• Nenhum resultado encontrado

O valor do silêncio na vida do cristão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O valor do silêncio na vida do cristão"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

O valor do silêncio na vida

do cristão

Salve Maria! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em nosso blog, temos muitas palavras de profecia sobre o silêncio. E, por Providência Divina, encontramos um programa de um padre, que propaga a devoção a Nossa Senhora do Carmo (Virgem do Escapulário), falando sobre O VALOR DO SILÊNCIO NA MINHA VIDA.

Diante da riqueza contida nas palavras do padre, fomos impulsionados a transcrevê-las. O resultado está logo abaixo. Vocês podem ler o conteúdo e repassá-lo a tantos outros irmãos e irmãs. No final, estão os links dos vídeos e um breve comentário sobre o autor.

O valor do silêncio em minha vida PRIMEIRA PARTE

O silêncio fala mais alto do que as palavras.

Nossa época é uma época de agitação, de barulho e de intranquilidade. Por que não silenciarmos o coração, mostrando a nós mesmos que somos capazes de ouvirmos a voz de Deus e no silêncio falarmos mais alto?

(2)

A nossa ansiedade, ou então, a nossa busca por Deus, pela santidade, pelo serviço ao próximo, tantas vezes, torna-se agitada. Precisamos serenar, precisamos silenciar. Precisamos ter atitudes de alguém que busca a santidade. E a santidade percorre o itinerário do silêncio. O silêncio é um elemento fundamental e eficaz para quem busca vivenciar uma forte espiritualidade.

Lembre-se de que o silêncio aproxima você de Deus. E se você quer respostas ou até soluções da parte de Deus diante dos seus problemas e dificuldades, o silêncio poderá proporcionar a você ouvir a resposta ou então a solução que vem do Pai Eterno.

A sociedade aonde se cultua mais, muito mais o barulho, o silêncio está perdendo o espaço. E como cristão eu devo mostrar diante da história que estou vivenciando, que eu posso viver com um coração silencioso, e dessa forma, transparecer o meu coração no silêncio aqueles quem eu partilhar a minha vida.

O silêncio faz parte da nossa intimidade com Deus. Se nós recordarmos os santos, muitos deles se referem ao silêncio como uma forma de buscar a si mesmo, como uma forma de harmonizar o nosso eu. E naturalmente a presença de Deus no silêncio será profunda e intensa em nosso coração.

Você encontra atualmente uma juventude nos altos volumes. Você encontra nos dias de hoje pessoas que correm para lá e para cá, falam demais, até gritam e não percebem que estão gritando, de tanto barulho ao seu redor.

Devemos fomentar o silêncio dentro de cada um de nós. Essa relação de encontro pessoal e íntimo se realiza através do silêncio. O silêncio nos leva a compreender mais o nosso próprio eu.

Saber estar em silêncio é viver a sabedoria. O silêncio é como uma linguagem do amor, uma comunicação do coração, uma

(3)

comunicação amorosa do seu eu com Deus.

Amar o silêncio é entregar-se na contemplação das coisas de Deus. Eu quero propor a você a partir de hoje que nós saibamos a exercitar o silêncio dentro de cada um de nós, falar menos e ouvir mais, contemplar mais a presença de Deus dentro de cada um de nós, no silêncio de cada dia.

Oração:

Meu Senhor e meu Deus, no silêncio tu revelas para mim o teu amor, a tua voz. Que eu aprenda me calar para escutar a tua voz, Senhor. Que eu tenha momentos de silêncio interior para ouvir tua mensagem de amor. Que possa ecoar no meu coração silencioso a tua voz de amor, Senhor Deus. Que possa meditar mais a tua palavra, que possa contemplar mais o teu amor por mim. Estou disposto a viver com mais sabedoria, por isso eu quero guardar no silêncio do meu coração as tuas palavras e que o meu silêncio seja uma linguagem de amor às pessoas que estarão ao meu redor. Amém!

O silêncio é a linguagem dos sábios. Quero convidar a você a alimentar a sua espiritualidade silenciando o seu coração. Melhor calar-se do que falar demais. Que Deus fale ao seu coração silencioso!

SEGUNDA PARTE

Espiritualidade é viver o Espírito de Jesus!

Precisamos silenciar o nosso coração! Quem ama o silêncio compreende e atinge a maturidade espiritual.

Como criaturas de Deus, cada um de nós somos convidados a buscar sempre o silêncio. O nosso interior, o nosso eu interior, ele necessita muito do silêncio para uma boa espiritualidade, porque é no nosso interior que ouvimos a voz de Deus. Se o nosso interior está barulhento, como ouviremos a voz de Deus?

(4)

O silêncio nos traz a capacidade de termos a atenção, ele dilata dentro de cada um nós o coração para podermos ouvir a voz do Senhor, ouvir tantas palavras que o Espírito do Senhor tem para nos dizer. Aí há a necessidade de guardamos o silêncio, calar os nossos pensamentos e a nossa imaginação e procurar focar, centrar em silêncio esse encontro com Deus. O silêncio na oração é fundamental, como o silêncio é fundamental dentro de uma biblioteca onde tantos estão estudando; como um silêncio é fundamental dentro de um hospital onde tantos estão procurando a recuperação de sua saúde; como o silêncio é importante em momentos que precedem a tempestade; em momentos em que o nosso interior necessita estar no templo sagrado. O silêncio também é fundamental na sua vida com Deus, na sua oração.

Vou dizer novamente: o silêncio ajuda a você a ouvir a voz de Deus e naturalmente você vai gerando uma energia espiritual no seu eu interior. O silêncio para quem busca esse contato com Deus, a maturidade espiritual, é extremamente fecundo.

O silêncio faz com que você encontre a sua verdade, quem de fato você é. Quando nós encontramos a verdade, a nossa própria verdade, ainda que seja dura de aceitar, nos tornarmos maduros, e a maturidade nos aproxima de Deus. É no silêncio que uma pessoa madura vislumbra verdadeiramente o rosto da sua verdade. Procure silenciar mais. Procure viver momentos de silêncio para entrar em contato com Deus. Não tenhas medo do silêncio, porque o silêncio pode falar muito mais alto mostrando a tua verdade e também te conduzindo para a oração, para o diálogo com Deus. Tenha sede de Deus e ame o silêncio.

Oração:

Senhor Deus, a tua palavra diz em Lm 3,26: “é bom esperar no silêncio a salvação de Javé.” A tua palavra me inspira, Senhor, para que, nesse mundo tão conturbado, tão barulhento, como cristão, o meu coração possa silenciar, o meu coração

(5)

possa acalmar. E nesse silêncio aguardá-Lo no meu interior. Dai-me essa graça de cultivar o silêncio dia após dia e viver com o espírito de tranquilidade e paz. Obrigado, Senhor, por silenciar o meu coração e permitir mais esse encontro contigo. Amém.

O silêncio é a chave, é a chave para nos encontrarmos com Deus acada dia. Deixe-se tocar pelo silêncio.

TERCEIRA PARTE

Quem ama sabe silenciar

A intenção é que o seu coração esteja todo voltado para o Senhor, compreendendo a dimensão que o silêncio pode amadurecer, transformar, elevar o seu coração.

O silêncio transforma a nossa alma numa alma amorosa, que vai crescendo e se fortalecendo. O silêncio leva o seu coração, a sua alma à contemplação, à admiração, ao belo, às coisas de Deus, às criaturas de Deus. O silêncio para quem ama torna-se ensurdecedor.

Como é importante compreendemos o valor do silêncio, porque no silêncio é que podemos revisar o dia que passou e cultivar os bons propósitos para o dia seguinte.

Se você quer ter progresso espiritual, busque o silêncio. Se você quer se fortalecer na espiritualidade com Deus, busque o silêncio.

O silêncio está não para que fujamos ou escondamos das nossas obrigações e nossas atividades, mas quando cultivamos o silêncio nem que sejam alguns alguns minutos no dia, nós encontramos o que há de mais nobre dentro de cada um de nós, o nosso próprio valor, o nosso eu interior. É fácil silenciar? Não é. Mas se você ama, se você quer, a cada dia, a cada momento, se encontrar mais consigo mesmo, se entregue ao silêncio; pois nele você vai descobrindo o seu próprio

(6)

coração. É no silêncio que você encontrará forças para enfrentar aquilo que talvez você hoje esteja fugindo, para se deparar com aquilo que talvez hoje você esteja se escondendo. O silêncio traz força, traz paz, traz tranquilidade para sua alma. No silêncio, tenha sede de Deus.

Oração:

Senhor Deus, Deus do silêncio, Deus do amor. […] Eu estou compreendendo que no silêncio do meu coração, tu se faz presente. Mostra a minha verdade. Mostra quem de fato eu sou. Mostra que eu sou capaz de vencer silenciando todo o meu ser para o teu amor. Obrigado por mais esse encontro. Obrigado por silenciar o meu coração. Amém!

Recolhendo a sua alma no silêncio, você naturalmente encontra com Deus, porque você além de si mesmo.

QUARTA PARTE

Como é importante edificar a nossa vida no silêncio com Deus Nada frutifica tanto uma pessoa como o silêncio. Procure cultivar a cada dia o silêncio, porque o silêncio transforma, amadurece a sua alma.

O silêncio mostra o nosso rosto interior. Vou repetir: o silêncio mostra o rosto interior.

[…]

[Por causa da inquietação, da agitação no dia a dia, não se consegue ver o rosto interior.] Mas aquele que se mantém no silêncio e no recolhimento, acaba encontrando o seu verdadeiro rosto interior. Vendo o seu verdadeiro rosto interior, encontra suas limitações, suas fraquezas, seus pecados, encontra sua verdade.

Nesse rosto interior encontrado, vocês encontrarão o rosto de Deus.

(7)

Aquietar o nosso coração, sair da agitação e, no espelho da sua própria consciência que se ilumina pela graça de Deus, no silêncio, você encontrar o seu próprio eu, você encontrar a sua verdade, você encontrar o rosto de Deus.

Tenhamos sede de Deus a cada dia e Ele terá sede de nós também!

Oração:

Senhor Deus, meu Amor, meu Pai, estou precisando aquietar o meu coração. Estou precisando encontrar a minha face … Sabe, Senhor! A vida é tão agitada, um corre-corre. Eu não compreendo o porquê de tanta agitação. Eu quero me encontrar mais. Eu quero me encontrar mais. E eu preciso, Senhor, que tu possas me ajudar nesse encontro com meu eu interior, com a minha verdade. Mesmo que doa as revelações na minha vida. Mas que eu possa me libertar de todo medo e ter a coragem de ser realmente quem eu sou. Agradeço por mais esse encontro e agradeço por me ajudar a reencontrar o meu rosto interior, e com ele, encontrar as minhas limitações, fraquezas, mas também, encontrar o teu rosto em mim. Amém!

A chave, o segredo para o encontro com Deus é o silêncio. Vamos viver o silêncio a cada dia. Vamos buscar o mundo mais quieto, porque ali descansa o amor do Senhor.

QUINTA PARTE

O amor de Deus encontramos quando silenciamos a nossa alma É no silêncio que nos comunicamos com o Espírito Santo de Jesus. É no silêncio que o Espírito Santo cresce em nós.

Você tem silenciado o seu coração? Você tem buscado encontrar o seu rosto interior no silêncio?

O silêncio interior. Como chegar ao silêncio interior? Manter a nossa alma em paz parece tão fácil, tão simples, mas exercitar esta paz, esta tranquilidade interior requer que

(8)

você redescubra o silêncio interior.

Fazer silêncio é reconhecer que as suas inquietações, as suas ansiedades não têm muito poder não! Fazer silêncio é você acreditar que sua vida espiritual torna-se muito mais madura, forte do que suas preocupações, inquietações.

Um momento de silêncio, mesmo que breve, ele traz para você um repouso, digamos, uma santa pausa ao seu coração. Nós durante o dia, temos milhares de pensamentos. Existem pessoas, que, ao deitar, não conseguem dormir facilmente, porque sua mente continua a trabalhar. A inquietação, os pensamentos estão em atividade. Essa tempestade, que infelizmente atinge a mente e coração de tantas pessoas, deve ser controloda por você mesmo: acalmar seus pensamentos; procurar focar num único pensamento; aonde o silêncio faz parte dele, trará para você a calmaria, trará para você ondas suaves que vão levando ao encontro com Deus.

Chegar ao silêncio interior é saber exercitar essa capacidade de centrar os seus pensamentos em Deus. E quando falamos de centrar os pensamentos em Deus, você também é convidado a centrar os seus pensamentos em você mesmo. O rosto de Deus no seu rosto visto naquele lago sereno e tranquilo. [O padre , no encontro anterior, contou uma narrativa e, nessa narrativa, o rosto de cada um pode ser visto nas águas tranquilas de um lago. Mas se estiverem as águas agitadas, não se pode ver nada] Quando você tranquiliza os seus pensamentos, as águas do seu interior se acalmam e você pode se encontrar e, nesse encontro, você pode apaziguar a si mesmo, trazendo a paz, a calmaria, a tranquilidade, o amor e Deus.

Mostre para você mesmo que você é capaz de vivenciar o silêncio interior e estar espiritualmente próximo de Deus na maturidade. Tenha sede de Deus a cada momento. Silencie o seu coração.

(9)

Senhor Deus, o silêncio tem me dado forças para compreender quem realmente eu sou. Espero em ti, Senhor. E no silêncio da minha alma, o meu amor é grande por ti. […] Que eu possa cultivar a cada dia o silêncio. Que a ação do teu Espírito possa me levar a uma maturidade espiritual. Obrigado, Senhor, por mais esse momento de encontro contigo no silêncio. Amém. O valor do silêncio talvez seja a chave, o segredo para você entrar no ritmo divino. O silêncio é o ritmo divino. Deus é assim. Deus nos quer um coração tranquilo e em paz.

SEXTA PARTE

Desejo que seu coração se torne um santuário, onde você possa sentir a presença do Espírito de Deus

Vamos amar, buscando o silêncio a cada dia, a cada encontro com Deus. O silêncio é algo maravilhoso. E no silêncio que encontramos a nós mesmos.

O silêncio que acalma, o silêncio que gera a energia dentro de cada um de nós. O silêncio que é fecundo. O silêncio que é profundo. Quem cultiva o silêncio está cultivando um crescimento e uma intimidade maior com Deus, porque é no silêncio do seu interior que você tem a possibilidade de ouvir a voz, a voz de Deus. Quando silenciamos, nos recolhemos, e como diz, Lucas, no capítulo 17, versículo 21: O Reino de Deus está dentro de nós. Aí compreendemos o quanto é importante silenciar. E no recolhimento, na interiorização, encontrar Deus dentro de nós.

Também São Paulo diz em 1Cor 3,16: “Somos templos do Espírito Santo.” Ora, você é o templo do Espírito Santo de Deus, você é cristão. E cristão aprende a crescer sendo templo do Espírito Santo. E é o templo que reclama pelo silêncio. É o templo que reclama pela intimidade, pela quietação. Você é o templo de Deus, do Seu Espírito. E por você ser o templo, você precisa silenciar.

(10)

Quantas vezes você já converteu o seu templo interior num templo de barulhos, num amontoado de quinquilharias, querendo trazer para dentro de você novidades como um “Shopping center”, aonde a gritaria, a balbúrdia, a agitação parece dentro de você como fosse uma casa de comércio. Como é que você vai compreender o Reino de Deus dentro de você, se tantas vezes ele se converteu nesse templo mundano. Você não consegue orar.

Insisto a convidá-lo, a convidá-la, procure silenciar, procure se encontrar, mesmo que isso custe, ficar de frente com a sua verdade, e lá na sua verdade, aparecerem as lamentações, ressentimentos, os seus fracassos, frustrações, os seus traumas, as suas fantasias, os seus gritos. Talvez tudo isso se torne doloroso, mas é necessário. E o quanto antes você b u s c a r e s s a v e r d a d e n o s i l ê n c i o d a s u a a l m a , m a i s você compreenderá a eternidade em Deus.

Oração:

Senhor, no silêncio da minha alma, eu compreendo que teu Céu está dentro de mim; eu compreendo que teu Reino de amor está dentro de mim. Eu sou o seu templo, Senhor, o templo do Espírito Santo. Deixo nesse momento todas as quinquilharias, as bagunças, as gritarias, para me preencher de paz, de tranquilidade interior. Vem curar o que precisa ser curado em mim, Senhor, porque teu Reino está em mim e eu me sinto feliz por estar Contigo. Amém.

Há certas coisas que cabem melhor dentro do silêncio, outras cabem muito mais ainda nas mãos de Deus.

Paz e bem!

As palavras acima foram extraídos dos vídeos (contendo somente o áudio) que estão nos links abaixo:

(11)

(1º dia) www.youtube.com/watch?v=QmKFvn3lwtU (2º dia) www.youtube.com/watch?v=Zag4E4ZEMUU (3º dia) www.youtube.com/watch?v=NReK5oS1tKg (4º dia) www.youtube.com/watch?v=qptPd5ER3XQ (5º dia) www.youtube.com/watch?v=qUg49c7YPyw (6º dia)

Autoria: Padre Luiz Alberto Kleina, pároco reitor do Santuário Nossa Senhora do Carmo, localizado na Av. Marechal Floriano Peixoto, 8520, Curitiba – Paraná – Brasil, Telefones: (41) 3276-1936. Promover a devoção à Virgem do Escapulário é um dos principais destaques do ministério do padre Kleina. As celebrações das missas e novenas que preside, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, são transmitidas por diferentes emissoras de rádio e TV. Além disto, mantém um programa de rádio, diário, onde oferece orientação espiritual aos ouvintes.

(12)

Maravilha são tuas obras,

Senhor!

Paz e Bem, amados irmãos! Neste capítulo 43 do Livro do Eclesiástico; que é sequência do 42, vemos o autor sagrado glorificando a Deus através da Sua criação. Deus sempre nos mostra a Sua glória através de suas criações. Meditemos nesse capítulo em espírito de oração!

“O Sol aparecendo na aurora, anuncia o dia. A obra do Altíssimo é um instrumento admirável.” (versículo 2) As obras do Altíssimo, pois é, meus irmãos! O sábio escritor aqui nos mostra a beleza e a grandeza do poder de Deus através de Suas criações! Deus nos mostra o tamanho de Seu poder por meio da criação do mundo e das coisas que existem aqui e fora daqui. Lá em Gênesis, vemos o Senhor criar o mundo por meio da Palavra! No início a terra estava sem forma e vazia e, pelo poder da Palavra, Ele criou a os Céus e a terra.

” No principio Deus criou o Céus e a Terra” (Gênesis 1,1)

Nós somos mais uma das maravilhas que Deus criou. Sem a Sua Palavra, somos iguaizinhos a terra, no início da criação: sem

(13)

forma e vazios. Para Ele nos moldar e nos preencher, precisamos deixar que o Seu poder e a Sua Palavra trabalhe em nós! Vemos que o capítulo inteiro, mostra de forma clara que tudo foi criado através da Palavra de Deus, e nós não somos diferentes. Precisamos da Palavra de Deus para nos tornar belos como todas as coisas que Ele criou.

O Autor sagrado fala do sol, nos mostrando o seu poder, o seu c a l o r ( v e r s í c u l o 4 ) , n o s m o s t r a o f i r m a m e n t o e a lua (versículo 6 e 7). Ele fala das estrelas que faz a beleza do Céu (Versículo 10). E vai mais longe: O Senhor ilumina o mundo nas alturas. Porém, eu vos digo: Só o Senhor ilumina as nossas vidas de lá das alturas!

Observe tudo que está em sua volta. Se você olhar bem, verá perfeição com que cada coisa foi feita e nela está Deus. Ele está acima de todas as obras, Seu poder é maravilhoso! Por isso, glorifique o Senhor quanto puderdes (versículo 32).

“Que podemos nós fazer para glorificá-lo? (versículo 30)

Deus está em tudo, inclusive em nós, se deixarmos. Seu poder é sem limites e Ele dá sabedoria àqueles que vivem com piedade! A cada capítulo, vemos e conhecemos um pouco mais de um Deus que nos ama e que Seu poder não tem limites.

Quanto tempo temos? Não muito! Então, vamos procurar servir a Deus em Espírito e em verdade! Que Deus vos abençoe e que Nossa Senhora passe à nossa frente!

Referências

Documentos relacionados

No momento, o contexto das mulheres voltado para a cidadania ativa, mesmo com todo o seu avanço, continua apresentando algumas lacunas significativas, diante de uma sociedade e de

Este era o silêncio que eu queria romper em ti Eu tinha perguntas que tu não querias responder Tinha respostas mas tu não poderias usá-las Isto não tem sentido para ti e talvez

Como se pode depreender, portanto, além das hipóteses expressamente previstas no artigo 347 do Código de Processo Civil 61 e no artigo 229 do Código Civil 62 , que autorizam

para nós, isto significa a lei em toda a eternidade: 'Cada um é em si mesmo o mais distante' - não somos nenhum conhecedor de nós mesmos" (Nietzsche 14, p. Daí poder-se

Se eu assim fosse uma borboleta, estaria como que extasiada com minha natureza de borboleta que não teria tempo para vaidades.. A não ser que eu fosse aquela borboleta, aquela que

Na minha experiência, a questão da relação entre homens e mulheres interessa aos intelectuais indígenas cada vez mais, porém, sem deslancharem para a distinção entre

- Portugal não pode competir entre as Nações na produção de massa ou na abundância de serviços, dependentes de majestáticas empresas e instituições; o futuro está no

Esta afirmação pode revelar-nos que não encontramos paz quando não estamos dispostos a ouvir os nossos próprios silên- cios, quando não queremos ouvir os silêncios do outro e,