• Nenhum resultado encontrado

DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

“DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA”

1. Refere-se o presente objeto a um chuveiro portátil para higienização humana, principalmente pessoas acamadas ou impossibilitadas, por algum motivo, de se higienizarem sozinhas e da forma convencional. É constituído por um recipiente prático e portátil, formado por um corpo principal, desenvolvido em material preferencialmente leve e maleável como plástico, PET e similares, com recipiente interno que armazena água, sabão ou qualquer outro líquido/substância da preferência do usuário. Possuindo ainda um tampo com diversos orifícios por onde sai o líquido interno, bastando o usuário apertar a parte central do recipiente principal para que o líquido interno seja expelido. Devendo ser direcionado para o corpo do usuário e a parte onde será higienizada.

2. Destina-se o presente objeto a oferecer muito mais facilidade, praticidade, eficiência e economia, tanto ao paciente quanto ao cuidador, pois o chuveiro em questão evita que o usuário precise ser transportado até o chuveiro para higienização, proporcionando conforto, bem estar e sensação de banho tomado, ativação do oxigênio tecidual, permitindo que a higienização seja feita por completo e de forma totalmente adequada. O modelo em questão evita ainda desperdícios de tempo, água, energia e esforço físico, oferecendo diversos benefícios e facilidades para todos.

3. O chuveiro portátil possui corpo principal estilizado, podendo ser desenvolvido em diversos tamanhos, formatos e materiais, de acordo com a necessidade e preferência, podendo receber ainda, em suas faces externas, mensagens e dizeres promocionais.

(2)

4. O chuveiro em questão proporciona, além de tudo, considerável economia de água. Enquanto um chuveiro portátil usual ou banho de balde/bacia convencionais gastam, em média, 12L de água, o banho com o chuveiro em questão vai gastar, em média, 1L de água, proporcionando ainda melhor resultado e satisfação do usuário.

5. O modelo de chuveiro tem como objetivo diminuir o consumo de água e energia nas instituições hospitalares, e também de melhorar na assepsia em procedimentos não invasivos e invasivos, diminuindo o risco de infecção intra-hospitalar e domiciliar, tendo como objetivo indireto a diminuição da mortalidade e o tempo de internação hospitalar; além de melhorar os aspectos ergonômicos de quem vai manipular, ocupam menos espaço reduz o tempo de banho, diminuindo o numero de horas / trabalho do funcionário.

6. Além de ser um produto ideal para ser utilizado em clínicas, hospitais e até em residências para dar banhos em pessoas debilitadas ou acamadas, o chuveiro portátil também pode ser utilizado em passeios, acampamentos, excursões e locais onde seja necessária higienização, porém ofereçam pouca (ou nenhuma) estrutura para tal. Podendo ser facilmente transportado e utilizado, de acordo com a necessidade.

Inconvenientes encontrados nos produtos atuais

7. Pessoas acamadas, que passaram por algum tipo de cirurgia, acidente, estejam doentes ou debilitadas por algum motivo, inclusive idosos, obesos, entre outros, enfrentam muita dificuldade no momento de tomar banho e serem higienizadas. Normalmente contam com auxílio de um ajudante ou profissional, mas não estando num local apropriado ou com produto ideal para ajudar, mesmo assim torna-se

(3)

um momento muito complicado. Pois a pessoa se torna pesada pela imobilização, sendo difícil transportar, se mexer, etc.

8. Alguns modelos de chuveiros portáteis, camas, macas e inclusive banhos de bacias/baldes são comuns atualmente, mas não oferecem toda eficiência e eficácia necessária com baixo custo, além de despenderem muito tempo para todo processo e não oferecerem total conforto e bem estar ao usuário, e sensação de higienização completa e banho tomado.

9. Em alguns casos é necessário inclusive auxílio de uma terceira pessoa, o que dificulta e constrange ainda mais os usuários.

10. Além disso, modelos portáteis de higienização não são comumente oferecidos para serem utilizados nos momentos de lazer, em passeios, viagens, etc.

Solução:

11. Portanto, pensando em solucionar tais inconvenientes e em oferecer uma solução prática e realmente eficiente, foi desenvolvido o objeto em questão, apresentando ainda diversos benefícios, que podem ser destacados em:

 Baixo custo;

 Praticidade;

 Eficiência;

 Evita transtornos e inconvenientes;

(4)

 Material leve e fácil de ser manipulado/manuseado;

 Ocupa menos espaço na armazenagem;

 Diminuição drástica do esforço físico e tempo de trabalho do usuário que está dando banho no paciente;

 Economia de água;

 Mais qualidade no banho;

 Segurança;

 Bem estar;

 Diminuição do risco de infecções cruzadas;

 Pode ser opcionalmente descartável;

 Uso individual;

 Fácil de ser transportado e utilizado;

 Portátil;

 Pode ser utilizado em momentos de lazer;

 Excelente custo benefício;

 Pode ser estilizado de acordo com a necessidade e preferência;

(5)

 Produto de necessidade comum;

 Pode ser desenvolvido em diversos materiais;

 Pode ser desenvolvido em diversos formatos;

 Pode ser desenvolvido em diversos tamanhos;

 Exequibilidade industrial;

 Inovações merecedoras deste privilégio de patente.

Estado da técnica:

12. São conhecidas algumas técnicas e produto já elaborados, que são utilizados atualmente, como chuveiros portáteis, maca para banho, Acqua Therm, Flex Carente, etc, que em sua maioria realizam a técnica com eficácia, mas com elevado custo e pouca praticidade.

13. Portanto, visando propor uma solução inédita e eficiente, foram realizadas pesquisas de anterioridades no Banco de Dados do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e foram encontrados os seguintes processos:

14. MU6602230-4, depositado em 14/11/1986, sob o título de “Chuveiro portátil desmontável”. O presente invento possui as características dos chuveiros conhecidos sendo que além destas, a facilidade de conduzi-lo e montá-lo, aonde se queira usá-lo, sem o uso de ferramentas, sendo constituído de um chuveiro principal (1) que se encaixa a um tubo vertical (3) acoplando-se inferiormente a um "t" (4) no qual é encaixado um tubo (6) vertical, e lateralmente a entrada de água (5) com meios para controlar o fluxo e permitir o encaixe de uma

(6)

mangueira. Inferiormente ao tubo (6) é previsto outro"t" (7) onde estão encaixados os apoios (8) e (13) que irão formar os pés para permitir a estabilidade do chuveiro.

15. PI9102975-9, depositado em 12/07/1991, sob o título de “Conjunto de chuveiro portátil e chuveiro”. A presente invenção refere-se a um conjunto de chuveiro portátil que compreende uma entrada de água configurada como conexão para mangueira ou similar, uma saída de água configurada como bocal ou chuveiro e uma passagem adequada para conduzir água ao bocal ou chuveiro. A invenção refere-se ainda a um chuveiro aperfeiçoado. O objetivo proposto reside em proporcionar um conjunto de chuveiro que possa ser transportado e instalado com facilidade e que possibilidade, além disto, sua instalação diretamente sobre o solo e em pontos distantes da torneira ou registro de onde provém a água, o que se alcança pelo fato de que o conjunto compreende ao menos uma haste rígida (1,7), em uma de cujas extremidades está conectado o bocal ou chuveiro (8) e cuja outra extremidade é adequada para firmar-se sobre ou no solo, sendo que no percurso de água ao bocal ou chuveiro (8) estão previstas uma válvula (4) com manípulo (5) para controlar o fluxo de água e a conexão (6, 6') para mangueira ou similar.

16. PI0603740-2, depositado em 12/09/2006, sob o título de “Chuveiro portátil para banho de leito”. A presente invenção refere-se a um chuveiro portátil manual para banho de leito, e também para banho em pacientes em uso de cadeira de rodas, com dificuldade em locomover-se, ou com dificuldade para realizar a higienização. Poderá ser usado em ambiente hospitalar, domiciliar, em asilos, unidades de saúde e em orfanatos. Os pacientes acamados, muitas vezes têm dificuldade para a locomoção em situações delicadas de saúde seja

(7)

por procedimento cirúrgico ou em idade avançada. Esta invenção tem como objetivos: facilitar a assistência de enfermagem aos pacientes acamados em domicilio, em hospitais e asilos; promover a higienização dos pacientes de uma maneira segura e higiênica; diminuir as doenças ocupacionais como a lombalgia e doenças osteoarticulares, pois facilitará também o trabalho da equipe de enfermagem e dos cuidadores em domicílio. Os componentes deste invento são descritos por uma bolsa plástica térmica transparente de capacidade de 2,5 litros, com tampa de rosca na parte superior, uma extensão de plástico de 1,30 metros com um chuveiro na extremidade e um reservatório de 10 ml para sabonete liquido com pequena extensão acoplado na bolsa plástica contendo uma presilha para a liberação do sabonete líquido.

17. PI0401409-0, depositada em 19/04/12004 sob o título de “Dispositivo para higienização humana portátil”. Refere-se a um recipiente adaptável em duchas portáteis, destinado à higienização genital e/ou anal. Possui formato cônico(1), bocal de entrada flexível(2), saída em formato de crivo(4). Fixo ao bocal de entrada possui uma palheta retentora de líquido(3), também industrializada em material flexível. Uma vez que o bocal seja fixado à ducha portátil, a palheta sofre uma pressão e libera o conteúdo nela armazenado, misturando-o com a água, que é expelida através da saída do dispositivo(4).

18. PI0700988-7, depositado em 23/03/2007, sob título de “Chuveiro portátil para acamados”. Paciente de modelo de invenção para higienização de pacientes acamados que é compreendido por um bolsa de água com reservatório em média de 3 litros, com uma haste na parte superior para ser pendurado acima do

(8)

nível do paciente e um bocal com tampa abre e fecha na parte superior e na parte inferior uma mangueira de 2 metros e um chuveiro com sistema abre fecha ou rosca na ponta para controle de fluxo de água.

19. Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilégio solicitado.

20. Para uma perfeita visualização e compreensão da “DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA”, em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

21. A fig. 1 –

22. A fig. 2 –

23. A fig. 3 –

24. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a “DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA”, é constituído por um chuveiro portátil para higienização humana (1), caracterizado por um corpo principal (2) formado por um recipiente estilizado prático e portátil (3), desenvolvido em material preferencialmente leve e maleável como plástico, PET e similares (4), anatômico (5), com recipiente de armazenagem interno (6) para armazenagem de água, sabão e similares (7), possuindo ainda um tampo superior (8) com orifícios (9) por onde é expelido o

(9)

líquido interno, através do pressionamento central do corpo principal (2).

25. O chuveiro portátil (1) pode possuir um segundo tampo superior de proteção (10) para que fique lacrado, evitando vazamentos e contaminações.

26. As paredes externas (11) podem ser estilizadas, podendo receber espaço para propagandas, mensagens e dizeres promocionais (12); podendo possuir, opcionalmente alças de apoio para maior suporte e sustentação (13).

27. Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a “DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA”, reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.

(10)

R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1ª) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA” é constituído por um chuveiro portátil para higienização humana (1), caracterizado por um corpo principal (2) formado por um recipiente estilizado prático e portátil (3), desenvolvido em material preferencialmente leve e maleável como plástico, PET e similares (4), anatômico (5), com recipiente de armazenagem interno (6) para armazenagem de água, sabão e similares (7), possuindo ainda um tampo superior (8) com orifícios (9) por onde é expelido o líquido interno, através do pressionamento central do corpo principal (2).

2ª) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA”, de acordo com reivindicação um, é caracterizada pelo chuveiro portátil (1) poder possuir um segundo tampo superior de proteção (10) para que fique lacrado, evitando vazamentos e contaminações.

3ª) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA”, de acordo com reivindicação um, é caracterizada pelas paredes externas (11) poderem ser estilizadas, podendo receber espaço para propagandas, mensagens e dizeres promocionais (12); podendo possuir, opcionalmente alças de apoio para maior suporte e sustentação (13).

(11)

RESUMO

“DISPOSIÇÃO APLICADA EM CHUVEIRO PORTÁTIL PARA HIGIENIZAÇÃO HUMANA”.

Este é um produto relacionado ao setor de saúde e higiene. Refere-se o presente objeto a um chuveiro portátil para higienização humana, principalmente pessoas acamadas ou impossibilitadas, por algum motivo, de se higienizarem sozinhas e da forma convencional. É constituído por um recipiente prático e portátil, formado por um corpo principal, desenvolvido em material preferencialmente leve e maleável como plástico, PET e similares, com recipiente interno que armazena água, sabão ou qualquer outro líquido/substância da preferência do usuário. Possuindo ainda um tampo com diversos orifícios por onde sai o líquido interno, bastando o usuário apertar a parte central do recipiente principal para que o líquido interno seja expelido. Devendo ser direcionado para o corpo do usuário e a parte onde será higienizada, oferecendo muito mais facilidade, praticidade, eficiência e economia, tanto ao paciente quanto ao cuidador, pois evita que o usuário precise ser transportado até o chuveiro para higienização, proporcionando conforto, bem estar e sensação de banho tomado, permitindo que a higienização seja feita por completo e de forma adequada. Evitando inclusive desperdícios de tempo, água, energia e esforço físico.

Referências

Documentos relacionados

b) não ter sido dispensado da Entidade durante o contrato de experiência, por inadequação apurada em procedimento de avaliação de período experimental. Todos os candidatos no ato

(f) concedendo licença gratuita, não exclusiva, não revogável, global e perpétua ao TIETÊ PLAZA SHOPPING, ao site do TIETÊ PLAZA SHOPPING, às páginas do TIETÊ PLAZA SHOPPING nas

Em função dos níveis de infecção altos, observados em maio, foi necessária, em junho, nas cultivares Acaiá e Catuai amarelo, mais uma aplicação foliar,

Uma refeição consiste obrigatoriamente num prato principal e numa bebida, podendo ser acrescidos, opcionalmente, de uma sopa ou de uma sobremesa ou de

A coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Didático-Pedagógico para Educação em Enfermagem na modalidade a distância, o Departamento de Enfermagem e a

A inscrição deverá ser realizada pelo candidato, no período previsto no cronograma (item 8), na Secretaria de Ensino de Graduação (SEG) do campus Nilópolis (para inscrição no PET

DESENVOLVER ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS E DE CONVIVÊNCIA E SOCIALIZAÇÃO VISANDO À ATENÇÃO, DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS E PROTEÇÃO AOS INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÕES

Planejar e executar o trabalho docente, em consonância com o plano curricular da escola e atendendo ao avanço da tecnologia educacional; levantar e interpretar