• Nenhum resultado encontrado

As revistas especializadas cinematográficas da América Latina e os encontros de cineastas latino-americanos em Caracas e Mérida nos anos 1970

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As revistas especializadas cinematográficas da América Latina e os encontros de cineastas latino-americanos em Caracas e Mérida nos anos 1970"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Professor adjunto do departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (uff). Doutor em Comunicação pela mesma universidade. Pesquisador da prala (Plataforma

de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano), vinculada ao Laboratório de Investiga-ção Audiovisual (lia) da uff. Seus temas de interesse são: cinema latino-americano, história

do cinema, crítica cinematográfica e preservação audiovisual. Resumo

O presente artigo estuda a abordagem sobre os Encontros de Cineastas Latino-Americanos ocorridos na Venezuela, em Caracas em 1974, e em Mérida em 1977, pelas seguintes revis-tas especializadas cinematográficas latino-americanas: a venezuelana Cine al día, a cubana Cine cubano e a peruana Hablemos de cine. Esses Encontros... continuam a articulação do Nuevo Cine Latinoamericano (ncl), iniciada na década de 1960, mas sob um viés de “institu-cionalização”. No entanto, não há tantas informações sobre esses Encontros... nos principais periódicos vinculados ao ncl.

Palavras chave

Cinema Latino-Americano. Nuevo Cine Latinoamericano. Crítica Cinematográfica. Congressos de Cinema

Abstract:

This paper studies the approach about the Meetings of Latin American filmmakers have oc-curred in Venezuela, in Caracas in 1974, and in Mérida in 1977, by specialized film maga-zines in Latin America: the Venezuelan Cine al día, the Cuban Cine cubano and the Peruvian Hablemos de cine. These Meetings continue to Nuevo Cine Latinoamericano (ncl) joint, which began in the 1960s, but under a bias of “institutionalization”. However, there is not so much information about these Meetings in major magazines linked to ncl.

Keywords

Latin American Cinema. Nuevo Cine Latinoamericano. Film Criticism. Meeting

As revistas especializadas cinematográficas

da América Latina e os encontros de

cineastas latino-americanos em Caracas

e Mérida nos anos 1970

(3)

De modo geral, os Festivais de Viña del Mar, no Chile, ocorridos em 1967 e 1969, e o de Mérida, na Venezuela, realizado em 1968, são considerados momentos-chave na formação e sistematização do ideário do Nuevo Cine Latinoamericano (ncl). No entanto, na década seguinte ocorrem mais dois eventos que também possuem uma grande relevância para o ncl: trata-se dos IV e V Encontros dos Cineastas Latino-Americanos, ocorridos na Venezuela, em Caracas, em 1974, e em Mérida, no ano 1978. É outro contexto histórico do subcontinente latino-americano e, também, do próprio ncl. Podemos afirmar que esses dois Encontros são passos fundamentais para a “institucionalização” do ncl. O presente artigo visa estudar a abordagem a esses dois Encontros pelas revistas cinematográficas latino-americanas espe-cializadas Cine cubano (Cuba), Hablemos de cine (Peru) e Cine al día (Venezuela).

Sobre as revistas cinematográficas latino-americanas especializadas estudadas

Devido ao seu maior tempo de publicação, as principais revistas cinematográficas especia-lizadas latino-americanas ideologicamente vinculadas ao ncl são: Cine cubano, Hablemos de cine e Cine al día. Por tal motivo, esses três periódicos são uma das principais fontes de informação em qualquer estudo sobre cinema latino-americano e, em especial o ncl. É claro que há outras publicações ou redatores no jornalismo diário simpáticos ao movimento. No entanto, para o presente artigo, utilizaremos essas três revistas citadas.

A publicação Cine cubano surge em 1960 como o periódico oficial do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (icaic), inicial e oficialmente intitulada Revista del Cine Cu-bano. Assim, a revista Cine cubano se transforma no periódico que concentra o “discurso

(4)

oficial” do icaic. Portanto, como ressalta Villaça, podemos afirmar que Cine cubano “oferece uma espécie de “guia” da história do icaic e da política cultural cubana.”1 Assim, à medida que Cuba passa a “oficializar” o ncl a partir da segunda metade dos anos 1970, Cine cubano se transforma, ao longodo tempo, no principal meio de informação sobre o ncl. Inclusive, muitas reportagens e artigos de outros periódicos latino-americanos (e europeus) são publicados em Cine cubano geralmente sem citar a fonte. A reedição de artigos oriundos de outras publica-ções é uma prática comum desde o surgimento da revista, mas no início de sua atividade o seu interesse se voltava basicamente para os “cinemas novos”, especialmente os europeus (tanto os ocidentais quanto as cinematografias socialistas). Na verdade, o cinema latino-americano nunca deixou de estar na pauta do periódico. É a partir do nº 5, em 1961, que há uma certa frequência sobre informações e críticas de filmes da América Latina, em particular, da Argen-tina e do brasil e, em menor medida, do México. No entanto, é com a edição especial tripla nos 42-43-44, integralmente dedicada ao Festival de Viña del Mar de 1967, que a revista Cine

cubano passa a incorporar em sua linha editorial, de modo sistemático, o ncl. Ou seja, embora

a atenção voltada ao cinema latino-americano se manifeste desde os seus primeiros números, apenas a partir de 1967 a Cine cubano passa a reservar grande parte de suas páginas ao ncl, colocando-se de modo cada vez mais explícito como o “porta-voz” do movimento.

Por outro lado, sublinhamos que a preocupação em abordar o próprio cinema cubano sem-pre esteve nas diretrizes da linha editorial de Cine cubano (evidenciado, inclusive, por seu título). Assim, por ser o periódico oficial do icaic, a revista, desde a sua aparição, divulga informações sobre as atividades do órgão, principalmente na área de produção. Também há uma preocupação clara, desde o surgimento do periódico, em exibir a repercussão do cinema cubano no exterior, com ilustradas reportagens sobre a participação de seus filmes em festivais estrangeiros. Em suma, a revista Cine cubano, por seu predominante tom “ofi-cial”, é, acima de tudo, um “espaço de celebração” ocultando ou diminuindo as tensões no interior do campo cinematográfico cubano (e latino-americano, à medida que passa a ser também o “espaço de celebração” do ncl). Contudo, é possível identificarmos, ao longo dos anos, certas mudanças explícitas de caráter estético e ideológico. O crescente interesse pelo cinema latino-americano em detrimento do europeu, até então bastantepresente no começo dos anos 1960, é talvez a mais visível dessas mudanças.

(5)

Salta aos olhos a periodicidade de Cine cubano, ao levarmos em consideração o caráter efêmero da expressa maioria das publicações cinematográficas especializadas latinoa-mericanas. A revista, criada em 1960, é editada até os dias de hoje, além da existência de uma versão on line, surgida em 2004.2 De caráter trimestral, apesar de sua

periodici-dade ter oscilado bastante, deixou de ser publicada em apenas dois períodos: de 1975 a 1977 e de 1995 a 1997. É sintomático que a revista tenha desaparecido, momentane-amente, nos períodos mais agudos de crise do país (o que comentaremos mais adiante). Apesar de sua longevidade, a Cine cubano sofre poucas mudanças na diagramação e no visual gráfico, mantendo praticamente o formato próximo ao tradicional (circa 21 x 24 cm), o mesmo número de páginas (por volta de 50 a 60 páginas), com exceção das edi-ções duplas ou triplas. A impressão é em preto e branco e em papel de baixa qualidade, embora fartamente ilustrado (também em P&b). Somente a capa é a cores, havendo o uso sistemático de coloridas ilustrações, principalmente, a partir de 1967. A partir dos anos 1990, a revista aparenta melhor qualidade gráfica, com papel de maior gramatura e integralmente colorida.

Ressaltamos que o final dos anos 1960 e toda a década seguinte se caracterizam pelo recrudescimento do regime cubano, com a sua vinculação à esfera de influência sovié-tica. Portanto, é significativo que durante esse delicado período, a revista Cine cubano tenha sido interrompida, embora Villaça frise que não tenha encontrado em sua pesquisa nenhum “motivo oficial” para a sua suspensão. Ora, não se trata de um período de crise econômica, como veremos em relação aos anos 1990. Ao contrário, Cuba experimenta, durante a segunda metade dos anos 1970, um forte crescimento econômico. Portanto, trata-se de um sensível momento político por conta das divergências dos dirigentes do icaic e dos próprios cineastas cubanos em relação ao seu novo lugar no recente aparato estatal, com a criação do Ministerio de la Cultura (mincult), ao qual o icaic passa a ser subordinado, perdendo poder. No entanto, com a retomada da publicação da revista, em 1978, dando prosseguimento à numeração (no caso, com a edição dupla nos 91-92),

não há nenhum editorial ou nota sobre esses três anos de ausência. Assim, o leitor de-savisado, que ignora a interrupção de três anos da publicação, tem a nítida impressão de que nada ocorreu.

2 Depois de um período conturbado, a revista Cine cubano consegue retomar a sua periodicidade trimestral. A sua última edição é a publicação dupla nos 181-182, lançada em dezembro de 2011. Por sua vez, a revista Cine cubano on line já se encontra no nº 21 (abr.-jun., 2011). O seu endereço é: <http://www.cubacine.cu/revistacinecubano/index.htm>.

(6)

3 Mariana Villaça, Cinema cubano, 377-378.

4 Nesse período Lima se torna, depois de buenos Aires e Montevidéu, a terceira cidade latino-americana com o maior número de cineclubes.

5 bastantes jovens. Quando o primeiro número da revista é publicado em 15 de fevereiro de 1965, o seu editor, Isaac León Frias, conta com apenas vinte anos de idade: Marcia Orell garcía. Las fuentes del nuevo cine latinoamericano (Valparaíso: Ediciones Universitarias deValparaíso. 2006), 190-196.

Entretanto, outra interrupção, também por três anos, ocorrida nos anos 1990, se deve à mais grave crise econômica, social e política que Cuba sofreu, devido ao desmoronamento do bloco socialista ocorrido a partir de 1989. O quadro de extrema penúria do país, pro-vocando a decretação do “Período Especial”, é caracterizado pela forte redução de gastos, racionamento de bens e serviços e de um reiterado discurso na manutenção vigilante do socialismo, apesar do tenso clima de uma provável e iminente queda do regime (sobretudo nos primeiros anos da década) e da desesperada imigração em massa da população em im-provisadas embarcações para o vizinho Estados Unidos. É nesse contexto que a revista Cine cubano é suspensa. Aliás, frisamos que durante o “Período Especial” a própria existência do icaic esteve em perigo.3

Por sua vez, a Hablemos de cine surge em um período de boom do cineclubismo em Lima4

o que é, aliás, criticado pela revista. Em sua opinião, o público limenho não é cinéfilo, mas apenas curioso em conhecer as novidades das cinematografias centrais sem maiores preocu-pações estéticas. Por sua vez, a Hablemos de cine busca suprir as carências de informação sobre várias cinematografias (em especial o ncl) e, sobretudo, militar em prol da cinefilia, ao denunciar os “maus críticos” e a censura, promover debates sobre filmes nacionais ou rea-lizados no Peru, e defender uma legislação cinematográfica e uma cinemateca no país. Em suma,Hablemos de cine é uma revista voltada para os interesses do meio cinematográfico, não apenas no aspecto estético, mas tanto na análise quanto na militância pelo cinema em toda a sua abrangência (produção, difusão, recepção e preservação) no Peru.

Hablemos de cine é fruto de um grupo de jovens cinéfilos5 alimentados pela assídua

frequência a cineclubes e pela ávida leitura de revistas especializadas estrangeiras. Em suas duas décadas de existência, a revista esteve sob a direção do editor Isaac León Frías, um dos principais mentores da publicação, ao lado de sua equipe fundadora: Federico de Cárdenas, Juan M. bullita e Carlos Rodríguez Larraín. Ressaltamos a duração da revista, que foi editada ao longo de vinte e um anos, em setenta e sete números publicados. Por outro lado, a sua periodicidade é bastante irregular, de publicação quinzenal se transfor-mou em mensal, bimestral, trimestral e, finalmente, anual, salvo as edições duplas, como uma edição bienal.

(7)

Ricardo bedoya, ex-redator da revista, identifica três fases na publicação: 1ª fase, dos nos 1 ao

20 (1965), versão mimeografada e sem fotos, semelhante auma publicação de cineclube, consagrada pela defesa dos mestres de Hollywood; 2ª fase, dos nos 21 a 62 (1966-1972),

ver-são já impressa, caracterizada pela valorização dos principais diretores e filmes do “cinema moderno”, mas sem menosprezar os cineastas clássicos estadunidenses. Há o ingresso de novos redatores, além da colaboração de nomes do meio cinematográfico peruano e a de críticos europeus (espanhóis e franceses); e 3ª fase, dos nos 63 ao 77, caracterizada por uma

equipe renovada de redatores. No começo da derradeira fase, há uma leve aproximação com a semiologia, que é em seguida abandonada, abrindo espaço para debates, ensaios e entre-vistas.6 A revista é publicada até o nº 77 (março de 1984). Após um par de anos de

desagre-gação, a equipe fundadora decide imprimir uma última edição, o que não chegou a ocorrer. Em setembro de 1986, a Hablemos de cine é oficialmente declarada dissolvida.

Ao longo da sua existência (1965-1986) a revista mudou pouco em seu aspecto, como o uso de papel de baixa qualidade e em P&b, reservando as cores apenas para a capa (como a Cine cubano), exibindo, geralmente, fotos de filmes recentes europeus ou estadunidenses nos anos 1960, e latino-americanos (majoritariamente, peruanos), nos anos 1970 e 1980. O seu formato é um pouco menor ao padrão (circa 17 x 25 cm), vindo a mudar a partir da edição dupla nos 50-51 especialmente dedicada ao Festival de Viña del Mar de 1969, no

Chile, adquirindo um formato maior (circa 21 x 30 cm) e com coloridas ilustrações na capa -em duas cores, nos anos 1970, e na década seguinte em reprodução fotográfica de mel-hor definição. A revista, ao longo de sua duração, continuou tendo praticamente o mesmo número de páginas (embora tenha ocorrido um gradual aumento de, no máximo, quarenta páginas), apesar da periodicidade ser cada vez mais espaçada. Em suma, apesar da mudança no formato, de um relativo aumento na quantidade de suas páginas e de a capa ser de foto colorida, a qualidade da impressão se mantém praticamente igual.

Se há algo expressivo em Hablemos de cine é a forte influência da crítica moderna francesa, em especial dos Cahiers du cinéma. Assim, em seus primeiros anos há uma grande presença da “política dos autores”, em consonância com uma profunda admiração pelo cinema clás-sico estadunidense. Ressaltamos que até 1967 há pouca informação na revista sobre cinema

(8)

7 Ao longo de sua existência, a revista Cine al día é uma ferrenha crítica da timidez do Estado venezuelano no setor cine-matográfico. O tema da Lei de Cinema é um assunto constante no periódico. O Congresso venezuelano somente aprova uma lei específica sobre o setor, em 1993.

8 Uma das características de seus editoriais —e também de muitas críticas de filmes— é o uso da ironia. Sublinhamos o uso recorrente de termos e expressões típicas que acabam por dificultar, às vezes, a compreensão do texto pelo leitor não acostumado ao léxico venezuelano.

latino-americano, não por desinteresse, mas por desconhecimento, conforme sublinham os próprios redatores. No entanto, é a partir de 1967, por ocasião da cobertura ao Festival de Viña del Mar, que a revista aumenta sistematicamente o seu espaço de divulgação do cinema latino-americano, embora não abandone a “hollywoodfilia” e o “autorismo”. Por outro lado, apesar do culto pelo cinema clássico estadunidense, em seu início, a revista Hablemos de cine também se esforça em refletir e divulgar os “cinemas novos” espalhados pelo mundo. A partir de 1966, conforme citamos anteriormente, encontramos a presença de correspon-dentes europeus (espanhóis e franceses) na revista. Assim, a publicação passa a divulgar mais informações sobre filmes recentes pelo fato de esses redatores cobrirem os principais festivais europeus e espanhóis. Portanto, podemos afirmar que o interesse pelo Cinema Novo brasi-leiro se enquadra nesse esforço de aggionarmento, ansioso em ter informações sobre filmes recentes, com a extrema relevância de ser um movimento da América Latina. Em suma, a intenção dos redatores é aproximar o Cinema Novo brasileiro aos demais “cinemas novos”, em pé de igualdade, somado à elevada importância de ele pertencer ao subcontinente latino-americano. Logo em seguida, outras cinematografias e cineastas do ncl tomam as páginas do periódico andino, sobretudo o próprio cinema peruano que conhece um boom de produção de curtas-metragens fruto de uma legislação surgida em meados dos anos 1970.

Em dezembro de 1967 é publicado o primeiro número de Cine al día. O periódico agrupa importantes nomes do meio cinematográfico venezuelano, oriundos da crítica, docência e pesquisa. A sua equipe de redação varia muito pouco ao longo de sua duração e é constituí-da, originalmente, por Alfredo Roffé (editor-chefe), Oswaldo Capriles, Sergio Facchi, Ambret-ta Marrosu, Antonio Pasquali, Luis Armando Roche, Miguel San Andrés e Alberto UrdaneAmbret-ta. A revista nasce durante um período de mobilização da classe cinematográfica venezuelana, um ano depois de dois importantes acontecimentos no setor: a criação da Cinemateca Na-cional e a mobilização em torno da redação da Lei de Cinema.7 Podemos testemunhar em

seus artigos e, sobretudo, em vastos editoriais, a posição extremamente crítica da revista em relação às tímidas (e/ou controversas) ações do Estado no setor cultural e, em particular, cinematográfico.8 A revista é editada até o nº 25 (março de 1983), quando, em sua sucessão,

é editada a Cine oja, também sob a direção de Alfredo Roffé e graficamente bastante seme-lhante à sua antecessora.

(9)

A periodicidade de Cine al día é bastante irregular salvo durante os seus dois primeiros anos de existência. A revista surge como bimestral (do nº 1 ao nº5), logo depois é trimestral até o nº 8 (junho de 1969). A partir de então passa a ser irregular: publica três edições por ano, em 1970 e 1971, e desde então é praticamente anual —com exceção dos anos 1973 e 1977, com duas edições cada, e de 1978, 1981 e 1982, quando não foi publicada. A revista praticamente não mudou em seu aspecto gráfico. Possui o formato maior que o padrão (circa 23,5 x 31,5 cm), com papel de alta gramatura e fartamente ilustrada, mas em P&b, inclusive na capa. Diferente de Cine cubano e Hablemos de cine, encontramos na revista venezuelana a pre-sença de publicidade, algumas de página inteira, principalmente da editora da Universidad Central de Venezuela (ucv) e de órgãos e bancos estatais nos anos 1970. A quantidade de pá-ginas não varia durante a sua existência (por volta de cinquenta) com algumas raras exceções. A publicação reserva um amplo espaço para a crítica de filmes, localizadas em suas páginas finais. Vemos uma manifesta preocupação pelo cinema nacional, uma vez que também há críticas para filmes de curta-metragem, sobretudo nos anos 1960 (quando a produção de longas no país não era tão intensa). Ressaltamos a existência da coluna “Ocho a dieciséis”, destinada aos formatos substandard (8 e 16mm) e de uma sessão dedicada à televisão, o que é sumamente raro nas revistas cinematográficas latino-americanas.9

O ncl irrompe na revista de modo sistemático a partir do nº 3 (abril de 1968) com um dos-siê dedicado ao Cinema Novo brasileiro (à semelhança de Hablemos de cine). A partir de então, é constante a presença dessa coluna “premonitoriamente” intitulada “El tercer cine”. Com o aparecimento dessa seção, há uma pequena nota explicativa ao termo sublinhando que “não se trata de acentuar a diferença entre um cinema ‘desenvolvido’ e um cinema ‘sub-desenvolvido’”, mas, do reconhecimento das singularidades de cada país, “da necessidade da cultura contemporânea” em abordar o Terceiro Mundo e, por fim, da consciência de uma luta comum. No entanto, por ocasião da resenha do Festival de Mérida, onde o filme catali-sador do evento foi a primeira parte da trilogia argentina La hora de los hornos (grupo Cine Liberación, 1968), a coincidência com o termo Tercer Cine, divulgado no certame por um dos realizadores e idealizadores do filme Fernando Pino Solanas, não passou despercebida. Ao contrário, na abertura da resenha há uma nota em que essa coincidência é comentada,

9 A coluna “Televisión” é extinta a partir do nº 12 (março de 1971). Essa coluna é praticamente reservada a Antonio Pas-quali, professor da UCV e um dos precursores nos estudos em comunicação social na América Latina, com uma visão bem crítica dos meios de comunicação de massa.

(10)

ressaltando a necessidade de se darem “nomes novos a fenômenos novos”, frisando que o evento de Mérida foi a prova do compromisso do cinema latino-americano com a “busca de uma terceira realidade”.10 Cremos que essa coincidência de termos manifesta, acima de

tudo, a intensa força do ideário “terceiro-mundista” nos meios cinematográficos (artísticos e culturais, de forma geral) na América Latina. É possível notar, então, a íntima proximi-dade ideológica e política de setores da realização e da crítica cinematográfica (de países tão distintos), no esforço de refletir, difundir e incentivar um tipo de cinema coerente com propósitos em comum.

Os Festivais de Viña del Mar e Mérida nos anos 1960

A segunda metade dos anos 1960 pode ser interpretada como a consolidação ideológica do ncl. Ou seja, ao aceitarem o pressuposto de que as suas realizações estão inseridas em um contexto maior (o ncl) e não apenas às suas respectivas cinematografias nacionais, cineastas latino-americanos começam a criar laços ideológicos e estéticos entre si. É nesse sentido que compreendemos a necessidade de esses realizadores se conhecerem, trocarem ideias e as-sistirem um ao filme do outro. Surge uma “cultura” de trocas e de debates em torno do que deve ser o cinema latino-americano. Para a formação dessa “cultura”, três Festivais ocorridos na América Latina são fundamentais: Viña del Mar (1967 e 1969) e Mérida (1968).

Em 1967, por ocasião do V Festival de Viña del Mar, realizado entre 1º e 8 de março, ocorre o I Encontro dos Cineastas Latino-Americanos.11 A partir de então, realizadores, produtores

e críticos de países do subcontinente se encontram para debater os rumos do cinema na América Latina. Mais do que travar contato com os filmes dos outros, o mais relevante é o contato humano. Ou seja, um grupo de pessoas, de nacionalidades e culturas diferentes, se concentra por afinidades políticas, ideológicas e estéticas.

No ano seguinte, em 1968, há um outro Encontro por ocasião da Mostra de Cinema Do-cumental, em Mérida, Venezuela, realizada de 21 a 29 de setembro sob a organização da Universidad de Los Andes (ula). Nessa mostra há mesas redondas e debates em torno

10 Cine al día 6 (dezembro 1968): 4.

11 Para maiores informações sobre os Festivais de Viña del Mar, ver Aldo Francia. Nuevo cine latinoamericano en Viña del

(11)

do cinema latino-americano, seja na produção, difusão e crítica. Entretanto, é em 1969 novamente em Viña del Mar por ocasião do Festival e do novo Encontro realizado entre 25 de outubro e 1º de novembro, que há um enorme contingente de pessoas de vários países, sobretudo de alunos de várias escolas de cinema da América Latina.12 Desse

modo, estabelece-se um campo de ideias e preceitos e, principalmente, espaços de difu-são e discusdifu-são dessa reflexão (e nesse aspecto devemos mencionar as revistas cinema-tográficas especializadas) não apenas propulsados pelas Teorias de Libertação Nacional, mas por um processo autônomo e próprio. Ou seja, na virada dos anos 1960/70 o ncl se sistematiza, articulando-se como um campo movido por forças próprias, i. e., os filmes e as reflexões provocadas por eles. Portanto, não é mera coincidência o fato de os prin-cipais textos teóricos do ncl terem sido redigidos nesse contexto.13 O ncl se formaliza e busca postular os seus preceitos e pressupostos, formando um processo diversificado e múltiplo.

Por tanto, consideramos que é a partir dos Festivais de Viña del Mar e de Mérida, que se sistematiza como um pensamento coletivo o ideário do ncl. Assim, podemos encontrar em declarações de realizadores e críticos, a postulação de uma estética e de um pensamento singular em termos subcontinentais e, não mais, de cinematografias isoladas. Claro que arti-gos e declarações acerca de cinematografias e/ou cineastas específicos ainda perduram, mas de 1967 em diante encontramos um identificável e coerente discurso, em nome de um mo-vimento cinematográfico, que atravessa o nosso subcontinente. Em suma, a partir de então, busca-se caracterizar uma determinada estética conforme princípios políticos e ideológicos, considerados inerentes à nossa situação geopolítica e condição socioeconômica e, por con-seguinte, postular e refletir as marcas distintivas de uma cinematografia “autenticamente” latino-americana.

