• Nenhum resultado encontrado

Edital Pibid nº 11/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUICIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA PIBID Plano de Atividade (PIBID-UNESPAR)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital Pibid nº 11/2012 CAPES PROGRAMA INSTITUICIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA PIBID Plano de Atividade (PIBID-UNESPAR)"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Edital Pibid nº 11/2012 CAPES

PROGRAMA INSTITUICIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA – PIBID

Plano de Atividade (PIBID-UNESPAR)

Tipo do produto: Plano de aula

1 - IDENTIFICAÇÃO

SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA : Uma iniciativa concreta ao processo de

formação do Professor de Matemática.

COORDENADOR: Fábio Luiz Bacarin Prof. Supervisor: Cristina Cirino de Jesus

Escola: Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira. Ensino Fundamental – integral

e Ensino Médio.

Licenciandos Bolsistas

Nome E-mail Curso de licenciatura

Andréia Cristina Araújo Andréia_araujo@hotmail.com Matemática Carla Melissa Sanguino

Biazon melissapibid@gmail.com Matemática DATAS: 22/05/2013 – 10/06/2013 – 17/06/2013 – 24/06/2013. DURAÇÃO: 4 aulas PARTICIPANTES: 7º ano 2. Tema:

(2)

3. Objetivo:

Compreender e interpretar uma situação na qual envolva equação de 1º grau.

4. Objetivos Específicos:

- Utilizar a história da matemática para compreender a evolução da equação.

- Interpretar e solucionar por meio de uma equação o enunciado de um problema; - Traduzir uma sentença matemática expressa em linguagem corrente;

- Utilizar métodos para solucionar a equação; - Identificar os dados e o que é pedido; - Calcular o valor desconhecido;

- Resolver situações problemas envolvendo equações do 1º grau.

5. Conteúdo:

Equação de 1º com uma incógnita.

6. Referencia Teórico:

Dentre vários trabalhos estudados verificou-se que a transformação da sentença literal em sentença matemática que se focalizam as dificuldades. Segundo Melo(2007) apud Uberti(2011) destacou-se:

Do ponto de vista cognitivo é a atividade de conversão que conduz aos mecanismos subjacentes à compreensão, no entanto, se elas são realizadas pelo professor ou pelo autor do livro, isso pouco contribui para a aprendizagem do aluno.

Assim voltam-se as atividades para a resolução dessa transformação e entendimento dos procedimentos necessários para a conclusão dessa etapa.

Na Matemática, existe um termo "misterioso", em geral identificado pela letra

"x". Ele representa um valor desconhecido e está por trás de muitos cálculos, entre eles o das equações. A tarefa é descobrir o valor do "x".

Uma equação nada mais é do que uma sentença matemática expressa por uma igualdade. As letras que aparecem - como x, y e z - são valores desconhecidos. A equação é a operação matemática que nos ajuda a determinar o valor dessas letras e tornar verdadeira essa relação de igualdade.

(3)

Então equação é toda sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade. A palavra equação tem o prefixo equa, que em latim quer dizer "igual". Exemplos:

3x + 4=0 9y + 3 = 6y + 2 3a – b- c = 0

A equação geral do primeiro grau:

ax+b = 0

onde a e b são números conhecidos e a diferente de 0, se resolve de maneira simples: subtraindo b dos dois lados, obtemos:

ax = -b dividindo agora por a (dos dois lados), temos:

7. Metodologia

Esta será a segunda aula da seqüência de equação com uma incógnita. Na aula anterior sentimos a dificuldade de resolverem um dos exercícios propostos, então retornaremos nesse mesmo exercício com outra técnica de explicação. Vamos propor que os alunos se meçam e verifiquem as suas medidas. Assim identificaremos cada medida com as iniciais do seu nome precedida da letra a, como por exemplo:

Pedro mede 1,65 cm e Maria mede 1,58 cm, então a relação será formada assim aP = 1,65 cm

aM= 1,58 cm

Pediremos que calculem a diferença das alturas e em seguida faremos as transformações de numerais para letras, para novamente fazer os cálculos.

(4)

Atividade 3:

PM

aP aM

Complete as seguintes sentenças:

aP – aM = PM

aM – aP = -PM

aM + PM = aP

aP – PM = aM

Assim vamos propor uma nova atividade para verificar se o entendimento do conteúdo anteriormente exposto. Faremos a verificação com o seguinte problema.

Atividade 2:

aP

altura de Pedro

aM

altura de Maria

PM

Diferença entre suas alturas.

(5)

Escreva o significado dos seguintes símbolos:

aS ________________________________________________________________

aF ________________________________________________________________

FS ________________________________________________________________

Mostrar a altura de Fred e a altura de Sara usando linhas e etiquetas.

Mostrar a diferença entre as alturas de Sara e Fred. aS

aF

FS Complete:

Altura de Sara + ..a diferença das alturas... = Altura de Fred. Altura de Fred - a diferença das alturas = ..Altura de Sara...

(A diferença entre as suas alturas) + Altura de Sara = ..Altura de Fred..

aS + FS = ...af aS + 10 = ……af………

……af……… - FS = aS ……af……… - 10 = aS

FS = …af……… - …as……… aS – aF = ..…fs………

Verificaremos as respostas e se todos compreenderem a forma de substituição de numerais por letras, indicaremos o seguinte problema para poder começar o conteúdo de equação do 1º grau com uma incógnita.

Atividade 3:

João e Maria têm uma caixa de doces cada um. João tem uma caixa e um doce em cima dela. Maria tem uma caixa e três doces em cima dela.

Dentro das duas caixas têm exatamente o mesmo número de doces. Desenhe ou escreva algo que compare quantos doces João e Maria têm.

Espera-se que os alunos resolvam o problema pelo método da falsa posição, assim encontraremos variadas respostas. Mas supondo que cada caixa tenha 20 doces, então João terá 20 + 1 = 21, e Maria terá 20 + 3 = 23.

(6)

Resolução:

Uma caixa + 1 é a quantidade de doces que João possui. Uma caixa + 3 é a quantidade de doces que Maria possui.

Faremos a seguinte pergunta aos alunos para dar continuidade ao conteúdo aplicado. Será que podemos colocar no lugar da caixa de doces um símbolo? Ou uma letra? Assim a equação ficaria assim

a + 1 = (quantidade de doces que João possui).

E como a caixa de doces de Maria tem a mesma quantidade de doces de João podemos chamar a caixa de doces de Maria de a também, assim a quantidade de doces que Maria possui seria a + 3.

Através da resolução de problemas espera-se que os alunos consigam desenvolver o conhecimento proposto por nos para uma melhor aceitação de um valor desconhecido em forma de símbolo. Mostraremos para eles que esse valor desconhecido pode ser substituído por qualquer símbolo do nosso dia a dia, mas que o comum é usar letras para melhor interpretação.

Terminado a atividade proposta faremos no quadro a correção da atividade construindo uma tabela com os possíveis valores encontrados.

Como mostra o exemplo a seguir:

Tabela de Possíveis Valores

Estudantes Número de doces na caixa Total de doces de João Total de doces de Maria

(7)

Através da resolução de problemas espera-se que os alunos consigam desenvolver o conhecimento proposto por nós para uma melhor aceitação de um valor desconhecido em forma de símbolo. Espera-se que os alunos mostrem das mais diversas formas o valor desconhecido da caixa de doces, então mostraremos a eles como podemos definir esse valor, que no problema em questão é a caixa de doces. Mostraremos assim a substituição desse valor da caixa de doces por um símbolo, e assim falaremos para eles que podemos generalizar esse procedimento para todos os valores que não conhecemos em uma operação, transformando assim essa operação em uma equação. Começando assim a mostrar uma seqüência numérica com alguma incógnita.

Deixaremos então que resolvam o problema a seguir para verificar se desenvolveram o raciocínio explicado anteriormente.

Atividade 4:

Talita e José fazem aniversário no mesmo dia (15 de julho). Talita é exatamente cinco anos mais jovem do que José. Complete a tabela para as idades de Talita e de José

Idade de José Idade de Talita

A diferença entre as idades deles 7 (7-5)=2 5 (7+5)=12 7 5 8 (8-5)=3 5 (10+5)=15 10 5 10 (10-5)=5 5 (15+5)=20 15 5 Tarefa extra:

Quantos anos terá Talita quando José tiver 7 anos? Quantos anos

terá José quando Talita tiver 7 anos?

(8)

Vamos usar a letra k para significar a idade de José. Se José tem k anos de idade, quantos anos terá Talita? Resolução:

A idade de José é k, se Talita é 5 anos mais nova que José então a equação que define a idade de Talita é k – 5.

Então voltaremos à atividade 3, mas agora para encontrar o valor desconhecido, que chamaremos aqui de incógnita. Deixaremos a atividade aos alunos resolverem para, assim que conseguirem concluir algum raciocínio, resolvermos junto a eles o problema proposto.

Atividade 5:

João e Maria têm uma caixa de doces cada um.

João tem uma caixa de doces e um doce em cima dela. Maria tem uma caixa de doces e três doces em cima dela. Nas duas caixas têm exatamente o mesmo número de doces.

Ao todo, João e Maria têm 24 doces. Escreva o número de doces em cada etiqueta.

Resolução:

Se João tem 1 doce a mais que a caixa de doces, então chamando a caixa de doces de a temos que João tem a quantidade de doces de a +1.

(9)

Se Maria tem 3 doces a mais que a caixa e chamando também a caixa de doces de Maria do mesmo a, pois ela possui a mesma quantidade de doces da caixa de João então Maria tem a + 3.

Temos também no problema que a soma das caixas de doces de Maria e de João é 24. Assim,

a + 1 + a + 3 = 24

Então somando os termos iguais, mostraremos que como não conhecemos os valores de a, mas eles são iguais, então podemos somar esses termos, assim teremos:

2a + 4 = 24.

E mostraremos par eles que esse é o termo geral que define a equação que mostra quantos doces Maria e João têm juntos somam 24 doces.

Assim colocaremos alguns exercícios para que possam desenvolver os termos gerais de equações a partir de um enunciado literal.

Atividade 6:

Representações usando linguagem algébrica. Complete junto com a classe: a. Considere um número real qualquer x. Como se representa:

 o seu dobro? R: 2x

 a sua metade? R : 1/2x

 o seu inverso? R: -2x

 os seus três quintos? R: 3/5x

 Um número mais vinte é igual a sessenta em quatro. R: X + 20 = 64

 Um número menos quarenta e cinco é igual a setenta e cinco. R: X – 40 = 5

 O dobro de um número menos sete é igual a trinta e cinco. R: 2x – 7 = 35

Terminada todas as atividades vamos começar o conceito de equação, pois com os exercícios aplicados espera-se que já conheçam uma sentença. Então colocaremos aos alunos a seguinte equação e mostraremos os termos da mesma.

Considere a equação 2x - 8 = 3x -10

A letra é a incógnita da equação. A palavra incógnita significa "desconhecida".

Na equação acima a incógnita é x; tudo que antecede o sinal da igualdade denomina-se 1º membro, e o que sucede, 2º membro.

(10)

Qualquer parcela, do 1º ou do 2º membro, é um termo da equação.

Podemos ver que toda equação tem:

 Uma ou mais letras indicando valores desconhecidos, que são denominadas variáveis ou incógnitas;

 Um sinal de igualdade, denotado por =.

 Uma expressão à esquerda da igualdade, denominada primeiro membro ou membro da esquerda;

 Uma expressão à direita da igualdade, denominada segundo membro ou membro da direita.

Então mostraremos aos alunos que equação é toda sentença matemática aberta que exprime uma relação de igualdade e que para uma equação existir precisamos que os termos ax + b = 0, explicando assim os exemplos a seguir:

2x + 8 = 0 5x - 4 = 6x + 8 3a - b - c = 0

Mostraremos também operações que não representam uma equação Não são equações:

4 + 8 = 7 + 5 (Não é uma sentença aberta) x - 5 < 3 (Não é igualdade)

(11)

(não é sentença aberta, nem igualdade)

8. Resultados Esperados

Espera-se com as atividades propostas que os alunos entendam a transformação dos valores desconhecidos de uma operação, em um símbolo que pode ser qualquer elemento utilizado em nosso dia a dia, e comece a entender os conceitos de uma equação do 1º grau. Traduzindo assim sentenças literais em sentenças matemáticas e assim conseguir desenvolver o calculo das mesmas.

9. Bibliografia

Equação o x da questão – disponível em http://ad.cheavenato.zip.net/ acesso em

28/05/2012

Para quem não gosta de x – disponível em http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/matematica-para-quem-nao-gosta-de-x.htm- acesso em 28/05/2012

Pires, Magna N.M. – Oficina: Abordando o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais

por meio de Resolução de Problemas.

Uberti, Angelita – Aplicação de jogos na 6ª série: Equações, Inequações e Sistemas

de Equações do 1º grau. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Física e Matemática . Unifra -Santa Maria 2011

10. Contribuição da atividade para formação docente

Este plano contribuiu de forma interessante pois tivemos a oportunidade de iniciar um conteúdo considerado difícil para os alunos, logo tivemos oportunidade e tempo para lançar mão de exercícios que levaram os alunos a se aprofundar nos conceitos. Tivemos que montar uma linha de raciocínio que pegasse a realidade do aluno e a fosse transportando sutilmente até a formalização do conteúdo, e mesmo esbarrando em muitas dificuldade essa oficina foi sem duvidas a mais completa e interessante do nosso ponto de vista.

As dificuldade das quais falamos foram relativas a linguagem a ser usada para que os alunos entendessem a matéria, tivemos que andar a passos lentos, desenvolver

(12)

atividades de interpretação porém conseguimos entender que a aula deve ser dinâmica e que em meio a essa dinâmica é necessário ao professor estar alerta a todos os alunos, porque por mais interessante que o assunto pareça a grande maioria sempre haverá algum aluno disperso, e nessa oficina fomos obrigadas a desenvolver essa atitude em sala de aula.

Nossa atenção estava sempre voltada para participação coletiva e quando um aluno não estava dentro do contexto tínhamos que chegar a ele com questionamento do conteúdo e se necessário explicar individualmente o processo até que percebêssemos que ele estava compreendendo.

(13)

RELATÓRIO DAS OFICINAS REFERENTES AO PLANO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU – ANDRÉIA CRISTINA ARAUJO E CARLA MELISSA SANGUINO BIAZON

Plano de aula sobre “Equação de 1º grau”. Turma: 7º ano

Tema: Equação de 1º grau, leitura, interpretação e identificação. Período de elaboração e aplicação do plano: de 08/05/2013 à 24/06/2013.

Resultados esperados: Espera-se com as atividades propostas que os alunos entendam a transformação dos valores desconhecidos de uma operação, em um símbolo que pode ser qualquer elemento utilizado em nosso dia a dia, e comece a entender os conceitos de uma equação do 1º grau. Traduzindo assim sentenças literais em sentenças matemáticas e assim conseguir desenvolver o calculo das mesmas.

A principio a ideia foi desenvolver uma sequencia didática referente a equação de 1º grau.

A turma com a qual trabalhamos ainda não conhecia o conteúdo portanto nosso desafio era apresentar o tema com a intenção de torna-lo o menos agressivo possível para os alunos.

Na primeira oficina sobre o tema percebemos que seria necessário retomar o conceito de sentenças com os alunos e a partir de sentenças literiais devido a dificuldade de introduzir letras junto de números, então trabalhamos a leitura de símbolos que formariam sentenças e depois sentenças que deveriam ser traduzidas em símbolos.

Na primeira e segunda semana que fomos a escola para ministrar esse plano desenvolvemos com os alunos atividades voltadas para sua realidade, baseadas em dialogo, figuras e símbolos, sempre instigando a leitura e interpretação do que era bastante usado no dia a dia.

(14)

Em seguida começamos a trabalhar com medidas e no momento de calcular a diferença entre as medidas das pessoas colocávamos seus nomes no lugar de seus valores. Os alunos tiveram grande dificuldade em entender esse processo, foi necessário passar na carteira da maioria deles e explicar pessoalmente o que se pedia nas atividades e em muitas vezes fazer junto deles.

Ao passo que se familiarizavam com o novo conceito percebíamos que se sentiam mais confiantes em responder a nossas perguntas e podíamos fazer a correção das atividades no quadro com a ajuda dos alunos.

Apesar da dificuldade da grade maioria dos alunos, alguns nos surpreenderam demonstrando destreza em resolver o que se pedia.

Por fim conseguimos iniciar o conceito de equação e nomear seus elementos, momento em que oficializamos o conceito mostrando que uma equação de 1º grau possui membros, sinal de igualdade, incógnita. Isso só foi possível devido a associações que fazíamos com conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos. Percebendo-se assim a necessidade de fazer uma ponte entre conhecimento, realidade e novos conteúdos para os tornar mais fáceis e conseguir chamar a atenção dos alunos.

CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Este plano contribuiu de forma interessante pois tivemos a oportunidade de iniciar um conteúdo considerado difícil para os alunos, logo tivemos oportunidade e tempo para lançar mão de exercícios que levaram os alunos a se aprofundar nos conceitos. Tivemos que montar uma linha de raciocínio que pegasse a realidade do aluno e a fosse transportando sutilmente até a formalização do conteúdo, e mesmo esbarrando em muitas dificuldade essa oficina foi sem duvidas a mais completa e interessante do nosso ponto de vista.

As dificuldade das quais falamos foram relativas a linguagem a ser usada para que os alunos entendessem a matéria, tivemos que andar a passos lentos, desenvolver atividades de interpretação porém conseguimos entender que a aula deve ser dinâmica e que em meio a essa dinâmica é

(15)

necessário ao professor estar alerta a todos os alunos, porque por mais interessante que o assunto pareça a grande maioria sempre haverá algum aluno disperso, e nessa oficina fomos obrigadas a desenvolver essa atitude em sala de aula.

Nossa atenção estava sempre voltada para participação coletiva e quando um aluno não estava dentro do contexto tínhamos que chegar a ele com questionamento do conteúdo e se necessário explicar individualmente o processo até que percebêssemos que ele estava compreendendo.

FOTOS DO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA

Imagem 01: Aluno desenvolvendo atividade referente a leitura, interpretação e representação do texto do problema sobre João, Maria e seus doces.

(16)

Imagem 03: Estudando o problema de Joao, Maria e os doces no quadro usando números e com a participação da turma.

Referências

Documentos relacionados

993004852 Francisca Tayanne Dos Santos Alexandre Provimento 993004517 Francisco Albino Dos Santos Neto Provimento 993003738 Francisco Alves Linhares Neto Provimento 993002101

Para transformar o espaço habitado de forma positiva se inicia um projeto desafiador e extremamente empolgante, com ajuda de pessoas interessadas que buscam

Tendo em vista a importância das investigações sobre a experiência de consumo no comportamento do consumidor de serviços, que ainda são recentes e requerem mais

A Companhia e as Subsidiárias são parte em processos cíveis, nos quais entende não estarem envolvidos valores que, individualmente, possam impactar negativamente seus resultados.

Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.. Educação Infantil

[r]

O aluno deverá cursar três (03) disciplinas obrigatórias – Metodologia da pesquisa em hospitalidade, Fundamentos teóricos da hospitalidade, Planejamento e

Uma alga vermelha (figura 12) mostrou-se bastante adaptada a zona batida, essa adaptação se reflete na forma com que essa área é dominada por esta espécie, mesmo não