• Nenhum resultado encontrado

Caio Fábio - O Sopro do Espírito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caio Fábio - O Sopro do Espírito"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

O

O

S

S

o

o

p

p

r

r

o

o

d

d

o

o

E

E

s

s

p

p

í

í

r

r

i

i

t

t

o

o

Caio Fábio

Segunda Edição, 1995 ISBN: 85-7271-023-X Revisão e formatação: HTTP://SEMEADORESDAPALAVRA.QUEROUMFORUM.COM

(2)

D e d i c a t ó r i a

Ao Reverendo Antônio Elias

* * *

"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito."(João 3:8).

Todo mundo sabe que eu sou um amazonense inveterado. Eu não tenho cura; a minha amazonicidade; eu estou convencido não tem cura.

Eu morei um tempo fora do país e eu dizia prá minha mulher: interessante que morando aqui fora eu descubro que posso viver longe do Brasil prá sempre, mas não posso viver longe do Amazonas. Posso até não ir ao Brasil desde que eu vá até o Amazonas. Dá prá entender isto?

Tambaqui, tucunaré, açaí, todas estas coisas que vão ser consagradas como os frutos e comidas especiais do milênio e da Nova Jerusalém fazem parte da minha memória mais forte e saborosa.

Eu estou dizendo isso porque a minha amazoneidade também tem muito a ver com o texto que nós lemos sobre o vento.

Eu cresci ali na Rua Apurinã esquina com a Rua Japurá no Alto de Nazaré no Amazonas e soltava papagaio. Você sabe o que é papagaio? É pipa em Niterói, é cafifa em alguns lugares, é pião em outros lugares e lá no Amazonas é papagaio.

E havia um ritual no meio da garotada. Geralmente o vento parava, mas a garotada não parava de soprar no desejo de soltar papagaio.

E como é que a gente fazia prá soltar papagaio quando não havia vento? Nós nos reuníamos, aquele grupo de garotos, e começávamos a fazer alguma coisa mais ou menos como que chamando o vento, assobiando para chamar o vento. De repente o vento começava a soprar.

Não me peça explicações científicas para o fenômeno porque eu não tenho. Mas nós soprávamos numa coisa meio encantada, meio religiosa esperando que o vento viesse. Daqui a pouco o vento soprava e a garotada

(3)

ficava felicíssima porque o vento tinha vindo e nós podíamos agora empinar os nossos papagaios.

Eu quero dizer que sem o vento do Espírito o papagaio da igreja não sobe.

Sem o vento do Espírito o papagaio da igreja não sobe!

E eu estou escrevendo este livro prá convocar esta multidão do povo de Deus a darmos as mãos e a chamarmos o vento do Espírito sobre este país em nome de Jesus.

Vamos juntos, em nome de Jesus, como os meninos do Amazonas, de mãos dadas.

Vem vento, vem oh, vento do Espírito e sopra sobre nós; Sopra sobre nossas casas; Sopra sobre nossos casamentos; Sopra sobre nossos filhos; Sopra sobre nossas famílias; Sopra sobre nossos ministérios; Sopra sobre nossas mentes; Sopra sobre nossas emoções; Sopra sobre nossos relacionamentos; Sopra sobre nós; Sopra sobre este país; Sopra sobre o Palácio do Planalto; Sopra sobre nossos governadores; Sopra sobre nosso povo simples da rua; Oh, Espírito sopra!

O que nós queremos é ser profundamente atingidos por uma tempestade do Espírito. O vento sopra onde quer.

Este verso da Escritura, palavra de Jesus a Nicodemos traz consigo quatro verdades que são absolutamente revolucionárias em nossa maneira de enxergar o Espírito.

Em primeiro lugar: Jesus associa o Espírito Santo também a um vento que sopra. E pensando no vento, Jesus atribui ao Espírito três qualidades sem cuja compreensão, sem cujo conhecimento, eu e você não temos como discernir, perceber ou nos largamos no Sopro do Espírito no mundo, na história, na igreja.

Primeiramente: O Espírito é livre! Ele diz: "o vento sopra aonde quer." E não há nada que você possa fazer a respeito, não há proibições; governos não passam decretos que proíbam o vento de soprar. Não há autoridade alguma que diga: aqui o vento não sopra; pois o vento sopra aonde quer soprar. O Papa não pode impedir do vento soprar no Vaticano, na Igreja Católica. O Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil não pode impedir do vento soprar dentro da Igreja. Os líderes das denominações não podem passar decretos, fazer doutrinas

(4)

para impedir do vento soprar lá. Os teólogos podem escrever os livros que quiserem negando o vento do Espírito mas o Espírito é livre; o Espírito é livre e sopra aonde quer.

Significa que frequentemente ele sopra onde a gente não quer. Significa que frequentemente ele sopra contra a nossa vontade. Porque o Espírito é livre.

E quando você pensa no Espírito pense em Deus, em Sua plenitude e liberdade, sem condicionamento, sem fronteiras, sem decretos, sem proibições, sem pode ou não pode.

Só para o Espírito que é proibido dizer: é proibido proibir. O Espírito é livre e só.

Agora quando você lê, por exemplo, o livro de Atos dos Apóstolos, isso fica absolutamente claro.

É porque o Espírito é livre que ele faz ilustres desconhecidos se tornarem embaixadores de Deus no planeta.

Eu acho fantástico o que diz Atos dos Apóstolos.

A grande questão das elites religiosas de Jerusalém vindas de dezessete nações debaixo do Sol.

"– Não são estes porventura galileus os que estão nos falando as grandezas de Deus em nossa própria língua materna?"

Não era a aristocracia de Jerusalém, não eram os membros do sinédrio, não eram os teólogos.

Eram pescadores simples, mulheres incultas, gente leiga de tudo, que tinham sido banhados pelo Espírito de Deus que agora tinham a boca impregnada pelas grandezas de Deus.

O Espírito sopra onde quer e é por isso que ele frequentemente libera a palavra da salvação por meios estranhos como a perseguição.

Você vê em Atos dos Apóstolos no capítulo 8 que a Igreja enviada a pregar ao mundo inteiro se contém sublimada, perplexa, atrapalhada, embebedada com a graça de Deus, perde o caminho, não sabe mais onde o mundo está. E se comunitariza, se fecha, se apequena e fica como que

(5)

curtindo as maravilhas de ser abençoada e se esquece do mundo pagão perdido.

E o Espírito Santo não convoca um congresso para decidir a evangelização do mundo. Diz a Bíblia que simplesmente Ele faz a perseguição cair forte sobre a Igreja. E o texto de Atos capítulo 8 verso 1 e 2 nos diz o seguinte:

"por causa da perseguição que veio a Estevão, a Igreja foi semeada por Samaria, Judéia, Antioquia e o mundo ouve a Palavra."

Você poderia conceber alguma coisa mais estranha do que esta? Recentemente uma autoridade, talvez a maior autoridade católica do país visitou-me em meu escritório e estivemos conversando sobre os últimos acontecimentos entre a comunidade católica e a comunidade evangélica.

Eu disse a ele que fico preocupado com estas hostilidades, não tanto por nós, porque prá nós quanto mais pedrada melhor, porque desde as origens nós crescemos melhor debaixo de perseguição. Perseguição faz bem.

Eu ouvi há algum tempo atrás de um líder da comunidade evangélica de Angola, que a Igreja lá nunca cresceu tanto como nestes anos debaixo da opressão comunista.

Brevemente estarei indo pregar numa cruzada evangelística num estádio na Albânia. Nunca na minha vida eu pensei que estaria um dia pregando na Albânia num estádio.

Nosso programa de televisão, Pare & Pense, está entrando na Albânia. E por que isto? Porque perseguição faz bem, aduba, irriga, fertiliza, prepara, deixa as almas num estado de carência profunda.

Conquanto eu e você jamais poderíamos conceber perseguição como sendo algo útil e bom para o crescimento da Palavra de Deus no mundo e no meio da comunidade do povo de Deus.

O Espírito todavia é diferente de mim e de você, sopra onde quer. E frequentemente usa estes estados de opressão para transformá-los em adubo e irrigadores da Palavra. O Espírito é livre.

(6)

E por isso frequentemente torna os maiores perseguidores nos maiores promotores da fé.

Confira, lendo o livro de Atos capítulo 9.