Portanto, o termo ncl irrompe na segunda metade da década de 1960, agregando ao seu redor um conjunto de ideias e práticas manifestas nos dois citados Festivais (Viña del Mar e Mérida). Os anos 1970 marcam uma distensão (ou desagregação) desse processo,

12 Estava prevista a realização de um outro Festival de Viña del Mar (e, por conseguinte, um quarto Encontro) em dezembro de 1973 (frustrado pelo golpe de 11 de setembro). Há exato um ano depois, em setembro de 1974, em campanha de solidariedade à resistência chilena ao regime militar, o IV Encontro de Cineastas Latino-Americanos é, por fim, realizado, mas em Caracas, Venezuela. Em abril de 1977, dez anos depois do Festival de Viña del Mar, é realizado o V Encontro, em Mérida, Venezuela.

13 Para uma análise das teorias latino-americanas de cinema, ver José Carlos Avellar, A ponte clandestina: Birri, Glauber,

Solanas, García Espinosa, Sanjinés, Alea – teorias de cinema na América Latina (Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. 34/Edusp,

1995) e Octavio getino y Susana Velleggia, El cine de las historias de la revolución: aproximación a las teorías y prácticas

(12)

diante das reviravoltas políticas ocorridas no nosso subcontinente (a militarização do Cone Sul e o endurecimento do regime cubano). Assim, a crescente onda de repressão que se apodera do subcontinente (em particular, da América do Sul), cria um quadro completamente desfavorável ao cinema “de intervenção política”14 (melhor diríamos,

a qualquer cinema com maiores pretensões políticas). Nesse sentido, o projeto de um “cinema clandestino” é abruptamente interrompido. É por esse motivo que podemos afirmar que essa corrente do ncl desaparece na segunda metade dos anos 1970 (melhor diríamos, essa corrente migra para o mais novo foco de tensão política do subcontinen-te: a América Central).15 No entanto, para além da exaltada verborragia revolucionária

podemos encontrar ao longo da década de 1970, inclusive como mecanismos de reação à onda repressiva que assola o subcontinente, a criação e a consolidação de entidades que se autoatribuem o papel de zeladores do ncl, culminando no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (fincl)16 e na Fundación del Nuevo Cine Latinoameri-cano (fncl), ambos sediados em Havana, que se reivindicam como herdeiros legítimos dos Festivais de Viña del Mar e Mérida. Ou seja, há, nos anos 1970, uma mobilização entre os cineastas latino-americanos que culmina em futuros atos concretos, a saber, o Festival, a Fundação e a Escola (a Escuela Internacional de Cine y Televisión)17, todos

respaldados pelo governo cubano. Dito de outro modo, a sucessiva implantação (ou re-crudescimento) de regimes militares, grosso modo de 1968 a 1985, frustram o desenrolar do ncl tornando o movimento em uma “bandeira” de resistência a esse fenômeno. Por sua vez, a radicalização político-ideológica no âmbito cinematográfico, diante da mili-tarização sul-americana, se transfere geograficamente para a América Central. Ou seja, a “institucionalização” do ncl se dá nesse contexto de combate aos regimes militares crescentes no Cone Sul, e de apoio às ações reformistas ou revolucionárias (com maior força na América Central na virada para a década de 1980).

14 Expressão de getino e Velleggia, El cine de las historias...

15 A América Central se converte no principal polo de tensão política no subcontinente latino-americano na virada dos anos 1970/80, graças à presença de um governo nacionalista no Panamá, às vitórias revolucionárias em Nicarágua e granada e às ações guerrilheiras em El Salvador e guatemala.

16 O I Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano ocorre, em Havana, dos dias 3 a 10 de dezembro de 1979. Desde então, é realizado anualmente na capital cubana e é considerado como um dos principais festivais de cinema latino-americano do mundo. Para maiores informações sobre o papel do FINCL na história cultural e econômica do cinema cubano, ver Mariana Villaça, Cinema cubano, 189-197; 331-336. Para dados sobre os filmes exibidos, as premiações e os jurados dos dez primeiros fincl (1979-1988), ver Teresa Toledo, 10 años del nuevo cine latinoamericano (Madrid: Verdoux/ ICI/Cinemateca de Cuba, 1990).

17 Para maiores informações ver: <http://www.cinelatinoamericano.org/fncl.aspx?cod=53> e <http://www.eictv.org>. Aces-so em: 24 jan. 2012.

(13)

Os Encontros de Cineastas Latino-Americanos dos anos 1970

Reiteramos que os Festivais de Viña del Mar e de Mérida, nos anos 1967, 1968 e 1969, de-sempenham um papel-chave na constituição e consolidação do ideário do ncl. São ocasiões nas quais há não apenas a oportunidade de um realizador conhecer o filme do outro, mas de estabelecer vínculos pessoais e afetivos entre os membros do ncl, sejam realizadores, produ-tores, críticos e conservadores. Portanto, esses Festivais se resumem, basicamente, em duas ações: 1) a aglutinação (um espaço onde se reúnem os integrantes do ncl para a troca mútua de filmes e ideias, difundir os manifestos e discutir os princípios estéticos e político-ideoló-gicos que fundamentariam o cinema latino-americano). E 2) a visibilidade (a constituição de um panorama da realização cinematográfica recente do subcontinente, por intermédio da projeção dos filmes e de suas respectivas críticas). Ressaltamos que durante esses festivais são organizados debates e mesas redondas que abordam os temas considerados prementes a esse grupo: estética e aspectos político-ideológicos, políticas de produção (e de coprodu-ção), distribuição e exibição, censura e legislação. Não por acaso são temas abordados pelas revistas alinhadas ao ncl presentes, grosso modo, em editoriais e notas (alguns periódicos, em certos números, dedicam dossiês ou artigos a algum dos temas citados como é o caso, principalmente, de Cine al día e, em menor medida, Hablemos de cine). Portanto, nesses três certames no final dos anos 1960, se estruturam as principais ideias do ncl. Estamos referindo-nos aos três primeiros Encontros de Cineastas Latino-Americanos ocorridos nos eventos citados.18

Conforme afirmamos anteriormente, a década seguinte testemunha profundas reviravoltas políticas no subcontinente, culminando na sucessiva implantação de governos autoritários na América do Sul. Inclusive como uma reação frente a esse panorama político adverso, os cineastas do ncl, em sua maioria exilados de seus respectivos países (e muitos fixados em Cuba), se mobilizam. Com esse objetivo é criado o Comité de Cineastas Latinoamericanos (c-cal),19 como resolução do IV Encontro de Cineastas Latino-Americanos ocorrido de 5 a 11 de setembro de 1974, em Caracas, na Venezuela. Esse Encontro foi promovido como um ato de caráter internacional da classe cinematográfica do subcontinente em repúdio à ditadura militar chilena, então imposta há exatamente um ano. A Venezuela foi escolhida

18 Sobre a abordagem ao Festival de Viña del Mar de 1967, ver Cine cubano 42-43-44 (1967), (edição especial dedicada ao certame chileno) e Hablemos de cine 34 (Marzo-abril 1967): 5-29. Em relação ao Festival de Mérida de 1968, ver Cine

cubano 52-53 (1969): 94-95; Hablemos de cine 43-44 (set.out./nov.-dez. 1968): 5-13 e Cine al día 6 (dezembro 1968):

4-32. Sobre o Festival de Viña del Mar de 1969, ver: Cine cubano 60-61-62 (1970): 1-12 e Hablemos de cine 50-51(nov.-dez. 1969/jan.-fev., 1970): 26-37.

19 No site da fncl, onde é possível obter maiores informações sobre o Comité, a sigla utilizada é c-cal. Disponível em: <http://www.cinelatinoamericano.org/fncl.aspx?cod=1>. Acesso em: 24 jan. 2012.

(14)

como país sede por ser considerado “território neutro” uma vez que, devido ao caráter pú-blico do Encontro, caso o evento ocorresse em Cuba, a presença oficial das delegações do subcontinente na Ilha poderia suscitar futuras repreensões aos seus integrantes. Por outro lado, a favorável conjuntura nas relações entre Venezuela e Cuba, num período em que a maioria dos países do continente americano não mantinha relações com a Ilha, permitiria, por sua vez, o ingresso da delegação cubana no país sede sem maiores transtornos. Frisamos que essa aproximação do governo de Caracas com Cuba culmina no restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, em dezembro de 1974.

No entanto, nas revistas estudadas, talvez não por subestimação ao evento, mas devido às dificuldades de manutenção dos periódicos, praticamente não há artigos ou notas sobre o citado Encontro. Esse momento, final de 1974, coincide justamente com o início do inter-regno de três anos (1975, 1976 e 1977) da publicação de Cine cubano. Sintomaticamente, quando o periódico caribenho retorna à ativa com o número duplo 91-92 (em 1978), o começo da edição é um dossiê sobre o V Encontro recentemente ocorrido em Mérida dez anos depois do Festival de Viña del Mar de 1967 (que comentaremos mais adiante). Por sua vez, a peruana Hablemos de cine se encontra com a periodicidade, praticamente anual, o que não a impede de publicar a Declaração do IV Encontro.20 No entanto, ignoramos se o

silêncio da revista peruana sobre o V Encontro, ocorrido em 1977, é movido por questões de relevância cronológica (ou seja, em não dar uma informação muito antiga no periódico), embora tal argumento seja bem relativo, pois há informações com meses (e, às vezes, mais de um ano) de atraso na publicação, nessa fase. Pelo perfil dos redatores, esses Encontros, sem sombra de dúvida, despertavam interesse. A nossa hipótese é que a “desatenção” da revista andina ao v Encontro se deve por conta de prioridade de pauta, já que é exatamente nesse exato momento em que a cinematografia peruana conhece um aumento de produção, principalmente no âmbito do curta-metragem, tema que exerce, e com razão, prioridade no periódico (somando-se a isso, a baixa periodicidade da revista). Portanto, as informações so-bre o iv Encontro, ocorrido em Caracas, se resumem a Cine al día e Hablemos de cine. Mas, mesmo assim, nada comparado aos artigos e dossiês que haviam sido dedicados ao certame de Mérida em 1968. No caso de Cine al día, essa diferença salta aos olhos: o dossiê sobre o certame de 1968 é constituído por quatro artigos, duas entrevistas (com os críticos

(15)

peus pertencentes ao Júri, o italiano guido Aristarco e o francês Marcel Martin) e um índice biográfico de vários participantes da Mostra.21 Em relação ao IV Encontro (1974) o periódico

venezuelano apenas edita o documento oficial do evento, i. e., a Declaração Final do En-contro, que cria o c-cal e postula as Resoluções tomadas na reunião.22 Como complemento, uma nota sobre o evento simultâneo ao iv Encontro também realizado em Caracas: o vii Con-gresso da Unión de Cinematecas de América Latina (ucal),23 durante o qual o documentarista e montador chileno Pedro Chaskel é reeleito secretário-geral da instituição.24 Em suma, não

há nenhum comentário ou maior reflexão sobre os dois eventos cinematográficos de caráter subcontinental ocorrido no país (o IV Encontro e o vii Congresso), exercendo apenas uma função meramente informativa.25

Por sua vez, a realização do V Encontro, ocorrido em abril de 1977 em Mérida, na Ven-ezuela,26 é assunto para Cine cubano e Cine al día. Como já mencionamos, a edição dupla

do periódico cubano (o primeiro após a interrupção da publicação), dedica vinte e oito páginas ao evento publicando além da convocatória ao Encontro (de novembro de 1976) pelo c-cal,27 e da Declaração Final, os Informes de Panamá e Porto Rico, um documento do Encontro sobre a importância do “novo cinema mexicano” e a declaração da delegação venezuelana que vê com bons olhos o “processo ascendente” da produção cinematográfica na Venezuela.28 Portanto, não se trata apenas de uma ampla divulgação dos documentos do

Encontro, mas da legitimação de “novas” cinematografias acrescidas ao ncl. Destacamos a Declaração Final do Encontro na qual o ncl se autodefine (“nos definimos, independentes de estilos, formas de expressão ou tendências estéticas, como politicamente comprometidos no combate por uma verdadeira libertação nacional contra o imperialismo norte-americano

21 Cine al día 6 (dezembro 1968): 2-32.

22 Cine al día 19 (março 1975): 41-42. http://www.cinelatinoamericano.org/texto.aspx?cod=45 Acesso em: 24 jan. 2012. 23 Para maiores informações sobre a ucal, ver Fausto Correa Júnior, “Sex, money, social climbing, fantastic!: a lógica cultural dos anos de chumbo do cone sul e a história das cinematecas (arquivos/museus de cinema)” Caderno cedem 2 no. 1 (2011).

