• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE BOA VIAGEM CPPA - CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO EMPRESARIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE BOA VIAGEM CPPA - CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO EMPRESARIAL"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

FACULDADE BOA VIAGEM

CPPA - CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

E ADMINISTRAÇÃO

MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO

EMPRESARIAL

TEREZA CRISTINA ALVES SANTANA

SUPORTE DO AMBIENTE À TRANSFERÊNCIA DE

CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES

ADQUIRIDOS EM TREINAMENTO DOS

EMPREGADOS DA GERDAU AÇONORTE:

UM ESTUDO DE CASO.

(2)

FACULDADE BOA VIAGEM

CPPA – CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM

ADMINISTRAÇÃO

MESTRADO EM GESTÃO EMPRESARIAL

CLASSIFICAÇÃO DE ACESSO A TESE E

DISSERTAÇÕES

Considerando a natureza das informações e compromissos assumidos com suas fontes, o acesso a dissertações do Mestrado em Gestão Empresarial do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração – CPPA – da Faculdade Boa Viagem é definido em três graus:

 Grau 1: livre (sem prejuízo das referências ordinárias em citações diretas e indiretas);

 Grau 2: com vedação a cópias, no todo ou em parte, sendo, em conseqüência, restrita a consulta em ambientes de bibliotecas com saída controlada;  Grau 3: apenas com autorização expressa do autor, por escrito, devendo, por isso, o texto, se confiado a bibliotecas que assegurem a restrição, ser mantido em local sob chave ou custódia;

A classificação desta dissertação se encontra, abaixo, definida por seu autor.

Solicita-se aos depositários e usuários sua fiel observância, afim de que se preservem as condições éticas e operacionais da pesquisa científica na área de administração. Título da Dissertação: Suporte do ambiente à transferência de conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos em treinamento dos empregados da Gerdau Açonorte: Um estudo de caso.

Nome da autora: Tereza Cristina Alves Santana Data da Aprovação: 28.07.2010

Classificação conforme especificação acima: Grau 1

Grau 2 X Grau 3

Recife, 28 de julho de 2010 __________________________ Assinatura do Autor

(3)

TEREZA CRISTINA ALVES SA NTANA

SUPORTE DO AMBIENTE À TRANSFERÊNCIA DE

CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES

ADQUIRIDOS EM TREINAMENTO DOS

EMPREGADOS DA GERDAU AÇONORTE:

UM ESTUDO DE CASO.

Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Faculdade Boa Viagem, como requisito complementar para o grau de Mestre em Gestão Empresarial.

Ori ent adora: Profa . Lúci a M ari a Barbos a de Oli vei ra, P hD.

(4)

TEREZA CRISTINA ALVES SANTANA

SUPORTE DO AMBIENTE À TRANSFERÊNCIA DE

CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES

ADQUIRIDOS EM TREINAMENTO DOS

EMPREGADOS DA GERDAU AÇONORTE:

UM ESTUDO DE CASO.

Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Faculdade Boa Viagem, como requisito complementar para o grau de Mestre em Gestão Empresarial.

Aprovado em _____/_____/_____

BANCA EXAMINADORA

Profa . Déb ora Couti nho P as choal Dourado , Dout ora. Universidade Federal de P ernam buco

Profo. Helder Pontes Régis, Doutor. Faculdade Boa Viagem

.

Profa Lúci a Mari a Barbos a de Ol iveira, P hD. Faculdade Boa Viagem

Profª Maria Auxiliadora. Diniz de Sá, Doutora. Faculdade Boa Viagem

(5)

À minha mãe, meus filhos Bruno e Erico, que são as pessoas mais importantes da minha vida.

(6)

AGRADECIMENTOS

Esta dissertação de mestrado faz parte de um sonho que se transformou num projeto de vida e que agora se concretiza.

Agradeço primeiramente a Deus pela inspiração em todos os momentos que a este trabalho me dediquei, pela força para transpor os percalços e desvios de minha trajetória de vida, como mulher, como mãe, como amiga e como profissional.

Aos meus pais pela minha formação, crenças e valores que me permitiram encarar os desafios impostos pela vida, com coragem e ética.

Aos meus filhos que foram absolutamente compreensivos com as minhas ausências e são muito inspiradores para minha capacidade de amar.

As minhas irmãs, Fátima e Maria, que sempre me reconheceram e estimularam o valor do conhecimento para o aperfeiçoamento profissional e crescimento humano.

A Pedro Henrique, meu companheiro, que muito pacientemente, suportou minhas ausências no nosso convívio para que eu pudesse realizar este sonho.

À minha orientadora Profª. Lúcia Barbosa, que além de me orientar, foi incansável no estímulo a continuar neste desafio.

À Albina, secretária do mestrado, pela atenção em todos os momentos solicitados. Ao meu diretor Carmine Sarau Neto, pelo total apoio e compreensão na liberação de minhas viagens e dos dias necessários à realização deste projeto.

A Gerdau que me proporcionou durante estes anos de empresa, como colaboradora, a construção de um aprendizado baseado em conhecimentos e práticas consistentes, modernas e bem fundamentados conceitualmente.

Aos meus colegas e companheiros de Recursos Humanos da Gerdau Açonorte, Recife PE e da Gerdau Açominas em Ouro Branco MG pelo apoio incondicional em toda esta minha trajetória.

Aos meus colegas e companheiros da Gerdau Açonorte que participaram com total disponibilidade durante as fases de coleta de dados.

À Faculdade Boa Viagem por proporcionar-me a oportunidade de realização deste mestrado.

Agradeço imensamente a todos que possibilitaram a construção deste sonho e assim tornaram viáveis a sua realização.

(7)

Não podemos resolver problemas usando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando o criamos.

(8)

RESUMO

Esta dissertação apresenta o suporte do ambiente à transferência de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) adquiridos em treinamento pelos empregados da Gerdau Açonorte, em Recife. A pesquisa foi realizada com empregados da empresa, sendo 177 operadores e mantenedores industriais, 30 chefes e 24 colegas com funções de técnicos e administrativos. Esta pesquisa é um estudo de caso. A metodologia caracterizou-se por uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas. Para a coleta de dados foram utilizados dados documentais das avaliações de treinamento realizadas na própria empresa, três questionários auto administráveis, já validados em estudos no Brasil, por Gardênia Abbad (1999), com perguntas fechadas. A etapa qualitativa por entrevista realizada através da técnica de grupos focais respondendo a uma questão aberta. A parte quantitativa investigou o suporte organizacional (psicossocial e material) para a prática de novos CHAs adquiridos em treinamentos e a ocorrência de transferência de CHAs adquiridos em treinamentos para os seus trabalhos. Os resultados sugerem tendência positiva para a existência de um ambiente organizacional que concede suporte psicossocial e material para a prática de novos CHAs e a ocorrência de transferência destes CHAs para o trabalho. A parte qualitativa deste estudo foi realizada por meio de análise de conteúdos e confirmou as tendências positivas. Os achados confirmaram o suporte organizacional ao treinamento. Embora não se possa garantir que os resultados obtidos sejam aplicados a outras situações, este estudo fornece subsídios a Açonorte para compreender a importância do seu ambiente de aprendizagem para favorecer o sistema de treinamento existente.

Palavras-chave: Aprendizagem, Avaliação de treinamento, Suporte psicossocial e material, Transferência do treinamento.

(9)

ABSTRACT

The purpose of this dissertation is to show the environment’s support in the transfer of knowledge, skills and attitudes (CHAs) acquired by the employees of Gerdau Açonorte during their training. The research was conducted with 177 operators and technical maintenance, 30 bosses and 24 colleagues with technical and administrative functions. This research is a case study. The methodology was characterized by the combination of qualitative and quantitative techniques. The date were collected through the organization appraisal training documents conducted in-house and three self-management questionnaires already validated in Brazil by Gardenia Abbad (1999) with closed questions. The technique of focus group interviews with open questions was used for the qualitative stage of research. The quantitative stage investigated the organization’s support (psychological and material) for the practices of the new CHAs, acquired during the training and the transfer of them to employee’s work. The findings suggested positive trends of an environment organizational in offering psychological and material support for CHAs news practice and its transfer to the work. The content analysis used to evaluate the data confirmed this positive trend. Although we cannot guarantee that these results could be applied in other situations, this study provides subsidies to Açonorte to understand the importance of their learning environment to encourage the existing training system

Palavras-chave: Learning, Training evaluation, Psychological and material support, training transfer.

(10)

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 - Definições de treinamento... 25

Quadro 2 - Conceitos relacionados a suporte... 37

Quadro 3 - Resumo dos instrumentos de coleta de dados...44

Quadro 4 - Resumo de população e amostra...45

Quadro 5 - Resumo de coleta de dados...47

(11)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Suporte psicossocial à transferência – chefes...55

Tabela 2 - Suporte psicossocial à transferência – colegas...57

Tabela 3 - Suporte material à transferência – colegas...58

(12)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Sistema de Treinamento...26

Figura 2 – Níveis de Avaliação de Treinamento ...28

Figura 3 – Componente Ambiente do Modelo MAIS...34

(13)

LISTA DE SIGLAS

CHA - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes

TD&E - Treinamento, Desenvolvimento e Educação

(14)

SUMÁRIO

1 Introdução ...15 1.1 Objetivos ...19 1.1.1 Objetivo Geral ...19 1.1.2 Objetivos Específicos ...19 1.2 Justificativas ...20 1.2.1 Justificativas Teóricas ...20 1.2.2 Justificativas Práticas ...20 2 Fundamentação Teórica ...21 2.1 Aprendizagem Organizacional ...21

2.2 Programas de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional...24

2.3 Avaliação de Programas de Treinamento Organizacional ...27

2.3.1 Modelo dos Quatro Níveis de Donald Kirpatrick ...27

2.3.2 MAIS - Modelo de Avaliação Integrado e Somativo de Borges-Andrade (1982) ...32

2.3.3 IMPACT - Modelo Integrado de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho Abbad (1999)...36

3 Metodologia ...39

3.1 Caracterização da Pesquisa ...39

3.2 Desenho Metodológico da Pesquisa ...40

3.3 Campo de Pesquisa ...42

3.4 Técnicas de Coleta de Dados ...42

3.5 População e Amostra ...45

3.6 Coleta de Dados ...46

3.6.1 Tratamento dos Dados ...49

3.6.2 Limites e Limitações ...51

4 Análise dos Dados ...51

4.1 Dados Quantitativos ...52

4.2. Dados Qualitativos ... 62

5. Conclusões ...65

5.1. Sugestões Para trabalhos Futuros ...71

Referências ...72

Apêndices ...75

(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Como pode ser observado na figura 5, a árvore de máxima parcimônia gerada a partir do espaçador intergênico trnD-trnT apresentou baixa resolução e apenas as subtribos

Isto ficou e (ainda se encontra) tão solidificado entre os afrodescendentes que tais tentam distanciar-se, consciente ou inconscientemente, de uma origem africana.

Inclui, Exclui e Grava os Tipos de Notas Fiscais que podes sem gerados pelo sistema, onde é informado uma descrição, a qual será impressa na Nota Fiscal, e também se define qual

 Igualmente, a variação cambial passiva, representativa de uma diminuição da receita total do exportador, não poderá ser utilizada para alargar o crédito decorrente da

Neste sentido, alguns temas são centrais para a economia feminista, como os programas de ajuste estrutural propostos pelos governos e seus impactos sobre as mulheres; a

Muchas actuaciones del conciliador, la mayoría en muchas comunida- des, llegarán a una solución pero no a un acta. El papel do conciliador es prolongado en el tiempo y no se

● O projeto INFOITAQUÁ objetiva a inserção no mundo Digital através da oferta de forma contínua de cursos de informática básica de curta duração (como Informática

Mais especificamente, baseamo-nos em quatro variáveis - preço, quantidade, contrato e compartilhamento de informações - para analisar as mudanças pós-aquisição na