• Nenhum resultado encontrado

O Crucifixo Bizantino de São Damião

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Crucifixo Bizantino de São Damião"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

O Crucifixo

(2)

Foi por meio do Crucifixo de São Damião que

Jesus falou a Francisco:

Francisco reconstrói minha igreja

Um artista desconhecido, natural de Úmbria,

pintou o crucifixo no século XII.

(3)

Foi

pintado

num

pano colado sobre

madeira (nogueira).

Tem

1,90m

de

altura,

1,20

de

largura e 12 cm de

espessura. O mais

provável

é

que

tenha sido pintado

para ser posto no

altar da igreja de

São Damião.

(4)

Em 1257, as Clarissas deixaram a Igreja de

São Damião e foram para a de São Jorge,

levando o crucifixo com elas. A cruz,

cuidadosamente conservada por 700 anos, foi

mostrado ao público pela primeira vez, na

Semana Santa de 1957, sobre o novo altar da

Capela de São Jorge na basílica de Santa

Clara de Assis

.

(5)

A Figura do Cristo

A figura central do ícone é o Cristo, não só por seu tamanho, mas também por ser o Cristo a figura luminosa que domina a cena e transmite luz para as demais figuras. Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andara em trevas, mas terá a luz da vida.( Jo 8, 12). Os olhos de Jesus estão abertos: ele olha para o mundo que salvou. Ele vive e é eterno. A veste de Jesus é um simples pano sobre o quadril – um símbolo tanto do sumo Sacerdote como de vitima. O toráx e o pescoço são muito fortes. Atrás dos braços esticados do Cristo está seu túmulo vazio, representado pelo retângulo preto.

(6)

O MEDALHÃO E A INSCRIÇÃO

A ascensão é retratada no círculo vermelho: Cristo está saindo dele segurando uma cruz dourada que, agora é Seu símbolo de realeza. As

vestimentas são douradas símbolo de majestade a

vitória. A estola vermelha e um sinal de sua autoridade e

dignidade supremas exercidas no amor. Anjos lhe dão boas- vindas no Reino dos Céus. IHS são as três primeiras letras do nome de Jesus em grego.

(7)

A MÃO DO PAI

De dentro do semicírculo, na extremidade mais alta

da cruz, Ele, que nenhum olho viu, se revela numa

benção. Está benção e dada pela mão direita de

Deus, com o dedo estendido.

(8)

A VIDEIRA MÍSTICA

Em torno da cruz, há ornamentos caligráficos que podem significar a videira mística. Eu sou a videira, vós os ramos...(Jo 15, 13). Na base da cruz, há algo que parece ser uma pedra- o símbolo da Igreja. As conchas do mar são símbolos de eternidade - um mistério, guardado no rosto e infinito mar da eternidade, nos é revelado.

(9)

MARIA E JOÃO

Como no evangelho de São João, Maria e João são colocados lado a lado. O manto de Maria é branco, significando vitória (Ap 3, 5), purificação (Ap 7, 14) e boas obras( Ap 19,8). As pedras preciosas no manto dizem respeito ás graças do Espírito Santo.

O vermelho escuro usado indica intenso amor, enquanto a veste interna na cor purpúrea lembra a Arca da aliança( Ex 26, 1-4 ). A mão esquerda de Maria está no rosto, retratando a aceitação do amor de João, e sua mão direita aponta para João, enquanto seus olhos proclamam a aceitação das palavras de cristo: Mulher, eis aí teu filho ( Jo 19, 26). O sangue goteja em João neste momento.

O manto de João é cor de rosa que indica sabedoria eterna, enquanto sua túnica é branca- pureza, Sua posição é entre Jesus e Maria, o

discípulo amado por ambos. Ele está olhando para Maria, aceitando as palavras de Jesus: “Eis aí tua mãe” (Jo 19,27)

(10)

NÚMEROS

Há 33 figuras no Ícone: duas imagens de Cristo, 1 mão do Pai, 5 figuras maiores, 2 figuras menores, 14 anjos, 2 pessoas desconhecidas nas mãos de Jesus, 1 menino pequeno, 6 desconhecidos ao fundo da Cruz e um galo. Há 33 cabeças em torno da cruz, dentro das conchas, e sete ao redor da auréola.

(11)

As Outras Figuras Maiores Maria Madalena

Maria madalena, que era considerada por Jesus de uma forma muito especial, está junto à cruz. Sua mão está no queixo, indicando um segredo “Ele ressuscitou”. Sua veste tem cor escarlate, que simboliza amor, e seu manto azul intensifica este símbolo.

Maria de Cleófas

Usa veste cor castanha, símbolo de humildade, e seu manto e verde claro- esperança. Sua admiração por Jesus é demonstrada no gesto de suas mãos. O centurião de Carfanaum

Ele segura, na mão esquerda, um pedaço de madeira representado sua participação na construção da sinagoga ( Lc 7, 1-10). As crianças ao lado é o seu filho curado por Jesus. “As três cabeças atrás do menino mostram: „„ e creu tanto ele, como toda a sua casa”

( Jo 19, 28-30). Tem três dedos estendidos, símbolo da trindade, e os outros dois fechados, simbolizando o mistério das duas naturezas de Jesus Cristo ( divina e humana). “Este homem era verdadeiramente o filho de Deus” ( Mc 15,39)

(12)

Figuras Menores Longinus

O soldado romano que feriu o lado de Jesus com uma lança

Estefânio

A tradição dá este nome ao soldado que ofereceu a Jesus uma esponja encharcada com vinagre após Ele

(13)

Os Santos Desconhecidos

Embaixo dos pés de Jesus, há seis santos desconhecidos que estudiosos afirmam ser Damião, Rufino, Miguel, João Baptista, Pedro e Paulo, todos patronos de igrejas na área de Assis. São Damião era patrono da igreja que alojou a cruz e São Rufino, o patrono de Assis. Essa parte da pintura está muito danificada e não permite uma adequada identificação.

(14)

“Com efeito, de tal modo

Deus amou o mundo, que lhe deu seu filho único, para que todo o nele crer não pereça, mas tenha vida eterna”

(Jo 3,16) Os Anjos que Discutem Há dois grupos de anjos- que animadamente discutem as cenas que se desenrolam diante deles.

(15)

O sepulcro

Como foi mencionado anteriormente, atrás de Cristo está o seu tumulo aberto. Cristo está vivo e venceu a morte. O vermelho do amor supera o negro da morte. Os gestos de mão indicam fé. A fé dos santos desconhecidos. Seriam Pedro e João junto ao sepulcro vazio? (Jo 20, 3-9)

(16)

O Galo

Em primeiro lugar, a inclusão do galo recorda a negação de Pedro, que

depois chorou

amargamente. Em segundo, o galo proclama novo desperta do Cristo ressuscitado, Ele que é a verdadeira luz(1 Jo 2,8).

“Mas sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se á Sol de justiça que traz a salvação em seus raios” (Mt 3, 20).

(17)

O formato tradicional

da cruz alternado

para permitir ao

artista a inclusão de todos aqueles que participam da paixão

de Nosso Senhor

Jesus Cristo.

Á direita da cruz está o ladrão bom, chamado tradicionalmente

Dismas; à esquerda está o ladrão mau.

(18)

O Crucifixo fala a Francisco

O jovem Francisco encontrava-se numa crise espiritual, cheio de dúvidas e trevas. “ “Conduzido pelo Espírito” entra na igrejinha de São Damião, onde se prosta, súplice, diante do Crucifixo. Tocado de modo extraordinário pela graça divina, encontra-se totalmente transformado. È então que a imagem de Cristo Crucificado lhe fala: “Francisco, vai e repara minha casa que está em ruína”.

(19)

Francisco fica cheio de admiração e “quase perde os sentidos diante destas palavras”. Mas logo se dispôs a cumprir esse “mandato” e se entrega todo á obra, reconstruindo a igrejinha. Depois pede a um sacerdote, dando lhe dinheiro, que providencie óleo e lamparina para que a imagem do Crucifixo não fique privada de luz, mas em destaque naquele santuário.

A partir de então, nunca se esqueceu de cuidar daquela igrejinha e daquela imagem.

(20)

Entre os estudiosos ainda existe uma duvida a ser esclarecida: ao ouvir o Cristo do Crucifixo, Francisco pensa na igrejinha material de São Damião. Mas nada impede de pensar que se trata do “templo de Cristo no coração de Francisco e nos corações dos homens”.

Francisco parecia intimamente ferido de amor para Cristo Crucificado, participando da paixão do Senhor, de quem já trazia os estigmas no coração e mais tarde, em 1224, receberia as chagas do Cristo em seu próprio corpo.

Segundo santa Clara, está visão do Crucifixo foi um êxtase de amor radiante e impulso decisivo para a conversão de Francisco

(21)

Fim

Enfim, a própria oração de Francisco diante do

Crucifixo de São

Damião sugere antes a reparação “espiritual” da casa do Senhor, crucificado no coração. Tanto que ele pede

especialmente pelas

três virtudes teologais (fé, esperança e amor)

para poder cumprir

esse “ mandato” de Cristo.

Referências

Documentos relacionados

Além dos cursos técnico e médio e de graduação tecnológica, o Centro Paula Souza atua também no ensino básico ou educação não formal, por meio de cursos de formação inicial

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

Baixo peso e pouco espaço Máxima integridade da junta Montagem rápida e fácil Desenvolvido para atender as necessidades dos clientes Abraçadeiras de perfil pág... 16

Nesta etapa, são apresentados os fundamentos físicos e matemáticos dos principais procedimentos utilizados para a determinação das contribuições sobre os