• Nenhum resultado encontrado

Apostila Do Futebol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila Do Futebol"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FUTEBOL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS FUTEBOL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS HISTÓRICO DO FUTEBOL

HISTÓRICO DO FUTEBOL

Historiadores, na busca da origem do futebol, Historiadores, na busca da origem do futebol, mencionam jogos com bola de bambu nos quais se mencionam jogos com bola de bambu nos quais se usavam pés e mãos desde cinco mil anos a.C., na usavam pés e mãos desde cinco mil anos a.C., na China, e 4500 a.C., no Japão, portanto há mais de China, e 4500 a.C., no Japão, portanto há mais de sete mil anos.

sete mil anos.

Durante o reino de Yang-Tsé (atribui-se a ele a Durante o reino de Yang-Tsé (atribui-se a ele a inv

invençenção ão do do futfutebebol)ol), , cecerca rca de de 252500 00 a.Ca.C., ., 8 8 (oi(oito)to)  jogadores

 jogadores disputavam disputavam jogos jogos num num campo campo de de 14m2,14m2, com duas estacas ligada

com duas estacas ligadas por um fio s por um fio de seda em cadade seda em cada ex

extrtrememo o ddo o ccamampopo, , bobolla a rereddononda da de de 2222cm cm dede diâmetro, feita de couro e recheada de cabelo e crina. diâmetro, feita de couro e recheada de cabelo e crina. Nessa mesma época, jogava-se no Japão o Nessa mesma época, jogava-se no Japão o

kema-ri 

kema-ri , com características semelhantes., com características semelhantes.

Originário do continente asiático, mais precisamente da China, durante o Império de

Originário do continente asiático, mais precisamente da China, durante o Império de Cheng- Cheng-Ti 

Ti , (32 a.C.) e conhecido pelo nome de, (32 a.C.) e conhecido pelo nome de teu-chunteu-chun ((tsutsu significando chutar esignificando chutar e chunchun, bola de couro)., bola de couro).

Nele, bolas de couro eram jogadas com os pés, com o objetivo de marcar gols na abertura de 50 cm Nele, bolas de couro eram jogadas com os pés, com o objetivo de marcar gols na abertura de 50 cm no centro de uma cortina de seda de 10m de altura.

no centro de uma cortina de seda de 10m de altura.  Aspectos cu

 Aspectos culturais e sociais da civillturais e sociais da civilização orientização oriental foram levados para o Orienal foram levados para o Oriente Médio pelaste Médio pelas guerras, principalmente as de Alexandre, O Grande, e os jogos estavam entre eles.

guerras, principalmente as de Alexandre, O Grande, e os jogos estavam entre eles. Na Grécia, 800 a.C., jogava-se o

Na Grécia, 800 a.C., jogava-se o epyskirosepyskiros, que se transformou em, que se transformou em harpastonharpaston, e depois em, e depois em harpastum

harpastum, quando os romanos lá chegaram, encontrando aquele jogo., quando os romanos lá chegaram, encontrando aquele jogo.

Na antiga Roma, um jogo chamado de

Na antiga Roma, um jogo chamado de HarpastumHarpastum era disputado com o objetivo de marcar era disputado com o objetivo de marcar 

tentos na baliza adversária, formada por duas estacas ligadas por uma fita de seda. A bola era de tentos na baliza adversária, formada por duas estacas ligadas por uma fita de seda. A bola era de couro e recheada de crina de cavalo.

couro e recheada de crina de cavalo. Tudo leva a crer que do

Tudo leva a crer que do harpastumharpastum derivaram os jogos disputados na Idade Média, na Itáliaderivaram os jogos disputados na Idade Média, na Itália

e em outros países. e em outros países.

Na Itália, a derivação do

Na Itália, a derivação do harpastumharpastumdeu-se com o nome dedeu-se com o nome de giocogiocodede cálciocálcio. Jogava-se com. Jogava-se com

27 (vinte e sete) jogadores e o gol era marcado fazendo a bola passar entre 2 (dois) bastões. O 27 (vinte e sete) jogadores e o gol era marcado fazendo a bola passar entre 2 (dois) bastões. O

gioco

gioco dede cálciocálcio era jogado pela elite da sociedade e pelos altos oficiais da Igreja. Sabe-se que osera jogado pela elite da sociedade e pelos altos oficiais da Igreja. Sabe-se que os

Papas Clement VII, Leon X e Urbain VII foram campeões no futebol florentino. Papas Clement VII, Leon X e Urbain VII foram campeões no futebol florentino.

Na

Na FraFrançnça, a, antantiga iga GáGálialia, , recrecebebeu eu o o nomnome e de de sousoule le ou ou chchououle. le. TinTinha ha cacaracracterterísísticticasas semelhantes às do harpastum, mas o campo era muito maior, sendo o comprimento determinado por  semelhantes às do harpastum, mas o campo era muito maior, sendo o comprimento determinado por  duas ruas, igrejas, ou quaisquer pontos de referência. No entanto, o objetivo era o mesmo: o de levar  duas ruas, igrejas, ou quaisquer pontos de referência. No entanto, o objetivo era o mesmo: o de levar  a bola ao fim do campo.

a bola ao fim do campo.

O jogo foi introduzido na Inglaterra em 16 de outubro de 1066 pelos seguidores de William, O jogo foi introduzido na Inglaterra em 16 de outubro de 1066 pelos seguidores de William, O Conquistador, após a batalha de Hastings. O jogo era jogado com muita violência.

O Conquistador, após a batalha de Hastings. O jogo era jogado com muita violência.

Em 13 de abril de 1314, Edward III sancionou decreto proibindo O futebol, com punição e Em 13 de abril de 1314, Edward III sancionou decreto proibindo O futebol, com punição e prisão dos infratores. Somente no século XVII o futebol voltou a ser praticado na Inglaterra, que prisão dos infratores. Somente no século XVII o futebol voltou a ser praticado na Inglaterra, que acabaria por tornar-se o berço do Futebol Moderno.

acabaria por tornar-se o berço do Futebol Moderno.

Em 1823, o foot-balI foi estabelecido dentro das características atuais, a partir do hurling, Em 1823, o foot-balI foi estabelecido dentro das características atuais, a partir do hurling, distinguindo-se do rugby, no qual era permitido jogar com as mão,

distinguindo-se do rugby, no qual era permitido jogar com as mão, quando William Ebb Ellis, daquando William Ebb Ellis, da Universidade de Rugby, pegou a bola com as mãos e correu com ela driblando vários oponentes até Universidade de Rugby, pegou a bola com as mãos e correu com ela driblando vários oponentes até cruzar a linha de gol.

cruzar a linha de gol.

Em 1848 houve uma unificação das regras com a participação de Cambridge, Harrow, Em 1848 houve uma unificação das regras com a participação de Cambridge, Harrow, Westminster, Winchester e alunos de Elton.

Westminster, Winchester e alunos de Elton.

Eram, então, 14 (catorze) regras. Depois vieram acréscimos: impedimento, árbitro, goleiro Eram, então, 14 (catorze) regras. Depois vieram acréscimos: impedimento, árbitro, goleiro podendo usar as mãos, arremesso lateral, escanteio, pênalti e troca de lado na metade do tempo. podendo usar as mãos, arremesso lateral, escanteio, pênalti e troca de lado na metade do tempo. (antes trocava-se de lado após cada gol).

(antes trocava-se de lado após cada gol).

Em 26 de outubro de 1863, na Freemason Tavern, Great Queen Street, em Londres, foi Em 26 de outubro de 1863, na Freemason Tavern, Great Queen Street, em Londres, foi fu

fundndadada a a a FeFedederaraçção ão InInglglesesa a de de FFututebebol ol (E(Engnglilishsh CiCia a EEngnglilish sh FoFoot ot BBalall l AAssssocociaiatitionon) ) dadaí í oo nome Association, e não em função de o jogo dever ser praticado coletivamente. Da Inglaterra, o nome Association, e não em função de o jogo dever ser praticado coletivamente. Da Inglaterra, o esporte foi levado para

esporte foi levado para outros países, como Dinamarcoutros países, como Dinamarca e a e Itália. Na América do Sul, Itália. Na América do Sul, o primeiro clubeo primeiro clube a ser fundado foi na Argentina (Buenos Aires Football Club, em 1867).

a ser fundado foi na Argentina (Buenos Aires Football Club, em 1867).

É indubitável o fascínio que a esfera, extensão do círculo como o Sol e a Lua, no caso do É indubitável o fascínio que a esfera, extensão do círculo como o Sol e a Lua, no caso do futebol a bola, com sua aura mágica, exerce sobre o ser humano, que, desde as primeiras gerações, futebol a bola, com sua aura mágica, exerce sobre o ser humano, que, desde as primeiras gerações, mesmo nas mais tenras idades, se diverte jogando por prazer e regozijo.

(2)

Hoje, o futebol é o mais popular esporte da Terra, graças ao seu fascínio, à facilidade de poder ser praticado em pequenos espaços e ao baixo custo do material, pois, uma simples bola feita de meia velha, recheada de papel, jogada por pés descalços, exercita, diverte e socializa uma coletividade.

 A International Football Association Board (I.F.A.B.) foi fundada em 1883, pelas 4 (quatro)

Federações Inglesas, com a finalidade de uniformizar as regras. Em 1888, o futebol já era jogado profissionalmente, na Inglaterra.

Também possui méritos na escalada do sucesso o trabalho desenvolvido pela Federation Internationale de Football Association (FIFA), fundada em Paris no dia 21 de maio de 1904,

magnificamente dirigida pelo ilustre brasileiro Jean Marie Faustin Godefroid Havelange, o doutor  João Havelange, por vinte e quatro anos, desde 11 junho de 1974 até junho de 1998

Por tudo isso, quando a cada 4 (quatro) anos se realiza a Copa do Mundo, uma grande parte da população mundial tem suas atenções voltadas para aquela competição, chegando ao cessar-fogo em casos de conflitos e guerras.

O futebol, atualmente, é uma atividade extremamente profissional, que movimenta altas somas de dinheiro e propicia o sustento de uma infinidade de profissionais dos mais diferentes segmentos da sociedade — dirigentes, empresários, médicos, psicólogos, dentistas, professores, treinadores, atletas, massagistas, fisioterapeutas, jornalistas, fotógrafos e outros.

HISTÓRICO O FUTEBOL NO BRASIL

Pesquisadores e estudiosos têm dúvidas quanto à origem do futebol no Brasil, mas sabe-se que como "Jogo da Bola" foi proscrito em 1746, em São Paulo, por Lei da Câmara Municipal como causador de desordem e agrupamento de vadios.

Como football, a idéia aceita é a do nascimento a 14 de abril de 1895, em São Paulo, quando aconteceu a primeira partida, sob o primeiro signo do zodíaco, Áries, que simboliza audácia, ação, força e energia, além de exercitar as grandes lideranças e o domínio das massas.

Seu surgimento é atribuído a Charles Müller, nascido em 1874, brasileiro, descendente de ingleses, educado na Banister Court  School,Southampton, Inglaterra, onde conheceu o football,por ele se

encantou e praticou, jogando no time do Condado de Hampshire. Em 1894, trouxe consigo as duas primeiras bolas, uma delas logo apelidada de "Peluda" — por ainda conter pêlos no couro — uniformes e chuteiras.

Organizou o primeiro jogo, do qual também participou no São Paulo Atletic Club, clube de ingleses, fundado em 1888, onde se  jogava principalmente, o críquete(cricket).

Em 1897, um imigrante alemão, de nome Hans Nobiling, reforçou a implantação do futebol no Brasil, formando oNobiling Teamque, ao desaparecer, levou à

fundação do S. C. Germânia, de alemães, primeiro passo para a fundação do S. C. Internacional de Porto Alegre, em 1899.

O primeiro clube de futebol foi a Associação Atlética Mackenzie, criado em 1898.

 A partir daí, o esporte difundiu-se rapidamente, sendo jogado pelas classes sociais mais abastadas em face do alto custo dos uniformes, bolas e equipamentos, tudo importado.

O football era jogado com excessivo vigor, o que mantinha a característica da origem, a

Inglaterra, e por isto ficou conhecido como o "violento esporte bretão". Na época, jogado apenas por  brancos, JOGO BONITO era o de passes altos e longos, à frente, disputas viris, os chutes de bico e os dribles.

Em 1900, os irmãos Cox, liderados por Oscar, tornaram-se os pioneiros no Rio de Janeiro e, a seguir, chegou à Bahia. Até que, em 1901, foi fundada a Liga Paulista de Football.

Em 1902, no Rio de Janeiro, com o nome de Fluminense FootBall Club, surgiu o primeiro clube a utilizar o esporte, a partir do nome, definindo de forma nítida a finalidade.

