• Nenhum resultado encontrado

Confederação Nacional da Indústria PROPOSTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Confederação Nacional da Indústria PROPOSTA"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

Confederação Nacional da Indústria

PROPOSTA

PLANO DE AÇÃO

E ORÇAMENTO 2010

(2)

2 Armando de Queiroz Monteiro Neto

Presidente

Waldemar José de Carvalho Junior Chefe de Gabinete da Presidência

Paulo Antônio Skaf 1º Vice-Presidente

Alexandre Herculano Coelho de Souza Furlan Diretor Financeiro

Paulo Afonso Ferreira Diretor Secretário

Antônio Carlos Brito Maciel Superintendente Corporativo

Carlos Francisco Moniz de Aragão

Superintendente de Planejamento, Orçamento e Gestão

José Augusto Coelho Fernandes Diretor Executivo

Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti Diretor de Operações

Heloisa Regina Guimarães de Menezes Diretora de Relações Institucionais

(3)

Confederação Nacional da Indústria

3

Confederação Nacional da Indústria

PROPOSTA

PLANO DE AÇÃO

E ORÇAMENTO 2010

(4)

4 ©2009. Confederação Nacional da Indústria

Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

CNI

SUPOG – Superintendência de Planejamento, Orçamento e Gestão GEPOG – Gerência Executiva de Planejamento, Orçamento e Gestão

Este documento foi elaborado por uma equipe, cujos nomes encontram-se relacionados na folha de créditos.

CNI – Confederação Nacional da Indústria Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C

Edifício Roberto Simonsen 70040-903-Brasília-DF Tel. (0XX61) 3317-9993 Fax. (0XX61) 3317-9994

(5)

Confederação Nacional da Indústria

5

Sumário

1. SUMÁRIO EXECUTIVO ... 7 2. DIRECIONAMENTOS ESTRATÉGICOS ... 13 3. PLANO DE AÇÃO ... 15

3.1. Implementação da Estratégia para 2010 ... 15

4. ANÁLISE GERENCIAL ... 17

4.1. Composição e Comparativo das Receitas e das Despesas por Categoria Econômica ... 17

4.1.1. Receitas ... 17

4.1.2. Despesas ... 19

4.2. Orçamento por Linha de Atuação ... 22

5. PLANO DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2010 ... 23

5.1. Conselho de Representantes ... 23 5.2. Conselho Fiscal ... 23 5.3. Presidência ... 23 5.4. 1ª Vice-Presidência ... 24 5.5. Superintendência Corporativa ... 24 5.6. Diretor Financeiro ... 24 5.7. Diretor Secretário ... 24 5.8. Outros Diretores... 25 5.9. Conselhos Temáticos ... 25 5.10. Diretoria Executiva ... 26 5.11. Diretoria de Operações ... 26

5.12. Diretoria de Relações Institucionais ... 26

5.13. Gerência Executiva de Relações Institucionais ... 26

5.14. Gerência Executiva de Assuntos Legislativos ... 27

5.15. Competitividade Industrial ... 27

5.15.1. Gerência Executiva de Competitividade Industrial ... 27

5.15.2. Gerência de Meio Ambiente... 28

5.15.3. Gerência de Infra-Estrutura ... 28

5.15.4. Gerência de Estudos e Política Industrial ... 28

5.16. Gerência Executiva de Comércio Exterior... 29

5.17. Gerência Executiva de Negociações Internacionais ... 29

5.18. Gerência Executiva de Política Econômica ... 30

5.19. Gerência Executiva de Relações no Trabalho e Desenvolvimento Associativo ... 30

5.20. Gerência Executiva de Pesquisa e Avaliação do Desenvolvimento... 31

5.21. Gerência Executiva de Defesa de Interesses ... 31

5.22. Superintendência de Serviços Compartilhados ... 32

5.23. Área Compartilhada de Recursos Humanos ... 32

5.24. Área Compartilhada de Tecnologia da Informação ... 32

5.25. Área Compartilhada de Finanças ... 32

5.26. Área Compartilhada de Arrecadação ... 32

5.27. Área Compartilhada de Apoio Administrativo ... 33

5.28. Área Compartilhada de Informação e Documentação ... 33

5.29. Superintendência Jurídica ... 33

5.30. Unidade de Comunicação Social ... 33

5.31. Unidade de Auditoria ... 34

5.32. Superintendência de Planejamento, Orçamento e Gestão ... 34

5.33. Unidade de Cooperação Internacional ... 34

6. ANEXOS ... 35

6.1- Anexo A – Receitas e Despesas por Centro de Responsabilidade ... 37

(6)
(7)

Confederação Nacional da Indústria

7

1. Sumário Executivo

O Relatório do Plano de Ação e Orçamento é o documento que apresenta as propostas de projetos, processos e investimentos da CNI para o exercício de 2010, bem como o alinhamento destas ações com o Plano Estratégico 2006-2010 do Sistema Indústria.

O processo de elaboração do Plano de Ação é parte fundamental da consolidação estratégica adotada nos últimos anos no Sistema Indústria e visa, portanto, evidenciar novas formas e métodos de gerenciar os negócios focados na missão e visão das entidades.

Por meio de seus projetos e processos, a CNI busca elevar a competitividade industrial, promovendo o crescimento da indústria.

Conselhos Temáticos Permanentes

Os conselhos são formados por líderes empresariais, representantes de federações e associações setoriais da indústria, e para o ano de 2010 propõem desenvolver estudos, debater idéias e formular propostas para orientar as ações da diretoria na defesa dos interesses do setor industrial. Essas ações são desenvolvidas nos seguintes conselhos: Assuntos Legislativos; Infra-Estrutura; Integração Nacional; Integração Internacional; Política Econômica; Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo; Responsabilidade Social; Meio Ambiente; Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico; Pequenas e Médias Empresas e Educação.

Gerência Executiva de Assuntos Legislativos – COAL

A COAL para o exercício de 2010 está propondo realizar, dentre outras ações, encontros com parlamentares, com o objetivo de aprimorar o relacionamento, bem como defender o posicionamento nos temas considerados prioritários para a Indústria. Realizar o seminário de Técnica Legislativa para elaboração de projetos e prestação de serviços de informação legislativa, elaboração de minutas de proposições legislativas e ainda obter uma pauta mínima propositiva que destaque as prioridades da CNI no Legislativo, possibilitando ações coordenadas com o executivo e entidades empresariais.

Promover o seminário REDIndústria, para a discussão de projetos estaduais, que servirá de subsídio para a elaboração da Agenda Legislativa 2010, que é construída a partir de uma ampla consulta às federações de indústrias e associações setoriais de âmbito nacional. A Agenda Legislativa é considerada uma ferramenta fundamental para o diálogo do setor industrial com o Congresso Nacional.

(8)

8

Executar o projeto Mapeamento das Eleições 2010 com objetivo de identificar o perfil dos parlamentares eleitos em 2010 alinhados às teses da Indústria.

Oferecer serviços de informações legislativas para empresas e entidades de representação, além de dar continuidade e aprimorar o Legisdata, banco de dados que permite o acompanhamento das proposições legislativas de interesse do setor industrial.

Gerência Executiva de Competitividade Industrial – COMPI

Para o ano de 2010, a COMPI continuará dando ênfase nos projetos relacionados aos programas vinculados ao Mapa Estratégico da Indústria como: Núcleos de Eficiência Energética; Hidrovias no Brasil; Evolução Regulatória e Institucional do Setor de Transporte de Cargas; Exploração do Pré-Sal; Participação Privada no Setor de Saneamento; Tarifas de Energia e Competitividade; Planejamento no Setor de Transportes; Levantamento e Avaliação de programas de Eficiência Energética; Etiquetagem de Transformadores de Distribuição; Sistemas Regionais de Inovação; Rede de Núcleos de Inovação; Biodiversidade; Indústria e a Mudança Climática; Recursos Hídricos; Sistema Integrado das Bolsas de Resíduos; Mercado de Carbono e Rede CIN de Produção Mais Limpa; tendo como foco a competitividade do produto brasileiro, seja por meio de aumento da oferta dos serviços, com preços competitivos, ou por meio de legislação específica para o setor.

