• Nenhum resultado encontrado

DOI: / v13n2ID24567

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOI: / v13n2ID24567"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Vol. 13, n. 2, Jul./Dez, 2021 Sítios: http://www.periodicos.ufrn.br/ambiente http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente Resenha recebida em: 27.03.2021. Aprovada em: 01.05.2021.

DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n2ID24567

Resenha do livro: Fundamentos éticos da tributação: em busca de uma Teoria da Justiça em Kant, de Rodrigues R. S. Belo Horizonte: D’Plácido, 2021, 224p. ISBN: 978-65-5589-139-3.

Review of the book: Ethical foundations of taxation: in search of a Theory of Justice in Kant, by Rodrigues, R. S. Belo Horizonte: D’Plácido, 2021, 224p. ISBN: 978-65-5589-139-3.

Reseña del libro: Fundamentos éticos de la tributación: en busca de una teoría de la justicia en Kant, de Rodrigues, R. S. Belo Horizonte: D’Plácido, 2021, 224p. ISBN: 978-65-5589-139-3.

Autor

Adriano da Silva Ribeiro

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino - UMSA (2019). Pós-Doutorando em Direito Constitucional pela Universidad del Museo Social Argentino - UMSA. Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC, área de concentração em Instituições Sociais, Direito e Democracia. Editor Assistente e Responsável Técnico na Revista Meritum do PPGD/FUMEC. Pesquisador no Instituto Mineiro de Direito Processual (IMDP). Editor Chefe das Revistas e Pesquisas do IMDP. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito Processual (GEPRO) registrado no CNPq. Professor Orientador no Grupo Educacional IESLA/ESJUS. Assessor Judiciário do Superintendente Adjunto da Superintendência Administrativa do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Av. Afonso Pena, 4001 – Bairro Serra. Belo Horizonte-MG. Tel. (31) 3306-3152. Identificadores (ID):

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6658-3179

Research Gate: https://publons.com/researcher/3591104/adriano-da-silva-ribeiro/

Google Citations: https://scholar.google.com/citations?user=hW-sHFAAAAAJ&hl=pt-BR Lattes: http://lattes.cnpq.br/2662848014950489

E-mail: adrianoribeiro@yahoo.com

Resumo

A obra analisada, com o título “Fundamentos éticos da tributação: em busca de uma Teoria da Justiça em Kant”, é fruto de dissertação de Raphael Silva Rodrigues desenvolvida no Programa de Mestrado da Faculdade de Direito da UFMG. O autor oferece importante conhecimento à comunidade jurídica, tanto para o Direito Tributário quanto para a Filosofia.

(2)

Palavras-chave: Direito Tributário. Fundamentos éticos. Teoria da Justiça. Abstract

The work analyzed, with the title “Ethical foundations of taxation: in search of a Theory of Justice in Kant”, is the result of a dissertation by Raphael Silva Rodrigues developed in the Master's Program of the Faculty of Law of UFMG. The author offers important knowledge to the legal community, both for Tax Law and Philosophy.

Keywords: Tax Law. Ethical foundations. Theory of Justice. Resumen

El trabajo analizado, con el título “Fundamentos éticos de la tributación: en busca de una teoría de la justicia en Kant”, es el resultado de una disertación de Raphael Silva Rodrigues desarrollada en el Programa de Maestría de la Facultad de Derecho de la UFMG. El autor ofrece importantes conocimientos a la comunidad jurídica, tanto en Derecho Tributario como en Filosofía.

Palabras clave: Derecho Tributario. Fundamentos éticos. Teoría de la Justicia.

1 Apresentação da origem da obra e do autor:

A obra analisada, com o título “Fundamentos éticos da tributação: em busca de uma Teoria da Justiça em Kant”, lançada em 2021, pela editora D’Plácido, é fruto de dissertação de Raphael Silva Rodrigues desenvolvida no Programa de Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

A proposta do Professor Doutor Raphael Rodrigues é justamente compreender os fundamentos éticos, com base na Teoria da Justiça de Immanuel Kant, na tributação brasileira. 2 Análise de suas seções/capítulos:

Para tanto, em linguagem e estilo de escorreita clareza e precisão, o Professor nos apresenta, sob o título “Fundamentos da tributação”, revisão bibliográfica a respeito da Evolução Histórica da Tributação, dos Fundamentos Éticos da Tributação e Filosofia e Direito Tributário.