Vieram, então, as primeiras partidas internacionais, logicamente, com resultados adversos. O primeiromatchde que se tem notícia foi perdido para os ingleses do navio South África, por 6x0.

 A primeira vitória, em 1911, obtida pelo Sport Club Americano, em São Paulo, contra um combinado uruguaio por 3x0, considerado um grande feito, pois nossos vizinhos Uruguai e Argentina costumavam impor-nos sérias derrotas.

 As primeiras vitórias internacionais vieram em 1913, em Buenos Aires e Montevidéu, também obtidas pelo S. C. Americano, campeão paulista naquele ano.

(3)

Desde os passos iniciais, nos jogos amistosos e nos campeonatos participavam apenas membros da elite. Oriundos das mais ricas e nobres famílias. Esses jovens não tinham tempo para treinar.

Enquanto isso, nas ruas, nos quintais e em todas as áreas livres dos subúrbios das grandes cidades, em várzeas próximas às estradas que levavam às pequenas cidades, os menos favorecidos, socialmente, jovens de famílias de classe média e baixa, brancos ou não, também praticavam o futebol, movidos pelos mesmos sentimentos dos precursores: profunda paixão e amor  definitivo.

Os pioneiros do futebol jogavam à européia, um jogo disputado, viril, de longos passes e chutões para o ataque, cruzamentos pelos wings (ponteiros) e finalizações no meio da área pelos

center formards (centro-avantes), a quem cabia consignar osToais,sendo permitido, para

consegui-lo, empurrar os goal-keepers (goleiros), com bola e tudo, para dentro da baliza.

Os novos aficionados, pela origem, dispunham de mais tempo para o jogo. Por jogarem em espaços reduzidos (áreas, quintais e ruas), e campos irregulares, os jogadores eram forçados ao  jogo de passes e domínio mais curtos e precisos, de posse de bola pelo time e, por conseguinte, de

condução, de fintas e de dribles.

Outros fatores que contribuíram para o desenvolvimento da habilidade dos jogadores: a irregularidade das bolas jogava-se com qualquer coisa redonda ou arredondada bolas-de-meia, bexigas, frutas, etc.

Também a constituição biotipológica do nosso povo, que por natureza é dotado de

qualidades propícias à prática do futebol, tais como velocidade, agilidade, elasticidade, ritmo, ginga, dentre outras.

Os clubes de colônias foram os primeiros a usar jogadores de classes menos favorecidas. Foi em 1913 que o futebol brasileiro começou a ter identidade própria, quando o S. C. Corinthians Paulista, formado por filhos de imigrantes e operários, disputou o Campeonato da Liga Paulista.

O jogo plástico de passes precisos, toques magistrais, fintas e dribles desconcertantes, que tornaram o futebol brasileiro distinto dos demais, aplaudido no mundo inteiro.

Desenvolveu-se aqui, nos terrenos baldios e campos de várzea, uma forma toda peculiar de  jogar e uma inteligência de atuar que logo proporcionaram ao Brasil participar da evolução dos

Sistemas de Jogo, das Estratégias e das Táticas.

Válido notar, por fim, que foi tentada a introdução do termo bali-podo em substituição ao conhecidíssimo futebol, sob a alegação de que a palavra futebol tinha origem alienígena, constituindo estrangeirismo, de feição morfológica inglesa, ao passo que balípodo, de origem grega, mais própria à formação da língua portuguesa, significando lançar com o pé.

Houve, ainda, criada por um filólogo, a palavra ludopédio (do latim ludus = jogo e pedium =

com os pés), neologismo que, por igual, morreu no nascedouro. Podósfero (original podosjairo) é como os gregos,chamam hoje ao futebol (de podos = pé + sjaira=bola, esfera).

Prevaleceu definitivamente o nome FUTEBOL, "FUTCHIBOU", “FUTEBOR".

Imagem de 1902 - Campo do Velódromo, na Rua da Consolação - São Paulo

FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO FUTEBOL

Técnica

É o conjunto de fundamentos básicos que diferencia o futebol dos demais esportes, cuja peculiaridade esta, principalmente, no uso dos pés e pernas para executar as ações básicas para defender (desarmar), man ter a bola (dominar, controlar, levantar, proteger, conduzir e passar) e atacar (fintar, driblar, assistir, chutar, cabecear e finalizar), para marcar gols. Outras partes do corpo, como a cabeça, o peito e os ombros, tam bém são usadas para a execução de algumas ações básicas.

(4)

Controle

É a ação realizada para manter a bola sob domínio, por meio de toques sucessivos com ela no ar, com o jogador parado ou em movi mento, mas com a intenção de não propiciar  ao adversário a tomada da bola.

Controle de Bola a) Pés b) Coxa c) Peito d) Cabeça*

*Há divergências de opiniões quanto a este item. Passe

É a ação de enviar a bola a um companheiro ou a determinado espaço vazio do campo (que Claudio Coutinho chamava de "ponto- futuro").

Quanto a distância

• Curto (tabelas, entre 2 ou mais jogadores) ate 15 (quinze) metros;

• Médios entre 15 (quinze) e 30 (trinta) metros;

• Longo (lançamentos, entre 2 jogadores) mais de 30 (trinta) metros.

• Diagonal (Penetrações, entre 2 jogadores) • Elevação (entre 2 jogadores)

Conforme a trajetória:

• Retos (sem efeito) - Para distâncias pequenas e sem oponentes entre passador e

receptor.

• Em curva (com efeito) - Para distancias medias e grandes, sobretudo quando há

oponente entre o passador e o receptor.

• Rasteiros - Retos ou em curva. • Meia-altura - Retos ou com efeito. • Altos - Retos ou em curva.

Quanto a posição do pé executor 

• Interno, passe curto e longo.

• Externo ou 3 dedos – passe diagonal e longo.

• Dorso (longo).

• Pontas dos dedos ou bico da chuteira passe por elevação.

Principais defeitos na execução do passe:

• má postura do corpo;

• pé de apoio sem formar boa base; • cabeça excessivamente baixa; • batida em lugar errado da bola; • excesso ou falta de força e • efeito excessivo.

Condução de bola

É a ação que o jogador realiza após receber e dominar a bola, movimentando-se com ela no chão, em qualquer direção, com o obje tivo de chegar a baliza adversária ou a

(5)

uma determinada zona do campo para melhor dar sequência ao jogo com uma finta, um drible, um passe ou uma finalização.

Condução de bola  A) Lado interno

B) Lado externo C) Lados alternados Finalizações ou Chutes

a) Rosca ou curva interna (lado interno ou joanete) b) 3 dedos ou curva externa (lado externo)

c) Voleio ou sem-pulo (dorso frontal ou peito do pé)

d) Bate-pronto ou semi-voleio (dorso frontal ou peito do pé) e) Folha seca ou na veia (dorso frontal)

Dribles ou fintas

É a ação que o jogador realiza para ultrapassar, com a bola, o adversário.

Também é drible a ação na qual o driblador, para bater o adversário, perde momentaneamente o contato com a pelota, reassumindo sua posse em seguida, com o adversário ultrapassado.

Dribles ou fintas a) Com bola b) Sem bola Cabeceio

É o ato de golpear a bola com a cabeça, seja com o propósito de rechaçar, de realizar um

passe ou de finalizar.

a) De frente (ofensivo: para o chão; baixo: meia altura; alto. Defensivo: meia altura e alto). b) De lado (ofensivo e defensivo).

c) De peixinho

Percepção visual ou visão de jogo

Há corrente que defendem como fundamento do futebol. Hoje, existem treinamentos específicos para o mesmo.

Marcação e desmarcação

Considerando todas as ações ofensivas e defensivas objetivando marcar o adversário e ou desmarcar-se, principalmente, quando, o jogador estiver sem bola.

Domínio

É a ação que se realiza para receber a bola vinda de um passe, dominando-a e colocando-a em condições colocando-adequcolocando-adcolocando-as pcolocando-arcolocando-a ser jogcolocando-adcolocando-a em seguida.

De acordo com a parte do corpo que domina a bola, pode ser dividido em:

• Com o pé • Com a coxa • Com o peito • Com o bico do pé

• Com a parte externa do pé • Com a cabeça

(6)

Pontos essenciais para o correto domínio:

• estar com o corpo equilibrado e relaxado (descontraído);

• fazer o recuo da parte do corpo utilizada para o domínio, no momento exato do contato;

• absorver, tal como o boxeador faz com um soco, e a rede, com a bola;

• realizar tal recuo na mesma velocidade da bola, anulando totalmente a velocidade e

subjugando-a a posse;

• escolher a parte certa do corpo para fazer o domínio e • naturalidade e técnica apurada.

Principais erros na execução:

• deixar a bola bater no corpo. Quanto mais dura a parte do corpo, tanto mais longe e fora

de controle a bola cairá, como quando bate no travessão;

• preguiçosamente, tocar por baixo da bola que chega rastei ra, deixando-a subir, as vezes

exageradamente. É verdade que esta subida da bola pode permitir belas finalizações de sem pulo, o que. contudo, não descaracteriza a incorreçã o da ação e o ato realizado com o corpo em grande velocidade aumenta a possibilidade de erro.

Proteção

É a ação que o jogador realiza com a intenção de proteger, res guardar a bola do adversário, não lhe dando acesso a sua posse.

Pontos essenciais para uma correta execução:

• perna de apoio semi-flexionada;

• um dos braços semi-estendido, tocando no adversário para medir a distância e

troca constante de posição da bola no chão.

Principais fatores que levam ao erro:

• permitir ao adversário chegar muito perto, ou tocar na bola; • ficar com a perna de apoio muito estendida;

• deixar a bola afastada do pé;

• deixar a bola exposta ao adversário; • braços arriados ao lado do corpo e • proteger por muito tempo.

Levantada

É a ação de tirar a bola do chão, com um ou ambos os pés, para, em seguida, controlá-la ou mesmo passá-la pelo alto .

Pontos essenciais para uma correta execução:

• colocar o pé ou os pés debaixo da bola e

• executar um movimento súbito, para tirar a bola do solo.

Principais pontos que levam ao erro:

• lentidão no movimento e

• execução no lugar e em hora errados.

Cruzamento

É a ação de enviar a bola a um companheiro em determinado lugar da área oposta, ou ainda, somente alçá-la para dentro da área, com a intenção de que algum companheiro a dispute, ou os defensores adver sários façam um gol contra, também denominado "autogol".

(7)

• curtos, ou no primeiro poste, de dentro da grande área e, • longos, ou no segundo poste, de fora da grande área.

De acordo com a trajetória denominam-se:

• rasteiros; • altos; • retos;

• em curva (com efeito), aberta ou fechada e

• cavados.

Desarme

É o ato de tomar a bola do adversário.

Principais pontos que levam ao êxito no desarme:

• considerar a própria agilidade e tempo de reação, relativa mente ao adversário; • não se deixar levar por fintas;

• evitar que o adversário perceba a hora do "bote";

• não arriscar o "tudo ou nada", na defesa, salvo com grandes chances de levar a melhor;

• Manter-se próximo do oponente, ou dele se acercar sempre, entre a bola e o centro da linha

de gol e olhos atentos ao binômio adversário/bola.

• Olhar para a bola de soslaio, sem deixar de perceber os movimentos do joga dor.

• Tentar prever seu próximo movimento. Alguns jogado res são capazes de marcar “no olho”.

Regras Oficiais de Futebol 1. O campo do Jogo 2. A Bola

3. O Número de Jogadores

4. O Equipamento dos Jogadores 5. O Árbitro

6. Os Árbitros Assistentes 7. Duração da Partida

8. O Início e o Reinício do Jogo 9. Bola em Jogo ou fora do Jogo 10. Gol

11. Impedimento

12. Faltas e Conduta Antidesportiva 13. Tiros Livres

14. Tiro Penal

15. Arremesso Lateral 16. Tiro de Meta 17. Tiro de Canto

(8)

DIMENSÕES DA ÁREA DO CAMPO DE JOGO

Comprimento Largura

Mínimo (m) Máximo (m) Mínimo (m) Máximo (m)

90 120 45 90

Partidas Internacionais

Comprimento Largura

100 110 64 75

Referência

SOUZA JÚNIOR, João Monteiro de; MOTA, Vanderlan Santos. Futebol: Aspectos Pedagógicos e Técnicos.1. Ed. – Manaus: Edições UEA, 2009.

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

200 ml de água de coco 200 ml de água de coco 1 folha de couve 1 folha de couve Hortelã a gosto Hortelã a gosto Modo de preparo Modo de preparo Bater todos os. Bater todos os

Mesmo com a interrupção de notícias sobre o futebol das moças pelo Jornal dos Sports, o Diário da Noite reservou um texto em 25 de janeiro de 1932 para comentar sobre o