• Nenhum resultado encontrado

FRADES CAPUCHINHOS. Março - Abril Edição Nº Ano XXIX (2012)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FRADES CAPUCHINHOS. Março - Abril Edição Nº Ano XXIX (2012)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Março - Abril Edição Nº 173 - Ano XXIX (2012)

Penha

Penha

B

OLETIM

FRADES CAPUCHINHOS

I

NFORMATIVO

X I A

s s e m b l e I A

l

A t I n o

- A

m e r I c A n A

d o s

c

A p u c h I n h o

s

Aconteceu de 5 a 9 de março, no convento dos capuchinhos em São Pedro-SP, a XI Assembleia Latino-americana dos Capuchinhos-ALAC, reunindo os provinciais, vice provinciais e custódios da América Latina e Caribe e também de Portugal, Espanha, Catalunha. Os irmãos reuniram-se para tratar sobre “as novas constituições” e sobre a “Solidariedade Pessoal” temas que serão trabalhados no capítulo geral. A assembleia transcorreu num clima de tranquilidade, fraternidade e alegria sendo uma experiência promissora para os frades que puderam partilhar sobre a vida das fraterna de suas circunscrições.

De 27 a 29 de março aconteceu em Caruaru-PE, o Curso para Formadores, Vice-formadores e Animadores vocacionais, sob a assessoria de Pe. Deolino Baldissera (Salvatoriano), com a presença de membros das províncias capuchinhas da nossa circunscrição, da Bahia e Sergipe e do Ceará e Piauí, dos Frades Menores, e de irmãs das congregações franciscanas do Amparo, de Maristella e do Bom Conselho. Ao todo eram em torno de 30 religiosos(as)

que souberam aproveitar este momento formativo para poder servir com mais empenho na formação dos(as) jovens de suas províncias e congregações.

C U R S O P A R A

F O R M A D O R E S

(2)

Penha

Penha

BOLETIMINFORMATIVO

Penha

Penha

BOLETIMINFORMATIVO EXPEDIENTE

Equipe de Comunicação: Fr. Jociel Gomes, Fr. Igor Campos. Revisão Final: Fr. Jociel Gomes.

Diagramação: Fr. José Roberto. Colaboração: Post. Renielson Simão.

Endereço: Caixa Postal 309 - Recife (PE) - Brasil - CEP: 50010-970

Fone: (81) 3424 8500 - Fax: (81) 3035 0084 E-mail: boletimpenha@gmail.com

PROVÍNCIA N.SRª. DA PENHA DO NORDESTE DO BRASIL FRADES CAPUCHINHOS

02

e

n c o n t ro

d e

G

u A r d I ã e s

e

e

c ô n o m o s

Estiveram reunidos de 12 a 14 de março no convento Cor. Euc. de Jesus em Caruaru-PE, os frades guardiães e ecônomos das fraternidades da nossa Província. Sob a coordenação do ministro provincial, Frei Francisco Barreto, e de Frei Fernando Cornélio, ecônomo provincial, juntamente com a contadora Maria José Magalhães, refletiram e trataram de assuntos referentes à economia e à fraternidade provincial.

E

n c o n t r o

d E

P

a s t o r a l i s t a s

D e 1 8 a 2 3 d e a b r i l a c o n t e c e m em Porto Alegre-R S n o C o n v e n t o dos Capuchinhos, o 2 4 º E n c o n t r o Pastoralistas dos Freis Capuchinhos. E s t e e v e n t o é realizado a cada dois anos em nível de Brasil e reúne os religiosos q u e t r a b a l h a m e m p a s t o r a i s n a s p a r ó q u i a s e províncias. O tema deste ano é Missão e

Religiosidade Popular, um apelo do Documento de Aparecida na questão da missão do Continente Latino Americano. O frei Carlos Freitas, coordenador do encontro disse que baseado

nesse pedido do Documento foi incluída a religiosidade popular, que é a realidade do dia a dia do trabalho pastoral. O tema central foi dividido em quatro propostas: no primeiro o frei Luiz Carlos Susin falou

s o b r e R e l i g i ã o e R e l i g i o s i d a d e , a definição do termo; o segundo tema, Santos e Maria na Religião do povo; o terceiro, Missão Capuchinha diante desse trabalho e , p o r ú l t i m o , a transversalidade por onde passa todo esse contexto da missão. No domingo, os freis participaram de uma missa em Flores da Cunha, quando foi oficializada a conclusão da compilação dos documentos de beatificação de frei Salvador Pinzeta. No final da tarde o grupo retornou para Porto Alegre para a conclusão do encontro.

(3)

Penha

Penha

BOLETIMINFORMATIVO

03

Santas Missões Populares

em Paudalho-PE

Movidos pelo Espírito Santo de Deus que nos convoca e envia-nos a proclamar a boa nova do Reino e respondendo ao nosso carisma franciscano-capuchinho, realizamos, de 04 à 11 de março na cidade de Paudalho-PE, uma semana missionária contando com a presença dos frades: Frei Severino Pinheiro(Catolé de Rocha-PB), Frei Roberto

Fernandes(Bom Conselho-PE) e Frei Nunes(Recife-PE) e com a participação dos postulantes do segundo ano, residentes em

Catolé do Rocha-PB.

A experiência foi vasta e procurou abranger todos os campos possíveis e responder às necessidades daquela

comunidade, desde visitas e catequese nas escolas com as crianças, visando também reuni-las numa tarde catequética cuminando com uma bela e atrativa caminhada mirim pelas ruas do bairro; encontro com a juventude, onde pudemos ter um contato mais próximo e pessoal com as pessoas, ouvindo suas dificuldades e levando-lhes uma mensagem de esperança e presença de Deus; o atendimento de confissões; administração da Unção dos Enfermos; a celebração da Santa Missa onde revigoramos nossas forças dando graças a Deus pelos trabalhos realizados e pedimos forças para continuarmos a jornada; adoração ao

“Ide pelo mundo inteiro, proclamai o evangelho a todas as criaturas” (Mc 16, 15).

Santíssimo Sacramento e as orações da devoção popular nas caminhadas matutinas levando a cruz do Senhor e assimilando-a às nossas dores. Encontramos muitas pedras naquele terreno onde sobressaía uma doutrina protestante muito forte, mas isso não impediu de lançarmos as sementes da evangelização esperando que os frutos possam ser colhidos de acordo com o terreno que acolheu essas sementes, seja esse terreno pedregoso, espinhoso ou marginal, mas temos certeza que também havia muita terra boa, muito coração sedento e acolhedor (Lc 8, 5ss) e nesses já pudemos sentir sinais de uma colheita proveitosa. Agradecemos ao convite e hospitalidade do pároco local, Pe Bimacedo e ao vigário Pe. Silvestre que, preocupados com o seu rebanho, somaram forças aos missionários capuchinhos para irmos em busca de ovelhas desgarradas e trazê-las de volta ao redil, assim como agradecemos profundamente as pessoas que nos acolheram e deram o seu sim sem medir esforços para uma boa missão.

Diante da realidade dessa multidão sedenta podemos exclamar: ”Irmãos vamos recomeçar, porque até agora pouco ou nada fizemos!”

(4)

Penha

Penha

BOLETIMINFORMATIVO

04

Assembleia extraordinária dos

Frades Capuchinhos

Aconteceu de 10 a 12 de abril, no Convento Coração Eucarístico, em Caruaru-PE, a nossa Assembleia Provincial extraordinária. Este ano, a motivação foi tratar exclusivamente da reforma e aprovação de nossos Estatutos. Para isso, contamos com a assessoria de Irmã Tereza Diniz, advogada, que tão bem soube abordar os temas propostos referentes ao Acordo do Brasil e Santa Sé para fazermos as devidas alterações estatutárias. Nessa Assembleia foram criados: o Centro Social Santo Antonio - Pão dos Pobres, e houve a mudança da Associação Missionária Frei Damião de Bozzano - AMFDB para Organização Religiosa Missionária Frei Damião de Bozzano - “FREIDAMIAORG”.

(5)

Penha

Penha

BOLETIMINFORMATIVO

05

CEIA

F

r E I

D

A m I ão

F a g n e r

No dia 17 de março um grande público prestigiou o show do cantor Fagner no Chevrolet Hall em Recife. A causa foi nobre, pois o cantor fez esse show em prol da causa de beatificação e canonização de Frei Damião de Bozzano, que este ano terá a concluída a fase diocesana. Toda a renda do evento foi doada para aumentar os recursos para o processo de beatificação e canonização do frade capuchinho.

S h o w d e

Foi inaugurado no dia 15 de março, à noite, no Convento São Félix, em Recife-PE, a CEIA (Centro de Integrado de Assistência Frei Damião) com salas para médicos e dentistas e uma enfermaria para os frades que precisarem de maiores cuidados de saúde. A bênção do espaço foi dada pelo ministro provincial Frei Francisco Barreto na presença de médicos e dentistas que atenderão as pessoas carentes do bairro do Pina. Cada sala recebeu um nome de uma pessoa homenageada. A enfermaria, por exemplo, recebeu o nome do nosso querido Frei Miguel de Anadia, que já foi enfermeiro.

(6)

Penha

Penha

BOLETIMINFORMATIVO

06

HOMENAGEM A FREI DAMIÃO ATRAVÉS

DE SELO COMEMORATIVO

Foi lançado no dia 26 abril na Câmara dos vereadores da cidade do Recife o selo comemorativo à conclusão do processo de beatificação e canonização de Frei Damião. Foi uma iniciativa dos vereadores Josenildo Sinésio e

Aerto Luna, juntamente com o presidente regional dos

No dia 31 de março foi inaugurada a torre sineira do “Santuário” Imaculada Conceição, em João Pessoa-PB. A missa e o rito da bênção da torre sineira foram presididos pelo vigário provincial Frei Fernando Cornélio, muitos fiéis se fizeram presentes nesse momento marcante na vida do Santuário.

Correios. No momento, estiveram presentes alguns frades juntamente com o vice-postulador Frei Jociel Gomes; participaram também: o Pe. João Carlos (salesiano) e o cantor Israel Filho. Havia muitas pessoas, especialmente fieis frequentadores do Convento São Félix onde está sepultado Frei Damião.

Inauguração da torres sineiras em

João Pessoa-PB

(7)

Penha

Penha

BOLETIMINFORMATIVO

07

N

ova

J

erusalém

-Pe

Antes de celebrarem o Tríduo Pascal, os noviços assistiram à peça teatral de Nova Jerusalém, na qual foi dramatizada a paixão de Cristo. Nova Jerusalém fica bem próxima de Caruaru, na cidade de Brejo da Madre de Deus-PE, um dos maiores teatros a céu aberto do Brasil. Foi no dia 2 de abril, juntamente com os freis Osmar, Carlos e Roberto. Os frades procuraram não só ver o lado teatral, mas o que cada cena representava para humanidade, a mensagem que Cristo nos deixou através de seus sofrimentos, o que deixou aquele momento mais especial. “Para mim foi um momento único que

f i c a r á g r a v a d o e m m i n h a s l e m b r a n ç a s p a r a s e m p re ! S o u m u i t o g r a t o p o r t e r t i d o e s s a o p o r t u n i d a d e ” ( F r e i F a b i a n o ) .

“Proporcionou-nos um momento de emoção e

confirmação de nossa fé. As cenas a que assistimos, que falam dos últimos momentos de nosso Senhor, fizeram com que, dentro de nós, despertasse

NoTÍCIas Do NovICIaDo

Aconteceu nos dias 25 e 26 de março no convento Coração Eucarístico, em Caruaru-PE, a reunião dos formadores da PRONEB sob a coordenação do definidor da formação inicial, frei Jociel Gomes, discutindo temas referentes à formação inicial.

P

osse

De

D

om

J

osé

l

uIz

, B

IsPo

De

P

esqueIra

s

eCreTarIa

De

formação

INICIal

um profundo desejo de defender o que cremos. Espero que outros tenham a mesma oportunidade que tivemos e sintam o mesmo” (Frei Diego).

T

rÍDuo

P

asCal

Dos dias 5 a 8 de abril, os noviços, juntamente com Frei Roberto e Frei Carlos, vivenciaram o Tríduo Pascal nas comunidades circunvizinhas de Bom Conselho. A convite das paróquias santa Isabel da Hungria , Caetés e também uma paróquia em Garanhuns. Todos os noviços tiveram a responsabilidade de viver e anunciar o Evangelho nas comunidades, de acordo com o carisma franciscano capuchinho. O povo manifestou com alegria a fé no Cristo morto e ressuscitado. Considerando que essa atividade pastoral foi muito preciosa, esperamos que os próximos noviços continuem proporcionando esse excelente alargamento da vida missionária, além do enriquecimento no contato com valores de outras realidades.

Aconteceu no dia 14 de abril na cidade de Pesqueira-PE a posse do mais novo bispo daquela diocese, Dom José Luis Ferreira Sales, até então bispo auxiliar de Fortaleza. A celebração Eucarística e posse foi na frente da Catedral de Santa Águeda, se fizeram presentes muitas pessoas, autoridades civis e religiosas e todo povo de Deus que tão bem soube acolher o novo pastor.

Referências

Documentos relacionados

característico de cada bomba e que deve ser especificado pelo construtor: NPSH (“net positive suction head”).. Este é um requisito muito importante a observar no desenho das tubagens

Ao final do 4T15, a Estácio contava com 69,9 mil alunos matriculados em cursos de pós-graduação, um aumento de 33,9% em relação ao 4T14, devido a uma série de mudanças e

A pesquisa foi instalada em uma área experimental (latitude 6º54’59,88”S, longitude 35º09’17,86”O e altitude de 121,00 m) da Fazenda Capim II, localizada no Município de

Os relatos colhidos apontam que todos os atores sociais entrevistados conside- ram importante a implantação de um Projeto Turístico para Vargem, atribuindo a este a função de

Parágrafo único – Na hipótese do pagamento das multas não ocorrer na forma prevista no caput deste artigo, a cobrança, a cobrança será objeto de medidas administrativos

15h Eu Não Vou Dizer Eu Te Amo Guto Bozzetti 17h Nós Duas Descendo a Escada Fabiano de Souza 19h A Luneta do Tempo Alceu Valença.. 5 de fev

Esta an´alise foi feita mediante o uso da m´etrica objetiva PSNR, utilizada para descrever a distorc¸˜ao visual causada pela perda de pacotes, definida como a raz˜ao entre a

Os efeitos de algumas dessas simplificações são demonstrados através de um estudo de caso de uma estrutura aporticada de aço que suporta uma peneira vibratória, cuja principal fonte