• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO UNCLE TONY PARA WARGAMES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO UNCLE TONY PARA WARGAMES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GUIA DO UNCLE TONY

PARA WARGAMES

OU COMO ENTENDER ESTE jOGO COM

“bONEqUINhO”, DADO E RéGUA

vERSãO 1.0

(2)

ObjETIvO DESTE GUIA 1.0

O objetivo deste guia é ensinar ao novatos como se joga os chamados wargames, Aquele jogo esquisito, que normalmente tem uns caras velhos debruçados numa mesa cheia de prediozinhos, “bonequinhos” de soldados (ou “robozinhos”, como eu ouvi outro dia), jogando dados, usando uma régua (ou trena) numa espécie de ritual pagão antigo. Ou ainda, estes mesmo velhos numa mesa, com um tabuleiro parecendo favo de mel (cheio de hexágonos), cum umas pecinhas de papel, fazendo algo parecido com estes mesmos dados.

Se você achou preconceituosa esta visão, este guia é justamente para acabar com ela. O velho Tio aqui, não tem mais paciência com certos comentários e resolveu acabar com um pouco desta visão errada. Enfim, boa leitura. Espero que no final você possa finalmente entender como o jogo funciona e como tão legal ele pode ser! Este guia pretende ser constantemente atualizado, contirbuições são bem-vindas!

Have Fun!

Imagem aleatória do meu gato Boludo dormindo. Gatos são muito legais, e por isso eu resolvi colocar esta foto aqui.

Produzido por Voxel House

Game Studio

Design: Tony Garcia Texto : Tony Garcia

3d Art and Desktop: Equipe Voxelhouse Miniaturas e Modelos: Jorge Bentes José Augusto Praguer, Luca Gianelli e Tony Garcia

Voxel House 2020 http://www.voxelhouse.com

(3)

O qUE é UM WARGAME?

Um wargame, ou jogo de guerra traduzindo para o português, é nada mais do que a reprodução, ou melhor, simulação de um conflito militar real ou hipotético, afim de que possa ser feito um estudo sobre os aspectos estratégicos do mesmo.

Os prussianos criaram o conceito do wargame

Os wargames são tão antigos, que tem antecessores como o chinês Chaturanga, o romano Latrunculli, até o Koenigspiel, inventado en Ulm, pelo alemão Christopher Weikhmann em 1664.

Entre os anos de 1780 a 1824 vários tipos de desenvolvimento foram realizados, sendo que em 1824 um tenente Prussiano de nome Von Reisswitz criou o chamado “kriegspiel” , um conjunto de regras que era considerado um wargame clássico, pois criava os conceitos de movimentação para diferentes unidades, cálculos para resolução de combate, experiência de combate em unidades do exército, etc.

Durante o restante do século 19, este tipo de jogo foi utilizado por militares de diversos países para simular conflitos.

Em 1913 os wargames começaram a tomar os primeiros rumos de hobby, foi através de H.G. Wells que lançou o chamado Little Wars, que inclusive contemplava o uso de miniaturas.

Little Wars do H.G. Wells

Durante a segunda guerra também muitos jogos foram criados, sobretudo com apoio de cientistas, principalmente matemáticos, para estudos de situações de combate.

O primeiro wargame comercial com fins de hobbie foi criado em 1953 nos EUA por Charles S. Roberts, e tinha o nome de Tactics. Este jogo era o clássico wargame de tabuleiro e teve uma produção totalmente profissional, pela Stack-pole Company que já publicava livros militares. Em 1958 Roberts aproveitando que muitas pessoas se interessavam por este tipo de jogo, fundou a lendária Avalon Hill, que se tornou pioneira e logo sinônimo de wargames nas décadas seguintes. Em 1964 a Avalon foi comprada pela Monarch e se tornou símbolo de mercado.

Em 1969 outro marco importante foi a criação da revista Strategy and Tactics, que foi pioneira em lançar um wargame por revista e rechear os leitores com artigos militares históricos.

(4)

Contudo na década de 80 os wargames começaram a enfrentar um oponente de peso no mercado : o computador doméstico.Os micro pessoais tomaram de assalto o mercado de wargames e com isso o interesse de jogos de tabuleiro caiu devido a capacidade cada vez maior dos jogos de computador. A Avalon Hill foi comprada pela Hasbro, depois pela Atari, que promete relançar seus clássicos.

Contudo nos dias atuais um renascimento dos wargames está acontecendo através dos jogos com miniaturas, a impressão 3D que está dando uma outra faceta ao hobby, com a Internet que está dando voz a diversas empresas e iniciativas pessoais.

WARGAMES DE MINIATURAS

Uma interessante variante dos wargames foram jogos que não utilizavam peças de papel e mapas,

Fundada em 1958 a Avalon Hill foi sempre o sinônimo da palavra wargames de tabuleiro. Seus três primeiros lançamentos Gettysburg, Tactics II, e Dispatcher

a empresa se tornou pioneira nos jogos de estratégia baseados em eventos históricos. Em 1962 foi adquirida pela Monarch, uma grande empresa gráfica e se tornou a Monarch Avalon Printing Company, onde nesta altura os wargames se tornaram extremamente populares. Por 25 anos a Avalon Hill publicou clássicos como Squad Leader, que se tornou um wargame lendário da 2a. Guerra Mundial, a nível de pelotão.

Em 1976 a Avalon Hill criou a chamada Divisão de Jogos de Passatempo, onde comprou os direitos dos produtos da 3M, que focavam menos o aspecto histórico e mais o estratégico e abordavam assuntos como : política, esportes, negócios, etc.

Em 1980 a Avalon começou a publicar seus jogos no computador, ou seja a mesma começou a ver um mercado que nascia e que de certa forma iria acabar com os wargames de tabuleiro. Inicialmente lançando vários títulos para o antigo Commodore 64. Inicialmente osresultados foram decepcionantes, com os gráficos muito pobres e a IA, extremamente fraca, a empresa amargou um fracasso muito grande nestas tentativas.

Depois de 8 anos ela resolveu voltar ao seu velho estilo de jogo de tabuleiro e recuperou de certa forma o sucesso.Na década de 90 os wargames de tabuleiro começaram a perder mercado para os computadores, que com gráficos cada vez mais poderosos, IA desenvolvida e logo depois a Internet com a possibilidade de jogos em rede e online, enterraram de vez grandes títulos e em 1998 a Hasbro, comprou a Avalon Hill.

Infelizmente muitos clássicos foram tirados do mercado com esta compra já que a empresa deixou de publicar grandes jogos de tabuleiro. Hoje o site da Avalon está no ar (http://www.avalonhill.com) com seus produtos Risk (o War aqui no Brasil) e o Axis and Allies, mas os grandes clássicos se foram. Mas a Avalon Hill sempre estará presente no coração de todos os jogadores de wargame.

A LENDÁRIA AvALON hILL

e sim no seu lugar miniaturas de chumbo ou plástico e maquetes.

Muito comum na déca de 50 no Reino Unido, devido já uma cultura e com os vetereanos da Segunda Guerra, se tornou popular nos anos seguintes

Este tipo de wargame tem como objetivo congregar o público que pratica o modelismo e os apreciadores dos jogos de guerra. Da combinação destes dois ingredientes temos o nascimento dos Wargames de Miniatura. Estes jogos utilizam miniaturas de metal ou plástico e cenários construídos pelos jogadores ou por firmas especializadas.

Estes jogos hoje em dia estão passando por uma nova evolução com a impressão 3D, que está permitindo o jogador fazer seus exércitos “em casa”. Vamos falar disso mais a frente em nosso guia.

(5)

INICIANDO...

Vamos falar de algumas coisas básicas dos wargames. Começamos abaixo:

a) Dados – Os dados r e p r e s e n t a m o f a t o r randômico do jogo, ou seja a maneira de criar uma atmosfera de incerteza em determinadas situações. Para você saber se acertou ou não um blindado inimigo, você rolará os dados e consultará tabelas especificas.

Normalmente nos wargames são utilizados os dados de seis lados, doravante chamados d6.

b) Trena/Régua – A trena é utilizada para uma serie de coisas, como medir a movimentação de unidades, alcance de armas e linha de visão. Ela é um acessório importante no jogo.

c) Miniaturas – Representam o seu exército, suas unidades que travarão os combates. Você pode substituir por peças de papel mas convenhamos : fica super sem graça. Veja o quadro a frente. d) Cenários – Representam o campo de batalha de um sistema de wargame de. Podem ser feitos em papel, isopor, resina, etc. para jogos de miniaturas Já os mapas de wargame em forma de tabuleiro, são divididos em hexágonos, para facilitar a movimentação das peças em papel daí o nome hex and counter

e) Uma mesa – Pode ser aquela mesa da sala de jantar, para colocar seu cenário ou tabuleiro. No caso de wargame de miniaturas, recomendamos forrar a superfície com feltro ou plástico emborrachado de acordo com a cor do terreno que você irá jogar. Cores que você pode utilizar : verde (florestas e campos), creme (areia), azul (mar) etc.

f) Oponente(s) – Um ou mais jogadores para ser(em) seu(s) oponente(s) em um combate.

Sistema de medidas

Os sistemas para movimentação me wargames de miniaturas pode ser baseado no métrico, ou seja as medidas estão em milímetros e o tempo em minutos, ou o imperial em polegadas. Por exemplo uma unidade de infantaria 15 cm. ou 6 polegadas Como já falamos na necessidade da trena, ela vai medir a distância para movermos as nossas peças. Vale lembrar que a mesma deve ter pelo menos dois metros de extensão. Já no wargame hex and counter, os hexágonos representam escalas dos mapas reais e os mesmos podem variar de metros, até anos luz.

Dados

Como já falamos utilizamos o d6, e um rolamento pode ser feito com um ou mais dados. Por exemplo quando falamos 2d6, significa dizer rolar dois dados de 6 lados e somá-los para obtermos um resultado. Outro detalhe importante em certas tabelas de jogo, você verá notações do tipo 2+, isto significa que você deverá rolar um dado e obter um resultado de 2 ou mais, ou seja se você tirar 1, você não conseguiu realizar a ação.

Modificadores

Outro ponto são os modificadores, por exemplo +1. Vamos ver um exemplo importante, suponhamos que para acertar um tanque necessitamos de um

(6)

rolamento de 2+, ou seja 2 ou mais.

Este tanque pode estar apenas com sua torreta visível, ou seja possui um obstáculo que atrapalhe a visão. Neste caso existe um modificador de +1, ou seja, antes o jogador precisaria de 2+ para acertar, mas com este modificador de +1 passa a ser de 3+, três ou mais, aumenta a dificuldade. Podem existir também modificadores negativos, ou seja -1, -2, por exemplo se uma situação necessita-se de um 3+ para um acerto, com o modificador -1, passaria para 2+.

Linha de Visão

A linha de visão representa a visualização de uma peça por outra para por exemplo uma ação de tiro.

Normalmente a linha de visada ocorre quando nenhum prédio, veículo, obstáculo natural (montanha, floresta) ou tropa amiga esteja atrapalhando a visão.

A visada pode ou não influenciar o combate, facilitando ou não o acerto de um alvo.

Coberturas

Existem coberturas que protegem as tropas de ataques. Estas coberturas podem ser florestas, muros, prédios, etc.

Para cada uma delas existem um grau de proteção que pode influenciar o resultado de um combate.

MINATURAS

PO*%$# NãO é bONEqUINhO, é MINIATURA!

As miniaturas são representações físicas de unidades d ejogo que podem ser soldados, veículos, espaçonaves etc. Elas podem serem feitas em metal, plástcio ou resina. Para cada escala de jogo as mesmas tem um tamanho específico, devio a escala do sistema. Abaixo, uma série de imagens para exemplificar isso. Existem nos dias atuais escalas maiores, mas as represnetadas abaixo são ainda a mais utilizadas.

Uma outra coisa, NUNCA chame uma miniatura de BONEQUINHO, é extremamente mal visto pelos jogadores de wargame. Aquelas peças representam tropas, indivíduos em mesas de jogo.

extraído do artigo http://zenseeker.net/BoardGames/Miniatures-Scale.htm

As miniaturas são geralmente acompanhadas com cenários, no estilo de maquetes, que representam a mesa de jogo. Nos dias atuais com a impressão 3D muitas miniaturas e cenários estão sendo modelados em programas de 3D e impressos em impressoras com tecnologias de filamento (FDM) ou SLA (resina fotossensível). Estas tecnologias estão propiciando uma evolução enorme nas mesas de jogo do mundo.

Muitos financiamentos coletivos oferecem hoje literalmente dezenas de arquivos de miniaturas e cenários para serem impressos em casa, além de um mercado enorme no meio digital da Internet. As antigas miniaturas d emetal e até mesmo plástico estão começando se tornarem peças de colecionador.

(7)

PEçAS EM PAPEL

alcance Movimentação em hexágonos Fator de Ataque e Defesa Nacionalidade INDIAN 3-6 PORTUGUESE 8-4 2

WARGAMES hEx AND COUNTER

O mais antigo dos subgêneros, e aquele que ainda mantém o status “icônico” para wargamesde tabuleiro como um todo, começou com o primeiro jogo de guerra de tabuleiro, Tátics (que, ironicamente, usava uma grade quadrada; hexágonos eram uma inovação um pouco posterior), e ainda é usado em muitos jogos de guerra hoje.

Em sua forma mais típica, um jogo de guerra hex-and-counter tem um mapa com uma grade hexagonal imposta sobre ele, as unidades são representadas com contadores de papel que geralmente têm um tipo de unidade e designação, bem como combate numérico e fatores de movimento. Os jogadores se revezam movendo e conduzindo ataques. O combate é normalmente resolvido com uma tabela de resultados de combate baseada em probabilidades (CRT) usando um dado de seis lados.

Exemplo de peças em papel do jogo Cricaré do sistema Bellum Brasilis da Voxelhouse

TURNOS E FASES DE jOGO

Jogar qualquer Wargame é uma experiência divertida e extremamente educacional. Além de criar uma batalha histórica inteira, você ainda pode se divertir criando cenários e pintando suas miniaturas de acordo com esquemas históricos. Uma turno de jogo é a “linha do tempo” para uma partida. Cada turno é dividido em fases do jogo, ou apenas fases, a partir das quais as ações são feitas. Cada wargame contém sua sequência de fases, mas algumas são comuns a muitos, como mover suas peças. Um turno completo consiste nas fases de seus jogadores, ou seja, o jogador A tem sua fase do movimento, depois o jogador B tem sua fase de movimento e assim por diante, até o final do turno. Exemplos de Fases do Jogo Cruz de Ferro

Iniciativa Artilharia Movimento

Combate à distância Combate corpo a corpo Moral

Cada jogador executa sua fase e, após essa sequência, o jogador finaliza a jogada.

IGOUGO E OUTROS TERMOS

Esta mecânica de jogo é a mais comum, I-GO-You-GO (eu vou e você vai) Um termo usado em wargames onde uma pessoa faz todas as suas jogadas e então o outro jogador faz todos os seus movimentos. A maioria dos wargames de tabuleiro são jogos do tipo IGOUGO. Mas também podemos falar de mais algumas coisas como:

CARD DRIvEN

Em muitos aspectos, estes wargames são muito parecidos com os tradicionais, mas a partida é conduzida por um baralho de cartas do qual ambos os jogadores o utilizam.

(8)

SITUAçõES REAIS DE jOGO

Movimentação

SAINDO DA MESA DE jOGO

Se uma unidade decidir se mover para fora da mesa de jogo, em qualquer situação, essa unidade está fora do jogo e pode não retornar. As unidades não podem ser forçadas a sair do tabuleiro involuntariamente, apenas em situações especiais ou situações de cenários.

O movimento é feito a partir da parte frontal da base da unidade e ao final do movimento com a parte traseira da base da unidade. A trena é a forma de medir a distância.

Cobertura leve - Neste caso, a unidade deixa apenas uma parte visível de sua base. O jogador tem uma penalidade de -1 em sua Rolagem de acerto.

CObERTURAS

Coberturas Pesadas - Neste caso, a unidade deixa apenas uma pequena parte visível de sua base. O jogador tem uma penalidade de -2 em sua Rolagem de Acerto

(9)

Essas cartas ,que permitem o uso de tropas, bem como eventos que representam coisas fora do escopo normal do jogo. Os cardgames mais recentes ajudaram a revigorar o gênero de jogos de guerra, bem como outros jogos com temas diferentes.

CENÁRIOS E SISTEMAS DE PONTOS

Os cenários são situações de combate a partir das quais os jogadores podem colocar seus exércitos para lutar por objetivos específicos. Cada cenário descreve uma situação. No cenário, existe também o mapa do local onde os jogadores podem posicionar suas unidades e condições específicas de vitória.

Jogos de qualquer tipo são divertidos apenas se os participantes forem equilibrados; isto é, se nenhum dos lados tiver uma vantagem distinta desde o início. Os cenários servem inicialmente como uma forma de criar várias situações de combate que os jogadores podem desfrutar.

No entanto, em muitos jogos, é comum trabalhar com o conceito de sistemas de pontos. Cada unidade de jogo tem um custo em pontos associado. Unidades com valores de pontos altos refletem seu poder de fogo e resistência. Um tanque, por exemplo, custa muito mais do que um pelotão de infantaria são unidades PODEROSAS. O Custo de pontos de qualquer opção geralmente é listado com a descrição da opção.

Os perfis de unidades são os locais mais comuns para encontrar os custos de pontos.Cada unidade que você colocou no campo de batalha custa seus pontos para ter em seu exército. Muitas unidades são mais poderosas do que outras e requerem mais pontos para gastar em um jogo. (o jogador gasta mais pontos para colocar a unidade no campo de batalha). Antes de uma partida, ambos os jogadores devem decidir quantos pontos serão usados por ambos os lados e a partir daí, criar seus exércitos.

Isso provoca um balanceamento, obedecendo às características únicas de cada unidade. Em nosso sistema, os pontos são dados por unidade, e o elenco é a soma das unidades presentes nele.

Classe Logu Landship

M PE B PV MO

6 18 8 1

-Armas

Nome Alcance Arco Acerto Dano

Canhão Marreta 14´ frente 4+ 4d6 Baterias Bombordo 12´ Bombordo 3+ 3d6 Baterias de Estibordo 12´ Estibordo 3+ 3d6 Canhões Chaminé 8´ 360 4+ 2d6

Torpedo Aéreo 12 frente 6 4d6 Epecial: Nenhum

Exemplo de Ficha de Unidade do jogo Landships

Temos exemplos comoTwilight Struggle, um jogo baseado na Guerra Fria, foi classificado em primeiro lugar no site BoardGameGeek de dezembro de 2010 a janeiro de 2016.

LINhA DE vISãO

Linha de visão, às vezes escrita como linha de visão ou abreviada como LoS (do inlgês Line-of-sigth, é a visibilidade (ou seja, quem pode ver o quê) no campo de jogo em jogos de guerra. Uma técnica comum é segurar a trena entre duas unidades sem qualquer obstáculo .

(10)

O T-34 não tem linha de visão para unidade de infantaria alemã. O acerto não é possível, a casa bloqueia o alvo

ExEMPLOS DE LINhA DE vISãO

O T-34 tem linha de visão para unidade de infantaria alemã. O acerto é possível, o alvo está totalmente visível

TÁTICO vERSUS ESTRATéGICO

Existem dois tipos de wargames, o tático (poucas unidades para cada lado, pelotões), também conhecido como skirmish e o estratégico (grandes grupos de exércitos, em escalas maiores de jogo. Qual o melhor jogo?

Para os iniciantes nós recomendamos os táticos, por darem uma visão bem melhor de táticas e estratégias em campos de batalha (ideal para miniaturas). Os estratégicos são para jogadores um pouco mais experientes e normalmente são muito comuns nos wargames hex and counter.

E O qUE MAIS?

Se você tiver mais alguma dúvida, comentário, ou mesmo sugestão, manda uma mensagem em nosso site: http://artrusia.com.br/contato/. Queremos que esse guia se expanda e se torne uma referência para os jogadores novatos e experientes.

Referências

Documentos relacionados

Certificamos que Denise Félix Quintão orientou o projeto “Prevalência e fatores associados à constipação intestinal dos servidores de uma Instituição Pública de Ensino,

Situação diferente nas escolas municipais do município de Tabatinga, onde a merenda escolar é servida aos alunos antes do intervalo, pois os gestores da rede

Muitos apostaram no desaparecimento da pequena produção, que a presença do capital no campo seria avassaladora como já havia previsto Lenin (1973) e Kautsky (1968), mas

- Você escolhe o seu nome, a sua marca, a sua imagem - Tem total liberdade e comando sobre as decisões na sua empresa - Pode desenvolver de forma imediata cursos certificados

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

25/11 Aula Síncrona (S): Avaliação do curso Google meet Ailton Melo e Larissa 2S + 3AS.. Aula Assíncrona (AS): Avaliação do

O espólio conhecido é rico e variado e dele constam, além dos habituais fragmentos de ce- râmica comum da época romana, castreja e me- dieval, muitos outros elementos dos

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -