• Nenhum resultado encontrado

1.2 - A candidata selecionada exercerá suas atividades, de acordo com a determinação e normas da instituição.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.2 - A candidata selecionada exercerá suas atividades, de acordo com a determinação e normas da instituição."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE DE VITÓRIA DA CONQUISTA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PARA CURSO DE

FORMAÇÃO DE DOULAS VOLUNTÁRIAS EDITAL Nº 001/2017

O Diretor Geral da FUNDAÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições de seleção para Curso de Formação de Doulas Voluntárias com o escopo de selecionar mulheres que queiram capacitar-se no acompanhamento de parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, proporcionando à mulher uma experiência de parto Humanizado.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O Curso de Formação de Doulas Voluntárias é uma iniciativa da Fundação Pública de Saúde de Vitória de Conquista / Hospital Municipal Esaú Matos em parceria com o Grupo de Apoio ao Parto Humanizado e à Maternidade Ativa - Cirandeiras e com a Secretaria Municipal de Saúde. O curso é destinado a mulheres de perfis variados, como senhoras, aposentadas, líderes comunitárias e moradoras da comunidade que se interessem pelo tema e que tenham afinidade com o trabalho voluntário ou comunitário, e não é necessário ter formação profissional na área da saúde.

1.2 - O curso possui três eixos temáticos e divididos em aulas que acontecerão em três dias na semana. As aulas terão duração de 04 horas, num total de 72 horas teóricas, 8 horas de prática supervisionada e 144 horas de prática orientada, totalizando 224 horas. O número máximo de mulheres para que o curso aconteça é de 25 (vinte e cinco) participantes, e número mínimo de 10 (dez) participantes; a duração do curso será de 02 (dois) meses teóricos e 06 (seis) meses de prática. O material teórico será fornecido pela instituição. Ao final do curso, a participante receberá certificado com declaração de conclusão do curso e estará apta a exercer a ocupação de Doula Voluntária no âmbito da Fundação Pública de Saúde de Vitória de Conquista/ Hospital Municipal Esaú Matos.

1.2 - A candidata selecionada exercerá suas atividades, de acordo com a determinação e normas da instituição.

1.3– O Processo de Seleção para o Curso de Formação de Doulas Voluntárias será executado pela FSVC, através de uma Comissão que será composta pelos membros abaixo designados:

a) Presidente: Sabrina Aguiar Cerqueira

b) Secretária: Christianne Schettine Paiva Correia c) Membro: Stênio Fernando Pimentel Duarte

(2)

d) Membro: Gleica Afonso Dutra

e) Membro: Clarize Aparecida Melo Campos

1.3.1 - A Comissão do Processo de Seleção Simplificada para o Curso de Formação de Doulas Voluntárias terá vigência a partir da publicação da convocação pública, concluindo-se com a divulgação da homologação do resultado final.

1.3.2 - Competirá à Comissão:

I. Coordenar todo Processo de Seleção;

II. Deferir ou indeferir inscrições, de acordo com este Edital; III. Organizar o local onde serão realizadas as entrevistas; IV. Divulgar a lista com as candidatas selecionadas;

V. Pronunciar-se na resolução de problemas em que o Edital for omisso, isto feito conforme a legislação pertinente e de instruções oriundas da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista;

X. Expedir correspondências, emitir parecer, convocar reuniões, elaborar relatórios, elaborar atas e avaliar as candidatas.

1.4 - O Processo de Seleção será constituído por de 03 (três) etapas, de caráter classificatório e eliminatório.

1.5 – A FSVC considera treinamento voluntário toda atividade prática, não remunerada, com objetivos cívicos, educacionais, culturais, científicos, recreativos, assistenciais e de saúde.

1.6 – O treinamento voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

1.7– As candidatas inscritas serão denominadas aprendizes, não se enquadrando como treinanda voluntária.

1.8 - As divulgações dos atos deste Processo de Seleção serão realizadas no sítio oficial de mídia eletrônica da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (http://dom.pmvc.ba.gov.br) e pelo site oficial da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (www.fsvc.com.br).

1.9 - É de responsabilidade do candidato, acompanhar as informações divulgadas sobre o Processo de Seleção no sítio eletrônico (http://dom.pmvc.ba.gov.br) e pelo site oficial da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (www.fsvc.com.br) 1.10 – Todos os horários constantes neste instrumento serão considerados o horário local do estado da Bahia.

(3)

1.11 – Todas as datas indicadas neste edital poderão sofrer alterações se houver necessidade e novas serão publicadas no sítio eletrônico (http://dom.pmvc.ba.gov.br) e pelo site oficial da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (www.fsvc.com.br) para conhecimento dos candidatos.

2 - DAS ATRIBUIÇÕES.

2.1 - As atribuições das candidatas classificadas através do Processo de Seleção Simplificada para o Curso de Formação de Doulas Voluntárias são aquelas descritas no Anexo II – Atribuições das Doulas Voluntárias.

2.2 - A carga horária semanal para o Curso de Doula Voluntária será de 12 horas semanais distribuídas pela Coordenação do Serviço de Doulas Voluntárias, conforme Conteúdo Programático – ANEXO I.

3 - DAS INSCRIÇÕES.

3.1 - Ao efetivar sua inscrição, a candidata manifesta concordância com todas as regras, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos, comunicações, instruções e convocações, acerca dos quais, não poderá alegar desconhecimento.

3.2 - As inscrições das candidatas neste Processo de Seleção Simplificada será realizada no período das 08:00 horas do dia 02 de outubro de 2017 até as 17:00

horas do dia 06 de outubro de 2017.

3.3 As inscrições ocorrerão em modalidade presencial, exclusivamente, na Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista/Hospital Municipal Esaú Matos, situada à Avenida Macaúbas n°100, Bairro Patagônia, complemento Kadija, Vitória da Conquista – BA, especificamente na Recepção do Ambulatório, com o preenchimento da ficha de inscrição e entrega original e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Certidão de Antecedentes Criminais (original).

ATENÇÃO: Serão aceitas fotocópias simples sem autenticação, desde que

apresentadas juntamente com as respectivas originais.

3.4 - As informações constantes na ficha, no ato da inscrição, são de inteira responsabilidade da candidata.

3.5 - Após preenchimento do formulário, a candidata receberá um comprovante de inscrição.

3.6 - As inscrições serão gratuitas.

3.7 - Será sumariamente indeferida toda e qualquer inscrição efetuada em desacordo com as normas deste Edital.

(4)

3.9 - Os requisitos para inscrição da candidata são: a) Possuir os requisitos deste edital;

b) Ter no mínimo de 18 (dezoito) anos completos na data do início das atividades; c) Gozar de boa saúde física e mental para participar do curso;

d) Apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e Certidão de Antecedentes Criminais (original), no ato da inscrição;

e) Ser do sexo feminino;

f) Cumprir as determinações deste edital;

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA

4.1 - O Processo de Seleção será composto de 03 (três) etapas, de caráter classificatório e eliminatório.

4.1.1 – Primeira Etapa: Avaliação das fichas de inscrição pela Comissão do Processo de Seleção Simplificada para o Curso de Formação de Doulas Voluntárias, que será classificatória e eliminatória;

4.1.1.1 – A realização da avaliação das fichas de inscrição ocorrerá na data prevista de 09 de outubro de 2017. É de responsabilidade do candidato, acompanhar as informações divulgadas sobre o Processo de Seleção Simplificada no sítio eletrônico já indicado, e em lista a ser divulgada na Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista /Hospital Municipal Esaú Matos, na Recepção do Ambulatório, na data prevista de 11 de outubro de 2017

4.1.2 – Segunda Etapa: Entrevista grupal, realizada no auditório da FSVC, Hospital Esaú Matos, na data prevista de 16 de outubro de 2017, das 14:00 às 15:00 h, de caráter classificatório e eliminatório.

4.1.3 – Terceira Etapa: Entrevista individual, realizada no auditório da FSVC, Hospital Esaú Matos, na data prevista de 16 de outubro de 2017, das 15:30 às 18:00 h, de caráter classificatório.

5 - DA HOMOLOGAÇÃO.

5.1 - Encerrada a Terceira Etapa de classificação, a FSVC publicará a lista de classificação final das candidatas selecionadas.

5.2 - O ato de divulgação lista de candidatos classificados será divulgada no site w http://dom.pmvc.ba.gov.br, pelo site oficial da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista www.fsvc.com.bre na Recepção do Ambulatório da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista /Hospital Municipal Esaú Matos na data prevista de 19

(5)

5.3 - É dever da candidata, acompanhar a divulgação das informações e atos pertinente a este Processo de Seleção Simplificada no site http://dom.pmvc.ba.gov.br, e de forma presencial na recepção do Ambulatório da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista/ Hospital Municipal Esaú Matos, não havendo qualquer responsabilidade desta instituição por eventuais perdas que o candidato venha a sofrer por não proceder na forma ora estabelecida.

6 - DA CONVOCAÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOULAS VOLUNTÁRIAS.

6.1 – Após divulgação da classificação final das candidatas, a FSVC divulgará a data prevista para o início do Curso de Formação de Doulas Voluntárias, através do sítio eletrônico já divulgado, e na Recepção do Ambulatório da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista/ Hospital Municipal Esaú Matos.

7 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 - Todos os atos, informações, convocações e orientações sobre este Processo de Seleção Simplificada serão publicados, no sítio eletrônico http://dom.pmvc.ba.gov.br pelo site oficial da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista www.fsvc.com.br e disponibilizados na Recepção do Ambulatório da referida Instituição.

7.2 - Os prazos estabelecidos neste regulamento são preclusivos, contínuos e comuns a todos os candidatos, não havendo justificativa para o não cumprimento destes. 7.3 - É de responsabilidade da candidata, durante o prazo do curso, manter seu endereço e telefone de contato atualizado junto a FSVC.

7.4 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor Geral da FSVC.

7.5 - As situações omissas e os casos fortuitos ou de força maior serão decididos pela Comissão do Processo de Seleção.

Vitória da Conquista/ BA, 28 de outubro de 2017.

Felipe Oliveira Bittencourt Diretor Geral

(6)

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EIXO 1 – PREPARAÇÃO PARA O VOLUNTARIADO (16 HORAS)

Aula 1 – Aspectos legais e históricos O que é ser Voluntário

Qual o perfil do Voluntário

Lei do voluntariado LEI 13.297/2016 História do voluntariado no Brasil Aula 2 – Princípios do voluntariado

Princípios do Voluntariado Direitos e deveres do voluntário Ética e Cidadania

Setores da sociedade

Áreas de atuação do voluntário Aula 3 – Encontro consigo e com o outro

Definição do propósito de cada uma

Altruísmo, Autoestima, Comunicação Sustentável, Responsabilidade

Socioambiental.

O que motiva o trabalho voluntário

Harmonia com o ambiente externo e interno Aula 4 – Reconhecendo o outro como importante

O exercício do desapego

O compromisso com a sociedade e com o outro Conhecendo o Hospital Esaú Matos

EIXO 2 – AS BOAS PRÁTICAS NO PARTO - SUS (20 HORAS)

Aula 1 – Rede Cegonha O que é a Rede Cegonha? Como funciona?

Redes de Atenção à saúde Caderneta da Gestante

Aula 2 – Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher PAISM

Saúde da Mulher

Humanização e Qualidade: Princípios para uma Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher

O profissional da saúde e a Doula

Aula 3 – Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal 2017 (CONITEC) Relatório de Recomendações

Apresentar as Diretrizes Objetivos Gerais

(7)

Evidências Científicas

Aula 4 – Violência Obstétrica – Parte 1 O que é a Violência Obstétrica?

Violência de Gênero e Saúde da Mulher Violência Institucional.

Aula 5 – Violência Obstétrica – Parte 2 Cultura Hospitalocêntrica

Cartilha de Violência Obstétrica

EIXO 3 – O TRABALHO DA DOULA (36 HORAS)

Aula 1 – O Trabalho da Doula Comunitária Ética e Postura

A Doula e a Equipe Médica A Doula e a Mulher

Atitude e Compromisso na Cena do Parto Aula 2 – A Mulher no Parto- Parte 1

Fases do Trabalho de Parto Aula 3 – A Mulher no Parto – Parte 2

Fisiologia do Parto

O Corpo da Mulher no Trabalho de Parto Aula 4 – Técnicas de Alivio da Dor – parte 1

Técnicas não farmacológicas

Como apoiar a Mulher na Hora do Parto Aula 5 - Técnicas de Alivio da Dor – parte 2

Material de Alívio da Dor

A Redução da Taxa de Cesárea com a Presença da Doula Aula 6 – O que a Doula Não faz

Procedimentos Técnicos

Discutir Procedimentos com a Equipe Não Substitui o Acompanhante

Aula 7 – Perda, Dor, Sofrimento e Cuidado – Parte 1 Empatia

Aula 8 – Perda, Dor, Sofrimento e Cuidado – Parte 2 Perdas Gestacionais

Elaboração de Luto Aborto

Aula 9 – O autocuidado O lugar da empatia

Como me preparar para a Doulagem Conhecendo seu corpo emocional

(8)

EIXO 4 – PRÁTICA SUPERVISIONADA (8 HORAS)

Aula 1 – Doulagem prática

Aplicação das técnicas e abordagens Aula 2 - Doulagem prática

Aplicação das técnicas e abordagens

ANEXO II – ATRIBUIÇÕES DA DOULA VOLUNTÁRIA

As Doulas voluntárias são mulheres treinadas para atender parturientes nos hospitais públicos do país. Capacitar acompanhantes de parto, voluntárias ou funcionárias de Centro Obstétrico para que estejam aptas a acompanhar parturientes, em qualquer estágio do trabalho de parto, é uma das atividades destas profissionais. Elas devem proporcionar conforto físico, emocional, afetivo e psicológico às gestantes, tornando a experiência de parto positiva.

As Doulas devem orientar as grávidas, passando informações para elas e para os acompanhantes sobre os cuidados para se ter uma gravidez saudável e como estabelecer o vínculo com os bebês.

Podem também atuar na orientação com as gestantes em Rodas de Conversa durante o pré-natal, no período pós-abortamento, no puerpério imediato, orientando a mulher sobre amamentação, e vinculação com o bebê.

As Doulas Voluntárias estarão diretamente subordinadas à Coordenação de Doulas Voluntárias do Hospital Municipal Esaú Matos.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

[r]