• Nenhum resultado encontrado

R E L A T Ó R I O 18ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "R E L A T Ó R I O 18ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITRA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

R E L A T Ó R I O

18ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITRA

Data: 30 de março de 2017;

Local: Auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, situado no Centro Executivo Imperatriz, localizado na Rua General Liberato Bittencourt, n. 1.885 – 12º andar, na cidade de Florianópolis/SC, CEP: 88.070-800;

Horário: Das 09h00 às 16h00.

DELIBERAÇÕES:

1. Eleição da nova presidência do COMITRA.

A mudança da gestão dos membros do poder executivo na esfera municipal no ano de 2017 ocasionou a perda de representatividade dos antigos membros da presidência do COMITRA, situação que culminou na eleição de uma nova chapa para a gestão do exercício vigente. Dada a abertura de indicações de membros para compor a diretoria, o conselho aprovou de forma unânime, a seguinte composição para a representatividade deste:

Presidente – Eduardo Bartniak Filho, Autoridade de Trânsito do Município de

Joinville;

Vice-Presidente – Andrea Irany Pacheco Rodrigues, Autoridade de Trânsito do

Município de São José;

Secretário – Diogo Gustavo Beppler, Assessor Jurídico da Federação Catarinense de

Municípios;

1º Suplente – Clarice Beatriz Serena, Autoridade de Trânsito do Município de

Xanxerê;

2º Suplente – Wilmar Antunes Pereira, Autoridade de Trânsito do Município de

Videira.

(2)

2. Protesto de Dívida Ativa de multas de trânsito.

A convite da FECAM, os servidores da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC), os Senhores Frank Hudson Daboti e Aluchan Collodel Felisberto, acompanhados da servidora da Prefeitura Municipal de Criciúma, Sra. Josiani Ines Bombazar, além de membros do Instituto de Estudos de Protestos e Títulos do Brasil de Santa Catarina (IEPTB/SC), palestraram acerca dos procedimentos de protesto de infrações de trânsito no Município de Criciúma.

Após a explanação do assunto pelos convidados e debate entre os membros presentes, o Conselho manifestou-se pela INDICAÇÃO de um grupo técnico tendente na criação de uma cartilha voltada para a administração pública municipal acerca dos procedimentos necessários para a regulamentação, execução e cuidados com o protesto de dívida ativa dos municípios, voltada para as infrações de trânsito.

O grupo será composto por membros da FECAM, na pessoa do Sr. Diogo Gustavo Beppler; ASTC, com o Sr. Frank Hudson Daboti, Município de Palhoça, na pessoa da Cláudia; São José, na pessoa de Keila Theiss; e membros do IEPTB/SC.

O grupo criado apresentará na próxima reunião a cartilha, que servirá de auxílio para os demais municípios que tenham interesse em protestar dívida ativa de infrações de trânsito.

3. Projeto de Lei Federal n. 822/2015.

O Conselho deliberou pela DECISÃO de encaminhar à Presidente da FECAM apoio na aprovação do PL n. 822/2015 junto a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, ante a importância do mesmo para o incremento da autonomia administrativa da esfera municipal. Na ocasião, o conselho DECIDIU pelo encaminhamento de ofício à Confederação Nacional de Municípios no acompanhamento do projeto de lei e inclusão na pauta legislativa positiva da entidade.

(3)

4. Instituição e regulamentação das juntas administrativas de recursos de infrações a nível intermunicipal.

O Secretário do Conselho prestou alguns esclarecimentos acerca da composição normativa das juntas administrativas, bem como da dificuldade da manutenção e operacionalização destas em municípios de baixa população, frota e com deficiência na fiscalização.

Uma das soluções postas para análise e normalização do tema, passa pela criação de um consórcio público, o qual muitas vezes é inviabilizado pelo alto custo de manutenção, impedindo e a criação do mesmo, exceto se vislumbrado com abrangência estadual.

Entretanto, dada a possibilidade de delegação de atividades e atribuições prescrita no artigo 25 do CTB, o Conselho deliberou pela INDICAÇÃO de grupo de trabalho tendente na regulamentação desta possibilidade, mediante a elaboração dos documentos necessários para a sua implementação.

Constituem o grupo de trabalha: a) Diogo Gustavo Beppler, secretário do Conselho; Clarice Beatriz Serena, Autoridade de Trânsito do Município de Xanxerê; e Saul de Melo Ferreira, Autoridade de Trânsito do Município de Biguaçu.

Na próxima reunião do conselho, os membros do grupo de trabalho apresentarão os documentos referidos para apreciação do conselho.

5. Unificação dos contratos de emissão de notificações de trânsito no Estado de Santa Catarina;

Dado o enquadramento tarifário unificado dos correios na emissão de notificações de infrações de trânsito na Federação, cuja tabela tarifária é escalonada em detrimento no número de notificações enviadas, o Conselho DECIDIU pelo encaminhamento à Presidente da FECAM de solicitação ao Governo do Estado de Santa Catarina acerca da unificação dos contratos com os CORREIOS, eis que os municípios possuem contrato distinto daquele celebrado com o DETRAN e o DEINFRA.

(4)

Ainda, o Conselho DECIDIU pelo agendamento de reunião com o Superintendente dos CORREIOS no Estado de Santa Catarina, tendente na solução do alarmante número de notificações retornadas de forma negativa, face motivos diversos, eis que as mesmas ocasionam um imenso prejuízo ao erário municipal.

6. Contratação conjunta dos serviços bancários de compensação de infrações de trânsito.

O imenso custo com as tarifas bancárias praticadas pelo Banco do Brasil, oriundas da compensação de pagamento das infrações de trânsito ocasionam um imenso desperdício de recursos que devem ser aplicados em conformidade com o artigo 320 do CTB. A oscilação destas tarifas é imensa, variando entre R$ 3 até R$ 12,00 nos municípios do Estado. O Conselho DELIBEROU pelo agendamento de uma reunião com o Superintendente do Banco do Brasil, para vislumbrar uma possibilidade de redução destes custos de forma global aos municípios.

7. Municipalização do Trânsito.

O Secretário do Conselho fez uma breve apresentação da importância da municipalização do trânsito no Estado, para fortalecimento desta área da esfera pública e regularização de uma obrigação imposta pelo CTB no ano de 1997. Nesse sentido, o conselho DELIBEROU pelo encaminhamento de informações e documentos necessários para a municipalização para o e-mail do COMITRA, de modo que os membros do Conselho possam orientar os municípios limítrofes na importância da adoção destes procedimentos.

8. FUNSET.

Os municípios integrados ao SNT enviaram ao DENATRAN, por meio do recolhimento do FUNSET no período compreendido entre 2006 a 2016 o valor de 84 milhões de reais. No mesmo período, o DENATRAN não reverteu um mísero centavo a título de projetos para estes municípios, conforme prevê a legislação que criou o fundo, situação que ao ver dos membros do Conselho, configura ato de improbidade administrativa.

O Conselho deliberou pela INDICAÇÃO da criação de um grupo técnico, tendente na elaboração de uma minuta de lei para revisar os critérios de gestão e aplicação do

(5)

FUNSET, de modo que os recursos recolhidos sejam de fato aplicados nos municípios de origem.

Paralelamente, o conselho DELIBEROU pela solicitação de apoio à Presidente da FECAM na cobrança do DENATRAN na liberação de recursos ao Estado, na figura dos Municípios, de verbas tendentes na implementação de projetos.

9. Impasse na Comissão Estadual de Leilões (CEL) na realização de leilões de veículos apreendidos com base nas competências de fiscalização da esfera municipal.

A Comissão Estadual de Leilão neste exercício de 2017 adotou entendimento de que não poderá realizar os leilões dos veículos apreendidos com base em infrações de cunho municipal, ante a falta de previsão legal nos convênios de trânsito celebrados após junho do ano de 2016.

Entretanto, o Estado não licita os pátios para proceder as apreensões de seus veículos, atribuindo esta responsabilidade aos entes municipais, mas de outra ponto, negando-se na realização dos veículos apreendidos por estes.

Desta forma, o Conselho DELIBEROU pela expedição de ofício ao Secretário de Segurança Pública, tendente no agendamento de reunião para discutir o tema e solucionar o impasse.

10.Multas RENAINF.

O Conselho deliberou pela análise e pedido de revisão da portaria DENATRAN n. 74/2010, que trata dos custos operacionais que envolvem o repasse das multas RENAINF.

É o relato.

Florianópolis/SC, 30 de março de 2017.

Eduardo Bartniak Filho

Presidente do COMITRA Andrea Irany Pacheco Rodrigues Vice-Presidente do COMITRA

Diogo Gustavo Beppler

(6)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2017 – COMITRA

O Secretário do CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO

SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO, DIOGO GUSTAVO BEPPLER, no uso de

suas atribuições, CONVOCA os membros titulares e/ou suplentes para a 18ª Reunião Ordinária do COMITRA.

Data: 30 de março de 2017.

Hora: 09h00 às 18h00 (com intervalo para almoço).

Local: Auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS, situada no Centro Executivo Imperatriz, localizado na Rua General

Liberato Bittencourt, n. 1885 – 12º andar, Canto, na cidade de Florianópolis/SC, CEP: 88.070-800. Fone: (48) 3221-8800.

Ordem do dia:

1. Apresentação do Regimento Interno do COMITRA, trabalhos

desenvolvidos e consultoria online da FECAM na área do trânsito;

2. Eleição da nova Presidência do COMITRA para a gestão do exercício 2017; 3. Protesto de dívida ativa de multas de trânsito: demonstração do

Município de Criciúma dos procedimentos realizados para o protesto de infrações de trânsito, em parceria com o Instituto de Estudos de Protestos e Títulos do Brasil, Seccional de Santa Catarina (IEPTB/SC);

4. Projeto de Lei Federal n. 822/2015, que unifica as competências de

fiscalização de trânsito previstas no CTB;

5. Instituição e regulamentação das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações a nível intermunicipal, por meio de Consórcio Público ou

convênio;

6. Acesso ao banco de dados do DENATRAN, para fins de implementação do

sistema de gestão pública municipal de trânsito;

7. Unificação dos contratos de emissão de notificações de trânsito no Estado de Santa Catarina;

8. Contratação conjunta dos serviços bancários de compensação de infrações de trânsito;

(7)

10. Discussão acerca da necessidade de alterações no Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET);

11.Multa de Balcão: Ausência de repasse pelo ESC da multa prescrita no artigo

233 aos órgãos municipais de trânsito no período compreendido entre março de 2014 até junho de 2016;

12. Impasse da Comissão Estadual de Leilões (CEL) na realização dos leilões apreendidos pelos entes municipais;

13.Assuntos diversos.

Florianópolis/SC, 17 de março de 2017.

DIOGO BEPPLER

Secretário Geral

RODRIGO GIÁCOMO GUESSER

Diretor Executivo FECAM

(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, torna-se extremamente importante a realização de um estudo para se avaliar a estabilidade da resposta voltamétrica do glicerol sobre o eletrodo de platina uma vez que

Fazendo parte da Cresol Confederação, que abrange 17 estados e mais de 630 mil cooperados, a Cresol trabalha com foco no atendimento personalizado, fornecendo soluções

Ainda, indica-se que o presente relatório é elaborado a partir dos seguintes documentos que seguem anexos: 1) Questionário elaborado pela Administração Judicial contendo as

[r]

A JMT Agropecuária é sociedade empresária de responsabilidade limitada, cujos sócios são JMT Administração e Participações Ltda., José Moacyr Teixeira Neto, Maria Consuelo

• Uma provisão para riscos gerais de crédito, de 1% sobre o valor do saldo vivo de cada garantia, líquido da contragarantia do Fundo de Contragarantia Mútuo, nos termos do Aviso

O participante será excluído automaticamente da promoção em caso de desclassificação e/ou fraude e/ou não atendimento de quaisquer dos requisitos válidos

O trabalho da Nova Economia para o Brasil envolveu encontros com atores estratégicos, como o vice-presidente do Brasil, a ministra da Agricultura, o presidente do Banco Central