• Nenhum resultado encontrado

PLANOS ANUAIS. PLANO DE VIDA E ACÇÃO PARA 2015/2016 Aprovado na A G. de 15/11/2015, nos termos do art. 43.º - c) do Estatuto Nacional.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANOS ANUAIS. PLANO DE VIDA E ACÇÃO PARA 2015/2016 Aprovado na A G. de 15/11/2015, nos termos do art. 43.º - c) do Estatuto Nacional."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PLANOS ANUAIS FRATERNIDADE FRANCISCANA SECULAR DE COIMBRA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DA PENITÊNCIA DE S. FRANCISCO DA CIDADE DE COIMBRA

PLANO DE VIDA E ACÇÃO PARA 2015/2016

Aprovado na A G. de 15/11/2015, nos termos do art. 43.º - c) do Estatuto Nacional.

Esforçando-se por aprofundar o sentido da sua vocação cristã e franciscana, a Fraternidade procurará assumir o TEMA, o LEMA e os OBJECTIVOS propostos pela Conferência dos Assistentes Espirituais: TEMA: ANO SANTO DA MISERICÓRDIA E OITAVO CENTENÁRIO DO PERDÃO DE ASSIS: UMA FELIZ COINCIDÊNCIA LEMA: “SEDE MISERICORDIOSOS”

(Lc 6, 36) OBJECTIVOS: VIVER A PAZ E A MISERICÓRDIA NO CORAÇÃO DA FRATERNIDADE Documentos do Capítulo Geral, a serem trabalhados nas Fraternidades: “COMO GERIR UMA ORDEM COMO A OFS, NOS DIAS DE HOJE” Motivações:

O Santo Padre, o Papa Francisco, convocou a Igreja a viver um Ano Santo

extraordinário, a que deu o nome de “Ano Santo da Misericórdia”.

Este Ano Santo, terá o seu início com a solenidade da Imaculada Conceição, a 8 de Dezembro de 2015, e concluir-se-á, na solenidade de Cristo Rei, em 20 de Novembro de 2016.

Segundo os Ministros Gerais da Primeira Ordem Franciscana e da TOR, esta iniciativa proposta pelo Papa Francisco, é uma feliz coincidência com o que a Família Franciscana se propõe viver em 2016, isto é, o Oitavo centenário do Perdão de Assis.

Por esta razão os quatro Ministros Gerais dirigiram a todos os frades do mundo, uma carta datada de 12 de Março de 2015, onde manifestam o ‘desejo sincero de caminhar juntos e crescer na comum vocação e missão’, conforme as

(2)

expectativas que o Papa Francisco tem sobre os religiosos de hoje, e que apresentou por ocasião do Ano da Vida Consagrada.

Neste sentido, é nosso desejo que a Fraternidade Nacional da Ordem Franciscana Secular de Portugal, se deixe plasmar pelo Espirito Santo, a fim de que este ano de graça que Deus nos concede, a todos fortaleça na alegria da fidelidade reconciliada.

Conclusão:

Que possa cada uma das nossas fraternidades, viver com profundidade a graça deste Ano, para oferecer de maneira renovada a riqueza do nosso carisma, antes de mais, a toda a nossa família espiritual, e depois, de maneira especial aos irmãos seculares que se alimentam da espiritualidade franciscana.

Propomos a cada fraternidade que estabeleça na sua formação permanente, momentos de tomada de consciência, de pedido de perdão e de acolhimento alegre da misericórdia.

Que este ano ajude a todos a renovarem a sua relação com a Igreja, com a Ordem, e com todo o Povo de Deus, sabendo que o carisma partilhado e posto ao serviço, é uma graça para todos. A Conferência dos Assistentes Espirituais. Será neste exigente quadro espiritual que serão vividas as acções litúrgicas, de piedade e de estudo da Fraternidade, de que se relevam as reuniões fraternas mensais, obrigatórias pela nossa Regra (as quais integram a Eucaristia dominical, sempre celebrada por intenção dos Irmãos vivos e defuntos); as Eucaristias de todos os domingos e festas de preceito (em que, cumprindo os legados pios, se recordam os benfeitores da Ordem e do seu antigo Hospital); a celebração do Tríduo Pascal e das festas preceituadas pelos Estatutos; a Via Sacra nas sextas-feiras da Quaresma; a adoração mensal do Santíssimo Sacramento; o retiro anual da Fraternidade, em 29 de Novembro, e o retiro anual regional, em data a fixar. As reuniões fraternas mensais realizam-se às 15 horas no último domingo de cada mês (salvo motivo de força maior, a anunciar com antecedência). Não há reunião em Agosto. Em todas as sextas-feiras da Quaresma, o Terço (às 16h 15) é substituído pela Via-Sacra, prescrita pelos Estatutos da nossa Fraternidade. Mantém-se a tradicional peregrinação à Capela de Nossa Senhora da Conceição da Ponte, no dia 8 de Dezembro, às 15 horas.

