• Nenhum resultado encontrado

EM MEDICINA VETERINÁRIA 2021 PROVA OBJETIVA DATA: 18/02/2021 ÁREA: CLINICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS NOME DO CANDIDATO: GABARITO 6 E 5 E 16 B 15 A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EM MEDICINA VETERINÁRIA 2021 PROVA OBJETIVA DATA: 18/02/2021 ÁREA: CLINICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS NOME DO CANDIDATO: GABARITO 6 E 5 E 16 B 15 A"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

EM MEDICINA VETERINÁRIA – 2021

PROVA OBJETIVA DATA: 18/02/2021

ÁREA: CLINICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS

NOME DO CANDIDATO:_______________________________________________________________________________

GABARITO

LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

• A prova terá duração de 3 (três) horas, incluindo o tempo de preenchimento do GABARITO.

• Autorizado o início da prova, verifique se este caderno contém 40 questões objetivas de conhecimentos específicos. • Cada questão tem o valor de 0,25 ponto.

• Todas as questões da prova são de múltipla escolha. Para cada umas das questões objetivas, são apresentadas CINCO alternativas (A, B, C , D, E) e somente uma corresponde à alternativa correta.

• No GABARITO, a marcação das letras que correspondem às respostas corretas deve ser realizada com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de forma contínua e densa cobrindo todo o espaço compreendido pelos círculos.

• SERÁ ELIMINADO DO PROCESSO SELETIVO o candidato que:

a) durante a realização da prova utilizar: relógio, telefone celular, qualquer tipo de equipamento eletrônico ou fontes de consultas de qualquer espécie; O tempo de prova será atualizado hora a hora no quadro.

c) se recusar a entregar o CADERNO DE PROVA, quando terminar o tempo estabelecido;

d) manter ou tentar qualquer tipo de comunicação com outros candidatos.

• Os fiscais não estarão autorizados a emitir opinião, nem prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe, exclusivamente, ao candidato interpretar o enunciado da questão e decidir a resposta.

• Os três últimos candidatos permanecerão em sala onde deverão entregar as provas simultaneamente.

“Ad Vitam Aeternam, Ars Veterinaria.” UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

Credenciada por Decreto Presidencial de 7 de julho de 1997 – DOU n° 128, de 8 de julho de 1997, Seção 1, página 14295

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

1

C

2

C

3

E

4

D

5

E

6

E

7

C

8

C

9

D

10

E

11

A

12

D

13

D

14

B

15

A

16

B

17

A

18

A

19

C

20

B

21

E

22

A

23

B

24

D

25

C

26

B

27

D

28

D

29

C

30

E

31

D

32

B

33

D

34

C

35

C

36

C

37

C

38

B

39

A

40

A

(2)

1 . Um cão da raça poodle de 12 anos de idade foi recebido no atendimento da CEMV após apresentar 2 dias com episódios frequentes de emese, apatia importante, fraqueza e inapetência. No momento do atendimento apresentava-se com desidratação apresentava-severa, odor marcante, pressão arterial sistólica de 80mmHg, temperatura retal de 38℃. O paciente não estava sob qualquer tratamento no momento do atendimento.

Ao realizar exames de triagem, obteve-se os seguintes resultados:

URINÁLISE BIOQUÍMICA SÉRICA

Densidade: 1,020 Parâmetros Resultados Referência

Proteína: negativo Ureia (mg/dl) 40,0 5,0 – 28,0

Glicose: + + + Creatinina (mg/dl) 1,5 < 1,5

Billirrubina: - Glicose em jejum (mg/dl) “High” 70 - 110

Corpos cetônicos: + + + Potássio (mEq/L) 3,5 4,5 - 5,5

pH: 5,5 Sódio (mEq/L) 142 140 -152

Sobre o paciente acima referido é possível afirmar que:

a) É um paciente diabético em situação hiperosmolar. Deve ser tratado com insulina NPH por via subcutânea a cada 12 horas, receber potássio por via oral até que volte a se alimentar, passando assim a receber insulina de ação rápida. b) Deve-se iniciar o tratamento para cetoacidose diabética com insulina intermediária a cada 2 horas por via subcutânea, hidratação intravenosa com reposição de potássio, tratamento antiemético, até que a hidratação seja reestabelecida e então iniciar o tratamento com insulina de ação lenta por via intramuscular a cada 12 horas.

c) Deve-se iniciar o tratamento para cetoacidose diabética com hidratação intravenosa adicionada de reposição de potássio, tratamento suporte antiemético, insulina de ação rápida a cada hora por via intramuscular até que retorne a se alimentar sozinho com glicemia em torno de 250mg/dl, passando assim ao uso de insulina de ação intermediária por via subcutânea a cada 12 horas.

d) Deve-se iniciar o tratamento para cetoacidose diabética com hidratação intravenosa adicionada de reposição de potássio, tratamento suporte antiemético, insulina de ação intermediária a cada 2 horas por via intramuscular até que retorne a se alimentar sozinho com glicemia em torno de 90mg/dl, passando assim ao uso de insulina de ação lenta por via subcutânea a cada 12 horas.

e) É um paciente diabético em situação hiperosmolar. Deve ser tratado com insulina de ação rápida por via subcutânea a cada 2 horas, receber potássio por via intravenosa adicionado à reposição volêmica até que volte a se alimentar e sua glicemia atingir em torno de 90mg/dl, passando assim a receber insulina de ação lenta.

2. Dois dias após ser medicado por 30 dias com metilprednisolona na dose de 1mg/Kg ao dia, um paciente canino, maltês de 5 anos de idade foi atendido no serviço emergencial da CEMV apresentando inconsciência, hipotermia, hipotensão arterial sistêmica e hipoglicemia severa, com histórico de apatia, anorexia e emese há 24 horas. Os exames de triagem revelaram hiponatremia importante, azotemia moderada, eosinofilia. Ao ser reidratado com Nacl 0,9% e receber glicose a 50% em bólus retomou a consciência e teve grande melhora clínica. Sobre este paciente pode-se afirmar:

a) O paciente tornou-se doente renal crônico devido ao longo uso de metilprednisolona e teve sua melhora clínica associada à reidratação. Sua hipoglicemia é devido ao quadro de anorexia e emese.

b) É um paciente doente renal crônico com sua piora associada ao longo período de uso de metilprednisolona. Deve ser reidratado, receber alimentação via sonda nasogástrica, ter o débito urinário controlado e receber terapia suporte antiemética.

c) Trata-se de uma crise Addissoniana iatrogênica, pois a metilprednisolona foi utilizada por um longo tempo e suprimiu a produção adrenal de cortisol. O paciente deve receber fluidoterapia intensa, glicose para estabilização glicêmica, dexametasona e tratamento suporte antiemético.

d) Trata-se de um caso de hiperadrenocorticismo iatrogênico, em que o uso de metilprednisolona por longo período causou lesão glomerular levando à azotemia. A hipoglicemia deve-se ao período de emese e anorexia. Deve ser tratado com fluidoterapia, tratamento antiemético, alimentação por sonda e realizar a retirada gradual da metilprednisolona.

(3)

3. Um paciente canino macho de 14 anos de idade, sem raça definida com diagnóstico prévio de doença degenerativa de válvula mitral importante e 2 episódios prévios de edema pulmonar, em tratamento com inibidor de ECA e diuréticos, foi atendido com mucosas hipocoradas, apatia, anorexia, poliúria e perda de peso. Os exames revelaram as seguintes alterações:

PARÂMETRO RESULTADO REFERÊNCIA

Ureia 340 15-40

Creatinina 7,3 0,5-1,5

Potássio 4,0 4,5-5,5

É errado afirmar que:

a) Este paciente sofre de síndrome cardiorrenal. É uma condição em que a terapia para melhorar os sintomas congestivos da insuficiência cardíaca é limitada por redução da função renal.

b) Um coração doente tem efeitos negativos numerosos sobre a função renal, mas, ao mesmo tempo, a insuficiência renal pode prejudicar significativamente a função cardíaca. A fluidoterapia deve ser ponderada evitando edema.

c) A prescrição de inibidores da enzima de conversão da angiotensina, bloqueadores dos receptores da angiotensina, e inibidores da aldosterona podem alterar a função renal. No entanto, desde que haja acompanhamento de perto dos níveis de função renal e potássio, os potenciais benefícios dessas intervenções, muitas vezes, superam os seus riscos, mesmo nestes pacientes.

d) Em pacientes com piora aguda da insuficiência cardíaca com disfunção renal, drogas inotrópicas podem ser necessárias como a dobutamina, que deve ser usada com cuidado em pacientes com valores pressóricos diminuídos. Caso seja necessário o uso de drogas vasopressoras a norepinefrina é a medicaçãoo de escolha.

e) Pacientes acometidos pela síndrome cardiorrenal sofrem inicialmente de doença renal e não cardíaca. A ativação do sistema renina angiotensina aldosterona pela doença renal crônica leva ao aumento da pressão arterial sobrecarregando a função cardíaca.

4. Os gatos domésticos podem desenvolver lipidose hepática em decorrência de um jejum prolongado. Sobre esta afecção, escolha a alternativa correta:

a) Os gatos têm facilidade em realizar gliconeogênese hepática, por isso, em situações de jejum prolongado a deposição de gordura ocorre no parênquima hepático. O tratamento deve contar com antibióticos como os beta-lactâmicos, antiinflamatórios esteroidais e antieméticos.

b) O paciente deve ser mantido com pouca alimentação, pois uma dieta de grande aporte energético pode piorar a deposição de gordura no tecido hepático. O paciente deve receber antibioticoterapia com quinolonas e antieméticos como a ondansetrona.

c) A terapia com glicocorticóides é recomendada, pois diminui o processo inflamatório induzido pela esteatose hepática. Não há necessidade do uso de antibióticos, a menos que haja alguma infecção secundária instalada.

d) A gliconeogênese hepática é induzida pelo uso de corticóides, piorando o quadro de depósito gorduroso no parênquima hepático, por isso tais drogas são contraindicadas nestes casos. Este paciente deve receber bom aporte energético, atravéz de sondas ou tubos, inibindo a cetogênese.

e) O tratamento deve incluir bom aporte energético evitando a cetogênese. Isso deve aconetecer atravez de alimentação oral forçada, evitando um processo anestésico para implantar tubo esofágico. Deve-se usar antieméticos como a metoclopramida e inibidores H2 como a ranitidina.

5. Um paciente canino da raça Poodle, 3 anos, 8Kg desenvolveu anemia intensa (hematócrito de 10%) após infestação por carrapatos 10 dias antes. Ao ser levado para atendimento apresentava-se hipotenso, taquicárdico, com temperatura retal de 39,8℃ e apático. Uma transfusão sanguínea foi recomendada e o doador compatível tem hematócrito de 50%. Com relação a reações transfusionais, é errado afirmar que:

a) Pode ocorrer uma reação aguda frente à proteína plasmática, podendo acarretar em aumento da frequência cardíaca, angioedema e aumento de temperatura.

(4)

b) A reação frente a eritrócitos é aguda e leva à hemólise, podendo evoluir para insuficiência renal aguda.

c) Reações tardias não imunológicas podem ocorrer, como infecções por contaminação do sangue transfundido e infecções por hemoparasitoses.

d) Reações agudas não imunológicas podem ocorrer, por exemplo como edema agudo pulmonar por hipervolemia.

e) Caso haja compatibilidade no teste maior e teste menor não haverá reação transfusional no receptor.

6. Um paciente felino de 4 anos de idade, 4,7kg, castrado passou a conviver com outro gato filhote recém adotado. Dias após o início do contato passou a apresentar anorexia, sialorréia, secreção ocular bilateral, secreção nasal purulenta bilateral, espirros e dificuldade respiratória superior. Ao exame físico apresentou ausucltação pulmonar sem alterações, estritor respiratório de vias superiores, temperatura de 39,7℃. Seus exames laboratoriais demonstraram leuccopenia com desvio à esquerda importante. A radiografia torácica não apresenta alterações. Sobre a terapêutica antibiótica destes pacientes é correto afirmar que:

a) Indica-se o uso de quinolonas como enrofloxacino que possuem amplo espectro e poucos efeitos colaterais nestes pacientes.

b) Os aminoglicosídeos são indicados por via parenteral, pois possuem boa penetração em tecido do trato respiratório e poucos efeitos colaterais nestes pacientes.

c) Até o resultado de uma cultura bacteriana com antibiograma deve-se preconizar como primeira esolha uma cefalotina como a cefalexina, pois possui boa penetração em tecido respiratório e amplo espectro.

d) Até o resultado da uma cultura bacteriana com antibiograma pode-se usar como primeira escolha tetraciclinas como a doxiciclina, pois possuem boa penetração em tal tecido e não possui incompatibilidade medicamentosa.

e) Até o resultado da uma cultura bacteriana com antibiograma pode-se preconizar como primeira escolha o uso de um β-lactâmico como amoxicilina com clavulanato de potássio, pois possui boa penetração em tal tecido, com poucos efeitos colaterais nestes pacientes.

7. Um cão de 14 anos, macho, de 15Kg, castrado foi atendido com histórico de emese há 3 dias, sangramento nasal bilateral, melena, apatia severa. No exame físico apresentou mucosas ictéricas, dor à palpação epigástrica, abdomem abaulado, taquipnéia, ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Ao exame ultrassonográfico pode-se visualizar grande quantidade de líquido livre em cavidade abdominal (límpido à centese) e fígado em tamanho diminuído, com bordos irregulares e formações císticas. Sobre este paciente é plausível afirmar que:

a) Trata-se de um paciente em insuficiência hepática, podendo apresentar coagulopatia, hipoalbuminemia, com altos níveis de enzimas hepáticas como ALT e FA, hiperglicemia, hiperbilirrubinemia. Deve ser tratado com Antibióticos de bom espectro ao trato gastrointestinal como os aminoglicosídeos, antieméticos, albumina por via oral e abdominocentese.

b) Trata-se de um paciente em hepatopatia reacional secundária à gastroenterite hemorrágica. Pode apresentar coagulopatia, hipoalbuminemia, com altos níveis de enzimas hepáticas como ALT e FA, hipoglicemia, hiperbilirrubinemia. Deve ser tratado com antibioticoterapia como uma cefalotina de 3ª geração associada a metronidazol, antieméticos, lactuolona e abdominocentese.

c) Trata-se de um paciente em insuficiência hepática, podendo apresentar hipoalbuminemia, hiperbilirrubinemia, enzimas hepáticas como ALT e FA em níveis normais, coagulopatia, gastroenterite secundária, hipoglicemia, uréia sérica em níveis baixos. Precisa ser tratado com antibióticos com espctro ao trato gastrointestinal, lactuolona, abdominocentese, albumina por via intravenosa e antieméticos.

d) Trata-se de um paciente com hepatopatia reacional, podendo apresentar hipoalbuminemia, hiperbilirrubinemia, enzimas hepáticas como ALT e FA em níveis normais, coagulopatia, gastroenterite secundária, hiperglicemia, uréia sérica em níveis altos. Precisa ser tratado com antibióticos com espctro ao trato gastrointestinal, lactuolona, abdominocentese, albumina por via intravenosa e antieméticos.

(5)

8. Um felino macho, 2 anos de idade, 5kg, não castrado, foi atendido em emergência apresentando hipotensão, respiração ofegante, hipotermia, odor urêmico, lambedura em região peniana com presença de cristais. A palpação abdominal indicou vesícula urinária com volume muito aumentado e de consistência firme. À ultrassonografia abdominal confirmada a alta repleção da vesícula urinária com presença intensa de sedimentos. Sobre o manejo deste paciente é correto afirmar:

a) Deve ser colocado em fluidoterapia intensa com ringer lactato, deve receber analgesia com tramadol viabilizando a sondagem urinária que deve esvaziar a vesícula urinária o mais rapidamente possível para evitar ruptura. Após esvaziar, a vesícula urinária deve ser lavada com solução fisiológica atravéz da sonda.

b) Deve ser colocado em fluidoterapia branda com ringer lactato, ser colocado em plano anestésico para viabilizar a sondagem urinária que deve esvaziar a vesícula urinária o mais rapidamente possível para evitar ruptura. Após esvaziar, a vesícula urinária deve ser lavada com solução fisiológica atravéz da sonda.

c) Deve ser colocado em fluidoterapia branda com solução fisiológica até o momento da sondagem e assim que iniciar a descompressão, deve ser trocado por ringer lactato em maior taxa. Deve ser colocado em plano anestésico para viabilizar a sondagem urinária e a vesícula urinária deve ser esvaziada lentamente evitando agravamento da hipotensão. Após esvaziar, a vesícula urinária deve ser lavada com solução fisiológica atravéz da sonda.

d) Deve ser colocado em fluidoterapia intensa com solução fisiológica até o momento da sondagem e assim que iniciar a descompressão, deve ser trocado por ringer lactato em manor taxa. Deve ser colocado em plano anestésico para viabilizar a sondagem urinária e a vesícula urinária deve ser esvaziada rapidamente evitando ruptura. Após esvaziar, a vesícula urinária deve ser lavada com solução fisiológica atravéz da sonda.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

9. Um paciente canino recém resgatado na região metropolitana de curitiba, de aproximadamente 2 a 3 anos, macho não castrado, SRD, 12Kg, foi atendido no serviço emergencial apresentando apatia extrema, emese, febre de 40,2℃, mucosas alaranjada claras, puliciose intensa, presença Ripicephalus sanguineus, hipotensão. O paciente não possui histórico prévio. Foram realizados exames de triagem e o resultado do hemograma foi o seguinte:

PARÂMETRO RESULTADO REFERÊNCIA

Hemácias 2,8 3,5-8 Hemoglobina 16 12-18 Hematócrito 10 37-55 Vcm 30 60-77 Hcm 16 19,5-24,5 Chcm 20 30-36 Proteínas totais 10 6-8 Plaquetas 160.000 200.000-500.000 Leucócitos 22.000 6000-17000 Neutrófilos 13.000 3000-1500 Linfócitos 5200 1000-4800 Neutrófilos bastonados 3.000 0-300 Eosinófilos 600 1000-1250 Basófilos 0 raros Monócitos 200 150-1350

Observação: soro ictérico +++, rowell jolly +

Sobre este paciente é correto afirmar:

a) A leptospirose é um dos diferenciais a serem considerados. Deve-se colher sangue total em tubo com EDTA para realizar a sorologia. Caso o resultado seja negativo a afecção está descartada devido ao tempo de infecção. Deve-se intituir o tratamento com antibóticos β-lactâmicos, corticoisteróides e tratamento suporte.

(6)

b) Os hemoparasitas devem ser considerados como os patógenos causadores do quadro. Deve-se intituir o tratamento com enrofloxacino como primeira escolha após os exames bioqímicos, adicionado de tratamento suporte.

c) A anemia é devido à má nutrição (anemia ferropriva) e deve ser tratado com medicações suporte além da fluidoterapia. Deve-se tratar também os ectoparasitos e hipertermia.

d) Devido à leucocitose com desvio à esquerda e anemia com icterícia, a leptospirose e as hemoparasitoses devem ser consideradas. A anemia é causada por possível hemólise e é regenerativa, devendo ser instituído o tratamento com doxiciclina, β-lactâmicos e corticosteróides até os demais resultados.

e) Os diferencias incluem hemoparasitose e leptospirose. Deve-se instituir o tratamento com β-lactâmicos associados à doxiciclina, omeprazol, ondansetrona, ranitidina, complexo ferroso até os resultados das sorologias específicas.

10. Um paciente da Raça Yorkshire Terrier de 16 anos, 4 Kg, castrado foi atendido em emergência sem histórico prévio de afecções apresentado respiração ofegante, caquexia, desidratação 6%, mucosas cianóticas, ortopnéia, tosse, auscultação pulmonar crepitante. Sobre este paciente deve-se:

a) Radiografar o tórax em 2 projeções para diferenciar entre pneumonia e edema pulmonar, então na sequência fazer o tratamento direcionado para a afecção.

b) Radiografar o tórax em 2 projeções e ecocardiograma após o uso de antibióticos com boa penetração em tecido pulmonar e assim, poder direcionar o tratamento emergencial.

c) Administrar furosemida e manitol, bem como fornecer oxigênioterapia até a estabilização. Radiografar emergencialmente para diferenciação do quadro.

d) Puncionar o tórax em busca de aliviar uma possível efusão pleural para então sim, radiografar o tórax em 2 projeções e proporcionar o protocolo direcionado ao quadro.

e) Fornecer oxigênio e administrar furosemida para, após a melhora da ausculta, radiografar em dupla projeção, realizar ecocardiograma e instituir o tratamento subsequente.

11. Um canino bulldog inglês de 3 anos, 34Kg, castrado, foi atendido após passeio ao sol com respiração ofegante, temperatura retal de 41,9℃, desidratação 8%, mucosas congestas. Sobre este paciente é correto afirmar:

a) A alta temperatura pode levar o paciente à insuficiência renal aguda que deve ser tratada com fluidoterapia com ringer lactato e correção da desidratação em 4 a 6 horas, o débito urinário deve ser monitorado para verificar que o paciente produza pelo menos 2ml/Kg/hora, caso o débito seja menor pode-se usar diuréticos osmóticos e de alça e a temperatura deve ser reestabelecida a níveis normais diminuindo 1℃ por hora. Os níveis de potássio, uréia e creatinina devem ser monitorados.

b) A alta temperatura pode levar o paciente à insuficiência renal aguda que deve ser tratada com fluidoterapia com solução fisiológica e taxa de reidratação de no máximo 2 horas, o débito urinário deve ser monitorado para verificar que o paciente produza pelo menos 0,5ml/Kg/hora, caso o débito seja menor pode-se usar diuréticos osmóticos e de alça e a temperatura deve ser reestabelecida a níveis normais dentro de 1 hora. Os níveis de uréia e creatinina devem ser monitorados.

c) A alta temperatura pode levar o paciente à insuficiência renal aguda que deve ser tratada com fluidoterapia com solução fisiológica em bólus de 50ml/Kg/10 minutos, depois o restante da reposição volêmica em 1 hora. O débito urinário deve ser monitorado e o paciente deve produzir 5ml/kg/hora, caso o débito seja menor pode ser usado um diurético tiazídico e a pressão arterial elevada com dobutamina. Os níveis séricos de sódio devem ser monitorados.

d) O paciente com síndrome do braquicefálico com dificuldade respiratória aguda pode entrar em ICC de lado esquerdo devido a cor pulmonale, deve ser tratado com diuréticos tiazídicos em alta dose e realizar emergencialmente radiografia torácica para avaliação de possível edema pulmonar. Sua desidratação e e temperatura devem ser reestabelecidos em 1 hora, evitando outras alterações como insuficiência renal aguda.

e) O paciente com síndrome do braquicefálico com dificuldade respiratória crônica pode entrar em ICC de lado direito devido a cor pulmonale, deve ser tratado com diuréticos osmóticos em alta dose e realizar emergencialmente radiografia torácica para avaliação de possível edema pulmonar. Sua desidratação e e temperatura devem ser reestabelecidos em 2 horas, evitando outras alterações como insuficiência renal aguda.

(7)

12. Um paciente felino de 12 anos de idade, castrado foi levado ao atendimento para exames de rotina, sem histórico de doenças prévias relatadas. Ao exame físico apresentou mucosas normocoradas, FC de 188 bpm, pupilas dilatadas, taquipnéia. Obteve-se os seguintes resultados dos exames de triagem:

URINÁLISE BIOQUÍMICA SÉRICA

Densidade: 1,030 Parâmetros Resultados Referência

Proteína: negativo Ureia (mg/dl) 20,0 5,0 – 28,0

Glicose: + Creatinina (mg/dl) 1,0 < 1,5

Billirrubina: - Glicose em jejum (mg/dl) 300 70 - 110

Corpos cetônicos: - Potássio (mEq/L) 4,5 4,5 - 5,5

pH: 5,5 Sódio (mEq/L) 142 140 -152

Sobre este paciente é correto afirmar que:

a) Trata-se de um paciente diabético em fase inicial, com hiperglicemia e glicosúria. Deve ser iniciado tratamento com insulina intermediária.

b) Trata-se de um paciente diabético em fase inicial, com hiperglicemia e glicosúria. Deve ser iniciado o tratamento com insulina de ação lenta.

c) Trata-se de um paciente em hiperglicemia por estresse e deve-se iniciar o tratamento com insulina lenta.

d) Trata-se de um paciente em hiperglicemia de estresse, com glicosúria. Deve-se descartar diabetes com exame de frutosamina sérica.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

13. Um paciente felino de 4 anos de idade, macho castrado, foi levado ao atendimento apresentando emese, apatia, anorexia e hipodipsia. Ao exame físico foi constatada desidratação de 8%, icterícia importante, sialorréia. O exame de imagem revelou alteração em ecogenecidade hepática e espessamento da parede da vesícula biliar. Sobre este paciente é errado afirmar que:

a) O principal diagnóstco diferencial é de complexo colangite-colangioepatite e representa uma síndrome que compreende inflamação nos ductos biliares e parênquima hepático circunjacente.

b) O principal diagnóstco diferencial é de complexo colangite-colangioepatite. A doença inflamatória hepática pode ocorrer concomitantemente à inflamação intestinal e pancreatite e esta situação pode estar relacionada a particularidades anatômicas da espécie felina.

c) O principal diagnóstco diferencial é de complexo colangite-colangioepatite. A terapia é distinta para cada forma clínica da doença e o prognóstico varia de acordo com a apresentação e a resposta do paciente ao tratamento.

d) O principal diagnóstico diferencial é pancreatite crônica que pode ser classificada como supurativa e não supurativa e deve ser tratada com antibióticos como aminoglicosídeos sistêmicos.

e) O paciente tem como diferencial complexo colangite-colangioepatite com pancreatite associada. Pode ter alterações de enzima hepática e hiperbilirrubinemia.

(8)

14. Após ter ingerido alimentos muito gordurosos 3 dias antes, um paciente canino maltês de 8 anos, castrado, foi atendido apresentando vários episódios eméticos, apatia, anorexia, adipsia. Ao exame físico apresentava desidratação 7%, dor epigástrica importante, mucosas normocoradas, temperatura de 38,4℃. A ultrassonografia abdominal demonstrou gastrite leve, plicatura duodenal e peritonite focal peripancreática. Os exames bioquímicos de triagem tiveram os seguintes resultados:

PARÂMETRO RESULTADO REFERÊNCIA

Uréia 50 15-40 Creatinina 0,7 0,5-1,5 FA 280 35-92 ALT 190 10-120 Albumina 4 2,7-4,5 Glicemia 70 70-120

Sobre este paciente é correto afirmar que:

a) As alterações nas enzimas hepáticas são decorrentes de uma insuficiência hepática com pancreatite secundária. Deve ser tratado com antibióticos como uma cefalotina de 4ª geração e metronidazol, deve ser mantido em jejum, receber antieméticos como maropitan, analgesia com tramadol e fluidoterapia com solução fisiológica.

b) O paciente pode ter desenvolvido pancreatite aguda em decorrência de uma hiperlipidemia, com hepatopatia reacional. Ele pode evoluir para insuficiência pancreática exócrina e diabetes.

c) O paciente desenvolveu insuficiência pancreática exócrina com insuficiência hepática aguda. Deve ser tratado com cobalamina, antieméticos como metoclopramida e cefalotina de 4ª geração.

d) O paciente está desenvolvendo hipoglicemia em decorrência de uma insuficiência hepática crônica e tem prognóstico reservado. Deve ser tratado com antiemético como clorpromazina, cefalotina de 4ª geração e fluidoterapia com solução fisiológica.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

15. Sobre o paciente doente renal crônico é correto afirmar que:

a) Pode desenvolver hiperparatideoidismo secundário renal, que consiste em altos níveis séricos de fósforo estimulando a glândula paratireóide a produzir PTH, que remove cálcio do tecido ósseo liberando-o na circulação sistêmica.

b) Pode desenvolver hiperparatiroidismo secundário renal que consiste em baixos níveis séricos de fósforo e cálcio, inibindo a produção de PTH pela paratireoide que acarreta na remoção de cálcio do tecido ósseo.

c) O hiperparatiroideo pode desenvolver doença renal crônica pela remoção de cálcio do tecido ósseo e liberando na circulação, o que leva a sobrecarga renal para pela excreção do cálcio.

d) O hiperparatiroideo pode desenvolver doença renal crônica pelos altos níveis de fósforo séricos que o PTH proporciona, levando assim à sobrecarga renal para excreção.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

16. Assinale a alternativa incorreta:

a) Albumina, glicose e ureia sérica são alguns dos exames utilizados no diagnóstico de insuficiência hepática, avaliando sua função.

b) A dieta do paciente hepatopata deve consistir em grande aporte proteico, evitando gorduras e carboidratos.

c) Ascite, distúrbios hemostáticos e icterícia são manifestações pertinentes à insuficiência hepática.

(9)

e) Distúrbios hemostáticos podem ocorrer no insuficiente hepático, podendo levar a hemorragias do trato gastrointestinal.

17. Um cão, da raça Pug é conduzido à clínica veterinária apresentando os seguintes sinais clínicos: ruídos respiratórios altos, estertor, aumento de esforço inspiratório e cianose. Ao realizar o exame físico, o médico veterinário observa características que o levam a concluir o diagnóstico: síndrome do cão braquicefálico. Com base no caso exposto, assinale a alternativa CORRETA:

a) O tratamento imediato deve ser realizado com a utilização de corticoides de ação curta, para reduzir o edema das vias aéreas e facilitar a passagem de ar.

b) Temperaturas ambientes baixas pioram o caso clínico, pois esses animais possuem dificuldade de termorregulação.

c) Não é indicado o tratamento cirúrgico, somente o tratamento clínico deve ser realizado. Este envolve a perda e/ou controle de peso dos animais, assim como mantê-lo em repouso.

d) Como diagnóstico, além dos exames de inspeção da narina e palato, poderá ser realizado exame de imagem, como a radiografia do tórax, o qual poderá demonstrar a hiperplasia da traqueia, sinais de pneumonia por aspiração e edema pulmonar cardiogênico.

e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

18. Um cão, Poodle, de 11 anos de idade, fêmea, 6 kg, foi conduzido ao Hospital Veterinário por apresentar um quadro de alopecia, associado a polifagia, poliúria, polidipsia e aumento de volume abdominal. Sobre o caso, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

a) Neste animal poderíamos realizar um teste de supressão com baixa dose de dexametasona, para estabelecer o diagnóstico definitivo de hiperadrenocorticismo.

b) Este animal pode apresentar hipertensão arterial, pancreatite e infecção de trato urinário como complicação do hipotiroidismo.

c) Neste animal é necessário a mensuração do T4 total para se estabelecer o diagnóstico definitivo do hiperadrenocorticismo

d) Neste animal é necessário realizar teste post-pill com levotiroxina para avaliar a função da glândula tireóide.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

19. Um cão com histórico de cardiopatia é atendido em emergência. O paciente apresenta crepitação em ausculta pulmonar (edema) e extremidades frias, com um delta T de 7. Sobre esse caso, assinale a afirmação correta

a) O paciente está frio e seco, sendo necessário o uso de inotrópico positivo para melhorar o débito cardíaco.

b) O paciente está quente e úmido, sendo necessário o uso de diurético para retirar o edema.

c) O paciente está frio e úmido, deve-se considerar o uso de diurético após a reabertura de leito vascular periférico, ainda pode ser necessário suporte inotrópico.

d) O paciente deve ser tratado imediatamente com diurético, entretanto, deve-se dar preferência para a espironolactona já é uma molécula poupadora de potássio.

e) O paciente, por se apresentar quente e úmido, deve ser tratado diretamente com torasemida e espironolactona.

20. Leia as afirmativas abaixo atentamente e considere:

I. Pacientes portadores de doença renal crônica têm como característica a poliúria e polidipsia compensatória. A poliúria ocorre por dificuldade de concentração urinária por parte dos néfrons, perdendo assim água.

II. A creatinina é um metabólito da degradação de creatina muscular e seus níveis não se alteram pela alimentação do paciente. Já a uréia sofre alteração pela proteína ingerida pelo paciente.

III. A uréia é resultado da metabolização hepática de compostos nitrogenados e é eliminada por via renal. Por isso, baixos níveis séricos de uréia podem indicar insuficiência hepática e altos níveis podem indicar doença renal ou alimentação com altos níveis protéicos.

(10)

IV. A doença renal aguda deve ser corrigida em caráter de urgência, pois caso não seja resolvida em poucos dias a forma crônica da doença renal pode se instalar por glomeruloesclerose, por exemplo.

V. Os rins são responsáveis pela produção de eritropoetina. Este hormônio age na medula óssea estimulando a produção de células vermelhas. O paciente doente renal crônico tende a ter baixa produção de tal hormônio, entrando assim em anemia não regenerativa que pode se tornar bastante grave, podendo até mesmo levar o paciente à morte.

Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

a) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

b) Todas as afirmativas estão corretas.

c) Somente a alternativa II está errada.

d) Somente as alternativas I, II e III estão corretas.

e) Nenhuma das afirmações está correta.

21. Assinale a alternativa incorreta abaixo:

a) Com a ativação do sistema parassimpático após o contato com aeroalérgenos há broncoconstrição, levando a diminuição do lumem das vias aéreas inferiores, fazendo com que o paciente acometido apresente dificuldade respiratória, ortopnéia, sibilos e até mesmo cianose. Este quadro pode ser beneficiado com o uso de adrenérgicos.

b) Broncodilatadores como o fenoterol e a atropina podem causar aumento importante na frequência cardíaca, não sendo indicados para pacientes cardiopatas. Nestes casos o broncodilatador de escolha é o ipratróprio que não possui efeitos cardíacos.

c) AINEs não têm efeito satisfatório no sistema respiratório inferior, pois fazem inibição de cicloxigenases e, a quebra do ácido araquidônico nestes tecidos é realizado por lipoxigenases que não são inibidas por AINEs, sendo assim indicado o uso de corticosteroides.

d) Antitussígenos opióides como a codeína são mais efetivos que os não opióides e são contraindicados em casos de tosses produtivas ou pacientes com sinais indicativos de infecção do trato respiratório. Nestes casos é indicado o uso de mucolíticos e facilitadores de transporte de muco, bem como hidratação de vias aéreas e até mesmo, antibióticos como os betalactâmicos, quinolonas e tetraciclinas.

e) O complexo respiratório canino é altamente contagioso, comum em exposições e canis, tenho como agentes etiológicos vírus, bactérias ou até protozoários. Acomete principalmente pacientes adultos e deve ser tratado com auxílio de antibióticos sistêmicos devido a gravidade do quadro, que normalmente evolui para pneumonia.

22. Assinale a alternativa incorreta com relação ao paciente portador de hiperadrenocorticismo:

a) O excesso de cortisol aumenta a pressão arterial, estimula a gliconeogênese hepática, inibe a ação do ADH nos túbulos renais aumentando a taxa de filtração glomerular, podendo levar à doença renal crônica e insuficiência cardíaca congestiva, que pode ser piorada pelo tratamento com mitotano.

b) Neoplasias adrenais costumam produzir cortisol em excesso independentemente da manipulação do eixo. Seu tamanho pode ser aumentado e sua forma irregular, com diminuição do tamanho da glândula contralateral. Como consequência pode haver invasão da veia cava abdominal por metástase ou efeito trombo. Nos casos de adenoma pituitário produtor de ACTH, as glândulas adrenais costumam estar aumentadas de forma regular e uniforme.

c) O trilostano é o tratamento de escolha para os pacientes com neoplasia pituitária produtora de ACTH. Durante o tratamento com o trilostano costuma haver aumento do tamanho da glândula, predispondo pacientes de neoplasias adrenais à invasão de vasos adjacentes. Neoplasias pituitárias produtoras de ACTH costumam ser muito pequenas, raramente fazendo invasão do quiasma óptico que está situado logo acima da pituitária, já neoplasias da glândula adrenal podem fazer metástase em fígado, pulmão e vascularização medial à glândula.

d) A fibroplasia cutânea é diminuída neste paciente, dificultando a cicatrização e elasticidade cutânea. Piodermites de repetição são comuns. A alopecia simétrica acontece na região dorsal lombar, devido à maior quantidade de receptores de cortisol no tecido cutâneo da região. A rarefação pilosa poupa cabeça e membros pela menor quantidade de receptores do hormônio no tecido desta região.

e) A predisposição à cistite ocorre devido à imunossupressão, baixa densidade urinária e possível glicosúria quando há afecções concomitantes, além de causar diminuição da migração celular ao tecido. Muitas vezes são

(11)

assintomáticas devido o efeito anti-inflamatório do cortisol. Os pacientes podem desenvolver também, como consequência do excesso de cortisol, cegueira súbita por retinopatias específicas.

23. As causas de déficit hídrico em pacientes podem incluir: anorexia, perda excessiva de fluidos por vômito, diarreia, poliúria e queimaduras extensas. O tipo de desidratação pode ser classificada como hipotônica (maior perda de sais, levando à hiponatremia); isotônica (perda de sal proporcional à de água); e hipertônica (maior perda de água). Sobre a fluidoterapia na prática da clínica médica de pequenos animais, assinale a alternativa incorreta.

a) Na desidratação, o rim conserva a água na tentativa de conservar o volume extracelular, consequentemente a densidade urinária costuma estar alta. A isostenúria em um animal desidratado sugere que perda de água pelo rim é a causa da desidratação.

b) Afecções renais, cardíacas e hepáticas levam o paciente à desidratação hipotônica.

c) O clínico deve ter cuidado com a avaliação de proteínas totais em animais hipoproteinêmicos e hematócrito em animais anêmicos para estimar a gravidade da desidratação, principalmente em animais com desidratação hipotônica.

d) Fluidoterapia com cristaloides nos cálculos de reposição é indicada com o objetivo de realizar rápida reposição de água e eletrólitos (perdidos em situação de vômito e diarreia). Já a fluidoterapia de manutenção é indicada após a recuperação do déficit hídrico, visando reposição das perdas fisiológicas de líquidos e eletrólitos.

e) A decisão pela via de administração da fluidoterapia é importante no manejo clínico do paciente. A via subcutânea deve ser escolhida em casos de desidratação leve e somente deve ser realizada a administração de fluidos isotônicos.

24. Um cão macho, da raça Pug, com 5 anos é atendido no consultório com quadro de prurido intenso, hiperqueratose e hiperpigmentação, untuosidade em região axilar e abdominal ventral. Com base nas informações do caso clínico, escolha a alternativa correta:

a) A observação no exame físico de untuosidade, hiperqueratose e hiperpigmentação em áreas ventrais como axilas e virilhas são achados clínicos exclusivamente observados em quadros de dermatopatia causada por Malassezia

spp.

b) Na maioria das vezes, a malasseziose não causa prurido e, portanto, não deve ser elencada no diagnóstico diferencial desse paciente.

c) A citologia não é necessária nesse caso, pois apenas as leveduras (Malassezia) estimulam a hiperqueratose em casos crônicos.

d) O exame citopatológico desse paciente é fundamental para evidenciar a presença de agentes infecciosos. A malasseziose é um diagnóstico diferencial a ser aventado nesse caso.

e) É necessária a realização de exames complementares como o exame histopatológico para auxiliar na elucidação deste caso. Quadros de infecções bacterianas podem mimetizar clinicamente a malasseziose cutânea e o correto diagnóstico histológico é fundamenteal para a escolha da terapia.

25. A esporotricose é uma infecção subaguda ou crônica, causada por fungos termodimórficos do gênero Sporotrix

spp. O principal agente etiológico da esporotricose no Brasil é o ______________. A infecção pode ocorrer por meio

de inoculação traumática do agente na pele ou pelo contato com exsudato lesional. A maioria dos gatos apresenta a apresentação clínica ______________, sendo a manifestação _____________ a principal forma extracutânea.

Sobre a esporotricose, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:

a) Sporothrix schenckii/cutâneo disseminada/respiratória.

b) Sporothrix brasiliensis/sistêmica/oftálmica.

c) Sporothrix brasiliensis/cutâneo disseminada/respiratória.

d) Sporothrix schenckii/cutânea fixa/oftálmica.

(12)

26. Um cão, Bulldog inglês, de seis meses de idade, fêmea, foi conduzido ao hospital veterinário por apresentar um quadro de alopecia associada à eritema, úlceras, exsudação sanguíneo-purulenta encimadas por crostas em região mentoniana, cervical ventral, periocular, dorso e interdigitais. O animal se alimentava de ração, apresentava dois contactantes assintomáticos, seu protocolo vacinal estava regular e não tinha acesso à rua. Baseado nos achados descritos, assinale a alternativa incorreta:

a) Este cão apresenta demodiciose, surto juvenil generalizado, a qual é uma dermatopatia parasitária, fruto de uma exaustao imunológica da resposa Th1 associado à doenças imunossupressoras ou um estado genético de alergia aos antígenos do ácaro, o que permite sua proliferação na unidade pilossebácea.

b) Este animal apresenta acaríase sarcóptica, devendo ser imediatamente isolado dos demais cães e submetido a terapia com ivermectina, em protocolos semanais por quatro a seis semanas, ou ao tratamento com as isoxazolinas.

c) Este cão deve apresentar furunculose e celulite estafilocócica, secundária a demodiciose.

d) Este cão deve ser submetido a um exame parasitológico a partir do raspado de pele, tricograma ou teste da fita de acetato, para o diagnóstico definitivo de demodiciose.

e) A associação de antibioticoterapia oral e isoxazolinas será necessária no protocolo terapêutico desse paciente.

27. Animais hospitalizados possuem alterações metabólicas que podem incluir: aumento do catabolismo muscular intenso, na síntese de glucagon, citocinas inflamatórias, estresse oxidativo e por conseguinte o aumento da necessidade de nutrientes. Segundo a WSAVA (World Small Animal Veterinary Association), em média, 50% dos cães e gatos hospitalizados encontram-se subnutridos. Com relação à nutrição para animais hospitalizados, analise as alternativas abaixo:

I. A nutrição enteral pode auxiliar no reparo da mucosa intestinal, especialmente pela utilização de carboidratos. Portanto, alimentos coadjuvantes gastrointestinais possuem em sua composição, maior teor de carboidratos e lipídios e menor teor de proteína, com a finalidade de não sobrecarregar o metabolismo hepático.

II. A utilização de sondas via enteral deve ser realizada em pacientes que estão mais de 24 a 48 horas sem se alimentar e que não aceitam espontaneamente o alimento.

III. A necessidade energética deve ser calculada de acordo com a necessidade reduzida, a qual é constituída da formulação: NEM = 95 x (peso corporal)0,67.

IV. Em pacientes privados de alimento por maior tempo, deve-se evitar a síndrome de realimentação. Desta forma, devem ser alimentados no primeiro dia com 75% da necessidade e após o segundo dia, pode ser alimentado com 100% da necessidade.

V. Nutrição parenteral pode ser realizada em pacientes pós imediato de cirurgia de trato gastrointestinal. O objetivo é manter o recebimento de nutrientes pelo organismo enquanto há a recuperação do órgão.

Assinale a alternativa correta:

a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

c) As afirmativas I, IV e V estão corretas.

d) As afirmativas II e V estão corretas.

(13)

28. Com relação à terapêutica do sistema respiratório, assinale a alternativa incorreta.

a) Broncodilatadores são utilizados com a finalidade de aumentar o lúmen do trato respiratório, um exemplo é o Salbutamol – agonista β-adrenérgico que deve ser utilizado com precaução em pacientes cardiopatas e hipertensos, pois aumenta a pressão arterial.

b) Anti-inflamatórios de ação rápida são fármacos de primeira escolha em um paciente com sinais clínicos relacionados à doença respiratória, como exemplo a prednisolona e dexametasona.

c) Expectorantes e mucolíticos são fármacos utilizados para transportar muco, alterar o muco físico-quimicamente, e estimular a atividade da glândula. São indicados em pacientes com ausculta pulmonar crepitante e secreção nasal bilateral.

d) Antitussígenos, como o cloridrato de ambroxol, devem ser utilizados em animais com tosse seca, se houver secreção, não deve ser utilizado.

e) Antibióticos devem ser utilizados em pacientes que apresentem secreção nasal mucosa ou mucopurulenta, assim como leucocitose em hemograma.

29. Um cão, Pastor Alemão, 6 anos e 45kg é conduzido a CEMV apresentando epistaxe bilateral. O tutor relatou que o início foi agudo. O animal vive em chácara, tem contato com outros animais, apresenta vacinação e vermifugação atrasadas. Os outros contactantes não apresentam sinais clínicos.

Ao exame clínico foi possível observar:

 Frequência cardíaca: 130 bpm;  Frequência respiratória: 42 mpm;  Temperatura corporal: 40oC;  Mucosas: hipocoradas;

 Tempo de preenchimento capilar: > 2 segundos.

Em seguida, foi realizada a coleta de sangue e no hemograma foram encontradas as seguintes alterações:

 Anemia não regenerativa;

 Leucopenia – neutrofilia com desvio à esquerda;  Trombocitopenia.

A bioquímica sérica revelou:

 Hipoalbuminemia;  Hiperproteinemia.

 Aumento discreto de FA e ALT.

A partir dos resultados, o clínico suspeita de hemoparasitose. Com relação à investigação diagnóstica, assinale a alternativa correta:

a) Com o histórico do paciente, o clínico poderá realizar juntamente ao patologista clínico, o exame de esfregaço sanguíneo para a observação de mórulas de Erlichia sp. Este exame pode resultar em falso-negativo, principalmente se o animal se encontrar na fase aguda da doença.

b) A trombocitopenia é o achado mais comum entre as três fases da doença. Sua ocorrência pode ser ocasionada pelas perdas por consumo nos casos de vasculite, por destruição imunomediada e sequestro de plaquetas no baço.

c) O teste SNAP 4Dx Idexx® diagnostica in vitro a detecção do antígeno de Dirofilaria immitis, e dos anticorpos de

Anaplasma phagocytophilum, Anaplasma platys, Borrelia burgdorferi, Erlichia canis e Erlichia ewingii em soro,

plasma ou sangue total. Nos casos em que a sintomatologia é compatível com a erliquiose e os resultados sorológicos são negativos, recomenda-se o reteste após 2 a 3 semanas para certificar a soroconversão e o diagnóstico.

d) A reação em cadeia pela polimerase (PCR) é um teste específico e sensível pois detecta o agente em pequenas quantidades, mesmo antes da formação de mórulas e soroconversão. É útil em casos crônicos pois mantém a sensibilidade não resultando em falso-negativo.

(14)

e) O exame sorológico através da imunofluorescência indireta (RIFI) é o teste padrão para a pesquisa de anticorpos e pode auxiliar no acompanhamento do caso clínico. Entretanto, exames sorológicos são considerados métodos complementares de diagnóstico, uma vez que o resultado positivo indica que o paciente foi infectado previamente.

30. Com relação ao tratamento e prevenção do paciente contra a Erliquiose monocítica canina, assinale a alternativa incorreta:

a) A doxiciclina é um antibiótico semissintético, lipossolúvel, que inibe a síntese de proteínas bacterianas. Ao contrário de outras tetraciclinas convencionais, a doxiciclina apresenta boa absorção intestinal e alcança elevada concentração celular, o que é almejável em casos de infecções causadas por bactérias intracelulares. É de uso prático, pois pode ser administrada a cada 24 horas e tem baixa toxicidade.

b) Cloranfenicol é indicado em cães com infecções persistentes e refratárias à doxiciclina ou nos casos em que a aplicação oral de doxiciclina não esteja acessível. Deve cuidar com cães apresentando aplasia de medula.

c) A aplicação de dipropionato de imidocarbe é realizada por via subcutânea, em duas aplicações com intervalo de 15 dias. Efeitos colaterais como salivação, secreção nasal serosa, diarreia e dispneia são relatados. Por isso, a aplicação prévia de atropina pode ser necessária.

d) Suplementação com ferro (100 a 300mg a cada 24 horas) durante 3 a 5 meses pode ser benéfica em casos crônicos, em decorrência dos processos hemorrágicos.

e) A exposição à E. canis confere imunidade protetora, não têm vacinas disponíveis no mercado e o controle do vetor é a medida mais eficaz. A terapia carrapaticida atua somente no animal, não tendo ação no ambiente.

31. Paciente canino, 17 anos, raça Poodle, 3 kg, foi atendido com histórico de andar em circulos e apatia há 3 meses.

Há duas semanas, o animal começou a apresentar crises epiléticas que vem aumentado de frequência. O paciente começa a piscar rapidamente apenas com o olho esquerdo durante 1 min. Depois, deita em decúbito lateral, fica com os quatro membros rígidos e perde a consciência durante 3 min. O veterinário decidiu entrar com o fenobarbital e após 15 dias, a dosagem sérica era de 25µg/mL (15-40 µg/mL), porem o animal continuou a apresentar crises quase diárias. Qual o manejo medicamentoso mais adequado para controlar as crises epiléticas desse paciente?

a) Subir a dose oral do fenobarbital e realizar nova dosagem sérica em 15 dias, já que a dosagem sérica está baixa. b) Suspender a medicação já que não está sendo efetiva em controlar as crises

c) Manter o tratamento atual, pois a dosagem sérica está adequada

d) Adicionar novo medicamento ao tratamento como o Brometo de Potássio ou o Levotiracetam e) Nenhuma das alternativas anteriores

32. A úvea é a túnica vascular do olho e é constituída de três estruturas: íris, corpo ciliar e coróide. Sobre uveíte, analise as questões abaixo e marque a opção incorreta:

a) A ruptura da cápsula do cristalino ou do extravasamento do seu material, mesmo através de uma cápsula intacta pode causar uveíte.

b) A terapia tópica com anti-inflamatórios e antibióticos por longos períodos é suficiente para o tratamento da uveíte anterior e posterior.

c) Os sinais clínicos de uveíte anterior e glaucoma podem ser semelhantes. Ambas as doenças podem se manifestar simultaneamente no mesmo olho. Portanto, é de fundamental a determinação da pressão intra-ocular.

d) A síndrome uveodermatológica (Vogt-Koyanagi-Hirada) é relata com maior ocorrência em cães das raças Akita, Samoieda, Husky Siberiano e Pastor de Shetland.

e) A Uveíte é uma manifestação clinica sistêmica, então se deve realizar o exame oftálmico e exames laboratoriais para se determinar a causa primária.

33. O paciente felino pode apresentar várias doenças que acometem o bulbo ocular. Sobre as particularidades dessa espécie, analise as afirmativas abaixo:

a) O uso de enrofloxacina em uma dose superior a 5 mg/kg, pode causar degeneração retiniana.

b) A hipertensão secundária ao hipertireoidismo ou insuficiência renal crônica é a causa mais comum de descolamento de retina, midríase e cegueira, em gatos de idade avançada. A pressão sanguínea deve ser mensurada em qualquer gato com cegueira súbita e a cada seis meses, como parte do exame geriátrico regular em gatos mais idosos.

(15)

c) O Herpesvírus pode causar conjuntivite e ceratite no gato. A síndrome clínica típica da infecção é a manifestação conjuntivo-respiratória aguda principalmente em gatos jovens ou neonatos. A ceratite pode ser desencadeada pelos efeitos citopáticos diretos no epitélio ou através da resposta imune ao antígeno viral.

d) O sequestro corneano é uma doença que pode acometer cães e gatos, caracterizada pela degeneração de colágeno e deposição de precipitados na câmara posterior do bulbo ocular.

e) A Calicivirose ocasiona a panoftalmia no felino filhote, caracterizada pela infecção de todas as estruturas extra-oculares. a) F , V , V , F , V b) V , V , F, F, F c) V , F , F , V, F d) V, V, V, F, F e) F, F, V, V, V

34. Um cão, raça Yorkshire Terrier, 1 ano, 3,8kg foi conduzido à clínica após o procedimento de ovariosalpingohisterectomia (OSH) em outro estabelecimento. O tutor relatou que após 1 dia de pós-operatório o paciente iniciou episódios de vômito, hiporexia e prostração. Ao exame clínico foi possível observar dor epigástrica, a qual levou o clínico a suspeitar de gastrite aguda com etiologia medicamentosa, pois o paciente estava sendo medicado somente com anti-inflamatório não esteroidal. Sobre a gastrite aguda, analise as afirmativas abaixo:

I. Entre as causas de gastrite aguda incluem-se alimento contaminado, agentes infecciosos, plantas tóxicas e medicamentos.

II. A lesão direta na barreira mucosa gástrica leva a diminuição da secreção de ácidos gástricos, retardo na renovação do epitélio gástrico e aumento do fluxo sanguíneo na mucosa.

III. O diagnóstico é realizado de acordo com o histórico, exame clínico, exames laboratoriais, assim como a ultrassonografia abdominal. Neste último exame, é possível observar a espessura da mucosa gástrica e a presença de gás pode ser um limitante na avaliação gástrica.

IV. Como tratamento, a dieta deve ser realizada de forma enteral, com o retorno da alimentação de forma gradativa. Alimentos com baixo teor de gordura e alta digestibilidade devem ser indicados.

V. Protetores gástricos antagonistas dos receptores H2 como o omeprazol são indicados neste caso, pois diminuem a acidez gástrica e aumenta a motilidade e esvaziamento gástrico. Consequentemente diminui o refluxo gastroesofágico e enterogástrico.

Assinale a alternativa correta:

a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

d) As afirmativas II e V estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

35. A linfangiectasia intestinal é uma desordem do sistema linfático intestinal de cães. Sobre esta afecção, analise as afirmativas abaixo:

I. A doença é caracterizada pela perda de linfa para o lúmen intestinal. Hipoalbuminemia e ascite são alterações importantes encontradas nestes pacientes. A ascite é ocasionada pelo aumento da pressão oncótica do plasma.

II. Esses pacientes podem ter perda de peso, que, teoricamente, pode preceder a diarreia. Nesses casos, a realização de exame de urina para detecção de proteinúria é importante para descartar síndrome nefrótica, outra causa de hipoproteinemia marcante.

(16)

III. Para o diagnóstico, é necessária a histopatologia intestinal. Alimentar o animal com gordura na noite anterior à biópsia pode tornar as lesões mais óbvias.

IV. Dieta com níveis ultrabaixos de gordura, desprovida de ácidos graxos de cadeia longa, auxilia a prevenir o engurgitamento dos lácteos intestinais e a subsequente perda de proteína.

V. Anti-inflamatório esteroidal como a prednisolona pode ser utilizada para diminuir a inflamação intestinal e melhorar o fluxo linfático. Alguns pacientes necessitam de ciclosporina ou azatioprina a médio longo prazo.

Assinale a alternativa correta:

a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

c) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

d) As afirmativas II e V estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

36. A leishmaniose é uma doença parasitária com distribuição mundial transmitida por meio da picada de flebotomíneos infectados pelos protozoários do gênero Leishmania. Com relação a Leishmaniose Visceral Canina, assinale a alternativa correta:

a) O protozoário pode ser encontrado tanto no hospedeiro intermediário quanto no definitivo. A forma de multiplicação do agente encontrada no hospedeiro definitivo trata-se da promastigota.

b) Se um cão estiver infectado este desenvolve resposta imunológica do tipo Th2 que ativa a imunidade celular neste hospedeiro deixando-o como portador assintomático.

c) Com relação a testes diagnósticos a imunofluorescência indireta detecta anticorpos, podendo apresentar falsos positivos, e o ELISA detecta antígeno, sendo um método mais sensível do que a imunofluorescência.

d) Como medidas de controle preconiza-se diagnóstico e sacrifício de cães positivos, vacinação de cães suspeitos, controle de vetores e tratamento de casos humanos.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

37. A leptospirose possui como agente etiológico bactérias patogênicas do gênero Leptospira spp., caracteriza-se como uma zoonose amplamente difundida. Relaciona-se a condições sócio-econômicas ou climáticas que favorecem a endemicidade em vetores animais e exposição humana. Analise as afirmações que seguem e assinale a opção correta:

I. A transmissão da leptospirose em cães pode ser pela urina, contato venéreo, transferência placentária, mordeduras, ingestão de tecidos, água, solo ou alimentos contaminados.

II. Quatro síndromes têm sido identificadas em cães: ictérica, hemorrágica, urêmica (doença de Stuttgart) e reprodutivas (aborto e crias prematuras ou fracas).

III. A infecção manifesta-se unicamente associada a quadros clínicos graves.

IV. Infecções caninas incidentais, geralmente causadas por Icterohaemorrahagiae, são caracterizadas por doença hemorrágica aguda ou falência hepática e renal subagudas. Nas infecções devido à sorovariedades diferentes de Icterohaemorrahagiae e Copenhagenii, geralmente predominam sinais clínicos de envolvimento renal.

a) Todas as alternativas estão incorretas.

b) Todas as alternativas estão corretas.

c) Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

d) Somente as alternativas I, II e III estão corretas.

(17)

38. A toxoplasmose é uma doença infecciosa, de distribuição mundial, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Diversas são as formas de transmissão deste parasito bem como os hospedeiros infectados. Assinale a alternativa incorreta.

a) Os felinos geralmente eliminam oocistos por pouco tempo após a infecção primária.

b) A eliminação de oocistos esporulados pelos felinos é frequente, sendo esta a principal forma de transmissão relacionada a estes animais.

c) Os hospedeiros intermediários podem ser roedores e mamíferos, incluindo os felinos.

d) As infecções humanas em sua maioria são assintomáticas.

e) O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular obrigatório, cujo ciclo biológico apresenta uma fase enteroepitelial, de ocorrência exclusiva nos felinos domésticos.

39. Com relação ao tratamento da colite crônica, assinale a alternativa incorreta:

a) A tilosina deve ser evitada, pois não possui eficácia comprovada. Já a utilização antibióticos como metronidazol ou oxitetraciclina podem ser realizados nos pacientes.

b) A utilização de probióticos juntamente com a antibioticoterapia tem se mostrado eficaz, pois possui o objetivo de reestabelecer a microbiota fecal.

c) Alimentos com alta inclusão de fibras são desejáveis, pois estas fontes podem fermentar no cólon gerando os ácidos graxos de cadeia curta. Estes possuem efeitos desejáveis, contribuindo para a recolonização bacteriana e trofismo de colonócitos, proporcionando melhora na barreira intestinal.

d) Em pacientes com colite e disbiose crônica, pode ser realizado transplante fecal 1 vez ao mês. Para este procedimento, fezes de doador saudável devem ser coletas, diluídas e transplantadas via enema.

e) Por ser uma interação anormal entre bactérias intestinais e sistema imunológico, a adminstração de mesalazina é interessante por ser um anti-inflamatório indicado no tratamento de doenças inflamatórias intestinais. Por agir predominantemente no tecido intestinal, tem poucos efeitos colaterais sistêmicos.

40. Animais acometidos por parvovírus podem ter co-infecção com coronavírus. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta que corresponde à sequência V (verdadeiro) ou F (falso), de cima para baixo.

( ) A parvovirose é ocasionada por um vírus não envelopado denominado Parvovírus, o qual se divide em duas cepas principais: CPV-1 (sem importância clínica) e CPV-2 (CPV-2a, CPV-2b, CPV-2c). A cepa CPV-2a é a mais comum e, portanto, utilizada para a fabricação de vacinas.

( ) A via de transmissão fecal oral ocorre tanto na parvovirose quanto na coronavirose. Logo após a contaminação, o coronavírus tem predileção pelas células maduras do epitélio intestinal, replicando-se no topo das vilosidades, ao longo de todo o intestino.

( ) O parvovírus tem caráter sistêmico, ou seja, pode atingir vários órgãos. Quando se replica em medula óssea e tecido linfoide, é possível observar neutropenia e leucocitose nestes pacientes, principalmente em fase aguda da doença.

( ) O diagnóstico de pacientes com suspeita de parvovirose pode ser realizado por meio de testes rápidos de ELISA, os quais buscam a presença do antígeno. Estes podem ser realizados tanto com o soro ou com as fezes.

( ) O tratamento para essas viroses é realizado de acordo com os sinais clínicos que o animal apresenta e pode incluir: fluidoterapia, suporte nutricional, pré e probióticos, antieméticos, protetores gástricos e antibióticos.

A sequência correta é: a) V-F-F-V-V b) F-F-F-V-V c) V-V-F-F-V d) F-V-F-F-V e) F-F-F-V-F

Referências

Documentos relacionados

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

[r]

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Ali diz que, ao voltar, Jesus permanecerá nos ares enquanto somos levados ao Seu encontro: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada

Recursos humanos Formadores da ANAFS, apoiados pela equipa do RSBLISBOA, equipa do GIPS/GNR e equipa do Gabinete da GEBALIS, para apoio nas instalações quer da formação teórica, quer

Para avaliação da composição química da água da chuva, além dos pontos instalados nas Estações Capivari de Baixo, São Bernardo, Vila Moema e Meteorológica, adotou-se uma

Com base na análise dos resultados deste trabalho, é possível afirmar que a espessura média da camada refundida em corpos de prova de dimensões 1,5mmx1,5mm e fabricados

I - permitir a permanência na área interna do prédio escolar de pessoas estranhas à escola ou outras que não sejam seus dependentes;. II - ausentar-se por período superior a vinte