• Nenhum resultado encontrado

CASE FEEDBACK. Resumo. Introdução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASE FEEDBACK. Resumo. Introdução"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CASE FEEDBACK

Resumo

Nesse case é retratado o modo como a EJ em questão lida com o processo motivacional dos membros, elaborado pela área de Gestão de Pessoas, que é o feedback. Apresenta os dois tipos de feedbacks usados na empresa e a importância que a ferramenta tem para o crescimento dos membros, não só no profissional como no pessoal.

Explica como deslumbramos a implantação da ferramenta e cita alguns pontos para o bom funcionamento da mesma, assim como as dificuldades que tivemos para implantar e alguns pontos que podem fazer a mesma não ser eficaz da melhor forma possível. Mostra também como o processo motivacional e a área de Gestão de Pessoas são importantes para uma EJ comprometida e engajada.

Introdução

A EJ conta com uma infraestrutura de três salas climatizadas (sala de Operações, Sala de Reuniões e Sala de Atendimentos) e trinta e dois membros atualmente efetivados, sendo, um presidente, um vice-presidente, seis diretores de diferentes áreas (Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Negócios, Projetos e Qualidade), além de seus respectivos consultores.

A área de Gestão de Pessoas, ou Recursos Humanos, percebeu que, normalmente existe uma grande diferença entre a percepção que você tem de si mesmo e a forma como os outros o avaliam. E que esta diferença pode representar um grande prejuízo para sua carreira e dificuldades em sua vida pessoal. Com o intuito de manter seus membros sempre motivados, potencializar o comprometimento, propiciar o desempenho diferencial e priorizar a Gestão de Conhecimento, a área, percebeu a importância do feedback e como a maneira de aplica-lo pode diferenciar totalmente o desempenho dos membros na gestão.

(2)

Desenvolvimento

Após a implantação da ISO 9001, o modelo de feedback tornou-se também de papel (antes da implantação da ISO 9001, o feedback era somente boca a boca), sendo muito burocratizado e de modo trimestral. Com o tempo percebeu-se que o feedback na EJ em questão não possuía eficácia. O feedback boca a boca não apresentava soluções reais para os problemas, por isso não era construtivo. E mesmo após a implantação do feedback de papel o mesmo continuou muito pouco ativo, pela falta de insumo dos membros e toda a burocratização existente. Além disso, o modelo de avaliação trimestral não permitia aos membros recordar o desempenho dos mesmos nos meses anteriores.

Assim, a área de Gestão de Pessoas, que se baseia em várias ferramentas e metodologias para motivar e lidar com pessoas, criou um novo método de feedback; importante recurso para ajudar a melhorar o desempenho e comportamento dos integrantes. Ele funciona através do auxílio, induzindo pontos de melhorias e pontos para serem mantidos. Processo de retorno que podem ser tanto positivo quanto negativo, tendo como objetivo ajudar as pessoas a melhorar seu comportamento através de informações e intermédio de um direcionamento ou de uma crítica construtiva.

A EJ em questão tem duas maneiras de aplicar um feedback, uma complementa a outra no quesito desenvolvimento do integrante. Uma das maneiras é pela avalição de desempenho que resulta no feedback de papel, e a outra é através do contato físico, do “conselho boca-a-boca”, por assim dizer. O de papel é aplicado da seguinte forma.

 É um processo hierárquico:

 Presidente aplica no vice-presidente e diretores;  Vice-presidente aplica no presidente e diretores;

 Diretores aplicam no presidente, no vice-presidente e nos seus consultores;

(3)

 A periodicidade é de três em três meses:

 Janeiro a fevereiro é aplicado em março;  Março a maio é aplicado em junho;  Julho a agosto é aplicado em setembro;  Setembro a novembro até o final da gestão.

Nos meses em que o feedback não é aplicado, é entregue um avaliação de desempenho com competências a serem avaliadas de acordo com a hierarquia já citada antes. Assim, quando chega ao mês de aplicação do

feedback os membros tem uma base para lembrar de como avaliaram e saber

julgar os pontos de melhoria e os pontos melhorados.

Quando um membro muda de área no meio de uma gestão ele recebe o

feedback da área que ficou por mais tempo até a aplicação, pois a EJ constata

que o diretor daquela área tem mais insumo para aplicar o feedback no seu consultor.

Para melhor controle do processo foi criada uma tabela no Excel, onde é controlada a avalição de desempenho juntamente com um gráfico que mostra o desenvolvimento do membro ao longo da gestão.

O Feedback verbal é utilizado para oferecer um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado, tendo em vista a melhoria do mesmo. No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos a imagem que passamos para os outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo.

Se tratando da EJ em questão, existem alguns passos para realizar um bom feedback e fazer com que ele realmente seja eficaz.

 É muito recomendado que de modo algum se conceda um

(4)

necessário analisar o perfil de cada pessoa e procurar informações com alguém que seja próximo a ela.

 Feito isso, é bom criar um dossiê de informações sobre tudo que será falado, todos os argumentos e soluções para tais problemas citados.

 Não é composto apenas de coisas ruins, é sempre bom falar dos pontos positivos e negativos do integrante que está recebendo o retorno e é conveniente fazer comparativos entre os feedback`s anteriores, principalmente se houver melhoras no resultado.

 O feedback deve ser feito de forma profissional, em um tempo entre trinta minutos a uma hora.

 Não é bom fazer sempre, pois faltam argumentos e não fica construtivo.

 Aplica-se marcar um horário e fazer uma pequena reunião, onde os membros possam conversar a vontade, na qual as duas pessoas falam, não só a que está realizando o feedback, como também a que está recebendo.

Algumas vezes é preciso realizar o feedback mesmo sem solicitação da pessoa que irá receber, este tipo de feedback é colocado como, ‘’negativo’’, o mais importante é saber abordar o integrante que irá aceitar o mesmo, tem que ser educado e possuir argumentos para comprovar o que está sendo dito, nunca se deve ofender com críticas. Saber utilizar frases motivacionais para ajudar a mesma a mudar o erro cometido, pois na maioria das vezes a pessoa não sabe que cometeu a imprecisão, por isso, é preciso cautela na hora de informa-lo sobre a falha surgida. Ele acontece quando algum membro designado para tal função, acha necessário informar um ponto desfavorável cometido pela pessoa e não é essencial que tenha um agendamento prévio.

Entretanto, nem todos os integrantes aceitam a ferramenta de modo maduro e foi encontrado como dificuldade o fato de que existem pessoas que não tem maturidade para aceitar seus defeitos e se dispor a mudar, principalmente quando a mudança é proposta de alguém da mesma faixa etária.

(5)

Assim o primeiro passo para enfrentar tal situação foi, em primeiro lugar, saber utilizar a ferramenta com muita sabedoria e cautela, principalmente na hora de escolher as palavras para usar com quem vai recebê-la. Além disso, uma apresentação da ferramenta para mostrar como seu uso só irá trazer benefícios para quem recebe, apontando que quem concede o feedback não está ali para criticar e sim para mostrar as oportunidades de melhoria e ajudar a pessoa a crescer.

Conclusão

A área de Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos reconhece que a maior fonte de desenvolvimento de uma empresa são as pessoas e o conhecimento que cada uma delas pode agregar. Por isso a EJ se preocupa em manter seus integrantes motivados e engajados nos processos, provendo um crescimento individual.

A implantação da ferramenta se tornou fundamental para o crescimento da empresa, pois os membros se motivaram e ficaram engajados para desempenhar da melhor forma possível suas atividades.

Em qualquer empresa, a dificuldade de gerir pessoas, deixando-as motivadas e engajadas no trabalho é sempre existente, os empresários juniores amam o que fazem, mas a grande rotatividade e a não remuneração são empecilhos ao desenvolvimento da carreira de um membro dentro de uma EJ. As pessoas se motivam quando se sentem parte do processo, quando percebem que são valorizadas e quando tem espaço para criar e inovar. Por isso criações de ferramentas motivacionais são sempre importantes nesse meio empreendedor.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Ainda com relação à produtividade, na análise individual do primeiro ensaio (letra minúscula na primeira linha, Tabela 2), a poda mais drástica, isto é, a poda efetuada aos 5 cm

Tardif (2000, 2005) corrobora a ideia de que tanto as bases teóricas como as práticas são conhecimentos construídos em um processo evolutivo e contínuo; Schon (1992) aponta para

Para quitar esta decoloración, debe utilizar un limpiador comercial específico para la limpieza de este tipo de superficies.. Estos limpiadores se pueden comprar

Um outro pressuposto da busca pela ampliação da participação das mulheres enquanto representantes políticas, seja por meios próprios ou mediante as ações afirmativas, é

Crimes de estelionato majorado e inserção de dados em sistema informatizado (CP, art. Expediente instaurado para apurar conduta de servidor que teria, entre os anos de 2004 e

Solu¸c˜oes unit´arias regulares de um conjunto alg´ebrico s˜ao associados com se¸c˜oes regulares do subfibrado esf´erico associado... Vamos seguir o mesmo

O aumento da capacidade de transporte do sistema é garantido pela substituição do diâmetro da tubagem existente, na zona III (a partir da câmara de visita 148)

Desse modo, os heróis serviam como modelos de conduta para os homens gregos, e tanto a literatura quanto a cerâmica ática foram loci privilegiados de paideía, 3 uma vez que