• Nenhum resultado encontrado

Prova de Língua Portuguesa Famigerado (Guimarães Rosa) Foi de incerta feita o evento. Quem pode esperar coisa tão sem pés nem cabeça? Eu estava em cas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova de Língua Portuguesa Famigerado (Guimarães Rosa) Foi de incerta feita o evento. Quem pode esperar coisa tão sem pés nem cabeça? Eu estava em cas"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE IMARUÍ

Prezado Candidato (a),

Este caderno de Prova é composto de: Parte I

Língua Portuguesa (10 questões) Parte II

Conhecimentos Gerais (10 questões) Parte III

Conhecimentos Específicos (30 questões) − Atividade Profissional

− Legislação do SUS

A duração total desta prova será de 4 (quatro) horas.

Procure resolver a prova com calma e atenção, preenchendo corretamente o cartão-resposta de acordo com as seguintes instruções:

• Usar somente caneta azul ou preta no preenchimento do cartão resposta; • Não usar qualquer tipo de corretivo no cartão-resposta;

• Não assinalar mais de uma alternativa para uma mesma questão no cartão-resposta. Caso isto ocorra, a questão não será considerada.

• O cartão-resposta não deverá ser rasurado, nem amassado, nem dobrado.

• Diante de qualquer dúvida ou irregularidade, comunicar-se imediatamente com o fiscal de sala.

A Faepesul deseja a você sucesso nesta caminhada. Boa Prova!

(2)

Prova de Língua Portuguesa

Famigerado (Guimarães Rosa)

Foi de incerta feita — o evento. Quem pode esperar coisa tão sem pés nem cabeça? Eu estava em casa, o arraial sendo de todo tranqüilo. Parou-me à porta o tropel. Cheguei à janela.

Um grupo de cavaleiros. Isto é, vendo melhor: um cavaleiro rente, frente à minha porta, equiparado, exato; e, embolados, de banda, três homens a cavalo. Tudo, num relance, insolitíssimo. Tomei-me nos nervos. O cavaleiro esse — o oh-homem-oh — com cara de nenhum amigo. Sei o que é influência de fisionomia. Saíra e viera, aquele homem, para morrer em guerra. Saudou-me seco, curto pesadamente. Seu cavalo era alto, um alazão; bem arreado, ferrado, suado. E concebi grande dúvida.

Nenhum se apeava. Os outros, tristes três, mal me haviam olhado, nem olhassem para nada. Semelhavam a gente receosa, tropa desbaratada, sopitados, constrangidos coagidos, sim. Isso por isso, que o cavaleiro solerte tinha o ar de regê-los: a meio-gesto, desprezivo, intimara-os de pegarem o lugar onde agora se encostavam. Dado que a frente da minha casa reentrava, metros, da linha da rua, e dos dois lados avançava a cerca, formava-se ali um encantoável, espécie de resguardo. Valendo-se do que, o homem obrigara os outros ao ponto donde seriam menos vistos, enquanto barrava-lhes qualquer fuga; sem contar que, unidos assim, os cavalos se apertando, não dispunham de rápida mobilidade. Tudo enxergara, tomando ganho da topografia. Os três seriam seus prisioneiros, não seus sequazes. Aquele homem, para proceder da forma, só podia ser um brabo sertanejo, jagunço até na escuma do bofe. Senti que não me ficava útil dar cara amena, mostras de temeroso. Eu não tinha arma ao alcance. Tivesse, também, não adiantava. Com um pingo no i, ele me dissolvia. O medo é a extrema ignorância em momento muito agudo. O medo O. O medo me miava. Convidei-o a desmontar, a entrar. [...]

Disse de não, conquanto os costumes.

"Eu vim preguntar a vosmecê uma opinião sua explicada..."

— "Vosmecê é que não me conhece. Damázio, dos Siqueiras... Estou vindo da Serra..." Sobressalto. Damázio, quem dele não ouvira? O feroz de estórias de léguas, com dezenas de carregadas mortes, homem perigosíssimo. Constando também, se verdade, que de para uns anos ele se serenara — evitava o de evitar. Fie-se, porém, quem, em tais tréguas de pantera? Ali, antenasal, de mim a palmo! Continuava:

— "Saiba vosmecê que, na Serra, por o ultimamente, se compareceu um moço do Governo, rapaz meio estrondoso... Saiba que estou com ele à revelia... Cá eu não quero questão com o Governo, não estou em saúde nem idade ... O rapaz, muitos acham que ele é de seu tanto esmiolado..."

[...]

(3)

fasmisgerado... faz-megerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...? [...]

— Famigerado?

— "Sim senhor..." — e, alto, repetiu, vezes, o termo, enfim nos vermelhões da raiva, sua voz fora de foco. E já me olhava, interpelador, intimativo — apertava-me. Tinha eu que descobrir a cara. — Famigerado? Habitei preâmbulos. Bem que eu me carecia noutro ínterim, em indúcias. Como por socorro, espiei os três outros, em seus cavalos, intugidos até então, mumumudos. Mas, Damázio:

— "Vosmecê declare. Estes aí são de nada não. São da Serra. Só vieram comigo, pra testemunho..."

Só tinha de desentalar-me. O homem queria estrito o caroço: o verivérbio. — Famigerado é inóxio, é "célebre", "notório", "notável"...

— "Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa?"

— Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros usos... — "Pois... e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia-de-semana?" — Famigerado? Bem. É: "importante", que merece louvor, respeito...

— "Vosmecê agarante, pra a paz das mães, mão na Escritura?"

Se certo! Era para se empenhar a barba. Do que o diabo, então eu sincero disse:

— Olhe: eu, como o sr. me vê, com vantagens, hum, o que eu queria uma hora destas era ser famigerado — bem famigerado, o mais que pudesse!...

— "Ah, bem!..." — soltou, exultante.

Saltando na sela, ele se levantou de molas. Subiu em si, desagravava-se, num desafogaréu. Sorriu-se, outro. Satisfez aqueles três: — "Vocês podem ir, compadres. Vocês escutaram bem a boa descrição..." — e eles prestes se partiram. Só aí se chegou, beirando-me a janela, aceitava um copo d'água. Disse: — "Não há como que as grandezas machas duma pessoa instruída!" Seja que de novo, por um mero, se torvava? Disse: — "Sei lá, às vezes o melhor mesmo, pra esse moço do Governo, era ir-se embora, sei não..." Mas mais sorriu, apagara-se-lhe a inquietação. Disse: — "A gente tem cada cisma de dúvida boba, dessas desconfianças... Só pra azedar a mandioca..." Agradeceu, quis me apertar a mão. Outra vez, aceitaria de entrar em minha casa. Oh, pois. Esporou, foi-se, o alazão, não pensava no que o trouxera, tese para alto rir, e mais, o famoso assunto.

(4)

01.Em relação ao texto, é CORRETO afirmar que:

A. Ao abrir a porta de casa, o narrador avista um grupo de homens, comandados por um homem alto, insólito, vermelho de raiva.

B. Ao chegar à janela, conta-nos Damázio que se deparou com um homem com cara de poucos amigos, acompanhado de três prisioneiros que, segundo o narrador, estavam marcados para morrer.

C. Ao chegar à janela, o narrador viu 4 homens a cavalo. Um deles, parado à sua, montava um alazão, alto, ferrado e suado porta.

D. O homem que chega à casa do narrador, apresentou-se como Damázio e disse que ali viera, com seus três compadres cansados e suados, para esclarecer uma dúvida. E. Ao iniciar a conversa com o estranho parado à sua porta, Damázio logo convidou o

forasteiro para entrar, e este aceitou com cara de poucos amigos.

02. Assinale a alternativa em que a palavra grifada corresponde corretamente ao sinônimo indicado ao lado:

A. “Semelhavam a gente receosa, tropa desbaratada, sopitados, constrangidos coagidos, sim”. - desconfiados.

B. “Parou-me à porta o tropel” - cangaceiro.

C. “— Famigerado é inóxio, é "célebre", "notório", "notável"...” – elegante. D. “Eu estava em casa, o arraial sendo de todo tranqüilo”. – lugarejo.

E. ” E já me olhava, interpelador, intimativo — apertava-me” – ameaçador.

03. A obra de Guimarães Rosa destaca-se pelo uso de uma linguagem peculiar, marcada pelo uso recorrente de neologismos. Nos exemplos abaixo, assinale a única alternativa que apresenta um neologismo:

A. Mumumudos. B. Famigerado. C. Vosmecê. D. Inóxio E. Sopitados Os mortos de sobrecasaca

Carlos Drummond de Andrade

Havia a um canto da sala um álbum de fotografias intoleráveis, alto de muitos metros e velho de infinitos minutos,

em que todos se debruçavam

na alegria de zombar dos mortos de sobrecasaca.

Um verme principiou a roer as sobrecasacas indiferentes

e roeu as páginas, as dedicatórias e mesmo a poeira dos retratos. Só não roeu o imortal soluço de vida que rebentava

(5)

04. Identifique a alternativa na qual a idéia apresentada está em consonância com o texto.

A. As pessoas do presente zombam do seu próprio passado.

B. Apesar de toda zombaria aqueles mortos ainda traziam memórias. C. O passado pode ser apagado através da zombaria dos vivos.

D. De acordo com o texto os mortos de sobrecasaca eram pessoas importantes. E. As memórias dos mortos são sempre intoleráveis.

05. Que opção completa corretamente as lacunas da frase: “Após o _________ feito pela orquestra municipal, o técnico precisou entrar em cena para fazer o _________ da iluminação, possibilitando o início da próxima ___________ do espetáculo”.

A. Conserto, concerto, sessão. B. Concerto, concerto, seção. C. Conserto, conserto, secção. D. Conscerto, concerto, sessão. E. Concerto, conserto, sessão.

06. Assinale a alternativa que completa corretamente as frases:

I. Paguei _____ cabeleireira e saí do salão de beleza muito satisfeita. II. Saiu _____ pressas do trabalho para encontrar sua amada.

III. Sua casa possui móveis _____ Luís XV.

IV. Irei _____ Casa da Moeda na próxima semana. A. a, às, a, à.

B. à, as, a, a. C. à, as, à, à. D. a, às, à, à. E. à, às, à, à.

07. Assinale a alternativa que completa corretamente as frases: I. Cem quilômetros ______ a distância entre o casal apaixonado.

II. _______ muitas pessoas no restaurante naquele domingo ensolarado. III. Dois terços dos formandos ________ ao culto ecumênico.

IV. ________ quatro dias que não saio de casa.

A. são – Havia – faltou – Fazem. B. é – Havia – faltaram – Faz. C. é – Haviam – faltaram – Fazem. D. são – Havia – faltaram – Fazem. E. é – Haviam – faltou – Faz.

(6)

08. No seguinte grupo de orações destacadas: 1. A flor que te dei secou.

2. Como ia chover, resolvemos ficar em casa. 3. Quem chegar atrasado não entrará no teatro.

Temos orações subordinadas, respectivamente:

A. adjetiva restritiva, adverbial causal, substantiva subjetiva. B. adjetiva explicativa, adverbial conformativa, adjetiva restritiva.

C. substantiva completiva nominal, adjetiva explicativa, substantiva subjetiva.

D. adjetiva restritiva, adverbial comparativa, adjetiva causal, substantiva predicativa. E. adjetiva restritiva, adjetiva explicativa, substantiva subjetiva.

09. Há ERRO no uso da palavra grifada na alternativa: A. O joelho estava tão inchado, que mal podia andar. B. Ele não sabia o porquê de tanta comoção.

C. Eu vou ao evento da faculdade nem que seje de muletas. D. Falava acerca de política internacional.

E. Você está muito mal informado sobre o assunto.

10. As palavras: “avós”, “tráfego” e “início”, são acentuadas pelo mesmo motivo das seguintes palavras, respectivamente:

A. cipós – partículas – palácio. B. cajá – índices – lâmpada. C. idéia – fórceps – faísca. D. ônix – lâmpada – porém. E. colégio – vício – alguém. Prova de Conhecimentos Gerais

11. A Lei da Anistia foi aprovada em agosto de 1979 e , assim, anistiou todos os cidadãos punidos por atos de exceção durante a ditadura militar, desde 9 de abril de 1964, data da edição do AI-1, o primeiro ato institucional que previa a cassação de direitos políticos. Em 1º de novembro do mesmo ano, começavam a voltar os primeiros exilados no exterior, beneficiados pela lei. Embora inserido no processo de abertura política "lenta, gradual e segura”.

fonte: http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac221658,0.htm Em que governo foi iniciada a lei de anistia?

A. José Sarney.

B. Luiz Inácio Lula da Silva.

C. João Baptista de Oliveira Figueiredo D. Ernesto Geisel.

(7)

12. Os resultados das vendas líquidas da Usiminas no quarto trimestre de 2008 são os piores já apresentados, se forem observados os dados dos últimos cinco anos neste mesmo intervalo. Nesta quinta-feira, 19, a empresa divulgou os dados que apontam uma queda de 26% na comercialização no último trimestre do ano passado, na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 1,46 milhão de toneladas. Qual o principal atividade da Usiminas?

A. Extração de Carvão.

B. Plantação de Cana-de-Açúcar. C. Usina de Álcool.

D. Siderúrgica. E. Extração de Ouro.

13. A Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Com mais de 39 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a empresa já produziu cerca de 5.000 aviões que hoje operam em 78 países, nos cinco continentes. A Embraer tem uma base global de clientes e importantes parceiros de renome mundial, o que resulta em uma significativa participação no mercado. Foi a maior exportadora brasileira entre os anos de 1999 e 2001 e foi a segunda maior empresa exportadora nos anos de 2002, 2003 e 2004. Atualmente sua força de trabalho totaliza mais de 23.509 empregados, 87,7% baseados no Brasil. Fundada em 19 de agosto de 1969 pelo Decreto-Lei nº 770, como empresa de capital misto, atualmente a caracterização jurídica da empresa é: (Fonte: http://www.embraer)

A. Privada e seu controle está na mão de um consórcio franco-alemão. B. Privada e seu controle está na mão de brasileiros.

C. Capital misto com controle estrangeiro.

D. Pública, administrada por um conselho indicado pelo presidente da república.

E. Pública, administrada por executivos com larga experiência no segmento aeronáutico.

14. Encontrar o petróleo no fundo do mar foi o primeiro passo. Agora vem a parte mais difícil: superar o desafio tecnológico para extraí-lo de maneira economicamente viável.Do potencial de produção à profundidade em que se encontram os reservatórios de petróleo, a exploração dos campos do pré-sal será um dos maiores desafios tecnológicos já enfrentados no Brasil – e certamente, um dos mais caros. Estima-se que somente o desenvolvimento do campo de Tupi custe cerca de 20 bilhões de dólares. A complexidade da operação para encontrar e extrair a enorme riqueza mineral do fundo do mar é comparada por alguns estudiosos como a exploração do espaço. Geograficamente a BACIA DE SANTOS ocupa uma área de aproximadamente 352 mil Km², abrangendo:

A. Parte do litoral do Rio de Janeiro, toda a faixa litorânea de São Paulo e Paraná e parte do litoral de Santa Catarina.

B. Parte do litoral do Rio de Janeiro e toda a faixa litorânea de São Paulo. C. Somente a faixa litorânea de São Paulo.

D. Parte do litoral de São Paulo e parte do litoral de Santa Catarina.

(8)

15. A chegada da TV Digital no Brasil, marca uma nova era nas telecomunicações. A TV Digital transforma cada minúsculo elemento da cena e do som em um número binário formado somente por zeros (0) e uns (1); é a mesma linguagem tecnológica dos computadores e o grande impacto é a alta definição. A TV Digital vem substituir qual tecnologia de transmissão utilizada atualmente?

A. GSM. B. PAL-M. C. Betamax. D. OLED. E. Analógica.

16. O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sua maior ocorrência se dá em território:

A. Argentino. B. Uruguaio. C. Brasileiro. D. Paraguaio.

E. Por acordo diplomático entre os países envolvidos, recentemente, foi distribuído entre os países de forma paritária.

17. O Protocolo de Kyoto tem como objetivo, firmar acordos e discussões internacionais para conjuntamente estabelecer metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas de desenvolvimento de maneira menos impactante àqueles países em pleno desenvolvimento. Diante da efetivação do Protocolo de Kyoto, metas de redução de gases foram implantadas algo em torno de 5,2% entre os anos de 2008 e 2012. (Fonte: http://www.brasilescola.com)

Com base no texto indique a alternativa CORRETA:

A. O protocolo prevê a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Européia em 20% até 2012.

B. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina, Índia e principalmente a China, receberam metas de redução de apenas 1% até 2012;

C. As metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases.

D. O Protocolo de Kyoto apenas discute medidas de redução de gases.

E. Diante das metas estabelecidas, o maior emissor de gases do mundo, Estados Unidos, se desligou em 2001 do protocolo, alegando que o protocolo deveria ser assinado inicialmente pela Rússia, país igualmente emissor de gases.

(9)

18. O saldo político do presidente da Venezuela Hugo Chaves é positivo: a aprovação da emenda constitucional que permite a reeleição ilimitada para alguns cargos públicos, incluindo o de presidente, conferiu legitimidade ao governo populista, financiado pelo petróleo. Resta saber se ele conseguirá pagar a conta que virá com a crise econômica mundial e a polarização do país. Há dez anos no poder, Chávez enfrentou, no último dia 15 de fevereiro, um novo referendo. Com 54,36% dos votos a favor e 45,63% contra, conquistando direito de se candidatar sucessivas vezes ao cargo. Referendo é:

A. Uma consulta feita ao povo ANTES da elaboração da lei.

B. Apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

C. O mesmo que voto direto.

D. Uma consulta feita ao povo DEPOIS da aprovação de uma lei. E. N.D.A (Nenhuma das Anteriores).

19. O Tratado de Assunção foi um tratado assinado em 26 de março de 1991, entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de criar um mercado comum entre os países acordados formando então, o que popularmente foi chamado de Mercosul - Mercado Comum do Sul . Mais tarde, em 1994, foi assinado novo documento como um complemento do Tratado, estabelecendo que o Tratado de Assunção fosse reconhecido juridicamente e internacionalmente como uma organização, estamos falando do:

A. Encontro dos 4.

B. Protocolo de Ouro Preto. C. Protocolo do Sul.

D. Tratado de integração.

E. Associação de Livre Comércio das Américas.

20. Trata-se de uma rodovia de pista simples, importante historicamente para a ligação do Planalto e do Oeste catarinense ao litoral. É a principal "artéria" do Vale do Itajaí e também uma das principais vias de acesso ao Porto de Itajaí e ao Aeroporto de Navegantes.

Em visita ao Vale do Itajaí para liberar recursos e inaugurar obras, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, lançou o edital de licitação do projeto executivo da duplicação da rodovia. A duplicação começará pelo trecho da rodovia entre Indaial e Gaspar (trecho que inclui Blumenau).

Com o encaminhamento de mais essa etapa, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) já arrisca um prazo para a conclusão da obra: final de 2010.

O texto acima se refere à duplicação de uma importante BR para o estado de Santa Catarina. Qual o seu nome?

A. BR 101. B. BR 486. C. BR 116. D. BR 282. E. BR 470.

(10)

Prova de Conhecimentos Específicos

21. Sobre a toxoplasmose, assinale a alternativa CORRETA.

A. Na toxoplasmose recém adquirida anticorpos IgG de baixa avidez detectado pelo teste imunoenzimático ( ELISA) está presente.

B. Na toxoplasmose recém adquirida anticorpos IgM de alta avidez detectado pelo teste ELISA, está presente.

C. Na toxoplasmose recém adquirida anticorpos IgM de baixa avidez detectado pelo teste ELISA, está presente.

D. Na toxoplasmose recém adquirida anticorpos IgG de alta avidez detectado pelo teste ELISA, está presente.

E. Na toxoplasmose recém adquirida anticorpos IgA e anticorpos IgD é a mais utilizada na técnica ELISA de captura.

22. No método em soluções diluídas, a reação de precipitação entre o antígeno e o anticorpo produz um aumento na reflexão, que pode ser medida pela dispersão de uma luz incidente. Qual é a técnica?

Assinale a alternativa CORRETA.

A. Imunoensaio fluorescente de fase sólida. B. Imunofluorescência Indireta.

C. Nefolometria.

D. Enzimaimunoensaio Homogênio. E. Aglutinação.

23. O conhecimento do ciclo biológico dos parasitas é necessário para a compreensão da biologia, patogenia, prevenção, controle, bem como a escolha de métodos de diagnóstico.

Sobre os ciclos, analise as informações abaixo:

I. Enterobius vermicularis, o ciclo biológico é do tipo monoxêmico. II. Schistosoma mansoni, o ciclo biológico é do tipo heteroxênico. III. Taenia solium, o ciclo biológico é do tipo monoxêmico.

IV. Toxoplasma gondii o ciclo biológico é do tipo heteroxênico. Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:

A. I e II B. II e IV C. III e IV D. III e II E. III e I

(11)

24. Qual a técnica de escolha para o diagnóstico laboratorial através dos anéis de proglotes para a Taenia solium?

Assinale a alternativa CORRETA:

A. Método de Graham com uso de ácido clorídrico e apresentação de ramificações do tipo dendrítico.

B. Tamisação com uso de álcool metílico e apresentação de ramificações do tipo dicotômicas.

C. Tamisação com uso de álcool metílico e apresentação de ramificações do tipo dendrítico.

D. Tamisação com uso de cloreto de sódio e apresentação de ramificações do tipo dicotômicas.

E. Tamisação com uso de ácido acético e apresentação de ramificações do tipo dendrítico.

25. Os serviços de análises clínicas que realizam testes laboratoriais para detecção de anticorpos anti-HIV segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, devem seguir quais portarias? Assinale a alternativa CORRETA.

A. Portaria MS nº488 de 17 de junho de 1998 e na Portaria SVS nº. 34 de 28 de julho de 2005.

B. Portaria MS nº153 de 14 de julho de 2004 e na Portaria SVS nº. 35 de 28 de julho de 2005.

C. Portaria MS nº154 de 14 de julho de 2004 e na Portaria SVS nº. 34 de 28 de julho de 2005.

D. Portaria MS nº. 59 de 28 de janeiro de 2003 e na Portaria SVS nº. 34 de 28 de julho de 2005.

E. Portaria MS nº 53 de 14 de julho de 2004 e na Portaria SVS nº. 35 de 28 de julho de 2005.

26. A diferenciação entre hemácias, leveduras e gotículas de óleo pode ser feita através de todos os métodos abaixo, com exceção:

Assinale a alternativa CORRETA.

F. Lise das leveduras pelo ácido acético. G. Observação de brotamento na levedura. H. Grande refringência das gotículas de óleo. I. Lise das hemácias pelo ácido acético.

(12)

27. Quais das informações abaixo não estão contempladas na RDC 306/04 que estabelece o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde? Assinale a alternativa INCORRETA.

A. O Grupo A é identificado pelo símbolo de substância infectante constante na NBR-7500 da ABNT, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos.

B. A sala para guarda de recipientes de transporte interno de resíduos para o armazenamento temporário não pode ser compartilhada com a sala de utilidades. C. No GRUPO A1 as culturas e estoques de microrganismos, resíduos de fabricação de

produtos biológicos não podem deixar a unidade geradora sem tratamento prévio. D. O Grupo B é identificado através do símbolo de risco associado, de acordo com a

NBR 7500 da ABNT e com discriminação de substância química e frases de risco. E. O Grupo E é identificado pelo símbolo de substância infectante constante na

NBR-7500 da ABNT.

28. Os laboratórios estão designados de acordo com: design, construção e mecanismos de contenção. Os laboratórios clínicos que mostram riscos individuais moderados e riscos coletivos limitado, estão enquadrados em qual nível de biossegurança?

Assinale a alternativa CORRETA. A. Nível de biossegurança 1.

B. Nível de biossegurança 2. C. Nível de biossegurança 3. D. Nível de biossegurança 4. E. Nível de biossegurança 5.

29. Conforme a RDC nº 302, de 13 de outubro de 2005, o manual de biossegurança no laboratório clínico deve ser contemplado no mínimo com os seguintes itens descritos a seguir. Marque V ou F, conforme a afirmação seja verdadeira ou falsa.

( ) Normas e condutas de segurança biológica, química, física, ocupacional e ambiental. ( ) Procedimentos em caso de acidentes.

( ) Instruções de uso para os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).

A seqüência correta, DE CIMA PARA BAIXO, é:

A. V, F, V. B. F, V, V. C. F, F, V. D. F, F, F. E. V, V. V.

(13)

30. Sobre a semiologia morfológica eritrocitária é correto afirmar que:

A. Drepanócitos que são hemácias e meia-lua, é possível somente na anemia hemolítica hereditária.

B. Esquizocitose que são hemácias fragmentadas, é possível nas talassemias.

C. Esferocitose que são hemácias quase esféricas, não é possível nas anemias hemolíticas auto-imune.

D. Estomatócitos que são hemácias com depressão em sulco, não é possível em síndromes mielodisplásicas.

E. Anisocromia que é a variabilidade anormal na intensidade de coloração entre as hemácias não é possível na anemia ferropênica.

31. O tempo de protrombina (PT) é realizado pela adição de um extrato de tecido ao plasma citrato, em excesso de cálcio e determinando-se o tempo para formação do coágulo. As prolongações do PT podem estar associadas:

Assinale a alternativa CORRETA.

A. Às deficiências dos fatores na via intrínseca precalicreína, fatores XII, XI,IX,VII,X,V,II e fibrinogênio.

B. Ao excesso dos fatores na via extrínseca, tais como fatores VII, X, IX e fibrinogênio. C. Às deficiências dos fatores na via extrínseca, tais como fatores VII, X, V, II e

fibrinogênio.

D. Ao excesso dos fatores na via extrínseca, tais como fatores VII, X, IX e Precalicreína. E. Ao excesso dos fatores na via intrínseca, tais como fatores precalicreína, fatores XII,

XI,IX,VII,X,V,II e fibrinogênio.

32. Uma cultura de urina foi recebida no laboratório, proveniente de um paciente do sexo masculino de 45 anos de idade. O paciente sofria de micção dolorosa e nas últimas 24 horas apresentou temperatura de 38,5 ºC. A urina foi semeada em agar Sangue e agar Mac Conkey. Após 24 horas de incubação cresceram no agar sangue aproximadamente 75 colônias médias, de cor branco creme e na placa de agar Mac Conkey não se evidenciou crescimento.

Foram efetuados os seguintes testes: Catalase: Positivo

Coagulase em tubo: Negativo Novobiocina: Resistente

Em relação ao texto acima responda qual o microrganismo identificado. A. Staphylococcus epidermidis.

B. Staphylococcus aureus.

C. Staphylococcus saprophyticus. D. Streptococcus pyogenes. E. Streptococcus agalactiae.

(14)

33. Uma criança de 08 meses levada com urgência ao Hospital Infantil apresentava dor de cabeça, vômitos e enrijecimento da nuca . Após avaliação clínica, o médico fez punção lombar com retirada do líquido cefaloraquidiano, que devido a gravidade do paciente fez questão de saber com urgência o resultado do Gram (diplococos gram negativos intra e extra celular). Verificou-se que em um período de 24 horas de incubação houve crescimento em agar sangue e agar chocolate.

Qual o provável agente etiológico? Assinale a alternativa CORRETA: A. Neisseria meningitidis.

B. Haemophilus influenzae. C. Streptococcus pneumoniae. D. Staphylococcus aureus. E. Escherichia coli.

34. As espécies de Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis são freqüentes da flora normal do:

A. Trato respiratório inferior. B. Superfície da pele.

C. Trato urinário.

D. Trato gastrintestinal. E. Líquido cefalorraquidiano.

35. Qual das características abaixo não pode ser utilizada para identificação bacteriana: A. Morfologia e coloração.

B. Verificação da motilidade.

C. Sensibilidade à determinado antibiótico. D. Presença de membrana nuclear.

E. Presença ou ausência de esporos.

36. O pH arterial é determinado pela razão Bicarbonato/Ácido Carbônico do sistema tampão. Em um distúrbio caracterizado pelo acúmulo de Ácidos não voláteis, têm-se uma redução do Bicarbonato no sangue como pode ocorrer no Diabetes mellitus descompensado. Na diarréia, ocorre perda de Bicarbonato de Sódio em grande quantidade, o que leva à diminuição da capacidade de tamponamento dos líquidos orgânicos e aumento do Nº de íons hidrogênio livre.

Podemos definir estes distúrbios como:

A. Acidose metabólica. B. Alcalose respiratória. C. Acidose respiratória. D. Acidose pulmonar. E. Alcalose metabólica.

(15)

37. Entre os exames laboratoriais abaixo relacionados, qual não é indicado para o diagnóstico de lesão hepática.

A. ALT.

B. Fosfatase alcalina. C. CKMB.

D. Bilirrubina Sérica. E. Gama GT.

38. As situações de hiperglicemia tornam o sangue concentrado, alterando os mecanismos de troca de água entre o meio intracelular com o extracelular além de ter efeitos degenerativos no S.N.C. Sendo assim, um sistema hormonal apurado entra em ação para evitar que a concentração sangüínea de glicose exceda os limites de normalidade. Qual hormônio que quando liberado faz com que diminua o nível de glicose na corrente sangüínea?

A. Glucagon. B. Epinefrina. C. Insulina. D. Cortisol. E. Estradiol.

39. A prova com ácido sulfossalicílico para pesquisa de proteínas deve ser feita: Assinale a alternativa CORRETA:

A. Com amostras não refrigeradas.

B. Quando as provas para proteínas com tiras reativas forem negativas. C. Com as amostras que contenham proteínas de Bence Jones.

D. Nos casos incluídos nas alternativas “c” e “d” simultaneamente. E. Com amostras centrifugadas ou filtradas.

40. A tira reativa para a pesquisa de nitrito baseia-se na: Assinale a alternativa CORRETA:

A. Redução do nitrato da urina e sua conversão em nitrito pelas bactérias. B. Utilização do nitrito pelas bactérias presentes na urina.

C. Reação do nitrito com a parede celular das bactérias gram-positivas.

D. Reação do nitrato das bactérias com uma amina aromática para produzir uma mudança no pH.

(16)

41. Estabelece um sistema de identificação comum que integra usuários, profissionais e estabelecimentos de saúde. Considerado do ponto de vista da atenção à saúde, sua adoção promove a identidade entre usuários e profissional com o Sistema Único de Saúde (SUS), o texto refere-se a(o):

A. Sistema de Informações Hospitalares. B. Cartão Nacional de Saúde.

C. SIAB – SUS.

D. Prontuário Eletrônico.

E. N.D.A(Nenhuma das Anteriores)

42. A informação é um instrumento essencial para a tomada de decisões. Com relação ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), é INCORRETO afirmar: A. O SINAN fornece dados para análise das morbidades e contribui para tomada de

decisões do município.

B. A Ficha de Notificação Individual possui dados que identificam e localizam o estabelecimento notificante.

C. A Ficha de Identificação de agravos só deverá ser preenchida e encaminhada para a Base de Dados após a confirmação do agravo.

D. Para os agravos Hanseníase e Tuberculose são coletados ainda dados de acompanhamento dos casos.

E. Geralmente as Unidades Notificantes são aquelas que prestam atendimento ao SUS.

43. Trata-se de um canal de articulação entre o cidadão que exerce seu papel no controle social e a gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Entre suas atribuições estão: receber as solicitações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões encaminhadas pelos cidadãos e levá-las ao conhecimento dos órgãos competentes. O texto refere-se a (o):

A. Canal Social. B. Canal jurídico. C. Procon.

D. A Ouvidoria.

E. N.D.A(Nenhuma das Anteriores)

44. Assinale a alternativa que identifica as disposições da Lei 8080/90 do SUS: A. Todos os níveis de governo têm responsabilidades.

B. Universalidade da cobertura no atendimento.

C. Os Municípios recebem verbas somente do Governo Federal.

D. Os recursos do Fundo Nacional de Saúde podem ser alocados após previsão orçamentária.

(17)

45. Assinale a alternativa que não se aplica a uma atividade do Agente Comunitário da Saúde no Programa Saúde da Família:

A. Todos os dias visitar todas as famílias cadastradas na sua área. B. Manter em dia o cadastro das famílias da região em que atua. C. Participar das reuniões de equipe do PSF quando convocado. D. Conhecer bem a sua área de atuação.

E. Informar a enfermeira da equipe do PSF a ocorrência de novos agravos de saúde na sua área de cobertura.

46. Em relação às Conferências e os Conselhos de Saúde é INCORRETO afirmar:

A. As Conferências de Saúde acontecem somente para avaliar as condições de saúde da comunidade.

B. O Conselho de Saúde deverá ter: representante do governo, prestadores de serviços, profissionais da saúde e usuários.

C. Os ‘representantes’ dos usuários devem ser escolhidos e indicados pelos membros do grupo ou entidade da qual fazem parte.

D. Os Conselhos Municipais e as Conferências não são as únicas formas de participar do SUS.

E. As decisões dos Conselhos devem ser homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

47. Não é considerado como parceiro na garantia da cidadania e do controle social: A. Ministério Público.

B. Tribunal de Contas.

C. Órgão de defesa do consumidor. D. Meios de comunicação.

E. N.D.A(Nenhuma das Anteriores)

48. No que se refere à Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica assinale a afirmativa INCORRETA:

A. A Vigilância Epidemiológica atua também através de coleta e análise de dados e informações em saúde.

B. A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica constituem os dois pilares da proteção à saúde coletiva.

C. Notificação compulsória é um serviço base da Vigilância Sanitária.

D. Vigilância Sanitária pode ser definida como um conjunto de ações que visam identificar e controlar os fatores de risco à saúde individual e coletiva.

(18)

49. Sobre a Doação de Sangue é INCORRETO afirmar:

A. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes: plasma, plaquetas e hemácias.

B. Recomenda-se não fumar duas horas antes da doação.

C. Somente podem ser doadoras pessoas com peso acima de 50kg. D. Não é indicado doar sangue em jejum.

E. As pessoas que receberam transfusão sanguínea há mais de um ano podem ser doadoras.

50. Assinale a alternativa que não identifica uma ação do Programa de Saúde da Família: A. Diagnóstico das condições da saúde da população.

B. Ênfase no enfoque da população à saúde.

C. É recomendado o acompanhamento de 600 à 1000 famílias por equipe.

D. Cuidado exclusivo e atenção somente às pessoas em situação de risco de doença e morte.

(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

Also, the lack of needles in the substrate composition provided a higher percentage of remaining water, buffer water and solids, so it was evident the greater retention of water

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

conducting examination-in-chief and cross-examination respectively, the aim is for counsels to debate (affirm and discredit) the macro-narratives of guilt and innocence. The

This chapter also introduces other relevant initiatives, which can be adapted to the existing SDL, devoted to building and maintaining a safer software product: the Open Software