• Nenhum resultado encontrado

Centro de Capacitação de Obreiros e Líderes - CECOL PLANO DE AULA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro de Capacitação de Obreiros e Líderes - CECOL PLANO DE AULA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Centro de Capacitação de Obreiros e Líderes

- CECOL

PLANO DE AULA

I.

PLANO DE AULA:

Lição

05: Enfrentando gigantes, conquistando vitórias.

Data: ___/___/___

II.

Dados de Identificação:

Igreja:____________________________________________ Professor (a):______________________________________ Professor (a) suplente (a): ____________________________ Classe:___________________________________________ Igreja: ____________________________________________ Tempo: 85 minutos

_____________________________________________________________________________________

III. TEMA: Enfrentando gigantes, conquistando vitórias.

III.

Objetivos da lição:

a. Falar que nossos inimigos não são maiores que Deus. b. Ensinar que Deus sempre nos socorre na hora da crise. c. Mostrar que precisamos ter atitude diante do inimigo.

(Professor (a), atenção aos três verbos dos objetivos grifados em vermelho, eles são o seu Norte, ou seja, você deve então, levar o seu ano a praticar estas três ações).

IV. TEXTO BASE

1 Samuel 17

(2)

(37) Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo.

(45) Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (51) Pelo que correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que seu campeão era morto, fugiram.

V. DESENVOLVIMENTO:

Subsídio ao professor:

Prezado professor, comente o texto base da lição, pois ele te dará um norte para o desenvolvimento de sua aula. Argumente que o poder de Deus está em nosso favor, que precisamos acreditar que podemos vencer o inimigo.

Introdução. (5 minutos)

O tema desta lição é: Enfrentando gigantes, conquistando vitórias.

A análise desenvolvida focará a vitória de Davi sobre o gigante Golias. Caminharemos neste sentido, apontando que Deus espera de nós atitudes movidas por fé para nos enviar o livramento e o Seu nome ser glorificado.

Subsídio ao professor:

Os mistérios de Deus são profundos, Davi de um simples apascentador de ovelhas e tocador de harpa na corte do rei Saul, venceu o gigante Golias, se tornou o maior rei de Israel. Ele é descrito na Bíblia como tendo muitos dons divinos, como o da música, da poesia e dos salmos, e um grande guerreiro. Sabemos que Davi, mesmo depois de feitos inspirados pelo Espírito de Deus, acabou se desviando dos caminhos divinos, chegando a cometer o terrível pecado de mandar matar um homem, para ficar com Bate-Seba. Mas ele se arrependeu amargamente (Salmos 51) e foi chamado “O homem segundo o coração de Deus”. Aprendemos em nossa caminhada cristã que “o cair é do homem e o levantar é de Deus”; esta frase está embasada no (Salmos 145: 4), que diz: “Deus ampara todos os que caem e endireita todos os curvados”. O exemplo de Davi pode nos ajudar a apreciar o modo como a fé exige uma atitude de confiança nas mãos de Deus, mesmo quando nos deparamos com nossos próprios erros e pecados.

Anotações:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

1.

Conheça o Deus que você serve.

(25 minutos)

Por inúmeras vezes as crises se levantam contra nós como verdadeiros gigantes. A pandemia levou muitos ao desespero e à depressão. Não faltam exemplos de pessoas se afastando de Deus. No entanto, a melhor opção é confiar em Deus para enfrentar o gigante, como fez Davi.

Ponto Chave: Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hb.11.6)

Subsídio ao professor:

O segredo de Davi era a confiança que sua vida estava nas mãos de Deus. A confiança gera esperança, Davi era um adorador, sabia esperar no Senhor e não se desanimava com as lutas do dia a dia (Sl 27.14); confiava inteiramente no Senhor (Sl 37.3-9).

Anotações:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

1.1.

Conheça o Deus que você serve.

O povo de Israel estava sendo desdenhado pelos filisteus, cujo trunfo de guerra era um experiente guerreiro de quase três metros de altura. Ninguém ousava enfrentar Golias, Mas um menino pastor se dispõe a guerrear contra Golias (1Sm 17.45). Davi levava consigo apenas um cajado, uma funda, um alforje, e cinco pedras lisas ao se aproximar daquele filisteu (1Sm.17.40). Podemos constatar que no coração do menino pastor ardia uma inabalável confiança no Deus de Israel.

Ponto Chave: É preciso coragem e fé para vencer as crises.

Subsídio ao professor:

Cada vez que confiamos em Deus, permitindo o acontecimento de um milagre, o Senhor é glorificado através de nossa fé. Mas o contrário também ocorre. Desagradamos a Ele quando temos medo, e damos por vencidos, em razão de não crermos no poder sobrenatural da fé (Hb.10.38). Portanto, o mundo se divide entre os que creem, e que não creem, gerando vencedores e derrotados. Infelizmente, os medrosos ou derrotados em potencial, são em maior número entre o povo. Veja o resultado da ordem de Deus a Gedeão para seleção dos guerreiros na batalha contra os midianitas, sobre um grupo de trinta e dois mil homens. Eis o texto: “Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se .... Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. “ (Jz.7.3).

(4)

Anotações:

_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

1.2 – Davi sabia quem era o seu Deus.

Davi conhecia de perto a fidelidade do Senhor. Além das frágeis armas que carregava, ele tinha

experiências passadas, não se desprendeu da fé e manteve-se na dependência do Senhor. Junto com tantos outros, Davi é mencionado como um exemplo, de homem que possuía uma fé inabalável em Deus, a qual movia no enfrentamento de tantos desafios (Hb.11.32).

Ponto Chave: Experiências com Deus nos leva a maturidade e intimidade.

Subsídio ao professor:

A batalha contra o gigante Golias foi a primeira de muitas outras que Davi enfrentou, porém em todas Deus o fez vencedor. Davi no livro de salmos a atribui a Deus todas as suas vitórias, e diz que Deus é quem era o seu escudo e arma de guerra (Salmo 18.1 – 6). Que diante das lutas da vida possamos assim como Davi, lembrar que é Deus que peleja por nós, que enquanto o teu inimigo confia em sua própria força é do Senhor que vem ao nosso favor. Tenha também experiências com Deus, conheça e prossiga em conhecer o Senhor ( Oséias 6.3).

Anotações: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

1.3

– Deus não decepciona os que nEle confiam.

Saul como um exímio soldado, acostumado com as batalhas, tenta vestir a Davi com sua armadura e seu capacete de bronze, a fim de lhe proteger. Porém, não obteve sucesso (1Sm.17.39). Em diversas batalhas e nos muitos enfrentamentos, o Senhor viu que Davi depositava sua confiança não na armadura e sei em Deus.

Ponto Chave: Deus se agrada dos que se aproximam dEle com fé e recompensa os que O buscam. (Sl.118.6)

(5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

2 – Vencendo o medo paralisante. (25 minutos)

Há fases em nossa vida que parece que o mundo desabou sobre as nossas cabeças. Com a chegada da pandemia, surgiram outros problemas emocionais, como: Depressão, crises de ansiedades, dores de cabeça, crises financeiras, entre outros. Nunca a indústria farmacêutica ganhou tanto dinheiro como neste período. Tomemos como referencial os soldados de Israel diante de Golias. A crise havia chegado e o que fizeram? Assim como muitos estão fazendo hoje, eles tentavam fugir da realidade e foram paralisados pelo medo (1.Sm17.24)

2.1 – O medo destrói sonhos.

Davi ao ver o gigante não se desesperou, nem tão pouco se entregou ao desânimo. Sua confiança em Deus era tanta que ele procurou o que o rei daria àquele que derrotasse o gigante (1Sm.17.26). O desespero nos tira a motivação e a esperança. Movido por uma fé inabalável, Davi não se furtou de lutar contra o

gigante, pois vivia por fé e não por vista. Ele tinha convicção de que há um deus que cuida de nós. Ponto Chave: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Is.41.10)

Subsidio ao professor

Psicologicamente o medo é pessoal, o que assusta um pode ser indiferente do outro. Existem pessoas com medo de espaços abertos e não saem de casa, têm pessoas que sentem muita ansiedade de entrar

dificuldades, outros têm medo de tarefas como, por exemplo: organizar uma festa, outros têm medo de animais inofensivos, etc. O problema pode não ser a pessoa, situação ou objeto, mas a maneira como a pessoa percebe a situação. Os soldados de Israel confiavam em suas habilidades e sua armadura, enquanto Davi confiava em Deus e no seu Poder. Um bom passo na compreensão do medo pode ser perceber que todos os medos surgem da preocupação a respeito do que poderá acontecer em consequência do evento, e não o evento em si.

Anotações:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2.2 – O diabo tentará te intimidar diante da crise.

(6)

Temos assistido debates a respeito sobre o que fazer na hora da crise? O fator importante para o cristão é não se afastar de Cristo Jesus. Contudo, alguns serão usados pelo inimigo para fazer você se afastar. Temos a certeza de que há um ser indignado por você ter escolhido a santificação. O inferno estava revoltado por Davi estar pronto para defender a nação. Davi ignora a afronta de seu irmão e faz o que era preciso fazer.

Anotações:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2.3 – Nas batalhas, não perca o foco!

Em momentos de crise e agitação, precisamos ser cautelosos com conversas, informações e sugestões. (Sl.1.1). A postura de Davi lembra a importância de mantermos o foco e não nos ocuparmos ou distrairmos com debates e discussões que não acrescentarão em momentos difíceis (1Sm.17.20 – 29).

Ponto Chave: Não desista dos seus sonhos, mesmo que o sofrimento, enfraquecimento ou pessoas digam

que não irá conseguir... não desista dos seus sonhos. Anotações:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

3.

Vencendo gigantes.

(25 Minutos)

Perdemos muitas vezes as batalhas por focarmos os olhares sobre as circunstâncias, para os gigantes, as doenças, as pandemias, a saúde, o desemprego, a solidão. O abandono etc. É nessa hora que nos sentimos sem forças para lutarmos. Contudo, se na hora da crise tivermos pessoas corajosas ao nosso lado, estes nos motivarão a não desistirmos.

Anotações:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(7)

3.1. Davi tinha consciência da realidade.

Quando nos referimos a “gigantes” estamos usando uma simbologia para ilustrar as adversidades que atravessamos em nossas vidas. Como Davi, precisamos ter consciência da realidade da situação. Coragem não significa enfrentar cegamente os desafios.

Ponto Chave: A fé não dá voz a covardia, mas ouve a voz de Deus. (Jr.1.8)

Subsidio ao professor

Fé não é sinônimo de ignorância. Consciência, mas com fé e coragem, pois Deus é pelos seus (Rm.8.31). Aliás, Golias é um desenho de Satanás, que nos afronta todos os dias. Assim como Davi, precisamos ter coragem e fé para encararmos os “gigantes” que surgirem para afrontar o exército do Deus vivo.

(1Sm.17.45). Anotações:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

3.2- Davi venceu, pois teve atitude.

Davi é um exemplo notável de como devemos agir diante dos gigantes que aparecem em nossa vida. Davi não ficou olhando o tamanho do gigante, mas olhou para o tamanho de seu Deus (1Sm.17.48). Davi nos faz ver que quando estamos com a nossa vida alicerçada no Senhor, nada nos faz temer. Todas as crises, pandemias, guerras, serão superadas diante das piores situações (Hc.3.17 e 18).

Ponto Chave: Diante de qualquer “gigante”, tenha a certeza que existe esperança no caos para aqueles que confiam no Senhor.

Anotações:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(8)

3.3 – Davi venceu porque confiou em Deus.

O exército de Israel estava temeroso diante da grave crise que havia se instaurado. Não é difícil perceber que os filisteus haviam selecionado Golias para lutar por eles, pois era um homem extremamente

violento, competente no duelo, além da grande estatura (1Sm.17.32). Entretanto aquela batalha não era de Davi, mas sim do Senhor.

Ponto Chave: Deus sempre faz além do que imaginamos. Diante das crises, tenhamos uma conduta de

busca e dependência no Senhor, pois dEle vem a nossa salvação.

Conclusão: (5 minutos)

Dos menos pretenciosos aos mais arrojados estudos a respeito da vida de Davi, todos concordam que o segredo para ele derrotar os “gigantes” da vida foi sua confiança exclusiva no Deus de Israel.

FONTES DE PESQUISA

http://www.apsicologa.com/2013/09/aprenda-resolver-conflitos-no-casamento.html https://drive.google.com/file/d/1IdNYO7kaffgd9yzTDQkf0ayaI8ppQRnI/view

BIBLIOGRAFIA

Bíblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD Bíblia do Culto - Editora Betel.

Revista BETEL - Lições Bíblicas Adultos. Tema: A Família Natural Segundo os Valores e Princípios Cristãos. Comentarista Bispo Abner Ferreira, 1 Trimestre 2020 - Ano 20 - ano. 114.

_____________________________________________________________________________________ X. Metodologia e Didática.

Querido professor (a), seja um apoiador do Canal Boa Semente, no Youtube e receba os slides de cada plano de aula, além de brindes, estudos e devocionais diários, basta acessar:

(9)

Assista esta vídeo aula da Lição 5 enfrentando as tensões no casamento familiar em:

https://youtu.be/zQFiHIzl1xg

Conheça os livros do pastor Júlio César Café com Deus: os primeiros 50 salmos da

Bíblia em meditações diárias para você:

https://www.amazon.com.br/dp/B079Y8ZVKC

Os 7 Princípios da Liderança

https://www.amazon.com.br/dp/B07DVK6Q5W

Manual da Escola Bíblica Dominical

Referências

Documentos relacionados

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used