• Nenhum resultado encontrado

COMPARTICIPAÇÃO NOS CUIDADOS DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPARTICIPAÇÃO NOS CUIDADOS DE SAÚDE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTÁ GRÁVIDA

Acabam de lhe confirmar a gravidez, vai ser mãe dentro de alguns meses. Para preparar calmamente a chegada de bebé, deverá declarar a gravidez… Desta forma, ser-lhe-á assegurado o direito a comparticipação nas despesas de saúde e, eventualmente, o pagamento de subsídios diários*.

COMO DECLARAR A GRAVIDEZ

É imprescindível comunicar a gravidez à caixa de subsídios familiares (Caisse

d’Allocations Familiales - CAF) e à caixa de seguro de doença (Caisse d’Assurance Maladie) antes do 3° mês de gestação.

> comunicação à caixa de subsídios familiares

Ao confirmar-lhe a gravidez, o médico (ou a parteira) remeter-lhe-á um impresso em triplicado, intitulado « o primeiro exame pré-natal » (premier examen prénatal). O original e o duplicado (ambos de cor azul) deverão ser enviados à caixa.

> comunicação à caixa de seguro de doença

O triplicado (cor de rosa) deverá ser enviado à caixa.

Assim informada, a caixa de seguro de doença enviar-lhe-á o « guia de vigilância

médica da mãe e do bebé » (guide de surveillance médicale de la mère et du nourrisson), o qual discrimina todos os exames que deverá efectuar durante a

gravidez e os do bebé nos dois meses a seguir ao parto.

COMPARTICIPAÇÃO NOS CUIDADOS DE SAÚDE

As despesas decorrentes de consultas (médico assistente, parteira), ecografias, exames, análises clínicas e internamentos hospitalares… serão comparticipadas.

Durante a gravidez

Da declaração de gravidez até o 5° mês : as despesas médicas* serão

(2)

Durante os 9 meses efectuará as consultas e os exames necessários à correcta preparação e vigilância da gravidez e do bebé assim como a preparação para o parto.

> As sete consultas pré-natais

Deverá consultar o médico ou a parteira.

Primeira consulta antes do fim do 3° mês de gravidez, a fim de :

. determinar a data presumível da concepção ;

. determinar o grupo sanguíneo ;

. pesquisar determinadas doenças de risco (rubéola, toxoplasmose…)

O médico (ou a parteira) indicará qual a data presumível da concepção no impresso « Primeiro exame pré-natal », que enviará à caixa de seguro de doença assim como à caixa de subsídios familiares (vide supra « como declarar a gravidez »).

As seis consultas restantes ocorrerão todos os meses, a partir do 4° mês até ao parto.

> As ecografias

3 ecografias deverão ser realizadas para vigiar a evolução normal da gravidez.

Se a saúde da mãe (ou a do bebé) o justificar, o médico prescreverá mais ecografias. As ecografias serão comparticipadas em 70 % até o 5° mês de gravidez (inclusive) e em 100 % a partir do 6° mês, tendo por limite as tabelas de comparticipação em vigor.

> Pesquisa de doenças genéticas

Exames (amniocentese e cariotipo fetal) serão propostos ás grávidas com « alto risco ».

Serão comparticipados em 100 %, tendo por limite as tabelas de comparticipação em vigor.

De realçar que os exames carecem de autorização prévia* (entente préalable) da junta médica (contrôle médical) da caixa, que o médico deverá primeiro solicitar enviando para o efeito o respectivo requerimento.

(3)

> Preparação para o parto (8 sessões)

As sessões não são obrigatórias. Todavia serão comparticipada em 100 %, tendo por limite as tabelas de comparticipação em vigor.

Preparam-na para o parto (exercícios musculares e respiratórios, informações relativas ao parto…).

No decurso do parto > O internamento hospitalar

Os honorários relativos ao parto e as despesas de estadia em hospital (ou em clínica convencionada) serão comparticipados em 100%, tendo por limite as tabelas de comparticipação em vigor e uma estadia até 12 dias.

> A anestesia peridural

Será comparticipada em 100 %, tendo por limite as tabelas de comparticipação em vigor.

Após o nascimento do bebé > Rastreio de doenças genéticas

Durante o internamento, proceder-se-á à colheita de algumas gotinhas de sangue no calcanhar do bebé.

A identificação precoce de doenças genéticas permitirá um tratamento apropriado das mesmas.

(4)

No decorrer do exame, sessões de reabilitação perineal, pelvi-raquidiana e da cinta abdominal, efectuadas por um fisioterapeuta, ser-lhe-ão prescritas. A parteira também está habilitada a efectuar a reabilitação perineal.

As sessões serão comparticipadas em 100 %, tendo por limite as tabelas de comparticipação em vigor. Contudo carecem de autorização prévia* da junta médica da caixa que o fisioterapeuta (ou a parteira) deverá primeiro solicitar enviando para o efeito o respectivo requerimento.

> Os cuidados de saúde no domicílio

Cuidados de saúde no domicílio ser-lhe-ão prescritos pelo médico se deixar a maternidade 3 a 5 dias após o parto.

Os cuidados serão comparticipados em 100 %, tendo por limite as tabelas de comparticipação em vigor, durante os 12 dias a seguir ao parto.

Se subscreveu um seguro complementar, o mesmo reembolsá-la-á a totalidade ou parte das despesas de saúde não comparticipadas.

LICENÇA POR MATERNIDADE

A duração da licença por maternidade é variável. Depende do número de filhos a cargo do casal e dos nascituros. Durante o período de licença poderá beneficiar de subsídios diários*.

Organização da licença por maternidade

Divide-se em dois períodos :

. a licença pré-natal (antes do parto), e . a licença pós-natal (depois do parto)

(5)

> Duração da licença por maternidade Composição do agregado familiar antes do nascimento Nascimento Licença pré-natal (antes do nascimento) Licença pós-natal (depois do nascimento Total 1 filho ou nenhum 1 filho 6 semanas (42 dias) 10 semanas (70 dias) 16 semanas (112 dias) Pelo menos 2 filhos nados vivos 1 filho 8 semanas

(56 dias) 18 semanas(126 dias) 26 semanas(182 dias)

Gémeos 12 semanas (84 dias) 22 semanas (154 dias) 34 semanas (238 dias) 1, 2, 3, 4 filhos ou mais Três filhos ou mais 24 semanas (168 dias) 22 semanas (154 dias) 46 semanas (322 dias) > Repouso suplementar

Anteriormente à licença pré-natal e nas situações de risco clínico, poderá gozar do direito a um período de repouso suplementar até duas semanas (14 dias) fixado por prescrição médica.

> Parto pré-termo

Se o parto suceder antes da data presumível, a duração total da licença por maternidade não muda.

> Parto pós-termo

Se o parto suceder depois da data presumível, a licença pré-natal será prorrogada até a data do parto. A duração da licença pós-natal não muda.

Se quiser gozar da licença, não esqueça de enviar a declaração de nascimento (certificat d’accouchement) à caixa de seguro de doença.

(6)

> Internamento hospitalar do bebé

Em caso de internamento hospitalar do bebé por mais de 6 semanas durante o período de licença a seguir ao parto, terá a possibilidade de regressar ao trabalho pelo tempo de duração do internamento.

Gozará novamente do restante período de licença a partir do dia de alta hospitalar.

Subsídios diários*

Se for beneficiária do regime geral do seguro de doença, deverá cessar a actividade profissional pelo menos 8 semanas para poder ter direito a subsídio diário.

A concessão de subsídio fica subordinada a certo condicionalismo (pagamento de determinado montante de contribuições, prestação de um número de horas de trabalho).

O valor do subsídio diário não poderá ultrapassar o valor limite máximo fixado por lei.

Se estiver à procura de um emprego, poderá, sob certas condições, gozar da licença por maternidade e do subsídio diário. Informe-se junto da caixa de seguro de doença.

LICENÇA POR PATERNIDADE

O pai tem direito a uma licença por paternidade até 11 dias consecutivos (18 dias no caso de nascimentos múltiplos), os quais terão de ser gozados nos quatro meses a seguir ao nascimento.

Se pretender informações complementares, consulte a brochura intitulada « a licença

por paternidade» (Votre congé paternité).

Não esqueça de comunicar à caixa de seguro de doença o nascimento do seu filho. Os cuidados de saúde da criança poderão ser, dessa forma,

(7)

comparticipados. Bastará enviar uma fotocópia do seu “livrete de família” (livret de famille) e o formulário n° S3126 A - pedido de inclusão - (demande de

rattachement), que deverá ser requerido junto da

caixa ou no site www.ameli.fr

Não esqueça de actualizar o cartão de segurança social vital (carte vitale)

LÉXICO

*Autorização prévia : para serem comparticipados, alguns actos ou cuidados de

saúde necessitam de autorização prévia da junta médica da caixa de seguro de doença (sessões de fisioterapia, transportes, tratamentos dentários …). O acordo é solicitado pelo médico ou o auxiliar médico em impresso de modelo próprio.

*Despesas médicas : despesas com cuidados de saúde (medicamentos, consultas,

estadia em hospital, análises clínicas, …).

*Subsídios diários : quantias pagas para compensar a perda de remuneração nas

situações de baixa médica, doença, maternidade, paternidade, acidente de trabalho ou doença profissional.

Referências

Documentos relacionados

Com todos esses elementos teóricos em mãos, podemos analisar e entender a lógica política do populismo exposta por Laclau e, por último, apresentar o debate

O professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno atividades que possibilitem a construção de noções geométricas, que

20% de desconto em fraldas para acamados e na aquisição de medicamentos comparticipados e com prescrição médica; descontos especiais em produtos de.. saúde sem comparticipação e

20% de desconto em fraldas para acamados e na aquisição de medicamentos comparticipados e com prescrição médica; descontos especiais em produtos de.. saúde sem comparticipação e

Apresentações de Medicamentos Genéricos Comparticipados por Grupos Farmacoterapêuticos e Escalões de Comparticipação.. Presentations of Reimbursed Generic Medicines

R50/53 Muito tóxico para os organismos aquáticos, pode causar a longo prazo efeitos nefastos no meio ambiente. R64 Pode causar danos à

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma

Bola de basquete, oficial, em couro sintético, oficial mirim, peso: 450 a 500 g, circunferência com diâmetro de 72 - 74 cm, câmara arbility, miolo removível, matrizada, similar