• Nenhum resultado encontrado

Foi dado conhecimento da forma como decorreu a Assembleia Geral.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Foi dado conhecimento da forma como decorreu a Assembleia Geral."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Acta nº. 348

da Sessão do Conselho Distrital de Évora de 6 de Maio de 2009

Aos seis dias do mês de Maio do ano dois mil e nove, pelas quinze horas em Évora, sob a presidência do Excelentíssimo Senhor Dr. Carlos d’Almeida, reuniu-se este Conselho, estando presentes o Senhor Vice-Presidente Dr. António Pereira Gomes, e os vogais Senhores: Dr.ª Lina Aleixo, Dr. José António Belchior, Dr.ª Maria João Adegas e Dr. Vítor Tomás A Dr.ª Rosa Maria Antunes justificou previamente a sua ausência. O Dr Sidónio Santos chegou pelas dezasseis horas e quinze minutos. A Dr.ª Maria João Adegas teve de sair pelas dezassete horas. O Dr. António Pereira Gomes ausentou-se pelas dezanove horas e trinta minutos.

Em cumprimento da deliberação do dia 2 de Dezembro de 2003, em Abrantes, estiveram ainda presentes, em representação dos Agrupamentos de Delegações os Exmos. Colegas: Dr. Arlindo Chambel de Abrantes, Dr. José Pinela Fernandes e Dr. Manuel Lúcio de Beja, Dr. Rui Sampaio da Silva de Évora, Dr.ª Sandra Martins Leitão e Dr. Raul Matos de Portalegre, Dr.ª Lúcia Mata e Dr. Carlos Florentino de Santarém, o Dr. Tiago Falcão de Santiago do Cacém e a Dr.ª Maria da Graça Rodrigues. O Dr. Rui Sampaio da Silva teve de se ausentar pelas dezoito horas.

Esteve ainda presente a Senhora Secretária Geral, Dr.ª Manuela Espadinha.

1-Informações:

Assembleia Geral da Ordem dos Advogados do passado dia 30 de Abril (Aprovação do Relatório e Contas).

Foi dado conhecimento da forma como decorreu a Assembleia Geral.

2-Outros Assuntos:

A)Situação Económica do Conselho Distrital, Conselho Deontologia, Agrupamentos e Delegações do CDE.

O Senhor Presidente do Conselho introduziu o tema e solicitou o parecer de todos os presentes:

(2)

O Dr. José Pinela Fernandes, deu conhecimento da reunião que teve com o Senhor Bastonário sobre a situação económica da Delegação de Beja.

A Dr.ª Sandra Martins Leitão deu conhecimento da deliberação da reunião da Assembleia de Agrupamento realizada no dia 4 de Maio, em que decidiram aceitar a deliberação do Conselho Geral de 29 de Abril de que só se teve conhecimento no dia 4 de Maio.

Após a intervenção de todos os presentes manifestando a sua preocupação com a difícil situação que se vive, não só neste Conselho como nos restantes, foi opinião unânime que, todos têm de defender a Ordem, e que tem sido um erro que as Delegações deixem que os Colegas continuem a pensar que isto é uma guerra entre os Presidentes dos Conselhos Distritais e o Bastonário, pelo que, se deve manter a solidariedade que tem existido sempre entre os diversos órgãos da área deste Conselho Distrital.

I-Pelo Dr. José António Belchior foi apresentada a seguinte proposta:

” Face às dificuldades de cada Agrupamento de Delegações deste Conselho Distrital devem estes e as respectivas Delegações, ao invés de virem a receber subsídio caso a caso, reclamar o cumprimento por parte do Conselho Geral do Orçamento de 2008, enviando ao Conselho Distrital de Évora os respectivos duodécimos, nos valores exactos que resultem do Orçamento em vigor”.

Uma vez submetida a discussão foi a presente proposta aprovada por unanimidade, com duas abstenções, tendo sido emitidas as seguintes declarações de voto:

Dr. José Pinela Fernandes do Agrupamento de Delegações de Beja:

“Uma vez que se encontra a aguardar a marcação de uma Assembleia do Agrupamento das Delegações de Beja, e porque aí se irá elucidar os Colegas sobre a situação financeira e orçamental quer do Conselho Distrital quer do Agrupamento de Delegações de Beja e também porque, irão ser convidados para expor a situação, quer o Senhor Bastonário quer o Senhor Presidente do Conselho Distrital, entendo abster-me da presente votação”.

(3)

“Considerando a decisão já tomada em Assembleia Extraordinária do passado dia 4 de Maio de 2009, pelos Advogados do Agrupamento de Portalegre, o Agrupamento de Portalegre não toma posição com relação á proposta ora votada.”

II-De seguida o Dr. Vítor Tomás fez as seguintes propostas:

” Proponho que, ao abrigo do art.º 43 n.º1 alínea b) do EOA, que o Conselho Distrital recorra para o Conselho Superior da deliberação de 7 /03/2009 e de 29/04/2009 do Conselho Geral, relativa às verbas a atribuir em 2009 ao CDE, uma vez que a mesma não cumpre os duodécimos das dotações aprovadas no Orçamento de 2008, traduzindo na prática a aplicação dos princípios e verbas do Orçamento para 2009 rejeitadas na Assembleia Geral de 22 de Novembro de 2008”

Foi aprovada por unanimidade.

“Considerando a forma arbitrária como o CG, vem aplicando o regime de duodécimos ao CDE e restantes Conselhos Distritais do Continente.

Considerando a necessidade de aprovar um orçamento, para clarificar as dotações orçamentais de cada órgão ao O.A., para o exercício de 2009. Proponho que o CDE requeira ao Conselho Superior a convocação, ao abrigo da alínea g) do n.º1 do Art.º 43º do EOA, da Assembleia Geral da O.A., para deliberar sobre o Orçamento do Conselho Geral e o Orçamento do Consolidado de 2009, com a antecedência necessária à apresentação pelo C.G. de nova proposta de Orçamentos de acordo com o estabelecido no Art.º 35 n.º 2 do E.O.A.“

Foi aprovada por unanimidade.

B)Preparação da VII Convenção das Delegações.

O Dr. Carlos Florentino, membro da Comissão de Organização da Convenção deu conhecimento de duas Comunicações que elaborou para apresentar na Convenção.

Foi tomado conhecimento e deliberado por unanimidade dos presentes provar as Comunicações

(4)

C) Proposta de Alteração do Estatuto.

Foi dado conhecimento da proposta de alteração do EOA enviado para a Assembleia da República em 24/04/2009 pelo Gabinete do Ministro da Justiça por solicitação da Ordem dos Advogados, com pedido de urgência na apreciação do anteprojecto, sugerindo-se o prazo de 15 dias.

Foi tomado conhecimento, mais foi deliberado o envio da presente proposta via e-mail para todos os presentes a fim de todos o analisarem.

D) Comemoração Anual do Dia do Padroeiro, S. Ivo.

Pelo Senhor Presidente foi comunicado que dada a proximidade da data e as dificuldades existentes não se irá realizar este ano esta comemoração.

E) Comemoração do Dia do Advogado no dia 19 de Maio em Portalegre O Senhor Presidente dirigiu-se aos membros da Delegação de Portalegre expressando os votos de uma Boa comemoração do Dia do Advogado.

Atento o adiantado da hora foi proposto passar-se para o ponto: 3-Assuntos dos Agrupamentos

A)Agrupamento de Delegações de Santiago.

Pelo Dr. José António Belchior na qualidade de Presidente do Agrupamento foi solicitado ao Conselho Distrital, o seguinte:

“Tendo em conta a actual situação que vive a Ordem dos Advogados o Agrupamento de Delegações de Santiago do Cacém solicita ao Presidente do Conselho Distrital a sua disponibilidade para estar presente numa Assembleia das Delegações deste Agrupamento, permitindo-se recomendar vivamente aos demais Agrupamentos que diligenciem na realização de igual Assembleia, nos respectivos Agrupamentos, por se entender ser a única forma de facultar o conhecimento da realidade actual da Ordem dos Advogados.”

Os restantes Agrupamentos tomaram conhecimento e requereram igual pedido, tendo ficado de informar o Conselho e o Senhor Presidente do agendamento de tais Assembleias para que estes possam estar presentes.

(5)

B) Pelos Agrupamentos presentes foi ainda proposto o seguinte:

“Tendo tomado conhecimento da proposta de revisão do Estatuto da O.A, o qual foi remetido pelo Ministério da Justiça ao Conselho Superior do Ministério Público, em 24 de Abril de 2009, para apreciação urgente do anteprojecto, os Agrupamentos do Conselho Distrital de Évora presentes na reunião deste Conselho em 6 de Maio de 2009, informam que até ao presente não tinham conhecimento da existência de qualquer projecto de alteração do Estatuto e muito menos que o mesmo tivesse sido apresentado à apreciação do Ministério da Justiça, o que só pode ter acontecido pelo envio do mesmo através de órgãos da Ordem.

Entendem estes Agrupamentos que a todo o nível é lamentável tal atitude que prefere antes do mais, saber a posição do Ministério da Justiça mas não a das Delegações e dos Advogados.

Ao Órgão da Ordem que assim procede parece ser irrelevante dar conhecimento prévio e colher os contributos dos Advogados e das Delegações.

Perante tal facto os Agrupamentos expressam a sua indignação perante o desrespeito e total falta de consideração pelos Advogados e Delegações. Deve a presente ser comunicada na íntegra aos Advogados deste Conselho, restantes Conselhos Distritais, Conselho Geral, ao Conselho Superior, Conselho Superior do Ministério Público, Ministro da Justiça e Comissão da VII Convenção das Delegações.

Foi tomado conhecimento, mais foi deliberado o envio desta comunicação conforme solicitado.

Foi decidido por unanimidade que a matéria constante dos pontos 2- alíneas F), G), H) e J) e 3-B), 4 e 5 transitem para reunião posterior atento o adiantado da hora.

2-F) Carta enviada pelo Dr. Hilário Chaves - advogado, C.P. n.ºn.º93, relativo a pedido de parecer sobre Patrocínio Forense em P.A. da Segurança Social.

(6)

G)Carta enviada pela Dr.ª Rita Henriques, advogada, C.P. n.º 210039l, relativa a reclamação feita no Proc … a correr termos no 2º juízo do Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

H) E-mail enviado pelo Dr. António Godinho sobre os Honorários do Acesso ao Direito.

I)Carta enviada pelo Dr. Mota Veiga Barros, advogado, c.P. n.º 45525c, a solicitar parecer sobre a existência de incompatibilidades ou impedimentos do exercício com as funções de Direcção de uma Associação sem fins lucrativos e a prestação de apoio jurídico a essa mesma associação quer na modalidade em que desenvolva o exercício da advocacia fora do âmbito da referida associação, assim como igual parecer relativo às mesmas funções nas ONGA - Organização Não Governamental para o Ambiente.

J) Carta enviada pelo Bâtonier de L´ordre dês Avocats de Chartres, convidando o CDE para se geminar com esta Ordem.

3 -B) AD Setúbal:

i)Ofício do Conselho Superior de Magistratura sobre as Varas de competência Mista de Setúbal,

ii)Ofício do Tribunal de Setúbal a enviar certidão a solicitar a intervenção institucional junto de sua Exa. o Senhor Ministro da Justiça.

4- Processos de Parecer

A)Autos de Processo Especial de Parecer n.º 4/PP/2009-E Requerente: Dr. Norberto Timóteo

Assunto: Averiguação sobre a possibilidade de um Advogado criar uma empresa de prestação de serviços administrativos de apoio à sua actividade. Relator Dr. Sidónio Santos

(7)

A) Autos de Processo Especial de Parecer n.º 2/PP/2009-E Requerente: Sérgio Pimenta Carriço

Visado: Dr.ª Rute Carvalho Neves C.P. n.º1672E Assunto: eventual situação de incompatibilidade Relator: Dr. Sidónio Santos

6-Aprovação da Acta da sessão anterior, Acta 347 Foi remetida para a próxima reunião.

Marcação de data para a próxima sessão deste Conselho Distrital.

Foi deliberado marcar a próxima reunião do CDE para o dia 27 de Maio, pelas catorze horas e trinta minutos, em Évora.

E nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada esta sessão pelas vinte horas e quarenta e seis minutos, dela se lavrando a presente acta que, depois de lida foi aprovada por minuta, para efeitos de execução dos competentes serviços do CDE, sendo aprovada na íntegra na próxima reunião do CDE.

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Para melhorar o desempenho dos acor- dos, recomendamos implementar e divulgar as auditorias independentes sistematicamente; aumentar o registro e a confiabilidade do Ca-

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de