Está propondo, juntamente com a Eletrobrás, dar continuidade às ações dos projetos de Eficiência Energética, que tem como objetivo estruturar e consolidar uma base de informações na CNI, habilitando-a a fomentar e implementar projetos e programas de eficiência energética contribuindo para a competitividade da indústria nacional.

Ainda propõe a realização do 4º Congresso de Inovação, dando continuidade às atividades de mobilização de empresas e entidades industriais brasileiras para o tema Inovação, visando subsidiar o governo na formulação de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento da inovação nas indústrias. Propõe também a participação na seguinte feira: 2º CIBMA – Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente.

Com o objetivo de mobilizar diretamente as empresas e os principais executivos do setor privado brasileiro para a agenda de inovação, propõe o projeto Rede de Núcleos de Inovação – MEI. Além disso, a COMPI realizará ações de representação em Meio Ambiente; Infra-Estrutura e Política Industrial.

Gerência Executiva de Comércio Exterior – COMEX

Contribuindo com o objetivo do Mapa Estratégico da Indústria de Desenvolver a Imagem e a Marca dos Produtos Brasileiros no Exterior e com os objetivos do Mapa Estratégico da CNI de Buscar a Sustentabilidade Financeira, e Alavancar parcerias estratégicas, a COMEX dará continuidade as seguintes ações: Catálogo de Exportadores Brasileiros – CEB, que constitui uma

(9)

Confederação Nacional da Indústria

9

importante ferramenta de prospecção de negócios e possibilita o estabelecimento de canais de comunicação entre exportadores brasileiros e importadores. O CEB é, atualmente, um produto amplamente divulgado no Brasil e no exterior, sendo um dos cinco mais importantes instrumentos de busca de exportadores brasileiros disponível na internet, contribuindo para fortalecer o posicionamento da CNI como entidade de referência do setor industrial do Brasil.

Com o objetivo de desenvolver a cultura exportadora das PMEs e capacitar as empresas para a exportação, continuam as ações ligadas a Rede CIN. Estas ações visam fortalecer a prestação de serviços às PME’s, realizados pelos Centros Internacionais de Negócios e fomentar a cooperação integrada da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios – Rede CIN.

Contribuindo com o objetivo do Mapa da Indústria – Ampliar a oferta de produtos e serviços de apoio às empresas industriais, continuará com o projeto Certificação de Origem Digital, que tem como objetivo modernizar o sistema de emissão de Certificados de Origem do Sistema CNI / Federações e explorar a incorporação de novos certificados e desenvolvimento de novos serviços de assessoria.

Continuar as ações do Programa Al Invest, que tem o objetivo de incrementar o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas através do desenvolvimento de atividades sustentáveis nas áreas de adequação de produtos, qualidade, promoção comercial e inteligência comercial, com foco no acesso ao mercado europeu.

Gerência Executiva de Negociações Internacionais – NEGINT

Propõe para 2010 o projeto Comércio e Mudanças Climáticas, que tem como objetivo ampliar o conhecimento e o debate sobre as implicações das negociações internacionais sobre mudanças climáticas e comércio exterior brasileiro, além de identificar recomendações para a agenda de negociações comerciais do país. Ressalta-se que este projeto contribui para o objetivo do Mapa da Indústria – Aumentar a participação do Brasil no Comércio Global – e no âmbito do Mapa da CNI, contribui para o objetivo Alavancar parcerias estratégicas.

Propõe ainda o processo Fórum das Transnacionais Brasileiras, que tem como objetivo identificar agenda de interesses relacionados à emergência de empresas multinacionais brasileiras; gerar propostas de melhoria das condições de proteção dos investimentos brasileiros no exterior a serem incorporadas na agenda de negociações internacionais, entre elas de redução da carga tributária incidente sobre esses investimentos e de medidas de estímulo à internacionalização das empresas brasileiras.

Acompanhar as negociações brasileiras em diversas frentes: as que antecedem a criação da Área de Livre Comércio das Américas – ALCA; as que buscam a redução das barreiras ao comércio na Organização Mundial do Comércio – OMC, visando ampliar a atuação na área de promoção às exportações brasileiras;

(10)

10

Visando representar e defender interesses da indústria brasileira no exterior e promover contatos e intercâmbio de experiências entre empresários estrangeiros e brasileiros, realizará a Plenária do Comitê Empresarial Brasil - México.

Gerência Executiva de Política Econômica – PEC

Tendo em vista a elevada carga tributária, a complexidade do sistema tributário e o baixo nível de eficiência do gasto público, a CNI, por meio da PEC, propõe a execução de projetos que promovam a redução da carga tributária e conseqüentemente aumentem a competitividade industrial e promovam o crescimento. Entre eles cita-se: Carga Tributária na Indústria, que tem como objetivo estimar a tributação indireta (incidente sobre a circulação de bens e serviços) que compõem os preços de venda dos principais produtos dos diversos setores da indústria e utilizar as estimativas como instrumento para obter uma redução da carga tributária.

Estrutura de Financiamento da Indústria, que visa elaborar diagnóstico da estrutura de financiamento e do custo de crédito da indústria, desagregando os dados setorialmente. Além das linhas de crédito tradicionalmente oferecidas pelo sistema financeiro, será foco do projeto a evolução do mercado de capitais como financiamento, e qual o impacto dessa alternativa sobre a capacidade produtiva da indústria; Estrutura e Tendências na Indústria Brasileira, que tem como objetivo elaborar diagnóstico sobre a evolução da estrutura industrial brasileira, identificar tendências e divulgar, periodicamente, indicadores que traduzam a estrutura industrial em um dado momento.

Gerência Executiva de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo – RT Para 2010 continuará a desenvolver o projeto Modernização Sindical, que tem por objetivo principal preparar os sindicatos patronais da Indústria a desenvolver ações para ampliação do associativismo, melhorando a sustentabilidade e a representatividade, haja vista que o número relativamente reduzido de empresas associadas aos sindicatos industriais enfraquece a representatividade do sistema confederativo industrial.

Pretende ainda gerenciar e definir posicionamentos em questões referentes às Relações de Trabalho; Saúde e Segurança no Trabalho, Inteligência Sindical e Responsabilidade Social Empresarial, contribuindo para a competitividade da indústria.

Contribuindo com o objetivo do Mapa da Indústria – Adequar a Legislação Trabalhista às Exigências da Competitividade, conjugado com o objetivo do Mapa da CNI – Promover a Defesa de Interesses da Indústria, continuará o projeto Economia do Trabalho – Conteúdo e Comunicação, que tem como objetivo principal construir estratégias, ferramentas e produtos voltados à comunicação da visão da indústria sobre as relações de trabalho, e seu impacto na competitividade.

(11)

Confederação Nacional da Indústria

11

Gerência Executiva de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento – PAD

Contribuindo com o objetivo do Mapa da Indústria – Promover a Redução e Desburocratização do Estado e com objetivo do Mapa da CNI – Alavancar Parcerias Estratégicas, continuará o projeto Desburocratização, que tem como objetivo fortalecer a ambiente de diálogo com os três poderes, tendo em vista a continua apresentação de propostas para redução da burocracia.

Está propondo, juntamente com o SEBRAE, dar continuidade às ações do PROCOMPI, que tem como objetivo estimular a competitividade das micro e pequenas indústrias (com menos de 99 empregados). Além deste, propõe também o projeto BID-FOMIN Desenvolvimento Territorial que visa contribuir para a melhoria da competitividade e a inserção internacional das pequenas empresas a partir de uma gestão público-privada, por meio de um modelo de ação integrada com as entidades do Sistema Indústria, junto aos atores regionais, empresariais e institucionais, públicos e privados.

Irá promover o Prêmio CNI de Economia, que tem como objetivo principal estimular a pesquisa econômica de alta qualidade sobre a indústria e temas relevantes para o crescimento da indústria brasileira. Propõe ainda o desenvolvimento do projeto de Micro e Pequena Empresa que visa realizar estudos e desenvolver projetos voltados à defesa dos interesses e prestação de serviços e informações para as micro e pequenas empresas (MPEs).

Gerência Executiva de Defesa de Interesses – GDI

Tendo em vista que a CNI, como entidade de representação dos interesses do setor industrial, deve atuar de forma pró-ativa no processo de formulação das políticas públicas desenvolvidas no âmbito do Poder Executivo, a GDI continuará a priorizar, em conjunto com os gerentes executivos das unidades temáticas, as instâncias de representação, nas quais a CNI pretende atuar de forma pró-ativa em defesa dos interesses industriais.

Propõe ainda aprimorar a atuação do representante do Sistema CNI / Federações mediante capacitação em competências relacionadas à atividade de representação (negociações, lobby, políticas públicas, gestão governamental, entre outras), por meio do projeto Gestão do Sistema de Representantes da CNI.

As ações propostas pelas unidades serão monitoradas por meio do acompanhamento do alcance das metas, sejam elas de resultado ou de esforço, tendo em vista que muitas das ações da CNI são referentes à defesa de interesses.

(12)

12

Gerência Executiva de Representação Institucional – GERINT

Para 2010 foi criada a Gerência Executiva de Representação Institucional, com o objetivo de apoiar operacionalmente as ações e projetos da CNI em São Paulo, fortalecendo as redes empresariais, a articulação institucional e a repercussão junto aos veículos de comunicação, e também, apoiar operacionalmente o Fórum Nacional da Indústria e a relação com as instituições que a integram.

(13)

Confederação Nacional da Indústria

13

2. Direcionamentos Estratégicos

Os referenciais estratégicos elaborados para as entidades que compõem o Sistema Indústria (CNI, SESI, IEL e SENAI) para o horizonte de 2006-2010 apresentam orientações estratégicas que passam a nortear a estratégia e o modelo de governança de cada entidade, a saber:

Quadro I – Orientações Estratégicas para o Sistema Indústria











Transparência Foco de Atuação eno Cliente Atuação Sistêmicacom Alto Desempenho Representatividade

do Setor Industrial SustentabilidadeFinanceira

Maximizar resultados por meio do uso eficaz dos recursos e fortalecer a comunicação e a atuação articulada entre as entidades do Sistema Indústria Preservar as receitas e ampliar fontes alternativas de financiamento Focar as linhas de atuação para atender as necessidades atuais e futuras da indústria Assegurar clareza na divulgação de objetivos, medição e comunicação de resultados Ser a voz da indústria na promoção de um ambiente favorável aos negócios

Nesse sentido, as propostas de Missão e Visão da CNI são:

Missão da CNI: Defender e representar a Indústria na promoção de um ambiente favorável aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

Visão 2010 da CNI: Consolidar-se como a organização empresarial líder na promoção do crescimento e da competitividade da Indústria Brasileira, atuando como agente fundamental para o desenvolvimento do Brasil.

A partir desses referenciais, foram identificados objetivos e diretrizes estratégicas para a CNI, tendo-se consubstanciado seus dados no Mapa Estratégico.

O Mapa Estratégico apresenta os grandes desafios para os próximos anos, cujo objetivo maior é o de ser a voz da indústria, por meio do fortalecimento do atendimento às indústrias, da consolidação da liderança na representação do setor industrial e da busca pela sustentabilidade financeira. Para tanto, a CNI estabelece como principais diferenciais competitivos ampliar a oferta de produtos e serviços de apoio às empresas industriais, contribuir para ampliação da representatividade dos sindicatos patronais, além de promover a defesa dos interesses da indústria. Esses pilares estão sustentados por objetivos de articulação e atuação sistêmica, de foco no cliente, de transparência e de excelência operacional.

De modo a garantir o sucesso dessa estratégia, o desafio na perspectiva de pessoas e tecnologia está em desenvolver uma cultura orientada para o alto desempenho, a partir de objetivos de promoção do desenvolvimento das competências; da valorização das pessoas com foco em resultados e no alcance de metas; da atração e retenção de talentos; e de adequação da infra-estrutura dos sistemas de informação e de comunicação. O resultado esperado é o de monitorar e avaliar o desempenho estratégico por meio de objetivos, indicadores e metas, além de garantir o alinhamento com o plano de ação.

(14)

14

(15)

Confederação Nacional da Indústria

15

3. Plano de Ação Gerencial

3.1.

Implementação da Estratégia para 2010

Para 2010, a CNI propõe como prioridades estratégicas os objetivos voltados à consolidação uma visão estratégica da indústria e aperfeiçoar o sistema de representação empresarial. Destaca-se ainda os objetivos estratégicos, de participar ativamente na formulação de políticas públicas e promover o uso racional dos recursos naturais.

Com relação ao Mapa Estratégico da Indústria, a CNI propõe dar continuidade aos programas já iniciados e identificar novas ações a serem desenvolvidas, principalmente no tocante aos objetivos de consolidação de uma visão estratégica da indústria e aperfeiçoamento do sistema de representação empresarial, participar ativamente na formulação de políticas públicas e de aumentar a produtividade e a qualidade da indústriao da participação do Brasil no comércio global.

A seguir é apresentado um resumo das principais ações (projetos e processos), organizadas por objetivos estratégicos do Mapa da CNI e do Mapa da Indústria.

Quadro III – Resumo dos objetivos – Mapa da CNI

Objetivo Estratégico - CNI Processo Projeto Total

Adequar a infra-estrutura dos sistemas de informação e comunicação 1 1

Adequar a Legislação Trabalhista às Exigências da Competitividade 11 17 28

Alavancar Parcerias Estratégicas 0

Ampliar a Oferta de Produtos e Serviços de Apoio às Empresas Industriais 7 14 21

Aprimorar mecanismos de participação de entidades estaduais e setoriais 4 8 12

Assegurar clareza na comunicação de objetivos e de resultados 3 4 7

Buscar a Sustentabilidade Financeira 2 7 9

Consolidar a Liderança na Representação do Setor Industrial 17 15 32

Contribuir para a Ampliação da Representatividade dos Sindicatos Patronais 1 3 4

Fortalecer a comunicação e atuação articulada entre as entidades do Sistema Indústria 9 8 17

Fortalecer o Atendimento às Indústrias 10 14 24

Mapear as Necessidades da Indústria 8 11 19

Maximizar Resultados por Meio de Uso Eficaz dos Recursos 3 4 7

Promover a Defesa de Interesses da Indústria 13 18 31

Promover a Valorização das pessoas com Foco no Resultado 1 1 2

Promover o Desenvolvimento das Competências 3 3 6

(16)

16

Quadro IV – Resumo dos objetivos – Mapa da Indústria

Objetivo Estratégico – Mapa da Indústria Processo Projeto Total

Adequar a Legislação e Competências das Instituições de Regulação do Meio Ambiente 2 - 2 Adequar a Legislação Trabalhista às Exigências da Competitividade 3 1 4 Adequar a infra-estrutura tecnológica dos sistemas de informação e de comunicação 2 2 Assegurar disponibilidade de Infra-Estrutura de Saneamento Básico - 1 1 Assegurar clareza na divulgação de objetivos, medição e comunicação de resultados 2 2 Aumentar a Participação do Brasil no Comércio Global 1 3 4 Aumentar a Produtividade e a Qualidade na Indústria 1 6 7 Consolidar uma Visão Estratégica da Indústria e Aperfeiçoar o Sistema de Representação Empresarial 10 12 22 Deselvolver a Cultura Exportadora das PMEs e a Capacitação das Empresas para Exportação 2 5 7 Desenvolver a Imagem e a Marca dos Produtos Brasileiros no Exterior 3 3 6 Desenvolver Cultura e Responsabilidade Social da Indústria 1 - 1 Desenvolver Infra-Estrutura Tecnológica - 1 1 Desenvolver um Novo Padrão de Financiamento para o Setor Produtivo a Custos Internacionalmente

Competitivos - 2 2

Estimular a Atividade de Inovação nas Empresas 2 3 5 Fomentar o Desenvolvimento da Micro, Pequena e Média Indústria 1 6 7 Fomentar o Mercado de Capitais - 1 1 Fortalecer a comunicação e a atuação articulada entre entidades do Sistema Indústria - 1 1 Fortalecer e atendimento às indústrias 1 1 Garantir a Segurança jurídica e a Eficiência do Judiciário 1 - 1 Garantir Disponibilidade de Energia a Preços Competitivos - 2 2 Garantir eficiência logística que sustente o crescimento da Indústria Brasileira - 2 2 Garantir Marcos Regulatórios Estáveis e Sistemas Regulatórios bem Definidos 1 1 2 Identificar as necessidades atuais e futuras da Indústria 1 1 Maximizar resultados por meio do uso eficaz dos recursos 1 1 Melhorar a Articulação Governo-Setor Privado para Maior Eficiência nas Negociações Comerciais e Inter 2 2 4 Participar Ativamente na formulação de Políticas Públicas 5 8 13 Produtos e Serviços de Maior Valor Agregado 1 2 3 Promover a Cultura Empreendedora e Difundir Valores de Livre Iniciativa e Ética Empresarial 1 - 1 Promover a Gestão Ambiental na Indústria 3 2 5 Promover a Redução e Desburocratização do Estado, Garantindo a sua Transparência e Eficiência na Utilização

de Recursos Públicos - 1 1 Promover o uso Racional dos Recursos Naturais 3 3 6 Promover a atração e retenção de talentos 1 1 Promover a valorização das pessoas com foco em resultados e no alcance de metas 1 1 Promover e desenvolvimento das competências 1 1 Reduzir a Carga, Simplificando e Aperfeiçoando o Sistema Tributário 1 3 4

(17)

Confederação Nacional da Indústria

17

4. Análise Gerencial

4.1. Composição e Comparativo das Receitas e das Despesas por Categoria

Econômica

Os valores deste plano de ação foram fixados com base, principalmente, na análise do comportamento das receitas e das despesas, observadas ao longo do período compreendido entre janeiro e outubro de 2009, e na inclusão de novos projetos e processos necessários para o alcance dos objetivos e metas da CNI para 2010.

Esta proposta estima a Receita e fixa a Despesa em R$ 177.339.099 (cento e setenta e sete milhões, trezentos e trinta e nove mil e noventa e nove reais), acusando incremento de 12,6% sobre os valores do Orçamento Reformulado de 2009, R$ 157.488.301 (cento e cinqüenta e sete milhões, quatrocentos e oitenta e oito mil e trezentos e um reais), aprovado na Reunião do Conselho de Representantes em julho de 2009.

No tocante ao orçamento gerencial, este documento contém diversos pontos que necessitam de esclarecimentos.

4.1.1. Receitas

Tabela I – Composição das Receitas

Em R$ 1,00 Orçado 2010 Reformulado 2009 Variação Absoluta Variação % Participação em 2010 Receitas de Contribuições 153.309.704 139.957.135 13.352.569 9,5% 86,5% Patrimoniais 1.596.000 1.826.338 (230.338) -12,6% 0,9% Convênios 19.732.872 13.903.298 5.829.574 41,9% 11,1% Outras Receitas Correntes 2.700.523 1.801.530 898.992 49,9% 1,5%

Total 177.339.099 157.488.301 19.850.798 12,6% 100,0%

Fonte: Supog / Sistema Zeus

RECEITAS

Recursos

O incremento de 12,6% justifica-se:

Receitas de Contribuição – O aumento de 9,5,% é reflexo, principalmente, das contribuições regulamentares de SESI e SENAI (Fonte: ACARC);

Receitas Patrimoniais – As receitas patrimoniais contemplam as receitas de aplicação financeira. Desta forma, a redução de 12,6% foi influenciada pela queda esperada na taxa Selic para 2010. A taxa utilizada para o Plano de Ação e Orçamento 2010 é de 8,90% a.a sendo que a taxa aplicada na Reformulação de 2009 foi de 10% a.a

Receitas de Convênios – O incremento de 41,9% explica-se, principalmente, pela parceria feita com a União Européia, no âmbito do Programa Al Invest – R$ 1.826.506 que tem como objetivo contribuir para internacionalização de PME’s

(18)

18

brasileiras através do desenvolvimento de atividades de capacitação empresarial, promoção comercial, adequação de produtos e processos, bem como fortalecimento da imagem/marca de produtos brasileiros no exterior. Destaca-se ainda a parceria feita com o SEBRAE, no âmbito do projeto PROCOMPI – R$ 4.145.746 que tem o objetivo de estimular a competitividade das micro e pequenas empresas por meio de ações coletivas implementadas nas indústrias participantes.

Outras Receitas – Contempla as receitas com descontos obtidos, recuperação de despesas, alienação de bens, patrocínios e venda de serviços. O aumento de 49,9% ou R$ 898.992 é reflexo, principalmente, das receitas de patrocínios para o projeto de Modernização Sindical – R$ 800.000. Receitas de Contribuição 86% Patrimoniais 1% Convênios 11% Outras Receitas 2%

(19)

Confederação Nacional da Indústria

19

4.1.2. Despesas

Tabela II – Composição das Despesas

Em R$ 1,00 R$ % Pessoal e Encargos 47.400.981 41.848.092 5.552.889 13% 27% Serviços de Terceiros 36.050.948 31.821.825 4.229.123 13% 20% Transferências às Entidades 21.560.251 23.112.162 (1.551.911) -7% 12% Convênios 19.732.872 14.247.666 5.485.206 38% 11% Contribuição IEL/Federações 15.817.097 14.334.446 1.482.652 10% 9% Nova Sede 8.003.289 5.354.078 2.649.211 49% 5% Transportes e Viagens 7.972.146 7.113.323 858.823 12% 4% Modernização Sindical 7.159.996 5.092.936 2.067.060 41% 4% Ocupações e Utilidades 3.544.846 4.897.980 (1.353.135) -28% 2%

V Encontro Nacional da Indústria - ENAI 3.000.000 2.236.896 763.104 34% 2%

Escritório CNI São Paulo 2.090.545 1.351.000 739.545 55% 1%

4º Congresso de Inovação 2.000.000 1.667.014 332.986 20% 1%

Materiais 1.744.547 1.166.333 578.214 50% 1%

Impostos Taxas e Contribuições 514.953 638.400 (123.446) -19% 0%

Investimentos 349.460 2.271.783 (1.922.323) -85% 0%

Despesas Diversas 335.187 278.406 56.782 20% 0%

Despesas Financeiras 61.979 55.961 6.018 11% 0%

Total Geral 177.339.099 157.488.301 19.850.798 13% 100%

Fonte: SUPOG/Sistema Zeus

Variação Participação em 2010 Natureza Orçado 2010 Reformulado 2009

Com relação às variações das despesas, que constam na tabela II, temos a esclarecer:

Pessoal e Encargos – A variação em Pessoal e Encargos deve-se principalmente: a previsão de 4,6% para o dissídio coletivo; aumentos salariais decorrentes de promoções e /ou progressões, em função da avaliação de desempenho; reajuste no Plano da Amil (7,5%), novas previsões de seguro de vida (R$ 40 por colaborador) e Plano Odontológico (R$ 18,35 por colaborador). Destaca-se, também, a transferência das contas contábeis de Bolsas e Estágios e Mão de Obra temporária para este grupo, em razão da mudança do Plano de Contas para 2010.

