• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2018"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAGUASES - MG ASSISTENTE SOCIAL

Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento

Este caderno de questões está assim constituído:

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

 Verifique se está sentado no local correto, condizente com a sua etiqueta (Nome do candidato e Prova).  Confira devidamente o CADERNO DE QUESTÕES; se houver falha, solicite a troca do caderno de questões

completo ao fiscal.

 Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e PROVA. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica transparente, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

 Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.  O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se

definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

 Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado e o CADERNO DE QUESTÕES.

 Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

 O CANDIDATO, AO TERMINAR A PROVA, DEVERÁ RETIRAR-SE IMEDIATAMENTE DO LOCAL DE APLICAÇÃO DE PROVA, NÃO PODENDO PERMANECER NAS DEPENDÊNCIAS DESTE, BEM COMO NÃO PODERÁ UTILIZAR OS SANITÁRIOS.

 O candidato será eliminado sumariamente caso o celular emita qualquer som. Destaque aqui

- - - PREFEITURA MUNICIPAL DE CATAGUASES – MG – ASSISTENTE SOCIAL.

Marque aqui as suas respostas:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 DISCIPLINAS Nº QUESTÕES Língua Portuguesa Legislação Conhecimento Específico 10 10 10 Total de questões 30

(2)

2

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

1) Na frase: “O policial deteu aquele ladrão. ” Encontramos o vício de linguagem chamado:

a) Barbarismo. b) Solecismo. c) Morfologia. d) Semântica.

2) Assinale a alternativa que apresenta advérbio seguido de adjetivo:

a) Times pequenos estão se destacando. b) Mário é um homem muito inteligente.

c) Ele correu loucamente para alcançar o ônibus. d) Pedro saiu realmente cedo hoje.

3) Quanto a colocação pronominal, assinale a alternativa em que há ocorrência de ênclise:

a) Ajudar-te-ei no que for necessário. b) Cumpriremos o acordo se nos agradar. c) Deram-me alguns abraços ontem. d) Talvez te espere no fim das aulas.

4) A palavra lúcido recebe acento gráfico pela mesma razão que o vocábulo:

a) média. b) ondulatório. c) humanitárias. d) esdrúxula.

5) Entre os nomes e características apresentados a seguir, assinale a alternativa em que todos os itens estão associados ao Naturalismo:

a) Personagens patológicas; Adolfo Caminha.

b) Explicação pelas forças da natureza; Gonçalves Dias. c) Impessoalidade e engajamento; Vidas secas.

d) Romance experimental; Alberto de Oliveira.

6) Assinale a alternativa onde a regência do verbo aspirar está INCORRETA:

a) Quando você vai aspirar a piscina?

b) O prefeito ainda aspira à reeleição, mesmo depois dos últimos acontecimentos.

c) Paulo não sabe viver sem aspirar o sucesso acadêmico e profissional.

d) Nenhuma das alternativas.

7) Lionel Messi, um dos maiores nomes do futebol mundial, ainda busca um título com a seleção argentina. O termo em destaque, tem função sintática de:

a) Vocativo. b) Aposto. c) Sujeito.

d) Adjunto adnominal.

8) Assinale a alternativa que apresenta o sinônimo da palavra colóquio:

a) diálogo. b) delicado. c) léxico. d) avaro.

9) Assinale a alternativa em que a flexão do verbo haver está INCORRETA.

a) Haviam muitos pássaros no campo. b) Houve acidentes na rodovia.

c) Havia anos que não vinha no meu aniversário. d) Nenhuma das alternativas.

10) Quanto ao uso da crase, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) Vire à direita.

b) Márcia deu o livro à minha tia.

c) Você foi à festa de Natal da empresa? d) Você deu essa notícia à alguém?

LEGISLAÇÃO

11) De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Cataguases –MG, Art. 64. O funcionário poderá ser transferido:

I- De uma para outra carreira.

II. De um cargo isolado, de provimento efetivo, para outro de carreira.

III. De um cargo de carreira para outro isolado, de provimento efetivo.

IV. De um cargo isolado de provimento efetivo, para outro de mesma natureza.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Apenas II, III e IV.

b) Apenas I e III. c) I, II, III e IV.

d) Nenhuma das alternativas.

12) Conforme a Lei Orgânica do Município de Cataguases- MG do Subsídio dos Agentes Políticos, Art. 16 leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

Os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais serão fixados por Lei de iniciativa da Câmara Municipal, em até______________ dias antes das eleições municipais para o mandato subsequente, observado o que dispõe a Constituição Federal.

a) 180 ( cento e oitenta) b) 90 (noventa)

c) 200 (duzentos)

d) Nenhuma das alternativas.

13) Segundo a Lei Orgânica do Município de Cataguases- MG da Execução Orçamentária, art. 99 assinale a alternativa CORRETA. a) A execução do Orçamento do Município se refletirá na obtenção das suas receitas próprias, transferidas e outras, bem como na utilização das dotações consignadas às despesas para a execução dos programas nele determinados, observado sempre o principio do equilíbrio. b) O Prefeito Municipal fará publicar, até 30(trinta) dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido

da execução orçamentária.

c) As alterações orçamentárias durante o exercício se representarão: I - Pelos créditos adicionais, suplementares, especiais e extraordinários; II - Pelos remanejamentos, transferências e transposições de recursos de uma categoria de programação para outra. d) Nenhuma das alternativas.

14) Segundo a Constituição Estadual –MG, Art. 87 assinale a alternativa INCORRETA.

a) No caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador do Estado ou no de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício do Governo o Presidente da Assembleia Legislativa e o do Tribunal de Justiça.

(4)

4

b) Vagando os cargos de Governador e Vice-Governador do Estado, far-se-á eleição sessenta dias depois de aberta a última vaga.

c) Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do mandato governamental, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pela Assembleia Legislativa, na forma de lei complementar. d) Nenhuma das alternativas.

15) Conforme a Constituição Estadual –MG, Art. 93 leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

O Secretário de Estado será escolhido entre brasileiros maiores de _____________de idade, no exercício dos direitos políticos, vedada a nomeação daqueles inelegíveis em razão de atos ilícitos, nos termos da legislação federal.

a) dezoito anos b) vinte e um anos c) vinte e cinco anos

d) Nenhuma das alternativas.

16) Segundo a Constituição Estadual –MG , Art. 118 – São partes legítimas para propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade:

I – o Governador do Estado. II – a Mesa da Assembleia.

III – o Procurador-Geral de Justiça.

IV – o Prefeito ou a Mesa da Câmara Municipal. Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas II, III e IV. b) Apenas I e III. c) I, II, III e IV.

d) Nenhuma das alternativas

17) Conforme a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Da Execução Orçamentária e do Cumprimento das Meta, Art. 8, assinale a alternativa CORRETA.

a) Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. b) Até vinte dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. c) Até quinze dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea c do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. d) Nenhuma das alternativas.

18) De acordo com a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 da Destinação de Recursos Públicos para o Setor Privado, Art. 26. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas deverá ser autorizada por lei específica, atender às condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias e estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais.

b) O disposto no caput aplica-se a toda a administração indireta, inclusive fundações públicas e empresas estatais, exceto, no exercício de suas atribuições precípuas, as instituições financeiras e o Banco Central do Brasil.

c) Compreende-se incluída a concessão de empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, inclusive as respectivas prorrogações e a composição de dívidas, a concessão de subvenções e a participação em constituição ou aumento de capital.

d) Nenhuma das alternativas

19) A respeito da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Das Empresas Controladas pelo Setor Público, Art. 47. A empresa controlada que firmar contrato de gestão em que se estabeleçam objetivos e metas de desempenho, na forma da lei, disporá de autonomia gerencial, orçamentária e financeira, sem prejuízo do disposto no inciso II do § 5o do art. 165 da Constituição. Parágrafo único. A empresa controlada incluirá em seus balanços trimestrais nota explicativa em que informará:

I - fornecimento de bens e serviços ao controlador, com respectivos preços e condições, comparando-os com os praticados no mercado.

II - recursos recebidos do controlador, a qualquer título, especificando valor, fonte e destinação.

III - venda de bens, prestação de serviços ou concessão de empréstimos e financiamentos com preços, taxas, prazos ou condições diferentes dos vigentes no mercado.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Apenas I.

b) Apenas II. c) I, II e III.

d) Nenhuma das alternativas.

20) Segundo Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Art. 54. Ao final de cada quadrimestre será emitido pelos titulares dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 Relatório de Gestão Fiscal, assinado pelo: Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Chefe do Poder Judiciário.

b) Presidente e demais membros da Mesa Diretora ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Legislativo.

c) Presidente de Tribunal e demais membros de Conselho de Administração ou órgão decisório equivalente, conforme regimentos internos dos órgãos do Poder Judiciário.

d) Nenhuma das alternativas

.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

21) De acordo com a LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Assinale a alternativa referente ao art. 7°.

a) A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. b) A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

(5)

5

c) O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

d) Nenhuma das alternativas.

22) De acordo com o Estatuto do Idoso, assinale a alternativa referente ao art.8°.

a) É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. b) O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.

c) Os Conselhos Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso, previstos na Lei n.º 8.842, de 4 de janeiro de 1994, zelarão pelo cumprimento dos direitos do idoso, definidos nesta Lei.

d) Nenhuma das alternativas.

23) Leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

O ano de _____________ foi identificado como o de início efetivo do movimento social pelos direitos dos pacientes psiquiátricos em nosso país. O Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), movimento plural formado por trabalhadores integrantes do movimento sanitário, associações de familiares, sindicalistas, membros de associações de profissionais e pessoas com longo histórico de internações psiquiátricas, surgiu neste ano.

a) 1978 b) 1975 c) 1980

d) Nenhuma das alternativas.

24) Conselho Nacional de Saúde (CNS) é formado por 48 conselheiros(as) titulares e seus respectivos primeiro e segundos suplentes. De acordo com o Regimento Interno do CNS, a composição do Conselho é definida da seguinte forma: Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Entidades e Movimentos Sociais de Usuários do SUS; Segmento do Governo Federal.

b)Entidades Nacionais de Profissionais de Saúde/Comunidade Científica na Área da Saúde.

c) Entidades Nacionais de Prestadores de Serviços de Saúde e das Nacionais com Atividades na Área da Saúde. d) Nenhuma das alternativas.

25) Assinale a alternativa CORRETA sobre o Sistema Único de Assistência Social- (Suas).

a) A Assistência Social é organizada em um sistema centralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme estabelece a nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). b) O Suas, implantado em 2003, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União.

c) No Suas, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades.

d) Nenhuma das alternativas.

26) De acordo com a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

Analise as afirmativas abaixo:

I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.

II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.

III- participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis. Assinale a alternativa que NÃO pertence ao art.4°. a) Apenas a I.

b) Apenas a II. c) Apenas a III.

d) Nenhuma das alternativas.

27)De acordo com a Política Nacional Para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, analise os contextos a seguir: [1] deficiência permanente aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos. [2] deficiência mental uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Está correto o primeiro e segundo contexto. b)Está correto somente o primeiro contexto. c)Está correto somente o segundo contexto. d)Nenhuma das alternativas.

28)Analise as afirmativas abaixo sobre algumas atividades do Assistente Social:

I-Realizar estudos socioeconômicos para identificação de demandas e necessidades sociais.

II-Organizar os procedimentos e realizar atendimentos individuais e/ou coletivos nos CRAS.

III-Prestar assessoria e supervisão às entidades não governamentais que constituem a rede socioassistencial.

IV-Supervisionar direta e sistematicamente os/as estagiários/as de Serviço Social.

Estão CORRETAS as afirmativas: a)I, II, III e IV.

b)Apenas I, III e IV. c)Apenas II e III.

d)Nenhuma das alternativas.

29) Análise o trecho abaixo e complete a lacuna: No Brasil, os movimentos sociais ganharam destaque a partir da década de___________, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a politica vigente.

a) 1990 b) 1960 c) 1940

(6)

6

d) Nenhuma das alternativas.

30) Para que haja um movimento social efetivo, é preciso a conjugação de alguns fatores. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Composição de um Movimento Social.

a) Projeto, o qual abarca toda proposta e objetivos do movimento em questão.

b) A ideologia é a responsável por articular a união entre os grupos sociais em prol do movimento.

c) Hierarquização pode ser descentralizada ou não, numa estrutura deliberada para possuir líderes e outros integrantes.

Referências

Documentos relacionados

In it, the author explores what is interpreted as an ongoing typological change transforming Korlai Portuguese from a verb-medial (SVO) into a verb-final (SOV)

As principais intervenções de enfermagem encontrada em um estudo realizado em 2011 com pacientes vítimas de TCE no Brasil foram: Auxiliar e orientar no cuidado para banho

Em oposição ao modelo individual, a responsabilização da pessoa jurídica guardaria algumas vantagens, pois faria com que o ente coletivo internalizasse os custos

• O posicionamento das pernas da paciente durante o tratamento do câncer de colo de útero com braquiterapia de alta taxa de dose é determinante na modificação da dose nos

APLICAÇÃO DE PROTEASES ALCALINAS DAS VÍSCERAS DO TAMBAQUI Colossoma macropomum E DA CARPA Cyprinus carpio COMO ADITIVO DE DETERGENTES EM PÓ.. TALITA DA

Esta, além de ser um cuidado que proporciona manutenção da higiene e do conforto, tem sido abordada, na literatura científica, como uma prática de controle de infecção

- ABELHA TÁXI AÉREO E MANUTENÇÃO LTDA. Possui 8 aeronaves autorizadas, cujas matrículas são: PR-BBZ, PT-WMU, PT-OVB, PR-BYZ, PR-BIZ, PR-BZS, PR-BZZ, PR-BEE. - AMAPIL TÁXI

adultos, permitindo a captura de grandes quantidades de larvas e possibilitando uma detecção prévia dos vírus, auxiliando assim em um controle mais eficiente e efetivo de