• Nenhum resultado encontrado

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

3ª PPF de Geografia/ 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág.1

Aluno(a): Nº

Ano: 2º Turma: Data Nota:

Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos

Orientações gerais:

1) Número de questões desta prova: 10

2) Valor das questões: Fechadas (5): 2,0 pontos cada.

3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: América /Fontes de energia/Bacias hidrográfica/Formações vegetais.

1ª Questão: No texto a seguir, está apresentada a nova matriz energética

do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Energia de Noronha virá da força das águas.

A energia de Fernando de Noronha virá do mar, do ar, do Sol e até do lixo produzido por seus moradores e visitantes. É o que promete o projeto de substituição da matriz energética da ilha, que prevê a troca dos geradores atuais, que consomem 310 mil litros de diesel por mês.

(GUIBU, F. Folha de S. Paulo, 19 ago. 2012. Adaptado.)

A escolha por essa nova matriz prioriza:

a) a expansão da oferta de energia, para aumento da atividade turística. b) o uso de fontes limpas, para manutenção das condições ecológicas da região.

Colégio XIX de Março

Educação do jeito que deve ser

2017

(2)

3ª PPF de Geografia/ 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág.2

c) o desenvolvimento de unidades complementares, para solução da carência energética local.

d) o barateamento dos custos energéticos, para estímulo da ocupação permanente.

e) a diminuição dos gastos operacionais de transporte, para superação da distância do continente.

2ª Questão: Sobre a hidrografia brasileira, julgue as afirmações a seguir

em verdadeiras (V) ou falsas (F). A seguir, assinale a opção correta:

I. ( ) A maior parte dos rios brasileiros é alimentada pelas águas das chuvas, por isso possuem um regime denominado pluvial. As cheias ocorrem no verão e a estiagem, no inverno.

II. ( ) A bacia do rio Amazonas, maior rede hidrográfica do mundo, ocupa quase metade do território nacional. O rio Amazonas nasce em regiões com geleiras nos Andes e possui contribuintes no hemisfério Norte e Sul da Terra.

III. ( ) O estratégico reservatório de água subterrânea, denominado Aquífero Guarani, ocorre em áreas de terrenos cristalinos, e se estende pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

IV. ( ) A bacia do rio São Francisco, exclusiva do Nordeste brasileiro, é essencial para essa região. A “transposição” de suas águas é considerada estratégica para o abastecimento de água ao semiárido nordestino.

a) I. (F); II. (V); III. (F); IV. (F). b) I. (V); II. (F); III. (V); IV. (F). c) I. (V); II. (F); III. (V); IV. (F). d) I. (V); II. (V); III. (V); IV. (V). e) I. (V); II. (V); III. (F); IV. (F).

4ª Questão:

ROSS, Jurandyr(Org.).

Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2000.p.178. Adaptado

(3)

3ª PPF de Geografia/ 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág.3

Sobre as formações vegetais indicadas no mapa do Brasil acima, pelas letras A e B, considere as afirmações a seguir.

I. A formação A é caracterizada pela presença de arbustos espaçados e retorcidos, adaptados ao clima tropical equatorial.

II. O bioma B está assentado em solos de baixa fertilidade, relacionada aos volumes reduzidos de precipitação irregularmente distribuídos.

III.A vegetação A oferece condições naturais favoráveis ao agronegócio, tais como solos férteis e chuvas bem distribuídas.

IV. Em B, encontram-se espécies com elementos de adaptação à escassez de pluviosidade, como revestimento dos tecidos, folhas miúdas e em formato de espinho.

Está correto o que se afirma em: a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) III e IV, apenas

3ª Questão:

Bem me diziam que a terra se faz mais branda e macia quando mais do litoral

a viagem se aproxima. Agora afinal cheguei

nesta terra que diziam. Como ela é uma terra doce para os pés e para a vista. Os rios que correm aqui têm água vitalícia

Em Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto narra a saga de retirantes do interior do Nordeste brasileiro em direção a um outro bioma regional, que pode ser, corretamente, descrito

a) ao Agreste, região de matas de galeria entre a Caatinga e o Cerrado. b) ao Sertão, região de Cerrado com matas perenes ou semidecíduas. c) à Zona da Mata, originalmente coberta por Mata Atlântica.

d) ao Cerradão, uma região de florestas resistentes à seca.

(4)

3ª PPF de Geografia/ 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág.4

5ª Questão: Considere as seguintes afirmativas sobre os impactos

ambientais em três grandes domínios morfoclimáticos brasileiros.

I. Possui uma formação vegetal muito densa, com grande biodiversidade. Possui o maior número de espécies ameaçadas do Brasil devido, dentre outros, à exploração madeireira, às monoculturas de exportação e à expansão urbana. Devido ao intenso desmatamento de suas encostas, são intensos os processos erosivos e frequentes os deslizamentos de terra nesse domínio morfoclimático.

II. Nas bordas desse domínio, caracterizado pelo relevo de planícies, depressões e baixos planaltos, localiza-se a maior parte do chamado arco do desmatamento, uma área cujas atividades econômicas, ligadas à extração madeireira e à abertura de novas áreas para a agricultura e a

pecuária, vêm acarretando intenso processo de queimada,

desflorestamento e intensificação dos processos erosivos.

III. Esse domínio tem sofrido o maior dos impactos ambientais no contexto brasileiro, com a expansão da monocultura canavieira e da soja. Embora tenha sido declarado como um dos principais hotspots brasileiros, 57% de sua área original já estão desmatados, e se o ritmo do desmatamento de sua vegetação não diminuir, até 2030 essa formação poderá ter desaparecido.

As afirmações I, II e III referem-se, respectivamente, aos domínios morfoclimáticos

a) I. Amazônico; II. Cerrado; III. Pantanal.

b) I. Mata Atlântica; II. Cerrado; III. Amazônico. c) I. Amazônico; II. Cerrado; III. Mata Atlântica. d) I. Araucária; II. Amazônico; III. Pantanal.

e) I. Mares de Morros; II. Amazônico; III. Cerrado.

6ª Questão: O Brasil é um país com grande disponibilidade de recursos

hídricos, mas enfrenta o problema de escassez de água potável em alguns lugares.

A esse respeito, considere as seguintes afirmações.

I. As regiões Sul e Sudeste concentram o maior potencial hídrico e o maior contingente populacional do país.

II. A região Nordeste possui o menor potencial hídrico do país e o segundo maior contingente populacional entre as demais regiões do Brasil.

III.A impermeabilização do solo urbano e a manutenção dos índices de crescimento populacional, nas grandes cidades brasileiras, garantem a disponibilidade de água potável.

(5)

3ª PPF de Geografia/ 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág.5

Está correto o que se afirma em a) I, apenas.

b) II, apenas. c) III, apenas.

d) II e III, apenas. e) I, II e III.

7ª Questão: Observe o mapa a seguir, representativo das bacias

hidrográficas brasileiras.

A parte destacada no mapa identifica a bacia hidrográfica do a) Paraguai. b) Paraná. c) Atlântico Sul. d) Parnaíba. e) Uruguai.

(6)

3ª PPF de Geografia/ 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág.6

Com base na análise das imagens, pode-se concluir, corretamente, que o tipo de vegetação representado caracteriza o domínio morfoclimático de número a) 1. b) 2. c) 4. d) 5. e) 3. 9ª Questão:

Texto 1: Turbina eólica flutuante

Acaba de ser instalada, na costa da Noruega, a primeira turbina eólica oceânica de grande por - te. Localizada a 12 km a leste da cidade de Karmoy, a turbina tem um rotor com um diâmetro de 82 metros e será capaz de gerar sozinha 2,3 MegaWatts de energia.

A turbina eólica flutuante, chamada de HyWind, será conectada à rede elétrica do país e deverá servir como um laboratório de testes em escala real para a tecnologia de turbinas eólicas flutuantes. Ela começará a gerar eletricidade em Julho próximo.

Texto 2: Sem necessidade de fundações

Construir fundações para turbinas eólicas torna-se muito caro quando a profundidade oceânica supera os 50 metros, o que poderia limitar a exploração oceânica da energia eólica.

Já a HyWind pode flutuar, tendo sido projetada para ser instalada em locais com profundidades entre 120 e 700 metros. O local onde a primeira HyWind foi instalada tem 220 metros de profundidade.

O mastro da turbina estende-se por 65 metros acima da linha-d'água. Seu flutuador é construído em aço, indo até 100 metros de profundidade. Três cabos de aço ancoram a turbina eólica flutuante ao fundo do mar, para que sua posição se mantenha constante.

Um sistema avançado de controle permite que a turbina anule parcialmente os movimentos induzidos pelas ondas, mantendo-se mais estável, o que aumenta sua capacidade de geração de energia. A HyWind é um projeto conjunto das empresas StatoilHydro e Siemens.

(Disponível em:<http://www.fisica.seed.pr.gov.br>. 29 jan. 2010. 20:50:41-1)

Texto 3: Rede britânica de supermercados captaenergia que vem do chão

A rede de supermercados britânica Sainsbury instalou no estacionamento de uma de suas lojas um sistema que capta a energia cinética gerada pelos automóveis que entram e saem da área e a transforma em energia elétrica. O equipamento – placas usadas como piso

(7)

3ª PPF de Geografia/ 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág.7

do estacionamento e batizadas Kinetic Road – produz cerca de 30 kWh de energia, quantidade suficiente para atender à demanda dos caixas da loja.

(Disponívelem:<www.energiahoje.com/brasilenergia/energiaoje/2009/08/2001>.)

Texto 4: Hidrogênio O hidrogênio é o elemento mais simples e mais

comum do Universo. Formando 30% da massa do Sol, sua energia é indispensável à vida na Terra. No planeta, faz parte de quase tudo, a começar pela água (H2O). Descoberto no século XVIII pelo físico e químico inglês Henry Covendish, esse gás está no centro de pesquisas e experiências realizadas em várias partes do mundo. A Petrobras também enfrenta esse desafio.

Os textos apresentados e os seus conhecimentos geográficos permitem inferir que

a) o futuro energético concentra-se em fontes alternativas não renováveis. b) no cenário projetado por especialistas, o futuro energético fundamenta-se em fontes naturais renováveis, como a solar, energia cinética que vem do solo, hidrogênio, entre outras.

c) a tecnologia energética pretende utilizar somente fontes não renováveis como o vento e o hidrogênio.

d) o futuro energético fundamenta-se nos desafios de pesquisa sobre fontes alternativas fósseis.

e) inovar em termos de energia é investir em pesquisas relativas às fontes de energia de grande impacto ambiental.

(8)

3ª PPF de Geografia/ 2º ano / Prof. Edvaldo / Pág.8

Comparando a matriz energética mundial e a brasileira, pode-se concluir corretamente

a) que, diferentemente da matriz energética mundial, na matriz brasileira a participação dos combustíveis fósseis é inexpressiva.

b) que a energia nuclear é a menos utilizada tanto no Brasil quanto na matriz mundial.

c) que mais da metade da matriz energética brasileira é constituída por combustíveis fósseis.

d) que o petróleo é a principal fonte de energia mundial, mais utilizado que o somatório do percentual relativo ao carvão mineral e ao gás natural. e) que, na matriz energética brasileira, a participação dos combustíveis renováveis é inexpressiva quando comparada à mundial

Referências

Documentos relacionados

O modelo GL (GLobal solar radiation) de estimativa de radiação solar por satélite roda operacionalmente no CPTEC/INPE. Até 2009 foi realizada uma primeira tarefa

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

( ) Gostaria de ser respeitada se pedir uma cesariana após conhecer a dor do parto, ainda que esteja tudo bem comigo e com o bebê - e mesmo sabendo dos riscos atribuídos à

Uma grande vantagem em receber dividendos e fazer com que esse valor possa ser um fator multiplicador de renda, onde com esse retorno o investidor possa comprar mais ações

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”