• Nenhum resultado encontrado

DSS7134; DSS7131; DSS7135

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DSS7134; DSS7131; DSS7135"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

PLANO DE SUPERVISÃO ACADÊMICA

Estágio Não Obrigatório I e II e Estágio Curricular Obrigatório I - 2018.11

1. Identificação

DSS 7134 - Supervisão Acadêmica de Estágio Não Obrigatório I – 36h/a - Turma 05339 DSS 7131 - Supervisão Acadêmica de Estágio Curricular Obrigatório I - 72 h/a – Turma 06339; 06339A; 06339B; 06339C

DSS7135 - Supervisão Acadêmica de Estágio Não Obrigatório II - 36h/a - Turma 09339 Professoras: Carla Rosane Bressan;

Dilceane Carraro; Luciana Patrícia Zucco; Maria Teresa dos Santos Horário

: Segunda feira: 18h30 às 22h00

2. Ementa

DSS 7134 - Preparação para o Estágio Obrigatório. Contextualização e observação da realidade social produtora das demandas do Serviço Social. Aproximação empírica dos diferentes espaços institucionais nos quais se exerce o Serviço Social. O processo de supervisão de estágios. Desenvolvimento de habilidades para registro das atividades do Serviço Social.

DSS 7131 - Reconhecimento e análise do espaço sócio ocupacional. O assistente social como trabalhador assalariado, o mercado de trabalho e as condições de trabalho. Conhecimento do exercício profissional e suas dimensões ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica. Orientação para elaboração de plano de estágio. DSS7135 - Mercado de trabalho e espaços institucionais do exercício profissional do Serviço Social. O desenvolvimento de habilidades no planejamento para a intervenção e avaliação do exercício profissional. Registro e sistematização do exercício profissional. 3. Objetivos

Geral

Supervisionar os/as acadêmicos/as em sua aproximação ao exercício profissional nos campos de estágio e na relação com as políticas sociais afins.

1 Plano de Ensino, orientações pedagógicas e documentos/textos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) de apoio aos cursos presencial – Moodle nos Cursos Presenciais da

(2)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

Específicos

 Conhecer a dinâmica institucional, as políticas sociais e o exercício profissional a partir do espaço ocupacional e das condições de trabalho do/a assistente social;  Apreender o exercício profissional a partir de elementos teóricos e metodológicos (atribuições profissionais, objetivos, objetos, conteúdo das atividades, instrumentos e seus significados, resultados, planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas);

 Analisar a atuação do/a assistente social nas dimensões ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica no espaço sócio ocupacional.

4. Conteúdo Programático

Eixos I – Espaço institucional do estágio/ área de atuação

Conhecimento e análise do espaço institucional onde se insere o Serviço Social, considerando: sujeitos institucionais; população atendida; condições institucionais de trabalho; política social a que se vincula; as políticas sociais com as quais se articula; formas de gestão; financiamento; estrutura organizacional; dinâmica institucional; relações de poder e exercício profissional.

Eixos II – Exercício profissional do assistente social/ área de atuação

O assistente social como trabalhador assalariado na relação com o mercado de trabalho e suas condições de trabalho. O exercício profissional do assistente social, suas relações com os usuários e com a instituição. As especificidades do exercício profissional nos espaços sócio ocupacionais e suas áreas de atuação. As dimensões ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica do exercício profissional do assistente social no espaço sócio-ocupacional onde se insere o estagiário. Possibilidades e limites do exercício profissional.

Eixos III – Políticas Sociais

Políticas Sociais e expressões da questão social/demandas institucionais. A relação entre a Política Social/área de atuação e o exercício profissional do Assistente Social. Estrutura, funcionamento e normativas referentes às Políticas Sociais/área de atuação. Intersetorialidade no campo de atuação.

Eixo transversal – Instrumentalidade no processo de aprendizagem do exercício profissional

(3)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

Instrumentos prioritários no processo de ensino e aprendizagem: abordagem individual e de grupo; entrevista; visita domiciliar; reunião; trabalho de grupo; estudo social; plano, programa e projeto; avaliação de programas, projeto e serviços.

5. Metodologia

Os encontros de supervisão serão desenvolvidos mediante a socialização, problematização e reflexão da realidade dos campos de estágio e das discussões oriundas dos eixos temáticos que conformam o processo de ensino e aprendizagem da supervisão acadêmica de estágio. Nesse semestre de 2.018.1 os estagiários que compreendem Supervisão de Estágio Obrigatório I e Supervisão de Estágio Não Obrigatório I e II foram organizados nos seguintes Eixos Temáticos2: Saúde e

Participação Social e Controle Democrático; Assistência Social; Educação, Infância e Juventude; Sócio Jurídico e Gestão do Trabalho.

A dinâmica da supervisão acadêmica será desenvolvida a partir de: discussões e dinâmicas de grupo; apresentação de textos; debates; vídeos e matérias jornalísticas; análise de materiais educativos e documentação do campo de estágio; exposição oral; dentre outros. Vale destacar que a organização dos encontros toma como referência as experiências dos/as acadêmicos/as em campo de estágio, bem como a dinâmica da realidade informada pela literatura do Serviço Social e dos Eixos Temáticos/área.

São previstas visitas institucionais a campos de estágio a partir da elaboração de uma agenda conjunta de trabalho (Instituição Campo de Estágio e Universidade).

6. Avaliação

A avaliação será composta de um conjunto de produções realizadas ao longo do semestre, sendo considerada a fase de estágio em que o/a estudante se encontra.

As produções estão distribuídas da seguinte forma:

 Quadro de avaliação para Estágio Não Obrigatório I

Produção Período de Registro Data de entrega Pontos Nota DC -Diário de Campo 1 02/04 a 27/04 07/05 4,0 10,0 DC -Diário de Campo 2 07/05 a 25/05 04/06 6,0 Roteiro: Conhecendo a Área Temática Experiência do semestre 18/06 10,0 10,0 MÉDIA FINAL: DC + RE

2 Embora na proposta de re-organização da sistemática de supervisão acadêmica tenha sido previsto a divisão dos campos de estágio em 6 eixos temáticos, no caso do semestre de 2018.1 por contarmos com 4 professores supervisores para esse grupo de estagiários, e pelo número de estagiários em campo os mesmo foram aglutinados em 4 grupos de supervisão, sendo que em duas situações foram aglutinados 2 eixos temáticos, com a perspectiva, porém de serem desmembrados o mais brevemente possível.

(4)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

2  Quadro de avaliação para Estágio Obrigatório I

Produção Período de Registro Data de entrega Pontos Nota DC- Diário de Campo 1 02/04 a 27/04 07/05 4,0 10,0 DC- Diário de Campo 2 07/05 a 25/05 04/06 6,0 PE -Plano de Estágio - 18/06 10,0 10,0 MÉDIA FINAL: DC + PE 2

 Quadro de avaliação para Estágio Não Obrigatório II

Produção Período de Registro Data de entrega Pontos Nota DC -Diário de Campo 1 02/04 a 27/04 07/05 5,0 10,0 DC -Diário de Campo 2 07/05 a 25/05 04/06 5,0 TF - Trabalho Final - 18/06 10,0 10,0 MÉDIA FINAL: DC + TF 2 Observações Gerais:

a) O diário de campo poderá ser elaborado em caderno manuscrito, na forma digital, impresso em folha A4. No caso da opção pelo modo impresso, a entrega do Diário de Campo, deve ser acompanhada das versões anteriormente corrigidas.

b) A elaboração do Plano de Estágio ocorrerá a partir do mapeamento das áreas/campos de estágio nos quais os estudantes estão inseridos e o item “Contexto Institucional” estará sendo desenvolvido concomitantemente com a oficina de “Análise Institucional” ofertada na 6ª fase.

c) Será aprovado na disciplina, aqueles que obtiverem média final igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência em 75 % das aulas. No âmbito da UFSC a frequência e o desempenho acadêmico dos estudantes serão avaliados considerando o disposto no Capítulo IV – Do Rendimento Escolar – Seção I: Da Frequência e do Aproveitamento, da Resolução (art. 69, § 2º; art. 72 Resolução 017/CUn/1997.

(5)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

7. Cronograma

Datas Conteúdo Referências

26/0 2

Acolhimento / Turma coletiva

Apresentação dos estudantes e dos campos de estágio;

Apresentação da nova sistemática de organização das turmas de supervisão acadêmica;

05/0 3

Turma coletiva

Levantamento das inserções e primeiras impressões nos campos de estágio

O papel do estágio na formação profissional

*encaminhamento de 4 questões para coleta de informação no campo de atuação;

12/0 3

Turma coletiva

Continuação da apresentação dos campos de estágio e das primeiras impressões sobre a inserção dos estudantes nos campos de estágio.

O papel do estágio na formação profissional (texto base-parte 01 e 02);

Texto base: PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez, 2017. 8ªed. (p. 26-49).

19/0 3

Turma coletiva

Apresentação das questões 01 e 02 (respondidas a partir da inserção no campo)

O papel do estágio na formação profissional (texto base-parte 03); Apresentação da divisão dos grupos por eixo e encaminhamentos com respectivos supervisores acadêmicos;

26/0 3

1ºDia nos grupos específicos/por eixo:

Momento de identificação do grupo em especifico;

Levantamento das principais questões emergentes nos campos de estágios;

O papel do estágio na formação profissional (texto base-parte 04); Apresentação das questões 01 e 02 (respondidas a partir da inserção no campo)

Textos Base:

GUERRA, Yolanda; BRAGA, Maria Elisa. Supervisão em Serviço Social. In: CFESS; ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

COFI/CFESS. Atribuições privativas do

assistente social em questão. Brasília:

CFESS, 2002 02/0

4

Continuidade das atividades na semana anterior – com estudo dirigido; (Atividade Extra-Classe)

Questões orientadoras no moodle 09/0

4

Debate do estudo dirigido

16/0 4

Apresentação do Plano de Ensino Orientações de trabalho no moodle Documentos gerais (orientações):

- Diário de Campo (todos os estagiários); - Plano de Estágio (para Obrigatório I);

*encaminhamento de leitura para próximo encontro:

Textos Bases: COFI/CFESS. Atribuições

privativas do assistente social em questão. Brasília: CFESS, 2002 (texto

Marilda Iamamotto);

-Art. 4 e 5 da lei de regulamentação. 23/0

4

Documentos gerais (orientações):

- Roteiro – Conhecendo a Área Temática (produção final para Estágio Não Obrigatório I)

- Roteiro – Trabalho Final (produção final para Estágio Não Obrigatório II)

Textos Bases: COFI/CFESS. Atribuições

privativas do assistente social em questão. Brasília: CFESS, 2002 (texto

Marilda Iamamotto);

(6)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

Eixos temáticos:

O exercício profissional do assistente social X Campo/área de atuação:

a) Exercício Profissional X Serviço Social nas Instituições

(Debate a partir dos artigos 4 e 5 da lei de regulamentação – a partir de quadro de referência)

07/0 5

(Continuidade do debate – a partir texto Iamamotto)

Diário de Campo: 1ª entrega no moodle (período de 02/04 a 27/4)

Textos Bases: COFI/CFESS. Atribuições

privativas do assistente social em questão. Brasília: CFESS, 2002 (texto

Marilda Iamamotto);

14/0 5

b) Especificidades do exercício Profissional nos espaços sócio ocupacionais;

- Questões centrais norteadoras da área de atuação: fundamentos do ECA; Sistema de Garantia de Direitos (SGD); Desenho da proteção social para infância e adolescência;

- especificidades das áreas contempladas no grupo de supervisão (acolhimento, Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programas de Jovem Aprendiz)

Textos Bases: - BRESSAN, C. Quadro

/fluxograma do Sistema de Garantia dos Direitos (SGD).

- Vídeo Antônio Carlos Gomes da Costa - BAPTISTA, Myrian Veras. Algumas reflexões sobre o sistema de garantia de direitos. In.: Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n.109, jan/mar.2012. Pag. 179-199. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n109/a1 0n109.pdf

- BRESSAN, Carla Rosane. Infância e

adolescência: entre avanços e retrocessos, um longo caminho para a garantia dos direitos da criança e adolescente.

21/0 5

Continuidade da temática – especificidades da área de atuação ** Texto específico de cada área de atuação;

28/0 5

O exercício profissional do assistente social X Campo/área de atuação X Procedimentos e Instrumentos:

c) Ações Profissionais, Procedimentos e Instrumentos

Plano de Estágio – primeira versão (preliminar) postar no moodle

Texto Base:

TRINDADE, Rosa Lúcia Predes. Ações profissionais, procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais nas políticas sociais. In: SANTOS, Claudia Mônica dos; BACKX, Sheila; GUERRA, Yolanda. A dimensão

técnico-operativa no Serviço Social: desafios

contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012. pp. 69-102.

04/0 6

d) Instrumentos e Técnicas

(Debate daqueles/as vivenciadas pelos estagiários em seus campos de estágio)

Diário de Campo: 2ª entrega no moodle (período de 07/05 a 25/05)

Textos específicos - levantados a partir das experiências dos estagiários

11/0 6

(Continuidade)

*devolutiva primeira versão plano de estágio

18/0 6

Sistematização da Atuação Profissional

a) Diferentes formas de registro da atuação profissional

Entrega dos respectivos documentos de registro do semestre de estágio:

- Plano Estágio

(7)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

Estágio Não Obrigatório I)

- Trabalho Final (produção final para Estágio Não Obrigatório II)

25/0 6

Retorno dos planos de estágio e encaminhamos para o recesso/retomada no próximo semestre.

02/0 7

Fechamento/Entrega das notas/Encerramento semestre.

8. Referências:

Referencias Básicas e Legislação:

1. COFI/CFESS. Atribuições privativas do assistente social em questão. Brasília: CFESS, 2002.

2. GUERRA, Yolanda; BRAGA, Maria Elisa. Supervisão em Serviço Social. In: CFESS; ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

3. LEWGOY, Alzira; SILVEIRA, Esalba Carvalho. A entrevista nos processos de trabalho do assistente social. Revista Virtual Textos e Contextos, PUCRS, n.8, dez, 2007.

4. MIOTO, Regina Célia Tamaso. Estudos Socioeconômicos. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, 2009, p. 481-496.

5. PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez, 2017. 8ªed. (p. 26-49).

6. TRINDADE, Rosa Lúcia Predes. Ações profissionais, procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais nas políticas sociais. In: SANTOS, Claudia Mônica dos; BACKX, Sheila; GUERRA, Yolanda. A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012. pp. 69-102.

Referências por Campo Temático:

1. BRASIL. Lei no. 8069 de 13 de julho de 1990 - dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

2. DIGIACOMO, Murilo J. O SISTEMA DE GARANTIAS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O DESAFIO DO TRABALHO EM “REDE”. Disponível:

http://www.mppr.mp.br/arquivos/File/Sistema_Garantias_ECA_na_Escola.pdf 3. BAPTISTA, Myrian Veras. Algumas reflexões sobre o sistema de garantia de

direitos. In.: Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n.109,

jan/mar.2012. Pag. 179-199. Disponível:

(8)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

4. BRESSAN, Carla Rosane. Infância e adolescência: entre avanços e

retrocessos, um longo caminho para a garantia dos direitos da criança e adolescente. Sistematização da exposição realizada na Sessão Temática do dia 21 de maio de 2016 no 4º SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Disponível:

http://www.cress-mg.org.br/Upload/Pics/df/dfd22d24-8740-42e4-89ef-a1044ffd8ac6.pdf

Referências Complementares da área temática:

1. ARANTES, Esther Maria de Magalhães. Rostos de Crianças no Brasil – A criminalização da criança pobre. IN: A Arte de Governar Crianças: A história das políticas sociais, de legislação e de assistência à infância no Brasil. PILOTTI, Francisco e RIZZINI, Irene (org.). Rio de Janeiro: Ed. Universitária Santa Úrsula, 1995. P. 207 – 218.

2. VIEIRA, Cleverton Elias. Da categoria menor à categoria criança e adolescente: o advento da Doutrina Jurídica da Proteção Integral. In: Educação em direitos humanos: discursos críticos e temas contemporâneos. Florianópolis, Ed. da UFSC, 2008. Pag.181-191.

3. Vídeos – Antonio Carlos Gomes da Costa (disponíveis no ambiente moodle);

Referências Complementares:

1. COUTO, Berenice Rojas. Formulação de projetos de trabalho profissional. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, Caderno de textos da especialização, 2009, p.651-666.

2. MARCONSIN, Cleier. Documentação em Serviço Social: debatendo a concepção burocrática e rotineira. In: FORTI, Valeria, GUERRA e Yolanda (orgs.). Serviço Social: tema, textos e contextos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

3. MIOTO, Regina Célia Tamaso. “Perícia social: proposta de um percurso operativo”. Serviço Social & Sociedade, n.67, São Paulo, p. 145-158, 2001. 4. ______; LIMA, Telma Sasso. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social

em foco: sistematização de um processo investigativo. Revista Textos & Contextos, vol. 08, n. 01, 2009. Disponível em:

<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/download/5673/412 6>. Acesso em: 10 de abr. de 2016.

(9)

dss@contato.ufsc.br | www.dss.ufsc.br

5. SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Repensando os instrumentais em Serviço Social. In: Textos de teoria e prática de Serviço Social: estágio profissional em Serviço Social na UFPa. Belém/PA: UFPa, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é o de verificar o nível de transparência das informações divulgadas pelas Universidades Estaduais brasileiras, de acordo com

As noções de exclusão e inclusão se aplicam mais a indivíduos, já DIFERENCIAÇÃO SOCIOESPACIAL, DESIGUALDADE SOCIAL, JUSTAPOSIÇÃO, SEPARAÇÃO, DISPERSÃO, DIVISÃO EM PARTES

Neste estudo, foram caracterizados os casos de doença diar- reica e as condições de saneamento, na área de cobertura do Programa Saúde da Família, em Lima Duarte, MG, no período

compra no valor de R$1.000,00 (mil reais), ao apresentar a nota/cupom fiscal no Balcão de Trocas, terá o direito de receber 01 (uma) lata exclusiva com um pote de doce

O Vereador Armindo Ramalhosa, na preocupação que o assunto merece, referiu que bastará que exista um menino com carências para que se tente de todas as formas resolver a situação e

30.1 Fazem parte destas Condições Gerais, todos os formulários para inclusão e exclusão do Beneficiário, Manual do Beneficiário, Tabela de Reembolso SulAmérica

FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA - UNESP - DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE, ENGENHARIA RURAL E SOLOS ÁREA DE ENGENHARIA RURAL - HIDRÁULICA e IRRIGAÇÃO FONE: 0xx18 3743 -1180

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e