Serviços de Terceiros – A variação apresentada refere-se ao aumento de despesas com consultorias referentes aos Projetos de Governança Corporativa, ERP – CNI e Planejamento Estratégico, além da criação de novos projetos, tais como: Comércio e Mudança Climática; Inteligência Sindical; Núcleos de Eficiência Energética; Pré-Sal; Indústria e a Matriz Energética Nacional; Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente - CIBMA, entre outros.

Transferências às Entidades – A redução nos valores propostos para 2010 ocorreu pela necessidade de um direcionamento de recursos para a construção da nova sede.

Contribuição IEL / Federações – O aumento do valor para 2010 é conseqüência do aumento da Receita de Contribuição advinda do SESI e SENAI.

(20)

20

Convênios – O aumento das despesas com convênios é decorrente, principalmente, da parceria feita com o SEBRAE, no âmbito do projeto PROCOMPI, para estimular a competitividade das micro e pequenas empresas por meio de ações coletivas implementadas nas indústrias e da parceria com a União Européia, no âmbito do Programa Al Invest, que tem como objetivo contribuir para internacionalização de PME’s brasileiras através do desenvolvimento de atividades de capacitação empresarial, promoção comercial, adequação de produtos e processos, bem como fortalecimento da imagem/marca de produtos brasileiros no exterior.

Construção da Nova Sede – Aporte de recursos para a construção da nova sede, baseado no cronograma físico-financeiro da obra.

Transportes e Viagens – A variação deve-se, principalmente, a criação de novos projetos, tais como: Comércio e Mudança Climática; Inteligência Sindical; Comunicação Sistêmica; Redes de Núcleos de Inovação – MEI; Núcleos de Eficiência Energética; Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente - CIBMA, entre outros.

Modernização Sindical – A variação deve-se, principalmente, às ações de divulgação e desenvolvimento de software do Programa de Desenvolvimento Associativo.

Ocupações e Utilidades – A redução decorre, principalmente, da desativação da CNI/RJ e da entrega das salas do 12º andar do Edifício da CNC, que estão alugadas em 2009, mas que não foram previstas para 2010 em função da transferência para o Edifício Roberto Simonsen

V Encontro Nacional da Indústria – ENAI – A variação deve-se, principalmente ao aumento do numero de participantes para 2010, prevista em 50%.

Escritório CNI São Paulo – As despesas para 2010 abrangem um período de 12 meses. Em 2009 correspondiam a 7 meses.

4º Congresso de Inovação – A variação deve-se, principalmente, às ações de divulgação do evento e as despesas com a organização e realização do congresso.

Materiais / Material de Distribuição Gratuita – A variação deve-se, principalmente, a criação de novos projetos, tais como: Documento do Novo Governo; Pré-Sal; Participação no Setor Privado de Saneamento; Matriz Energética Nacional, Ano Internacional da Biodiversidade; Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente - CIBMA, entre outros.

(21)

Confederação Nacional da Indústria

21

Impostos, Taxas e Contribuições – Redução devido à desativação da CNI/RJ e da entrega das salas do 12º andar do Edifício da CNC, que estão alugadas em 2009, mas que não foram previstas para 2010 em função da transferência para o Edifício Roberto Simonsen. Portanto, houve redução dos valores com IPTU e outros impostos para 2010.

Investimentos – A redução deve-se, principalmente, as obras decorrentes da transferência da CNI, instalada no prédio da CNC, para o Edifício Roberto Simonsen em 2009.

Despesas Diversas – Aumento referente às despesas cartoriais e custas processuais.

Pessoal e Encargos 27% Serviços de Terceiros 20% Transferências às Entidades 12% Convênios 11% Contribuição IEL/Federações 9% Nova Sede 5% Transportes e Viagens 4% Modernização Sindical 4% Ocupações e Utilidades 2% V Encontro Nacional da Indústria - ENAI 2%

Escritório CNI São Paulo 1% 4º Congresso de Inovação

1% Materiais 1%

Impostos Taxas e Contribuições 0% Investimentos 0% Despesas Diversas 0% Despesas Financeiras 0%

(22)

22

4.2.

Orçamento por Linha de Atuação

A análise das informações, pela ótica de linhas de atuação, demonstra que 67% dos recursos previstos serão alocados nas áreas de Negócios.

Tabela III – Despesas por Linhas de Atuação

Em R$ 1,00 R$ % Negócio 119.130.988 103.033.511 16.097.477 16% 67% Gestão 37.724.760 33.938.743 3.786.017 11% 21% Apoio 20.483.350 20.516.047 (32.696) 0% 12% Total Geral 177.339.099 157.488.301 19.850.798 13% 100% Fonte: SUPOG/Sistema Zeus

Participação em 2010 Linha de Atuação Orçado2010 Reformulado2009 Variação

Negócio 67% Gestão 21% Apoio 12%

Com isso, a Diretoria da Confederação Nacional da Indústria – CNI, esperando haver demonstrado com clareza as informações necessárias ao correto entendimento desta Proposta, coloca-se à disposição dos Senhores Conselheiros para os esclarecimentos que se façam necessários.

(23)

Confederação Nacional da Indústria

23

5. Plano de Ação e Orçamento 2010

5.1.

Conselho de Representantes

01.00.01

Órgão de governança corporativa. Detém o poder máximo da Confederação Nacional da Indústria. Tem como objetivo principal traçar a política geral e as diretrizes estratégicas da CNI e aprovar ações deliberativas regimentais.

Código Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

1.01.01.01.01.02 Gestão e Adm. - Conselho de Representantes Processo 95.950

Total 95.950

5.2.

Conselho Fiscal

01.00.02

Órgão de governança institucional, o Conselho Fiscal tem como objetivo principal examinar e acompanhar o movimento econômico-financeiro da Confederação Nacional da Indústria.

Código Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

1.01.01.01.01.03 Gestão e Adm. - Conselho Fiscal Processo 97.680

Total 97.680

5.3.

Presidência

01.01.01

Presidir executivamente os serviços da CNI, organizando e executando direta ou indiretamente as atividades inerentes aos objetivos institucionais.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /

Projeto Orçado 2010

1.01.02.01.01.02 Gabinete da Presidência Processo 8.289.107

1.01.02.01.01.03 Projeto IBOPE 2010 Processo 924.000

1.01.02.01.01.04 Acordo CNI/CBIC Processo 1.800.000

1.01.02.01.01.06 Ação Empresarial IBS Processo 252.012

1.01.02.01.01.07 Sistema Zeus Regional - CNI Processo 697.122

1.01.02.01.01.14 Nova Sede Projeto 8.003.289

1.01.02.01.02.02 Ações de ETD - Presidência Processo 73.138

2.01.01.01.01.02 Repasse IEL / Federações Processo 15.817.097

2.01.01.01.02.01 Auxílios Institucionais Financeiros Processo 18.000.000

2.01.01.01.03.02 Administração Corporativa CNI Processo 3.489.800

(24)

24

5.4.

1ª Vice-Presidência

01.01.02

Incumbe ao Vice-Presidente, além das hipóteses de sucessão e substituição previstas nos estatutos da instituição, exercer, no âmbito da Diretoria, os encargos que, por esta ou pelo Presidente, lhe forem atribuídos.

Código Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

1.01.02.01.01.08 Gestão e Adm. - 1ª Vice Presidência Processo 419.493

Total 419.493

5.5.

Superintendência Corporativa

01.01.04

Apoiar a Presidência no desempenho de suas funções e coordenar a articulação das ações da CNI e demais entidades.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

1.01.02.01.01.09 Gestão e Adm. - SUCORP 2010 Processo 1.327.771

2.01.01.01.03.03 Receitas Regulamentares CNI Processo 40.898

Total 1.368.670

5.6.

Diretor Financeiro

01.01.05

Compartilhar com o Presidente a gestão econômico-financeira propondo, quando for o caso, instrumentos para o seu aperfeiçoamento, buscar a atualização e o crescimento de receitas e fundos, propor o aperfeiçoamento do plano de contas, acompanhar os balancetes mensais, fluxos de caixa e o relatório anual das atividades econômico-financeiras, os relatórios de acompanhamento do orçamento anual, além de executar as demais atribuições previstas no estatuto da instituição.

Código Centros de Responsabilidade Processo /

Projeto Orçado 2010

1.01.01.01.01.04 Gestão e Adm. - Diretor Financeiro Processo 136.900

Total 136.900

5.7.

Diretor Secretário

01.01.06

Assessoramento e apoio logístico à Diretoria, ao Conselho de Representantes e à Comissão de Ordem do Mérito Industrial no que tange a: Cadastro Sindical da Indústria; Processo Eleitoral da CNI e Federações filiadas; Tabela de Contribuição Sindical com atendimento ao público; Enquadramento Sindical; Transferência e Reassunção de Poderes; Manutenção da Mémoria Institucional; Reuniões Ordinárias e Extraordinárias com transmissão em tempo hábil das decisões para atuação interna e externa.

(25)

Confederação Nacional da Indústria

25

Código Centros de Responsabilidade Processo /

Projeto Orçado 2010

1.01.01.01.01.05 Gestão e Adm. - Diretor Secretário Processo 62.803

Total 62.803

5.8.

Outros Diretores

01.01.07

Código Centros de Responsabilidade Processo /

Projeto Orçado 2010

1.01.01.01.01.06 Gestão e Adm. - Outros Diretores Processo 1.196.870

Total 1.196.870

5.9.

Conselhos Temáticos

01.01.03

Assessorar as decisões de seus órgãos institucionais. São compostos por líderes empresariais, representantes de Federações e Associações Setoriais da Indústria.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.06.01.02.01 Conselho de Infra-Estrutura Processo 236.165

3.01.06.01.02.02 Conselho de Integração Internacional Processo 97.950

3.01.06.01.02.03 Conselho de Integração Nacional Processo 106.868

3.01.06.01.02.04 Conselho de Pol. Ind. Desenv. Tecnológico Processo 109.980

3.01.06.01.02.05 Conselho de Meio Ambiente Processo 215.580

3.01.06.01.02.06 Conselho de Política Econômica Processo 88.320

3.01.06.01.02.07 Conselho de Assuntos Legislativos Processo 213.615

3.01.06.01.02.08 Conselho de Rel. Trabalho e Desenv. Social Processo 108.360

3.01.06.01.02.09 Conselho de Pequenas e Médias Empresas Processo 114.264

3.01.06.01.02.10 Conselho de Responsabilidade Social Processo 108.360

3.01.06.01.02.11 Conselho de Educação Processo 74.060

(26)

26

5.10. Diretoria Executiva

01.03.01

Gerir tecnicamente os negócios da CNI e coordenar as ações e atividades das unidades de negócio.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /

Projeto Orçado 2010

1.01.02.01.01.10 Gestão e Adm. - DIREX 2010 Processo 1.723.939

1.01.02.01.02.03 Ações de ETD - DIREX 2010 Processo 212.916

3.01.06.01.02.12 Fórum dos Executivos CNI 2010 Processo 134.938

3.01.06.01.02.13 Mapa Estrat. da Indústria 2010 Processo 260.750

3.01.06.01.02.14 V Encontro Nacional da Indústria Projeto 3.000.000

3.01.06.01.03.01 Ações Estratégicas CNI 2010 Projeto 1.165.280

3.90.04.01.01.02 Ferramenta Gestão Projetos 2010 Processo 52.720

3.90.04.01.01.27 Documento do Novo Governo 2010 Projeto 190.000

1.01.02.01.01.13 Novos Produtos e Serviços 2010 Processo 360.000

4.01.01.02.01.19 Programa Pró-Brasília * Processo 0

Total 7.100.543

* CR criado após fechamento do Plano de Ação

5.11. Diretoria de Operações

01.03.02

Apoiar a Diretoria Executiva na coordenação das ações e atividades das unidades de negócio com foco na operação dos Conselhos Temáticos e das representações institucionais, no desenvolvimento e execução de projetos estratégicos e no monitoramento das atividades da unidade de planejamento.

Código Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

1.01.02.01.01.11 Gestão e Adm. - DIOP Processo 1.322.842

Total 1.322.842

5.12. Diretoria de Relações Institucionais

01.03.13

Apoiar a Diretoria Executiva na coordenação das ações de defesa de interesses, acompanhando a sua execução com vistas a garantir a qualidade dos seus resultados.

Código Centro de Responsabilidade Processo /

Projeto Orçado 2010

1.01.02.01.01.12 Gestão e Adm. - DRI Processo 667.032

(27)

Confederação Nacional da Indústria

27

5.13. Gerência Executiva de Representação Institucional 01.03.14.01

Apoiar operacionalmente as ações e projetos da CNI em São Paulo, fortalecendo as redes empresariais, a articulação institucional e a repercussão junto aos veículos de comunicação, e também, apoiar operacionalmente o Fórum Nacional da Indústria e a relação com as instituições que a integram.

Código Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

1.01.02.01.01.22 Gestão e Administração - GERINT Processo 2.090.545

Total 2.090.545

5.14. Gerência Executiva de Assuntos Legislativos

01.03.04.01

Coordenar os processos e projetos de representação e serviços envolvendo assuntos legislativos.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.01.01.01.01 Agenda Legislativa da Indústria 2010 Projeto 505.220

3.01.01.01.01.02 REDIndústria 2010 Processo 57.700

3.01.01.02.01.01 Gestão e Adm. - COAL 2010 Processo 5.106.792

3.01.01.01.01.03 Articulação Direta com o Parlamento 2010 Processo 35.900

3.01.01.02.01.02 Monitoramento Legislati. nas Federações 2010 Processo 151.571

3.01.01.02.01.03 Aprimoramento do Legisdata 2010 Projeto 439.680

3.01.01.01.01.04 Mapeamento Eleições - perfil parlam. eleito Projeto 9.600

3.01.01.02.02.01 Ações de ETD - COAL 2010 Processo 206.182

Total 6.512.645

5.15. Competitividade Industrial

Coordenar os processos e projetos de representação e serviços nos temas relacionados à competitividade industrial (infra-estrutura, meio-ambiente, tecnologia, qualidade e produtividade e pequenas e médias empresas).

5.15.1. Gerência Executiva de Competitividade Industrial 01.03.05.01

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /

Projeto Orçado 2010

3.01.02.01.01.10 Prêmio CNI 2010 Projeto 853.000

3.01.02.01.01.12 A Indústria e a Mudança Climática 2010 Projeto 548.000

3.01.02.02.01.01 Defesa de Interesses - COMPI - GE 2010 Processo 810.131

3.01.02.02.02.01 Ações de ETD - COMPI - GE 2010 Processo 24.648

(28)

28

5.15.2. Gerência de Meio Ambiente

01.03.05.02

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.02.01.02.01 Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos 2010 Processo 100.000

3.01.02.01.02.02 Rede CNI de Produção Mais Limpa 2010 Processo 71.670

3.01.02.01.02.04 Fort. da Rede de Meio Ambiente 2010 Processo 464.244

3.01.02.01.02.05 Mercado de Carbono 2010 Processo 308.460

3.01.02.01.02.06 2ª CIBMA 2010 Projeto 483.870

3.01.02.01.02.07 Ano Internacional da Biodiversidade 2010 Projeto 100.720

3.01.02.02.01.02 Defesa de Interesses - COMPI - MEIO 2010 Processo 1.395.772

3.01.02.02.02.02 Ações de ETD - COMPI -MEIO 2010 Processo 97.073

Total 3.021.809

5.15.3. Gerência de Infra-Estrutura

01.03.05.03

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.02.01.03.02 Evol. Regul. e Inst. Setor de Transp. de Cargas Projeto 73.770

3.01.02.01.03.03 Lev. e Aval. de Progr.Eficiência Energética 2010 Projeto 551.450

3.01.02.01.03.07 Pré-Sal 2010 Projeto 121.820

3.01.02.01.03.09 Hidrov. Brasil: a Visão dos Usuár. e Potenciais Projeto 63.154

3.01.02.01.03.11 Particip. Privada no Setor de Saneamento Projeto 47.000

3.01.02.01.03.12 Indústria e Matriz Energ. Nacional 2010 Projeto 129.750

3.01.02.01.03.13 Tarifas de Energia e Competitividade 2010 Projeto 91.250

3.01.02.01.03.14 Planejamento no Setor de Transporte 2010 Projeto 54.180

3.01.02.01.03.15 Etiquetagem de Transformadores Dist. 2010 - Fase 02 Projeto 413.000

3.01.02.01.03.16 Núcleos de Eficiência Energética 2010 Projeto 268.750

3.01.02.02.01.03 Defesa de Interesses - COMPI - INFRA 2010 Processo 1.467.596

3.01.02.02.02.03 Ações de ETD - COMPI - INFRA 2010 Processo 124.022

Total 3.405.742

5.15.4. Gerência de Estudos e Política Industrial

01.03.05.04

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.02.01.01.03 4º Congresso Brasileiro de Inovação Projeto 2.000.000

3.01.02.01.01.07 Rede de Núcleos de Inovação - MEI 2010 Projeto 1.102.920

3.01.02.01.01.09 Acomp. da Política de Desenvolv. Produtivo PDP Projeto 66.620

3.01.02.01.01.13 SRI - Sistemas Regionais de Inovação ANO 1 Projeto 755.000

3.01.02.01.01.14 Estudos de Política Industrial 2010 Projeto 81.900

3.01.02.02.01.04 Defesa de Interesses - COMPI - GEPI 2010 Processo 1.234.954

3.01.02.02.02.04 Ações de ETD - COMPI GEPI 2010 Processo 36.808

(29)

Confederação Nacional da Indústria

29

5.16. Gerência Executiva de Comércio Exterior

01.03.06.01

Coordenar os projetos e processos de representação e serviços em política de comércio exterior e promoção comercial.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.03.01.01.01 Ações de Promoção e Negócios 2010 Processo 383.970

3.01.03.01.01.02 Conselhos Empresariais 2010 Processo 276.776

3.01.03.01.01.03 Catálogo de Exportadores Brasileiros 2010 Processo 587.878

3.01.03.01.01.04 Rede CIN 2010 Processo 246.000

3.01.03.01.01.08 Certificação de Origem Digital 2010, Projeto 659.580

3.01.03.01.01.10 Programa AL INVEST IV - Execução Nacional Projeto 3.768.231

3.01.03.01.01.11 Programa AL INVEST IV - Mercosul, Chile e Venezuela Projeto 5.830.000

3.01.03.01.01.13 Convênio APEX - Unid. de Atend. APEX Projeto 459.421

3.01.03.01.01.14 Programa AL INVEST - Gerenciamento de Programa Projeto 434.970

3.01.03.03.01.01 Gestão e Administração - COMEX 2010 Processo 1.577.420

3.01.03.03.02.01 Ações de ETD - COMEX 2010 Processo 39.650

Total 14.263.895

5.17. Gerência Executiva de Negociações Internacionais

01.03.07.01

Coordenar os processos e projetos de representação e serviços nas áreas relacionadas às negociações internacionais (acordos de comércio, investimentos e integração econômica).

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.03.02.01.07 Forum Transnacionais Brasileiras 2010 Processo 246.440

3.01.03.02.01.10 Negociação Brasil - México Projeto 72.734

3.01.03.02.01.11 Comércio e Mudanças Climáticas 2010 Projeto 99.176

3.01.03.03.01.02 Gestão e Administração - NEGINT 2010 Processo 2.478.780

3.01.03.03.02.02 Ações de ETD - NEGINT 2010 Processo 48.459

(30)

30

5.18. Gerência Executiva de Política Econômica

01.03.08.01

Coordenar os processos e projetos de análise e formulação de propostas de política econômica, de geração e disseminação de informação e de desenvolvimento de análise econômica.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /

Projeto Orçado 2010

3.01.04.02.01.03 Gestão e Administração - PEC 2010 Processo 1.443.827

3.01.04.01.01.07 Carga Tributária na Indústria 2010 Projeto 285.280

3.01.04.01.01.08 Estrutura de Financiamento da Indústria 2010 Projeto 169.800

3.01.04.01.01.09 Estrutura e Tendência na Indústria Brasileira 2010 Projeto 185.500

3.01.04.01.01.10 Monitoramento Setorial da Conjuntura Industrial Projeto 272.450

3.01.04.01.01.11 Aperfeiçoamento do Sistema Tributário 2010 Projeto 226.400

3.01.04.02.01.02 Acomp. da Economia a Anál. Macroeconômica Processo 211.148

3.01.04.02.01.01 Assessoramento e Ações de Inf. PEC 2010 Processo 56.220

3.01.04.02.02.01 Ações de ETD - PEC 2010 Processo 91.233

Total 2.941.859

5.19. Gerência Executiva Relações Trab. e Desenv. Associativo

01.03.09.01

Coordenar os processos e projetos de representação, formulação de políticas e serviços envolvendo assuntos nas áreas de relações de trabalho e desenvolvimento associativo.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.05.01.01.02 Defesa de Interesses e Difusão em SER 2010 Processo 195.180

3.01.05.01.01.01 Defesa de Interesses e Redes RT 2010 Processo 762.850

3.01.05.01.01.03 Defesa de Interesses e Difusão em SST 2010 Processo 468.860

3.01.06.01.03.03 ET - Conteúdo e Comunicação 2010 Projeto 415.800

3.01.05.03.01.01 Gestão e Administração RT 2010 Processo 2.455.556

3.01.05.02.01.03 Inteligência Sindical Projeto 89.056

3.01.05.02.01.04 MSC - Comunicação Sistêmico de Comunicação Projeto 382.200

3.01.05.02.01.01 Modernização Sindical - PDA 2010 Processo 7.159.996

3.01.05.03.02.01 Ações de ETD - RT 2010 Processo 91.830

(31)

Confederação Nacional da Indústria

31

5.20. Gerência Executiva de Pesq. Aval. Desenv.

01.03.10.01

Gerir e disponibilizar conhecimento para os processos e projetos das unidades das áreas de negócio e apoiar os processos de avaliação e desenvolvimento dos seus recursos humanos.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.90.02.01.01.08 BID-FOMIN Desenvolvimento Territorial - Ano 2 Projeto 962.522

3.01.02.01.01.05 PROCOMPI - Convênio CNI/SEBRAE 2010 Projeto 7.827.300

3.90.04.01.01.01 Gestão e Administração - PAD 2010 Processo 1.300.252

3.90.04.02.01.02 Ações de ETD - PAD 2010 Processo 45.600

3.90.01.01.01.23 Eficiência e Qualidade - 2010 Processo 755.568

3.90.01.01.01.22 Rede de Relacionamento 2010 Projeto 77.495

3.90.01.01.01.20 Geração de Dados Primários 2010 Processo 349.860

3.90.01.01.01.18 Prêmio CNI de Economia 2010 Projeto 206.300

3.01.06.01.03.04 Desburocratização - Corte a Burocracia Projeto 310.680

3.01.06.01.03.02 Micro e Pequena Empresa Projeto 136.470

Total 11.972.048

5.21. Gerência Executiva de Defesa de Interesses

01.03.12.01

Aprimorar a relação da CNI com seus representantes internos e externos, visando sua melhor capacitação e atuação em Defesa dos Interesses do setor industrial brasileiro no âmbito das instâncias do Poder Executivo.

Códigos Centros de Responsabilidade Processo /Projeto Orçado 2010

3.01.01.02.02.02 Ações de ETD - GDI 2010 Processo 80.703

3.01.01.01.02.02 Gestão do Sistema de Representantes da CNI 2010 Processo 91.200

3.01.06.01.03.05 Gestão do Site CNI e Implantação da v.2 Processo 430.920

3.01.01.02.01.04 Gestão e Administração - GDI 2010 Processo 989.687

Total 1.592.510

A seguir, apresentamos as unidades que compõem as Áreas Compartilhadas e Unidades Corporativas com a visão das suas despesas que incidem na CNI, seja através de rateios ou de contabilizações diretas para a entidade.

(32)

32

5.22. Superintendência de Serviços Compartilhados 05.01.01

Código Unidade Orçado 2010

05.01.01 Superintendência Serv. Compartilhados 58.175

05.01.08.01 Gerência de Convênios 87.663

Total 145.838

5.23. Área Compartilhada de Recursos Humanos

05.01.02

Códigos Unidades Orçado 2010

05.01.02.01 Ger. Executiva de Recursos Humanos 1.179.569

05.01.02.05 Ger. de Processos de Recursos Humanos 907.102

Total 2.086.672

5.24. Área Compartilhada de Tecnologia da Informação 05.01.03

Códigos Unidades Orçado 2010

05.01.03.01 Ger. Exec. de Tecnologia da Informação 767.146 05.01.03.03 Gerência de Desenvolvimento de Sistemas 1.772.448 05.01.03.04 Gerência de Sistemas de Comunicação 1.019.442 05.01.03.05 Gerência de Infraestrutura 1.666.389

Total 5.225.426

5.25. Área Compartilhada de Finanças

05.01.04

Códigos Unidades Orçado 2010

05.01.04.01 Gerência Executiva de Finanças 822.079 05.01.04.02 Gerência de Operações Financeiras 625.840 05.01.04.03 Gerência de Contabilidade 408.431

Total 1.856.350

5.26. Área Compartilhada de Arrecadação

05.01.05

Código Unidade Orçado 2010

05.01.05.01 Gerência Executiva de Arrecadação 655.491

(33)

Confederação Nacional da Indústria

33

5.27. Área Compartilhada de Apoio Administrativo 05.01.06

Códigos Unidades Orçado 2010

05.01.06.01 Ger. Executiva de Apoio Administrativo 936.008

05.01.06.02 Gerência de Suprimentos 443.183

05.01.06.03 Gerência de Patrimônio e Logística 2.293.527 05.01.06.04 Gerência de Conservação e Apoio 5.674.401

Total 9.347.119

5.28. Área Compartilhada de Informação e Documentação 05.01.07

Códigos Unidades Orçado 2010

05.01.07.01 Ger. Exec. da Informação e Documentação 214.818 05.01.07.02 Gerência Análise e Difusão da Informação 541.865 05.01.07.03 Gerência de Gestão da Informação 410.555

Total 1.167.238

5.29. Superintendência Jurídica

05.02.01

Códigos Unidade Orçado 2010

05.02.01.01 Superintendência Jurídica 3.227.729 05.02.01.02 Gerência Executiva Jurídica 203.560 05.02.01.03 Gerência de Contratos e Licitações 10.321

05.02.01.04 Gerência de Contencioso 164.672

05.02.01.05 Gerência de Consultoria 251.260

Total 3.857.543

5.30. Unidade de Comunicação Social

05.02.02

Códigos Unidades Orçado 2010

05.02.02.01 Ger. Executiva de Comunicação Social 3.047.541

05.02.02.02 Gerência de Jornalismo 3.452.227

05.02.02.03 Gerência de Publicidade e Propaganda 920.768 05.02.02.04 Gerência de Relações Públicas 740.005

(34)

34

5.31. Unidade de Auditoria

05.02.03

Código Unidade Orçado 2010

05.02.03.01 Gerência Executiva de Auditoria 905.004

Total 905.004

5.32. Superintendência de Planejamento, Orçamento e Gestão 05.02.04

Códigos Unidades Orçado 2010

05.02.04.01 Superint. Planej. Orçamento e Gestão 250.698 05.02.04.02 Ger. Exec. de Planej. Orçamento e Gestão 2.482.274

05.02.04.04 Ger. de Controladoria 65.630

05.02.04.05 Ger. Executiva de Gestão da Estratégia 1.249.704

Total 4.048.306

5.33. Unidade de Cooperação Internacional

05.02.06

Código Unidade Orçado 2010

05.02.06.01 Cooperação Internacional 313.749

(35)

Confederação Nacional da Indústria

35

(36)
(37)

Confederação Nacional da Indústria

37

(38)
(39)

Confederação Nacional da Indústria

39

(40)
(41)

Plano de Ação e Orçamento 2010

Confederação Nacional da Indústria

41 CNI - Confederação Nacional da Indústria

Gerente Executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão Fernando Rotta

Equipe Técnica – CNI – Responsáveis por este relatório Alexandre Carvalho Romancini

Janaina Beguito Martinez Luciana Cortês Antunes

Equipe Técnica – Áreas Compartilhadas e Unidades Corporativas Ieda Gonçalves da Silva

Marcelo Zandomênico Suedi Souza

Tatiane Carvalho Silva de Oliveira

Apoio

Letícia Arelano Cordeiro Marcelo de Siqueira Zerbini Thiago Alves de Macedo

Thiago Alves de Macedo

CNI – Confederação Nacional da Indústria Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C

Edifício Roberto Simonsen 70040-903-Brasília-DF Tel. (0XX61) 3317- 9993 Fax. (0XX61) 3317- 9994

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, quando o BC aumenta a taxa de redesconto, tanto a concessão de empréstimos quanto a expansão monetária realizadas pelo sistema bancário são

Definição de conforto; Conforto térmico; Respostas humanas ao ambiente térmico; Instrumentos de avaliação; Índices de conforto; Stress térmico pelo frio e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

(omissis) II – Encontrava-se pacificado o entendimento nesta Corte, no sentido de que a lei acidentária, quando mais benéfica, retroagia apenas para alcançar

MUNICÍPIO ARAXÁ/MG - EXTRATO DE CONTRATO Pregão Presencial 08.114/2014 – O Município de Araxá e Distribuidora de Peças Carvalho LTDA, valor global: R$ 154.550,00, fi rmam registro

[r]

Veremos também a propriedade de Grothen- dieck em espaços de Banach e a propriedade de Grothendieck em álgebras de Boole e a relação com as propriedades de separação e o espaço