• Nenhum resultado encontrado

Características do território brasileiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Características do território brasileiro"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SEMANA 1

Componente Curricular:Geografia Ano de escolaridade: 7º ano Ensino Fundamental

Período: 01/03/2021 a 05/03/2021

Número de aulas: 03 aulas Carga horária: 2h30min ALUNO:

UNIDADE TEMÁTICA: O sujeito e seu lugar no mundo

OBJETOS DE CONHECIMENTO: - Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil

HABILIDADE: (EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e

estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

Características do território brasileiro

O território brasileiro é marcado pela sua grande extensão e também pela ampla diversidade natural e cultural que abriga.O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte. Com uma área de 8.514.876 km², a extensão do território brasileiro é a quinta maior do planeta, isso faz com que o país seja considerado “de dimensões continentais”. Além do mais, ao contrário dos grandes países existentes, o Brasil não possui uma grande parte do seu território composta por áreas inóspitas, onde o povoamento é impossível ou muito difícil de ser realizado.

É importante observar que a distância entre os pontos extremos do país é bastante parecida, ou seja, o Brasil possui uma distância leste-oeste

muito próxima da distância norte-sul, desde que sejam desconsideradas as ilhas

localizadas no Oceano Atlântico, que também pertencem ao território brasileiro. Da Ponta do Seixas (Paraíba) até a Nascente do Rio Moa (Acre), 4.319 km de extensão; já do Monte Caburaí (Roraima) até o Arroio Chuí (Rio Grande do Sul), são 4.394 km. Observe a ilustração ao lado:

As grandes distâncias no sentido das

latitudes, ou seja, entre o norte e o sul do país, fazem com que o território brasileiro apresente

uma grande variação climática, o que é intensificado pela ação de outros agentes climáticos, como a maritimidade e a vegetação. No extremo sul do país encontram-se as menores temperaturas, muito embora não sejam frias o ano todo. Já no extremo norte, o clima é mais quente (pela proximidade com a Linha do Equador) e muito úmido, em consequência da presença da Floresta Amazônica.

Outros aspectos marcantes são as formações geológicas, a rede hidrográfica, a diversidade paisagística e a grande biodiversidade. A floresta Amazônica, localizada na Região Norte, abriga a

maior diversidade de espécies do planeta. Outros biomas encontrados no país são a Caatinga, Campos, Cerrado,

Manguezal, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, além das Zonas Litorâneas. O Brasil é, portanto, um território muito diversificado, não tão somente pela amplitude de sua área, mas principalmente pelos conteúdos que lhe são pertencentes tais como os diversos biomas, os tipos de clima, o relevo, a hidrografia, a localização geográfica do Brasil, entre outros . A alta disponibilidade de áreas ocupáveis e recursos naturais torna o nosso país um dos locais de maior importância natural e social do planeta.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Localização do Brasil no mundo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-localizacao-brasil-no-mundo.htm. Acesso em 17 de fevereiro de 2021. (ADAPTADO)

(2)

Brasil e suas características

Entre a maior metrópole da América do Sul e a maior

floresta tropical do mundo, um universo eclético de culturas, crenças, raças, influências e modos de vida habita em nosso território. De norte a sul, diferentes climas e paisagens naturais receberam ao longo da história a herança e a influência de diversos povos do mundo, ora contribuindo para a riqueza e desenvolvimento, ora impondo dolorosos retrocessos. O Brasil é lar de um povo receptivo e caloroso, cuja resiliência deu espaço à criatividade e à incrível capacidade de se reinventar.

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território,

apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

ATIVIDADES

1)Sobre o território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA: a)( ) o Brasil é um país com dimensões continentais.

b)( )a extensão do território brasileiro denuncia a grande distância de seus pontos extremos. c)( ) a grande variação de latitudes explica a homogeneidade climática do país.

2)“Moro num país tropical, abençoado por Deus E bonito por natureza, mas que beleza

Em fevereiro (em fevereiro) Tem carnaval (tem carnaval)”.

(JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).

Ao analisar a letra da música ,explique o que você entende por ‘’ país tropical’’.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3) Sobre as características territoriais do Brasil marque verdadeiro V ou falso F:

a) ( ) Com extensão territorial de 8.514.876 km², o Brasil é o maior país sul-americano. b) ( )O território brasileiro é banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

c) ( )O Brasil está regionalizado em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. .

4)Analise o mapa ao lado e responda as questões ,caso necessário retorne ao texto da aula anterior.

a) Ponto extremo do Brasil

situado ao Sul: __________________________ b) Ponto extremo do Brasil

situado ao Norte: _________________________ c) Ponto extremo do Brasil

situado ao Leste: _________________________ d) Ponto extremo do Brasil

(3)

SEMANA 2

Componente Curricular:Geografia Ano de escolaridade: 7º ano Ensino Fundamental

Período: 08/03/2021 a 13/03/2021

Número de aulas: 04 aulas Carga horária: 3h20min ALUNO:

UNIDADE TEMÁTICA: O sujeito e seu lugar no mundo

OBJETOS DE CONHECIMENTO: - Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil

HABILIDADE: (EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

Formação territorial do Brasil: questões histórico-geográficas

A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses.

Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.

A primeira região a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o nordestino. Ali se estabeleceram as plantações de cana de açúcar, os engenhos, e os portos.

Paralelo a isso, os colonos organizavam expedições em busca de mão de obra, metais e pedras preciosas.

O território brasileiro no período colonial

O Tratado de Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a primeira atividade econômica foi a exploração

do pau-brasil e em seguida, o plantio da cana de açúcar.

Observe o aspecto do mapa brasileiro com os limites do Tratado de Tordesilhas

Características populacionais e processos migratórios

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta

essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos

colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

A imigração teve início no Brasil a partir de 1530( período colonial), quando começou a

estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra sua marca no Brasil pode ser percebida especialmente na cultura e na economia das duas mais ricas regiões brasileiras: Sudeste e Sul.

A colonização foi o objetivo inicial da imigração no Brasil, visando ao povoamento e à exploração da terra por meio de atividades agrárias. A

criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.

ESCOLA, Equipe Brasil. "Imigração no Brasil"; Brasil Escola.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm. Acesso em 17 de fevereiro de 2021. (ADAPTADO)

A imigração no Brasil ganhou força durante o século XIX

(4)

ATIVIDADES

1)Em 1500, os portugueses chegaram nas terras que hoje correspondem ao Brasil. Sobre esse período, coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:

I. Os portugueses chegaram no Brasil em 18 de abril de 1500.

II. O período chamado de colonial compreende os anos de 1500 a 1822.

III. Os portugueses vieram ao Brasil junto aos espanhóis para conquistar as terras. IV. Os principais grupos étnicos no Brasil colônia eram: brancos, negros e índios. 2)O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre:

a) Brasil e Portugal b) França e Portugal c) Portugal e Inglaterra d) Inglaterra e França e) Portugal e Espanha

3)No dia 22 de abril de 1500, a esquadra de Cabral aportava no Brasil e se iniciaria um período de

comércio entre os indígenas e os portugueses. No entanto, diante do interesse de franceses e holandeses por estas terras, a coroa portuguesa decide começar a ocupá-la para não perdê-la. A partir daí, os portugueses tomaram posse das riquezas naturais do Brasil e iniciaram a ocupação do território. Com base no texto acima e das aulas anteriores o período colonial no Brasil teve início em:

a)( )1530 b)( )1600 c)( ) 1589 d)( ) 1630

4)O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:

a)( ) Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães. b)( ) Imigrantes italianos, africanos e os imigrantes árabes.

c)( ) Indígenas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos.

d)( ) Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.

5)Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por

meio de seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o Brasil . Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo. O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira? a) Imigrantes árabes.

b) Africanos

c) Imigrantes japoneses. d) Indígenas.

e) Alemães e italianos.

6) PERÍODO COLONIAL (1530/1822) O início da colonização brasileira é marcada pela

expedição de Martim Afonso de Souza, que possuía três finalidades: iniciar o povoamento da área colonial, realizar a exploração econômica e proteger o litoral contra a presença de

estrangeiros. No período pré-colonial a atividade econômica que teve maior destaque foi:

a)( )pau-brasil b)( )mineração c)( )cana-de-açúcar d)( ) café

(5)

SEMANA 3 e 4

Componente Curricular:Geografia Ano de escolaridade: 7º ano Ensino Fundamental

Período: 15/03/2021 a 26/03/2021

Número de aulas: 06 aulas Carga horária: 5h00min

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):O Sujeito e seu lugar no mundo. Conexões e escalas.Natureza, ambientes e qualidade de vida. Formas de representação e pensamento espacial.

OBJETO(S) DE CONHECIMENTO:O Sujeito Sociocultural. Transformação das paisagens naturais e antrópicas. Relações entre os componentes físico-naturais. Fenômenos naturais e sociais representados de dife-

rentes maneiras. Atividades humanas e dinâmica climática.

HABILIDADE(S):(EF06GE01X) Descrever e comparar modificações das paisagens rurais e urbanas nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.(EF06GE03X) Descrever os movimentos do planeta (rotação e translação) e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.(EF06GE11X) Identificar e analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais e populacionais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.(EF06GE13X) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, aquecimento global, chuva ácida etc.).

ALUNO:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

1) Numere a 2 coluna de acordo com a primeira:

(1) população urbana (2) população rural (3) a cidade (4) o campo a)( ) é a zona rural

b)( ) é a zona urbana

c)( ) formada por pessoas que moram no campo d)( ) formada por pessoas que moram na cidade

2) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando cada um dos itens ao espaço (rural ou urbano) em que eles se desenvolvem. Lembre-se de que os números podem se repetir.

( 1 ) Espaço rural ( 2 ) Espaço urbano a)( ) Espaço de agricultura, criação de gado.

b)( ) Espaço de atividades econômicas como o comércio e a prestação de serviços. c)( ) Presença de indústrias e bancos.

d)( ) Plantação de soja para exportação. e)( ) Avenidas, supermercados e hospitais.

3) Todas as camadas da Terra são distintas, esse fato ocorre em razão de sua composição química, temperatura e espessura. A camada da terra que é composta por rios, lagos, aquíferos, oceanos é:

a)( ) Biosfera b)( )Litosfera c)( )Atmosfera d)( )Hidrosfera

4) A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha

apenas paisagens naturais. a)( )Rodovia, edifícios e represa

b)( )Geleira, floresta e conjunto de montanhas c)( )Hidrelétrica, cidade e lago

d)( ) Cachoeira, lago e loteamento

4) Os Pontos Cardeais são pontos de orientação no espaço terrestre os quais estão relacionados com a posição do sol.Sendo assim quais são eles?

___________________, __________________, _________________ e ____________________. 5)A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que não indica um dos fenômenos de movimentação terrestre: a)( ) rotação b)( ) nutação c) ( )precessão dos equinócios d)( )inclinação

(6)

6) A agricultura é uma atividade muito importante para nossa região. Observe as afirmações abaixo, e diga se é V (verdadeiro) ou F (falso), destacando o que se precisa para obter uma boa produção agrícola:

a)( ) irrigar ( molhar) os solos secos e drenar (secar) os solos encharcados. b)( ) usar adubos adequados ao solo, quando necessário.

c)( ) fazer sempre queimadas entre os plantios e destruir a camada fértil do solo. d)( ) empregar sementes e mudas de péssima qualidade.

7)Até metade do século XX o Brasil era um país predominantemente rural, a partir de 1950 até 1990 intensifica-se o êxodo rural, impulsionado pela industrialização e mecanização do campo.

Das alternativas abaixo qual representa o êxodo rural?

a)( ) Deslocamento da população urbana para o campo. b)( ) Deslocamento da população rural para cidade.

c)( ) Deslocamento igual de pessoas do campo para a cidade e da cidade para o campo. 8. “(...) é por meio do trabalho que as pessoas transformam a natureza e constroem o espaço geográfico. Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança”. Observe as imagens a seguir e assinale V ou F:

(A) (B)

(C) (D)

a) ( ) As imagens B e C são espaços que assumem a função de lazer e as imagens A e D a função de comércio e moradia.

b) ( ) Todas as imagens são espaços que assumem a função de comércio. c) ( )As imagens B e D são espaços que assumem a função de comércio.

d) ( )As imagens A e D são espaços que assumem a função de comécio e moradia e as imagens B e C a função de lazer.

9 ) A fotografia abaixo apresenta uma mina de exploração de minério de ferro. Observe a fotografia e responda o que se pede.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-10/

A imagem representa qual tipo de paisagem geográfica? b)( )Paisagem Natural c)( ) Paisagem Ambiental d)( )Paisagem Humanizada e)( ) Paisagem Social

Referências

Documentos relacionados

Mesmo considerando o fato de que as mulheres camponesas e indígenas não usam índices e critérios construídos por instituições como o Estado, como baliza de mensuração

A comparação entre bens culturais análogos constitui uma das etapas mais difíceis da candidatura a patrimônio mundial. Compara-se para se ativar os possíveis pontos de

Após a divulgação do resultado final do processo seletivo, os candidatos não aprovados terão um prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos para buscar sua

FRANCISCO IVANILSON DA FONSECA PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL. VAMILDO FERNANDO PIERRE ELIAS

Nas palavras do monge Ryokan (1758-1831), do budismo zen "Todos os seres vivos estão em unidade como pessoas comuns e santos, e todos possuem a natureza búdica. Quando

dia 9 de junho (quinta-feira): Profissionais da Capital e Grande Rio: Ato na Alerj, em conjunto com bombeiros e outros segmentos do serviço público estadual, a partir das 16,

Na hipótese da responsabilidade pelas atividades de acesso ao patrimônio genético serem compartilhadas por mais de um pesquisador, o pesquisador que preencher o Formulário

Tendo em vista o risco que envolve a intermediação financeira, a Cooperativa adota ferramentas de gestão. Para exemplificar, na concessão de crédito, a Cooperativa adota o Manual