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/cedem/article/view/685/573 Acesso em: 27 jan. 2012.

24 Chaskel, em 1962, assume a direção da Cineteca Universitária, da Universidad de Chile. Mais tarde, assume a direção do Departamento de Cine Experimental, da mesma instituição. Após o golpe em 1973 se exila em Cuba. No ano seguinte (1974) é criada a Cinemateca Chilena da Resistência sob a direção de Chaskel.

25 Os informes e os documentos do iv Encontro de Cineastas Latino-Americanos e do vii Congresso da ucal estão copilados em formato de livro: vv.aa. Por un cine latinoamericano: encuentro de cineastas latinoamericanos en solidariedad con el

pueblo y los cineastas de Chile: Caracas, septiembre de 1974 (Caracas: Rocinante, 1974). Segundo este opúsculo, o Comité de Cineastas Latinoamericanos, com sede em Caracas, é integrado por Miguel Littín (Chile), Edgardo Cacho Pallero

(Ar-gentina), Manuel Pérez (Cuba), Walter Achugar (Uruguai) e Carlos Rebolledo (Venezuela), Cf. idem., p. 7. Não há maiores informações sobre quem formou as respectivas delegações presentes nos dois eventos em 1974.

26 O v Encontro de Cineastas Latino-Americanos é convocado e organizado pelo Comité de Cineastas Latinoamericanos (ccal) e pela Universidad de Los Andes (ula), a mesma instituição que em 1968 sediou a Mostra de Cinema Documental vulgarmente conhecido como o Festival de Mérida.

27 Também publicado em Cine al día 21 (jan. 1977): 33. 28 Cine cubano 91-92(1978): 1-28.

(16)

e seus agentes antinacionais”), postula um momento inaugural de formação (o Festival de Viña del Mar de 1967) e proclama a conciliação de suas duas vertentes (a “clandestina” e a “industrial”). A produção cinematográfica clandestina ou semiclandestina ocorre de acordo com os contextos nacionais. Ou seja, a clandestinidade ocorre, caso seja necessário, o que significa que não é uma condição essencial ao ncl. A Declaração Final frisa que não se deve cair em purismos nem em sectarismos. O fundamental é que o ncl deve buscar o público onde ele estiver, seja nas salas de projeção ou em sindicatos, células partidárias, comuni-dades, etc. Eis o principal aspecto: a necessidade de se comunicar com o público. Portanto, caso o seu público esteja nas salas de exibição tradicionais, lutar para conquistar as telas nacionais utilizando os mecanismos legais a seu favor. Porém, não cair em ilusões nem em seduções comuns aos mecanismos industriais e comerciais. É necessário um constante de-safio a nível político, ideológico e organizacional, para que o ncl garanta o seu espaço no mercado exibidor. Podemos concluir que não há uma solução definitiva, mas um desafio contínuo entre a integridade ideológica e política expressa na vertente “clandestina”, e a estratégia de comunicação com o grande público defendida pela vertente “industrialista”. Portanto, ressaltamos, conforme podemos encontrar na própria Declaração Final do v En-contro o reconhecimento de que a vertente “industrialista” também é uma proposta política. Não se trata de uma incoerência ou de uma contradição, mas de conquistar o mercado cinematográfico para o produto audiovisual nacional interpretando essa proposta como uma ação no processo de libertação nacional. Por último, sublinhamos que simultaneamente ao V Encontro é realizado o ix Congresso da ucal, onde Chaskel é novamente reeleito secre-tário-geral da agremiação.29

Diferente da abordagem do iv Encontro, Cine al día se exime de publicar a Declaração Fi-nal do V Encontro, mas publica uma ressalva ao evento.30 O periódico critica a declaração

da Venezuela apresentada no evento, por seu caráter oficialista. Sublinhamos que uma das verdadeiras obsessões da revista é a luta pela aprovação da Lei de Cinema no país. Por conseguinte, nesse período de boom na produção cinematográfica nacional a revista se manifesta sistematicamente contra as contradições e os equívocos dos órgãos estatais em relação ao âmbito cinematográfico, denunciando como um dos principais fatores da inatividade do Estado venezuelano no setor, a sua displicência (ou conluio) com as

distri-29 As declarações, os informes e os documentos do v Encontro de Cineastas Latino-Americanos e do ix Congresso da ucal estão copilados em: vv.aa. Por un cine latinoamericano, volumen II: V encuentro de cineastas latinoamericanos. Mérida,

1977. (Caracas: Rocinante, 1978).

(17)

buidoras estrangeiras. Para Cine al día, sem uma legislação coerente no setor, a atividade cinematográfica nacional permanecerá entregue à própria sorte. Portanto, a discordância com a declaração do país na plenária do Encontro revela os embates e as contradições nos bastidores da classe cinematográfica nacional que se manifestam constantemente em Cine al día:

Lo que no se puede dejar de reseñarse en esta nota es la posición de Venezuela en el evento o, mejor, su falta de posición. Resulta inconcebible que no se hubiese podido presentar un informe en nombre de los cineastas venezolanos. Resulta ridículo que esa ausencia hubiese sido aprovechada para hacer pasar la ponencia de la Dirección de Cinematografía del Ministerio de Fomento como posición de los cineastas vene-zolanos, que sería algo así como tomar el Informe del Ministerio del Trabajo como expresión de los trabajadores de la bananera en el reciente conflicto laboral. Todo ello dio como resultado que Venezuela no tuviera posición en el encuentro y ¿está mal?, que aflorara la verdadera realidad: un movimiento cinematográfico atomizado, incapaz de abocarse a solucionar sus contradicciones mediante un enfrentamiento leal y creador, entrabado por el oportunismo y el cortaplacismo, descoyuntado a punta de créditos millionarios. bueno, y la presencia de esas voces disidentes que en su vehemencia y su destemplanza, corrigen y anuncian. (o grifo é do autor)31

É significativa a comparação dessa expressão de divergência com o caráter “oficialista” de Cine cubano. No entanto, não podemos deixar de comentar, como foi anteriormente abor-dado, que em relação aos Festivais de Viña del Mar e Mérida dos anos 1960, os Encontros ocorridos na Venezuela na década seguinte não possuem maiores repercussões nos periódi-cos embora sejam tão importantes quanto, uma vez que é por essa mobilização da classe cinematográfica latino-americana, que culminará na década seguinte (anos 1980) no Festi-val, na Fundação e na Escola, conforme já afirmamos.

Em 1979, quando se realiza o I Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (fincl), podemos interpretá-lo como a conclusiva “institucionalização” do ncl, na me-dida em que Cuba reivindica para si o papel de centro difusor e defensor do ideário do

(18)

ncl. Essa função é posteriormente consolidada graças à criação em 1985 da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano (fncl), com sede em Havana, e em 1987 da Escuela Internacional de Cine y Televisión (eictv), localizada em San Antonio de los baños, em Cuba. Por outro lado, apesar da realização anual do fincl, o cenário cinematográfico latino-americano dos anos 1980 se caracteriza, em grande parte, pelo resgate do “cin-ema de gênero”, voltando-se para o grande público —que começa a escassear das salas de exibição devido ao agravamento da crise econômica que assola a América Latina e o fenômeno mundial de redução do parque exibidor tradicional. Assim, ao mesmo tempo em que ocorre a “oficialização” de um ideário em torno do ncl, os filmes latino-ameri-canos dos anos 1980 já não possuem a mesma ousadia estética (e ideológica) das duas décadas anteriores. Inclusive, podemos encontrar esse processo em obras de cineastas oriundos do próprio ncl.32

Considerações finais

A década de 1970 é marcada por uma outra dinâmica no Nuevo Cine Latinoameri-cano (ncl), não somente por conta das agudas mudanças ocorridas no cenário político-social de nossos países, mas em diálogo com essas transformações, por um coerente e sistemático esforço de “institucionalização” do ncl. Dito de outro modo, o empenho em defender os preceitos de uma ideia de “cinema latino-americano” encarnado pelo ncl, i. e. a noção de uma multiplicidade devido às singularidades de cada de um de nossos países, mas imbuída de um projeto em comum sob a alçada das Teorias de Libertação Nacional. É esse esforço que encontramos nos Encontros de Caracas em 1974, e Mérida em 1978. Entretanto, as principais revistas cinematográficas latino-americanas simpáti-cas ao ncl possuem uma abordagem tímida a esses dois congressos, principalmente se compararmos à atenção dada por esses mesmos periódicos em relação aos Festivais do final dos anos 1960.

32 É sintomático que Xavier date o ano 1984 como o “ponto limite simbólico” da hegemonia da tradição moderna no cinema brasileiro, utilizando como referência os filmes Memórias do cárcere (Nelson Pereira dos Santos, 1984) e Cabra

marcada para morrer (Eduardo Coutinho, 1984); In Ismail Xavier, O cinema brasileiro moderno (São Paulo: Paz e Terra,

2001), 9-50. Por sua vez, Villaça descreve o pensamento cinematográfico cubano dos anos 1980 da seguinte forma: “Den-tro do icaic a velha discussão entre engajamento e liberdade estética era revista, porém num cenário em que todos já não estavam mais tão mobilizados como nos anos 60, para a defesa apaixonada da Revolução. (...) Ao longo da década [de 1980], vemos que o eixo do debate se desloca cada vez mais da questão do engajamento para a do alcance popular. Passa a ser nítida a preocupação de que os filmes atendessem aos gostos e aos anseios de diversão do povo”. Mariana Villaça,

(19)

Referencias

Avellar, José Carlos. A ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, García Espinosa, Sanjinés, Alea – teorias de cinema na América Latina. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. 34/Edusp, 1995.

bedoya, Ricardo. 100 años de cine en el Perú: una historia crítica. Lima: Universidad de Lima/ICI, 1992.

Cine cubano. Havana: nos 42-43-44, 1967; nos 52-53, 1969; nos 60-61-62, 1970 e nos 91-92, 1978. Cine al día. Caracas: nº 6, dezembro de 1968; nº 19, março de 1975; nº 21, janeiro de 1977 e nº 22,

novembro de 1977.

Correa Júnior, Fausto. “Sex, money, social climbing, fantastic!: a lógica cultural dos anos de chumbo do cone sul e a história das cinematecas (arquivos/museus de cinema)” Caderno cedem 2 no. 1, 2011.

getino, Octavio y Susana Velleggia. El cine de las historias de la revolución: aproximación a las teorías y prácticas del cine político en América Latina (1967-1977). buenos Aires: Altamira, 2002. Francia, Aldo. Nuevo cine latinoamericano en Viña del Mar. Santiago: Artecien/Cesoc, 1990. Hablemos de cine. Lima: nº 34, março/abril de 1967; nos 43-44, setembro/outubro-novembro/

dezembro de 1968; nos 50-51, novembro/dezembro de 1969/janeiro-fevereiro de 1970 e nº 67, 1975.

Orell garcía, Marcia. Las fuentes del nuevo cine latinoamericano. Valparaíso: Ediciones Universitarias deValparaíso. 2006.

S/A, Por un cine latinoamericano – volumen II: V encuentro de cineastas latinoamericanos Mérida, 1977. Caracas: Rocinante, 1978.

Toledo, Teresa. 10 años del nuevo cine latinoamericano. Madrid: Verdoux/ICI/Cinemateca de Cuba, 1990.

Villaça, Mariana. Cinema cubano: revolução e política cultural. São Paulo: Alameda, 2010.

vv.aa. Por un cine latinoamericano: encuentro de cineastas latinoamericanos en solidariedad con el

pueblo y los cineastas de Chile: Caracas, septiembre de 1974. Caracas: Rocinante, 1974.

Xavier, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Comparti mento GRUPOS FUNCIONAIS 2 Mesófilas * Higrófilas * Hidrófilas * 1 – Taió – Lontr as Alchornea glandulosa Alchornea glandulosa Mimosa bimucronata Alchornea

O segundo foi um estudo randomizado, denominado United Kingdom Prospective Diabetes Study Group (UKPDS), realizado no Reino Unido em 1998 com pacientes diabéticos do tipo 2,

Os dados de incidência foram obtidos do RCPB de Fortaleza a partir do sistema basepopWeb (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, 2010), sendo coletados: o número de casos novos

O livro de literatura infantil e a apropriação da linguagem discorremos sobre um levantamento de pesquisas, em sua maioria, estrangeiras, feito por Cardoso e Sepúlveda

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

Segundo Pereira (1998), a atividade de fiscalização é uma das atividades de Estado, por isso deve ter sua estruturação própria e não deve ser delegada “são