• Nenhum resultado encontrado

FRANCINE MACHADO LESSING VIEIRA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA INFERTILIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FRANCINE MACHADO LESSING VIEIRA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA INFERTILIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA."

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

CIEPH

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO HOMEM

FRANCINE MACHADO LESSING VIEIRA

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA INFERTILIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Florianópolis 2011

(2)

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA INFERTILIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Monografia apresentada ao Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Acupuntura.

(3)

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO HOMEM PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ACUPUNTURA

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA INFERTILIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Elaborada por

FRANCINE MACHADO LESSING VIEIRA

COMISSÃO EXAMINADORA:

___________________________________________________

Prof.Marcelo Fabián Oliva, Esp. Orientador/ Presidente de Banca

___________________________________________________

Prof.Cleto Emiliano Pinho, Esp. Membro de Banca

___________________________________________________

Profa.Luisa Regina PericoloErwig, MSC Membro de Banca

(4)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase menstrual ... 25

Tabela 2 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase pós-menstrual ... 26

Tabela 3 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase ovulatória ... 31

Tabela 4 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea – tonificar o Yang do Rim mediante tonificação do Yin ... 35

Tabela 5 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea – tonificar o Yang do Rim mediante promoção do Qi... 35

Tabela 6 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea – tonificar o Yang do Rim mediante nutrição do Sangue ... 36

Tabela 7 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea com estagnação do Qi do Coração e do Fígado ... 36

Tabela 8 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea com estagnação de Sangue ... 37

Tabela 9 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea com Umidade-Fleuma ... 38

(5)

SUMÁRIO RESUMO ...5 1 INTRODUÇÃO ...6 2 FISIOLOGIA REPRODUTIVA ...8 2.1 Fisiologia Feminina ...8 2.1.1 Jing do Rim ...9 2.1.2 Yin do Rim ...9 2.1.3 Yang do Rim ...9 2.1.4 Sangue ...10 2.1.5 Shen ...10 2.1.6 Qi ...11

2.1.7 Vasos Chong e Ren ...11

2.1.8 Vaso Bao e Canal Bao ...12

2.1.9 O ciclo menstrual ...12

2.2 Fisiologia Masculina ...12

3 DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO ...14

4 CONCLUSÃO ...39

(6)

RESUMO

Título: Acupuntura no tratamento da infertilidade: Uma revisão bibliográfica. Autor: VIEIRA, Francine Machado Lessing

Orientador: Marcelo Fabián Oliva

A infertilidade traduz-se em uma problemática crescente na população mundial, fazendo com que casais que sofrem deste problema busquem os mais diversos tratamentos e a acupuntura não se exclui desse cenário. Desta forma, este trabalho tem como objetivo realizar umarevisão bibliográfica basica a respeito do tratamento da infertilidade através da acupuntura, facilitando a atuação do acupunturista neste processo árduo para os pacientes que enfrentam este problema.

Palavras-chave: Acupuntura, Infertilidade, Tratamento, MTC.

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO HOMEM – CIEPH PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ACUPUNTURA

(7)

1 INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define infertilidade como a inabilidade de conceber uma criança. Define também que um casal deve ser considerado infértil se, após um período de dois anos de atividade sexual regular, sem contracepção, a mulher não alcançou a gravidez. A infertilidade é classificada em primária quando não existe gravidez anterior ou secundária quando existe gravidez anterior. A OMS estima que 8 a 15% dos casais têm algum problema de infertilidade. Número este que traduzido para a população mundial significaria que mais de 50 milhões de pessoas sofrem de infertilidade. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que mais de 278 mil casais tenham dificuldade para gerar um filho em algum momento de sua idade fértil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida (IBRRA), atualmente percebeu-se um aumento de 5 a 10% no número de casais inférteis.

Gonçalves (1993), lista algumas causas para este aumento da infertilidade ao longo dos últimos anos, sendo elas:

1. Aumento de doenças sexualmente transmissíveis.

2. Aumento do uso do álcool, maconha e drogas alucinógenas que podem trazer transtornos significativos na espermatogênese e na ovogênese, assim como o aumento da freqüência de abortos, óbitos perinatais e malformações congênitas.

3. Alta incidência de abortos provocados determinando seqüelas sobre a fertilidade feminina, sobretudo no trato canalicular.

4. O casamento tardio por motivo socioeconômico-cultural; a idade parece ser a única variável sociodemográfica objetivamente relacionada á infertilidade.

5. A tendência de casais jovens em postergar a 1ª gravidez utilizando-se de métodos anticoncepcionais como DIU ou a pílula, os quais eventualmente podem ser a causa de doença inflamatória pélvica e disfunção ovulatória respectivamente.

6. A crescente participação da mulher na força de trabalho com possibilidade de ser influenciada por agentes iatrogênicos ambientais. Ainda o estresse, os horários irregulares de trabalho, a dupla jornada e a interrupção dos ritmos circadianos em algumas atividades podem interferir sobre a fertilidade.

7. Dietas para emagrecimento e exercícios físicos inadequados para a terapêutica da obesidade.

(8)

A OMS descreve que os casais inférteis vêem o problema como uma tragédia com conseqüências sociais, econômicas e psicológicas. Em função de toda esta crescente problemática, a procura por tratamentos que realizem o desejo dos casais de terem um filho aumentaram consideravelmente e conseqüentemente os estudos especializados na área também cresceram para atender esta demanda com sucesso considerável nos resultados.

A Medicina Tradicional Chinesa não foi excluída deste cenário e por sua vez a acupuntura, que ganha cada dia mais espaço no mundo ocidental, teve a mídia como aliada para divulgar a sua atuação no tratamento da infertilidade. Mostrando inclusive, um tímido apoio dos médicos ocidentais, ressaltando seus benefícios como coadjuvantes ao tratamento de reprodução assistida.

Um artigo na Folha de São Paulo, em 2005, relatou uma pesquisa, de 2002, em que, o Instituto Alemão Christian-Lauritzen, acompanhou 160 pacientes em tratamento de reprodução assistida. Enquanto 80 receberam acupuntura 25 minutos antes da transferência do embrião, a outra metade não usou o método. No primeiro grupo, 42,5% das mulheres ficaram grávidas. No grupo de controle, a taxa de gravidez foi de 26,3%. Neste mesmo artigo, o médico urologista e acupunturista, Edson Gurkinkel, que realizou um estudo com homens que tinham espermatozóides de baixa qualidade, ressalta que a acupuntura pode ser uma ferramenta para ajudar na reprodução assistida.

Uma revisão de literatura realizada por Chang e colaboradores, em 2002, cita um estudo realizado por Stener-victorin com 24 pacientes com SOP (Síndrome dos ovários policísticos) utilizando a eletro acupuntura para a indução da ovulação, mostrou um aumento de 15% para 66% da ovulação em 3 meses de tratamento. Outra citação foi de Paulus e colaboradores que fizeram um estudo envolvendo 160 pacientes que foram submetidas a tratamento da infertilidade pela reprodução assistida. A acupuntura era realizada 25 minutos antes e logo após a transferência de embriões. Observou-se uma melhora das taxas de gravidez de 26% para 42%.

Além dos estudos relacionados a reprodução assistida Chang também relata o benefício da acupuntura no tratamento da ansiedade e estresse que também são fatores que dificultam o tratamento da infertilidade.

Em virtude deste cenário que favorece a acupuntura como importante ferramenta no tratamento da infertilidade, este estudo tem como objetivo reunir as publicações existentes a respeito do assunto, facilitando a atuação do acupunturista neste processo árduo para os pacientes que enfrentam este problema. Abordando também a fisiologia reprodutiva, a fisiopatologia e as possibilidades de tratamento com acupuntura para os casais inférteis.

(9)

2FISIOLOGIA REPRODUTIVA

2.1 Fisiologia Feminina

Os textos de Medicina Tradicional Chinesa dizem que o Útero, o Coração e o Rim formam o núcleo da atividade reprodutora. Quando utiliza-se o termo útero em MTC refere-se a todas as estruturas reprodutivas: útero, ovários, tubas uterinas e cérvice.

Lyttleton (2006) define que os Rins dominam a reprodução e estocam a essência reprodutora, o Jing. O Yin e o Yang do Rim englobam a influência dos hormônios que regularizam as diferentes fases do ciclo. O Coração abrange a mente e a atividade do hipotálamo e da hipófise, que controlam todo o ciclo. O Útero descreve o lugar onde tudo ocorre.