(3)

Os Irmãos e as Irmãs são convidados, em associação com as Irmãs do Movimento do Santo Rosário, à recitação do Rosário na mesma Capela, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, às 15 horas.

Todos os Irmãos são exortados a dar conhecimento, pelos meios possíveis, da existência de Irmãos doentes no Lar da Ordem, nos hospitais ou nos domicílios, de modo a tornar possível a prática de uma importante obra de misericórdia.

De novo se recorda que importa suscitar, pela oração, pela palavra e pelo exemplo, a candidatura de novos Irmãos e Irmãs; sugere-se que essa acção seja conduzida com especial empenho nos movimentos religiosos em que os Irmãos estejam integrados.

Não serão descuradas outras iniciativas, já tradicionais, que sempre têm sido marcadas pelo espírito franciscano que nos anima: a visita às Irmãs Clarissas de Louriçal, Monte Real e Montalvo e o passeio conjunto de Irmãos e Irmãs com residentes do Lar e utentes da Casa Abrigo Padre Américo. Sempre que possível, a Fraternidade não esquecerá tomar parte activa nas acções promovidas pela Ordem Franciscana Secular ou pela JuFra – Juventude Franciscana, quer ao nível regional, quer ao nacional, constantes dos respectivos Planos de Vida e Acção. Na fidelidade à Santa Igreja, não deixarão os Irmãos e Irmãs de participar activamente nas acções religiosas das comunidades católicas em que estão inseridos.

Sendo importante projectar no meio ambiente o espírito que anima a Fraternidade, continuarão a ser programadas iniciativas de significado simultaneamente religioso e cultural, não obstante as actuais dificuldades materiais. A ORDEM TERCEIRA COMO INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL Quer o Lar da Ordem Terceira de São Francisco, quer a Casa Abrigo Padre Américo, exigindo permanentemente a maior solicitude do Conselho, reclamam, naturalmente, a fraterna atenção de todos os Irmãos e Irmãs. Dentro do espírito franciscano que deverá animar este Plano de Vida e Acção, manter-se-á a maior diligência quanto à atenção personalizada a cada Residente do Lar, procurando oferecer-lhes o afecto e o conforto que lhes são necessários e a que têm indiscutível direito no último lance da sua vida. Para tal, o Conselho, contando naturalmente com a acção profissional do pessoal da Casa, considerará sempre bem-vinda alguma acção de carácter voluntário por parte dos Irmãos e Irmãs, incluindo a Exposição-Venda de Natal, assim como a muito antiga e sempre tocante presença do Grupo de Acção Juvenil Joaninha.

(4)

Em articulação com a acção pastoral do nosso caríssimo Assistente Espiritual, sempre credor da nossa maior gratidão, não deixará o Conselho, actuando na sua área de competência, de velar eficazmente pela satisfação das necessidades espirituais dos Residentes.

Promover-se-á a correcta ocupação dos seus tempos livres, facilitando visitas, celebrando aniversários, promovendo ou aproveitando convívios e sessões formativas, culturais e recreativas, organizando passeios ao campo ou à praia, etc. Com igual espírito será conduzida a acção na Casa Abrigo Padre Américo, em favor da reinserção social de quem a ela recorre. Para além das importantes acções institucionais consignadas no programa desenvolvido pela sua Equipa Técnica, continuarão a ser postas à disposição dos seus utentes iniciativas conjuntas com o Lar de Idosos da Ordem Terceira, assim como a realização de festas por ocasião do Natal e da Páscoa. Como sempre, serão festejados os aniversários dos utentes. De modo rigorosamente livre, continuará ao seu dispor a participação em actos de piedade – recitação do Terço, comemoração do Mês de Maria, sessões de formação e reflexão. Neste quadro de acção conta-se especialmente com o benemérito concurso da Associação de Amigos da Casa Abrigo – AMICA, credora da maior consideração da nossa Fraternidade. PATRIMÓNIO EDIFICADO

Está próximo o “arranque” das obras de remodelação das instalações do Lar, terminado enfim o necessário cumprimento das múltiplas formalidades oficiais e a devida intervenção dos técnicos das diferentes disciplinas.

O Conselho manterá constantes contactos com as entidades oficiais responsáveis pela reabilitação da Igreja do Carmo, presentemente em fase inicial de execução. Lamentavelmente, todavia, não é ainda possível fazer quaisquer previsões quanto à sua tão desejada reabertura ao culto.

O Conselho da Fraternidade roga ao SENHOR as Suas Graças para que seja levado a bom termo este responsabilizante Plano de Vida e Acção, contando com a intercessão de Santa Maria dos Anjos – Mãe de Deus, com o patrocínio de São Francisco e com as orações e o concurso de todos os Irmãos!

* * * * * * * * * * * * *

Conselho Regional

Centro OFS

PLANO DE VIDA E ACÇÃO PARA 2015/2016

TEMA: “ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

E OITAVO CENTENÁRIO DO PERDÃO DE ASSIS,

(5)

LEMA: “Sede Misericordiosos” (Lc 6, 36)

OBJETIVOS:

VIVER A PAZ E A MISERICÓRDIA NO CORAÇÃO DA FRATERNIDADE

Documentos do Capítulo Geral, a serem trabalhados nas Fraternidades:

“COMO GERIR UMA ORDEM COMO A OFS, NOS DIAS DE HOJE”

Motivações

O Santo Padre, o Papa Francisco, convocou a Igreja a viver um Ano Santo extraordinário, a que deu o nome de “Ano Santo da Misericórdia”.

Este Ano Santo, terá o seu início com a solenidade da Imaculada Conceição, a 8 de Dezembro de 2015, e concluir-se-á, na solenidade de Cristo Rei, em 20 de Novembro de 2016.

Segundo os Ministros Gerais da Primeira Ordem Franciscana e da TOR, esta iniciativa proposta pelo Papa Francisco, é uma feliz coincidência com o que a Família Franciscana se propõe viver em 2016, isto é, o Oitavo centenário do Perdão de Assis.

Por esta razão os quatro Ministros Gerais dirigiram a todos os frades do mundo, uma carta datada de 12 de Março de 2015, onde manifestam o ‘desejo sincero de caminhar juntos e crescer na comum vocação e missão’, conforme as expectativas que o Papa Francisco tem sobre os religiosos de hoje, e que apresentou por ocasião do Ano da Vida Consagrada.

Neste sentido, é nosso desejo que a Fraternidade Nacional da Ordem Franciscana Secular de Portugal, se deixe plasmar pelo Espirito Santo, a fim de que este ano de graça que Deus nos concede, a todos fortaleça na alegria da fidelidade reconciliada.

Conclusão

Que possa cada uma das nossas fraternidades, viver com profundidade a graça deste Ano, para oferecer de maneira renovada a riqueza do nosso carisma, antes de mais, a toda a nossa família espiritual, e depois, de maneira especial aos irmãos seculares que se alimentam da espiritualidade franciscana.

Propomos a cada fraternidade que estabeleça na sua formação permanente, momentos de tomada de consciência, de pedido de perdão e de acolhimento alegre da misericórdia.

Que este ano ajude a todos a renovarem a sua relação com a Igreja, com a Ordem, e com todo o Povo de Deus, sabendo que o carisma partilhado e posto ao serviço, é uma graça para todos.

(6)

Conferência dos Assistentes Espirituais.

CALENDARI ZAÇÃO

Setembro - Visita Fraterna e Pastoral à OFS (CIOFS)

17 – Festa dos Estigmas de São Francisco (local)

Outubro

3 e 4 – Peregrinação Nacional da Família Franciscana a Fátima (Centro Franciscanismo) 4 – Solenidade de São Francisco de Assis

27 – Celebração do “Espírito de Assis” (local)

Novembro

1 a 7 – Retiro da Família Franciscana (Irmãs Hospitaleiras da Imac. Conceição-Fátima) 7 – Reunião Conselho Nacional da OFS (Casa de São Francisco – Sede, Fátima) 17 – Dia de Santa Isabel da Hungria, Patrona da OFS (local)

20 a 22 – Capítulo Eletivo Nacional

24 – Comemoração de todos os Fiéis Defuntos da Ordem Franciscana

Dezembro 5 a 7 – Tríduo da Imaculada Conceição – Padroeira principal da Ordem (local)

8 – Dia da Imaculada Conceição – Solenidade e Festa

Janeiro 23 e 24 – Encontro de Formação Nacional

Fevereiro

10 – Quarta-feira Cinzas

20/02/2016 - Encontro de Formação Regional – local a designar

(7)

Abril 9 e 10 – Encontro de Ministros e Conselheiros 16 – Dia da Família Franciscana (local)

25 – Dia da Família Franciscana – Alenquer (Centro de Franciscanismo)

Maio 21 – Reunião do Conselho Nacional - (Sede) Casa de S. Francisco - Fátima

Junho 19 – Encontro Nacional de Fraternidades (nacional - Região Norte)

25/06/2016 - Assembleia Plenária Regional – Fraternidade da Borralha

Agosto

– Peregrinação Nacional de Verão da OFS

2 – Festa em Honra de Santa Maria dos Anjos (Porciúncula) – Patrona da Ordem Franciscana (local)

11 – Festa de Santa Clara de Assis (local)

25 – Festa de São Luís, Rei de França, patrono da OFS (local)

Datas de âmbito Regional a marcar:

Capítulos das Fraternidades Locais: Outubro/2015 – Fraternidade de Leiria e Fraternidade de S. Vicente da Beira

Em 2016 – Fraternidade de Aveiro

Visitas Fraternas e Pastorais – aguardamos datas para agendamento O Conselho Regional do Centro OFS

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia