• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NA SEGURANÇA DO PACIENTE MEDIANTE AO ERRO DE MEDICAÇÃO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ENFERMAGEM SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): DEISE CLEMENTE MENDES AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): MÔNICA ALEXANDRE MALTA ORIENTADOR(ES):

(2)

O CUIDADO DE ENFERMAGEM NA SEGURANCA DO PACIENTE MEDIANTE AO ERRO DE MEDICAÇÃO

The nursing care in patient safety through medication error MENDES, Deise Clemente.

Centro Universitário UNIFAJ. MALTA, Mônica Alexandre. Centro Universitário UNIFAJ.

Resumo: A segurança do paciente tem sido uma das principais preocupações das organizações de saúde para melhorar a qualidade de seus serviços, a fim de configurar “a redução do risco de danos desnecessários associados com cuidado em saúde a um mínimo aceitável”. Esses danos, atualmente denominados de eventos adversos (EAs), são complicações ou lesões não intencionais decorrentes do cuidado prestado ao paciente. Dentre os profissionais da saúde, a equipe de enfermagem é a mais suscetível a cometer EAs, visto que realiza diversas intervenções invasivas e permanece por um tempo prolongado junto ao paciente. Nesse contexto de segurança, o sistema de medicação merece atenção já que os erros relacionados aos medicamentos representam um desafio de saúde pública afetando principalmente, os pacientes em ambientes hospitalares. O objetivo deste trabalho é identificar na literatura produções que abordem o tema segurança do paciente e erro de medicação. Para tanto realizou-se uma revisão de literatura, nos moldes revisão integrativa cuja a temática aborda os assuntos segurança do paciente e erros de medicação. Como resultado encontrou-se 1023 artigos que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, formou-se um total de 17 produções, que serão bordadas e discutidas na próxima fase do trabalho.

Palavras chaves: Erros de medicação; segurança do paciente e Enfermagem. Abstract:

Patient safety has been a major concern of health organizations to improve the quality of their services in order to configure "reducing the risk of unnecessary harm associated with health care to an acceptable minimum." These damages, currently

(3)

called adverse events (AEs), are unintentional complications or injuries resulting from the care provided to the patient. Among the health professionals, the nursing team is the most susceptible to commit AEs, since it performs several invasive interventions and stays for an extended time with the patient. In this safety context, the medication system deserves attention since the errors related to medication represent a public health challenge affecting mainly patients in hospital settings. The objective of this work is to identify in the literature productions that approach the subject of patient safety and medication error. For this, a literature review was carried out, in the form of an integrative review, whose theme addresses the subjects of patient safety and medication errors. As a result, 1023 articles were found that, after applying the inclusion and exclusion criteria, a total of 17 productions were formed, which will be embroidered and discussed in the next phase of the study.

Keywords: medications errors, patient safety, nursing

INTRODUÇÃO

A segurança do paciente tem sido uma das principais preocupações das organizações de saúde para melhorar a qualidade de seus serviços. Em resposta as recomendações para a melhoria da segurança do paciente do Institute of Medicine (IOM) em 2000, a segurança do paciente tornou-se uma política de saúde prevalente em todo o mundo; sendo vista como um paradigma, prática ou movimento reunindo diferentes comunidades a um objetivo comum. (Mello; Barbosa, 2017).

Trata-se de configurar “a redução do risco de danos desnecessários associados com cuidado em saúde a um mínimo aceitável”. Esses danos, atualmente denominados de eventos adversos (EAs), são complicações ou lesões não intencionais decorrentes do cuidado prestado ao paciente, que podem ocasionar danos ou incapacidade, temporária ou permanente, prolongamento do tempo de internação e até mesmo a morte, não tendo correlação com a doença que determinou a internação.

Diante disso, a avaliação da cultura de segurança do paciente é o primeiro passo para melhorar a segurança do paciente nas organizações de saúde por

(4)

permitir: uma visão clara dos aspectos de segurança dos pacientes que requerem atenção urgente; identificação de pontos fortes e fracos de sua cultura de segurança; detecção da existência de problemas de segurança do paciente nas unidades e avaliação comparativa dos seus escores como outras instituições de saúde. (Mello; Barbosa, 2017)

Dentre os profissionais da saúde, a equipe de enfermagem é a mais suscetível a cometer EAs, visto que realiza diversas intervenções invasivas e permanece por um tempo prolongado junto ao paciente.

Nesse contexto de segurança, o sistema de medicação merece atenção já que os erros relacionados aos medicamentos representam um desafio de saúde pública afetando principalmente, os pacientes em ambientes hospitalares. (PEREIRA et al, 2016).

Uma importante referência sobre a segurança do paciente é o relatório do Instituto Americano de Medicina To err is Human: Building a safer health care

system, que traz dados alarmantes quando aos erros evitáveis advindos do cuidado

à saúde. Como exemplo têm-se os erros de medicação, que ocasionam 7.391 mortes anuais de americanos nos hospitais e mais de 10.000 mortes em instituições ambulatoriais. (DIAS et al.2014).

No art. 3 inciso I, da Portaria nº529/2013 um dos objetivos envolve a promoção e apoio á implementação de iniciativas voltadas á segurança do paciente, por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013)

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN) diante da vigência do tema segurança do paciente elaborou uma cartilha contendo os 10 passos para a segurança do paciente, tendo intuito de informar, esclarecer e orientar sobre aspectos relevantes aspectos desta prática.

No passo 1 da cartilha relativo a identificação do paciente o assunto erro de medicação indica que podem acarretar sérias consequências para a segurança do paciente. (COREN,2010)

Para ALBUQUERQUE (2012), os erros de medicação são atualmente considerados um problema de saúde pública, pois erro é um assunto de difícil

(5)

abordagem e geralmente as discussões se direcionam para as responsabilidades de um culpado e não proporcionam oportunidades que visem à melhoria do sistema com o objetivo de prevenir falhas.

Nos dias atuais os enfermeiros têm um papel fundamental para a área da saúde e essencial que o enfermeiro esteja capacitado a orientar a sua equipe em relação a medicamentos e monitoramento para haja a redução desses erros.

Os erros de medicação só passam a ser detectados depois das alterações clinicamente manifestadas pelos sinais, sintomas e reações adversas, após algum tempo em que foi ministrada a medicação.

Segundo a ANVISA (2015) há várias ocorrências relacionadas ao uso de medicamentos que são objetos de farmacovigilância, dentre elas: reações adversas, eventos adversos causados por desvio da qualidade ou decorrente do uso não aprovado, interações medicamentosas, inefetividades terapêuticas, uso abusivo e os erros de medicações

Tais eventos estão relacionados à prática profissional, produtos da saúde, procedimentos e sistemas, monitoração e uso dos medicamentos. No Brasil, um paciente hospitalizado é vítima de, pelo menos, um erro de medicação por dia. SILVA et al. 2014.

A equipe de Enfermagem tem que estar atenta após a administração da medicação, e rapidamente quando descoberta para realizar as intervenções, onde poderá prevenir complicações graves.

O profissional da área da saúde, as equipes de enfermagem são essenciais para garantir e contribuir com conhecimento cientifico, garantindo maiores cuidados aos pacientes, envolvendo também o cuidar, educar, acolher, aliviar desconfortos, controlar sintomas e minimizar o sofrimento são ações cotidianas na vida dos profissionais de saúde, porém é fundamental auxiliar estes profissionais na aquisição de conhecimentos clínicos que favoreçam essa prática.

Esse profissional é o responsável pela equipe de enfermagem na ocorrência de erro de medicação e precisa estar preparado para lidar com essa situação. (DIAS, et al 2014).

(6)

OBJETIVO

Identificar na literatura produções que abordem o tema segurança do paciente e erro de medicação.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão da literatura, nos moldes revisão integrativa cuja a temática aborda os assuntos segurança do paciente e erros de medicação.

Para composição do corpo do trabalho, os artigos tiveram que obedecer aos seguintes critérios:

• Critérios de inclusão: artigos originais, completos, disponíveis nas bases de dados, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de dados de Enfermagem (BDENF), no idioma português, publicados em periódicos científicos no período de 2012 a 2017 e que retratem o tema no contexto brasileiro.

• Critérios de exclusão: Editoriais, resenhas, relatos de experiência e reflexões teóricas, dissertações, teses e monografias, resumos publicados em eventos e artigos repetidos.

Estratégia de busca:

Utilizou-se a base de dados da Biblioteca regional de Medicina (BIREME) e os descritores: segurança do paciente, erros de medicação e enfermagem.

Nº Artigos bases de dados = 1023 Nº de artigos após eliminar exclusão de dos duplicados=1020 Nº de artigos rastreados =1274 Nº de artigos completos = 521 Idioma = 69 Assunto principal = 17

(7)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. DIAS, J D et al. Compreensão de Enfermeiros sobre segurança do paciente e erros de medicação. Rev. Min. Enferm. Disponível em <

http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-26745 >. Acesso em 10 de julho de 2017.

2. VESTENA, C F L et al. Erros na administração de medicamentos: Estudo com uma equipe de enfermagem. Rev. Enferm. UFPI Disponível em <

http://www.ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2293/pdf >. Acesso em 20 de julho de 2017.

3. AZEVEDO, O et al. Dificuldades vivenciadas por técnicos de enfermagem no preparo de medicamentos. Rev. Rene (online). Disponível em <

http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/1 609/pdf >. Acesso em 20 de julho de 2017.

4. FERREIRA, P C et al. Evento adverso versus erro de medicação: percepções da equipe de enfermagem atuante em terapia Intensiva. Rev. Pesqui. Cuid. Fundam. (Online). Disponível em <

http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view /3088/pdf_1272 >. Acesso em 20 de julho de 2017.

5. MARTINS S A, COSTA G D. Fatores relacionados aos erros de administração de medicamentos entre profissionais de Enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev. Iberoam, educ. Invest. Enferm.

(8)

Disponível em <

http://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/121/ >. Acesso em 20 de julho de 2017.

6. SILVA L D, CARVALHO M F. Revisão Integrativa da produção cientifica de Enfermeiros acerca de erros com medicamentos. Rev. Enferm. UERJ Disponível em < http://www.facenf.uerj.br/v20n4/v20n4a18.pdf >. Acesso em 20 de julho de 2017.

7. ROQUE K E, MELO E C P. Avaliação dos eventos adversos a medicamentos no contesto hospitalar. Esc. Anna Nery Avaliação dos eventos adversos a medicamentos no contesto hospitalar. Esc. Anna Nery

Ver. Enferm. Disponível em <

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em 20 de julho de 2017.

8. NEGELISKII, C. Efeito de uma intervenção educativa com profissional de enfermagem acerca da segurança do paciente na administração de medicamentos injetáveis. Disponível em <

http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000978150&loc=20 15&l=be1c70dd1f60c254 >. Acesso em 20 de julho de 2017.

9. PEREIRA C D F D et al. Segurança do paciente: Avaliação do sistema de medicação por enfermeiros utilizando analise fotográfica. Disponível em <

(9)

http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/ 672/290 >. Acesso em 20 de julho de 2017.

10. CAMERINI F G. Preparo e administração de medicamentos intravenosos pela enfermagem: garantindo a segurança juntos aos pacientes críticos.

Disponível em <

http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3374 >. Acesso em 20 de julho de 2017.

11. AIRES K F et al. Contribuição da carga de trabalho para ocorrência de erros de medicação na Enfermagem. Rev. Enferm. UFPE (Online).

Disponível em <

http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/arti cle/viewFile/9971/pdf_1860 >. Acesso em 20 de julho de 2017.

12. SANTI T et al. Sentimentos e condutas de trabalhadores de Enfermagem diante do erro de medicação. Rev. Enferm. UFPE (Online). Disponível em <

http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/arti cle/viewFile/9996/pdf_11346 >. Acesso em 20 de julho de 2017.

13. SILVA M V R S et al. Cuidados na administração de medicamentos: as responsabilidades dos profissionais de enfermagem. Rev. Enferm. UFPE

(Online). Disponível em <

(10)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt > Acesso em 19 de julho de 2017.

14. SIMAN A G et al. Ações de Enfermagem para a segurança do paciente em hospitais: Revisão integrativa. Rev. Enferm. UFPE (Online). Disponível

em <

http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/arti cle/view/10203/pdf_2286 >. Acesso em 18 de julho de 2017.

Referências

Documentos relacionados

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de

A partir do ouvido externo, foram coletadas quatro amostras de secreção auricular da sua porção horizontal com auxílio de swab estéril e otoscópio (Gowlland ©) com cânulas de uso

1 — Para efeitos da demonstração do efeito de incentivo como tal definido nos termos do artigo anterior, o promotor deve preencher o formulário a que se refere o artigo 5.º

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Na medicina popular o dente de leão é indicado para muitos usos: ácido úrico; acidose, acnes, afecções biliares, afecções hepáticas, afecções ósseas, afecções renais,

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

–  gerência do grupo –  restrições de ordenação •  outros –  espaços de tuplas –  sistemas pub/sub –  ..... Grupos