Apesar de serem considerados o núcleo da atividade reprodutora, estes três órgãos não trabalham de forma independente. Os demais órgãos também são necessários para o correto funcionamento fisiológico.

Jiang (2004) traz a definição de que o Fígado armazena e regula o volume de Xue, com função de aplainar e regular “Mar do Sangue”. Lyttleton (2006) complementa a função do Fígado quando afirma que este é responsável pelo livre fluxo de Qi e, portanto, desempenha papel crítico durante os eventos, envolvendo menstruação e ovulação, ambos envolvem movimento e alteração.

O Baço é a fonte geradora de Qi e Xue, responsável pela essência adquirida, regula ZhongQi (Qi de Jiao Médio) cuja função é de elevar, além de controlar e conter o Xue. (Jiang, 2004)

O Pulmão é responsável pelo Qi do corpo todo; local onde os vasos se convergem, mantém o fluxo livre de água e tem a função de distribuir o Jing (essência), Xue (sangue) e Jin Ye (líquido orgânico). (Jiang, 2004). Pelo fato de governar o Qi, ele pode, deste modo, influenciar algumas condições patológicas, como prolapso do útero, devido a deficiência do Qi, geralmente em conjunção com a deficiência do Qi do Baço. Sua influência sobre a menstruação pode ser vista nos casos em que a tristeza e mágoa a induzem a diminuição do Qi e corta as menstruações. (Maciócia, 2000)

O Estômago está conectado ao útero pelo canal Chong Mai. Realmente, este canal curioso surge do Útero e vai através do Estômago, passando também pelo ponto importante

(10)

do Estômago E30 (Qichong) (Maciócia,2000). O Estômago recebe e macera os alimentos, é fonte geradora de Qi e Xue necessário para as funções do Útero. (Jiang, 2004)

2.1.1 Jing do Rim

Lytleton (2006) define o Jing como a essência reprodutora, sendo que o Jing do Rim é herdado de nossos pais e armazenado nos Rins. A qualidade do Jing determina a nossa disposição genética. O Jing não é apenas um primeiro determinante importante de nossa constituição básica, mas também está diretamente relacionado à nossa capacidade de gerar nossos próprios filhos.

Maciócia (2000) descreve que a essência do Rim é a origem para a formação do Tian Gui (Gui celestial ou água do paraíso), que será substância material do sangue menstrual. O sangue menstrual é chamado Gui celestial porque representa a descida do Gui celestial materializado em água.

O amadurecimento do Tian Gui anuncia o preenchimento do vaso Chong com sangue e do vaso Ren com Qi e o início dos períodos. A qualidade do Tian Gui (e, portanto, do Jing do Rim) é importante para todos os ciclos menstruais que se seguem, assim como na concepção e gestação (Lyttleton, 2006).

Jiang (2004) complementa esta definição quando diz que Tian Gui está presente em ambos os sexos, é uma substância que promove crescimento, desenvolvimento e reprodução.

2.1.2 Yin do Rim

O yin do Rim se relaciona aos gatilhos hormonais os quais estimulam o desenvolvimento folicular, assim como os fatores que mantêm o crescimento e amadurecimento folicular. O conceito de yin do Rim abraça aspectos da função hipofisária, assim como função e estrutura ovariana. O endométrio uterino e suas secreções também refletem a qualidade do yin. A função das glândulas da cérvice nos fornece uma indicação particularmente útil da função do yin, uma vez que produzem uma das manifestações mais facilmente observadas, o muco do período fértil (Lyttleton, 2006).

(11)

O Fogo da Porta da Vida representa o Fogo dentro dos Rins. Em condições fisiológicas, o Fogo da Porta da Vida esquenta o útero e equilibra as influências do yin; isto torna possível a concepção e está relacionado ao desejo sexual. É através do Yang do Rim (e, portanto através do Fogo da Porta da Vida) que o Gui Celestial torna-se vermelho, (isto é, converte-se em sangue) (Maciócia, 2000).

Lyttleton (2006) ressalta a importância do yang na fertilidade, quando começa a ser percebido na ovulação quando o óvulo é liberado do folículo , envolto pelas fimbrias e guiado para a trompa de falópio. A viagem do óvulo pela trompa também é um processo dinâmico. A ação do yang também assegura que as obstruções por muco na trompa sejam dissolvidas para permitir o livre acesso ao útero. Além do momento da fertilização em que a cabeça do espermatozóide penetra no envoltório do óvulo, e o seu DNA se funde com o óvulo.

O yang do Rim realiza uma importante função após a ovulação, quando um óvulo fertilizado alcança o útero e se implanta e se desenvolve. Os chineses atribuíram durante milhares de anos a incapacidade de algumas mulheres engravidarem a um útero frio. Em outras palavras, deficiência do yang do Rim. Atualmente, sabemos que o útero frio é aquele suprido com insuficiente progesterona, o que significa que a implantação e o desenvolvimento inicial do embrião não serão mantidos (Lyttleton, 2006).

2.1.4 Sangue

O sangue tem um importante papel na fertilidade por meio da nutrição do endométrio (camada interna de revestimento uterino), umedecendo-o, tornando-o um local suculento e nutritivo para a implantação de um embrião (Lyttleton, 2006).

O Baço fabrica o sangue que, então, é armazenado no Fígado. Desse modo, embora o Fígado tenha influência primordial na função menstrual, seu sangue é fabricado pelo Baço. Qualquer deficiência do sangue do Fígado em mulheres, geralmente indica que o Baço também está deficiente e precisa ser tonificado (Maciócia, 2000).

2.1.5 Shen

O Shen está relacionado ao (e controlado pelo) Coração. De acordo com a teoria da MTC, o Coração e o Shen têm um papel intergral (com os Rins) no controle da fertilidade (Lyttleton, 2006).

(12)

Lyttleton (2006) diz que a ovulação necessita do Coração albergando a mente (ou Shen). Quando o Coração e o Shen estão estáveis, os pequenos estímulos para os diferentes estágios da menstruação podem ocorrer sem obstáculos.

Maciócia (2000) ratifica a influência do Coração e do Shen na fisiologia feminina quando exemplifica que um choque emocional afetando o Coração pode levar a amenorréia.

2.1.6 Qi

No ciclo menstrual estamos particularmente preocupados com o fluxo de Qipara facilitar o movimento do óvulo do ovário, passando através da trompa de Falópio até o útero, na época da ovulação. Em termos clínicos, é o Qi do Fígado, e seu livre fluxo, que se torna foco de nossa atenção em dois movimentos importantes no ciclo menstrual – a ovulação e a menstruação (Lyttleton, 2006).

O Qi do Fígado tem uma função muito importante de movimentar o sangue pelo Qi. Especialmente na fase pré-menstrual, o Qi do Fígado precisa movimentar o sangue de modo a preparar o período menstrual. Se o Qi do Fígado se estagna, pode causar períodos menstruais irregulares, dismenorréia e síndrome pré-menstrual (Maciócia, 2000).

2.1.7 Vasos Chong e Ren

Os vasos Chong e Ren são de primária importânciano controle do ciclo menstrual e têm relevante papel na concepção e gestação. Ambos os vasos surgem da área entre os Rins e Passam através do útero para o períneo exercendo forte influência sobre o abdome e os órgãos no seu interior (Lyttleton, 2006).

Segundo Maciócia (2000), o canal Chong Mai tem uma profunda influência na menstruação na medida em que ele é o Mar de Sangue. Este canal influencia o suprimento e o movimento próprio do Sangue no útero e controla a menstruação em todos os apectos.

A respeito do canal Ren Mai, Maciócia (2000) diz que este está intimamente relacionado ao útero e todo o sistema reprodutivo feminino, incluindo as genitálias interna e externa. Todos os problemas de cérvix, vagina e vulva estão relacionados ao Canal Ren Mai.

A principal diferença entre o canal Chong Mai e Ren Mai, no que se refere à menstruação , é o fato de que o primeiro controla o Qi e pode ser usado para tonificar e nutrir, enquanto o posterior controla o sangue e, na maioria das vezes é usado para movimentar Qi e sangue e remover obstruções. Dessa forma, o canal Ren Mai tem mais responsabilidade para a

(13)

concepção, fertilidade, menarca, gravidez e menopausa, e o canal Chong Mai para com a menstruação e a maioria das suas irregularidades (Maciócia, 2000).

2.1.8 Vaso Bao e Canal Bao

Os textos de tradução chinesa descrevem um canal que percorre do coração ao útero (vaso Bao) e dos Rins ao útero (canal Bao). É por meio desses canais que o Qi do Coração e o Qi do Rimexercem sua influência sobre os órgãos reprodutores. Essa influência é descrita como abertura e fechamento do útero (Lyttleton, 2006).

Lyttleton (2006) explica que o fechamento do útero é devido especialmente ao Rim. Quando os Rins estão deficientes e não exercem em essa função ocorre o aborto ou pode haver escapes de sangue durante o ciclo menstrual. Por outro lado a abertura do útero é dependente, em particular, do Coração. Por exemplo, por ter o Coração um papel crucial em desencadear a ovulação, se o Qi do Coração estiver estagnado e não puder desempenhar essa função de abertura do útero, não haverá ovulação.

2.1.9 O ciclo menstrual

Segundo Maciócia (2000), na MTC, o ciclo menstrual divide-se em quatro fases: fase menstrual, pós-menstrual, meio do ciclo e pré-menstrual.

Na fase menstrual (cerca de 5 dias) o sangue está se movimentando, contando com o livre fluxo do Qi do Fígado e do Sangue do Fígado.

Na fase pós-menstrual (cerca de 7 dias) o sangue e o yin estão relativamente vazios e os canais Chong Mai e Ren Mai estão exauridos.

Na fase do meio do ciclo (cerca de 7 dias) sangue e yin gradualmente enchem os canais Chong e Ren Mai.

Na fase pré-menstrual (cerca de 7 dias) o Qi Yang sobre e o Qi do Fígado se movimenta como preparação do ciclo. A mobilização do Qi do Fígado é essencial para mover o sangue do Fígado durante o ciclo.

(14)

Os textos sobre infertilidade trazem pouco a respeito da fisiologia reprodutiva masculina, por esta ter uma complexidade inferior comparada a feminina. Tratando-se de fertilidade o protagonista da fisiologia reprodutiva masculina é o espermatozóide.

Segundo Lyttleton (2006), o movimento rápido e dinâmico do espermatozóide representa o yang no interior do yin umedecedor e nutridor do fluido seminal. Quando os médicos praticantes da medicina chinesa estão tratando um distúrbio relacionado ao esperma é importante que ambos os aspectos, yin e yang, sejam levados em consideração, ou seja, tanto o espermatozóide quanto o fluido que o contém.

A exigência básica para total potencial reprodutivo é um forte Jing do Rim e um equilíbrio normal entre o yin e o yang. A maior parte dos casos de infertilidade masculina será diagnosticada como deficiência de yin ou de yang do rim (Lyttleton, 2006).

Assim, como na infertilidade feminina, as únicas exceções à infertilidade por deficiência do Rim ocorrerão se existir obstrução mecânica ou uma condição de umidade-calor, embora esta última geralmente se sobreponha à deficiência de Rim (Lyttleton, 2006).

(15)

3DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico de infertilidade na MTC não difere das técnicas diagnósticas aplicadas às demais queixas que observamos na clínica. As técnicas de diagnóstico são aplicadas de forma holística, a diferença está que neste caso observaremos com maior ênfase as questões reprodutivas, como ciclo menstrual, ovulação e os possíveis exames diagnósticos realizados com este foco. Além disso, nos casos de infertilidade devemos estar atentos ao casal e não somente ao indivíduo que procurou a clínica. O Ministério da Saúde estima que em torno de 40% dos casos de infertilidade sejam por causas femininas; 40% por causas masculinas; 15% é causado por ambos; e 5% tenham causa indefinida. Dessa forma, reafirma-se a importância de fazer o possível para que o casal faça parte do tratamento e não somente uma das partes.

É necessário realizar perguntas detalhadas do ciclo menstrual. Lyttleton (2006) orienta a realização de perguntas quanto a regularidade e extensão do ciclo, a duração do período, a intensidade do fluxo, a aparência (vermelho-vivo, vermelho-escuro, violáceo, mucoso, com coágulos) e as sensações da mulher durante o período (dor abdominal, dor lombar, dor surda ou aguda). Além dessas questões podemos perguntar sobre o período fértil também, se a mulher costuma perceber quando está ovulando (mamas doloridas, dores nos ovários, desconforto genital, muco fértil, qual dia do ciclo percebe, quantos dias após a percepção da ovulação até o início do período).

A partir dessas informações já é possível discernir aspectos de diagnóstico relacionados à estagnação do sangue, ou deficiência de qi ou calor ou frio interno e assim por diante (Lyttleton, 2006).

A Medicina Tradicional Chinesa, como já sabemos, classifica as doenças em síndromes e não em rótulos independentes como faz a Medicina Ocidental. Os autores concordam entre si com a determinação das síndromes que compreendem a infertilidade.

Maciócia (2000) cita um estudo reportado no JournalofChinese Medicine, de Beijing, com 257 casos de infertilidade. Destes 257 casos, eram as seguintes proporções dos vários padrões:

Deficiência de Yang do Rim: 27,63%

Deficiência do Yang do Baço e do Rim: 12,84% Deficiência do Yin do Fígado e do Rim: 11,67% Deficiência do Yin do Rim com Calor vazio: 5,06% Estagnação do Qi do Fígado: 7,39%

(16)

Estase do Sangue: 29,57% Mucos: 3,11%

Frio-Umidade: 2,73%

O autor conclui por esta incidência que 57,20% dos casos são devido a Deficiência do Rim, ou seja, as síndromes de Deficiência do Rim são as responsáveis pela maioria dos casos de infertilidade.

Maciócia (2000) considera as seguintes síndromes de vazio e plenitude como responsáveis pela infertilidade, assim como suas respectivas manifestações clínicas e tratamento por acupuntura:

Vazio

Deficiência do Yang do Rim

Manifestações clínicas

Ciclo menstrual prolongado, o período menstrual tanto pode ser escasso como abundante, dor nas costas, tontura, sensação de frio, depressão, diurese frequente . Língua pálida, inchada e molhada. Pulso profundo e fraco.

Tratamento

Tonificar e esquentar o Yang do Rim, atiçar o Fogo da porta da vida, fortalecer o útero. R13 (Qixue), R3 (Taixi), B23 (Shenshu), B52 (Zhishi), VC4 (Guanyuan), VG4 (Mingmen), P7 (Lieque) direito e R6 (Zhaohai) esquerdo, moxarVC8 (Shenque), Baomen e Zihu (2 cunlateral ao VC4). Todos com método de reforçar; moxa pode ser usada.

Deficiência de Yin do Rim

Manifestações clínicas

Infertilidade de longa data, períodos menstruais adiantados, escassos, com sangue levemente colorido, calor, febre em toda a palma, sudorese noturna, tontura. Língua vermelha sem revestimento. Pulso flutuante-vazio ou rápido-fino.

(17)

Tratamento

Nutrir o Yin do Rim e a essência do Rim. VC4 (Guanyuan), VC7 (Yinjiao), R3 (Taixi), R13 (Qixue), BP6 (Saniynjiao), P7 (Lieque) direito, R6 (Zhaohai) esquerdo, B52 (Zhishi). Todos com método de reforçar. Falando de modo geral, moxa não deve ser usado. Entretanto, se alíngua está vermelha ou somente levemente vermelha e o pulso está muito fino, uma pequena quantidade de moxa (como uma agulha quente) sobre o R3 é benéfica para aumentar o efeito tonificante.

Deficiência de Sangue

Manifestações clínicas

Períodos menstruais escassos, sangue pálido, ciclo menstrual atrasado, cansaço, depressão, tontura, aparência pálida, visão borrada. Língua pálida e fina. Pulso rugoso ou fino.

Tratamento

Nutrir o sangue e a essência, fortalecer o Fígado e os Rins. VC4 (Guanyuan), E36 (Zusanli), BP6 (Saniynjiao), R13 (Qixue), B290 (Pishu), B23 (Shenshu), B17 (Geshu), Zi Gong abdominal (3cun lateral ao VC3). Todos com o método de reforçar: moxa é aplicável.

Plenitude

Frio no útero

Manifestações clínicas

Infertilidade primária, ciclo menstrual atrasado, período menstrual escasso, pequenos coágulos, período menstrual doloroso, gosto amargo com calor, sensação de mais frio durante o período menstrual, face pálida, sensação de frio, dornas costas. Língua pálida, revestimento espesso, branco. Pulso fraco e apertado.

(18)

Esquentar e tonificar o Yang do Rim, esquentar o útero, dispersar o frio. VC2 (Qugu), VC4 (Guanyuan), VG4 (Mingmen), R7 (Fuliu), B23 (Shenshu), VC7 (Yinjiao). Todos com o método de reforçar; moxa pode ser usada.

Umidade no Aquecedor Inferior

Manifestações clínicas

Ciclos menstruais irregulares, ciclo menstrual demorado, dor no meio do ciclo menstrual, descarga vaginal, infertilidade de longo tempo, adesões, obesidade, sensação de peso. Língua com revestimento grudento. Pulso escorregadio.

Tratamento

Resolver a umidade, remover as obstruções dos canais Ren Mai e Chong Mai. VC3 (Zhongji), Zigong (3cun lateral ao VC3), E28 (Shuidao), BP9 (Yinlingquan), BP6 (Saniynjiao), VC9 (Shuifen), P7 (Lieque) direito, R6 (Zhaohai) esquerdo, E30 (Qichong), R14 (Siman), B32 (Ciliao). Para umidade-calor no Aquecedor Inferior com outros sintomas do canal Daí Mai usar VB41 (Zulinqi) direito e TA5 (Waiguan) esquerdo, mais VB26 (Daimai), B32 (Ciliao) e VC4 (Guanyuan), em combinação, com estimulação elétrica.

Calor no Sangue

Manifestações clínicas

Períodos menstruais adiantados (ciclo menstrual curto) acima de duas vezes ao mês. Fluxo abundante, sensação de calor durante o período menstrual, inquietude mental. Língua vermelha. Pulso rápido e transbordante.

Tratamento

Refrescar o sangue, regular os períodos menstruais. IG11 (Quchi), BP10 (Xuehai), R2 (Rangu), F3 (Taichong), BP6 (Sanyinjiao), MC3 (Quze), B17 (Geshu), VC4 (Guanyuan), P7

(19)

(Lieque) direito, R6 (Zhaohai) esquerdo. Todos com método de redução ou de nivelamento sem moxa.

Estagnação do Qi

Manifestações clínicas

Períodos menstruais irregulares, tensão pré-menstrual, períodos menstruais dolorosos, distensão das mamas, irritabilidade. Língua cor normal ou levemente vermelha nos lados; se a estagnação do Qi surge da deficiência do sangue, os lados devem ser pálidos. Pulso em corda; se a estagnação do Qi surge da deficiência do sangue, ele pode ser rugoso.

Tratamento

Mover o Qi, eliminar a estagnação, serenar o Fígado, regular os períodos menstruais. F3 (Taichong), VB34 (Yanglingquan), TA6 (Zhigou), MC6 (Neiguan), VC6 (Qihai), VC4 (Guanyuan), R14 (Siman), BP4 (Gongsun) direito e MC6 . Todos com método de redução ou de nivelamento.

Estase do Sangue

Manifestações clínicas

Períodos menstruais irregulares e dolorosos, sangue escuro com coágulos, irritabilidade, comportamento maníaco, dor abdominal. Língua púrpura. Pulso em corda ou rugoso.

Tratamento

Revigorar o sangue, eliminar a estase, serenar o Fígado e o canal Chong Mai, regular os períodos menstruais. F3 (Taichong), VB34 (Yanglingquan), B17 (Geshu), BP10 (XUehai), BP6 (Sanyinjiao), MC6 (Neiguan), TA6 (Zhigou), VC6 (Qihai), VC4 (Guanyuan), BP4 (Gongsun) direito e MC6 (Neiguan) esquerdo, R14 (Siman), E29 (Guilai), R6 (Zhaohai) direito e P7 (Lieque) esquerdo. Todos com o método de redução ou de nivelamento.

(20)

Tian (1997) discorre a respeito da infertilidade feminina considerando que a maioria dos casos de infertilidade é devido a deficiência congênita.Todavia, a invasão do frio patogênico exógenoretido no útero pode causar estagnação do frio e estase sanguínea assim como obstrução dos colaterais uterinos. Alémdo mais, a má função do baço no transporte e transformação assim como a dieta habitual de alimentação oleosa egordurosa traz retenção de umidade-flegma no interior, levando à deterioração do mecanismo do Qi e à obstrução doscolaterais uterinos. A obstrução é assim o principal obstáculo para a gravidez.

Tian (1997) considera as seguintes síndromes:

Infertilidade devido à Deficiência dos Rins

Sintomatologia

Menstruação irregular, e o fluxo escasso de cor vermelho-clara. Éacompanhada de lassitude geral, tontura, zumbido, desconforto na região lombar e nos joelhos, língua pálida comsaburra branca, e pulso filiforme profundo ou pulso lento profundo.

Tratamento

Tonificar o Qi dos rins e regularizar os Canais Chong e Ren, usando, principalmente, pontos do Canal do Baço e do Canal dos Rins.

Prescrição

Shenshu (B23), Mingmen (VG4) e Taixi (R3) tonificam a essência dos Rins e do Sangue, aquecemo Yang dos Rins e revigoram o Qi primordial. Sanyinjiao (BP6), o ponto de interseção dos três Canais Yin do pé, podefortalecer o Baço e regularizar a menstruação e reforçar o Fígado e os Rins. Acrescentar Yongquan (R1) para tontura e vertigem.

Infertilidade devido à Deficiência do Sangue

(21)

Fluxo escasso de menstruação vermelho-clara em ciclos atrasados. Éacompanhada de aparência lívida, tontura, palpitação, lassitude geral, língua pálida com pouca saburra, epulso filiforme profundo.

Tratamento

Tonificar o Qi e o Sangue e regularizar os Canais Chong e Ren usando pontos, principalmente, doCanal Ren. O Canal do Estômago e do Canal do Baço.

Prescrição

Qihai (VC 6), o ponto de interseção do Canal Ren e dos três Canais Yin do pé, podem revigorar oQi primordial e aquecer o Yang dos Rins. Zusanli (E 36) e Sanyinjiao (BP 6) podem fortalecer o Baço e o Estômago, afonte para prover a energia adquirida, reabastecer o Fígado e os Rins a fim de ativar a função dos Canais Chong e Ren.Zigong (Ex-CA l), significando o útero, é um ponto empírico para tratar a infertilidade. AcrescentarShenmen (C7) e Neiguan (PC6) para tontura e palpitação.

Infertilidade devido a Frio no Útero

Sintomatologia

Esta espécie de infertilidade pode ainda ter menstruação normal embora algumas vezes o ciclo seja prolongadocom fluxo de cor vermelho-escura com coágulos. O fluxo é freqüentemente diluído. É acompanhado de membros frios, dor de frio no abdômen inferior aliviado pelo aquecimento, descarga freqüente de urina profusa, língua pálida comsaburra branca, e pulso lento profundo.

Tratamento

Aquecer os Canais e colaterais e expulsar o frio usando pontos, principalmente, do Canal Ren, doCanal Du e do Canal do Estômago.

(22)

VC4 é selecionado para aquecer o jiao-inferior e o útero, revigorar o Qi primordial e tonificar aessência e o sangue a fim de expulsar o frio patogênico do abdômen. Zusanli (E36) pode fortalecer o Baço e o Estômago a fim de ativar a fonte para prover a energia adquirida. VG4 aquece o Yang dos Rins e regulariza a menstruação. Zigong (EX-CA 1) é um ponto empírico para tratar a infertilidade.AcrescentarGuilai (E29) para o fluxo menstrual atrasado.

Infertilidade devido à Retenção da Umidade-flegma

Sintomatologia

Esta espécie de infertilidade envolve uma constituição física obesa, ciclo menstrual prolongado ou mesmoamenorréia e descarga profusa de leucorréia pegajosa. É acompanhada de aparência pálida, tontura, palpitação, saburrada língua viscosa e branca, e pulso escorregadio mole.

Tratamento

Eliminar a umidade, dissolver a fleuma, ativar a circulação do Qi e regularizar a menstruação usandopontos principalmente do Canal Ren, do Canal do Baço e do Canal do Estômago.

Prescrição

VC3 e Qichong (E30) são selecionados para ativar o Qi e regularizar a menstruação. Diji (BP8)pode fortalecer o Baço e eliminar a umidade. Fenglong (E40), o ponto Luo-conector do Canal do Estômago, tem o efeitode fortalecer o Baço, remover a umidade e dissolver a fleuma. Sanyinjiao (BP6), o ponto de cruzamento dos três CanaisYin do pé, tem a função de fortalecer o Baço, reabastecer o Fígado e os Rins, regularizar o Qi e ativar os Canais Chong eRen. O uso dos pontos acima pode conjuntamente atingir o objetivo de remover a umidade e a fleuma e regularizar o Qie a menstruação. AcrescentarNeiguan (PC6) para tontura e palpitação.

(23)

Jiang(2004) considera que as causas de infertilidade podem ser ShenXu (Deficiência do Rim), XueXu (Deficiência do Sangue), BaoHan (Frio no útero) ou TanYu (Estase e mucosidade).

ShenXu (Deficiência do Rim)

Constituição enfraquecida, ShenQi deficiente, fraqueza de Chong Mai e Ren Mai, o útero perde a nutrição, não consegue conter Jing, por isso não engravida.

Sintomatologia

Irregularidade menstrual, com fluxo menstrual reduzido, de coloração pálida. Indisposição, adinamia, tontura e zumbido, fraqueza lombar e dos joelhos. Língua pálida com revestimento fino e esbranquiçado. Pulso Profundo, fino e sem força.

Tratamento

Tonificar ShenQi, regular Chong e Ren Mai. Usar Rim e Shu dorsal.

BuFa (Em Suplementação), mais Jiu (moxa)

Prescrição

B23 (Shenshu), R13 (Qixue), R2 (Rangu) – Tonificar o ShenQi , regular Chong e Ren Mai para conter Jing

VC4 (Guanyuan) – Tonificar o Shen, regular o Qi, recuperar Yang e tonificar Chong e Ren Mai, regular o útero.

VG20 (Baihui) e R3 (taixi) para tontura e zumbido

Yao yen , R10 (yingu) para fraqueza lombar e dos joelhos

XueXu (Deficiência de Sangue)

Deficiência de Jing e Xue, com fraqueza de Chong e Ren Mai, o útero perde a nutrição, por isso, causa infertilidade.

(24)

Sintomatologia

Fluxo menstrual diminuído, de cor pálida, com irregularidade ou atraso menstrual, face amarelada sem brilho, fraqueza, adinamia, tontura, palpitação. Língua pálida. Pulso profundo e fino

Tratamento

Tonificar Jing e Xue, regular Chong e Renmai Usar Renmai, PangGuang e Wei.

BuFa (Em Suplementação), mais Jiu (moxa)

Prescrição

VC4 (Guanyuan) – É a interseção de Ren Mai com o s três meridianos yin do pé, fortalece Shen, regula Qi, recupera Yang, tonifica JingXue.

BP6 ( sanyinjiao), E36(zusanli), BP9 (yinlingquan) – Tonificam Pi e Wei para gerar mais Qi e Xue.

Zigong – é o ponto de experiência para tratar a infertilidade. BP10 (Xuehai) para sensação de calor

VG20 (Baihui) e C7 (Shenmen) para tontura e palpitação

BaoHan (Frio no Útero)

Por redução de Huo (fogo) de mingmen, o frio se aloja no útero, causando infertilidade.

Sintomatologia

Atraso menstrual, com fluxo de consistência aquosa, de cor enegrecida, dor e sensação de frio em baixo-ventre, aspecto de frio, com membros frios; ou se apresenta com fraqueza lombar e dos joelhos, urina abundante e de cor clara.Língua pálida com revestimento fino e esbranquiçado.Pulso profundo e lento.

(25)

Tratamento

Aquecer o útero, eliminar o han (frio) Usar renmai, Du mai e PI

BuFa (Em Suplementação), mais Jiu (moxa) Prescrição

VC2 (qugu) e VG4 (mingmen) – aquecer o útero, eliminar o han

VC6 (qihai) – usar jiu para fortalecer yang, aquecer mais o útero e eliminar o han. E25 (tianshu) e E29(guilai) – atraso menstrual

B23 (shenshu) e yaoyen? – fraqueza lombar e de joelhos

TanYu (Estase e mucosidade)

QiZhi (Estagnação de Qi) e XueYu (Estase de sangue) favorecendo geração interna de Tan (Mucosidade) e Shi (umidade). A mistura de Tan e Yu (estase) o útero causando a infertilidade.

Sintomatologia

Atraso menstrual, com alteração de fluxo normal, apresenta coágulos. Dor e distensão intercostal, irritabilidade e ira sem causa aparente, ou obesidade, tontura e palpitação, com corrimento esbranquiçado abundante e viscoso.Língua de coloração escura ou com equimose.Pulso áspero.

Tratamento

Eliminar Tan e desfazer Yu Usar Ren Mai, Pi e Wei. XieFa (Em redução)

Prescrição

VC3 (zhongji), E30 (qichong), R14 (siman) – Os três juntos regulam Qi e a menstruação, ativam Chong e Ren Mai.

(26)

BP6 (sanyinjiao) – Tonificar Pi, harmonizar Xue e desfazer a estase. E40 (fenglong) – Tonificar Pi e eliminar Tan.

BP8 (diji) – Alteração do fluxo menstrual

F3 (taichong), MC6 (neiguan) – Dor e distensão intercostal B33 (zhongliao) – Leucorréia abundante

Lyttleton(2006) divide o tratamento de acordo com as fases do ciclo menstrual. Destacando que o tratamento pode ser iniciado em qualquer fase do ciclo, mas deve durar de três a seis ciclos completos. Para cada fase são destacados alguns pontos gerais para serem escolhidos pelo acupunturista, além das síndromes específicas, exceto a fase menstrual que possui apenas os pontos gerais.

Fase menstrual

Tabela 1 - Pontos de acupuntura utilizados no tratamento da infertilidade: fase menstrual

Objetivo do tratamento Pontos de acupuntura

Abrir o útero e estimular um forte movimento

descendente e um fluxo menstrual livre e completo IG4 com BP6

Moderar essa ação e manter o Qi VC6

Tratar todos os aspectos do Sangue, tanto seu movimento quanto sua nutrição e o controle da extensão do sangramento, se houver Calor

BP10

Remover obstruções ao fluxo de Sangue BP8 (ponto Xi-fenda do canal do

Baço)

Fazer o Sangue circular R14 (o ponto mais importante no

canal Chong para a circulação do Sangue)

Regular o Qi no útero e moderar a ação descendente do

BP6 Tituo

Regular o Qi no Jiao inferior B25 E B30

Regular o Qi especificamente no útero B32

Regular o Qi, especialmente se houver dor lombar em

(27)

Fazer o Sangue circular livremente, aliviar dor e acalmar

a mente CS5

Fase pós-menstrual

Tabela 2 - Pontos de acupuntura* utilizados no tratamento da infertilidade: fase pós-menstrual

Objetivo do tratamento Pontos de acupuntura

Equilibrar os vasos Ren e Chong no início do ciclo Selecionar entre VC7, R5, R8, R13

Influenciar a atividade do vaso Chong BP4, E30

Estimular a produção de Sangue E36, F3 E BP10

Enfatizar o desenvolvimento do Yin do Rim Selecionar entre R3, R5, R6, BP6, B23, VC4

Influenciar o Jing do Rim E27

Regular o Qi nos órgãos reprodutores e tonificar os

Rins Baliao

*Utilizar método neutro para puntura dos pontos

Deficiência de Yin do Rim

Manifestações clínicas

Energia de baixa qualidade ou baixas reservas de energia, fraqueza ou dor lombar, alguma dificuldade de micção, olheiras, agitação ou ansiedade, dificuldade de obter boa qualidade de sono, ruborizar facilmente, necessidade frequente de ingerir líquido, pele e cabelos secos, fluxo menstrual escasso, porém se houver calor acometendo o sangue o fluxo pode ser abundante e vermelho vivo. Línguas secas e pequenas, e geralmente vermelhas com pouca saburra. Pulso fraco, principalmente nos níveis profundos ou com a impressão de flutuante superficialmente sob a pele. Se houver calor por deficiência de Yin o pulso será rápido.

(28)

R2 (Rangu) se houver calor por deficiência de Yin do Rim, R6 (Zhaohai). VC4 (Guanyuan)e R3 (Taixi) tonificam tanto o yin quanto o yang. R3 e R6 com a técnica de tonificação e R2 com técnica de regulação.

Deficiência de Yang do Rim

Manifestações clínicas

A deficiência de Yang do Rim reflete uma tendência constitucional ou ocorre: - Após invasão do corpo pelo frio

- Se o corpo estiver sobrecarregado, ou

- Há muito tempo com deficiência de Yin do Rim ou deficiência de Qi ou estagnação do Qi do Coração ou do Fígado.

Energia de baixa qualidade ou baixas reservas de energia, fraqueza ou dor lombar, alguma dificuldade de micção, olheiras, edema, excesso de peso, facilidade para engordar, letargia, libido e motivação geral diminuídos, lombalgia, algumas vezes acompanhada de dor nos joelhos e pernas, que agravam no tempo frio. Geralmente há diarréia e lombalgia imediatamente antes, ou no início, do período menstrual. A dismenorreia pode ocorrer caso o Yang seja insuficiente para direcionar o fluxo de sangue. Os médicos chineses acreditam que os coágulos no fluxo menstrual, que são compostos muito mais de tecido que de sangue, também indicam deficiência do Yang do Rim. Língua pálida e aumentada. Pulso lento e profundo.

Tratamento

B23 (Shenshu), VC3 (Zhongji), B32 (Ciliao).VC4 (Guanyuan), R3 (Taixi) tonificam tanto yin como yang. As técnicas de reforço e com moxa são aplicáveis em todos os pontos.

Deficiência de Yin e Yang do Rim

Manifestações clínicas

Frequentemente tanto Yin como o Yang do Rim são deficientes. Nesse caso, não existirão sintomas clínicos muito óbvios de um ou do outro – em outras palavras, o

(29)

desequilíbrio tende a cancelar-se mutuamente, de maneira que não há excesso relativo de nenhum dos dois, ou algumas vezes haverá uma confusa mistura dos sintomas de deficiência do Yang do Rim, tais como letargia com língua pálida e aumentada.

O diagnóstico será geralmente de deficiência de Yin e Yang do Rim, quando uma mulher se apresentar com infertilidade caso:

- Esteja já saindo da casa dos 30 anos de idade ou mais velha.

- Tem poucos, se tiver algum, sintomas de deficiência do Rim além da infertilidade. - Não apresentar nenhuma outra razão conhecida para ter dificuldade em engravidar. A língua pode ser pálida e aumentada ou vermelha e seca. Pulso em pena de pássaro e pode apresentar características de deficiência de Yin ou de Yang.

Deficiência de Jing do Rim

Manifestações clínicas

Energia de baixa qualidade ou baixas reservas de energia, fraqueza ou dor lombar, alguma dificuldade de micção, olheiras, distúrbios óbvios em desenvolvimento nos órgão reprodutivos ou pouco desenvolvimento dos sinais sexuais secundários, assim como o desenvolvimento das glândulas mamárias, funcionamento ovariano inadequado, mesmo que os ovários pareçam normais. A puberdade pode ser tardia e a ovulação pode ser irregular; algumas vezes o único sinal é incapacidade dos ovários em responder às drogas de fertilização. Ciclo irregular ou ausente. Língua pálida. Pulso deficiente e em pena de pássaro.

Tratamento

E27 (Daju), B23 (Shenshu), VC4 (Guanyuan), R12 (Dahe)

Estagnação de Qi do Coração

Manifestações clínicas

Palpitações, ansiedade, insônia ou em situações mais graves, histeria e neurose extrema. História de ovulação irregular ou anovulação com razões para se pensar em uma causa emocional. Fatores emocionais que tenham precipitado a amenorreia. Estes fatores podem ser recentes, tais como um choque ou aborrecimento repentino, ou mais crônicos, tais

(30)

como viver sujeita a extrema ansiedade ou agitação. Também podem datar de anos atrás: por exemplo, durante a puberdade, quando o estresse emocional pode afetar profundamente o funcionamento incipiente dos vasos Chong e Ren, assim que eles iniciam seus papéis reprodutivos. Os testes de sangue devem demonstrar que a hipófise está produzindo FSH ou LH, a menos ou em excesso e os níveis de estrogênio devem estar baixos. A língua pode apresentar a ponta vermelha. Pulso áspero ou tenso na posição distal à esquerda ou como em pena de pássaro nessa posição.

Tratamento

C5 (Tongli), C7 (Shenmen), CS6 (Neiguan), CS7 (Daling), F2 (Xingjian).Estes pontos podem ser aplicados com leve técnica de redução, caso a paciente não esteja muito ansiosa.

Estagnação do Sangue

Manifestações clínicas

Do ponto de vista da MTC, o ciclo menstrual será adversamente perturbado pela estagnação de sangue, caso em que o vaso Chong não será preenchido livremente, e não se esvaziará adequadamente. A função do Coração, que controla a circulação do sangue, também estará comprometida.

Problemas com o vaso Chong se refletirão em problemas com o endométrio. Por exemplo, a maneira pela qual o endométrio se forma e descama pode ser perturbada – existirão coágulos no fluxo menstrual e sua eliminação pode ser incompleta, seguida de escape sanguíneo. Ou, ainda, pode haver eliminação de implantes endometriais na cavidade pélvica, caso a mulher apresente endometriose. Os problemas de Coração estarão associados à hipófise, que pode enviar sinais irregulares ou errados ao ovário, ou nenhum dos dois.

A estagnação do Sangue geralmente determina dor referida localizada. O fluxo menstrual apresenta coágulos e é eliminado com dificuldade. A estagnação estará geralmente associada a massas substanciais ou tumorações. Em termos clínicos essa categoria de infertilidade geralmente descreve uma obstrução em algum local do trato reprodutivo ou nas glândulas que o controlam. A endometriose, os fibromas ou pólipos uterinos, obstruções das trompas de Falópio, cistos e tumores ovarianos e tumores de hipófise caem todos nessa categoria. A língua pode apresentar uma tonalidade violácea ou algumas áreas violáceas. O

(31)

pulso pode ser áspero ou tenso, se houver dor. Geralmente é mais fácil detectar qualquer patologia associada, como deficiência do Rim ou Umidade-Fleuma, do que detectar diretamente a estagnação do Sangue pelo pulso.

Tratamento

R14 (Siman), VC3 (Zhongji), BP12 (Chongmen), E29 (Guilai), F5 (Ligou), BP8 (Diji). Utilizam-se técnicas de redução ou de regularização nesses pontos.

Acúmulo de Umidade-Fleuma

Manifestações clínicas

Assim como a estagnação de Sangue, o acúmulo de Umidade-Fleuma descreve um fenômeno complexo (único da MTC), que inclui a solidificação dos fluidos em determinados locais ou em determinados sistemas de maneira que suas funções sejam interrompidas. Ao considerar as causas de infertilidade, tal disfunção pode ser encontrada na hipófise, ovários , útero ou trompas de Falópio, levando a tumores de hipófise, cistos de ovário, congestão do endométrio ou obstrução ou edema de trompas.

Em situações normais, o muco nas trompas é apenas o suficiente para primeiramente cobrir as paredes e só depois as tornar deslizantes, para fazer com que o embrião pare de escavar e penetrar nelas e, no istmo, onde o muco é mais espesso, atrasar a celulares. Contudo, nos cenários patológicos, a Umidade pode obstruir completamente a trompa e não permitir a passagem do óvulo ao istmo ou do zigoto (se houve a concepção) ao útero. Também pode recobrir e aderir às fímbrias na extremidade das trompas, ou até mesmo do próprio ovário, impedindo que o óvulo seja liberado ou capturado pela trompa. Há alguma evidência de que isso ocorra nos casos de endometriose. A síndrome do ovário policístico geralmente se enquadra nessa categoria, assim como algumas patologias, tal como a hidrossalpinge.

A Umidade-Fleuma em geral se desenvolve secundariamente a outras patologias, como a deficiência do Yang do Rim, a estagnação do Qi do Fígado ou ainda a estagnação do Sangue. Por essa razão, geralmente se manifestam clinicamente como uma mistura de sintomas que refletem as várias patologias.

(32)

Em alguns casos, entretanto, o acúmulo de Umidade-Fleuma consiste simplesmente no resultado da ingestão excessiva de alimento gorduroso e doce. Aos poucos, o sistema digestivo corporal é acometido por tal dieta e tenderá a digerir menos o alimento e os fluidos, até que as gorduras ou os depósitos de muco comecem a acometer os órgãos e suas funções. Portanto, a Umidade-Fleuma está geralmente associada a obesidade, ou pelo menos a uma tendência a ganhar peso.

Os períodos menstruais se tornarão escassos e espessados ou mucosos, podendo ocorrer em longos intervalos irregulares. A língua será geralmente coberta por uma saburra espessa ou gordurosa, caso a Umidade esteja localizada isoladamente no trato reprodutivo pode não se mostrar em nível de língua. O pulso na condição de Umidade-Fleuma é tipicamente deslizante e cheio; entretanto, caso o acúmulo da Umidade-Fleuma seja isolado e um local discreto (por exemplo, uma trompa de Falópio), pode ser que não se perceba no pulso. Caso a deficiência do Yang do Rim ou a estagnação do Qi do Fígado sejam as causas de contribuição para a Umidade-Fleuma, as características desses estados podem então ser percebidas em nível de pulso em vez da Umidade-Fleuma.

Tratamento

VB26 (Daimai), BP5 (Shangqiu), B28 (PangGuangshu), VC6 (Qihai). Utiliza-se técnica de regularização. Utiliza-se técnica de regularização.

Fase do meio do ciclo ou ovulação

Tabela 3 - Pontos de acupuntura* utilizados no tratamento da infertilidade: fase ovulatória

Objetivo do tratamento Pontos de acupuntura

Regular o Qi na área dos ovários e trompas de Falópio Selecionar entre R13, R14, BP13, E28, E29,

Zigong Fazer circular o Qi no canal do Fígado, que passa através da região

lateral do abdome F3 e F5

Promover a ovulação mediante regularização do Qi e do Sangue R5 e R8

Melhorar a função e estabilizar as emoções R4

(33)

no período da ovulação pela influência no canal Dai, assegurando que as trompas de Falópio não sejam obstruídas pelo excesso de secreções

Promover a circulação do Sangue durante a ovulação, caso exista

alguma dúvida acerca da desobstrução tubária BP8

Promover a circulação de Sangue e a função do Baço como um intermediário entre o Coração e os Rins (ou seja, o vaso Bao e o canal Bao)

BP6

Acalmar o espírito e influenciar o vaso Bao C5 e CS5

Acalmar ainda mais a mente C7 e CS6, Yintang

Regular o Qi do Coração e dispersar Calor no Sangue que pode

surgir como escape de sangue no meio do ciclo CS4

*Utilizar pontos locais e na perna com método de dispersão leve e método neutro com pontos do punho. A seleção de pontos no abdome ou dorso pode ser orientada por meio de sensações ou dor.

Deficiência de Yin do Rim

Tratamento

R6 (Zhaohai). VC4 (Guanyuan)e R3 (Taixi) tonificam tanto o yin quanto o yang. Utilizando-se a técnica de reforço.

Deficiência de Yang do Rim

Tratamento

B32 (Ciliao),VC4 (Guanyuan), VC6 (Qihai), E29 (Guilai). Utiliza-se método de reforço e moxa.

Deficiência de Jing do Rim

Tratamento

(34)

Estagnação de Qi do Coração

Tratamento

Escolha de pontos da Tabela 3 que enfatizem a circulação do Qi nas trompas de Falópio, para assegurar que não haja tensão ou constrição nesses delicados músculos, ou seja, escolha pontos abdominais locais e pontos do canal do Fígado. Além disso, escolha pontos que acalmem a mente e clareiem o vaso Bao, isto é, pontos nos canais do Coração e da Circulação-Sexo, o Yintang e o R4 (Dazhong). Utilizar um método neutro ou de redução.

Estagnação de Qi do Fígado

Manifestações clínicas

O Fígado, assim como o Coração, é influenciado pelas emoções; portanto a estagnação do Qi do Coração como a do Qi do Fígado podem ocorrer em associação. Entretanto, a estagnação do Qi do Fígado se manifesta de maneiras sutilmente diferentes, podendo determinar sintomas em épocas diferentes no ciclo menstrual. O estresse obstrui facilmente o livre fluxo de Qi e, uma vez que o canal do Fígado atravessa a pelve, e especialmente os órgãos reprodutores, pode assim perturbar o ciclo menstrual. O estresse emocional na época da ovulação pode impedir a liberação do óvulo. Também é possível que o estresse reduza a liberação de hormônio a um nível em que só haja apenas produção suficiente de LH para luteinizar o folículo, de maneira que se comporta como se a ovulação ocorresse, mas de fato não ocorreu. Essa situação, conhecida como folículo luteinizado não rompido, pode conduzir a uma fase lútea curta e é mais encontrada em mulheres com ciclos irregulares ou endometriose.

O estresse na época da ovulação também pode levar à tensão dos finos músculos das trompas de Falópio e contrair-se tanto que o óvulo/zigoto não é capaz de encontrar a passagem para o útero. Da mesma forma, a tensão no útero, cérvice e trompas não ajuda na trajetória do esperma na sua busca. Os efeitos da estagnação do Qi do Fígado são proeminentes antes da menstruação, uma vez que nesse ponto a alteração precisa ser negociada livremente – caso o Qi do Fígado não esteja circulando livremente, tais alterações trazem consigo sintomas que incomodam ou perturbam. A resposta corporal pode ser

(35)

irritabilidade, dolorimento das mamas, inchaço ou cefaleias na semana antecedente ao período menstrual.

Embora o estresse emocional seja a causa mais comum de estagnação do Qi do Fígado, isso também pode ser determinado pelo uso prolongado de drogas (prescrição ou ocasional), incluindo a pílula contraceptiva.

Quando a estagnação do Qi do Fígado é prolongada ou grave, ascende o Fogo do Fígado. Isso traz mais irritabilidade a ponto de chegar à raiva descontrolada. Também podem ocorrer cefaleias com congestão sanguínea de conjuntiva ocular. O Fogo do Fígado frequentemente alimenta o Fogo do Coração (de acordo com o ciclo dos Cinco Elementos) trazendo consigo desequilíbrios emocionais mais graves. A língua apenas registra a estagnação, caso se transforme em Fogo ou estagnação do Sangue, quando ela se torna vermelha ou violácea, respectivamente. O pulso tende a estar em corda quando há estagnação do Qi do Fígado, especialmente do lado esquerdo na posição central.

Tratamento

C5 (Tongli), C7 (Shenmen), CS6 (Neiguan), CS7 (Daling), F2 (Xingjian)

Estagnação do Sangue

Tratamento

R14 (Siman), E28 (Shuidao), R5 (Shuiquan), BP8 (Diji), E29 (Guilai), F8 (Ququan), BP10 (Xuehai), B17 (Geshu) e selecionar demais pontos da Tabela 3. Utilizar método de redução.

Acúmulo de Umidade-Fleuma

Tratamento

Selecionar pontos da Tabela 3 enfatizando pontos do canal do Baço e do vaso Dai, acrescentando B28 (PangGuangshu), B22 (Sanjiaoshu), VB27 (Wushu), VB28 (Weidao), BP9 (Yinlingquan), R7 (Fuliu), E29 (Guilai) com moxa. Utilizar método neutro ou de redução.

(36)

Fase lútea ou pós-ovulação

Segundo Lyttleton (2006), nesta fase o foco principal é a tonificação de yang do Rim para adequada implantação do embrião. Esta tonificação é realizada em 3 métodos:

Método A – Promover o Yang do Rim por meio de tonificação do Yin.

Tabela 4 - Pontos de acupuntura* utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea – tonificar o Yang do Rim mediante tonificação do Yin

Objetivo do tratamento Pontos de

acupuntura

Tonificar o Yang do Rim VC2

Tonificar o Yin e o Yang do Rim VC4

Regular o Qi no útero e manter boa flexibilidade nas paredes (utilizar

apenas na primeira semanas após a ovulação) VC5

Regular a atividade dos vasos Chong e Ren e facilitar a alteração na

atividade deles no início dessa fase (utilizar somente após a ovulação) VC7

Acalmar a mente se houver agitação (não aprofundar agulha) VC15 (ponto Luo do vaso Ren) Estimular o desenvolvimento do Yang do Rim por meio da tonificação

do Yin do Rim R3, R6 e B23

*Utilizar método de tonificação. Os pontos em baixo ventre devem ser evitados ou utilizados com grande cautela na semana anterior ao período menstrual.

Método B – Tonificar o Yang do Rim por meio de promoção do Qi

Tabela 5 - Pontos de acupuntura* utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea – tonificar o Yang do Rim mediante promoção do Qi

Objetivo do tratamento Pontos de acupuntura

Tonificar o Qi do Baço e do Estômago Selecionar entre VC12, VC6,

E36, E25, B20, BP6

Sustentar o desenvolvimento do Yang do Rim VC4, R3, B23

Regular o Qi no canal Ren e abdome (utilizar apenas na

primeira semana após a ovulação) VC5

*Utilizar método de tonificação. Os pontos abdominais devem ser evitados ou utilizados com grande cautela na semana anterior ao período menstrual.

(37)

Método C – Tonificar o Yang do Rim por meio de nutrição do Sangue

Tabela 6 - Pontos de acupuntura* utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea – tonificar o Yang do Rim mediante nutrição do Sangue

Objetivo do tratamento Pontos de

acupuntura

Influenciar diretamente a formação de Sangue B17, BP10

Melhorar a formação de Sangue mediante Yang do Rim R5

Sustentar o papel do Estômago e do Baço na produção e distribuição

de Sangue E36, VC12 e BP6

Sustentar o Yin e o Yang do Rim e tonificar o Qi e nutrir o sangue de

todos os Zang VC4

*Utilizar método de tonificação. Os pontos em baixo ventre e do canal do Baço não são geralmente utilizados na semana imediatamente anterior ao período menstrual.

Apesar da grande importância da tonificação do Yang do Rim, podem ocorrer outras condições que devem ser tratadas durante a fase lútea.

Deficiência de Yin do Rim

Selecionar pontos da Tabela 4 e enfatizar os pontos que tonificam o Yin do Rim e dispersam o Calor. Por exemplo, R2 e R6.

Deficiência de Jing do Rim

Selecionar pontos da Tabela 4; a moxa pode ser utilizada no VC4.

Estagnação do Qi do Coração e do Fígado

Tabela 7 - Pontos de acupuntura* utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea com estagnação do Qi do Coração e do Fígado

Objetivo do tratamento Pontos de acupuntura

Regular o Qi do Fígado Selecionar a partir de todos os pontos acima

(38)

Direcionar a atenção para a deficiência de

Sangue do Fígado F3 e F8

Dispersar o Fogo do Fígado (irritabilidade e

raiva) F2

Regular o Qi no útero Selecionar entre F4, F5, F9, F11

Aliviar o estresse emocional F5

Acalmar a mente e equilibrar o Qi na parte

superior do corpo CS6, CS7 e CS5

Pacificar o espírito C5 e C7

Equilibrar o Qi nos canais do Ren e do

Fígado VC3

*Utilizar método neutro ou de dispersão.

Além de escolher os pontos da Tabela 7 que regularizem o Qi do Fígado e do Coração, considerar os pontos da Tabela 6 que estimulam a formação do Sangue do Fígado e do Coração.

Estagnação do Sangue

Tabela 8 - Pontos de acupuntura* utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea com estagnação de Sangue

Objetivo do tratamento Pontos de

acupuntura

Equilibrar o Qi e o Sangue E28 e E29, pontos

ashi Ajudar a descida do embrião através da última parte da trompa de

Falópio

Facilitar a implantação no local onde possa estar obstruída pela estagnação de Sangue

Regularizar o Sangue no útero

F8, F5, R14, BP6, e BP8

Regularizar o Sangue nos canais do Rim e Ren R5

Ajudar a resolver a estagnação de Sangue mediante equilíbrio do Qi

(39)

*Utilizar método de tonificação. Os pontos em baixo ventre devem ser evitados ou utilizados com grande cautela na semana anterior ao período menstrual.

Utilizar pontos da Tabela 8 e selecionar pontos da Tabela 6. O tratamento da estagnação grave de Sangue, na infertilidade, nem sempre cessa quando a gestação é alcançada, geralmente a estagnação deve ser tratada também durante toda a gestação.

Acúmulo de Umidade-Fleuma

Selecionar pontos da Tabela 5 que tonificam o Qi e o Yang. Além disso, considerar pontos da Tabela 9.

Tabela 9 - Pontos de acupuntura* utilizados no tratamento da infertilidade: fase lútea com Umidade-Fleuma

Objetivo do tratamento Pontos de acupuntura

Transformar e distribuir o acúmulo de fluido no abdome e

especificamente o útero VC9

Resolver a Umidade mediante tonificação do Yang do Rim VC3 e VC6

Resolver o acúmulo de Umidade- Fleuma e ajudar a manter as trompas de Falópio desobstruídas para a passagem do embrião

VB26, VB27 e VB28 (pontos do vaso Daí) Regular a Umidade na cavidade pélvica mediante promoção de

remoção de fluidos através da bexiga B22 e B28

Circular os fluidos mediante circulação do Qi no útero B2

Manter o Baço na sua função de transformação de fluidos e

Umidade BP9 e BP6

*Utilizar método neutro ou de dispersão. Cautela com os pontos em abdome e na porção inferior do dorso na semana anterior à época do período menstrual.

(40)

4CONCLUSÃO

A infertilidade caracteriza-se por um tratamento árduo e longo, totalmente oposto ao que espera o paciente que busca o tratamento. Percebeu-se nas publicações que a acupuntura dispõe de ferramentas úteis na amenização desses fatores, sendo ela utilizada de forma isolada ou aliada a outros tratamentos.

Infelizmente, percebeu-se também a dificuldade de comprovar-se através de ensaios clínicos a eficácia da acupuntura de forma isolada, já que a população que não associa outros tratamentos a acupuntura é insuficiente para qualquer comprovação científica. Portanto, conseguimos apenas nos satisfazer com os resultados obtidos a partir da associação ou não da acupuntura aos demais tratamentos, o que já nos traz grandes revelações da eficácia da acupuntura no tratamento da infertilidade. Percebemos o aumento no sucesso dos casos em que a acupuntura estava envolvida no tratamento, aproximando cada vez mais a acupuntura da nossa realidade ocidental, retirando-a da área mitológica onde permaneceu por décadas e para alguns ainda permanece.

Verificou-se neste trabalho a grande dificuldade em encontrar bibliografia a respeito do tratamento da infertilidade com acupuntura, principalmente no que diz respeito a artigos científicos. Conclui-se que existe grande carência de publicações de livre e fácil acesso a respeito da acupuntura, mas apesar da dificuldade consegue-se perceber a grande evolução nas publicações existentes. Os textos mais antigos possuem matéria mais sucinta e tendem a protocolização dos tratamentos, sendo que os textos mais atuais desenvolvem melhor o conteúdo, tornando-o explicativo e possibilitando a escolha do tratamento de acordo com a individualidade do paciente. Dessa forma, percebe-se que atualmente existe uma tendência para que os profissionais tornem-se menos mecanizados e apliquem a MTC da forma que ela deve ser, holística e única para cada indivíduo.

(41)

5REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida. Disponível em:

<http://www.ibrra.com.br/>. Acesso em: 20 mar. 2010

World Health Organization. Disponível em:

<http://www.who.int/topics/infertility/en/>. Acesso em: 20 mar. 2010

Ministério da Saúde. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=832> Acesso em: 20 mar. 2010 Folha de São Paulo. Infertilidade é alvo de estudos da acupuntura. 31 mar. 2005. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3896.shtml> Acesso em: 25 abr. 2010

CHANG, R.; CHUNG, P. H.; ROSENWAKS, Z. Role of Acupuncture in the

Treatment of Female Infertility. FertilityandSterility2002;78:1149-1153.

GONÇALVES, E. L. Engravidar e não engravidar como e por que. São Paulo: Edições Paulinas, 1993.

JIANG, YouGuang. Acupuntura aplicada em ginecologia e

obstetrícia. Florianópolis: IPE-MTC, 2004.

LYTTLETON, J. Tratamento da infertilidade pela medicina chinesa. São Paulo: Roca, 2006.

MACIOCIA, Giovani. Obstetrícia e ginecologia em medicina chinesa. São Paulo: Roca, 2000.

TIAN, C. 101 Enfermedades tratadas com acupuntura y moxibustión. Beijing, China: Ediciones em LenguasExtranjeras, 1992.

(42)

Referências

Documentos relacionados

A transformação logarítmica também é recomendada neste caso (ver Harvey, 1976). Um problema, nesta abordagem, é que os resíduos só fornecem informações confiáveis

1 — Compete ao INAC fiscalizar o cumprimento do disposto no presente diploma. 2 — A pedido do INAC, ou por sua delegação, a entidade gestora deve verificar o

O Presente Plano de Trabalho Individual é parte integrante do contrato de formação celebrado entre o aluno e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte

Um trabalho desenvolvido pela equipa do plano, em coordenação com a Câmara, em que a concertação de posições com outros agentes locais foi preponderante na

O grupo de trabalho, denominado Equipa EQAVET, tem como âmbito ou função o processo de alinhamento da Educação e Formação Profissional (EFP) da Escola com o

• São aquelas destinadas a suprir as necessidades nutricionais dos pacientes de forma a manter ou melhorar o estado nutricional dos mesmos. Dietas

Embora o projeto apresentado tenha obtido resultados satisfatórios dentro do contexto de operação de moduladores SI- Σ∆, a técnica de corrente chaveada não está completamente

5.1 A matrícula (escolha das disciplinas) para quem confirmar a vaga será realizada na Secretaria do Curso de Psicologia da UFSM no período de 09 a 13 de outubro de 2006, de acordo