• Nenhum resultado encontrado

Limpando cache para o usuário atual sessão Utilizando variáveis de ligação em regiões Usando vincular variável em

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Limpando cache para o usuário atual sessão Utilizando variáveis de ligação em regiões Usando vincular variável em"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

2

Conteúdo

1. COMEÇANDO COM O ORACLE APLICATION EXPRESS ... 4

1.1. O que é Oracle Application Express? ... 4

1.2. Arquitetura do APEX ... 4

2. APPLICATION BUILDER CONCEITOS ... 4

2.1. O que é uma página ... 5

3. LOGIN ... 5

3.1. Ambiente ... 6

4. CRIAR UMA APLICAÇÃO ... 7

4.1. Atalhos ... 11 5. OPÇÕES NA APLICAÇÃO ... 11 5.2. Executar Aplicação... 12 5.3. Objetos de apoio ... 12 5.4. Componentes Compartilhados ... 13 5.5. Utilitários ... 13 5.6. Export/Import ... 14

6. CRIANDO UMA NOVA PÁGINA ... 15

6.1. Criar uma página do tipo Report ... 16

6.2. Criar uma página do tipo Formulário ... 20

6.3. Adicionar Região ... 25 6.4. Editar Região ... 28 6.5. Botão ... 30 6.6. Trocar Tema ... 35 6.7. Validações ... 39 7. SQL WORKSHOP... 42 8. TEAM DEVELOPEMENT ... 42 9. ADMINISTRATION ... 43

10. GERENCIANDO SESSÃO VALORES ESTADO ... 44

10.1. Referencia da sessão de estado ... 44

10.2. Configurando estado de sessão ... 44

10.3. Limpando estado de sessão ... 44

10.3.1. Limpando cache por item ... 44

10.3.2. Limpando cache de página ... 44

(3)

3

10.3.4. Limpando cache para o usuário atual sessão ... 45

10.4. Utilizando variáveis de ligação em regiões ... 45

10.5. Usando vincular variável em procedimentos PL/SQL ... 46

10.6. Compreender uma sintaxe URL ... 46

10.6.1. Compreender o url para uma página que exibe ... 46

10.6.2. Usando f? p na sintaxe de páginas link ... 46

10.6.3. Chamando uma página de uma aplicação e alias ... 47

10.6.4. Chamando uma página por um botão de URL ... 48

10.6.5. Facilitar a favoritos usando zero como o id da sessão ... 48

10.6.6. Substituição de strings... 48 10.7. Alto-substituição strings ... 49 10.7.1. APP_ALIAS ... 49 10.7.2. APP_ID ... 49 10.7.3. APP_IMAGES ... 50 10.7.4. APP_PAGE_ID ... 50 10.7.5. APP_SESSION ... 50 10.7.6. APP_UNIQUE_PAGE_ID ... 51 10.7.7. APP_USER ... 51 10.7.8. AUTHENTICATED_URL_PREFIX ... 51 10.7.9. BROWSER_LANGUAGE ... 52 10.7.10. CURRENT_PARENT_TAB_TEXT ... 52 10.7.11. DEBUG ... 52 10.7.12. HOME_LINK ... 52 10.7.13. LOGIN_URL ... 53 10.7.14. IMAGE_PREFIX ... 53 10.7.15. PRINTER_FRIENDLY ... 53 10.7.16. LOGOUT_URL ... 53 10.7.17. PROXY_SERVER ... 54 10.7.18. PUBLIC_URL_PREFIX ... 54 10.7.19. REQUEST ... 54

10.7.20. Condições comuns a referência Request ... 54

10.7.21. SQLERRM ... 55

10.7.22. SYSDATE_YYYYMMDD ... 55

(4)

4

1.

COMEÇANDO COM O ORACLE APLICATION EXPRESS

1.1.

O que é Oracle Application Express?

Oracle Application Express é um ambiente de desenvolvimento para desenvolver e programar aplicativos Web database-centric. Graças a built-in características de interface do usuário tais como temas, navegação controles, fazem movimentação, e flexível de relatórios, Oracle Application Express acelera o desenvolvimento de aplicações processo.

O APEX mostra as aplicações em tempo real a partir de dados armazenados em tabelas de dados. Quando você criar ou ampliar uma aplicação, o APEX cria ou modifica metadados armazenados em banco de dados tabelas.

As seções que se seguem descrevem as características-chave do APEX. Com o Oracle Application Express, você pode rapidamente gerar relatórios que mostram HTML os resultados das consultas SQL. Você também pode fazer download e imprimir relatórios em HTML, um Adobe Portable Document Format (PDF), Microsoft Word Rich Text Format (RTF), ou Formato Microsoft Excel (XLS), ou XML.

1.2.

Arquitetura do APEX

O Oracle Application Express instala-se em seu banco a partir de dados Oracle e é composta por dados em tabelas e PL / SQL.

Não importa se você está rodando o Oracle Application Express desenvolvimento meio ambiente ou um aplicativo que você construído utilizando o APEX, o processo é o mesmo. O seu navegador envia uma URL solicitar que seja traduzido para o adequado Oracle Application Express PL / SQL chamada. Após a base de dados dos processos PL / SQL, o os resultados são afinados de volta para o seu navegador em HTML. Este ciclo acontece cada vez que você quer pedir ou enviar uma página.

Figura 1. Arquitetura.

2.

APPLICATION BUILDER CONCEITOS

Esta seção fornece informações sobre a base conceituais Application Builder. Pode ser usado o Application Builder para montar uma interface HTML (ou aplicação) em cima da base de dados objetos, tais como tabelas e procedures. Cada Request tem uma coleção de páginas vinculadas em conjunto, utilizando as abas, botões, ou ligações hipertexto.

(5)

5

2.1.

O que é uma página

Uma página é o elemento básico de uma aplicação. Quando você construir uma aplicação em APEX, você cria páginas que contêm elementos de interface do usuário, tais como guias, listas, botões, itens, e as regiões. Você pode controlar a acrescentar uma página a página Definição.

Há também o Shared Components que são componentes comuns que podem ser usadas por um ou mais páginas dentro de uma aplicação.

3.

LOGIN

Para este modelo estou utulizando o espaço Apex que a Oracle disponibilizou, a Workspace é o email da pessoa e o usuário e senha é encaminhado pela Oracle.

(6)

6

3.1.

Ambiente

Use Application Builder para montar uma interface HTML (ou aplicação) em cima da base de dados e objectos, tais como Table e Procedures.

SQL Workshop é utilizado para aceder a ferramentas de visualização e gerenciamento e objetos de dados. Clique Workshop SQL para acessar o banco de dados seguintes instrumentos: Object Browser,SQL Commands, SQL Scripts , Utilities (Utilitários)

Esta opção é utilizada na gestão do processo de desenvolvimento de aplicações. Use esta ferramenta para rastrear os recursos, para fazer as tarefas, marcos e bugs. Pode ser usado o feedback para capturar o envio do usuário e, em seguida, classificar os comentários do usuário como características, para fazer tarefas e bugs.

Administração, permite que você gerencie sua conta. Dependendo dos seus privilégios, você pode monitorar e administrar esse espaço de trabalho.

(7)

7

4.

CRIAR UMA APLICAÇÃO

Etapa 1

Na Primeira etapa da criação o desenvolvedor deve escolher Application Builder, a seguir deve clicar na opção de Criar.

Figura 3. Aplicação, Etapa 1. Criação.

Etapa 2

Na etapa 2 deve ser definido a origem das páginas da aplicação.

Figura 4. Aplicação, Etapa 2. Método.

Aplicações de banco de dados: Este tipo permite que os desenvolvedores tenham o controle total sobre

todos os aspectos do processo de desenvolvimento e funcionalidades da aplicação final; podem também alavancar diretamente o seu SQL e habilidades PL / SQL de programação. Este tipo permite também usar o controle de declaração sobre controle de fluxo e suporte a controles de interface de usuário através do uso de modelos e temas.

(8)

8

Aplicações Websheet: Permiti aos usuários construir aplicações centradas em dados sem nenhum

conhecimento de programação SQL. São simplificadas e para: páginas de suporte, redes de dados e relatórios. Estas aplicações são fáceis de construir e de apoiar contribuições para a comunidade.

Etapa 3

Figura 5. Aplicação, Etapa 3. Definição.

From Scratch: Esta opção possibilita criar uma aplicação através da definição de páginas, pode ser

selecionado um esquema de autenticação, e especificando uma interface de usuário. As páginas podem ser com base em tabelas, consultas ou consultas drill-down.

A partir de uma planilha: Pode-se criar um aplicativo com base em dados da planilha. A aplicação terá de

inserção, consulta, atualização e capacidade de análise sobre a tabela recém-criada.

Etapa 4

Deve ser definido o nome da aplicação, número, se é uma aplicação do zero ou baseada em alguma existente, e de que esquema ira buscar as referencia de dados.

(9)

9

Etapa 5

Nesta etapa devem ser definidas as páginas da aplicação. (Eu sempre adiciono uma página em branco, e as outras vou criando conforme as necessidades da aplicação).

Figura 7. Aplicação, Etapa 5. Páginas da aplicação.

Depois de selecionar a página desejada e clicar em Adicionar página na região de criar aplicativo fica listado as que o desenvolvedor for adicionando. Depois de escolher o desejado clique em criar, para ir à próxima etapa.

Figura 8. Aplicação, Etapa 6. Páginas da aplicação – adicionar páginas.

(10)

10

Etapa 6

Esta é a etapa da conclusão de criação da aplicação, que já vem com um tema pré-definido, mas que é possível alterar.

Figura 9. Aplicação, Etapa 6. Finalizar.

Etapa 7

Após a criação da aplicação o desenvolvedor irá para a área de trabalho, para que se possam criar mais páginas, incluir objetos de apoio, objetos compartilhados, importar o exportar as páginas e utilitários da aplicação.

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

favorecida), para um n´ umero grande de poss´ıveis lan¸ camentos, esperamos que a frequˆ encia de cada face seja parecida. • Em outras palavras, esperamos que a frequˆ encia

Com intuito, de oferecer os gestores informações precisas atualizadas e pré-formatas sobre os custos que auxiliem nas tomadas de decisões corretas, nos diversos

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Essas informações foram utilizadas na segunda etapa onde foi elaborado um questionário sobre as características de uma plataforma de crowdsourcing e enviado aos