• Nenhum resultado encontrado

Tema. Como eu Trato: Baseado em Evidências e Diretrizes. 17 a 20 de Agosto de h00 às 22h30

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tema. Como eu Trato: Baseado em Evidências e Diretrizes. 17 a 20 de Agosto de h00 às 22h30"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

J O R N A L D A

Junho de 2015 Ano XIX nº 251 Jornal Interno

Distribuição Gratuita para Associados Venda Proibida

www.apmsantos.org.br

Pasteur

J O R N A L D A

Federada da

17 a 20 de Agosto de 2015 - 19h00 às 22h30

Tema

Como eu Trato: Baseado em Evidências

e Diretrizes

ciennfico@apmsantos.org.br www.apmsantos.org.br www.apmsantos.org.br/congresso

(2)

Diretoria

Nos últimos meses, a diretoria trabalhou intensamente na preparação do IV Congresso Interdisciplinar da APM San-tos e VI Encontro do Clube Benedito Montenegro – Re-gional do Colégio de Cirurgiões, eventos que terão como tema principal Como eu Trato: Baseado em Evidências e Diretrizes.

Com um conteúdo amplo e diversificado, a grade de 2015 traz temas de grande interesse, vai contemplar varias espe-cialidades e os palestrantes trarão as últimas novidades de cada assunto abordado. Entre assuntos selecionados para este simpósio, merecem destaque questões que estão se tornando muito frequentes nos consultórios e estão em grande evidência na mídia devido ao aumento de casos e a dificuldade no diagnóstico, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Dependência Química com o foco voltado para o uso de drogas ilícitas.

Ainda nesta edição, as fotos do almoço do Dia das Mães, que reuniu quase du-zentas pessoas em uma tarde de confraternização, regada a boa comida, conversa agradável e muita diversão para as crianças que, junto com seus familiares, partici-param da festa.

E, para o mês mais romântico do ano, está programada uma Noite de Queijos e Vinhos, para celebrar o Dia dos Namorados. O evento, vai acontecer no dia 12 de junho, sexta-feira, na sede da APM, a partir das 20h00.

Contamos com a sua presença nas atividades sociais e científicas, lembrando sem-pre que a sede santista da Associação é o ponto de apoio e de encontro dos médicos de toda a região.

Lembramos a todos que os contratos com as operadoras

es-tão vencidos desde março e só deverão ser assinados de acordo

com as orientações dadas pela diretoria de Defesa Profi ssional

da APM/SP.

Informe-se antes de assinar!

/Associação Paulista de Medicina Santos

www.apmsantos.org.br

santos@apm.org.br

Dra Sara Bittante da Silva Albino

Presidente da APM Santos

Diretoria

Jornal APM Santos é uma

publicação mensal da Associação Paulista de Medicina - Santos, fundada em 7 de setembro de 1939.

Av. Ana Costa, 388 Gonzaga - Santos/SP.

CEP 11060-002 Telefone/Fax: (13) 3289.2626 (13) 3289.4615

As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade dos seus autores e os anúncios veiculados de inteira responsabilidade dos respectivos anunciantes.

Publicação fi nalizada em 09/06/2015. Jornalista Responsável Edição Impressão Tiragem Carina Seles MTb. 66.113-SP ACom Comunicação Integrada Tel. (13) 9.9790.1533 www.acomcomunicacao.com.br contato@acomcomunicacao.com.br Gráfi ca Everest

Rua Dr Soter de Araújo, 25 Vila Nova - Santos/SP Tel: (13) 3222.2400 1.500 exemplares

Presidente

Sara Bittante da Silva Albino

1o Vice-presidente

Ricardo Gonçalves

Secretário Geral

Maria Lúcia Gonçalves Guerchmann 1º Secretário Márcia Souza Carvalho 2° Secretário Nídia Helena Morgado

1° Diretor Patrimônio e Finaças

Messias Elias Neto

2° Diretor Patrimônio e Finanças

Danilo Abrantes Coelho

Diretor Defesa Profi ssional

Marcelo André de Barros Olmas Hernandez

Diretor Científi co

João Carlos Mendes Vasconcellos Guido

Diretor Científi co Adjunto

Ana Lúcia Nunes Pereira

Diretor Social e cultural

Ricardo Alberto Aun

Diretor Responsabilidade Social

Lilian Wendy Alexandra da Cunha Gloria

Diretor Esportes e Barraca de Praia

Ana Beatriz Soares

Conselhor Fiscal Efetivo

Antonio Carlos Vianello Picca Evaner Coscia Giselle Martins Cid Perez

Conselhor Fiscal Suplente

Claudio Miguel Carpes da Silva Rodrigues Flavio Ferraz de Paes e Alcântara Lenice Matano Salgado

e Carvalho

Delegados na APM Estadual

Ana Letícia Bittante da Silva Albino Edmar Gomes Gilberto Luiz Gonzalez

Monteiro Luciana Cleaver Aun Renata Fátima de

Oliveira Siqueira

Atualização e atenção às novas demandas

(3)

Vitamina D – uma revisita

Dr. Abram Drewiacki

C

ientífiCo

Durante mais de meio século os médicos aprenderam que a vitami-na D estava relaciovitami-nada apevitami-nas ao raquitismo e à osteomalácia. Assim, após a conferência de Michael Ho-lick sobre a vit. D em 27/08/2011, no encerramento do Congresso Brasileiro de Atualização em En-docrinologia e Metabologia, um colega famoso comentou, cético e irônico: “só falta agora a história da medicina ser dividida nas eras a.D. e d.D.” (antes e depois da vitami-na D). Muitos também achavam que iria ser apenas mais um modismo. Não foi. O PubMed registra mais de 5.800 artigos sobre a vit. D no pe-ríodo 2014-15; quase a metade são estudos clínicos. No último Con-gresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (14 a 16/05/2015), a vitamina D também foi o tema da conferência de encerramento e de outras palestras.

A hipovitaminose D é problema mundial e o Brasil também apresenta elevada prevalência na população, inclusive em jovens assintomáticos. Praticar exercícios e gastar mais tem-po ao ar livre, morar em regiões lito-râneas, ensolaradas e mais próximas do equador são alguns fatores que reduzem essa prevalência.

A vitamina D regula a atividade transcricional de mais de 200 genes, em vários tecidos e órgãos. Aumenta a absorção do cálcio pelo intestino e interage com o PTH, sendo im-portante para a qualidade e a mas-sa ósseas. No músculo, melhora o trofismo e a força. Modula o sistema imunológico e a inflamação, e está

envolvida no controle da prolifera-ção celular, apoptose e angiogênese em diversos tecidos.

A deficiência da vitamina D provo-ca hiperparatiroidismo secundário, osteoporose, miopatia, com risco aumentado de quedas e fraturas. O tratamento da deficiência, corrigin-do a 25(OH)D para acima de 30 ng/ ml, corrige plenamente essas altera-ções (grau de evidência A). Também está associada com: insuficiência re-nal ou hepática; gestação com pré--eclâmpsia, diabetes gestacional, RN de baixo peso; obesos e bariá-tricos; portadores de má-absorção; uso crônico de anticonvulsivantes, glicocorticoides, antifúngicos, ARVs, orlistat; doenças granulomatosas e linfomas. Em todas essas condições de risco também há recomendação de avaliação e tratamento da defi-ciência, embora com menor grau de evidência quanto aos resultados.

Pesquisas mostraram relação da deficiência da vitamina D com maior mortalidade geral e cardiovascu-lar; maior risco para várias doenças, como: IAM; AVC; diabetes mellitus, tipos 1 e 2 (com pior controle gli-cêmico); dislipidemia e hipertensão arterial; câncer, principalmente co-lorretal, mama e próstata; esclerose múltipla; artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico; doença in-flamatória intestinal; doença tireoi-diana autoimune; infecções de vias aéreas superiores, tuberculose, sep-ticemia, otites, outras infecções bac-terianas e fúngicas; asma e DPOC; hiperplasia prostática benigna; Al-zheimer, depressão, declínio

cogniti-vo; dores em geral; psoríase (na qual o tratamento tópico é muito eficaz).

Ainda não há consenso sobre os resultados profiláticos nem os tera-pêuticos da reposição da vitamina D nessas situações. Maiores estudos são necessários para conhecer os possíveis benefícios e as doses ne-cessárias nessas diversas condições. Finalizando, duas menções es-peciais: Marise Lazaretti Castro, da UNIFESP, em palestra no COPEM de maio de 2015, mostrou que o hi-perparatiroidismo normocalcêmico, entidade meio misteriosa, pode ser apenas uma deficiência da vit. D. E a nossa colega de Santos, Yara Dadalti Fragoso, publicou no Arq. Neurop-siquiatr. 2014 Nov;72(11):889-94 um artigo sobre os fatores modificáveis envolvidos na esclerose múltipla, in-clusive a vitamina D.

(4)
(5)
(6)

O Projeto Menina-mãe realizou, no dia 8 de maio, a festa em comemoração ao Dia das Mães. Cedidas pela Secreta-ria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos, as colaboradoras Adriana Ai-res, Fatima D’Abreu e Elaine Martins do Projeto “Cirandança” realizaram a dan-ça circular com as meninas assistidas e voluntárias do Menina-mãe.

Foi uma tarde bastante divertida, sen-do oferecisen-do um lanche preparasen-do pe-las senhoras do Projeto.

O evento foi acompanhado e fi lmado por uma equipe de reportagem da TV Tribuna e as meninas assistidas foram entrevistadas. A matéria será apresenta-da no Programa Como será?, que tem como um de seus objetivos, comparti-lhar com o público exemplos de

cidada-I Noite da Sopa APM Santos

Homenagem ao Dia das Mães

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

I Noite da Sopa APM Santos

nia e de mobilização social.

