• Nenhum resultado encontrado

Cartografia Representação Espacial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cartografia Representação Espacial"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aula n

o

. 04

Cartografia – Representação Espacial

01.Justificando que um mapa é um meio de informação:

I. Em uma luta armada, a interpretação de um mapa pode indicar o caminho a seguir ou o melhor lugar para se esconder, no caso de uma batalha perdida.

II. O mapa permite conhecer melhor o espaço, um terreno ou uma região, orientando na organiza-ção de roteiros de viagens.

III. O mapa é importante para estruturar diferentes formas de planejamento, inclusive para as guer-ras.

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem

corre-tas.

d) se todas as afirmativas estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem incorretas. 02.Considere a história em quadrinhos apresentada a

seguir.

(Fonte: Laerte, “Folha de S. Paulo”, 06 de fevereiro de 2002.)

A história em quadrinhos faz referência:

a) à transição da agência espacial americana NASA para empresa comercial voltada ao público civil. b) à popularização e democratização do uso da

inter-net e de programas de sensoriamento remoto no Brasil.

c) à expansão do uso de imagens de satélite para investigação de fenômenos em várias escalas. d) à globalização, que possibilitou maior integração

do espaço mundial pela rápida evolução das tele-comunicações.

e) aos vultosos investimentos brasileiros em progra-mas de sensoriamento remoto voltados para o controle do território nacional.

Considere o texto abaixo para resolver as questões 03, 04 e 05.

“A cartografia é um instrumento extremamente importante para várias profissões, é utilizado pelo geó-grafo, geólogo, arquiteto, engenheiro, biólogo, entre outros.

Mas para obter um entendimento melhor deve-se saber primeiramente o que é cartografia?

Cartografia é a disciplina que através de estudos elaborados, fazem representações cartográficas (mapas, cartas, plantas etc.), além da elaboração, a cartografia faz a interpretação dos mesmos.

Na ciência geográfica os mapas são importantes para analisar partes do planeta, como vegetação, clima, território etc.

Os mapas não são utilizados somente agora, na antiguidade foram criados mapas de localização, o mais antigo representava partes da Mesopotâmia e foi fabricado de argila.

Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimenta-res, hoje, após várias evoluções tecnológicas, a carto-grafia é precisa e conta com recursos, como fotos aéreas, radares, imagens de satélites, GPS entre outros. A cartografia é muito usada na atualidade e nas três últimas décadas como meio de estratégia militar, pois os mapas e suas legendas informam condições natu-rais (vegetação, relevo, clima) que são itens importan-tes para conhecer as dificuldades a serem enfrentadas e também, preliminarmente, estudar como superá-las.”

Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/ cartografia.htm Acesso em: 10.05.2009

03.Tratando de questões de natureza cartográfica, assi-nale o correto.

a) Os mapas que tratam, tematicamente, dos solos, da pluviometria, do relevo e da fauna correspon-dem, nesta orcorrespon-dem, aos mapas pedológicos, de isotérmicos, geológicos e zoogeográficos. b) A fauna, as rochas, as temperaturas e a

vegeta-ção são representadas, nesta ordem, nos mapas zoogeográficos, geológicos, de isotermas e fito-geográficos.

c) Mapas ou cartas que têm escalas grandes e com detalhes a respeito dos temas cartografados são também chamados de Atlas.

d) Nos mapas altimétricos, as linhas que unem pon-tos que têm as mesmas altitudes são chamadas de linhas isotérmicas ou isobáricas.

e) As projeções elaboradas a partir do GPS não apresentam distorção na representação das áreas e contornos das terras emersas.

...a cidade, o bairro, a rua... o prédio... ...e a janela da Cléo. Olha lá a lambisgoia! ...o planeta... Onde arranjou isso, Vivinha? ...na liquidação da NASA!

(2)

04.Em relação às características da cartografia automá-tica ou cartografia assistida por computador, é ver-dadeiro afirmar que:

a) na década de 1980, com a utilização da informá-tica, surgiu a tecnologia da cartografia automá-tica.

b) ocorreu grande velocidade na produção de inú-meros mapas diferentes a partir de um mesmo conjunto de informações digitais.

c) na cartografia automática, os programas de com-putadores não realizam conversões de uma pro-jeção para outra.

d) a cartografia automática não pode ser alimentada pelas tecnologias de sensoriamento remoto. e) as informações arquivadas sob forma eletrônica

formam um banco de dados denominado de escala.

05.Em se tratando de questões de natureza cartográ-fica, assinale o correto.

a) A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtos de sensoriamento remoto de alta resolução e com pequenas escalas.

b) Escalas como 1:1.000.000 e 1:500.000 são muito adequadas para a cartografia de detalhe, espe-cialmente de áreas urbanas.

c) O relevo, os solos e a vegetação são cartografica-mente representados, nesta ordem, nos mapas geológicos, geomorfológicos e biogeográficos. d) Em um mapa, construído na escala 1:250.000,

uma distância linear de 7,5 cm corresponde a uma distância real de 18,75 km lineares.

e) Os mapas topográficos são confeccionados em pequena escala e empregados exclusivamente na elaboração de rotas náuticas.

06.A tabela a seguir apresenta o número de habitantes das capitais estaduais da Região Norte do Brasil.

Capital estadual Número de habitantes

Belém 1.408.847 Boa Vista 249.853 Macapá 344.153 Manaus 1.646.602 Palmas 178.386 Porto Velho 369.345 Rio Branco 290.639

Fonte: IBGE, Contagem da população 2007. Disponível em http://www.ibge.gov.br/cidadesat/defaut.php.

Os dados da tabela podem ser representados em um mapa temático, instrumento utilizado em estudos comparativos para representar fenômenos que dife-rem em quantidade. A legenda desse mapa neces-sita de uma representação pontual por formas geométricas. Assinale a alternativa que indica a representação gráfica correta dos dados da tabela. a) Formas geométricas diferentes, de tamanhos

diferentes para cada capital.

b) Formas geométricas diferentes, de tamanhos iguais para todas as capitais.

c) Formas geométricas iguais para capitais com mais de 1.000.000 de habitantes e diferentes para as demais.

d) Formas geométricas iguais, de tamanhos diferen-tes, a de maior tamanho representando Belém e a de menor, Palmas.

e) Formas geométricas iguais, de tamanhos diferen-tes, a de maior tamanho representando Manaus e a de menor, Palmas.

(3)

07.(ENEM) – Existem diferentes formas de representa-ção plana da superfície da Terra (planisfério). Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados. Apesar de usarem projeções, res-pectivamente, conforme e equivalente, ambas utili-zam como base da projeção o modelo:

08.Observe o mapa:

Comparando-o ao mapa-múndi que se está acostu-mado a ver, pode-se afirmar:

a) Este mapa apresenta um problema de escala, que acaba por produzir uma distorção na forma dos continentes.

b) A deformação do mapa decorre da projeção ado-tada, confrontando a visão eurocêntrica do mundo.

c) O sistema de coordenadas adotado está invertido, visando dar maior destaque à linha internacional de mudança da data.

d) Este mapa inverte a posição real dos continentes no planeta.

e) Trata-se de uma projeção azimutal, com vistas a dar maior destaque às áreas situadas acima dos 40ode latitude.

09.As figuras a seguir foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. “Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização”. São Paulo: Scipione, 2003. p. 446.

Sobre esse tipo de projeção, podemos afirmar que: a) representa as áreas de latitudes médias e a

con-servação das formas e dos ângulos continentais. b) mostra um mundo igual para as pessoas e as nações, apresentando, pois, um conteúdo político e social.

c) conserva as formas das massas e a proporcionali-dade dos diversos continentes.

d) representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteú-do geopolítico.

e) corresponde ao modelo cilíndrico para elabora-ção de mapas.

10.Apoiando-se em pressupostos da geopolítica asso-ciada à cartografia, analise itens relativos à repre-sentação cartográfica constante na figura a seguir.

Fonte: “Veja”, Editora Abril, 2000

I. É um mapa básico que indica a localização e a configuração exata dos continentes com suas devidas proporções geométricas.

II. Caracteriza-se como uma representação carto-gráfica com fins geopolíticos, apresentando o Brasil numa posição privilegiada em relação a outros países. ÁFRICA EUROPA ÁSIA EquadorAMÉRICA 1

Projeção azimutal equidistante

1-Pearl Harbor 2-Délhi EUROPA ÁFRICA AMÉRICA 2 Equador a) d) e) b) O L O L O L c) O L O L Mercator Peters América do Norte América Central América do Sul Austrália Antártida Brasil África Europa Ásia

(4)

III. Considerando o formato da Terra, pode-se afir-mar que o mapa analisado é o mais preciso na representação dos continentes existentes. Da leitura das afirmações acima, é correto afirmar que:

a) apenas I é verdadeira. b) apenas II é verdadeira. c) apenas III é verdadeira. d) apenas I e II são verdadeiras. e) apenas II e III são verdadeiras.

11.O mapa representa o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, no Rio de Janeiro, utilizando, para tanto, as chamadas curvas de nível.

Fonte: OLIVEIRA, C. Curso de cartografia moderna, 1998.

Essas linhas são traçadas de forma a indicar os pon-tos do relevo que possuem a mesma:

a) declividade.

b) formação geológica.

c) altitude em relação ao nível do mar.

d) profundidade da camada superficial de solo. e) variação altimétrica e batimétrica.

12.Observe a representação a seguir.

As áreas de maior declividade e de maior altitude correspondem, respectivamente, a: a) I e III b) I e IV c) II e I d) III e II e) IV e II

13. Considere o desenho esquemático a seguir, que apresenta dois morros situados ao sul do Trópico de Capricórnio com seus respectivos relevos, represen-tados em curvas de nível. Considera-se que as ver-tentes dos morros que recebem maior quantidade de energia solar são mais quentes e secas. Em conse-quência, essas vertentes têm solos frequentemente mais rasos e horizontes menos desenvolvidos do que as vertentes menos expostas à luz do Sol.

Sabendo-se que o Sol nasce no Oriente, pode-se afirmar que as vertentes dos morros que apresen-tam os solos mais profundos são as de números: a) 1 e 3 b) 1 e 4 c) 2 e 3 d) 2 e 4 e) 3 e 4 1:100.000 III IV II I 450 400 N 100 m 200 m 300 m 50 m VERTENTE 3 50 m 100 m 200 m 300 m N VERTENTE 4 VERTENTE 2 VERTENTE 1 OCEANO ATLÂNTICO ENSEADA DE BOTAFOGO Praia da Urca URCA Praia de Fora 50 100 150 Morro daUrca 200 250 300 350 Altitude em metros 400 300 200 100 0 A B 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600 50 Morro Cara de Cão

(5)

14.(ENEM) – Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:

1. Instalação de um parque industrial.

2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.

Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indús-trias e torres, são, respectivamente:

a) E e G b) H e A c) I e E d) B e I e) E e F

15.“Na trigonometria plana (ou Euclidiana), a distância mais curta entre dois pontos é uma reta. Generalizando para geometrias não planas, a distância mais curta entre dois pontos é uma geodésia e, em geral, não é uma reta. No caso particular da geometria esférica, as geodésias são segmentos de grandes círculos.”

(LIMA NETO, Gastão Bierrenbach. Astronomia de Posição. In: http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/astroposicao.html).

http://www.astro.iag.usp.br/gastao/AstroPosicao/Curso2008.pdf

Com base nas informações acima e nas possibilidades de representação do globo terrestre, indique a alternativa incorreta.

a) Todas as possibilidades de projeção de uma esfera no plano (planisfério) irão deformar as dimensões reais da esfera.

b) A geometria euclidiana não representa a melhor opção para medirmos as distâncias reais. c) A geometria não plana representa a melhor opção para medirmos as distâncias reais.

d) As medidas realizadas através das geodésias sempre indicarão distâncias maiores do que aquelas feitas sobre a representação no plano.

e) A geometria plana representa a melhor opção para medirmos as distâncias reais, conforme indicado no mapa acima. São Paulo Equador Trópico de Capricórnio Ilha da Reunião

distância mais curta: geodésica

Meridiano de Greenwich 40 30 20 10 A D G B C E F I H N Cidade Vegetação Rios Rodovia 1:100.000

(6)

16.Considerando-se a escala de 1: 25000 e a grade for-mada em quadrículas de 1 cm x 1 cm, a área do polí-gono representado abaixo é de:

a) 875.000 m2 b) 250.000 m2 c) 87 km2 d) 125 km2 e) 12,8 m2

17.A figura representa o palco da guerra entre a coali-zão Anglo-Americana e o Iraque.

Usando as referências contidas na figura e conside-rando que a distância entre o centro de Bagdá e o limite do último círculo fosse de 5 cm, a escala do mapa seria: a) 1: 160000000 b) 1: 53000000 c) 1: 20000000 d) 1: 15000000 e) 1: 3200000

18.Observe com atenção as informações a seguir:

Considerando a distância real entre os pontos A e B ser de 12 km e entre os pontos A e C ser de 24 km e a distância gráfica entre os pontos A e B ser de 2 cm e entre os pontos A e C ser de 4 cm, a escala está corretamente indicada em:

a) 1: 120.000 b) 1: 600.000 c) 1: 240.000 d) 1: 60.000 e) 1: 1.200.000

19. Observe as figuras a seguir, que correspondem a uma sequência de representações cartográficas de um prédio de uma escola em um bairro qualquer.

Com base nas figuras 1, 2 e 3 e nos fundamentos da cartografia, são feitas as seguintes afirmações.

I. A projeção cartográfica utilizada nas três figuras informa o número de reduções que a superfície real sofreu para ser representada.

II. As dimensões dos elementos representados nas figuras 1, 2 e 3 ficam, nesta ordem, cada vez menores, e a área de abrangência da representa-ção cartográfica é cada vez maior.

III. As três figuras possuem a mesma escala carto-gráfica, pois as dimensões das quadrículas per-manecem constantes.

Quais estão corretas? a) Apenas I

b) Apenas lI c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) I, II e III

FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 3

SIMIELLI, M. E. Primeiros mapas. São Paulo: Ática, 1993. Legenda: Áreas livres

Casas Árvores Escola Ruas 5 0 1 2 3 4 1 2 3 4 5 IRAQUE IRÃ Rio Eufrates Rio Tigre BAGDÁ Bayji Tikrit Karbala Najaf Hillah Kut Rio Tigre Kirkuk Distância de Bagdá (km) 160 120 80 40

(7)

20.Considerando a ideia de que os mapas são concebidos como instrumentos utilizados para representar o planeta Terra, é correto afirmar que:

a) os mapas do século XII, feitos pelos europeus, já representavam a Cordilheira dos Andes. b) o primeiro mapa a considerar a Terra redonda foi feito por Ptolomeu.

c) o mapa múndi feito por Mercator privilegia a representação do continente europeu por exagerar sua extensão territorial.

d) a última porção do território africano a ser representada pelos cartógrafos europeus foi a da África Setentrional. e) os mapas temáticos trabalham com diversos temas ao mesmo tempo.

Gabarito

01. d 02. c 03. b 04. b 05. d 06. e 07. b 08. b 09. d 10. b 11. c 12. c 13. d 14. c 15. e 16. a 17. e 18. b 19. b 20. c

Referências

Documentos relacionados

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Não podem ser deduzidas dos nossos dados quaisquer informações sobre uma dada característica específica, nem sobre a aptidão para um determinado fim. Os dados fornecidos não eximem

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

01) 01 (um) terreno urbano, matriculado sob o n.º 19.505, no Cartório do 2º Ofício do Registro de Imóveis da Comarca de Itajaí (SC), situado em Balneário Navegantes, correspondente

Diferentes estratégias têm sido desenhadas para responder a este e outros desafios societais complexos, como a inovação social, que estabelece mais responsabilidade da sociedade