Nenhuma agência de publicidade deste país e do mundo teria imaginado transformar Saulo de Tarso em apóstolo de Jesus Cristo.

Agências de publicidade que pensam em estratégias de quem seria um bom promotor de um produto, nenhuma delas ousaria apanhar Saulo e transformá-lo num apóstolo do Evangelho. Era como pedir ao Roberto Marinho para se transformar num patrocinador do Brizola. Ou ao Brizola para aparecer na Rede Globo dizendo: tente, invente, faça alguma coisa diferente, simplesmente não dá.

Agora, o Espírito é livre.

Ele vê Saulo, assanhado, alvoroçado, resfolegante, respirando ameaças e Ele olha e diz: Eu vou soprar na vida deste homem. Eu vou levá-lo para virar o mundo de cabeça prá baixo. Eu vou mostrar a ele o prazer de sofrer pelo meu nome. Eu vou mostrar a ele como é gostoso ficar cheio do Espírito Santo e viver Deus no mundo. Eu vou transformá-lo no maior promotor da fé de todos os tempos da história.

O Espírito é livre e por isso freqüentemente sopra aonde a Igreja não dá permissão nem prá Ele soprar. A igreja proibiu mas o Espírito agiu na ilegalidade.

Veja bem o que eu estou falando: Deus é um Deus ilegal! Se Deus dependesse da legalidade da Igreja, estaria perdido.

Frequentemente o povo de Deus diz não e Deus diz sim.

Limita fronteiras e diz prá Deus só agir desta forma e Deus age de todas as formas.

A Igreja de Jerusalém não podia imaginar que Cesaréia Marítima construída em homenagem a César, cheia de ídolos enormes de mármore trazidos de Roma pudesse se transformar na Catedral do Pentecoste.

Mas o Espírito estava tramando.

O Espírito trama, conspira subversivamente. A ação mais subversiva da história é a ação do Espírito Santo; acode os "status quo", deixa as

(7)

nossas certezas esboroadas, perturbadas. Demole frequentemente nosso sentido de segurança.

Andar no Espírito é andar em profunda insegurança, mantendo os ouvidos abertos, os olhos atentos e o espírito livre.

E aí Ele se manifesta a um homem chamado Cornélio. "- Cornélio, suas orações foram ouvidas."

Eu não sei se teria coragem de dizer para um pagão como Cornélio - suas orações a Deus foram ouvidas.

Eu tenho impressão de que os teólogos cristãos iam cair matando em cima de mim se eu dissesse um negócio deste.

Deus ouve orações de pagãos.

"As tuas esmolas subiram. Agora pois manda buscar um homem chamado Pedro que está a 40 km daqui na casa de Simão. Ele vai te trazer palavras de vida."

Aí tem outro problema: O maior problema do Espírito não é se revelar aos pagãos, o maior problema do Espírito é convencer os cristãos.

Pedro piedoso em oração. E o Espírito baixa um lençol com tudo que tem na melhor churrascaria do Planeta: linguiça, pernil, costela, lombinho,..., todas as coisas que a gente come abençoadas por Deus e que Pedro se privava, coitado! Até aquele dia.

E o que acontece é que por três vezes o Espírito tem que repetir a mesma mensagem:

"O que Deus purificou, Pedro, não menosprezes como imundo."

Mas isto não é suficiente: as visões cessam e Pedro ainda continua pensando: Será que Deus o falou?

Aparecem os dois homens de Cornélio na porta da casa dizendo que o centurião o convida prá ouvir a mensagem do Evangelho.

(8)

"– Vós bem sabeis que um homem como eu, judeu... Mas ontem eu recebi uma revelação nova de que não considere imundo algo que Deus santificou. Eu estou aqui!"

E começa a pregar a Palavra e no meio da sua pregação, o Espírito que é livre, (e eu ficaria muito feliz se Ele fizesse a mesma coisa aqui no meio de nossas vidas,) o Espírito interrompeu a mensagem.

Se derramou sobre os presentes, que começaram a falar em línguas, a profetizarem no meio do sermão de Pedro.

O Espírito Santo precisa chegar às conclusões homiléticas de uma pregação para amarrar todos os pontos dentro do seu coração.

O Espírito sopra onde quer e é por isso que não raramente transforma tragédias em bênçãos.

Paulo está indo para Roma e naufraga. Por causa disso uma ilha inteira é salva pelo evangelho.

Será que tem alguém hoje vivendo debaixo da marca do signo da tragédia, alguém hoje vivendo dentro deste navio naufragado?

O Espírito sopra onde quer e Ele tem poder prá transformar seu país, sua vida, seu navio naufragado, num instrumento da misericórdia dEle prá muita gente.

Apenas creia que a tua tragédia vai ser transformada num instrumento da bondade de Deus em nome dEle.

Meu pai faliu como empresário prá poder se converter a Jesus. Eu tive que querer me matar como humano prá poder chegar ao ponto de encontrar esta alegria imensa de viver prá Jesus.

O Espírito é livre.

Em segundo lugar: Ele diz que o Espírito é misterioso.

O vento sopra aonde quer. Ouves a sua voz mas não sabes de onde veio e para onde vai. Eu gosto disso aqui.

Há três meses atrás eu estava reunido com um grupo de Teólogos e eles pediram prá eu ministrar para eles.

(9)

E eu abri aqui e queria ter um texto para todas as especulações teológicas.

O Espírito sopra aonde quer. Agora, teólogo, tu não sabes de onde vem ou para onde vai. Não adianta tentar escrever a respeito senão vai ter que escrever um segundo livro dizendo depois – Desculpe qualquer coisa, eu estava enganado! Não sabes... O Espírito é misterioso.

Primeiro Jesus diz: tu não sabes de onde ele vem!

Frequentemente a gente diz que o avivamento virá através dos jovens piedosos e Deus começa o avivamento com as irmãzinhas de coque na cabeça; O avivamento virá através de seminários quebrantados e seminaristas cheios do Espírito Santo e o avivamento acontece entre homens de negócios.

Frequentemente a gente diz que o avivamento virá desta gente que conhece profundamente a Bíblia e o avivamento começa numa igreja Neo-Pentecostal que só fala sobre cura divina, expulsão de demônios e muito pouco da Bíblia.

Preste atenção, ninguém sabe de onde vem.

Quem pensa que sabe de onde vem, não sabe nada. Vem do Espírito e, é só o que eu sei.

De onde vem eu não sei, por isso meu coração deve estar aberto para todas as possibilidades.

Ninguém pode prever de onde vem. Vai soprar!

Quem acha que pode prever, geralmente é aquele que faz aquela pergunta: De Nazaré pode vir alguma coisa boa?

Cuidado, se você pensa que sabe de onde vem; possivelmente você é aquele que quando vê algo acontecendo que está vindo de onde você não pensava que viria você vai dizer: De Nazaré.

Ninguém pode prever quem é que vai usar.

Quem acha que pode prever é exatamente aquele que faz a pergunta de Marcos 6. "... Donde vêm a este estas coisas?"

(10)

A unção de Deus não é hereditária não. Eu não sei o que os meus filhos vão ser. Só sei, em nome de Jesus, que vão ser crentes.

Mas a unção não é hereditária.

Quem foi o sucessor de Moisés? Não foi Moisés Júnior, foi Josué. E o sucessor de Elias? Não foi Eliazinho, foi Eliseu.

Outro dia um de meus filhos estava comigo num lugar que eu estava pregando. Nós entramos juntos; é o meu garoto mais velho.

E o líder daquele grupo disse: Meu filho você está a cara do seu pai, só falta o cavanhaque e botar aqui esta roupa e você podia entrar no lugar dele e pregar.

E o meu garoto disse: É tio, mas o senhor está esquecendo uma coisa: falta a unção.

Falta a unção porque esta não é hereditária.

Meu irmão, minha irmã, tu não sabes prá onde vai, tu não sabes de onde vem, não sabes prá onde vai.

Deus pode estar ungindo aquele que não pensaríamos jamais em ungir.

Frequentemente Deus levanta aqueles que nós jamais pensaríamos em levantar.

E ainda mais; a sua unção não é ensinada.

A coisa mais intrigante e irônica que há no Velho Testamento é aquela instituição chamada de Casa dos Profetas ou discípulos dos profetas.

Nenhum profeta que escreveu livro da Bíblia veio da escola dos profetas. A escola dos profetas estava ali só prá estudar as profecias que Deus dava a quem não freqüentava a Casa dos Profetas.

Onde estava Eliseu? Na Casa dos Profetas? Não! Estava no campo arando.

Onde estava Amós? Na Casa dos Profetas?

Não! Estava na fazenda com laço na mão pegando boi. Onde estava Ozéias? Na Casa dos Profetas?

(11)

Não! Estava fazendo pão na padaria. Onde estava Isaías? Na Casa dos Profetas?

Não! Estava dando aula na Universidade de Jerusalém. Onde estava Jeremias? Ezequiel? Na Casa dos Profetas? Não! Estavam no meio do povo.

Isto apenas me faz andar com temor e tremor.

Isto apenas desfaz todas as minhas conjecturas e faz estar diante de Deus com a alma absolutamente perplexa dizendo: Espírito, eu não sei de onde vens, não sei prá onde vais, por isso faze-me sensível suficiente prá nunca colocar minha vida como obstáculo do teu caminho.

Prá mim é uma coisa ridícula quando eu vejo alguns dos meus livros estudados em algum curso de PHD por aí, ou quando eu sou convidado a dar uma aula num mestrado aqui e no exterior.

Eu nunca sentei num banco de seminário.

O Espírito está falando uma palavra dEle a você neste livro; Palavra dEle prá sua família; Palavra dEle prá seu casamento quebrado; Palavra dEle prá seu relacionamento esfarelado com os seus filhos; Palavra dEle prá seus negócios quase falidos; Palavra dEle prá seus negócios em pouco progresso.

Mas justamente por causa disso, saindo daquela atitude de quebrantamento, justamente por causa disso acerca de seu futuro, suas dúvidas, justamente por causa da sua frustração, prá seu senso de irrealizações, justamente pelo seu coração traído, magoado, ferido, apunhalado, justamente por causa disso, mostrando oportunidades novas, tirando o véu dos seus olhos, fazendo ver um caminho novo. Palavra do Espírito prá vencer seu medo, Palavra do Espírito prá tirar do seu coração a intransigência, abrir você quem sabe prá alguém, um grupo, para algo, Palavra do Espírito prá arrancar da sua alma sentimentos de perda, Palavra do Espírito prá fazer você enxergar algo novo.

Não sabes de onde vem, prá onde vai, mas ouves a sua voz. Eu creio que Deus está falando com você agora.

Ouça a voz do Espírito!

(12)

Felipe estava pregando lá em Samaria numa cruzada evangelística em que milhares de pessoas estavam sendo curadas.

De repente um anjo do Senhor aparece e diz: Felipe largue esta multidão aqui e vá para um caminho que está deserto.

Coisa absolutamente absurda: ninguém com bom senso larga uma multidão por um deserto, uma cruzada por um caminho ermo, empoeirado.

Felipe foi. Não sabia de onde vinha e prá onde ia, ouviu uma voz e foi.

Encontrou o Ministro do tesouro da Etiópia pregou a Palavra de Deus prá ele.

E o Evangelho viajou no coração daquele homem prá mais longe, num impacto mais profundo do que Felipe jamais poderia conseguir no seu ministério.

Se você ouvir a voz hoje, não endureça o seu coração! Ouves a sua voz.

Ano passado, na Hungria, eu estava pregando e um dos irmãos do PUNJAVE me contou a seguinte história:

"Havia um missionário que há muitos anos tentava pregar o evangelho e nunca levou ninguém a Cristo. E havia um varredor que limpava o quintal da casa do missionário que pertencia a uma das castas mais baixas dos hindus.

E aquele varredor de tanto ouvir o missionário pregar, se converteu. E disse: O senhor poderia me batizar?

O missionário disse: Eu não posso batizar você pois eu vim para cá evangelizar as castas opressoras dos hindus. Se eu batizar você, vou atrelar o evangelho a esta classe inferior e os da classe superior nunca mais vão querer ouvir o evangelho.

Vou colocar um carma no evangelho. Vão pensar que o evangelho é para esta gente que está com este carma terrível.

E o varredor ficou por ali varrendo. E a esposa do missionário ficou no cangote do missionário dizendo:

(13)

O que você está fazendo é indigno. Jesus veio para esta gente. Você está em pecado. Você não pode deixar de batizá-lo.

O missionário não agüentava mais, e nem tanto por conveniência, mas por aflição, resolveu batizar o homem. Chamou-o e disse: "– Vou batizar você com uma condição: você vai me prometer que não vai contar prá ninguém!"

O varredor aceitava qualquer negócio. E o missionário o batizou. E o varredor ficou por ali mudo, só varrendo com aquela alegria enorme, até que não agüentou e fugiu da casa do missionário dizendo: "ele que me perdoe, mas isto já está vazando, eu vou é pregar o Evangelho."

Sabe o que aconteceu? O missionário estava ali há anos. Um mês depois o varredor voltou com cem para serem batizados.

Dois meses depois com quinhentas pessoas, três meses depois... Este irmão me disse que já agora cerca de vinte e cinco a trinta anos se passaram e mais de um milhão de pessoas foram alcançadas pelo trabalho do varredor.

O Espírito sopra aonde quer.

Nos dias de Eliseu, mais importante foi a empregada doméstica de Naamã.

O Espírito sopra onde quer, não sabes de onde vem e prá onde vai. Se hoje Ele falou contigo, se hoje ouvistes a Sua voz, não endureças o seu coração.

Meu irmão, minha irmã, eu quero concluir como comecei, com os meninos do Amazonas, assobiando... Vem vento, vem vento.

Soltando papagaio eu aprendi as maiores lições sobre o Espírito. Pois é, eu aprendi que a gente tem que chamar o vento ao invés de tentar soltar o papagaio no braço.

Lá tinha uns meninos que tentavam soltar no braço. Sabe como? Quando o vento parava eles pegavam aquelas maçarocas de cem, duzentas jardas de fio e o outro ficava no fim da rua e saíam correndo ladeira abaixo. Igual ao programa de evangelização das denominações,

(14)

numa força terrível, mas aí o papagaio vem, vem e desce, batendo com o bico no chão!

Chame o vento. Participe desta coisa maravilhosa de chamar o vento com os irmãos.

Parece não fazer nenhum sentido, mas você vai sentir! Vem vento do Espírito! Aleluia!

Meu irmão, minha irmã esta é a primeira lição: não tente fazer a obra de Deus no braço. Quando o vento sopra você não precisa correr.

A segunda lição: Você tem que seguir o vento. Você empina o seu papagaio aqui do lado de cá às 9 hs. E sabe, às vezes, meio dia, tem gente soltando papagaio do lado de lá.

Sabe o que aconteceu? o vento mudou.

O segredo de vidas bem sucedidas e de ministérios bem sucedidos é o segredo de quem não continua soltando papagaio do lado de cá, mesmo quando o vento está soprando do lado de lá.

Siga o vento! Siga o vento!

Às vezes encontro algumas pessoas que dizem:

"- Ah, pastor! Há cinco anos encontrei o senhor e vi que o senhor estava muito preocupado com a questão tal. Agora parece que o irmão está preocupado com a questão tal."

Eu digo: É meu irmão, o vento naquele tempo estava soprando pra lá. O vento agora está soprando prá cá. Eu quero seguir o vento.

Terceira lição: Você tem que respeitar a direção que o vento está soprando na vida dos outros.

Sabe porque? Frequentemente lá em Manaus eu estava soltando papagaio do lado de cá e às vezes eu tomava um susto, pois tinha gente soltando papagaio pro lado de lá, porque o vento estava soprando numa corrente e no alto estava soprando o papagaio por outra corrente.

Cuidado prá você não querer que todos os papagaios sejam empinados na direção do seu.

Cuidado! A obra de Deus é maior que a Assembléia, que a Igreja Presbiteriana, Batista, que a VINDE, que a ADHONEP, que a AEVB.

(15)

E o Espírito está soprando ventos diferentes em direções diferentes. Respeite o sopro do vento.

Quarta lição: Você tem que respeitar o sopro do vento sobre os outros. Às vezes você está soltando papagaio aqui e não está tão forte. Do lado de lá está quase arrebentando a linha do irmão. Agora agüente firme, é questão de tempo; vai soprar aqui também.

Agora é hora de nós chamarmos o vento em nome de Jesus!

Espírito Santo, Espírito Santo, Espírito de amor, Tu foste enviado a nós da parte do Senhor.

Espírito Santo, Fiel consolador, Vieste prá curar e livrar o homem de toda dor, Espírito Santo presente em mim, Manifestando a graça de Deus e seu amor sem fim.

Espírito Santo, suave a soprar em nossos corações, Prá nos edificar. Oh Espírito nós te invocamos. Espírito acima de todos os espíritos. Deus acima de todos os deuses.

Sopra sobre nossas vidas, usa-nos como teus instrumentos. Junte-se a nós, chame o vento do Espírito! Amém.

* * *

Depois de ter lido este livro, para melhor entendimento e memorização, reúna-se com um grupo de amigos de sua igreja, com sua família ou comunidade e discuta este tema a partir das perguntas aqui formuladas.

Refletindo nas respostas colhidas nesta reunião, você poderá traçar um perfil de como vem sendo a sua vida cristã. Como poderá modificá-la e colocar os seus objetivos futuros.

Certamente, após este debate, uma nova visão dos Planos de Deus em sua vida você poderá ter.

Mas, lembre-se que este questionário e esta reunião não adiantarão de nada, se você não respondê-los com sinceridade e clareza de coração.

(16)

Na verdade, nossa intenção não é de saber se você está agindo corretamente ou não, mas de poder proporcionar uma forma de meditação e de conhecimento próprio.

Perguntas:

01 – Quais as características marcantes do Espírito?

02 – Por ser livre, o Espírito atua onde, quando e em quem deseja.

Você tem alguma experiência sobre a misteriosa manifestação do Espírito? Conte-nos.

03 - O Espírito também age em pessoas simples, "pescadores,

mulheres incultas". Como reconhecer o Espírito agindo nestas pessoas? 04 – O Espírito fala acerca da Salvação das formas mais estranhas ao nosso entendimento. Relate-nos experiências sobre este fato.

05 – Qual a atitude da igreja quando perseguida? Deve prosseguir no seu caminhar ou se ater e se recolher? Justifique.

06 – Você já ouviu falar das Igrejas Perseguidas? da Igreja Sofredora? Você sabe que em muitos países, ainda hoje, se proíbe cultuar a Deus? Sabendo, explique melhor este assunto. Não sabendo, procure se informar e ore a favor destes.

07 – Você crê que Deus atende as orações de quem não anda ao seu lado? Deus ouve as orações dos pagãos? Como explicar isto?

08 – Muitas vezes o Espírito transforma tragédias em bênçãos. Você poderia destacar duas experiências assim?

09 – A unção de Deus é hereditária ou não? Qual a sua opinião? 10 – Resuma as quatro lições finais sobre o Sopro do Espírito. 11 – Poderia destacar alguns ensinamentos adquiridos na leitura deste livro?

12 – Dentre estes, qual você destacaria como o principal? Por que? 13 Gostaria de acrescentar mais alguma experiência sobre este assunto?

Referências

Documentos relacionados

A capa do livro-reportagem “Eu não tinha visto por esse lado” é composta por fotos de pessoas cegas e videntes com a intenção de mostrar que não há

Apresentamos os dados do perfil dos sujeitos da pesquisa, motivos para escolha do curso de licenciatura em Química (Tabela 1) e as justificativas dos estudantes para participação

25) vanredno stanje je stanje posle elementarne i druge nepogode ili posle akcidentnog zagađivanja izvorišta ili vodovoda koje proglasi nadležni organ i

É a dobradura da linha, em que não mais estamos no domínio das regras codificadas do saber (relação entre formas), nem o das regras coercitivas do poder (relação das forças

Foram feitas sete entrevistas pessoalmente (uma com cada personagem) – algumas na própria casa do personagem, outras no ambiente de trabalho. Após a decupagem total dessas

O sucesso de Berlusconi no vácuo criado pelas consequências de Mani Pulite decorreu das dificuldades enfrentadas pelo sistema político italiano e não deve ser

dela soltando papagaio (pipa). Como o conjunto não possui praça, playground, nem tão pouco campo de futebol, para as pessoas se divertirem no final de semana, elas

a instituição, à qual estamos vinculados, bem como os fundos, carteiras e clubes d e investimentos em valores mobiliários administrados por ela, não possuem participação