• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÃO: As questões de nº 21 a 28 concernem ao Regulamento da

Guarda Municipal de Betim e ao Manual de Disciplina da Guarda Municipal de Betim.

QUESTÃO 21

A Guarda Municipal tem as seguintes finalidades, EXCETO: a) Proteger os bens, serviços e instalações municipais. b) Exercer o poder de polícia administrativa.

c) Atuar em conjunto com a Superintendência de Defesa Civil, nos casos de calamidade pública.

d) Interagir com os agentes de proteção ao meio-ambiente.

QUESTÃO 22

A Guarda Municipal tem as seguintes finalidades, EXCETO:

a) Garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do Município. b) Acionar os órgãos de segurança pública.

c) Celebrar convênios com a União, Estado, Municípios, autarquias, fundações, empresas públicas e entidades.

d) Executar policiamento ostensivo para intimidação da prática de crimes no Município.

QUESTÃO 23

Entre as atribuições da Guarda Municipal está o exercício da vigilância sobre os próprios municipais, no sentido de:

a) orientar o público e o trânsito de veículos;

b) protegê-los dos crimes contra a administração pública; c) reprimir a ocorrência de qualquer ilícito penal;

d) punir atos de vandalismo e danos ao patrimônio.

(2)

QUESTÃO 24

Assinale a alternativa CORRETA:

a) São superiores hierárquicos funcionais da Guarda Municipal o Prefeito Municipal, o Secretário Municipal de Governo e o Comandante da Polícia Militar em Betim.

b) A Guarda Municipal de Betim tem em sua estrutura a Coordenadoria Geral, a Sub-Coordenadoria Administrativa e a Sub-Coordenadoria Técnica.

c) As situações de subordinação funcional dos Guardas Municipais à Polícia Militar serão reguladas por convênio.

d) O treinamento do pessoal a ser contratado será realizado pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

QUESTÃO 25

O julgamento da transgressão deve levar em consideração, cumulativamente: a) As pessoas do transgressor e da vítima de sua transgressão; as causas que

determinaram a transgressão; a natureza dos fatos ou atos que a envolveram; as conseqüências que dela possam advir.

b) As pessoas do transgressor e da vítima de sua transgressão; a existência ou não de prévia e manifesta ordem superior, em sentido contrário ao da conduta; as causas que determinaram a transgressão; a natureza dos fatos ou atos que a envolveram; as conseqüências que dela possam advir.

c) A pessoa do transgressor; as causas que determinaram a transgressão; a natureza dos fatos ou atos que a envolveram; as conseqüências que dela possam advir.

d) A pessoa do transgressor; a natureza dos fatos ou atos que a envolveram; as conseqüências que dela possam advir.

(3)

QUESTÃO 26

Assinale a alternativa que contém exata correlação entre os significados e os atributos a serem exercitados cotidianamente pelos Guardas Municipais:

a) DISCIPLINA: capacidade de obedecer ordens e fazer continência a superior hierárquico ou prestar-lhe os sinais de consideração e respeito/ COOPERAÇÃO: capacidade de contribuir, quando solicitado, para o trabalho de outras pessoas ou da equipe a que pertence / OBJETIVIDADE: facilidade de, na realização de uma atividade ou solução de um problema, ater-se exclusivamente ao objeto em questão, discernindo o fundamental do supérfluo / CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO: qualidade para assinalar, sem retardo, aspectos importantes de um problema ou questão.

b) RESPONSABILIDADE: capacidade de assumir e suportar as

conseqüências das suas atitudes e decisões/PONTUALIDADE: capacidade

de chegar, partir ou cumprir seus afazeres no tempo

determinado/PROBIDADE: qualidade de proceder dentro dos padrões exigidos pela moral/FACILIDADE DE EXPRESSÃO: facilidade para manifestar clara, precisa e corretamente a expressão do pensamento.

c) EQUILÍBRIO EMOCIONAL: capacidade de inibir suas próprias

reações/ASSIDUIDADE: qualidade de se fazer presente com regularidade e exatidão no lugar onde tem que desempenhar seus deveres ou funções / DINAMISMO: capacidade de evidenciar disposição para o cumprimento das

determinações de seus superiores hierárquicos / METODO E

ORGANIZAÇÃO: qualidade de, na realização de uma atividade ou solução de um problema, proceder de forma ordenada ou dentro de um sistema, e, de pôr em condições de funcionar ou de serem utilizados de forma ordenada e eficiente os elementos de uma atividade ou empreendimento; d) DEDICAÇÃO: capacidade de realizar atividades com empenho./

APRESENTAÇÃO PESSOAL: cuidados com o asseio e apresentação do uniforme, além da exteriorização de atitudes e porte, condizentes com sua função / INICIATIVA: capacidade para agir segundo ordem ou decisão superior / SOCIABILIDADE: qualidade de praticar com naturalidade as regras de cortesia e civilidade nas diferentes situações em que se encontrar.

(4)

QUESTÃO 27

Haverá causa de justificação, quando a transgressão for cometida nos seguintes contextos, EXCETO:

a) Na prática de ação meritória, no interesse do serviço, da ordem ou do sossego públicos; em legítima defesa, própria ou de outrem.

b) Para compelir o subordinado a cumprir rigorosamente o seu dever, em caso de perigo, necessidade urgente, calamidade pública, manutenção da ordem e da disciplina.

c) Por motivo de força maior, plenamente comprovada.

d) Por ignorância, plenamente comprovada, das ordens superiores ou do sentido e alcance das normas a serem seguidas.

QUESTÃO 28

Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Além das penas previstas no Manual poderão ser aplicadas, alternativamente, as penas acessórias de destituição de função e proibição do uso do uniforme.

b) As penas aplicadas serão cumpridas a partir da data em que delas o punido tomar conhecimento através de seus superiores.

c) Encontrando-se o punido suspenso, a pena será cumprida a contar da data seguinte em que se concluir a anterior.

d) Encontrando-se o punido afastado legalmente, a pena será cumprida a partir da data em que reassumir.

INSTRUÇÃO As questões de nº 29 a 38 concernem à Lei Orgânica do

Município de Betim.

QUESTÃO 29

Escolha a alternativa que NÃO contempla corretamente os objetivos prioritários do Município:

a) Promover planos, programas e projetos de interesse dos segmentos da sociedade.

b) Cooperar com a União e o Estado e associar-se a outros Municípios na realização de interesses comuns; preservar a moralidade administrativa. c) Gerir interesses locais, como fator essencial de desenvolvimento da

economia de mercado em Betim; estimular e difundir o ensino e a cultura; proteger o patrimônio cultural e histórico, o meio ambiente e combater a poluição.

d) Promover, de forma integrada, o desenvolvimento social e econômico de sua população.

(5)

QUESTÃO 30

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à observância dos direitos e garantias fundamentais em Betim:

a) Todos têm o direito de requerer e obter informação sobre projetos do Poder Público, a qual será prestada, sem exceção, no prazo máximo de quinze dias.

b) Nenhuma pessoa será discriminada, ou de qualquer forma prejudicada, pelo fato de se envolver em contencioso com órgão ou entidade municipal, no âmbito administrativo ou no judicial.

c) Qualquer cidadão e entidade legalmente constituída têm o direito de denunciar à autoridade competente, a prática, por órgão ou entidade públicos, concessionário ou permissionário de serviço público, de ato lesivo aos direitos do usuário, cumprindo ao Poder Público apurar a veracidade da denúncia e aplicar as sanções cabíveis, sob pena de responsabilidade. d) O Poder Público Municipal obstará a prática de todo e qualquer ato

discriminatório, nos limites de sua competência, dispondo, na forma da lei, sobre a punição ao agente público e estabelecimento privado que pratiquem tal ato.

QUESTÃO 31

Assinale a alternativa INCORRETA, relativamente ao patrimônio público municipal:

a) O patrimônio público do Município é constituído de bens móveis e imóveis, direitos e ações que, a qualquer título, lhe pertençam.

b) Cabe ao Prefeito a irrestrita administração do patrimônio público municipal. c) Os bens públicos municipais serão cadastrados, zelados e tecnicamente

identificados, conforme se dispuser em regulamento.

d) O cadastramento e a identificação técnica dos imóveis serão anualmente atualizados, garantindo o acesso às informações neles contidas.

(6)

QUESTÃO 32

Assinale a alternativa INCORRETA, relativamente ao patrimônio público municipal:

a) A doação é permitida para a instalação e funcionamento de órgão ou serviço público e para fins exclusivamente de interesse social.

b) Da escritura de doação constarão, se for o caso, os encargos do donatário, o prazo de seu cumprimento e a cláusula de reversão do bem, por inadimplência, sob pena de nulidade do referido instrumento.

c) A venda ao proprietário de imóvel lindeiro de área urbana, remanescente e inaproveitável para edificação ou outra destinação de interesse coletivo, resultante de obra pública, depende de prévia avaliação e autorização legislativa.

d) A alienação de bem imóvel do Município, sempre subordinada à alegação da existência de interesse público, é feita mediante avaliação prévia, autorização legislativa específica e licitação, dispensada esta nos casos de doação e permuta.

QUESTÃO 33

O uso especial de bem imóvel do patrimônio municipal, por terceiro, só ocorre por:

a) concessão, mediante contrato de direito privado, ou a título de direito real resolúvel; permissão condicionada à autorização legislativa; autorização. b) concessão por tempo determinado, mediante contrato de direito público, ou

a título de direito real resolúvel; permissão; autorização.

c) concessão, mediante contrato de direito público, ou a título de direito real resolúvel; permissão para o exercício de atividade ou uso específico e transitório, por prazo não superior a trinta dias; autorização.

d) concessão, mediante contrato de direito público, independentemente de autorização legislativa e licitação; permissão; autorização.

(7)

QUESTÃO 34

Assinale a relação COMPLETA e CORRETA das pessoas que não podem contratar com o Município, subsistindo a proibição até três meses após findas as respectivas funções:

a) O Prefeito, o Vice-Prefeito, o Vereador, o Secretário Municipal, a pessoa ligada a qualquer deles por matrimônio ou parentesco, afim ou consangüíneo, até o segundo grau, ou por adoção, e o servidor e empregado público municipal.

b) O Prefeito, o Vereador e a pessoa ligada a qualquer deles por matrimônio ou parentesco, afim ou consangüíneo, até o segundo grau, ou por adoção. c) O Prefeito, o Vice-Prefeito, o Vereador, o Secretário Municipal, a pessoa

ligada a qualquer deles por matrimônio ou parentesco, afim ou consangüíneo, até o terceiro grau, ou por adoção, e o servidor e empregado público municipal.

d) O Prefeito, o Vice-Prefeito, o Vereador, o Secretário Municipal, a pessoa ligada a qualquer deles por matrimônio ou parentesco, afim ou consangüíneo, até o segundo grau, e o servidor e empregado público municipal.

QUESTÃO 35

A política de pessoal obedecerá às seguintes diretrizes, EXCETO:

a) Remuneração compatível com a complexidade e a responsabilidade das tarefas e com a escolaridade exigida para o seu desempenho.

b) Sistema de mérito objetivamente apurado para ingresso no serviço e desenvolvimento na carreira;

c) Constituição de quadro dirigente mediante critérios políticos de escolha dos administradores;

(8)

QUESTÃO 36

Cabe à Câmara Municipal, com sanção do Prefeito, dispor sobre todas as matérias de competência do Município, EXCETO:

a) Plano diretor; plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual e abertura de créditos adicionais.

b) Sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas; dívida pública, abertura e operação de crédito.

c) Fixação da remuneração do Vereador, do Prefeito e do Vice-Prefeito; aprovação de convênio celebrado pelo governo do Município com entidade de direito público ou privado e sua participação em consórcio.

d) Concessão de auxílios e subvenções; aquisição onerosa de bem imóvel; criação, estruturação e definição de atribuições de Secretaria Municipal.

QUESTÃO 37

Assinale a alternativa que NÃO traduz com exatidão os contornos dos deveres e prerrogativas do Vereador:

a) O Vereador não pode, desde a expedição do diploma, firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público municipal, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.

b) O Vereador é inviolável por suas opiniões, palavras e votos.

c) Perderá o mandato o Vereador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das reuniões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada pela Câmara.

d) Não perderá o mandato o Vereador licenciado, sem remuneração, para tratar de interesse particular, desde que neste caso, o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa.

QUESTÃO 38

Dentre as matérias abaixo, previstas nesta Lei Orgânica, não é objeto de lei complementar:

a) O plano diretor. b) O código de obras.

c) A lei de parcelamento, ocupação e uso do solo. d) A lei do orçamento anual.

(9)

INSTRUÇÃO: As questões de nº 39 a 43 concernem ao Estatuto da Criança e

do Adolescente – Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

QUESTÃO 39

"Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente". O tipo criminal acima é apenado com:

a) detenção de três meses a um ano. b) reclusão de dois a quatro anos. c) detenção de seis meses a dois anos. d) detenção de um a dois anos.

QUESTÃO 40

A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos, EXCETO:

a) Locomover-se e permanecer sem restrições nos logradouros públicos e espaços comunitários.

b) Manifestar livre opinião e expressão. c) Manter sua crença e culto religioso. d) Brincar, praticar esportes e divertir-se.

QUESTÃO 41

Assinale a alternativa INCORRETA, relativamente à família substituta:

a) A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei.

b) A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível nas modalidades de tutela ou adoção.

c) Sempre que possível, a criança ou adolescente deverá ser previamente ouvido e a sua opinião devidamente considerada.

d) Na apreciação do pedido levar-se-á em conta o grau de parentesco e a relação de afinidade ou de afetividade, a fim de evitar ou minorar as conseqüências decorrentes da medida.

(10)

QUESTÃO 42

A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios, EXCETO: a) Observância da legislação trabalhista aplicável ao estagiário.

b) Garantia de acesso e freqüência obrigatória ao ensino regular; c) Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente; d) Horário especial para o exercício das atividades.

QUESTÃO 43

É diretriz da política de atendimento:

a) Manutenção de um fundo nacional exclusivo para custeio das atividades estaduais e municipais e dos respectivos conselhos dos direitos da criança e do adolescente.

b) Regionalização do atendimento e criação e manutenção de programas específicos, observada a descentralização político-administrativa.

c) Criação de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente, órgãos consultivos e controladores das ações em todos os níveis, assegurada a participação popular paritária por meio de organizações representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais. d) Integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público,

Defensoria, Segurança Pública e Assistência Social, preferencialmente em um mesmo local, para efeito de agilização do atendimento inicial a adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional.

(11)

INSTRUÇÃO: As questões de nº 44 a 47 concernem ao Estatuto do Idoso – Lei

Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003;

QUESTÃO 44

Nessa matéria, compete ao Ministério Público, EXCETO:

a) Promover e acompanhar as ações de alimentos, de interdição total ou parcial, de designação de curador especial, em circunstâncias que justifiquem a medida, e oficiar em todos os feitos em que se discutam os direitos de idosos em condições de risco.

b) Instaurar o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção dos direitos e interesses difusos ou coletivos, individuais indisponíveis e individuais homogêneos do idoso.

c) Realizar sindicâncias e proceder a diligências investigatórias para a apuração de ilícitos ou infrações às normas de proteção ao idoso.

d) Inspecionar as entidades públicas e particulares de atendimento e os programas de que trata esta Lei, adotando de pronto as medidas administrativas ou judiciais necessárias à remoção de irregularidades porventura verificadas.

QUESTÃO 45

Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo é crime apenado com detenção de três meses a um ano. A pena será aumentada de um terço se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente.

b) Nos termos desta lei, em combinação com o Código Penal brasileiro, é circunstância agravante da pena ter o agente cometido o crime contra maior de sessenta anos.

c) Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, não se lhes aplicando os arts. 181 e 182 do Código Penal brasileiro.

d) Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, configura crime apenado com reclusão de seis meses a um ano e multa. A pena será aumentada se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente.

(12)

QUESTÃO 46

Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal, configura crime apenado com:

a) reclusão de dois a quatro anos. b) reclusão de um a dois anos.

c) detenção de seis meses a um ano e multa. d) detenção de seis meses a um ano.

QUESTÃO 47

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Deixar de prestar assistência ao idoso em situação de iminente perigo, configura tipo criminal sujeito a detenção de seis meses a um ano e multa. b) Expor a perigo a integridade e a saúde física ou psíquica do idoso,

submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado, configura tipo criminal sujeito a detenção de dois meses a um ano e multa.

c) Recusar, retardar ou dificultar a assistência à saúde de idoso, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública, configura tipo criminal sujeito a reclusão de um a dois anos.

d) Não prover as necessidades básicas de idoso, quando obrigado por lei ou mandado, configura ilícito civil análogo ao inadimplemento de prestação alimentícia.

(13)

INSTRUÇÃO: As questões de nº 48 e 49 concernem ao Estatuto do

Desarmamento – Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

QUESTÃO 48

Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, além de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos, EXCETO: a) Comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões de

antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral.

b) Não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal.

c) Comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento desta Lei.

d) Apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de domicílio eleitoral.

QUESTÃO 49

O porte de arma de fogo em todo o território nacional é permitido para a generalidade dos agentes abaixo, EXCETO:

a) Quaisquer integrantes dos corpos de bombeiros militares.

b) Os integrantes de órgãos referidos nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal.

c) Quaisquer integrantes da Receita Federal.

d) Os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, quando em serviço.

(14)

QUESTÃO 50

Com base na Lei Federal nº 9.503/97 – o Código de Trânsito Brasileiro – competem também aos órgãos e entidades executivos rodoviários dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, as atribuições abaixo, EXCETO: a) Planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de

pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas; coletar dados e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas.

b) Realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores, expedir e cassar Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitação, mediante delegação do órgão federal competente.

c) Estabelecer, em conjunto com os órgãos de policiamento ostensivo de trânsito, as respectivas diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito. d) Fiscalizar, autuar, aplicar as penalidades e medidas administrativas

cabíveis, relativas a infrações por excesso de peso, dimensões e lotação dos veículos, bem como notificar e arrecadar as multas que aplicar.

ATENÇÃO

COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE:

Precisamos reconhecer o fato de que nossos interesses e nossa felicidade futura estão intimamente ligados aos outros.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo