• Nenhum resultado encontrado

Uma avaliação do ano e a nossa mensagem de boas festas para os Participantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma avaliação do ano e a nossa mensagem de boas festas para os Participantes"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

JORNAL D A CEL OS 182 - NO V/DEZ - 2011

CARTOLA

www.celos.com.br

99122314842009-DR/SC CELOS

INFORMATIVO DA FUNDAÇÃO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL NOV/DEZ - 2011/N

0

182

INOVAR

Grande

Florianópolis

receberá Cartão

da Rede Própria

> Pág 3

RECICLAR

Lixo eletrônico:

um problema

que também é

solução

> Pág 7

> Págs 2 e 8

Uma avaliação do ano e a nossa

mensagem de boas festas para

os Participantes

NAtAL E

ANO NOVO

(2)

EDITORIAL

O Jornal da Celos é editado pela Fun da ção Celesc de Seguridade Social e tem cir cu la ção dirigida aos seus participantes.

Correspondência para Av. Hercílio Luz, 639, sala 702, Ed. Alpha Centauri - CEP: 88020-000 - Florianópolis/SC Fone: (48) 3221-9600 - Fax: (48) 3221-9696

Central de atendimento: 0800-483030

www.celos.com.br - atendimento@celos.com.br

Diretor Presidente:

MILTON DE QUEIROZ GARCIA Diretor Administrativo-Financeiro: ARNO VEIGA CUGNIER Diretor de Seguridade: JOÃO PAULO DE SOUZA

Jornalista responsável: GASTÃO CASSEL (DRT/RS 6166) Edição e reportagem:

SERGIO M. DE ANDRADE e DAEL LIMACO_ Projeto gráfico:

VANESSA BINDER Editoração:

QUORUM COMUNICAÇÃO Fotos:

SÔNIA VILL e ARQUIVO PESSOAL Ilustração:

FRANK MAIA Impressão: GRÁFICA FLORIPRINT

Tiragem: 5.000 exemplares. Distribuição gratuita

Um balanço de feitos e de esperança

Como em anos anteriores, em 2011, nós trabalhamos na Celos para atender bem os participantes e assistidos, que são os destinatários de nossas intenções e ações diárias. Foi nesse ano que, com o voto dos aposentados e assistidos, como também da patrocinadora que iniciamos o exercício dos mandatos de Diretor de Seguridade, de Diretor Administrativo-Financeiro e de Presidente. E com toda a equipe da Celos foram pagos em dia os benefícios, funcionou o Plano Celos Saúde, que assegura assistência médica e odontológica a ativos, aposentados e pensionistas, implantamos o Plano Celos Saúde Agregados como um abrigo à saúde de nossos familiares, substituindo o Plano Ahma da Unimed.

Também em 2011, fizemos o Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos, bem como estivemos prestando contas a participantes e assistidos em todas as Agências Regionais e no Conselho de Administração da Celesc. Tudo isso sem deixar de conviver intensamente com a Apcelesc e com os Sindicatos, apoiando e participando de todas as suas ações e manifestações em prol dos participantes e assistidos. Reportamos à Diretoria da Celesc os resultados obtidos, prestando regularmente informações e submetendo os atos de gestão dos Planos Previdenciários e Assistenciais aos órgãos reguladores e fiscalizadores, tudo de forma a dar transparência às praticas de governança adotada na gestão e no cumprimento da missão da Entidade.

O 2011 que finda foi, pois, um ano que projeta para 2012, a possibilidade de um ano de vitórias, de força e estímulos para enfrentar

os desafios e superar os problemas peculiares à gestão de Fundos de Pensão como é a Celos, promover as melhores práticas de governança reconhecidas pelo mercado de capitais e pelos órgãos reguladores e fiscalizadores. Tudo com o escopo em cumprir a missão de administrar com eficiência e eficácia os Planos Previdenciários e Assistenciais, não obstante os efeitos sofridos pela crise financeira internacional de 2008, que não cessou e ainda ameaça os mercados financeiros e as finanças dos países em escala mundial.

É com essa visão que mantemos nossa fé e confiança nas ações que serão realizadas em 2012 para corrigir rumos, superar os obstáculos, crescer e evoluir com o trabalho, a competência, a dedicação e o empenho de toda a equipe de colaboradores da Celos, seja eles empregados, gerentes, Diretores, Conselheiros, além da necessária atenção da patrocinadora e do indispensável aconselhamento da Apcelesc e dos Sindicatos na gestão da Celos.

Por oportuno, crentes na força da dignidade da pessoa humana, pela qual devemos lutar incessantemente, desejamos votos a todos que integram a Família Celesc/Celos que tenham um feliz Natal e auspicioso Ano Novo, repleto de realizações, de plena convivência familiar, de amizades sinceras e de realizações pessoais em todos os campos da vida material e espiritual. E que as ações humanas em todos os lares e lugares, em 2012 e nos anos que se seguirem, sejam também dedicadas à construção de uma cultura da paz, necessidade inarredável no cotidiano de toda a humanidade.

Diretoria Colegiada da Celos

O funcionário destaque do mês é um jovem que conta apenas 25 anos de vida e três e meio de Celos. Formado em Ciências Contábeis há um ano, Felipe Forster é parte de um time de quatro pessoas na divisão de contabilidade. Antes da Celos, Felipe já estagiava com Contabilidade Previdenciária, mas a área que mais o atrai é a Controladoria, que lida com gerenciamento, análise de custos e resultados. “Ano passado, eu ia fazer uma especialização na Furb, mas o curso acabou não tendo gente suficiente pra fechar a turma”, conta. De olho em alguma instituição que ofereça o curso no ano que vem, Felipe não perde de vista outra meta que formalizou, em pedido, há um ano e meio – o casamento com a noiva Fernanda. No fim do ano, os dois vão passar uma semana em Cancun – “uma pré--lua-de-mel” para o casamento, que está marcado para o final de 2013. A outra paixão de Felipe, ele diz, é o futebol – o time do coração, o Avaí. Quando lembrado da fase um pouco problemática por que seu time está passando, ele sorri e diz “não tem proble-ma, estou feliz mesmo assim”.

(3)

JORNAL D

A CEL

OS 182 - NO

V/DEZ - 2011

SAÚDE

Um convênio firmado entre a Celos e a Celesc vai permitir aos funcioná-rios ativos mais facilidade para realizar os exames médicos periódicos. Antes, cada agência regional da Celesc era responsável por fazer a organização do processo para os funcionários de sua área junto às clínicas e médicos. Agora será utilizada a estrutura da Celos para fazer o encaminhamento.

A mudança, que deve diminuir a burocracia e os gastos envolvidos no processo, é parte de um plano de

ação com foco na prevenção e pro-moção da saúde.

Em reunião com representantes da Celesc, também teve início o debate de um novo programa que visa estabele-cer atividades para o condicionamento físico dos funcionários ativos. A ideia é associar o condicionamento físico com a redução dos acidentes de trabalho.

Representantes da Celos e da Ce-lesc estudam a melhor forma e opor-tunidade para a implementação deste novo programa.

CONVêNIO FACILITA ACESSO

A ExAMES PERIÓDICOS

Grande Florianópolis vai receber

Cartão da Rede Própria

Usuários dos Plano Celos Saúde da Grande Florianópolis vão receber, em breve, os primeiros cartões da Rede Pró-pria de Saúde, junto com o Manual do Usuário e uma relação dos prestadores de serviço contratados pela Celos. A dis-tribuição em Florianópolis e região é um projeto piloto e a previsão é atender gra-dativamente todas as demais regionais.

O novo cartão será utilizado na rede assistencial diretamente contratada pela Celos, distribuída em consultórios, clíni-cas, laboratórios, Uniodonto, farmácias, psicólogos e fonoaudiólogos. A rede está em processo de montagem e articulação e será gradualmente ampliada.

Os titulares ativos vão receber os car-tões/manual/relação de prestadores de serviço na Agência Regional Florianópo-lis e na Administração Central. Já os apo-sentados e pensionistas devem se dirigir à sede da Celos. Veja como proceder, por exemplo em relação a consultas, exames e internações:

CONSULTAS

Enquadra-se como consulta o atendi-mento realizado em consultório ou clíni-ca, por especialidade, reconhecida pelos Conselhos Profissionais e destina-se ao diagnóstico e tratamento de moléstias em geral. Dispensa autorização, atende a condição de cada especialidade e tem coparticipação do usuário de 50%, calcu-lada sobre o valor da tabela vigente. Nes-sa condição enquadram-se os seguintes tipos de consulta: médica, psiquiátrica, psicológica, fonoaudiológica, acupuntu-ra, nutricionista e odontológica.

ExAMES

Os exames descritos no Rol de Proce-dimentos e Eventos em Saúde da ANS são cobertos conforme o regulamento do Plano, com a finalidade de diagnosticar

doença ou avaliar as condições de saúde do usuário. Os exames podem ser de me-nor complexidade, quando não precisa de autorização e basta se dirigir ao labo-ratório ou clínica da Rede Celos, Unimed ou Uniodonto com a guia emitida pelo médico ou dentista; ou de maior com-plexidade, que devem ser previamente autorizados. Alguns exames são avaliados pela Auditoria Técnica. Quando necessá-rio, deve ser enviado a Celos a guia de so-licitação com justificativa, atendendo ao que está previsto nas diretrizes da ANS. A critério da Auditoria da Celos poderão ser solicitados exames complementares.

INTERNAÇõES

As internações podem ser clínicas ou cirúrgicas. Toda internação é obrigato-riamente autorizada pela Celos, mesmo em casos de urgência e emergência, nos quais a autorização ocorre posteriormen-te. Para os casos de internação programa-da, chamada eletiva e que ocorre quan-do o profissional e o paciente agendam previamente a data do procedimento, a autorização deve ser solicitada com ante-cedência mínima de 72 horas.

(4)

GESTÃO

Em outubro, ICP

acumulado chega a 9,11%

No mês de Outubro de 2011 os acon-tecimentos mundiais mais destacados foram: o desempenho melhor do que o esperado da economia americana e o acordo que os países da União Europeia realizaram para resolver a crise da dívida da zona do Euro. Na China, os dados da economia continuam a indicar redução do crescimento com diminuição da in-flação. Porém esses dados da economia chinesa não sugerem uma queda brus-ca e acentuada do crescimento chinês.

No Brasil, a atividade industrial está desacelerando. Porém, a demanda por serviços, continua a crescer acelerada-mente, consequentemente o emprego nos setores do comércio e de serviços continua a crescer a taxas elevadas.

Nas últimas duas reuniões do Co-pom, o Banco Central do Brasil, enten-dendo que já estava ocorrendo uma diminuição da inflação, reduziu a Selic de 12,50% a.a. para 12,00% a.a. na pe-núltima reunião realizada em 31.08.2011;

e de 12,00% a.a. para 11,50% na última reunião em 19.10.2011.

Na Celos, o indicador que mede a rentabilidade, o ICP (Índice de Corre-ção do Patrimônio), atingiu 1,29% em outubro de 2011. Nesse mesmo mês a meta atuarial alcançou 1,02%. No

acu-Comparativo de indicadores acumulados (out/2011)

O ano novo começa com uma ativi-dade muito importante no calendário da Celos: a posse dos novos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Os novos Conselheiros foram eleitos pelos participantes aposentados e pensionis-tas no dia 22 de novembro, em votação realizada em todas as agências regio-nais e na sede da Celos. Duas chapas se inscreveram para as vagas do Conselho Deliberativo e dois candidatos se apre-sentaram para disputar a vaga para su-plente no Conselho Fiscal.

Para o Conselho Fiscal foi eleito Al-berto Kobs, com  1.047 votos. Já para o Conselho Deliberativo foram eleitos, Benhour de Castro Romariz Filho/Eda-lício Cruz dos Anjos, com 1.113 votos e  Janice Meriz de Souza/Osmar Soa-res, com 1.086 votos. A Diretoria Exe-cutiva agradeceu o envolvimento de todos - candidatos, mesários, escruti-nadores e funcionários – e já está tra-balhando para organizar a solenidade de posse, em janeiro.

NOVOS CONSELhEIROS

TOMAM POSSE EM JANEIRO

mulado de janeiro a outubro de 2011, o ICP alcançou 9,11%, contra uma meta atuarial de 10,89%.

Pode-se observar no gráfico abaixo o desempenho dos demais indicadores do mercado para o período acumulado de janeiro a outubro de 2011.

(5)

JORNAL D A CEL OS 182 - NO V/DEZ - 2011

GESTÃO

Segregação real do

patrimônio dos planos

Entenda como isso afeta cada participante

Por conta do compromisso de apri-morar ainda mais a administração dos recursos, está em andamento um pro-cesso chamado segregação real do pa-trimônio dos planos previdenciários da Celos. O processo de segregação real do patrimônio dos planos vem sendo im-plementado desde 2008. A previsão de conclusão é para o início de 2012. Veja abaixo um roteiro das respostas para as principais dúvidas que podem ser levan-tadas nesse processo:

O que é segregação real do

patrimônio dos planos?

Segregação real do patrimônio sig-nifica controlar de forma totalmente separada os recursos e movimentações financeiras dos planos previdenciários e assistenciais. O método atualmente ado-tado para a administração dos recursos dos planos é o do princípio da solida-riedade, ou seja, a administração dos recursos é realizada de forma unificada. Os rendimentos obtidos são distribuídos proporcionalmente entre os planos, de acordo com a participação dos seus pa-trimônios. Hoje os controles e registros possibilitam identificar qual é o patri-mônio de cada plano. A administração unificada e o controle segregado dos recursos financeiros são chamados de segregação virtual.

Por que realizar a segregação

real do patrimônio?

O principal motivo para realizar a segregação real do patrimônio é

tor-nar possível a administração dos re-cursos de acordo com as necessidades de utilização de cada plano. Os planos possuem características próprias, por-tanto, se faz necessário administrá--los de forma diferente. É importante ressaltar que a atual administração de ativos financeiros, que contempla a se-gregação virtual, está de acordo com a legislação vigente. Mesmo que os órgãos fiscalizadores ainda não exijam a segregação real, a legislação deter-mina essa necessidade.

Como será realizada a

segregação real do patrimônio?

Ainda que o patrimônio dos Planos seja administrado de forma conjunta, é necessário controlar de forma segrega-da as movimentações dos planos pre-videnciários. Os Planos Assistenciais já estão sendo administrados com segre-gação real. Diversos estudos técnicos e simulações foram realizados para ava-liar as possibilidades, bem como, para escolher a melhor forma de implantar a segregação real do patrimônio dos planos. Esses estudos levaram a fazer a divisão do patrimônio entre os planos,

considerando fundamentalmente as ca-racterísticas de cada um, tendo o prazo de concessão de benefícios como pre-missa predominante.

Quem realizará a segregação

real do patrimônio dos planos?

Toda a equipe da Celos vem contri-buindo para a implementação da segre-gação real do patrimônio dos planos. Além da equipe interna, a Celos conta com a ajuda de uma equipe de profis-sionais do mercado experientes em pro-cessos dessa natureza.

Esta decisão poderá

trazer algum prejuízo aos

participantes dos planos? E à

patrocinadora?

Não. Nem à patrocinadora e nem aos participantes, sejam ativos ou assistidos. Pelo contrário, com a segregação real dos ativos os recursos serão aplicados de maneira ainda mais eficiente e, por-tanto, espera-se haver benefícios para todos. A Celos poderá implementar com mais sucesso políticas de investi-mentos mais específicas às necessida-des de cada plano.

O principal motivo para realizar a segregação

real do patrimônio é tornar possível a

administração dos recursos de acordo com as

necessidades de utilização de cada plano.

(6)

SERVIÇO

> FALECIMENTOS

A NOSSA SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES

> EMPRéSTIMOS

SOLICITAÇÃO Do dia 14 ao último dia de cada mês. LIBERAÇÃO:

Último dia útil de cada

mês (quando solicitado entre os dias 14 e 23). Exceção: dia 14 de cada mês, para a renovação dos participantes ativos.

RENOVAÇÃO: Desde que pagas 25%

das prestações do empréstimo anterior.

OBSERVAÇÃO: Os participantes ativos

devem anexar o último demonstrativo à solicitação.

PRAZO: Em até 48 meses.

TAxA: 1% de juros ao mês + variação

do IPCA, ou 0,80% de juros ao mês + variação do IPCA - taxa especial para quem está adimplente nos últimos 24 meses.

INFORMAÇõES: No site www.celos.com.

br ou pelo 0800-483030, e também com os prepostos nas agências regionais.

Notas

Maria das Dores Arriola

Joinville 02/09/2011

Antenor Machado

Videira 04/09/2011

José Octacílio da Silva

Tubarão 14/09/2011

Flávio Amilton de O. Mota

Lages 08/10/2011

Elly Schaefer Fischer

Blumenau 13/10/2011

Elfi Bruch Stassun

Jaraguá do Sul 02/11/2011

Valdir Baumler

Blumenau 11/11/2011

Maria de Lourdes Brito

Adm Central 16/11/2011

Iolanda da Costa

Joinville 17/11/2011

Mariano Prusseck

Joinville 25/11/2011

João Venâncio dos Santos

Florianópolis 28/11/2011

CALENDÁRIO DE JANEIRO

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 As datas de pagamento ao lado consideram o Banco do Brasil como o banco depositário. Para outros bancos, considere o dia útil subsequente.

REEMBOLSO EM DEZEMBRO:

Não haverá reembolso médico e odontológico no final do mês de de-zembro. Os reembolsos serão realizados em 15/12/2011 e 16/01/2012.

UNIVERSITÁRIOS:

Tão logo seja feita a matrícula 2012/1, envie a declaração de matrícula para que a Celos revalide o Plano Celos Saúde. O car-tão dos universitários vence em 29/02/2012.

IMPOSTO DE RENDA

Dezembro é um bom mês para re-alizar depósitos voluntários na CIAP. As contribuições realizadas para a previ-dência privada são dedutíveis da base de cálculo para fins de IR, até o limite de 12% dos proventos.

EDUCAÇÃO

O Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Celos já está em análise na Previc. A proposta detalha as ações e atividades - próprias ou integradas - que a Entidade pretende desenvolver, nessa área, nos próximos cinco anos. Os prin-cipais objetivos do Programa são disse-minar a cultura previdenciária entre os participantes e seus familiares, estimular a poupança de longo prazo e o planeja-mento financeiro-familiar como forma de dar sustentabilidade às famílias na fase da aposentadoria e, por consequência, aos próprios planos assistenciais da Celos.

02/01/2012 Reembolso médico e odontológico do dia 15: último dia para recebimento das notas | 13/01/2012 Empréstimo: concessão até dia 14 | 16/01/2012 Celos Saúde: Re-embolso Médico e Odontológico | 30/01/2012 Pagamento de Aposentadoria/Pensões: Banco do Brasil | 31/01/2012 Pagamento de Aposentadoria/Pensões: outros bancos; Empréstimo: concessão último dia útil;Empréstimo: fechamento de período; Celos Saú-de: Reembolso Médico e Odontológico.

Fator Previdenciário: O valor das aposentadorias concedidas pelo INSS a partir de 1º de dezembro sofreu uma redução média de 0,5% a 1%. O achata-mento deve-se ao auachata-mento da expecta-tiva de vida dos brasileiros, que em 2010 alcançou 73,5 anos. Criado em 1999 para inibir que os trabalhadores se aposen-tem jovens, o fator previdenciário pode reduzir em até 40% o valor das aposen-tadorias. As mais prejudicadas são as mu-lheres porque completam o tempo de contribuição com idade menor do que os homens. O tamanho da perda muda de um trabalhador para outro porque as variáveis usadas no cálculo são individu-ais. Quanto mais jovem é o trabalhador ou a trabalhadora, maior é a perda.

Poupança na crise: Pesquisa rea-lizada por um banco internacional e a Cícero Consulting, aplicada em diversos países do mundo, constatou que mes-mo durante a crise financeira e a recente recessão econômica global, registrou--se uma capacidade maior para adotar o hábito de poupar. Um terço dos en-trevistados expressou medo da dificul-dade financeira potencial na aposen-tadoria. Isso porque 60% das pessoas disseram não possuir nenhum planeja-mento ou investiplaneja-mento de longo prazo. Os benefícios reais do planejamento financeiro são facilmente identificados neste estudo: os pesquisados que têm um plano financeiro bem estruturado usufruem clara “recompensa” e atin-gem benefícios financeiros sólidos.

(7)

JORNAL D A CEL OS 182 - NO V/DEZ - 2011

> COLUNA

DO CELINhO

TECNOLOGIA

Você sabe o que deve

fazer para autorizar a

realização de cirurgias

eletivas, de urgência

ou de emergência?

É bom saber para que isso não crie transtorno ou estresse para você, seus dependentes e agregados.

O pedido de autorização é emiti-do pelo médico que lhe atende e tem que ser levado até a Unimed para passar pelo processo de autorização que leva, em média, cinco a sete dias úteis para ser processado, para os procedimentos que não precisam de prótese ou órtese.

Fique atento se o profissional agendar a cirurgia para uma data mui-to próxima, pois você pode ter proble-mas na liberação da autorização até a data prevista para o procedimento e passará por um desgaste desnecessá-rio, num momento em que estará pro-vavelmente fragilizado. Se necessário, converse com seu médico sobre essa data e antecipe a entrada do pedido para autorização.

Com relação aos procedimentos ortopédicos, o nosso plano dá cober-tura total para materiais nacionais, que são devidamente regulamenta-dos pela Anvisa, mas negocia a com-pra desses materiais com os diversos fornecedores no mercado. Por isso, nesses casos, a autorização precisa de um pouco mais de tempo. O ideal é que seja solicitada com mais de 10 dias úteis de antecedência.

Em caso de urgência ou emer-gência, que são procedimentos iden-tificados pelo médico assistente no momento da internação, não há neces-sidade de autorização prévia. Nesses casos a legislação vigente estabelece o prazo de dois dias úteis para que a do-cumentação seja providenciada.

Os pedidos de autorização de pro-cedimentos, depois de aprovados, têm validade de 30 dias para serem executados.

A oferta ilimitada de novos pro-dutos (computadores, impressoras, celulares) as facilidades de crédito, o estímulo ao consumo do “último modelo” e o próprio aquecimento da economia esbarram na inexistência de políticas públicas para o descarte sustentável do chamado lixo eletrôni-co. “É necessário trabalhar em duas frentes: conscienti-zar as pessoas e ofe-recer possibilidades de coleta e, prin-cipalmente, reci-clagem desses e quipamentos que ainda po-dem ter utilidade para muita gente”, avalia o Gerente da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informa-ção da Celos, Marcelo Silva.

Sempre que pode, Marcelo colabo-ra com os progcolabo-ramas desenvolvidos pelo Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI), que em novembro passado comple-tou dez anos de atuação. A ONG que atua na inclusão digital de populações menos favorecidas, trabalhando com foco no uso da tecnologia como ferra-menta para combater as desigualdades sociais, já capacitou aproximadamente oito mil jovens, crianças e adultos em Informática e Cidadania.

RECICLAR

No ano passado, o CDI criou o Cen-tro de Reciclagem Tecnológica (Certec), inicialmente em Florianópolis, com o objetivo de reciclar e fazer o descarte correto dos resíduos tecnológicos de informática. Diversas entidades que

apoiam o projeto recolhem equipa-mentos de informática. Todos os mate-riais são encaminhados para o Certec, que através do programa de reciclagem do lixo tecnológico - ReciclaTec, faz o reaproveitamento dos equipamentos e os encaminha para os Espaços de In-formática e Cidadania nas comunidades

parceiras do CDI.

O CDI recebe com-putadores (CPU), mo-nitores, notebooks,

impressoras, te-clados, mouses, modens, rotea-dores, cabos, ce-lulares. Mas pres-te apres-tenção: não recebe aparelho de som, geladeira, fogão, micro-onda, má-quina de lavar roupa/louça, secadora, ferro elétrico, ventilador, aparelho de ar-condicionado. Há, em Florianópolis e em São José diversos pontos de coleta (a relação está no Jor-nal Online). Outra opção é enviar uma mensagem de e-mail para o endereço: certec@cdisc.org.br

O primeiro objetivo do Certec é re-cuperar os equipamentos, para que se-jam utilizados nos centros de inclusão digital. Caso o conserto não seja pos-sível, as peças são recicladas, evitando dessa forma, o descarte desse lixo ele-trônico no meio-ambiente. Nos planos do Comitê está a ampliação do projeto (inclusive para outras cidades do Esta-do) que chega a encaminhar, por mês, 20 toneladas de peças que não serão usadas nos computadores para empre-sas especializadas em reciclagem. A na-tureza, e muita gente, agradecem.

ONG catarinense tem

programa de reciclagem

(8)

Existe um tempo certo para cada

coisa, momento oportuno para

cada propósito debaixo do Sol:

Tempo de nascer, tempo de morrer;

tempo de plantar, tempo de colher.

Bíblia - Eclesiastes

Semear

colher

Diretores e Empregados da Celos

desejam que todos encontrem, em

2012, tempo para semear e colher

saúde, paz e prosperidade. Desejam que

todos os nossos Participantes e seus

familiares tenham um Feliz Natal e um

ano novo repleto de realizações.

Boas festas!

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *