• Nenhum resultado encontrado

Trabalho Pratico 01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho Pratico 01"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Curso Técnico em Informática

Trabalho Prático 01

Criação de um protótipo de

controle de restaurantes.

Disciplina:Programação Orientada a Objetos Data: ___/___/______

Professor: Msc. Bruno Ferreira

Turma: SI

Aluno

Valor:

10,00

Nota:

Objetivo: Reforçar conceitos básicos de lógica de programação e

orientação a objetos.

Forma de Entrega: O código fonte e um diagrama de classe

representando a implementação deverão ser enviados via e-mail para

bruno.ferreira@ifmg.edu.br em um arquivo zipado ou com um link do

Dropbox/GoogleDrive. A data limite para entrega é até o dia

02/12/2019. A apresentação do trabalho será realizada em sala para

o professor no dia 03/12/2019.

OBS: Será observado e avaliado a legibilidade do código sendo

fundamental uma boa identação e a utilização de comentários.

O trabalho é individual, se for verificada cópia de trabalho

os trabalhos serão considerados com nota zero.

O trabalho consiste em criar um protótipo funcional de um sistema, que é responsável por realizar o registro das refeições realizadas por clientes no refeitório do restaurante Come-que-ta-bão. Este protótipo deve receber os dados referentes aos clientes (código, nome, endereço, cidade) e produtos (código, descrição e valor), depois que o empregado pesar o prato, ele deve informar na opção de vendas qual o tipo de produto, o cliente e a data da venda. O sistema deve disponibilizar informações ao usuário como: a) valor total das refeições por cliente; b) relatório dos dados cadastrados dos clientes, produtos e vendas; c) almoço mais caro por cliente; d) almoço mais barato por cliente; e finalmente, e) emitir um “cupom fiscal”. Veja na Figura 1, a tela que deverá ser implementada.

(2)

A criação do sistema será feita seguindo os passos abaixo e deverá seguir o layout e nomes definidos neste documento.

Passo 1) Crie um projeto no Netbeans e salve-o com o nome Come-que-ta-bao. A Classe deverá ter o nome Principal.java.

O primeiro passo é criar a tela de login. Esta tela deve seguir o cabeçalho da Figura 1:

a) Caso o login informado seja “jj” e a senha “jj”, o usuário tem permissão de logar no sistema.

b) Caso o usuário ou a senha estejam incorretos, o sistema deve apresentar uma mensagem e terminar sua execução.

Dica: Para encerrar um programa use o comando:

Em seguida, crie um menu principal e mostre-o para o cliente. O menu deve ter as mesmas opções contidas na Figura 1. Repare que este menu tem as opções de 1 a 11. Por exemplo, se o usuário digitar a opção 7, o sistema deve emitir uma nota fiscal, se a opção escolhida foi a quinta, o sistema deve listar os dados dos produtos. Como mostra a Figura 1, para encerrar o programa o número digitado deve ser o Zero.

OBS: caso uma opção diferente das listadas no menu seja digitada, uma mensagem de erro deve ser emitida. Veja Figura 2.

Figura 2 – Mensagem de erro exibida ao escolher uma opção inexistente.

Passo 2) Neste passo iremos criar a estrutura do menu, ou seja, ainda não iremos implementar as funcionalidades. Para criar esta estrutura use o comando “Case”. Dentro das onze opções do case imprima um cabeçalho informando a opção selecionada. Por exemplo, caso a opção escolhida seja a terceira, o sistema deve mostrar a seguinte informação:

Figura 3 – Cabeçalho da opção 3.

Lembre-se que este menu deve ser exibido até que a opção escolhida seja a zero (para encerrar o programa). Dica: Use um laço de repetição.

Passo 3) Agora que o menu principal está sendo impresso e a estrutura do programa está implementada vamos codificar a primeira opção. A Figura 4 mostra que deve existir um sub-menu para inserir, alterar ou deletar um cliente.

Como existem vários clientes devemos armazená-los em vetores. Crie um vetor do tipo “Cliente” com tamanho 10. Como você pode perceber, teremos uma classe para representar os clientes no sistema.

Figura 04 – Sub-menu de clientes

A primeira opção do menu inseri os dados no vetor (Veja Figura 05). É importante verificar se o limite de 10 serviços já foi preenchido. Ou seja, você terá que analisar se o vetor ainda tem alguma posição com valor “null”. Caso o vetor esteja cheio cancele a operação e exiba uma mensagem informando ao usuário que não existe espaço suficiente.

(3)

Figura 05 – Entrada de clientes

A segunda opção tem o objetivo de deletar um cliente cadastrado. O sistema pede o código a ser deletado e apaga os dados no vetor (colocar “null” no vetor) na posição correspondente ao código . Veja a Figura 06, que ao final do processo uma mensagem deve ser exibida informando ao usuário que os dados foram apagados

Figura 06 – Apagando um cliente cadastrado

A terceira opção altera um cliente já cadastrado. Para isto, o usuário deve informar o código a ser alterado e digitar a novo nome, endereço e cidade (Figura 07). Seria importante imprimir uma mensagem para o usuário que a alteração foi realizada com sucesso.

Figura 07 – Alterando um cliente cadastrado A quarta opção (digitar Zero) retorna ao menu principal.

Passo 4) A opção dois também consiste em 3 sub-opções responsáveis pela gestão dos produtos (Veja Figura 08. Os sub-menus tem as mesmas funcionalidades apresentadas no “Passo 3”, mas toda a manipulação é feita em cima dos produtos, ao invés, de trabalhar com clientes.

Figura 08 – Sub-menu responsável pela manutenção de serviços.

Passo 5) Neste passo vamos implementar a opção 3. Esta opção tem como função cadastrar as vendas, ou seja, as refeições. Nesta opção o usuário não poderá alterar ou deletar os itens lançados. Ele apenas deverá inserir os dados. O sistema terá a capacidade de armazenar 20 vendas e em cada venda o usuário deverá informar os seguintes dados: Código do cliente e do produto vendido e a data da venda.

(4)

Passo 6) Neste passo vamos implementar a opção 4. Esta opção tem como função imprimir na tela a listagem de todos os clientes cadastrados. Veja na Figura 09 como devem ser mostrados os dados.

Figura 9 – Impressão da listagem de clientes cadastrados

Essa impressão tem dois requisitos:

1) Deve existir uma mensagem perguntando se o usuário deseja realmente imprimir o relatório. 2) Caso não haja nenhum cliente cadastrado o sistema deve emitir a seguinte mensagem:

“Não existe clientes cadastros no sistema!”

Passo 7) Agora vamos implementar a opção 5. Esta opção tem como função imprimir na tela a listagem de todos os produtos cadastrados. Veja na Figura 10 como devem ser mostrados os dados.

Figura 10 – Impressão da listagem de produtos cadastrados

Essa impressão tem dois requisitos:

1) Deve existir uma mensagem perguntando se o usuário deseja realmente imprimir o relatório. 2) Caso não haja nenhum produto cadastrado o sistema deve emitir a seguinte mensagem:

“Não existe produtos cadastros no sistema!”

Passo 8) Agora vamos implementar a opção 6. Esta opção tem como função imprimir na tela a listagem de todas as vendas lançadas. Veja na Figura 11 como devem ser mostrados os dados.

Figura 11 – Impressão da listagem de vendas cadastradas

Essa impressão tem dois requisitos:

1) Deve existir uma mensagem perguntando se o usuário deseja realmente imprimir o relatório. 2) Caso não haja nenhuma venda cadastrada o sistema deve emitir a seguinte mensagem:

(5)

Passo 9) A opção 7 visa simular a impressão de uma nota fiscal. Ou seja, devem ser impressos os dados do cliente, juntamente, com as refeições servidas pela empresa e um totalizador somando os valores. O layout que deve ser seguido pode ser visto na Figura 12.

Figura 12

A impressão da Nota fiscal tem três requisitos:

1) Todos os dados do cliente devem estar cadastrados, senão uma mensagem deve ser exibida informando a obrigatoriedade dos dados e, por fim, a operação deve ser abortada.

2) Deve existir, pelo menos, uma refeição com valor e descrição informados, caso contrário, uma mensagem deve ser exibida informando a obrigatoriedade dos dados e, por fim, a operação deve ser abortada.

3) Somente produtos com descrição e valor preenchidos devem ser impressos e totalizados.

Passo 10) A opção 8 limpa (deleta) todos os dados cadastrados. É importante que uma mensagem de confirmação seja exibida no início do processo. Ao final, outra mensagem informando que os dados foram deletados com sucesso também deve ser exibida. Veja figura abaixo.

Figura 13

Passo 11) A opção 9 informa ao usuário qual a refeição cadastrada com o maior valor para um determinado cliente. A Figura 14 mostra como deve ser impressa a mensagem ao usuário. É importante informar ao usuário através de uma mensagem, caso não exista refeições cadastrados.

(6)

Passo 12) A opção 10 informa ao usuário qual a refeição cadastrada com o menor valor para um

determinado cliente. A Figura 15 mostra como deve ser impressa a mensagem ao usuário. É importante informar ao usuário através de uma mensagem, caso não exista refeições cadastrados.

Figura 15

Passo 13) A opção 11 informa ao usuário o total das refeições servidas (cadastradas). A Figura 16 mostra como deve ser impressa a mensagem ao usuário. É importante informar ao usuário através de uma mensagem, caso não exista serviços cadastrados.

Figura 16

Passo14) Faça testes e verifique se o desenvolvimento está correto.

Passo15) Gerar o executável: (Atenção: lembre-se que o nome do seu projeto é: Come-que-ta-bao) a) A primeira etapa é exportar o projeto. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o

projeto no “Package Explorer” e escolha a opção “Export...”.

(7)

Figura 15

Na próxima tela será informado qual o projeto será exportado e qual o diretório que ele será salvo. (Veja Figura 16).

Figura 16

(8)

Figura 17

Para finalizar, informe qual a classe principal de sua aplicação e clique em “Finish” (Figura 18).

Figura 18

Passo16) Pronto, o arquivo “Jar” está criado. Agora precisamos executá-lo. Para isso, devemos usar o comando: java -jar ./NomeDoArquivoJar.jar. Mas para facilitar vamos criar um arquivo “.bat”. Crie este “.bat” no mesmo diretório que o arquivo “.Jar” foi salvo.

(9)

Figura 19

OBS: Pra criar um arquivo “.bat” basta abrir o Bloco de Notas e salvar o arquivo com a extensão “bat”.

Passo17) Por fim, dê dois cliques no arquivo “bat” para executá-lo e verifique se sua aplicação está rodando normalmente.

___________________________________ Fim

Referências

Documentos relacionados

Dutra (2002) concorda sobre a possibilidade da estratégia de uma organização estar ligada diretamente às pessoas, tornando-as uma das fontes na obtenção da

7.6.1 São documentos oficiais de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo

HEADER: Uma seção genérica do documento; NAV: seção da página que apresenta links importantes; ARTICLE :representam parte da página como post, artigos; ASIDE : pode

Objeto : Rescisão do contrato celebrado entre as partes, referente à função VIGIA, desempenhada pelo contratada na SECRETARIA DE ASSISTENCIA/CRAS

A chave privada da AC SOLUTI Múltipla, armazenada em módulo criptográfico, é desativada quando não mais é necessária através de mecanismo disponibilizado pelo software

e/ou quebras e em mau estado de conservação, incluindo sua pintura. e) A carenagem frontal (principal) deve ser construída em duas peças de modo que a parte inferior possa

Foram utilizadas sementes de romãzeira (Punica Granatum L.) colhidas na região do instituto, semeadas em tubetes, capacidade 280 mL, com substrato

Ciclo de Crédito Preço Spread RAROC Gestão PD, EAD e LGD Recuperação LGD Políticas e processos Concessão Politicas Credit Scoring VISÃO INTEGRADA... Políticas