• Nenhum resultado encontrado

Luccas Caitano Salgado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Luccas Caitano Salgado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 tecnomolufv@gmail.com www.tecnomol.ufv.br (31) 3899-3043 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal de Viçosa

Plano de Candidatura – Vice-Presidência

Luccas Caitano Salgado

Viçosa – MG Junho de 2015.

(2)

1. Dados Básicos de Identificação

Nome: Luccas Caitano Salgado

Ano de entrada no curso: 2010

Contato: luccascsalgado@gmail.com

(3)

TECNOMOL – Empresa Júnior de Bioquímica

Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – Av. PH Rolfs s/no, Viçosa MG CEP 36570-000 - www.tecnomol.ufv.br / tecnomol@ufv.br – Fone: (31) 3899-3043

2. Histórico e Atuação na TECNOMOL – Empresa Júnior de Bioquímica

Ingressei na TECNOMOL – Empresa Júnior de Bioquímica em agosto de 2010 como Gerente Administrativo-Financeiro, quando fomos responsáveis por definir os processos utilizados na Diretoria. Desenvolvi o modelo de Planejamento Financeiro e Precificação da TECNOMOL com base em modelos já consolidados no MEJ. Como Diretor Administrativo-Financeiro em 2011, promovi a reformulação do Estatuto da empresa, o início da padronização de documentos e processos utilizados na diretoria nas áreas administrativa, financeira e jurídica. Fui responsável pela formulação e criação da Diretoria de Qualidade, que ficaria responsável por desenvolver programas de qualidade e avaliar o desempenho e as práticas das diretorias. Em 2012 fui Conselho Administrativo-Fiscal, assessorando as atividades em todos os âmbitos da empresa. Ao fim desse ano a TECNOMOL foi premiada com o “Prêmio Cresça e Apareça” da CEEMPRE, valorizando as atividades e práticas estabelecidas na empresa durante a sua reestruturação. Esse prêmio foi um ponto de inflexão na forma como o MEJ era tratado dentro da EJ.

Ao retornar de intercâmbio em 2014, assumi o cargo de Presidente após uma nova quebra de gestão com os objetivos de alavancar a participação da empresa no MEJ e realizar o planejamento estratégico da empresa, que traçou objetivos como a gestão do conhecimento eficiente, a regularização jurídica e a federação, a excelência em gestão, a realização de projetos, a valorização da marca e dos membros e a participação no MEJ. Nessa ocasião, também fui responsável pela elaboração de Regimento Interno, Plano de Cargos e alterações para consolidação do Estatuto.

No InternEJ 2014 submeti 2 artigos e 2 cases, à modelo da estratégia estabelecida para participação no MEJ, me tornei moderador de Células Temáticas no mesmo ano, e em 2015 me tornei Diretor de Desenvolvimento da CEEMPRE. No mesmo ano integro o comitê do Plano de Desenvolvimento do MEJ Mineiro, da FEJEMG, no programa Desenvolve Núcleos.

(4)

3. Justificativa da Candidatura

Tenho interesse em propagar a estratégia elaborada pela TECNOMOL nos últimos anos. Fiz parte da elaboração dessa estratégia, conheço detalhes importantes das discussões que ocorreram durante a sua elaboração, principalmente pelo fato de ter convivido com gestões desde 2010, quando a empresa se reestruturou.

4. Foco das Ações

O foco das ações da Vice-Presidência deve ser a implementação, revisão e difusão da estratégia na empresa, bem como o seu acompanhamento por meio de indicadores e metas para que ela seja implementada com foco em resultados para essa e para as próximas gestões.

(5)

TECNOMOL – Empresa Júnior de Bioquímica

Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – Av. PH Rolfs s/no, Viçosa MG CEP 36570-000 - www.tecnomol.ufv.br / tecnomol@ufv.br – Fone: (31) 3899-3043

5. Análise da Atual Vice-Presidência

Após a definição da estratégia para a sua implementação, principalmente focando na obtenção de resultados, que devem tomar lugar de uma estratégia baseada em da TECNOMOL, a empresa sofreu com a dificuldade na sua implementação e na sua disseminação. Tendo vivenciado as situações anteriores, acredito que uma visão sistêmica sobre a empresa e sobre a estratégia traçada se faz necessária indicadores de esforço. A participação no Movimento Empresa Júnior também se faz extremamente importante para que a estratégia da empresa esteja sempre alinhada com os propósitos do movimento e com o que as empresas da UFV vêm implementando e aprimorando ao longo dos anos.

Dessa forma, a Vice-Presidência deve deixar o caráter passivo e se engajar na implementação da estratégia definida, atuando muito proximamente às Diretorias de Qualidade e Gestão de Pessoas, responsáveis por medir efetividade dos processos aplicados e o desempenho dos membros, respectivamente. A elaboração de um mapa estratégico também é bastante necessária para que a empresa tenha focos bem determinados para perseguirem durante a execução das ações propostas.

Uma estratégia bem elaborada e mal executada não cumpre nenhuma parte do seu propósito, e essa estratégia precisa se tornar o principal norte das ações da empresa, pensadas a curto, médio e longo prazo. A elaboração de um mapa estratégico e a definição de metas e indicadores a serem batidos por todas as diretorias e membros da empresa conseguem suprir as demandas atuais.

(6)

6. Propostas

Com base nos desafios encontrados e realidade da empresa, são colocadas as seguintes propostas para a Vice-Presidência da TECNOMOL:

6.1 Revisão e disseminação da estratégia

Com a alta rotatividade e a entrada de muitos novos membros na empresa, se faz necessário que todos tenham conhecimento da estratégia elaborada para o período 2014-2017. Dessa forma, propõe-se um projeto semelhante a uma imersão, na qual os membros passarão um dia discutindo e revisando a estratégia da empresa, interiorizando-a e assumindo os objetivos ali colocados.

6.2 Elaboração de mapa estratégico

O mapa estratégico será uma ferramenta visual para acompanhar a evolução do planejamento estratégico, na qual os objetivos traçados têm ciclos definidos para sua estruturação e entrega de resultados. Essa ação também facilitará a disseminação da estratégia entre os membros atuais e futuros, através da qual eles terão contato direto no ambiente da sede da empresa com os objetivos traçados por todos, bem como os resultados alcançados.

6.3 Definição de OKRs

O modelo de OKRs (Objectives and Key Results) vem para facilitar a disseminação da estratégia de forma simples e objetiva, na qual todos os membros têm no máximo quatro objetivos a serem perseguidos e cinco resultados chaves a serem batidos. Eles são colocados de forma simples e direta, por meio de um resultado quantificável, que deve ser medido e atingido num período de dois meses. Esse modelo muito utilizado em

start-ups é focado na obtenção de resultados em curto prazo para um

(7)

TECNOMOL – Empresa Júnior de Bioquímica

Universidade Federal de Viçosa – Campus Viçosa

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – Av. PH Rolfs s/no, Viçosa MG CEP 36570-000 - www.tecnomol.ufv.br / tecnomol@ufv.br – Fone: (31) 3899-3043

simples, devem ficar expostos para todos os membros da empresa acompanharem todos os resultados, de forma que eles são colaborativos e ajudam na comunicação interna e difusão da estratégia.

6.4 Acompanhamento e alinhamento da estratégia

Espera-se que com a elaboração do mapa estratégico e a implementação dos OKRs, o acompanhamento com indicadores, metas e a disseminação da estratégia seja consolidada na empresa. Nesse quadro, faz-se necessário o acompanhamento dos resultados e o alinhamento na estratégia para que os resultados traçados sejam alcançados de acordo com a realidade colocada à empresa. Assim, a Vice-Presidência terá um papel incisivo na discussão da estratégia na empresa, com a avaliação dos resultados obtidos e o seu alinhamento.

(8)

7. Considerações Finais

As gestões anteriores da TECNOMOL deixaram um plano estratégico repleto de oportunidades, porém defasado na sua disseminação e implantação. Os esforços para encerrar a gestão 2015 com metas culminam na consolidação do modelo de gestão da TECNOMOL, que poderá finalmente cumprir o seu papel enquanto formadora de empreendedores bioquímicos capazes de se inserir no mercado aplicando os conhecimentos adquiridos na graduação, além de se inserir no Movimento Empresa Júnior mineiro e nacional de acordo com a visão da empresa.

A TECNOMOL é capaz de alcançar esse patamar e está muito próximo disso, e por isso acredito que a gestão 2015/2 será a pedra fundamental para alcançarmos os objetivos colocados em 2010, quando a empresa foi reestruturada, alinhada ao MEJ e preparada para uma nova geração de bioquímicos, que desbravarão uma nova oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. Para isso será necessário muita dedicação por parte de todos os membros, que deverão incessantemente buscar bater metas e alcançar resultados, e assim usufruir de todo o desenvolvimento que o MEJ pode proporcionar. Vamos todos, e vamos juntos.

Referências

Documentos relacionados

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

José Arno Appolo do Amaral, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Processo nº 2808/2020 da Secretaria Municipal de

 A combinação desta referência com a referência do mandato, permitirá ao Banco do devedor fazer uma análise à instrução de cobrança antes de proceder ao

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar