• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Junho 2018 Parte 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Junho 2018 Parte 3"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Junho 2018 Parte 3

O cântico de Moisés, cujo Autor da letra é YHWH, traça-nos um retrato profético do que haveria de suceder à nação de Israel ao longo dos tempos (lembremos que para O Altíssimo não há tempo…), como já antes analisámos nas duas primeiras partes deste trabalho. Prosseguimos agora buscando o entendimento do que nos é dito nos restantes versículos de Deuteronómio 32.

Assim perguntamos: quão amargo será o cálice de vinho que Israel ainda terá de beber até que só reste um remanescente que virá a ser libertado pelo Todo-Poderoso das mãos e poder dos seus inimigos nos dias da tribulação de Jacob, como nos é dito, profeticamente, em Zacarias 13:8-9? Porquê?

Deuteronómio 32:32-33 – “Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, cachos amargos têm. O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras”.

O Altíssimo não poderia ser mais cáustico acerca do que o povo de Israel ainda terá de sofrer às mãos dos seus inimigos, nos dias próximos à Sua vinda, i.e. os dias de hoje. A alusão do Eterno a Sodoma e Gomorra retrata dias gravosos para Israel em que as marchas de muitos milhares de “gays” e lésbicas pelas ruas de Jerusalém e de Telavive, dão vida a esta profecia, pois tais manifestações são manchas ofensivas para com O Elohim de Israel dada a depravação deste povo. Por isso Ele nos fala em uvas de fel, amargas. Mas estas uvas de fel também são um retrato do poder dos inimigos de Israel, as nações islâmicas e todas as que com elas se estão coligando para virem contra Israel nos últimos dias, nos tempos das guerras do fim. Sim, este é o vinho amargo que Israel ainda irá beber num tempo muito próximo.

Mas os seres humanos não querem saber dos avisos Daquele que anuncia o fim desde o princípio.

(2)

A loucura e destruição destes dias amargos serão avassaladores…como nunca antes se viu nem se voltará a ver. Por isso Yeshua disse que se aqueles dias não fossem abreviados, “nenhuma carne se salvaria”. Mas estes dias serão abreviados por amor dos escolhidos!

Sim, a Rocha de Israel (O Elohim YHWH) há-de entregar o Seu povo nas mãos dos seus inimigos, uma vez mais, nestes últimos dias, para ser purgado da maldade que neles existe. Mas, no momento certo (no “grande dia da batalha do Elohim Todo-Poderoso – Zacarias 12:9; 14:3; Isaías 63:1-6, Joel 3, etc.), Ele poupará aqueles cujo coração só Ele conhece, pois a Sua Palavra diz-nos que Ele Se apieda daqueles de quem Se apieda. Este será o momento em que se cumprirá o acto final do sonho da estátua de Nabucodonosor, aquele em que uma pedra é lançada sem mão e derruba e desfaz toda a estátua (os reinos deste mundo). E aquela Pedra esmiuçará todos os poderes terrenos, e far-se-á um grande monte que encherá toda a Terra. Sim, este acto vindouro revela-nos a profunda transformação que toda a Terra irá sofrer com o início do reino milenar de Yeshua, O Rei Eterno, O Príncipe da Paz. Satanás, o príncipe das trevas e do mal, pai da mentira, será preso durante mil anos, o tempo do reino milenar de Yeshua, O Rei.

Sim, Ele irá separar os que Lhe são fiéis como o profeta nos diz em:

Malaquias 3:16-18 – “Então aqueles que temeram a YHWH falaram frequentemente um ao outro; e YHWH atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram YHWH, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz YHWH dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”.

Alguma dúvida de que O Todo-Poderoso YHWH sempre fez e fará separação entre justos e ímpios? Não é Ele O Criador e Juiz Justo? Então, celebremos O Seu Santo Nome pois só O Seu Nome é digno de ser louvado e engrandecido! Fora Dele não há Deus! Fora Dele não há esperança!

Mesmo já hoje, e antes dos dias amargos que aí vêm, Israel necessita de se voltar para O Elohim YHWH para alcançar o Seu favor e protecção face ao poder dos seus inimigos. Devemos ler o que nos diz O Eterno em Ezequiel cap. 38 e 39 para entendermos a dimensão da ameaça que se aproxima para destruir Israel e para a erradicar do mapa. Sim, estes inimigos poderosos virão contra Israel com esse propósito. Mas os seus planos sairão gorados. Isso aconteceria se O Altíssimo não interviesse em favor do Seu povo. Mas não podemos esquecer que Ele nos diz que quem toca no Seu povo toca na menina do Seu olho: Zacarias 2:8. Quando YHWH intervier para poupar o remanescente do Seu povo, Ele reduzirá os seus inimigos a nada. Irá abatê-los até à terra (sepultura). Já o fez no passado (e.g. os grandes e poderosos exércitos da Assíria – 2.Reis 6:15-17) e voltará a fazê-lo nos dias que se avizinham, os da grande batalha do Elohim Todo-Poderoso. Por isso a profecia nos diz que Israel andará a enterrar os ossos dos seus inimigos durante sete meses – Ezequiel 39:12-14.

(3)

Sim, é O Elohim YHWH quem salva, pois Ele tem armas a que nenhum exército humano ou de outra natureza podem resistir. Lembremos o que O Eterno disse aos Seus servos em Job 38:22; Ezequiel 38:22!

Deuteronómio 32:34-35 – “Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros? Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão-de suceder, se apressam a chegar”.

Ele abaixa a arrogância dos homens e das nações até à sepultura e julga entre os poderosos deste mundo. Não desesperemos, pois para tudo há um tempo… o tempo que Ele mesmo determinou para que tudo aconteça. Saibamos esperar com paciência o cumprimento de tudo aquilo que Ele anuncia na Sua Palavra. A vingança só a Ele pertence, pois Ele é a personificação da Justiça. Por isso mesmo, entreguemos-Lhe os nossos cuidados e Ele cuidará de nós (e dos nossos inimigos) se a nossa causa for justa.

Deuteronómio 32:36 – “Porque YHWH fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado”.

Quando tememos o nosso adversário ou o nosso inimigo é sinal que a nossa confiança não está firme no poder (sem limites) do nosso Elohim. A quem temeremos? Paulo diz-nos em Romadiz-nos 8:31 – “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Temamos antes Aquele cujo poder é infinito, ilimitado, e que, além do corpo, também tem poder para matar a alma – Mateus 10:28. Porém, se o Seu favor estiver connosco viveremos em segurança… Salmo 46:2-3.

Quando a situação se tornar verdadeiramente desastrosa em Israel devido ao poder dos seus inimigos, onde pode esta nação ir buscar forças e socorro? Sim, o seu socorro virá do Todo-Poderoso que criou os céus e a Terra – Salmo 121:2.

Pelas suas palavas proféticas vemos que Israel será levado até à exaustão das suas forças e poder militar. Então…e só então, depois de Israel ter bebido o vinho amargo que os seus inimigos o obrigarão a beber, então, dizíamos, O Todo-Poderoso irá intervir com livramento para o Seu povo e a destruição dos seus inimigos. É isto que a Palavra fiel nos assegura. É como nos é dito em:

Salmo 33:16-20 – “Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força. O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. Eis que os olhos de YHWH estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia; para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome. A nossa alma espera em YHWH; Ele é o nosso auxílio e o nosso escudo”.

Sim, nos dias da grande calamidade que se irá abater sobre a nação de Israel, muitos clamarão ao Elohim Todo-Poderoso, esperando o Seu livramento. O povo voltar-se-á então para O seu Elohim com choro e oração, clamando: “Salva-nos Senhor”. O profeta diz-nos o que sucederá nos dias da tribulação de Jacob: Zacarias 12:4-10.

(4)

Quando as armas do Elohim Todo-Poderoso se abaterem sobre os grandes e poderosos exércitos inimigos, Ele Se regozijará, uma vez mais, dizendo:

Deuteronómio 32:37-42 – “Então dirá: Onde estão os seus deuses [Alá]? A rocha em quem confiavam [a Kahaba, em Meca], de cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo. Vede agora que Eu, Eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; Eu mato, e Eu faço viver; Eu firo, e Eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre. Se Eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam. Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo”.

Palavras terríveis (mas justas) são dirigidas contra os inimigos seculares de Israel. Nos dias do acerto de contas, O Elohim Todo-Poderoso resgatará os que são Seus filhos e destruirá os seus inimigos…para sempre.

Sim, o cântico de Moisés termina com palavras de juízo do Altíssimo a ser exercido nestes dias vindouros sobre as nações. Estes são os dias das grandes calamidades que se irão abater sobre Israel e as restantes nações. Quando lemos o Salmo 83:1-8 ficamos a saber que as nações que virão nos últimos dias contra Israel, não odeiam somente este povo: elas odeiam O Elohim de Israel. Mas, todos os que se tornam inimigos de Israel tornam-se inimigos de YHWH, O Elohim que elegeu este povo para ser Seu povo… para sempre!

Lembremos o que YHWH prometeu a Abraão:

Génesis 12:3 – “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas [ou enxertadas] todas as famílias da terra”.

Sim, YHWH livrará o Seu povo, não porque este seja um povo que Lhe tenha sido sempre fiel, mas sim por amor ao compromisso que Ele mesmo assumiu com os patriarcas desta nação. Esta é a grande lição que podemos retirar do Cântico de Moisés: a confiança que devemos colocar no Elohim Todo-Poderoso que nos ampara e livra das nossas fraquezas e do poder dos nossos inimigos, sempre que Nele colocamos a nossa confiança.

Ao compor este cântico, O Elohim Todo-Poderoso compromete-Se a livrar os Seus fiéis e a destruir os Seus inimigos, criando assim as condições para que toda a Terra venha a desfrutar do reino milenar de Yeshua, um reino de paz e harmonia; um reino de abundância, em que todas as coisas serão restauradas. Por esses dias esperamos.

Deuteronómio 32:43 – “Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo”.

(5)

Este é o remate final do Cântico de Moisés, aquele que nos revela o que se seguirá aos dias de calamidade, para os quais o mundo está a avançar a passos largos. Sim, ao Elohim Altíssimo Adonai YHWH, pertence a vingança e também a recompensa. Ele domina sobre todas as coisas e tudo Lhe pertence, e faz o que Lhe apraz. Esquecer este princípio básico, como criaturas que somos, é caminharmos sem entendermos os Seus propósitos que Ele nos vem revelando na Sua Palavra. Acordemos, enquanto é tempo! Sim, no reino milenar vindouro, as nações que sobreviverem aos cataclismos do fim e ao derramamento da ira do Cordeiro, serão o Seu povo, pois todas elas andarão nos caminhos do Altíssimo, a Sua Lei/Torá, pois será ela a base do governo de todas as nações da Terra durante o reinado de Yeshua e dos Seus escolhidos.

Paulo fala-nos deste propósito em Romanos 15:10-12. Leiamos o contexto em que estas palavras nos são transmitidas.

E tudo isto deve ser entendido à luz do que YHWH ordenou ao profeta Oseias: que se casasse com uma prostituta (simbolizando Israel, o Reino do Norte, a Casa de Efraim) e dela tivesse filhos, chamando-se um desses filhos (uma filha) pelo nome de Lo-Ruama, que significa “sem misericórdia” ou “não terei misericórdia”. Estava assim traçado o futuro, para durante muitos anos, a Casa de Efraim não alcançar a misericórdia do Eterno, porque se desviaram dos santos mandamentos da Torá que YHWH lhes havia dado no Monte Sinai pela mão do Seu servo Moisés e se prostituíram com os “deuses” das nações pagãs, pois foram servir ao pau e à pedra – Deuteronómio 28:36, 64. Ao desligarem-se dos santos mandamentos (o contrato de casamento que haviam feito no Sinai, dizendo: “tudo quanto YHWH disser, nós faremos”, o que não aconteceu).

Pela sua idolatria e adultério, YHWH divorciou-Se da Casa de Efraim/Israel e expulsou-os da sua terra pela mão dos exércitos da Assíria, aos quais enviou em 720-722 a.C.. Assim as 10 tribos do reino do Norte foram expulsas da sua terra e espalhadas entre as nações, tornando-se gentias, i.e. perderam a sua identidade Israelita. Foram servir ao pau e à pedra, i.e. aos ídolos das nações pagãs para onde foram atirados. Tal condenação esteve e ainda está presente nas vidas de muitos dos descendentes destas 10 tribos de Israel. Os descendentes de Efraim começaram a ser chamados e a regressar à Casa do Pai, quais filhos pródigos, quando Yeshua HaMashiach veio, e intensificou-se o seu regresso pela acção missionária dos apóstolos de Yeshua, pois O Mestre havia-lhes ordenado: “Ide antes às ovelhas perdidas da Casa de Israel” – Mateus 10:6.

Este mesmo chamamento continua ainda hoje a ecoar no mundo e muitos têm vindo ao conhecimento da Verdade do Altíssimo, a Sua Lei/Torá, e abraçado a fé/testemunho de Yeshua, O Rei vindouro, voltando assim, como filhos pródigos que eram, para casa do Pai. Vemos claramente o reviver deste povo que se havia feito gentio, na profecia de Ezequiel 37:1-14. Mas, o tempo está a findar. Assim, quando O Rei Eterno vier, Ele mesmo completará a obra que iniciou há cerca de 2.000 anos, juntando, finalmente, as duas Casa de Jacob/Israel, Efraim e Judá, numa só nação (num só povo) para não mais serem separados (Ezequiel 37:15-28). Estas são promessas do Altíssimo que os nossos olhos estão a ver e ainda verão.

(6)

Assim, a condenação que estava sobre Lo-Ruama, está progressivamente a ser retirada dos que abraçam a fé de Yeshua HaMashiach e andam nos caminhos de vida do Pai, a Sua Lei/Torá, o que nos é confirmado em:

Oseias 2:23 – “E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia [“Lo-Ruama”]; e eu direi àquele que não era meu povo [“Lo-Ami”]: Tu és meu povo [“Ami”]; e ele dirá: Tu és meu Deus!”, o que nos é confirmado igualmente em Zacarias 13:9 e Salmo 66:12.

Sim, ainda iremos assistir a maravilhas que se cumprirão conforme às profecias do Elohim Todo-Poderoso, no tempo que Ele determinou. O Eterno escolhe cada um dos Seus filhos na fornalha da aflição, como Ele nos diz em Isaías 48:10.

Tiago 1:12 – “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”.

A estes que aguardam com paciência a vinda gloriosa do Grande Rei e Deus de toda a terra, Ele promete:

Jeremias 29:11-12 – “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz YHWH; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei”. Por todas estas misericórdias que O Eterno trará sobre aqueles que O servem e amam a Sua vinda gloriosa, devemos engrandecer sempre O Seu Santo Nome e louvá-Lo, pois não há outro nome digno de ser cantado e exaltado entre os homens, cf. a Salmo 18:49. Sim, O Eterno levantará um estandarte entre os povos para onde o Seu povo foi expulso, e recolhê-los-á com misericórdia e com paz segura e abundante… para não mais serem perturbados. Habitarão seguros para sempre.

Isaías 11:10-13 – “E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé [Yeshua], a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso. E há-de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egipto, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim”.

Este é um quadro profético do reino milenar de Yeshua, O Rei vindouro. Sim, todas estas promessas foram feitas aos descendentes de Jacob/Israel e não a qualquer outro povo, pois com nenhum outro, O Altíssimo YHWH fez alianças. Sim, os que eram gentios e se converteram ao Filho do Todo-Poderoso darão louvores e graças ao Elohim de Abraão, Isaac e Jacob pela Sua grandeza, misericórdia e fidelidade.

(7)

Sim, apesar dos erros e desobediências do povo que Ele chamou para ser Seu povo, YHWH mostrou-Se sempre fiel às promessas feitas aos pais. Por isso teve de chegar ao ponto de entregar O Seu Filho, na qualidade de um Cordeiro sem mácula, para resgatar aqueles que se haviam desviado Dele, possibilitando-lhes o regresso a Casa do Pai através Deste Cordeiro que Se entregou para os resgatar. Sim, Ele fez expiação por aqueles que se arrependem e voltam para Casa do Pai. Porém, nem todos O ouvirão. Todos os concertos/alianças que O Altíssimo fez no passado com os fiéis do Seu povo, irão culminar na vinda gloriosa de Yeshua, O Rei vindouro, Aquele que os céus contêm por enquanto. Por isso os remidos no sangue do Cordeiro cantarão o Cântico de Moisés e o Cântico do Cordeiro – Apocalipse 15:2-4. Sim, estas são as nações que estarão debaixo do governo milenar do Rei.

Estamos a viver dias cujos sinais (acontecimentos) nos apontam para a proximidade da vinda do Grande Rei e Deus de toda a Terra (Isaías 54:5). Ele virá com poder total para restaurar todas as coisas, i.e. a herança que o homem delapidou debaixo do governo de Satanás ao longo de 6.000 anos. Os dias do Seu reino milenar serão dias maravilhosos, pois Satanás e todos os seus seguidores já não estarão presentes para perturbar os que anseiam pela vinda do Senhor dos senhores.

Isaías 51:11 – “Assim voltarão os resgatados de YHWH, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão”.

Quem pode duvidar destas palavras? Preparemo-nos para cantar os dois cânticos de que temos vindo a falar neste trabalho.

É grande a misericórdia do Altíssimo que dura para sempre. Confiai Nele, ó povo! Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-

Referências

Documentos relacionados

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

Como fatores controláveis têm-se o equipamento de mistura (misturador de eixo vertical e betoneira de eixo inclinado) e a ordem de mistura dos materiais (tradicional e

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Voltando ao tema de como obter listas de palavras nacionais, o que você pode fazer é buscar por listas em outro idioma, como o inglês, passá-las por algum tradutor, como o

• Em todos os casos avaliados, os custos com os serviços de fornecimento, preparo e montagem das armaduras, tanto de protensão como passivas, representaram de