• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DE GRUPO VALOR = 3,0 (TRÊS PONTOS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DE GRUPO VALOR = 3,0 (TRÊS PONTOS)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Aluno(a)

Turma

N

o

7

o

ano (6

a

Série) Ensino Fundamental Data 24 / 08 / 11

Bimestre

III

Nota

AvG07-6aM(24-08-Comentada)

AVALIAÇÃO

DE

GRUPO

VALOR = 3,0 (TRÊS PONTOS)

C

C

o

o

n

n

t

t

r

r

a

a

s

s

t

t

e

e

s

s

G

G

R

R

U

U

P

P

O

O

0

0

7

7

Há um menino Há um moleque

Morando sempre no meu coração Toda vez que o adulto balança Ele vem pra me dar a mão Há um passado no meu presente Um sol bem quente lá no meu quintal Toda vez que a bruxa me assombra O menino me dá a mão

(...) Há um menino Há um moleque

Morando sempre no meu coração Toda vez que o adulto fraqueja Ele vem pra me dar a mão

(NASCIMENTO, Milton; BRANT Fernando. “Bola de meia, bola de gude” In: Miltons. CBS, 1988)

INSTRUÇÕES:

I.

sua avaliação possui 12 (doze) questões discursivas. Confira seu exemplar;

II.

leia o texto e as questões cuidadosamente, procurando interpretá-los;

III.

organize suas ideias antes de escrever as respostas, para evitar rasuras;

IV.

use caneta com tinta azul ou preta;

V.

proibido o uso de corretor;

VI.

duração 65 minutos;

VII.

valor: 3,0 (três) peso 2;

VIII.

você deverá preencher o cabeçalho de cada página.

(2)

6

a

série

TEXTO 01

O Portugal que veio para o Brasil

O início da colonização brasileira por Portugal reproduz aquele contraste que marcou a descoberta. O encontro entre uma das nações mais adiantadas de sua época com um território intocado pela civilização, povoado por “bons selvagens”, vivendo conforme as leis da natureza.

A condição de vida e as características dos povos originais das terras americanas vão determinar, em grande medida, a forma que as colonizações vão assumir. Assim, nos territórios descobertos e conquistados pela Espanha os conquistadores encontram civilizações política, econômica e militarmente organizadas. Elas dominam seus respectivos territórios e oferecem

o contraste de sua ordem social à ordem que os europeus trazem nas suas caravelas.

Não por outra razão, será necessário que os \"conquistadores\" as destruam para colonizar o território. Daí provém a forte marca de militarização que caracteriza a colonização da América espanhola. Nada disto ocorreu com o Brasil, onde os portugueses não enfrentaram o contraste de uma civilização como a Maia e Inca. Deste fato decorre também que a marca predominante da colonização portuguesa foi dada pela burocracia civil, e não pela militar.

[...] Na América do Norte, como no Brasil, não havia uma civilização evoluída e organizada dominando o território, como ocorria com os espanhóis. Por outro lado, a colonização inglesa era um empreendimento compartilhado entre a monarquia e a sociedade, diferentemente de Portugal e Espanha, onde a colonização era uma obra do Estado. Lá não predominou nem a burocracia militar (como no caso da Espanha), nem tampouco a burocracia civil (como no caso de Portugal).

Havia, ao lado das colônias reais, nas quais era o monarca quem nomeava as autoridades, as colônias obtidas por compra ou concessão, para as quais se dirigiam grupos sociais organizados, sobretudo de natureza religiosa. Eram estas organizações sociais que, por vezes, deslocando aldeias inteiras para o novo mundo, nele organizavam, de forma autônoma, sua vida social e política. Nestas colônias, a unidade social básica era a família, o centro da vida social, religiosa e política era o templo, e as autoridades políticas eram escolhidas dentro dos marcos do governo representativo da época[…] Nossa colonização foi de \"solteiros\" por contraste com o modelo familiar; masculina; aventureira e imediatista. […]

A colonização do Brasil é, pois, um projeto do Estado português, que se reproduz em terras brasileiras, sem encontrar qualquer força que o limite. As primitivas sociedades indígenas não têm meios de opor-lhe resistência, e a "sociedade dos colonos portugueses" está muito longe de se equiparar à sociedade portuguesa […].

A história brasileira, portanto, começa estigmatizada por esta característica estrutural: um estado anterior, mais forte e mais organizado que a sociedade. Esta será a nossa marca de nascença, […]. O Estado português, moderno, centralizado, burocrático e fiscalista vai criar uma sociedade adaptada a ele.

Ao contrário do velho mundo, aqui não há história anterior ao descobrimento, não há tradições e costumes que imponham limites ao poder do Estado. A sociedade brasileira nasce tutelada pelo Estado, que, pelo seu poder incontrastável impõe uma normatividade minuciosa em todos os campos da vida social. […] É dentro destes limites, definidos pela normatividade estatal, que a sociedade surge e se desenvolve, como uma produção do Estado que jamais poderá se voltar contra o seu criador.

Fernando Ferraz Fonte: http://pitimbuja.com.br/default.php?pagina=noticias&id=269

(3)

AvG07-6aM(24-08-Comentada) Apesar dos contrastes percebidos, não podemos

negar que os europeus sentiram-se encantados por esse Mundo Novo, sobretudo a paisagem. Perceba esse encantamento na poesia do brasileiro Gonçalves Dias, filho de português com uma mestiça brasileira, escrita em um período em que ele esteve afastado do Brasil.

TEXTO 02

Canção do Exílio

“Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar — sozinho, à noite — Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá."

(4)

Aluno(a)

Turma

N

o

7

o

ano (6

a

Série) Ensino Fundamental Data 24 / 08 / 11

Matéria

P

ORTUGUÊS

Professoras A

LESSANDRA

,

A

NA

C

AROLINA E

F

RANCIS

AVALIAÇÃO

GRUPO

07

VALOR = 0,6 (SEIS DÉCIMOS)

01. Considerando a visão do autor, o que exatamente determina a forma de uma colonização?

Explique. (0,2)

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 02. Explique o fato de a colonização portuguesa não ser marcada pela militarização, como ocorreu

com a colonização da América espanhola. (0,2)

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 03. Transforme as orações a seguir para a voz passiva. (0,1)

a) A condição de vida e as características dos povos originais das terras americanas determinarão a forma das colonizações.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

b) O início da colonização brasileira reproduz o contraste cultural.

_______________________________________________________________________________

04. Destaque o agente da passiva nas orações a seguir. (0,1)

a) Os territórios brasileiros foram descobertos por Portugal no século XVI.

_______________________________________________________________________________ b) A história brasileira encontra-se rodeada de diversas miscigenações.

(5)

AvG07-6aM(24-08-Comentada)

RESOLUÇÃO COMENTADA

01. De acordo com o autor, serão dois os elementos responsáveis pela forma de uma colonização: a condição

de vida e as características dos povos originais das terras. Ou seja, a depender do tipo de civilização encontrada, a dominação ocorrerá de maneiras diferentes.

02. Os portugueses, chegando ao Brasil, não encontraram uma civilização militarmente organizada. Logo, não

tiveram enfrentamento de ordem militar.

03. a) A forma das colonizações será determinada pela condição de vida e características dos povos originais

das terras americanas.

b) O contraste cultural é reproduzido pelo início da colonização brasileira.

04. a) Por Portugal.

(6)

Aluno(a)

Turma

N

o

7

o

ano (6

a

Série) Ensino Fundamental Data 24 / 08 / 11

Matéria

M

ATEMÁTICA

Professores E

D

.

S

ARAIVA

,

M

ARÍLIA E

R

ONEY

V

ARGAS

AVALIAÇÃO

GRUPO

07

VALOR = 0,6 (SEIS DÉCIMOS)

INSTRUÇÕES:

I.

Todos os cálculos devem ser feitos nos espaços reservados.

II.

Questões sem cálculos ou rasuradas não serão consideradas.

III.

Os cálculos podem ser feitos a lápis, porém as respostas devem ser dadas com caneta de tinta azul ou preta.

01. A área da Espanha é de aproximadamente 500.000 km2 enquanto a do Brasil é cerca de 8.000.000 km2. Qual a razão entre a área da Espanha e a área do Brasil? (0,3)

02. A distância real entre Lisboa e o Rio de Janeiro é de aproximadamente 7.700 km e sua representação em um mapa mede 11 cm. Qual a razão entre o tamanho da distância

(7)

AvG07-6aM(24-08-Comentada)

RESOLUÇÃO COMENTADA

01. 16 1 80 5 000 . 000 . 8 000 . 500 Brasil . A Espanha . A = = = 02. 7.700 km = 770.000.000 cm 000 . 000 . 70 1 000 . 000 . 770 11 Mapa = = Real

(8)

Aluno(a)

Turma

N

o

7

o

ano (6

a

Série) Ensino Fundamental Data 24 / 08 / 11

Matéria

H

ISTÓRIA

Professores

A

LEX E

S

ÔNIA

AVALIAÇÃO

GRUPO

07

VALOR = 0,6 (SEIS DÉCIMOS)

A colonização do Brasil é, pois, um projeto do Estado português, que se reproduz em terras brasileiras, sem encontrar qualquer força que o limite. As primitivas sociedades indígenas não têm meios de opor-lhe resistência, e a "sociedade dos colonos portugueses" está muito longe de se equiparar à sociedade portuguesa […]. Quando Portugal resolveu colonizar o Brasil, optou pela agricultura da cana-de-açúcar, um produto de alta lucratividade e aceitação no mercado. Da cana-de-açúcar os colonos extraíam dois subprodutos largamente utilizados no Brasil colonial.

Baseado no texto e nos assuntos que estudamos no grupo 07, responda ao que se pede.

01.

a) Quais eram esses dois subprodutos a qual o trecho destacado se refere? (0,1) _______________________________________________________________________________

b) Explique a que se destinavam esses subprodutos. (0,4).

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 02. No início, sua plantação satisfazia as necessidades de fabricação de panos grosseiros para

vestimentas de escravos e pobres, desenvolvendo-se na região do Pará e do Maranhão, em áreas onde a lavoura canavieira não deu certo.

Identifique a atividade econômica a qual o texto se refere. (0,1) _______________________________________________________________________________

(9)

AvG07-6aM(24-08-Comentada)

RESOLUÇÃO COMENTADA

01. a) A aguardente e a rapadura.

b) A aguardente era utilizada para o consumo interno, entre os escravos e os pobres em geral, como uma forma de enganar a fome. Também foi utilizada como moeda de troca no escambo de escravos na África. A rapadura tornou-se, com a farinha de mandioca, um dos principais itens da alimentação nordestina.

(10)

Aluno(a)

Turma

N

o

7

o

ano (6

a

Série) Ensino Fundamental Data 24 / 08 / 11

Matéria

G

EOGRAFIA

Professores C

ARLOS

F

ORTES

,

D

ANIEL

,

E

VERTON E

L

IZ

AVALIAÇÃO

GRUPO

07

VALOR = 0,6 (SEIS DÉCIMOS)

01. “Apesar dos contrastes percebidos, não podemos negar que os europeus sentiram-se

encantados por esse Mundo Novo, sobretudo a paisagem”.

Com base neste fragmento de texto, indique duas das atividades econômicas desenvolvidas no complexo Centro-Sul que contribuíram para a transformação do seu território. (0,3)

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 02. Os contrastes entre o Centro-Sul e os outros complexos industriais são resultantes do tipo de

colonização implantado no Brasil desde o Período Colonial, com uma economia voltada para o mercado externo.

Portanto, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e/ou industrial, que áreas desse

complexo merecem destaque? (0,3)

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(11)

AvG07-6aM(24-08-Comentada)

RESOLUÇÃO COMENTADA

01. A expansão da agropecuária, o extrativismo mineral e o desenvolvimento industrial. 02. São Paulo e o ABC paulista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vale do Paraíba do Sul.

(12)

Aluno(a)

Turma

N

o

7

o

ano (6

a

Série) Ensino Fundamental Data 24 / 08 / 11

Matéria

C

IÊNCIAS

Professores

C

AROL

,

H

ELEN

,

M

AGNO E

L

IDIANE

AVALIAÇÃO

GRUPO

07

VALOR = 0,6 (SEIS DÉCIMOS)

“Canção do Exílio” Minha terra tem palmeiras

Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam

Não gorjeiam como lá. [...]

(Gonçalves Dias)

As aves, citadas no texto “Canção do Exílio”, tem como características que as distinguem dos

outros animais, o corpo coberto de penas, cuja composição básica é a queratina. Como vimos em nossas aulas, os artrópodes tem o corpo coberto por um exoesqueleto cuja

composição básica é a quitina.

01. Defina o que são mudas, e explique por que são necessárias aos insetos. (0,3) _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

De tempos em tempos, a

epiderme secreta um líquido

que forma um espaço entre ela

e o exoesqueleto. Depois,

produz um esqueleto novo. Em

determinado momento, o velho

arrebenta e é abandonado.

(13)

AvG07-6aM(24-08-Comentada) Os insetos têm sexos separados e a fecundação é interna. São animais ovíparos (põem ovos) e podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Na tirinha abaixo, há um desenvolvimento do tipo holometábolo, ou seja, metamorfose completa.

02. Defina o desenvolvimento do tipo Hemimetábolo e cite uma espécie que apresenta esse tipo

de desenvolvimento. (0,3) _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2 ( )

(14)

RESOLUÇÃO COMENTADA

01. Mudas ou ecdises, são trocas do exoesqueleto quitinoso. São necessárias porque o esqueleto não cresce

com o animal e não tem elasticidade para acompanhar o crescimento dele. Ela ocorre várias vezes para que o animal possa atingir o tamanho adulto.

02. O desenvolvimento do tipo Hemimetábolo ou seja, com metamorfose incompleta, como em gafanhotos,

baratas e percevejos. Neste caso, do ovo eclode uma forma de ninfa, semelhante ao adulto, porém sem asas desenvolvidas.

Referências

Documentos relacionados

O texto dramático «Pierrot e Arlequim – Personagens de Teatro» foi publicado em livro na íntegra em dezembro de 1924 – tendo sido divulgado na revista Athena –, como sendo

Assegurada a reposição da normalidade das condições de vida da população da área afetada pelo acidente grave ou catástrofe, deverá ser declarada a desativação

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue