• Nenhum resultado encontrado

CONTEÚDO DO 3º SEMESTRE DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTEÚDO DO 3º SEMESTRE DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CONTEÚDO DO 3º SEMESTRE DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

PULSAÇÃO: Quando falamos de pulsação em música devemos nos lembrar do corpo humano. Os batimentos cardíacos são calculados pelo médico em um prazo de 1 minuto. Muitas pessoas usam a expressão “bate o ritmo dessa música”. Na verdade, estão se referindo à pulsação. O ritmo é o conjunto das figuras e pausas que são organizadas por meio da pulsação, da métrica, do andamento (organização do ritmo), por isso, quando alguém bate palmas para uma canção, significa que estamos marcando a pulsação, que no caso é uma batida repetida e continua (aspecto físico). A pulsação pode ser pensada como se houvessem pontos separados pela mesma distância. Portanto! Os aspectos físicos seriam os batimentos cardíacos, a marcação com as nossas mãos, os pés. Quanto aos aspectos musicais seriam as figuras de notas (símbolos: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Fusa e Semifusa), Compassos, Métrica e Andamentos.

MÉTRICA: O Autor Bohumil Med (1996), define “Métrica com sendo a técnica musical que trata da estruturação do ritmo e ainda conclui que a métrica é a teoria do “Compasso e Ritmo”. A métrica está ligada ao compasso. A acentuação periódica na pulsação, evidencia a métrica e nos conduz ao tipo de compasso.

A métrica é a medida da intensidade da pulsação. Medimos a intensidade por meio das palavras forte e fraco. Para facilitar forte representaremos agora pela letra Maiúscula “F” e fraco pela letra minúscula “f”. A alternância a cada 2 pulsos essa métrica seria binária. A cada 3 pulsos seria ternária.

A métrica é também a acentuação da pulsação. As mais comuns são a Binária e a ternária, junto, é claro, com a Quaternária (Desenvolvimento da Binária). O termo quaternário utilizaremos mais especificamente dentro do compasso. Resumindo: Os três(3) tipos de compasso: BINÁRIO, TERNÁRIO E QUATERNÁRIO.

Depois de pensarmos sobre métrica, é necessário falarmos um pouco de compasso. A métrica determina a acentuação dos pulsos. O compasso é a divisão de cada música e é determinada pela utilização da barra de compasso. A barra dupla indica o final de um trecho ou da música e a barra simples apenas separa um compasso de outro.

Existe também a chamada fórmula de compasso que é uma fração colocada no início da música e determina qual figura será utilizada como referencial de valor, qual será o valor dessa figura na música e qual será a métrica apresentada na peça.

O denominador da reação indica qual figura deverá ser utilizadas como referencial e que valerá um tempo. Todo denominador de fração será um dos números e corresponde a uma figura específica. É chamado de unidade de tempo (UT) – figura que valerá um tempo dentro do compasso.

O numerador da fração indica quantas figuras deverão ser utilizadas para que o compasso seja preenchido. Por meio da progressão geométrica existente entre as figuras, podemos soma-las até que se cheque a uma figura que, sozinha, preencherá todo o compasso – o que denominamos de unidade de compasso (UC).

ANDAMENTO: Velocidade da Música

Para medir exatamente o valor de cada figura e para determinar a velocidade exata da música, existe o andamento, que é a velocidade da música. Devemos pensar no andar da música. Ou você anda lento (devagar) ou corre (rápido). O andamento é um número que aparece no indicar a velocidade de uma obra.

Quanto mais rápido o número em BPM(s), maior é a velocidade da pulsação. O andamento também pode ser indicado por um termo em italiano que sugere o BPM. Exemplos:

Andamentos lentos (de 40 a 72 bpm) Grave (40)

(2)

Andamentos médios (de 7 a 120 bpm) Andante (63-72)

Andantino (69-80)

Andamentos rápidos (de 120-208 bpm) Allegro (132)

Vivace (160)

* As demais numerações estarão nas páginas 57 e 58.

METRÔNOMO: Aparelho usado para medir o andamento da música. Tipos de Metrônomo

Analógicos (antigos): que funcionavam como relógio com ponteiros.

Digital: Que são digitados o número em BPM e a métrica desejada o ou o compasso desejado. Os programas de gravação possuem metrônomos embutidos já que é impossível duas ou mais pessoas tocarem separadamente e manterem o mesmo andamento o tempo inteiro. A utilização nas gravações auxilia nas edições de pequenos trechos e correção de notas tocadas que se deseje modificar por algum motivo determinado.

Para os instrumentistas que desejam se profissionalizar, a utilização do metrônomo é fundamental para alcançar a velocidade com precisão, o que os músicos chamam de produção de “um som limpo”.

MÉTRICA: Técnica musical que trata da estruturação do ritmo que é a teoria do compasso e ritmo.

COMPASSO: Divisão da música em intervalos de tempos iguais e são representados com linhas verticais desenhadas sobre a pauta.

O RITMO POSSUI UMA GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A MÚSICA, POIS NOS PERMITEM UMA ORGANIZAÇÃO DE FORMA QUE NÃO HAJA ATRASO OU ACELERAÇÃO EM UMA MELODIA.

UMA BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA

PÁGINA 63 A música na Antiguidade

Nasce a partir da organização coletiva do trabalho. Os ritmos são criados as partir do bater das mãos e dos pés, utilização de instrumentos rudimentares e utilização da voz. Nasce assim uma música que seria desenvolvida pelas civilizações.

Idade Média ( 500 a 1450 )

Foi considerado um período de poderio da igreja. Durante muitos séculos uma fase de trevas. A produção musical era dividida em 2 segmentos:

SACRO e a PROFANA SACRA: A serviço da Igreja

(3)

PROFANA: Manifestação musical fora da igreja. Uma música produzida pelos menestréis e trovadores e instrumentistas e cantores que entoavam canções sobre a realeza, o amor e a lealdade.

A música sacra medieval mais antiga era constituída por uma única linha melódica ( Textura Musical Monofônica ).

A música religiosa em sua primeira fase, não tinha nenhum tipo de acompanhamento. Cantochão: Melodias simples, dentro de uma oitava e ritmos irregulares

A igreja utilizou o canto para a transmissão oral dos textos bíblicos. Esse canto é conhecido como “Canto Gregoriano” Uma melodia plana e cantada pelos monges em latim. Era uma melodia e um instrumento de fé que favorecia a concentração religiosa. Esse canto “Gregoriano”, representou a essência mais pura da religião católica e o início do desenvolvimento da música ocidental.

A música profana ( Produzida pelos menestréis e trovadores ) foi uma espécie de registro oral para relatar as guerras e os embates as cruzadas ( as notícias eram levadas de um povoado a outro ) e também para falar das questões proibidas ou não pela igreja: amor entre uma donzela e seu cavaleiro, paixão, honestidade e fidelidade. Os trovadores cantavam acompanhados de instrumentos musicais: ALAÚDE, TAMBORIL, FLAUTA, CISTRE E RABECA.

Página 68 A Música no Renascimento ( 1450 a 1600 )

O Renascimento foi um período de grandes descobertas (viagens de descobrimentos que Vasco da Gama, Cabral e Colombo ). Explorações e significativos avanços na ciência. Enquanto na Idade Média Deus era o centro de todas as coisas (teocentrismo), no Renascimento seria o antropocentrismo, ou seja, o homem é o saber de todas os saberes; seria uma fase marcada pelo grande interesse voltado ao saber e à cultura. Podemos ressaltar as características da época, como o naturalismo, o individualismo e o humanismo e relembrar alguns acontecimentos importantes tais como: a Reforma Protestante, a invenção da imprensa e a descoberta do “Novo Mundo”.

O Renascimento é o período do auge da polifonia, principalmente vocal. Os compositores começaram a pensar no sentido vertical da música (harmonia) e as suas peças já apresentavam um desenvolvimento do contraponto. O interesse por parte dos compositores pela música instrumental era percebido. Mas foi para a Igreja que foi criado as melhores qualidades de música conhecido como: polifonia coral, cantadas sem acompanhamento instrumental. A música Renascentista é de estilo polifônico, ou seja, várias melodias tocadas ou cantadas ao mesmo tempo.

As formas musicais mais conhecidas eram as missas, o moteto, e os madrigais. A missa era executada normalmente em estilo polifônico coral e dividida em 2 (duas) partes: O ordinário e o próprio. O ordinário seria a parte que nunca mudava (Kyrie, Credo, Sanctus, Glória e Agnus dei) e o próprio mudava de acordo com as festas litúrgicas do ano.

Ordinário da Missa: são as orações fixas que são rezadas sempre, em quase todas as missas. É o conjunto das

partes que não variam de acordo com a Liturgia, sendo sempre as mesmas. São cantos invariáveis em seu texto e constituem o próprio rito.

São eles: Kyrie, Glória, Credo, Santo e Cordeiro de Deus (pedem maior respeito e fidelidade para com o conteúdo dos seus textos, embora na música eles admitam variações)

Próprio da Missa: também conhecido como parte móvel da missa. São as orações que sofrem variação conforme

o dia. É o conjunto das partes que variam de acordo com a Liturgia. São eles:Introito, Salmo Responsorial,

(4)

POLIFONIA: São duas ou mais vozes ou melodias distintas combinadas em uma composição

Os motetos eram peças vocais para serem executadas por, no mínimo, quatro vozes e apresentavam textos religiosos.

Os madrigais eram canções vocais seculares para serem cantadas por várias vozes e, eventualmente, poderia apresentar acompanhamento instrumental. Os madrigais se caracterizavam por não terem refrão.

(5)

1) Qual a quantidade de compassos ? 8

2) Qual o nome da primeira figuras de notas? SEMÍNIMA 3) Qual o tipo de compasso? BINÁRIO

4) Qual a quantidade de pausas? 2

Explicação de cada pergunta acima:

1) Os compassos são marcados com uma linha no sentido vertical ( Sendo assim a resposta seria 8 compassos ) 2) A primeira figura de notas seria a SEMÍNIMA

3) Quanto aos tipo de compasso seria BINÁRIO, pois na fração o número na parte de cima 2/4 o dois está na parte superior. Portanto BINÁRIO

4) Temos as pausas de COLCHEIA e SEMÍNIMA

Exercícios da Página 59 e 60 Resposta Questão 1 1. C 2. C 3. C

4. C ( As figuras de som na pauta são utilizadas para representar a altura das notas, porém essa peculiaridade depende da posição que figura ocupa na pauta, em relação ao sentido vertical de altura).

Questão 2 a. Compasso quaternário b. semibreve c. 1 tempo Questão 3 a. 4 tempos b. 1 tempo c. 8 tempos. Questão 4 Alternativa 4

(6)

OBRAS DO PAS

OBRA: ÓPERA DO MALANDRO Composição: Chico Buarque de Holanda Interpretação: ---

Temática: A boêmia e o cotidiano de um malandro no Rio de Janeiro na década de 40. Instrumentação: Variada

Forma Musical: Musical ou teatro musical

Contexto: Criado em 1978 , apesar do nome é um musical ou teatro musical propriamente dito. A peça se passa na década de 1940, tendo como pano de fundo a legalidade do jogo, a prostituição e o contrabando. O enredo conta ainda a rivalidade de dois personagens: O contrabandista Max Overseas e o cafetão Duran, este último tenta aniquilar o adversário quando descobre que sua filha Terezinha está apaixonada pelo rival. A disputa pelo poder, dinheiro e a corrupção são o grande enfoque do musical, que discute ainda a decadência do sistema econômico, político e social. A busca dos personagens pelo dinheiro traz ainda a malandragem como saída para todos na sociedade.

Estilo musical: Musical

OBRA: QUATRO ESTAÇÕES - Primavera Composição: Antônio Vivaldi

Interpretação: ---

Temática: Representação dos sentimentos humanos

Instrumentação: Cravo e Cordas (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo)

Forma Musical: Concerto grosso (forma de composição polifônica com destaque para um ou mais instrumento especifico)

Contexto: A obra barroca tem sua ênfase na representação musical das quatro estações do ano. São quatro concertos, sendo que cada um possui 3 movimentos (partes). A Primavera é o concerto em Mi maior e sem dúvida é a mais conhecida obra de Vivaldi.

Estilo musical: Música de concerto - Barroco

Outras informações: Segundo o compositor ele se inspirou em poemas para cada estação do ano. O violino realiza um solo lembrando o canto dos pássaros. Outros trechos lembram as tempestades e chuvas passageiras e depois volta as flores e o canto dos pássaros da primavera. Textura Polifônica.

OBSERVAÇÃO:

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

plano de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (PGRSS): documento que aponta e descreve todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos de serviços

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das