Creio que tal reportagem tornará o Projeto Menina-mãe conhecido por todo o país, uma vez que sua exibição é de alcance nacional e assim podere-mos divulgar o que tepodere-mos feito aqui, para que outras pessoas possam se inspirar e repetir o modelo do projeto

em outras comunidades.

Você que simpatiza com o nosso pro-jeto e não pode ser um voluntário, não gostaria de se tornar um padrinho fa-zendo uma doação mensal?

Se você gostou da ideia, entre em contato conosco no 3289-2626 e saiba mais sobre como contribuir.

(7)

a

ConteCe

Agenda

Científi ca

Agenda

Científi ca

C

ultural

Cine

Debate

&

Ciclo de

Cinema:

Roberto (Ricardo Darín) é um argentino recluso e mau humo-rado. Ele leva a vida cuidando de uma pequena loja e tem o hobbie de colecionar notícias incomuns. A comodidade de sua vida é interrompida quando ele encontra um chinês (Ignacio Huang) que não fala uma palavra de espanhol. O imigrante aca-bara de ser assaltado e não tem lugar para fi car em Buenos Ai-res. Inicialmente relutante, Roberto acaba deixando o asiático viver com ele e aos poucos vai descobrindo fatos sobre o chinês. Comentários de Gisela Kodja (Jornalista) e Elza Magnoler Gue-des de Azevedo (Psicanalista SBPSP).

Um Conto Chinês

(Espanha, Argentina) 2011

Direção: Sebastián Borensztein / Elenco: Ricardo Darín, Ignacio Huang, Muriel Santa Ana

27 de junho de 2015 - 16h

CINE DEBATE

Tema do primeiro semestre de 2015: Estranhos Segredos

C

ientífiCo

Agenda

Social

Agenda

Social

12/06 – 20h: Jantar Dia dos Namorados na APM Santos

02/06 – 19h30 : Aula Departamento de Diagnóstico por Imagem da APM Santos “Patologias Ósseas II” – Dr. José Carlos Clemente

03/06 – 19h: Aula Departamento de Oftalmologia da APM Santos

03/06 – 20h: Reunião Departamento de Endocrinologia da APM Santos

10/06 – 19h: Aula Departamento de Oftalmologia da APM Santos

11/06 – 17h: Curso PPCR Harvard

11/06 – 20h: Reunião do Departamento de Coloproctologia e Cirurgia Geral da APM Santos “Aspectos Nutricionais na DII” - Dra. Flávia Alvarenga Netto

18/06 – 17h: Curso PPCR Harvard

01/06 – 18h: Reunião da Liga de Oncologia UNILUS

04/06 – 17h: Curso PPCR Harvard

11/06 – 10h: Curso Saúde Baseada em Evidências - Centro Co-chrane do Brasil

11/06 – 19h30: Palestra Departamento de Ortopedia da APM Santos

15/06 – 20h: Reunião do Departamento de Urologia da APM San-tos “Módulo: Incontinência Urinária” – Prof. Dr. João Luiz Amaro”

18/06 – 19h: Palestra do Departamento de Oftalmologia da APM Santos “Lentes de Contato – Dr. Luiz Formentin e Ceratocone - Dra. Maria Cristina Leoratti”

16/06 – 19h30: Aula Departamento de Diagnóstico por Imagem da APM Santos “Neuroradiologia II” – Dr. José Carlos Clemente

18/06 – 19h: Reunião Anátomo Clínica - Coordenação Prof. Dr. Roberto Focaccia

16/06 – 19h30: Reunião Departamento de Dermatologia da APM Santos

22/06 – 20h: Reunião Departamento de Alergia da APM Santos “Atualização sobre o Fórum de Alergia Alimentar” – Dra. Rosana Giannico e Dra. Ana Beatriz Soares

18/06 – 10h: Curso Saúde Baseada em Evidências - Centro Co-chrane do Brasil

17/06 – 19h: Aula Departamento de Oftalmologia da APM Santos

24/06 – 19h: Aula Departamento de Oftalmologia da APM Santos

25/06 – 17h: Curso PPCR Harvard

25/06 – 10h: Curso Saúde Baseada em Evidências - Centro Co-chrane do Brasil

30/06 – 19h30: Reunião Departamento de Dermatologia da APM Santos

(8)

C

ultural

Confraternização na Barraca de Praia da APM Santos

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Entretanto o autor reitera que, apesar de tais avanços, as pesquisas apontam que na atualidade, empregados que desconhecem seus direitos e não compreendem a necessidade

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Inicialmente suponhamos que P assuma um valor tal que a seçao central da viga (mais solicitada) ainda esteja em regime elástico.. Tal medida, por um lado

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

E as mineradoras da Região Carbonífera do Sul de Santa Catarina, que durante décadas exploraram sem muitos cuidados o carvão mineral, estão dentro desse contexto.Com base em