• Nenhum resultado encontrado

Fragmentos da historia da educação ambiental (EA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fragmentos da historia da educação ambiental (EA)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aldenice Alves Bezerra1

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória onde foi utilizado como procedimento para coleta de dados um levantamento bibliográfico e documental, objetivando investigar através de diferentes fóruns as contribuições efetivas das recomendações para análise da legislação, programas e projetos que abordam a temática ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental; políticas públicas; problemas sócio-ambientais.

Trajetória internacional

Os debates sobre a EA no mundo contemporâneo estão relacionados aqueles mais gerais sobre a problemática ambiental que tem feito parte das preocupações dos mais variados setores da sociedade, em razão de que se pretende oferecer uma visão panorâmica da EA que situe o leitor cronologicamente na trajetória que atravessa esta especificidade do conhecimento humano. Entende-se que a EA, como os outros assuntos da chamada questão ambiental não pode Entende-ser abordada apenas em sua dimensão local e sim, compartilhadas por diferentes países e nações. É legitimo, portanto, que devam ser explicitados alguns eventos trilhados pela EA no contexto internacional e também nacional.

Neste sentido, a partir do ano 1942 surge a preocupação em organizar eventos internacionais para discutir as questões relacionadas ao meio ambiente e a preservação dos aspectos naturais do planeta. Embora se tenha conhecimento de importantes eventos que marcaram a trajetória da EA contemporânea, privilegia-se neste estudo as três conferências internacionais que apontam a educação ambiental como estratégia de preservação.

1

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora pela UNICAMP.

(2)

Conferência de Estocolmo

Considerada o marco inicial de interesse da EA – A Conferência de Organização das Nações Unidas sobre o ambiente humano – A Conferência de Estolcomo (1972), é um marco histórico internacional na emergência de políticas ambientais em muitos países, inclusive no Brasil. O Plano de Ação da Conferência de Estolcomo foi à de que se deve educar o cidadão para solução dos problemas ambientais. Pode se dizer que aí nasce o que se convencionou chamar de Educação Ambiental.

Conferência Internacional de Belgrado A Carta de Belgrado

A Conferência de Belgrado, realizada na ex-Iugoslávia em 1975 e promovida pela UNESCO, foi produzida, por estudiosos e especialistas de 65 países a carta de Belgrado se constitui no Documento que culminou com a formulação de princípios e orientações para um programa internacional de EA e preconiza uma nova ética planetária para promover a erradicação da pobreza, fome, analfabetismo, poluição, exploração e dominação humanas. Censura o desenvolvimento de uma nação à custa de outra. Sugere a criação de um programa mundial em Educação Ambiental. (PEDRINI, 1997).

Conferência Internacional de Tbilisi

Trata-se da Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, convocada pela UNESCO em cooperação com a PNUMA, realizada em Tbilisi, na Geórgia, ex-URSS, no período de 14 a 26 de outubro de 1977. Consagrada como a “Conferência de Tbilisi” sua declaração foi publicada na íntegra (UNESCO, 1980) onde constam os objetivos, funções, estratégias, características e recomendações para a EA.

Do referido documento vale ressaltar alguns pontos de partida: deveria a EA basear-se na ciência e tecnologia para consciência e adequada apreensão dos problemas ambientais; deveria se dirigir ainda tanto pela educação formal como informal e as pessoas de todas as idades.

(3)

A Conferência definiu o meio ambiente como: “o conjunto de sistemas naturais e sociais em que vive o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência” (UNESCO/PNUMA, 1978, p.19).

As recomendações da Conferência de Tbilisi, em número de quarenta e um (41) primam pela união internacional dos esforços para o bem comum, constituem um verdadeiro plano de ação, tendo a EA como fator primordial para que a riqueza e o desenvolvimento dos países sejam atingidos mais igualitariamente. (PEDRINI, 1997).

Na verdade, essa Conferência foi à culminância de um movimento ético e histórico de transformação do pensamento e das atitudes do homem contemporâneo diante da ameaça de destruição do planeta. Movimento que teve início na década de 1960, com a efervescência da mobilização de vários grupos pelos direitos humanos, dentre eles o ambientalista.

Conferência Internacional de Moscou

Em agosto de 1987, aconteceu a Conferência de Moscou (antiga União Soviética), a qual reuniu cerca de trezentos educadores ambientais de cem países, visando fazer uma avaliação do desenvolvimento da EA desde a Conferência de Tbilisi.

As prioridades advindas da Conferência de Moscou tinham como meta apontar um plano de ação para a década de 90, considerando que houve um processo de conscientização gradual, no âmbito mundial e individual, do papel da educação em compreender, prevenir e resolver problemas ambientais.

O Congresso de Moscou chegou à conclusão de que a EA deveria preocupar-se com a promoção de conscientização e transmissão de informações, desenvolvimento de critérios e padrões, orientações para a resolução de problemas e tomada de decisões. Portanto, objetivar modificações comportamentais de ordem cognitiva e afetiva.

Algumas considerações sobre a trajetória da EA no Brasil

A Educação Ambiental, fenômeno social localizado na interseção entre Sociedade, Educação e Natureza, iniciou sua trajetória de construção há cerca de trinta anos. Como registramos à frente, o ano de 1972 foi histórico para o movimento

(4)

ambientalista mundial culminanda com a Primeira Conferência Mundial de Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. Em se tratando do Brasil como tem sido sua trajetória. A Educação Ambiental no Brasil não traçou um caminho linear. Passou muitos percalços para sua implantação e desenvolvimento no ensino formal, não-formal e informal. (PEDRINI, 2002).

A EA foi pela primeira vez citada na Constituição Brasileira em 1988 (inciso VI do artigo 225, do capítulo VI do Meio Ambiente). Pedrini & Pedrini (1996) concluíram que ela foi tratada apenas no capítulo de Meio Ambiente, dissociada de sua dimensão pedagógica, o que poderia induzir a uma percepção restrita excluindo uma visão holística da EA.

A Educação Ambiental, foi formalmente instituída no Brasil, pela lei federal de nº 6938, sancionada em 31 de agosto de 1981, quando foi criada a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Esta lei foi um marco histórico na institucionalização de defesa da qualidade ambiental brasileira. Foi também criado o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) para possibilitar organicidade e todas as instâncias de ação principalmente governamentais.

Em 1994, o ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal determinou ao IBAMA que elaborasse o primeiro Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA. A proposta foi elaborada. A primeira versão foi aperfeiçoadapor técnicos do MEC e da UNESCO. As diretrizes de operacionalização foram publicadas pelo IBAMA (1996) e já podem ser otimizadas.

A Educação Ambiental no Brasil atingiu forte dinâmica nos anos 90, durante a Rio/92, no Fórum de Educação Ambiental, em Guarapari (ES) e I Conferência Nacional de EA (Brasília), ambas em 1997.

Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, cidadãos representando instituições de mais de 170 países assinaram tratados nos quais se reconhece o papel central da educação para a “construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado” o que requer “responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário”. (PCNs, n.9, meio ambiente e saúde, 2000).

Atualmente, a Educação Ambiental vem sendo incluída nos currículos escolares a partir de uma perspectiva de transversabilidade. Os Parâmetros em ação Meio Ambiente da Escola, uma iniciativa vinda do MEC através da Coordenação da Educação Ambiental, postula uma educação para uma Consciência

(5)

Ambiental, a preservação e a conservação da natureza no marco da análise

econômico-social dos problemas ambientais.

A Educação Ambiental, como temática de pesquisa, oferece um leque de possibilidades muito grande visto ser um eixo de discussão que perpassa as demais áreas do conhecimento, constituindo-se em objeto de estudo dos programas de Pós-Graduação stricto sensu no país.

O início dos anos 90 foi o grande momento causado pelo movimento resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. A partir daí houve um aumento considerável de teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização, livros publicados por editoras de renome. Cresce a procura por cursos de Educação Ambiental. As agências financiadoras de projetos de pesquisa nacionais e internacionais passam a considerá-la como uma de suas atividades importantes.

Foi também a partir dos anos 90 que aconteceram os primeiros encontros nacionais (I, II e III) Fóruns de Educação Ambiental realizadas em São Paulo, reunindo centenas de participantes, não esquecendo inúmeros simpósios regionais e locais ocorridos pelo Brasil.

Reigota (1998), analisando os caminhos da história da Educação Ambiental no Brasil, conclui que a temática ambiental brasileira é variada e complexa, desta maneira não poderia ser diferente a forma de se trabalhar com ela na Educação Ambiental.

Registre-se aqui, os vinte anos de educação ambiental comemorados em vários países do mundo. Seria esse momento adequado para se fazer uma análise da EA no Brasil, seus objetivos, suas conquistas, seus limites e sua importância.

Essa síntese dos fatos, mostra o crescimento no país conquistado pela educação ambiental num curto espaço de tempo. Como jovem de 20 anos, a educação ambiental tem sua dose de pretensão e utopia. Portanto, pede, necessita e merece legitimidade e respeito. O que será conquistado, com trabalho, pertinência, qualidade e determinação.

Na análise de Reigota (1988), a EA precisa cada vez mais manter sua autonomia e independência crítica, só desta forma poderá ser uma real possibilidade de mobilização social e participação cidadã frente aos complexos problemas ambientais, regionais, nacionais e planetários.

(6)

A especificidade da educação ambiental brasileira, além da sua diversidade, precisa ser muito claro o seu compromisso político, a sua pertinência filosófica, a sua qualidade pedagógica de uma constante renovação.

Referências

BEZERRA, Aldenice et al. Educação ambiental: estudos numa perspectiva para uma sociedade sustentável no município de Manaus. Manaus: EDUA, 2004.

PEDRINI, A. G. (Org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1997.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: 1994.

_______________Educação ambiental: fragmentos de sua história no Brasil, Comunicação e Mobilização Social, 1997.

_______________Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

_______________Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez – Questões de nossa época, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

O objetivo do presente estudo foi realizar uma avaliação do correto preenchimento do campo 34 identificando se está ocorrendo subnotificação dos casos de anomalia congênita visando a

No entanto, não podemos deixar de comentar, como foi anteriormente abor- dado, que em relação aos Festivais de Viña del Mar e Mérida dos anos 1960, os Encontros ocorridos na

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Se a sua dissolução foi adiada, se passou a gerir a fase pós-exposição e alguns dos Polis emergentes, posiciona-se hoje como uma empresa líder de serviços, especializada na

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial