• Nenhum resultado encontrado

LABDOCÊNCIAS. Eixo temático: Metodologias de ensino-aprendizagem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LABDOCÊNCIAS. Eixo temático: Metodologias de ensino-aprendizagem"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

LABDOCÊNCIAS

Eixo temático: Metodologias de ensino-aprendizagem

APRENDIZAGEM ATIVA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES: ensino da construção enxuta Luane Assunção Paiva Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte luane_paiva@hotmail.com

Weslley Eunathan Fernandes Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte eunathanlima@gmail.com

Reymard Sávio Sampaio de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte reymardsavio@gmail.com

Resumo: Este trabalho relata a aplicação de duas simulações em disciplinas de graduação e de pós-graduação, que trabalham essencialmente conceitos relacionados à Construção Enxuta e planejamento de obras. Através da observação direta e de um questionário aplicado antes e após a realização das simulações, torna-se nítido o impacto dessa metodologia, visto que contribuiu para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais ativo, dinâmico e envolvente aos alunos, além de aperfeiçoar a compreensão dos conceitos trabalhados durante aplicação dos jogos. Embora ainda incipiente, essa iniciativa mostra-se promissora e reprodutível, alcançando resultados satisfatórios tanto para o docente quanto para os discentes envolvidos, gerando ainda reflexões para melhoria do processo de inserção dessa prática nas disciplinas.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Simulações. Construção Enxuta. Jogo dos Legos. LEBSCO.

1. APRESENTAÇÃO

A utilização de simulações tem promovido uma metodologia acessível, rápida e eficaz para avaliar o impacto de diferentes decisões em situações reais. No contexto da construção enxuta, têm sido desenvolvidas para melhorar o entendimento da teoria, promovendo aprendizagem ativa (TOMMELEIN, RILEY e HOWELL, 1999; VERMA 2003; SACKS, ESQUENAZI e GOLDIN, 2007; RYBKOWSKI et al. 2012; GONZÁLEZ et al. 2015; ROCHA e

(2)

2

MIRON, 2017). Esse trabalho relata a utilização de simulações durante o primeiro semestre de 2018. Contempla resultados iniciais acerca da evolução de aprendizagem dos alunos e análise da prática educativa.

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS

● Relacionar o conhecimento teórico à sua aplicação prática; ● Proporcionar aprendizagem ativa e protagonizada pelo aluno;

● Capacitar alunos a identificar problemas, propor soluções e analisar suas consequências;

● Promover colaboração e trabalho em equipe. 3. JUSTIFICATIVA

Nos últimos 30 anos a comunidade acadêmica atentou-se para os diferentes estilos de aprendizagem, de modo que uma só abordagem não alcança a totalidade dos alunos (COFFIELD et al., 2004a, 2004b). Recomenda-se, portanto, uma combinação de métodos de ensino, entre esses as simulações “mãos na massa”, que alcançam diversos perfis individuais (HAWK e SHAW, 2007; TSAO, DRAPER e HOWELL, 2014).

Segundo Hamzeh et al. (2017), a teoria da construção enxuta é baseada em técnicas colaborativas e de gestão em equipe, demandando métodos de ensino que as promovam, como as simulações, viabilizando aprendizagem ativa por experimentação, pensamento crítico e diálogo.

4. CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO

Apresenta-se a aplicação de duas simulações: Jogo dos Legos e LEBSCO (Jogo de simulação Lean para disciplinas de Gestão da Construção), empregadas em duas

(3)

3

disciplinas: “Gestão da Construção” (graduação em engenharia civil) e “Gestão de Operações II” (especialização em engenharia de operações), ambas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN. No primeiro semestre de 2018, constituiu-se um grupo para planejamento e aplicação, formado por dois mestrandos em engenharia civil (um deles em programa de iniciação à docência) e três graduandos monitores.

O Jogo dos Legos foi desenvolvido na UFSC e conhecido através do contato do docente com o Programa de Educação Tutorial (PET) de engenharia de produção da UFRN. Consiste numa linha de produção para montagem de quatro tipos de produtos utilizando peças de LEGO™(Figura 1). Envolve 5 participantes: O coordenador de produção (emite a ordem de produção), os operadores A e B (confeccionam os produtos), o chefe de expedição (organiza entrega) e o coordenador do tempo e qualidade (cronometra rodadas e localiza problemas de qualidade) (Figura 2).

São realizadas várias rodadas (desde a ordem de produção até o despacho dos produtos), alterando-se algumas características da linha de produção para simular a transição entre uma produção tradicional e uma produção puxada (filosofia da produção enxuta). Além disso, simula-se os conceitos de gestão visual e 5S. Ao final, apresenta-se métricas aos alunos, para que percebam a evolução de seu próprio desempenho na simulação.

FIGURA 1 – Escopo de produtos

(4)

4

FIGURA 2 – Operadores e facilitadora (em pé)

Fonte: Autores (2018)

O LEBSCO foi desenvolvido por González et al. (2015) e simula a construção de edifícios com quatro pavimentos utilizando peças de LEGO™(Figura 3). Foca especificamente na construção civil e, principalmente, no ponto de partida para aplicação da construção enxuta, o sistema de planejamento Last Planner. Sobre os papéis: O planejador define quantos e quais tipos de edifícios serão produzidos. Os mestres de obra (um para cada pavimento) realizam a construção. O fornecedor entrega os materiais e cobra custos relacionados a incertezas e desperdícios. O responsável pelo tempo cronometra as rodadas e retira cartas de incerteza a cada 30 segundos. Por fim, o inspetor da qualidade checa e inspeciona se as edificações foram executadas de acordo com o planejado (Figuras 4 e 5).

(5)

5

Fonte: Autores (2018) FIGURA 4 – Mestres de obra

Fonte: Autores (2018)

Essa simulação inclui rodadas de planejamento tradicional (comunicação e colaboração deficientes, perdas) e Last Planner (com reuniões de planejamento e colaboração). Resultados são medidos e os alunos visualizam seu próprio desempenho comparativo em relação às rodadas.

(6)

6

Fonte: Autores (2018) 5. RESULTADOS E AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO

Os resultados das simulações incluem observação direta e quantificação de aprendizagem através de questionários (Figuras 6 e 7). Através deles foi observado o nível de conhecimento e segurança dos alunos quanto aos conceitos relacionados ao Last Planner e à construção enxuta, antes e após participação na simulação. Uma média das respostas e percentuais de melhoria são representados nos gráficos a seguir.

(7)

7

Fonte: Autores (2018)

FIGURA 7 – Questionário de avaliação – LEBSCO

Fonte: Autores (2018)

Com relação à aplicação do Jogo dos Legos, primeira simulação a ser utilizada e aplicada apenas na graduação, os conceitos trabalhados estão relacionados à produção enxuta, sendo notória a melhoria de compreensão (Figuras 8 e 9). Os princípios Lean (base teórica da produção enxuta) e a aplicação desses em uma empresa foram os conceitos com menor nota antes da simulação e maior melhoria de compreensão, demonstrando a eficácia da atividade. Além disso, foi possível estabelecer relações entre esses conceitos e o que os alunos haviam visualizado em visita técnica a uma obra que os adotava.

(8)

8

Fonte: Autores (2018) FIGURA 9 – Melhorias

Fonte: Autores (2018)

Antes da aplicação da simulação LEBSCO na pós graduação, nota-se que as questões com menores conceitos de aprendizagem foram aquelas relacionadas aos conceitos do Last Planner. Isso se deve em função de os conceitos de planejamento não serem trabalhados diretamente na abordagem Last Planner antes da aplicação da simulação, diferentemente dos conceitos relacionados à construção enxuta. Todavia, todos os conceitos trabalhados demonstraram melhorias significativas (Figuras 10 e 11 ).

Durante as rodadas iniciais (planejamento tradicional), o clima de uma empresa não enxuta foi evidenciado: Uns culpavam os outros pela falta de produtividade, não percebendo que o

(9)

9

sistema era o causador disso. Houve bom envolvimento dos alunos durante e após a dinâmica, os quais apresentaram comentários e reflexões bem relacionadas aos conteúdos, sendo evidente o comprometimento com a aprendizagem.

Com relação a aplicação do LEBSCO na graduação, os conceitos com maior melhoria de compreensão também foram aqueles diretamente relacionados ao Last Planner. Foram estabelecidas relações com o trabalho final da disciplina, no qual os alunos elaboram o planejamento de uma obra. Além disso, os alunos perceberam o clima instável em empresas sem sistemas formais de planejamento.

FIGURA 10 – Resultados LEBSCO

Fonte: Autores (2018)

(10)

10

Fonte: Autores (2018)

Porcentagens de melhoria inferiores àquelas obtidas na pós-graduação podem ser justificadas pelo contato prévio com os conceitos através de aula expositiva (Figuras 12 e 13). A figura 13 permite inferir que após a aula teórica, os alunos não estavam tão seguros quanto a aplicação dos conceitos, sendo estes melhor assimilados ao término da simulação. Ressalta-se o fato dessas simulações serem realizadas pela primeira vez nas turmas, sendo ao final da aplicação destacados alguns pontos de melhoria e aperfeiçoamento. Além disso, um resultado comum às duas simulações e aos grupos de alunos envolvidos foi o dinamismo e envolvimento, sendo para a maioria deles o primeiro contato com essa metodologia.

Ademais, uma prática fomentada e intrínseca a essas simulações é o trabalho realizado em equipe e a colaboração (simulações são realizadas em grupo) e, dessa forma, alunos percebem que o sucesso do last planner e da construção enxuta somente é alcançado se toda a equipe estiver envolvida e comprometida.

(11)

11

Fonte: Autores (2018)

FIGURA 13 – Melhorias LEBSCO graduação

(12)

12

6. REFLEXÕES SUSCITADAS APÓS A PRÁTICA

● Providenciar mais peças de LEGO™ para viabilizar a participação de cada aluno em todas as rodadas das simulações, dividindo-os em grupos;

● As simulações foram concluídas no tempo disponível, entretanto se houvesse maior disponibilidade de horários, mais detalhada seria a discussão de resultados;

● No LEBSCO, analisa-se a possibilidade de reduzir a quantidade de pavimentos dos edifícios ou a quantidade de edifícios feitos nas rodadas, para diminuir o tempo de simulação. Outra opção seria a junção de mais horários de aula;

● Sugeriu-se a disponibilização prévia de instruções e vídeos tutoriais das simulações para os alunos, diminuindo o tempo de explicação da dinâmica e possibilitando conhecimento prévio dos discentes;

● Analisa-se a possibilidade de aumento do tempo de reunião de planejamento na rodada com Last Planner do LEBSCO, para maior tempo de vivência e assimilação; ● Pode ser possível juntar as duas simulações abordadas em uma só;

● Futuramente os alunos podem desenvolver simulações e aplicá-las nas aulas. 7. DIMENSÃO DE INOVAÇÃO DA PROPOSTA

As simulações adicionam elementos lúdicos ao ensino da construção enxuta, tornando-o mais ativo, dinâmico e envolvente, proporcionando a iniciativa, criatividade, raciocínio, atenção, curiosidade, interesse e concentração dos alunos por um longo período. Ademais, viabiliza a adoção de metodologias ativas no ensino de gestão da construção, de forma pioneira na UFRN. Ao final da experiência os alunos se sentem mais seguros para aplicar os conceitos transmitidos pelos jogos em sua prática profissional.

REFERÊNCIAS

COFFIELD, F.; MOSELEY, D.V.; HALL, E.; ECCLESTONE, K. Learning styles and pedagogy in post-16 learning: A systematic and critical review (application/pdf Object).

(13)

13

Learning and Skills Research Centre, Londres, 2004a.

COFFIELD, F.; MOSELEY, D.V.; HALL, E.; ECCLESTONE, K. Learning styles: What

research has to say to practice. Learning and Skills Research Centre, Londres, 2004b. GONZÁLEZ, V.A. et al. LEBSCO: Lean-based simulation game for construction management classrooms. Journal of Professional Issues in Engineering Education and

Practice, v. 141, n. 4, p. 04015002, 2015.

HAMZEH, F.; THEOKARIS, C.; ROUHANA, C.; ABBAS, Y. Application of hands-on simulation games to improve classroom experience. European Journal of Engineering Education, v. 42, n. 5, p. 471-481, 2017.

HAWK, T. F.; SHAH, A. J. Using learning style instruments to enhance student learning.

Decision Sciences Journal of Innovative Education, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2007.

RYBKOWSKI, Z. K.; ZHOU, X.; LAVY, S.; FERNÁNDEZ-SOLÍS, J. Investigation into the nature of productivity gains observed during the Airplane Game lean simulation. Lean Construction Journal, 2012.

ROCHA, C.G.; MIRON, L. I. G.. The House Factory: A Simulation Game for Understanding Mass Customization in House Building. Journal of Professional Issues in Engineering

Education and Practice, v. 144, n. 1, p. 05017007, 2017.

SACKS, R.; ESQUENAZI, A.; GOLDIN, M. LEAPCON: Simulation of lean construction of high-rise apartment buildings. Journal of Construction Engineering and Management, v. 133, n. 7, p. 529-539, 2007.

TOMMELEIN, I. D.; RILEY, D.R.; HOWELL, G..A. Parade game: Impact of work flow variability on trade performance. Journal of construction engineering and management, v. 125, n. 5, p. 304-310, 1999.

TSAO, C.; DRAPER, J.; HOWELL, G. An overview, analysis, and facilitation tips for simulations that support and simulate pull planning. In: 22nd Annual Conference of the

International Group for Lean Construction. Oslo, Norway. 2014. p. 25-27.

VERMA, A. K. Simulation tools and training programs in lean manufacturing–current status.

Report submitted to the National Shipbuilding Research, Advanced Shipbuilding Enterprise Program, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Através de resultados que serão aferidos nesta pesquisa, espera-se identificar as forças socioeconômicas que interferiram no desenvolvimento econômico regional, por meio de

Dose/diluição: 1 litro do produto para 1.000 litros de água – banho de imersão (repetir a cada 21 dias); 20 ml para 20 litros de água – pulverização (4 a 5 litros

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

  Directrizes para planeamento, gestão e monitorização   Perspectivas do público e autoridades das questões.

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

O Conselho Nacional de Educação, por meio de uma Comissão constituída por três relatores, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Antonio MacDowell de Figueiredo e

Para promover um ambiente de diálogo e interação entre diferentes atores da sociedade, sobretudo, aqueles voltados para pesquisa, foi planejado pela equipe