• Nenhum resultado encontrado

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 7º ANO. Aula 15

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE 7º ANO. Aula 15"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

APOSTILAS DO QUARTO BIMESTRE – 7º ANO.

Aula 15

Teatro de bonecos.

O teatro de bonecos é uma arte das mais antigas. Acredita-se que o uso de bonecos para representar historias venha desde a pré-história.

A origem do teatro de boneco remonta ao Antigo Oriente, em países como China, Índia e Indonésia e se espalhou pelo mundo através dos mercadores, que levavam seus produtos para a Europa, onde o teatro de bonecos se popularizou.

Na Europa o teatro de bonecos era usado não somente como diversão mas, também para o ensino. Já que grande parte da população não sabia ler, a igreja Católica usava o teatro de bonecos como forma de ensinar o evangelho ao povo.

Ao longo da Renascença a Igreja abandona o uso do teatro de bonecos que passa a ser apresentado nos pátios das residências e em festas realizadas durantes as feiras, o teatro passa assume uma postura, mas satírica e cheia de humor.

Conforme o tempo foi passando o teatro de bonecos foi evoluindo, se transformando conforme a necessidade de cada época. Assim, eles estão sempre assumindo uma nova forma, mas preservando o seu caráter de encenar seus espetáculos não só nos teatros, mas também nas ruas, praia, quintais, praças e colégios.

Tipos de Bonecos.

Existem muitos tipos de bonecos e cada tipo tem suas características específicas, vamos ver os tipos mais comuns.

Fantoches – também conhecidos como bonecos de mãos ou luvas. Este tipo possui o corpo feito de tecido, vazio, onde o manipulador veste na mão, ele encaixa os dedos na cabeça e nos braços para movimentar o boneco. A figura neste caso só é vista da cintura pra cima e geralmente não tem pernas. A cabeça de um fantoche pode ser

(2)

feita de madeira, papel, borracha ou feltro. É o tipo mais comum de bonecos, e seus shows em geral são ao ar livre.

Hoje existem fantoches de corpo inteiro, mas que exigem mais de um manipulador por boneco, como no caso dos bonecos da companhia Gira Bonecos.

(3)

Bonecos de Vara – São figuras em geral de tamanho grande, sustentadas por varas que atravessam seu corpo até a cabeça. Em algumas figuras, varas mais finas são inseridas para movimentar mãos, pernas e braços se necessário. Em geral o boneco de vara é usado em peças com o ritmo mais lento e solene. Sua variedade de movimentos é muito grande, mas, exige as vezes, duas ou três pessoas para manipular um único boneco.

Marionetes ou Bonecos de Fio – São figuras controladas por cima. Normalmente são movimentadas por cordões ou fios que vão dos membros para uma cruzeta de controle na mão do manipulador. Uma marionete simples pode ter até nove fios: um em cada perna, um em cada mão, um em cada ombro, um em cada lado da cabeça e um na base da coluna para fazer o boneco se inclinar. Mas se o boneco tiver mais efeitos, como mover a boca, ou outros movimentos mais complexos o número de fios pode até dobrar, o que torna a operação do boneco algo bem complexo que exige do manipulador muito treinamento e dedicação.

(4)

Teatro de Sombras – Os bonecos para o teatro de sombras são muito semelhantes ao bonecos de vara, só que no teatro de sombras os bonecos são figuras planas, que se utiliza para projetar uma sombra através de um telão semitransparente. As figuras podem ser recortadas em couro, madeira, papelão ou qualquer outro material que seja opaco. O teatro de sombras é tradicional em vários países como a China, Índia, Turquia, Grécia, Java, Bali e Tailândia.

Os bonecos do teatro de sombras são em geral manipulados por varas, mas também podem ser manipulados por meio de cordões. Hoje o teatro de bonecos não se limita mais a figuras bidimensionais, ou seja, a bonecos planos, podendo usar figuras tridimensionais.

(5)

VAMOS EXERCITAR

Vamos criar um teatro de sombras?

1 – A turma deve trabalhar em grupos, cada grupo deve criar uma história para seu teatro de bonecos, serve adaptar uma fábula ou conto.

2 – Os grupos devem então criar cada um os seus bonecos recortados em cartolina. 3 – O palco será criação da turma em conjunto.

Aula 16

Letras e números nas Artes Visuais

Tipologia ou Tipografia é o chamado estudo sistemático de tipos, ou seja, estudo das letras podendo ser aplicado a diversos meios (como nas artes visuais, na arquitetura, na redação, na diagramação, no design gráfico).

(6)

Chamamos de “Tipo” o formato padronizado de determinadas letras. Podemos destacar três principais tipos de letras distintos:

Letras manuscritas - ou letras cursivas, são letras com formato realizado manualmente ou semelhantes à escrita à mão livre.

Letras de forma - como o próprio nome diz, letra de forma é um tipo de letra padronizada.

O Tipo bastão é a forma de letra fácil de ser compreendido e lido, caracterizado principalmente pela forma de seu traçado simples e não decorado por serifas (pequenos prolongamentos nas pontas das letras). É o tipo padrão usado em projetos e em desenho técnico em geral. Ex.: Arial, Tahoma, Verdana.

Podemos classificar as letras de forma de acordo com o seu tipo: Antigo (Times), Moderno (Bodoni), com Serifa e sem Serifa.

(7)
(8)

Letras decorativas - São tipos desenhados de maneira livre e criativa, são formatos decorativos, fantasiosos, brincalhões, radicais. Atraem principalmente pelo impacto visual do que propriamente pelo texto a ser lido.

Imagens tipográficas - composição visual com tipos

Os designers gráficos usam de programas gráficos de computador para criar imagens usando diversos tipos de letras. Veja alguns exemplos interessantes:

(9)
(10)
(11)

Na História...

Já imaginou um carteiro carregado de tabletes de barro, madeira e pedra, distribuindo essas encomendas pelas cidades? Há cerca de 5 mil anos talvez essa cena não seria tão estranha. Em vez de papel, as pessoas escreviam em pedaços de barro e outros materiais. A escrita também era bem diferente da atual, feita com desenhos.

A escrita foi inventada na Suméria, um país que existia onde hoje estão o Irã e o Iraque, numa região chamada Mesopotâmia, que significa "entre rios". Os rios são o Tigre e o Eufrates. Naquela época, cerca de 5 mil anos atrás, a escrita começou a ser feita em pequenas almofadas de barro. Mais tarde, usou-se também madeira, metal e pedra para escrever. A ideia pegou e, assim, surgiram maneiras diferentes de escrever em vários pontos do mundo, de acordo com a língua falada em cada região.

No começo, a escrita era feita com o desenho das coisas. Por exemplo: se a palavra era "casa", fazia-se o desenho de uma casa. Mas logo vieram as dificuldades. Como escrever o nome de uma pessoa? Não bastava fazer o desenho de um homem ou de uma mulher! Então começaram a combinar os símbolos. Desse modo, para escrever algo sobre alguém chamado Coelho, bastava desenhar um homem e um coelho. Mas isso também nem sempre funcionava bem. Como a gente poderia representar alguém chamado Henrique? Para resolver esse tipo de problema, passou-se a escrever os sons das palavras e não mais as ideias. Para escrever "irmão", desenhavam-se as pernas andando (ir) e uma mão. Um soldado era representado por um sol junto com um dado.

(12)

Ainda assim as dificuldades apareciam. Surgiu, então, uma maneira de escrever na qual eram observados os sons da fala. Se a gente espichar a fala devagar, ao dizer cavalo, por exemplo, alguns sons chamados "vogais" ficam destacados. Se a gente presta atenção nos movimentos da boca, os sons chamados "consoantes" se sobressaem. Juntando os dois tipos de sons, temos umas unidades chamadas sílabas: ca + va + lo. Assim, os símbolos da escrita passaram a ser as sílabas ou as vogais e as consoantes separadamente, conforme a língua. Esse tipo de escrita que representa separadamente as vogais e as consoantes, ou seja, cada letra, é chamado alfabeto, que se mostrou tão interessante, útil e prático que hoje em dia todas as línguas do mundo podem ser escritas com esse sistema.

VAMOS EXERCITAR

Agora é sua vez de criar um alfabeto inventando letras decorativas. Seja criativo, solte a imaginação e capriche!

Aula 18

Arte Linear

A Linha:

(13)

A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. Ela está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza.

Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo?

(14)

Se forem crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.

A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.

A linha possui grande expressividade, muita energia e quase sempre expressa movimento e direção.

Com tanta expressividade e possibilidades não é de se estranhar que a Linha fizesse parte da arte em vários momentos e de várias formas, mas nada traduz mais a versatilidade da linha do que a Arte Linear.

A Arte Linear é a arte criada com linhas, que formam composições figurativas ou abstratas. Criar um trabalho com fios ou linhas, além de ser um exercício de criatividade, produz uma arte com um efeito visual incrível.

As obras são criadas, tecendo-se fios ou passando por pregos fixados sobre uma base, geralmente de madeira ou cortiça.

A Arte Linear vê nas linhas, o pictórico em massas, ou seja, usa a linha como um pintor usa a tinta e a massa para compor suas obras.

Na História

O escultor e pintor construtivo, Naum Gabo criou extraordinárias esculturas etéreas, verdadeiros exemplos de delicadeza, transparência e leveza Sua obras, feitas em náilon e placas de acrílico, criam complexos padrões tridimensionais.

(15)

Vejam o exemplo da obra “Construção linear no espaço 2”: Esta peça foi concebida como parte de uma obra de 3 metros, encomendada pelo edifício Esso localizado em Nova York, em 1940, mas que acabou não sendo realizada.

A escultura parece flutuar como se presa por um fio invisível, e parece não ter começo ou fim, transmitindo assim uma sensação de infinito.

VAMOS EXERCITAR

Referências

Documentos relacionados

Es por ello que es importante visibilizar el hacer cerámico para cada vez más personas lo conozcan y quieran vincularse a este y así puedan haber más espacios, mas muestras,

a afirmação de que a topologia do próprio pensamento, ao atribuir qualidades diferentes e mesmo opostas à mão direita e à mão esquerda, ao alto e ao baixo, ao estar à frente ou

Se um pré-requisito para o sucesso do aconselhamento genético reside no facto de os indivíduos terem "capacidade psicológica" para receber, compreender e assimilar

Com relação aos instrumentos mais importantes ao fortalecimento dos direitos dos povos indígenas no Direito Internacional, para além da proteção oferecida pelas normas

E ainda assim, obviamente, esta interpretação da idéia do compositor é apenas eventualmente satisfatória: uma obra musical aparece, para o leitor ou executante, apenas como

Nessa direção, este artigo objetiva apresentar o início do desenvolvi- mento de uma Tabela Periódica Interativa Bilíngue como um material didático para a disciplina de Química

A medula óssea é considerada a melhor fonte de MSCs, sendo as células estaminais da medula óssea (bone marrow mesenchymal stem cells, BM-MSCs) usadas como padrão para a

Alguns estudos demonstram melhora nos níveis de hemoglobina glicada em pacientes diabéticos tratados da deficiência de vitamina D, contudo existem poucos estudos