC2

A segunda fase, o TCC2 consiste na redação final do Trabalho de Conclusão, incluindo os aspectos já

abordados no TCC1, acrescido das etapas projetuais que contemplam o TCC2, conforme ilustra a Figura 3:

Figura 3: Elementos do TCC1 e do TCC2 que compõem o Relatório Final de TCC.

1. FORMA DE APRESENTAÇÃO

§ No TCC2 o aluno deverá entregar 03 (três) exemplares impressos do Relatório Final e o arquivo em

formato PDF. Estes serão distribuídos aos membros da Banca Avaliadora.

§ Após a defesa final do TCC2, deverá ser entregue à COMGRAD-DSG 01 (uma) cópia digital com as

devidas correções e o termo de autorização para divulgação na biblioteca digital LUME UFRGS, que será encaminhado pela COMGRAD-DSG para efetiva homologação da atividade. O prazo para esta

entrega será definido pela COMGRAD-DSG em função das matrículas para o próximo semestre e da formatura.

§ O TCC2 deverá ter um máximo de 50 páginas para o relatório (além das páginas do TCC1), considerando todos os conteúdos pré-textuais e textuais (Anexo 03).

§ O relatório final do TCC2 deve compreender o conteúdo das duas atividades (TCC1 e TCC2)

totalizando o máximo de 120 páginas (Figura 3). Caso necessário, poderá conter Anexos e Apêndices.

§ A metodologia para a redação do texto referente ao TCC1 deverá estar baseada nas normas da ABNT de acordo com a bibliografia indicada. A ABNT recomenda a utilização das seguintes normas na apresentação de trabalhos acadêmicos:

o NBR 6023:2002 (Informação e documentação – Referências – Elaboração)

o NBR 6024:2003 (Numeração progressiva das seções de um documento escritos – Apresentação) o NBR 6027:2003 (Informação e documentação – Sumário – Apresentação)

o NBR 6028:2003 (Informação e documentação – Resumo – Apresentação)

o NBR 10520:2002 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação) o NBR 14724:2011 (Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos- Apresentação) o NBR 12225:2004 (Títulos de lombada – Procedimento)

o NBR 15287:2001 (Informação e documentação — Projeto de pesquisa — Apresentação) o NBR 6034:2004 (Preparação de índice de publicações – Procedimento)

2. FORMA DE AVALIAÇÃO

§ O TCC2 será avaliado de acordo com os itens do Instrumento de Avaliação (Anexo 04).

§ A avaliação do TCC2 ocorrerá em duas etapas: (1) Etapa Intermediária e, (2) Etapa Final. Os itens solicitados, a forma de apresentação, a composição da Banca de Avaliação e o peso atribuído a cada uma das etapas são apresentados na Figura 4. Os itens correspondentes as etapas 1 e 2 serão entregues em forma de relatório, assim como, deverão constar na apresentação em Power Point.

RELATÓRIO

FINAL DE TCC

(Máx. 120 páginas)

(7)

7

ETAPA 1: INTERMEDIÁRIA

Itens solicitados Painel Intermediário Banca de Avaliação Peso (20%) -Geração alternativas

- Seleção alternativas

Apresentação em Power Point, contendo os itens solicitados, com tempo de apresentação de até 10 (dez) minutos por aluno.

Banca composta por 2 (dois) professores, sendo 1 (um) obrigatoriamente membro da Comissão de TCC. Tempo de arguição de até 05 (cinco) minutos.

- Banca: 5% -Orientador: 15%

ETAPA 2: FINAL

Elementos Painel Final Banca de Avaliação Peso (80%)

-Geração alternativas - Seleção alternativas -Desenvolvimento da solução - Validação -Detalhamento -Considerações finais Apresentação em Power Point, contendo os itens solicitados, com tempo de apresentação de até 20 (vinte) minutos por aluno.

Banca composta por três integrantes, sendo: 2 (dois) professores, sendo (um) obrigatoriamente membro da Comissão de TCC; e, 1 (um) professor ou profissional (membro externo). Tempo de arguição de até 05 (cinco) minutos.

- Banca: 70% - Orientador: 10%

Figura 4: Etapas de avaliação do TCC2

§ O TCC2 tem carga horária de 90 horas. O cronograma estabelecido para as atividades correspondentes ao processo de avaliação do TCC2, constam na Figura 5.

ETAPA 1 9° semana Entrega de relatório para o professor orientador

10ª semana Apresentação Painel Intermediário perante a Banca Avaliadora.

ETAPA 2

14ª semana Entrega de relatório final para o professor orientador 15ª semana Leitura do relatório pelo professor orientador

16ª semana Realização de ajustes sugeridos pelo professor orientador e entrega do relatório para a Banca de Avaliação

17ª semana Leitura do relatório pelos avaliadores da banca. 18ª semana Apresentação Painel Final perante a Banca Avaliadora.

20ª semana Alterações finais do TCC2 para publicação no LUME/UFRGS.

*Os alunos com parecer de aprovação deverão entregar o relatório final revisado à COMGRAD até a 20ª semana, com a autorização do professor orientador.

Figura 5: Cronograma do processo avaliativo do TCC2

§ A nota Final será composta pela nota da Etapa 1 (20%) e da Etapa 2 (80%), sendo que, em cada uma das etapas, o peso atribuído à avaliação do professor orientador é de respectivamente 15% e 10%, conforme ilustra a Figura 4.

§ É condição indispensável para a apresentação do Painel Final perante a banca, que o aluno tenha

cumprido as exigências da Etapa 1 (Figura 4), composta pela entrega do relatório e a apresentação do

Painel Intermediário.

§ Nos painéis de apresentação do TCC 2, o aluno terá 10 (dez) minutos: para apresentação painel intermediário e 20 (vinte) minutos: para apresentação painel final; após, cada um dos membros da Banca Avaliadora terá até 05 (cinco) minutos para realizar a sua arguição.

(8)

8

3. COMPOSIÇÃO DAS BANCAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do TCC2 se dará por meio duas Bancas Avaliadoras, relativas as etapas 1 e 2:

§ ETAPA 1/Painel Intermediário: composta por 2 (dois) professores, sendo 1 (um) obrigatoriamente membro da Comissão de TCC.

§ ETAPA 2/Painel Final: composta por 02 (dois) professores, sendo 1 (um) obrigatoriamente membro da Comissão de TCC, e 01 (um) professor ou profissional convidado externo, conforme os critérios para participação previstos na Resolução 03/2016 COMGRAD – DSG.

3.1 Compete aos membros das bancas examinadoras

§ Ler o TCC no período previsto no cronograma do processo avaliativo (Figura 5); § Avaliar, indicar a complementação e sugestões/recomendações quanto ao TCC; § Fazer comentário verbal e arguir o estudante em seguida à sua apresentação; § Redigir parecer escrito e atribuir conceito final conforme os instrumentos indicados;

§ Devolver ao coordenador de TCC o formulário de avaliação devidamente preenchido e assinado (Anexo 04).

§ Na apresentação do trabalho, os critérios de avaliação estarão formalizados por meio de Instrumento

de Avaliação (Anexo 04) distribuído pelo Coordenador da Comissão de TCC. 4. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

§ O orientador pode sugerir que o aluno não apresente o trabalho final à Banca de Avaliação, caso julgue o relatório insuficiente para tanto. Neste caso, o orientador deve encaminhar para a COMGRAD-DSG um documento descrevendo tal situação num prazo máximo de 10 (dez) dias antes da entrega do relatório final. Isso, porém, não impede que o aluno apresente o trabalho à Banca de Avaliação.

§ Após as apresentações do TCC, os membros da Banca de Avaliação devem proceder à arguição e preenchimento do Instrumento de Avaliação (Anexo A_01-TCC2). Cada membro da Banca atribuirá sua avaliação, conforme os parâmetros e os critérios determinados neste instrumento de avaliação. Para tanto, preencherá os campos com valores de 1 a 10, com até uma casa decimal.

§ Para chegar-se ao conceito final tem-se: o A ≥ 9,00

o 7,50 ≤ B< 9,00 o 6,00 ≤ C< 7,50 o D< 6,00

§ O conceito final será atribuído de acordo com o regimento da Universidade: o Conceito A Aproveitamento Ótimo

o Conceito B Aproveitamento Bom

o Conceito C Aproveitamento Regular o Conceito D Aproveitamento Insuficiente

o Conceito FF* Reprovação Frequência inferior a 75%

o Será considerado reprovado o aluno com mais de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas não justificadas. Cabe ao professor orientador registar a frequência dos alunos nos encontros agendados à orientação (assessoramento).

4.1 Divulgação dos Conceitos

§ A divulgação dos conceitos do Painel Intermediário e do Painel Final será feita em até 3 dias úteis após a última apresentação.

§ O cômputo final das avaliações será feito pelos Coordenadores da Comissão de TCC em Design juntamente com a COMGRAD-DSG.

(9)

9 § Os alunos com parecer de aprovação no Painel Final/Etapa 2, atribuído pela Banca de Avaliação, terão o prazo de 15 (quinze) dias da data da defesa para concretizar as sugestões/recomendações propostas pela mesma. Entende-se que as recomendações deverão ser obrigatoriamente cumpridas e sugestões ponderadas junto ao respectivo orientador.

§ A apropriação do conceito pela COMGRAD DSG, de acordo com o calendário acadêmico, ocorrerá somente após o cumprimento das devidas correções e entrega do Relatório Final de Trabalho de Conclusão de Curso à mesma, conforme descrito no item anterior.

5. ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

§ Em caso de parecer de reprovação, atribuído pela Banca de Avaliação no Painel Final, o aluno deverá matricular-se novamente na atividade, podendo continuar a realização do trabalho anteriormente desenvolvido sanando os problemas apontados.

§ As atividades de recuperação previstas no TCC ocorrem de forma processual ao longo do desenvolvimento do projeto no decorrer do semestre, na medida em que o aluno realiza os ajustes propostos pelo professor orientador (mediante assessoramentos) e, quando cumpre com as recomendações propostas pela Banca de Avaliação do Painel Intermediário.

§ Nas etapas que compõem a avaliação do TCC não estão previstas atividades de recuperação para a melhoria de notas/conceito.

§ Para os trabalhos com parecer de reprovação atribuído pela Banca de Avaliação no Painel Final, não

(10)

10

Anexo 01

(11)

11

Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual/Design

de Produto

<Título provisório do Projeto>

<Nome do Aluno - Email aluno>

Resumo - Descrever de modo resumido a importância da temática do trabalho a ser desenvolvido, o

que vai ser explorado no Trabalho de Conclusão de Curso, em seus dois módulos, e os resultados

esperados (máximo 500 caracteres).

Palavras-chave: Especificar as palavras-chaves do trabalho (máximo 5).

Introdução e Justificativa

Breve apresentação do estado da arte sobre o tema do TCC. Descrever objetivamente, com o apoio

da literatura, o problema a ser tratado, focando sua relevância no contexto da área em questão e

justificando a importância do projeto. Identificação de conceitos, métodos e técnicas pertinentes ao

tema do trabalho. Descrição geral do trabalho, apontando fins teóricos (pesquisa, publicações,

conhecimento a ser adquirido) e práticos (benefícios gerados, resultado final).

Objetivos

Objetivo Geral: dimensão mais ampla pretendida com o desenvolvimento do trabalho.

Objetivos Específicos: definição de metas específicas que complementam e viabilizam o objetivo

geral. Devem ser claros e precisos e podem ser elencados com verbos que favoreçam a interpretação

dos mesmos, como, por exemplo, identificar, verificar, descrever e avaliar.

Revisão da literatura

Apresentação da base teórica necessária para o desenvolvimento do projeto.

Metodologia

Especifica como os objetivos estabelecidos serão alcançados, por meio de estratégias metodológicas

previstas, com a descrição de técnicas e ferramentas a serem utilizadas. Descrever as etapas de

desenvolvimento do trabalho com o cronograma.

Referências

Referências citadas no trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, de acordo

com as Normas da ABNT.

(12)

12

Anexo 02

(13)

13

Instrumento de Registro e Acompanhamento de Orientação de TCC em Design

Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual I ou Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto I Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual II ou Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto II

Nome do Aluno(a) Título do Trabalho

Nome do Orientador(a)

Obs.: O visto deve ser do(a) orientador(a) e do aluno(a).

(14)

14

Anexo 03

Estrutura de trabalhos acadêmicos

Itens obrigatórios01 e opcionais02 da Estrutura do TCC Segundo ABNT NBR 14724:2011 Parte Externa:

Capa (01) Lombada (02)

Parte Interna:

Pré-textuais Folha de rosto (01)

Errata (02)

Folha de aprovação (01) Dedicatória (02)

Agradecimentos (02) Epígrafe (02)

Resumo na língua vernácula(01) Resumo em língua estrangeira (01) Lista de ilustrações (02)

Lista de tabelas (02)

Lista de abreviaturas e siglas (02) Lista de símbolos (02) Sumário (01) Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão Pós-textuais Referências (01) Glossário (02) Apêndice (02) Anexo (02) Índice(02)

(15)

15

Anexo 04

(16)

16

TCC1- Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso 1 – PAINEL INTERMEDIÁRIO

O presente Instrumento deve ser preenchido, assinado e depositado no envelope específico.

Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual I Data

Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto I

Nome do Aluno(a)

Título do Trabalho

Nome do Avaliador(a)

Assinatura_____________________________________________

Cada membro da Banca atribuirá sua avaliação, conforme os parâmetros e os critérios determinados neste Instrumento. O peso atribuído a esta avaliação é de 15% da avaliação total do TCC1.

Preencha os campos abaixo com valores de 0 a 10:

Conteúdo de TCC1 (10%)

Pesos Nota (0 a 10)

Relevância | Atualidade do Tema | Impacto Social [2%] Problematização | Formulação do problema [2%] Metodologia de projeto [escolhida | proposta] [3%] Fundamentação teórica

Uso de referências pertinentes e atuais sobre o tema [3%]

Apresentação de TCC1 (5%)

Pesos Nota (0 a 10)

Apresentação para a banca

(17)

17

TCC1- Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso 1 – PAINEL FINAL

O presente Instrumento deve ser preenchido, assinado e depositado no envelope específico.

Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual I Data

Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto I

Nome do Aluno(a)

Título do Trabalho

Nome do Avaliador(a)

Assinatura_____________________________________________

Cada membro da Banca atribuirá sua avaliação, conforme os parâmetros e os critérios determinados neste Instrumento. O peso atribuído a esta avaliação é de 70% da avaliação total do TCC1.

Preencha os campos abaixo com valores de 0 a 10:

Estrutura do Relatório de TCC 1 (15%)

Pesos Nota (0 a 10)

Diagramação | Organização e clareza

A escolha do entrelinhas, do tamanho e da fonte são livres, desde que não prejudiquem a legibilidade. Pode ser usado frente e verso. As normas da ABNT sobre citações e referências devem ser seguidas. A estrutura do trabalho é a que está indicada no documento "INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO, REGISTRO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DESIGN"

[5%]

Adequação entre volume de texto e conteúdo

Máximo de 70 páginas, considerando apenas elementos textuais. [5%] Linguagem e correção ortográfica/gramatical [05%]

Conteúdo de TCC1 (45%)

Pesos Nota (0 a 10)

Relevância | Atualidade do Tema | Impacto Social [5%] Problematização | Formulação do problema [10%] Metodologia de projeto [escolhida | proposta] [15%] Fundamentação teórica

Uso de referências pertinentes e atuais sobre o tema [15%]

Apresentação de TCC1 (10%)

Pesos Nota (0 a 10)

Apresentação para a banca

(18)

18

TCC2- Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso 2 – PAINEL INTERMEDIÁRIO

O presente Instrumento deve ser preenchido, assinado e depositado no envelope específico.

Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual I Data

Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto I

Nome do Aluno(a)

Título do Trabalho

Nome do Avaliador(a)

Assinatura_____________________________________________

Cada membro da Banca atribuirá sua avaliação, conforme os parâmetros e os critérios determinados neste Instrumento,

O peso atribuído a esta avaliação é de 15% da avaliação total. Preencha os campos abaixo com valores de 0 a 10:

Conteúdo de TCC2 (10%)

Pesos Nota (0 a 10)

Geração de alternativas [5%]

Seleção de alternativas [5%]

Apresentação de TCC2 (5%)

Pesos Nota (0 a 10)

Apresentação para a banca

(19)

19

TCC2- Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso 2 – PAINEL FINAL

O presente Instrumento deve ser preenchido, assinado e depositado no envelope específico.

Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual II Data

Trabalho de Conclusão de Curso em design de Produto II

Nome do Aluno(a) Título do Trabalho

Nome do Avaliador(a)

Assinatura

____________________________________________

Cada membro da Banca atribuirá sua avaliação, conforme os parâmetros e os critérios determinados neste Instrumento, Sendo que o peso atribuído a esta avaliação é de 70% da avaliação total.

Preencha os campos abaixo com valores de 0 a 10:

Estrutura do Relatório do TCC 2 (15%)

Pesos Nota (0 a 10)

Diagramação |Organização e clareza

A escolha do entrelinhas, do tamanho e da fonte são livres, desde que não prejudiquem a legibilidade. Pode ser usado frente e verso. As normas da ABNT sobre citações e referências devem ser seguidas. A estrutura do trabalho é a que está indicada no documento "INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO, REGISTRO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DESIGN"

[05%]

Adequação entre volume de texto e conteúdo

Máximo de 50 páginas para o TCCII. Somando-se o TCC I e o II, o número máximo de páginas não pode exceder 120. Consideram-se apenas elementos textuais.

[5%]

Linguagem e correção ortográfica/gramatical [05%]

Conteúdo e Adequação Projetual do TCC2 (45%)

Pesos Nota (0 a 10)

Metodologia empregada | Relação entre metodologia e

desenvolvimento do projeto | Geração e seleção de alternativas [10%]

Avaliações | Verificações

Relacionado à verificação do atendimento dos requisitos de projeto, seja com usuários (grupos focais, entrevistas, questionários) ou sem usuários (heurísticas, checklist), usando protótipos funcionais ou não-funcionais, de alta ou baixa fidelidade.

[5%]

Viabilidade técnico-econômica | Exequibilidade [5%]

Detalhamento técnico | Complexidade [10%]

Resultado final | Solução x Problema | Inovação [15%]

Apresentação de TCC2 (10%)

Pesos Nota (0 a 10)

Apresentação para a banca

(20)

20

Parecer do ORIENTADOR – PAINEL INTERMEDIÁRIO

Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual I Data

Trabalho de Conclusão de Curso em design de Produto I Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual II Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto II

Nome do Aluno(a)

Título do Trabalho

Nome do Orientador(a)

Assinatura_____________________________________________

O professor orientador atribuirá sua avaliação, conforme os parâmetros e os critérios determinados neste Instrumento, sendo que o peso atribuído a esta avaliação é de 5% da avaliação total do TCC.

Preencha os campos com valores de 0 a 10:

Acompanhamento das atividades de TCC (5%)

Pesos Nota (0 a 10)

Desempenho entre o início do semestre e o Painel Intermediário Frequência às reuniões de orientação | Qualidade do material produzido | Cumprimento de prazos

[3%]

(21)

21

Parecer do ORIENTADOR – PAINEL FINAL

Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual I Data

Trabalho de Conclusão de Curso em design de Produto I Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual II Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto II

Nome do Aluno(a)

Título do Trabalho

Nome do Orientador(a)

Assinatura_____________________________________________

O professor orientador atribuirá sua avaliação, conforme os parâmetros e os critérios determinados neste Instrumento, sendo que o peso atribuído a esta avaliação é de 10% da avaliação total do TCC.

Preencha os campos com valores de 0 a 10:

Acompanhamento das atividades de TCC (10%)

Pesos Nota (0 a 10)

Painel Final/ relatório final [4%]

Desempenho entre o Painel Intermediário e a Banca de Avaliação Frequência às reuniões de orientação | Qualidade do material produzido | Cumprimento de prazos

(22)

22

Anexo 05

(23)

23

Ata da Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual I Data

Trabalho de Conclusão de Curso em design de Produto I Trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual II Trabalho de Conclusão de Curso em Design de Produto II

Nome do Aluno(a)

Título do Trabalho

Nome do Professor(a) Orientador(a)

Assinatura_____________________________________________ Nome do Avaliador(a) 01 Assinatura_____________________________________________ Nome do Avaliador(a) 02 Assinatura_____________________________________________ Nome do Avaliador(a) 03 Assinatura_____________________________________________

Referências

Documentos relacionados

BORGES (1996) descreve o procedimento adotado para fazer a cura- doria da exposição Arte Funerária, exibida sucessivamente em São Paulo (1993), Ribeirão Preto (1995), Goiânia (1998)

Adorar a Deus porque ele cumpriu sua promessa Material Material Material Material Material Folha de cartolina/papel cânon Pincel mágico P P P P Prrrrropósito opósito opósito

Então, obviamente, a preocupação aqui é se vocês estão vendo algum cenário de inadimplência pior ou antecipando ter que fazer muito mais provisão aí para

Com o intuito de buscar novos adeptos, tal instituição percorrerá o território do Grão-Pará, no período colonial, para impor as suas regras religiosas e evitar que práticas como a

TABELA 4- Produção de frutos (porcentagem do número de frutos/número de flores) após tratamento de polinização cruzada interespecífica entre Senna obtusifolia e

Art.6° - Para se inscrever como usuário da Biblioteca da Escola SENAI “Alvares Romi”, a pessoa deverá fazer parte do corpo docente ou discente, ou ainda ser ex-aluno,

1º - O concurso para provimento de cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal e Territórios, presidido pelo Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, constará

Se analisarmos a sociedade existente em geral, muitas mudanças estão ocorrendo em todos os níveis; aos poucos, vamos evoluindo para uma sociedade mais humana e para a