Afirma o autor que “o tributo origina-se nos tempos mais remotos da história humana. A origem histórica da tributação confunde-se com a própria história do homem em sociedade” (p. 21). A propósito os fundamentos éticos da tributação, defende o Professor Raphael, podem ser vislumbrados ainda na célebre obra de Immanuel Kant “fundamentação da metafísica dos

(3)

costumes”. Do ponto de vista prático, a atividade de tributação “se tornou uma ferramenta de gestão fiscal e monetária e um meio para redistribuir a riqueza”, explica Raphael Rodrigues.

A grande contribuição deste estudo, assinala o Professor Doutor Regis Fernandes de Oliveira: “De qualquer forma, qualquer alteração que se faça deve levar em conta o aspecto ético. A função social do tributo, tão bem analisada pelo autor, é de fato relevante. De um lado os deveres sociais que o Estado tem que atender; de outro lado, os recursos de que dispõe, insuficientes para atender a toda a demanda”.

São apresentadas no capítulo terceiro, “Breve análise da função social do tributo no estado democrático de direito”, o que se entende por função social dos tributos, inclusive com destaque para os aspectos histórico-econômicos, bem assim o jurídico-principiológicos do Brasil, quanto ao dever de pagar tributos. Aborda, ainda, a solidariedade e tributação, sobre o viés das incursões político-econômicas.

Torna-se necessário destacar, conforme Raphael Rodrigues, “que o tributo é instrumento de solidariedade social, visto que os serviços públicos gerais e específicos, a serem custeados com o produto da arrecadação dos tributos, são destinados a todos da sociedade, sem se levar em consideração o quantitativo pago por cada um”. E, mais, “o tributo é contribuição de cada um, na medida de suas possibilidades, para a constituição do fundo comum para o bem de todos” (p. 144).

A propósito das normas de Direito Tributário, afirma o Professor Doutor José Renato Nalini: “num país de iníqua repartição de rendas, após 32 anos de promulgação de uma Constituição Cidadã que prometeu erradicar a miséria e reduzir as desigualdades, está em déficit com a ética. O Estado tem obrigação de contemplar e tirar consequências concretas da categoria axiológica da capacidade contributiva, antes de penalizar o contribuinte”.

Salienta o Professor Raphael, quanto ao modelo de cidadania fiscal, que “decorre o estabelecimento de uma fundamentação para que o indivíduo se obrigue a financiar e a construir solidariamente o Estado, e, desta forma, ser corresponsável pela realização das demandas sociais” (p. 145).

No quarto e último capítulo, são abordados sob o título “A ética de Kant”, o sentido de Immanuel Kant, que nasceu em 1724, na cidade prussiana Königsberg, a respeito do iluminismo e as possibilidades de conhecimento. E por conhecimento, afirma Raphael, é “fruto de nossas faculdades mentais ativas, não um reflexo passivo do que existe fora, independentemente do sujeito pensante”.

(4)

Busca o Professor Raphael Rodrigues desenvolver, a partir da obra de Kant (2004), o significado e aplicação da lei moral fundamental e o conceito de dever, bem assim, o que se considera imperativo categórico e imperativo prático.

Destaca o autor, a partir da obra “A Metafísica dos Costumes”, de Immanuel Kant (2003), que “fica clara a interação indissociável entre liberdade, igualdade e justiça, de modo que o justo contém em si uma exigência de eticidade segundo um critério formalista” (p. 196). Assevera o Professor Doutor José Renato Nalini que “para Kant, um filósofo da esperança, haveria progresso individual e também social. A despeito da decadência irresistivelmente crescente do gênero humano, o ser racional tem condições de perscrutar o passado” e, nas palavras de Edmilson Menezes, “descobrir um elemento coordenador e unificador por detrás do caos, orientando e conduzindo o gênero humano rumo ao melhor” (MENEZES, 2000, p.185).

Incontáveis as contribuições que o Professor Raphael Silva Rodrigues, orientado pelo Professor Doutor Paulo Adyr Dias do Amaral, trouxe para a compreensão do direito tributário. Na obra, encontramos a seguinte interpretação do Professor Doutor Leandro Paulsen, que é Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4: “Ao incursionar pela filosofia, Raphael Silva Rodrigues cuida daquelas questões estruturantes do pensamento e do comportamento humanos. E o faz para pensar e repensar a posição do homem perante a tributação na sociedade contemporânea, buscando seu fundamento ético, ou seja, a matriz capaz de orientar as escolhas e as ações na direção da conformidade tributária”.

E complementa o Professor Doutor Regis Fernandes de Oliveira: “O professor Raphael Silva aponta o ponto central: o pagamento do tributo dá ao contribuinte o direito de se insurgir contra desmandos e exigir a correta aplicação das receitas. Participa assim da pólis, tal como exigida em nossa origem grega”.

3 Contribuição da obra para a área de estudo respectiva:

Portanto, a leitura e estudo do livro “Fundamentos éticos da tributação: em busca de uma Teoria da Justiça em Kant”, na feliz expressão do Professor Doutor José Renato Nalini: “Obras eruditas como esta, fruto do labor e pesquisa de Raphael Silva, podem encurtar o caminho rumo ao Brasil que queremos, tão distante ainda do Brasil que temos”.

É trabalho de significativo valor para o direito tributário, com rigor técnico e histórico incomparável.

(5)

4 Indicação do público de interesse da obra em questão:

O autor oferece importante conhecimento à comunidade jurídica, tanto para o Direito Tributário1 quanto para a Filosofia. E, diante da matéria examinada, para professores,

estudantes, pós-graduandos e profissionais da área de Contabilidade. 5 Indicação do sítio eletrônico para obter a obra ou mais informações:

Para aquisição do livro está disponível no site:

https://www.editoradplacido.com.br/fundamentos-e769;ticos-da-tributac807;a771;o-em-busca-de-uma-teoria-da-justic807;a-em-kant

Referências

Kant, I. (2003). A Metafísica dos Costumes. Trad. Edson Bini. Bauru: Edipro.

Menezes, E. (2000). História e Esperança em Kant. São Cristóvão: SE, Editora Universidade Federal do Sergipe, p.185.

Nalini, J. R. (2019). Ética Geral e Profissional. 14ª ed. São Paulo: RT-Thomson Reuters. Rodrigues, R. S.; Amaral, P. A. D. (2017). A motivação do lançamento tributário e o novo código de processo civil. Belo Horizonte: D´Plácido.

Rodrigues, R. S. (2021). Fundamentos éticos da tributação: em busca de uma Teoria da Justiça em Kant. Belo Horizonte: D’Plácido.

1 Recomenda-se a leitura do livro “A motivação do lançamento tributário e o novo código de processo civil”, de

Referências

Documentos relacionados

Assim, a anamnese vocal na sua generalidade deve permitir: explorar o comportamento e o perfil vocal do indivíduo; identificar os possíveis factores causais, desencadeantes e

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

I: hum hum.. 125 M: A forma como intarigir com eles… Saber estar com eles, e essa foi uma das maiores lições. Sabermos nós, saber lidar com eles. Ah, conhece-los mais. No âmbito em

Quando mudei para o Brasil, uma das grandes diferenças que percebi é que a taxa equivalente ao overdraft, o cheque especial, era dez vezes mais no Brasil do que na

- Mandar plotar IC(Q2)/IB(Q2) e verificar qual valor de BF corresponde ao h FE desejado e usar estes valores de BF para fazer simulação com a variação de h FE.. - Para

Atualmente, a mídia tem destacado as “empresas-cidadãs”, ou seja, empresas responsáveis socialmente. Todos os anos essas empresas publicam seus Balanços Sociais com o objetivo

Este virado a sul seria o contíguo à igreja de dentro, para poente e pressupõe que aquele trabalho terá sido consequência das alterações na nave, mas não

Neste estudo utilizaram-se como variáveis independentes apenas o facto da classificação da EF contar ou não para a média, sendo pertinente conduzirem-se mais